6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ao 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 13/10/2020 e 30/10/2020                Nº de Aulas: 18

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Poemas; Fragmento de Romance; Leitura literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Artigo; Numeral; Concordância Nominal;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   CAPÍTULO 3 – PARA COMEÇO DE CONVERSA

- Professor, neste capítulo você terá a oportunidade de refletir com os alunos acerca da importância da escola para o crescimento social e pessoal do ser humano.

- Na seção PARA COMEÇO DE CONVERSA (págs: 72 e 73) - discuta com os alunos os aspectos apresentados pela charge e, principalmente, converse com eles sobre a educação de hoje e sobre a importância do respeito aos professores. Verifique se eles alcançam a compreensão de que, mesmo sendo fundamental a educação institucionalizada, os pais também têm grande responsabilidade na educação dos filhos.

 

2ª ETAPA

- Explique aos alunos que as crianças e os adolescentes hospitalizados, assim como todos os demais seres humanos, têm reconhecidos os direitos humanos à educação e à cultura. Comprometidos com a afirmação da dignidade humana, os direitos humanos são universais (para todos e todas), interdependentes (todos os direitos humanos estão relacionados entre si e nenhum tem mais importância que outro), indivisíveis (não podem ser fracionados) e exigíveis frente ao Estado em termos políticos como também por vias jurídicas.

 

*           3 ª e 4ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICAS DE LEITURA – FRAGMENTO DE ROMANCE

- Professor, converse com os alunos sobre a situação que é apresentada antes da leitura do fragmento do Romance. Verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses: Você já se imaginou nessa situação? Isso seria bom? Indiferente? Preocupante?

- Após esse levantamento prévio, revise com os alunos as características do gênero: Fragmento de Romance e façam a leitura do texto (págs: 73, 74,75). Socializem as principais informações da narrativa.

2ª ETAPA

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 75 a 77) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           5ª AULA -  TROCANDO IDEIAS

- Sugere-se que o professor destine essa aula para a seção TROCANDO IDEIAS e socialize as questões (págs: 76 e 77) que aborda acerca das experiências dos alunos na escola, suas impressões, atitudes e cuidados.

- Essa atividade possibilita diagnosticar como o aluno se sente na escola, que grau de importância a escola representa para ele, se há algo no ambiente escolar que o incomoda e funciona como um impeditivo para sua aprendizagem. Conduza a discussão de modo que os alunos se manifestem sem receio de qualquer apreciação crítica, mostrando que o objetivo da conversa não é avaliar posturas ou comportamentos, mas construir uma escola que propicie o prazer em aprender e o desenvolvimento da consciência cidadã.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

 

*           6ª, 7ª e 8ª AULAS – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA

1ª ETAPA 

- Professor, as atividades dessa seção (págs: 77 a 79) têm como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos. Espera-se que eles se recordem da distinção entre os artigos definidos e indefinidos, compreendendo a função dos determinantes de um substantivo.

- Caso considere oportuno, aproveite para apresentar aos alunos a crase, ou seja, a contração do artigo a com a reposição a, ainda que não aprofunde o assunto. Peça-lhes que observem que, nos casos de união do artigo com outros elementos, geralmente é possível perceber a união das palavras, mas, no caso da crase, a distinção se dá pelo acento grave. Há mais detalhes desse conteúdo no Apêndice.

- Aproveite a oportunidade para explicar que os numerais são palavras que representam números (sinais gráficos) e que, por isso, não se pode confundir números com a classe gramatical dos numerais.

 

2ª ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões propostas no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*            e  10ª AULA -  NOTÍCIA

ETAPA

- Professor, destine essas aulas para trabalhar com os alunos a notícia relacionada à educação no Brasil, questão de número 2 (pág: 79 a 80).

- Considerando o tema “Da escola que temos à escola que queremos”, em que se fundamenta a maior parte dos textos trabalhados neste capítulo, estabeleça, para uma melhor compreensão dos alunos, a relação entre a notícia lida e essa temática.

- Explique a eles que, na aula presencial, o aluno comparece regularmente à instituição de ensino para frequentar o curso. Já na educação a distância (ou EaD), alunos e professores estão separados fisicamente e o contato entre eles se dá por meio da utilização da tecnologia para a transmissão e o recebimento de informações.

 

2ª ETAPA

- Faça uma leitura em voz alta da notícia e verifique, após cada parágrafo, se os alunos compreendem os quantitativos apresentados.

- Escreva no quadro os percentuais constantes da notícia para que eles tenham uma representação real desses valores em uma escala de 100. Por exemplo: entre cem pessoas entrevistadas sobre ensino a distância, 44 disseram que optariam por essa modalidade, enquanto 56 afirmaram que preferem o ensino presencial. Dessa forma, em um primeiro momento, a maioria dos entrevistados opta pelo ensino regular.

- Comente com os alunos que graduação é o nome que se dá ao curso de ensino superior correspondente ao primeiro nível da formação universitária.

- Espera-se que os alunos percebam que os dados estatísticos (numéricos) podem contribuir para tornar a notícia mais confiável por serem fruto de pesquisa e de investigação.

- Nessa atividade, verifique se os alunos compreendem a diferença entre número (representação gráfica de uma quantidade) e numeral (classe de palavras que indica quantidade ou expressa ideia de ordenação).

3ª ETAPA

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 79 e 80) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           11ª e 12ª AULAS–  CONCORDÂNCIA NOMINAL

- Professor, destine essas aulas para trabalhar o objeto de conhecimento concordância nominal, mostrando aos alunos como os artigos e os numerais se modificam para concordar com o substantivo.

- Após os alunos realizarem as atividades, transcreva os trechos do texto destacados no quadro e corrija-os, mostrando a eles as alterações ocorridas nas frases após os substantivos serem substituídos. Para que compreendam de forma mais efetiva a concordância nominal como uma relação que se estabelece entre o substantivo e seus determinantes, entre os quais, artigo, adjetivo e numeral, cite ou escreva também outros exemplos, analisando com eles esse processo.

 

- Explique aos alunos a ideia de palavras variáveis e não variáveis. O artigo e o adjetivo são determinantes variáveis, ou seja, concordam com o sujeito em gênero e número, mas os numerais nem sempre o são. Os numerais cardinais, por exemplo, com exceção do um e do dois, não concordam em gênero com o substantivo.

 

*           13ª e 14ª AULAS –   APLICANDO CONHECIMENTOS

 

1ª ETAPA

- Professor, nessa seção os alunos poderão relembrar a história de MALALA, e ao analisarem a capa da obra “MALALA – A menina que queria ir para a escola” de Adriana Carranca, poderão trabalhar e revisar os objetos de conhecimento da análise linguística visto até aqui.

- Para essa etapa trabalhe com as questões de 1 a 6 – (pág: 82).

- Na questão 5 da atividade (págs: 82 a 84) verifique se os alunos percebem que, pelo subtítulo, é possível depreender que Malala é uma menina específica e que não era qualquer escola, e sim aquela na qual ela estudava.

 

2ª ETAPA

- Para a segunda etapa trabalhe o texto “PORQUE TEMOS QUE ACORDAR CEDO PARA IR A ESCOLA ?” de Matheus Vieira – (págs: 82 a 83).

- (Antes da leitura) Estimule os alunos a fazer antecipações e inferências sobre o texto que será lido. Para isso, promova um contexto de intercâmbio e discussão oral, por meio da pergunta que constitui o título do texto. Deixe que se expressem livremente em relação a essa pergunta, desde que respeitem os turnos de fala e as opiniões adversas. Depois da leitura, faça um cotejamento entre os argumentos apresentados no texto e as respostas dadas por eles à pergunta inicial, verificando convergências e divergências.

- Após as inferências, leitura e discussão do texto auxilie os alunos na realização da atividade (págs: 83 a 84) – questões de 7 a 11.

 

*           15ª e 16ª AULAS

 - Professor, sugere-se que destine essas duas aulas para a correção das atividades da aula anterior, da seção APLICANDO CONHECIMENTOS – (págs: 81 a 84). Estimule a participação da turma e a análise da temática apresentada no texto, aprimorando a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           17ª e 18ª AULAS – PRÁTICA DE LEITURA - CRÔNICA

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que nessas aulas trabalhe a seção prática de leitura e explore a Crônica – NA ESCOLA de Carlos Drummond de Andrade (págs: 84 a 88 ) que aborda questões como o que é ser democrata, conceito de argumentação e compreensão das principais características do gênero crônica.

- (Antes da leitura) No texto que será lido, a expressão “ser democrata” está associada à ideia de aceitar a diversidade de opiniões e comportamentos; aceitar a vontade da maioria e não tentar impor o pensamento próprio a qualquer custo.

 

- A partir da leitura e correção da atividade explique aos alunos que, ao produzir um texto em determinado gênero, é necessário levar em consideração:

• por que e para que escrevemos (intenção comunicativa);

• a quem o texto se destina (interlocutor);

• como o texto deve estar organizado;

• quais são os tipos de linguagem utilizados (verbal, visual, multissemiótica etc.);

• como adequar vocabulário, combinação de palavras, pontuação etc. às intenções do texto;

• em que suporte o texto circulará.

 

- Após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (1 a 10) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 13/10/2020 e 30/10/2020                Nº de Aulas: 18

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Notícia; Reportagem; Leitura literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Tipos de sujeito;

 

ORTOGRAFIA: G e J

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Podcast; Comentário para notícia;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

 

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   CAPÍTULO 2 – PRÁTICA DE LEITURA

- Professor, neste capítulo você terá a oportunidade de continuar refletindo com os alunos acerca da questão dos refugiados pelo mundo através do gênero NOTÍCIA – (págs: 59 a 61);

- Oriente os alunos a realizarem uma leitura autônoma e silenciosa, observando os elementos que compõem a notícia: o título, o subtítulo, o lide, os fatos e os depoimentos dos entrevistados. Em seguida, promova a leitura compartilhada e colaborativa com os alunos. Durante a leitura, realize pausas para relacionar com as discussões iniciais ou confirmar as hipóteses. Se considerar necessário, retorne às anotações realizadas na predição de leitura.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (1 a 5) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

2ª ETAPA

- Na seção COVERSA ENTRE TEXTOS (págs: 61) – os alunos poderão comparar a notícia lida com a reportagem (pág: 55 a 56). Oriente-os a reler a reportagem e a notícia para que consigam comparar os dois textos mais facilmente e revisar as principais características dos gêneros. 

 

*           3 ª e 4ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICAS DE LEITURA – REPORTAGEM  

- Professor, essa reportagem insere-se na discussão do tema contemporâneo “educação em direitos humanos”, pois informa sobre o atendimento de voluntárias a refugiados venezuelanos em Roraima. Leia para os alunos as perguntas introdutórias, a fim de realizarem levantamento de conhecimentos prévios e produzirem hipóteses sobre o assunto.

- (Antes da leitura)  Se necessário, apresente um mapa da América do Sul, de modo que os alunos compreendam a distância entre Brasil e Venezuela. Oriente, durante a leitura, a observarem os elementos que compõem a reportagem (título, subtítulo, lide, foto, legenda etc.).

 

2ª ETAPA

- Após esse levantamento prévio, revisão das características do gênero reportagem estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 62 a 65) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           5ª  e 6ª AULAS – NA TRILHA DA ORALIDADE  

1ª ETAPA

- Nessa seção, os alunos são convidados a discutir sobre assuntos relacionados ao tema refugiados, pesquisando, comparando e selecionando informações para a produção de um podcast.

 

- Para começar a atividade, organize uma roda de conversa com os alunos. Promova uma leitura compartilhada do texto sobre fake news e inicie a discussão. Oriente os alunos a respeitarem os turnos de fala dos colegas, as diversidades culturais e as opiniões divergentes. 

 

- Professor, leia com os alunos as orientações apresentadas pelo livro didático (págs: 66 e 67) explicando como deve ser feita a produção e sanando possíveis dúvidas.

 

Etapas 1 a 3 - Essas etapas devem ser acompanhadas de perto pelo professor e fazem parte das estratégias de planejamento para a produção do roteiro escrito e do podcast.

 

Etapas 6 a 12 - Auxilie os alunos a encontrar um gravador ou celular com a função de gravação, pesquise programas de edição de áudio, tutoriais para realizar a edição, postagem e compartilhamento dos podcasts.

 

- Após as orientações, organize com a turma a data de entrega das produções do Podcast e das apresentações on-line.

 

*           7ª  e  8ª AULA -  PRÁTICA DE LEITURA

ETAPA

- Professor, destine essas aulas para trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o gênero notícia (pág: 71 a 75).

- (Antes da leitura) Caso nenhum aluno saiba o que é xenofobia, peça que pesquisem no dicionário ou informe a eles que se trata de aversão ou rejeição a pessoas ou coisas estrangeiras. Escolha alguns alunos para ler a notícia em voz alta para a turma. Cada aluno pode ler um parágrafo do texto. Realize pausas para relacionar as informações lidas com os sentidos levantados antes da leitura, confirmando ou não as hipóteses produzidas pelos alunos. Recorra às anotações realizadas para que se contemplem todas as antecipações e hipóteses produzidas na predição de leitura.

- Durante a leitura, oriente os alunos a observar os elementos que compõem a notícia: título, foto, legenda, depoimentos dos entrevistados, entre outros.

- Professor a questão 3 da atividade visa a distinguir as propostas editoriais, por meio da análise de fontes, além da comparação entre a notícia e a reportagem lidas.

 

- Na questão 4, os alunos precisam distinguir opinião de fatos. Ajude-os a verificar os fatos como acontecimentos objetivos e incontestáveis e as opiniões como interpretação desses fatos.

- Na questão 5 Ajude os alunos a compreender que qualquer manifestação que apresente elementos racistas, xenófobos, homofóbicos e diferentes preconceitos é um discurso de ódio e não liberdade de expressão.

 

*           9ª e 10ª AULAS–  CORREÇÃO (PÁG: 71 A 75)

- Como os alunos já fizeram a discussão de outras notícias em outras seções, a sugestão é que realizem de forma individual e autônoma as atividades 1 a 6.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           11ª e 12ª AULAS –   CONVERSA ENTRE TEXTOS - CHARGE

1ª ETAPA

Professor, essa seção tem como objetivo a leitura e a discussão de intertextualidade e interdiscursividade dos textos estudados no capítulo. Antes da leitura, realize as perguntas introdutórias e outras que possam surgir durante a discussão, para realizar levantamento de conhecimento prévio sobre o tema abordado.

- Permita que os alunos se expressem à vontade, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. A sugestão é escolher um aluno como escriba a fim de anotar os sentidos levantados pela turma, como hipóteses e opiniões polêmicas e divergentes, para cotejá-los após a leitura do texto.

 

2ª ETAPA

- Ajude os alunos a identificarem a ironia na charge e os fatos relacionados a ela, sempre fazendo relação com a notícia e os comentários.

- Na questão 7, faça a leitura da lei em voz alta para os alunos e explique a lógica de hierarquização de seus itens e subitens. Relacione a lei com a notícia, os comentários e a charge. Se considerar necessário, organize uma roda de conversa na qual os alunos possam expor experiências que se enquadrem na lei.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

*           13ª e 14ª AULAS – DE OLHO NA ESCRITA  - G e J

1ª ETAPA

 - Professor, nessa seção, o objeto de conhecimento é a notação ortográfica. No caso de diferenciar o uso de g e j na grafia das palavras, compreende-se que não há regularidade precisa, por isso a ortografia é considerada irregular. A única “regra” é o uso de g em substantivos terminados em -gem e -gio. Para a apreensão de palavras irregulares, é necessário o uso de dicionário, compreender a origem da palavra ou fazer uso contínuo dela.

- Oriente os alunos a usarem o dicionário ou pesquisarem a etimologia que dá origem à palavra ou deriva dela.

- Na atividade, verifique se os alunos escreveram palavras com o uso correto de g e j. Se houver muitos erros, coloque-os no quadro de giz para a realização de pesquisa em dicionário e da etimologia.

2ª ETAPA

- Espera-se que os alunos respondam que viagem é substantivo e viajem, verbo no presente do subjuntivo.

- Na questão 2, espera-se que os alunos percebam que a grafia em g ou j relaciona-se com as palavras das quais derivam.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

*           15ª e 16ª AULAS – PRODUÇÃO DE TEXTO

1ª ETAPA

- Professor, nessa seção os alunos lerão comentários em notícias sobre agressão a imigrante Sírio, e após a análise, produzirão comentários para as notícias lidas – (Págs: 82 a 86).

- Antes de iniciar a produção dos comentários, organize os alunos em pequenos grupos heterogêneos para leitura compartilhada e discussão das notícias. Acompanhe a discussão entre os alunos, para verificar como interagem e organizam a participação nas discussões em grupo.

 2ª ETAPA

- Planejamento -  A identificação dos elementos do lide pode ser realizada durante a leitura compartilhada e a discussão em grupo.

- Elaboração -  Durante a elaboração, verifique se os alunos não estão usando argumentos de discurso de ódio. Se tiverem, converse com toda a turma sobre o assunto.

- Revisão -  Acompanhe a revisão e a reescrita de perto, para que os alunos não deixem passar nenhum ajuste que deveria ser feito.

- Digitação, edição e postagem – Professor, você e os alunos podem criar uma página para postagem (blog, facebook), ou postarem os comentários no WhatsApp da turma. Acompanhe de perto essas postagens no blog da turma ou nos links exatos das notícias lidas

 

*           17ª e 18ª AULAS – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA – TIPOS DE SUJEITO – (CAPÍTULO 1 )

1ª ETAPA

- Professor, nessa seção retomaremos o objeto de conhecimento “Tipos de sujeito” que se encontra no primeiro capítulo do seu livro didático – (págs: 49 a 51). Sugere- se que primeiramente revise os conceitos de sujeito e predicado e depois explore os tipos de sujeito.

 

2ª ETAPA

- Auxilie os alunos na realização da atividade e estipule um tempo para que respondam as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 13/10/2020 e 30/10/2020                Nº de Aulas: 15

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Fragmento de Romance (Aventura); Leitura literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Pontuação;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Conto;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção

 

(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.

 

(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   CAPÍTULO 3 – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA – PONTUAÇÃO

- Professor, essa seção será iniciada pela análise do trecho de uma notícia, que aborda o reconhecimento da literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. (págs: 94 a 98)

- Leia com os alunos as palavras constantes do Glossário e verifique se eles compreendem como se estruturam as estrofes e versos a que fazem referência.

- Na atividade, discuta com os alunos a importância do cordel como expressão literária e expressão de vida, uma vez que abrange não apenas as letras, a música e a ilustração, mas também reflete valores, formas de pensar e a identidade cultural de muitos brasileiros.

 

2ª ETAPA

- Se achar interessante, relacione em slides os nomes dos sinais de pontuação apresentados no quadro e, na medida em que mencionar as funções, peça aos alunos que citem exemplos. Transcreva alguns desses exemplos e analise com eles a função daquele sinal na situação de uso proposta.

- Informe aos alunos que as aspas são usadas aos pares, como dois sinais gráficos, no início e no fim da parte destacada do texto. Quando é necessário destacar uma parte dentro de outra que já está destacada, usa-se apenas um sinal gráfico no início e um sinal gráfico no fim.

- Auxilie os alunos na realização da atividade e estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno.

*           3 ª e 4ª AULAS

1ª ETAPA  CORREÇÃO – PONTUAÇÃO

- Professor, destine essas aulas para a finalização e correção das atividades do objeto de conhecimento PONTUAÇÃO – (Págs: 94 a 98).

- Aproveite para revisar os sinais de pontuação e sanar possíveis dúvidas dos alunos e ampliar o conhecimento.

*            5ª e 6ª AULAS – CAPÍTULO 4 – PARA COMEÇO DE CONVERSA 

1ª ETAPA

- Professor, neste capítulo trabalharemos com as narrativas de aventura, exploraremos as aventuras do navegador Amyr Klink e a obra literária do romancista Daniel Defoe  “Robinson Crusóe”. (págs: 118 a 126).

 

- Para diversificar as estratégias de leitura de textos e também pelo fato de os trechos do romance de aventura selecionados serem extensos, as questões de interpretação e compreensão serão apresentadas em blocos.

- Se houver possibilidade, seria interessante iniciar o trabalho com a reprodução do filme Náufrago (Robert Zemeckis, 2000), para enriquecer a experiência de leitura dos fragmentos do romance Robinson Crusoé. Segue abaixo links com trechos do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=KdBPq4wAZmQ (parte 1 de 4)

https://www.youtube.com/watch?v=k64apQQWwj0&t=101s (parte 2 de 4)

https://www.youtube.com/watch?v=RGRiEdh6aEo (parte 3 de 4)

https://www.youtube.com/watch?v=0RG7VxizS1M (parte 4 de 4)

- A possibilidade de comparar as narrativas é grande e pode resultar em um trabalho motivador para os alunos. Em todas as propostas de interações orais e de compreensão leitora deste capítulo, possibilite a participação de alunos com mais dificuldade, considerando suas capacidades iniciais, mas buscando promover avanços. Procure validar as contribuições que fizerem e, quando não estabelecerem relação direta com as discussões, redirecione a participação com outras perguntas ou oferecendo exemplos de situações cotidianas correlatas, próprias do contexto deles.

 

*          7ª  e  8ª AULA – POR DENTRO DO TEXTO

-Sugere-se que as seções “Para começo de conversa” e “Trocando ideias” (pág: 118) sejam feitas oralmente e em conjunto, com a sua mediação; e que a seção “Por dentro do texto” (págs: 120 e 121) seja respondida pelo aluno por escrito e individualmente.

- Após a socialização e realização da atividade da seção POR DENTRO DO TEXTO, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*            9ª  e  10ª AULA - PRÁTICA DE LEITURA – ROMANCE DE AVENTURA  (FRAGMENTO II)

ETAPA

- Professor, destine essas aulas para trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o gênero ROMANCE DE AVENTURA (pág: 121 a 126).

- Faça a leitura expressiva do fragmento II da obra As aventuras de Robinson Crusoé. Depois proponha uma leitura coletiva do texto pedindo para que cada aluno leia um parágrafo. Você pode escolher alguns alunos para essa tarefa ou pedir voluntários.

 

 

ETAPA

- Professor, na segunda etapa explore a atividade Por dentro do texto. Essa subseção propõe questões de compreensão e interpretação do texto lido na Prática de leitura. Orienta a retomada das hipóteses e inferências formuladas antes da leitura e, quando pertinente, explora o uso do dicionário.

 

*           11ª - 12ª  e 13ª AULAS–  LINGUAGEM DO TEXTO (pág: 124)

ETAPA

- Espera-se que os alunos percebam que a forma original contribui para que o leitor visualize a cena aos poucos. Desse modo, provoca envolvimento do leitor com o que vive o personagem. Seria interessante retomar os trechos e lê-los com os alunos para que percebam como decorre essa sequência.

- Nessa atividade (págs: 123 a 126) os alunos poderão analisar as principais características da tipologia narrativa, verificar os sentimentos e emoções que são transmitidos pelos personagens, através da descrição e dos verbos presentes no texto, além de pesquisarem significados de alguns verbetes e ampliarem a aprendizagem.

ETAPA

 - Após a socialização e realização da atividade dessa seção, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

14ª e 15ª AULAS –   TROCANDO IDEIAS

 

ETAPA

- Professor, essa seção tem como objetivo proporcionar um “bate papo” com os alunos acerca da narrativa e os comportamentos atuais da juventude e suas emoções.

- Incentive a participação de alunos com mais dificuldade em interações orais, por meio de perguntas direcionadas a eles, considerando suas características e suas especificidades. Procure validar todas as contribuições que fizerem. Caso não estabeleçam relação direta com o assunto que está sendo discutido, redirecione a participação com outra pergunta ou ofereça exemplos de situações próprias do contexto deles.

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 13/10/2020 e 30/10/2020                Nº de Aulas: 15

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Poema; Leitura literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Figuras de Linguagem;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção

 

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

 

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   CAPÍTULO 3 – PARA COMEÇO DE CONVERSA

- Professor, um dos objetivos desse capítulo é levar os alunos a trilharem os caminhos da poesia, considerando tanto a estrutura quanto a linguagem dos versos e tomando por base os vários recursos estilísticos que constroem a musicalidade e estimulam a fruição, como o ritmo, a expressividade, as rimas, entre outros.

- A fim de contextualizar o tema que será abordado, leia para os alunos o título do capítulo e o da pintura (págs: 72 e 73). Permita que eles observem por alguns momentos a obra reproduzida na página, orientando-os a se ater aos detalhes, às cores e às texturas.

- Leia os questionamentos propostos e faça outros que considerar pertinentes. Deixe os alunos se expressarem à vontade, desde que justifiquem seus pontos de vista de forma coerente e que respeitem os turnos de fala e as opiniões dos colegas.

 

2ª ETAPA  - PRÁTICA DE LEITURA

- Primeiramente, proponha aos alunos que façam a leitura individual do poema (págs: 73 a 74) e busquem compreender o texto, selecionando por eles mesmos a estratégia mais adequada a essa leitura. Em seguida, convide alguns alunos a fazer a leitura em voz alta do poema a fim de que percebam a sonoridade dos versos.

- Caso eles desejem esboçar alguma interpretação, deixe que se expressem e justifiquem seus pontos de vista. Comente que, na subseção Por dentro do texto, eles poderão verificar como um poema tão curto traz consigo tanto significado e, dessa forma, confirmar ou rever determinadas ideias iniciais.

- É importante incentivar os alunos a ler as informações sobre Carlos Drummond de Andrade, pois esse conhecimento contribui para a formação do repertório literário dos alunos e tem o potencial de despertar o interesse pela leitura das obras citadas.

- Após a socialização e realização das atividades das seções, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

 

 

 

*           3 ª e 4ª AULAS – CONVERSA ENTRE TEXTOS

1ª ETAPA 

- O objetivo dessa seção (págs: 75 e 76) é permitir a comparação entre os dois textos, que convergem no que diz respeito à temática. Se possível, apresente a canção “Amor maior” aos alunos. Ela pode ser encontrada, por exemplo, em serviços gratuitos de streaming de músicas ou em plataformas de compartilhamento de vídeos na internet.

2ª ETAPA 

- Após a socialização e realização da atividade dessa seção, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*            5ª e 6ª AULAS -  MALALA

- Professor, destine essas aulas para continuarem a leitura da obra literária MALALA. Relembre os capítulos anteriores e destaque os principais acontecimentos estimulando a participação oral dos alunos.   

 

*            7ª  e  8ª AULA - REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA   

1ª ETAPA

- Professor, nessa seção os alunos lerão outro poema de Carlos Drummond de Andrade: “Lira do amor romântico ou a eterna repetição” (págs: 76 a 78). Oriente os alunos para que façam a leitura do poema com expressividade, atentando para o ritmo, a entonação de voz, as pausas, a postura corporal e a gestualidade propiciados pelo texto.

- Uma interpretação possível para o poema, levando em conta o título e a repetição do verso "Atirei um limão n' água", é que se trata de uma grande metáfora relativa às diversas e incansáveis investidas do eu poético no amor, ou mesmo às muitas paixões que ele teve ao longo da vida.

2ª ETAPA

- Durante a resolução da atividade, revise com os alunos algumas figuras de linguagem: prosopopeia, hipérbole, onomatopeia, antítese, (pág: 77 a 78).

- Após a leitura do quadro com o conceito de antítese, retome com os alunos o paradoxo, figura de linguagem estudada no capítulo 1, e estabeleça com eles a diferenciação entre ambas.

Reforce para a turma o efeito provocado pelo uso das figuras de linguagem, que, combinadas com os recursos cinésicos, a estrofação e as rimas (entre outras manipulações do estrato sonoro da linguagem), conferem expressividade aos textos poéticos.

- Após a socialização e realização da atividade, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

*          9ª  e  10ª AULA – AMPLIANDO CONHECIMENTOS

- Professor, nessa seção será possível ampliar o estudo das figuras de linguagem através da leitura do poema: Órion. (págs: 78 e 79).

- Na questão 2, trabalhe com o gênero Charge, com o intuito de aprimorar o entendimento acerca da figura de linguagem ANTÍTESE e as características do gênero.

- Espera-se que os alunos afirmem que a charge faz uma crítica à forma como as pessoas se relacionam atualmente e ao fato de exporem esses relacionamentos em redes sociais.

 

*            11ª - 12ª e 13ª AULAS - PRÁTICA DE LEITURA –

ETAPA

- Professor, destine essas aulas para trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o com POEMA de Guilherme de Almeida – “ Essa que eu hei de amar” (pág: 79).

- Solicite aos alunos que leiam o poema em voz alta. Oriente-os para que procurem se aperfeiçoar na gestualidade e no uso da voz para conferir vivacidade à leitura.

- Verifique se os alunos que apresentam mais timidez e/ou dificuldades em falar em público estão se envolvendo com a atividade. Incentive-os para que se sintam à vontade para ler, cada um à sua maneira.

- Leia com os alunos as informações sobre Guilherme de Almeida, pois elas podem auxiliar na compreensão do contexto em que o poema foi escrito, além de ampliar os conhecimentos literários da turma.

ETAPA

- Na seção “Por dentro do texto”(págs: 80 a 82) o intuito das questões apresentadas, além de viabilizar a compreensão do poema, é explorar características marcantes do gênero, principalmente relativas à forma.

- Leia com os alunos as informações do quadro e, se considerar pertinente, proponha uma pesquisa na internet, na qual os alunos deverão identificar as características em outras obras poéticas.

- Essas informações, assim como as que são apresentadas nos quadros da próxima página, são importantes conceitos (sonetos, quartetos, quadras, versos heptassílabos, escansão poética, versos simples, rimas e suas classificações) que os alunos poderão utilizar posteriormente ao produzir os próprios poemas.

ETAPA

- Após a socialização e realização das atividades das seções, corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

*           14ª  e 15ª AULAS–  MALALA / OU / A PATA DA GAZELA  

ETAPA

- Professor, destine essas aulas para continuarem a leitura da obra literária MALALA. Relembre os capítulos anteriores e destaque os principais acontecimentos estimulando a participação oral dos alunos. Caso, já tenham finalizado a obra, façam uma atividade de retomando os principais pontos da obra, ou apenas revisem oralmente.

- Após a finalização das atividades, apresente a turma, a nova obra literária: “A PATA DA GAZELA” de José de Alencar. Lembre aos alunos que conheceram um pouco da obra no capítulo anterior, estudando o gênero fragmento de romance.

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

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