HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª e 2ª AULAS
1ª ETAPA – CAPÍTULO 3 – PARA COMEÇO
DE CONVERSA
- Professor, neste capítulo você terá a
oportunidade de refletir com os alunos acerca da importância da escola para o
crescimento social e pessoal do ser humano.
- Na seção PARA COMEÇO DE CONVERSA (págs: 72
e 73) - discuta com os alunos os aspectos apresentados pela charge e,
principalmente, converse com eles sobre a educação de hoje e sobre a
importância do respeito aos professores. Verifique se eles alcançam a
compreensão de que, mesmo sendo fundamental a educação institucionalizada, os
pais também têm grande responsabilidade na educação dos filhos.
2ª ETAPA
- Explique
aos alunos que as crianças e os adolescentes hospitalizados, assim como todos
os demais seres humanos, têm reconhecidos os direitos humanos à educação e à
cultura. Comprometidos com a afirmação da dignidade humana, os direitos
humanos são universais (para todos e todas), interdependentes (todos os
direitos humanos estão relacionados entre si e nenhum tem mais importância
que outro), indivisíveis (não podem ser fracionados) e exigíveis frente ao
Estado em termos políticos como também por vias jurídicas.
3 ª e 4ª AULAS
1ª ETAPA – PRÁTICAS DE
LEITURA – FRAGMENTO DE ROMANCE
- Professor, converse
com os alunos sobre a situação que é apresentada antes da leitura do
fragmento do Romance. Verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que
levantem hipóteses: Você já se imaginou nessa situação? Isso seria bom? Indiferente?
Preocupante?
- Após esse levantamento prévio, revise com os
alunos as características do gênero: Fragmento de Romance e façam a leitura
do texto (págs: 73, 74,75). Socializem as principais informações da
narrativa.
2ª ETAPA
- Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões (págs: 75 a 77) no caderno, em seguida faça a correção no intuito
de aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
5ª AULA - TROCANDO IDEIAS
- Sugere-se que o professor
destine essa aula para a seção TROCANDO IDEIAS e socialize as questões (págs:
76 e 77) que aborda acerca das experiências dos alunos na escola, suas
impressões, atitudes e cuidados.
- Essa
atividade possibilita diagnosticar como o aluno se sente na escola, que grau
de importância a escola representa para ele, se há algo no ambiente escolar
que o incomoda e funciona como um impeditivo para sua aprendizagem. Conduza a
discussão de modo que os alunos se manifestem sem receio de qualquer
apreciação crítica, mostrando que o objetivo da conversa não é avaliar
posturas ou comportamentos, mas construir uma escola que propicie o prazer em
aprender e o desenvolvimento da consciência cidadã.
- Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem.
6ª, 7ª e 8ª AULAS – REFLEXÃO
SOBRE O USO DA LÍNGUA
1ª ETAPA –
- Professor, as atividades dessa seção (págs:
77 a 79) têm como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos.
Espera-se que eles se recordem da distinção entre os artigos definidos e indefinidos,
compreendendo a função dos determinantes de um substantivo.
- Caso considere oportuno,
aproveite para apresentar aos alunos a crase, ou seja, a contração do artigo a
com a reposição a, ainda que não aprofunde o assunto. Peça-lhes
que observem que, nos casos de união do artigo com outros elementos,
geralmente é possível perceber a união das palavras, mas, no caso da crase, a
distinção se dá pelo acento grave. Há mais detalhes desse conteúdo no
Apêndice.
- Aproveite a oportunidade para
explicar que os numerais são palavras que representam números (sinais
gráficos) e que, por isso, não se pode confundir números com a classe
gramatical dos numerais.
2ª ETAPA
- Após a explicação, estipule um tempo para que
os alunos respondam as questões propostas no caderno, em seguida faça a
correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
9ª e 10ª AULA - NOTÍCIA
1ª ETAPA
- Professor, destine essas aulas para
trabalhar com os alunos a notícia relacionada à educação no Brasil, questão de número 2 (pág: 79 a 80).
- Considerando o tema “Da escola
que temos à escola que queremos”, em que se fundamenta a maior parte dos
textos trabalhados neste capítulo, estabeleça, para uma melhor compreensão
dos alunos, a relação entre a notícia lida e essa temática.
- Explique a eles que, na aula presencial, o aluno comparece
regularmente à instituição de ensino para frequentar o curso. Já na educação
a distância (ou EaD), alunos e professores estão separados fisicamente e o
contato entre eles se dá por meio da utilização da tecnologia para a
transmissão e o recebimento de informações.
2ª ETAPA
- Faça uma leitura em voz alta da notícia e verifique, após cada
parágrafo, se os alunos compreendem os quantitativos apresentados.
- Escreva no quadro os percentuais constantes da notícia para
que eles tenham uma representação real desses valores em uma escala de 100.
Por exemplo: entre cem pessoas entrevistadas sobre ensino a distância, 44
disseram que optariam por essa modalidade, enquanto 56 afirmaram que preferem
o ensino presencial. Dessa forma, em um primeiro momento, a maioria dos
entrevistados opta pelo ensino regular.
- Comente com os alunos que graduação é o nome que se dá
ao curso de ensino superior correspondente ao primeiro nível da formação
universitária.
- Espera-se que os alunos
percebam que os dados estatísticos (numéricos) podem contribuir para tornar a
notícia mais confiável por serem fruto de pesquisa e de investigação.
- Nessa atividade, verifique se
os alunos compreendem a diferença entre número (representação gráfica de uma
quantidade) e numeral (classe de palavras que indica quantidade ou expressa
ideia de ordenação).
3ª ETAPA
- Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs:
79 e 80) no caderno, em seguida
faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
11ª e 12ª AULAS– CONCORDÂNCIA NOMINAL
- Professor,
destine essas aulas para trabalhar o objeto de conhecimento concordância
nominal, mostrando aos alunos como os artigos e os numerais se modificam para
concordar com o substantivo.
- Após os alunos realizarem as atividades,
transcreva os trechos do texto destacados no quadro e corrija-os, mostrando a
eles as alterações ocorridas nas frases após os substantivos serem
substituídos. Para que compreendam de forma mais efetiva a concordância
nominal como uma relação que se estabelece entre o substantivo e seus
determinantes, entre os quais, artigo, adjetivo e numeral, cite ou escreva
também outros exemplos, analisando com eles esse processo.
- Explique aos alunos a
ideia de palavras variáveis e não variáveis. O artigo e o adjetivo são
determinantes variáveis, ou seja, concordam com o sujeito em gênero e número,
mas os numerais nem sempre o são. Os numerais cardinais, por exemplo, com
exceção do um e do dois, não concordam em gênero com o
substantivo.
13ª e 14ª AULAS – APLICANDO CONHECIMENTOS
1ª ETAPA
-
Professor, nessa seção os alunos poderão relembrar a história de MALALA, e ao
analisarem a capa da obra “MALALA – A menina que queria ir para a escola” de
Adriana Carranca, poderão trabalhar e revisar os objetos de conhecimento da
análise linguística visto até aqui.
- Para
essa etapa trabalhe com as questões de 1 a 6 – (pág: 82).
- Na questão 5 da atividade (págs: 82 a 84) verifique
se os alunos percebem que, pelo subtítulo, é possível depreender que Malala é
uma menina específica e que não era qualquer escola, e sim aquela na qual ela
estudava.
2ª ETAPA
-
Para a segunda etapa trabalhe o texto “PORQUE TEMOS QUE ACORDAR CEDO PARA IR
A ESCOLA ?” de Matheus Vieira – (págs: 82 a 83).
- (Antes da
leitura) Estimule os alunos a fazer antecipações e inferências sobre o texto
que será lido. Para isso, promova um contexto de intercâmbio e discussão
oral, por meio da pergunta que constitui o título do texto. Deixe que se
expressem livremente em relação a essa pergunta, desde que respeitem os
turnos de fala e as opiniões adversas. Depois da leitura, faça um cotejamento
entre os argumentos apresentados no texto e as respostas dadas por eles à
pergunta inicial, verificando convergências e divergências.
- Após as inferências, leitura e discussão do texto auxilie os
alunos na realização da atividade (págs: 83 a 84) – questões de 7 a 11.
15ª e 16ª AULAS
- Professor, sugere-se que destine essas
duas aulas para a correção das atividades da aula anterior, da
seção APLICANDO CONHECIMENTOS – (págs: 81 a 84). Estimule a participação da
turma e a análise da temática apresentada no texto, aprimorando a
aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
17ª e 18ª AULAS – PRÁTICA
DE LEITURA - CRÔNICA
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que nessas aulas
trabalhe a seção prática de leitura e explore a Crônica – NA ESCOLA de Carlos
Drummond de Andrade (págs: 84 a 88 ) que aborda questões como o que é ser
democrata, conceito de argumentação e compreensão das principais
características do gênero crônica.
- (Antes da leitura) No texto que será lido,
a expressão “ser democrata” está associada à ideia de aceitar a diversidade de
opiniões e comportamentos; aceitar a vontade da maioria e não tentar impor o
pensamento próprio a qualquer custo.
- A partir da leitura
e correção da atividade explique aos alunos que, ao produzir um texto em
determinado gênero, é necessário levar em consideração:
• por que e para que
escrevemos (intenção comunicativa);
• a quem o texto se
destina (interlocutor);
• como o texto deve
estar organizado;
• quais são os tipos
de linguagem utilizados (verbal, visual, multissemiótica etc.);
• como adequar
vocabulário, combinação de palavras, pontuação etc. às intenções do texto;
• em
que suporte o texto circulará.
- Após a
explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (1 a
10) no caderno, em seguida faça a
correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas
resoluções das atividades.
( ) Informativos.
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( )
cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
|
Professor é importante:
Incluir
as competências gerais da Base na aula.
- Fomentar
o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
- Apropriar-se
de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
- Rever
sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
- Trabalhar
os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
|
Ano/Série: 7º Período: 13/10/2020 e 30/10/2020 Nº de Aulas: 18
|
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública.
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Notícia; Reportagem; Leitura
literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Tipos
de sujeito;
ORTOGRAFIA: G e J
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Podcast; Comentário para
notícia;
|
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
|
HABILIDADES DA BNCC:
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
(EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF69LP03)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a
temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais
temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a
esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF69LP16)
Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da
ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos
noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar
com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do
argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização,
defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e
contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta
etc.
(EF06LP04) Analisar a função e
as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo,
Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª e 2ª AULAS
1ª ETAPA – CAPÍTULO 2 – PRÁTICA DE
LEITURA
- Professor, neste capítulo você terá a
oportunidade de continuar refletindo com os alunos acerca da questão dos
refugiados pelo mundo através do gênero NOTÍCIA – (págs: 59 a 61);
-
Oriente os alunos a realizarem uma leitura autônoma e silenciosa, observando
os elementos que compõem a notícia: o título, o subtítulo, o lide, os fatos e
os depoimentos dos entrevistados. Em seguida, promova a leitura compartilhada
e colaborativa com os alunos. Durante a leitura, realize pausas para
relacionar com as discussões iniciais ou confirmar as hipóteses. Se
considerar necessário, retorne às anotações realizadas na predição de
leitura.
- Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões (1 a 5) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de
aprimorar a aprendizagem.
2ª ETAPA
- Na seção COVERSA ENTRE TEXTOS (págs: 61) – os
alunos poderão comparar a notícia lida com a reportagem (pág: 55 a 56). Oriente-os
a reler a reportagem e a notícia para que consigam comparar os dois textos
mais facilmente e revisar as principais características dos gêneros.
3 ª e 4ª AULAS
1ª ETAPA – PRÁTICAS DE
LEITURA – REPORTAGEM
-
Professor, essa reportagem insere-se na discussão do tema
contemporâneo “educação em direitos humanos”, pois informa sobre o
atendimento de voluntárias a refugiados venezuelanos em Roraima. Leia para os
alunos as perguntas introdutórias, a fim de realizarem levantamento de
conhecimentos prévios e produzirem hipóteses sobre o assunto.
- (Antes da
leitura) Se necessário, apresente um
mapa da América do Sul, de modo que os alunos compreendam a distância entre
Brasil e Venezuela. Oriente, durante a leitura, a observarem os
elementos que compõem a reportagem (título, subtítulo, lide, foto, legenda
etc.).
2ª ETAPA
- Após esse levantamento prévio, revisão das
características do gênero reportagem estipule um tempo para que os alunos respondam as
questões (págs: 62 a 65) no caderno, em seguida faça a correção no intuito de
aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
5ª e 6ª AULAS
– NA TRILHA DA ORALIDADE
1ª ETAPA
- Nessa seção, os
alunos são convidados a discutir sobre assuntos relacionados ao tema
refugiados, pesquisando, comparando e selecionando informações para a
produção de um podcast.
- Para começar a
atividade, organize uma roda de conversa com os alunos. Promova uma leitura
compartilhada do texto sobre fake news e inicie a discussão. Oriente
os alunos a respeitarem os turnos de fala dos colegas, as diversidades
culturais e as opiniões divergentes.
- Professor, leia com
os alunos as orientações apresentadas pelo livro didático (págs: 66 e 67)
explicando como deve ser feita a produção e sanando possíveis dúvidas.
Etapas 1 a 3 - Essas etapas devem
ser acompanhadas de perto pelo professor e fazem parte das estratégias de
planejamento para a produção do roteiro escrito e do podcast.
Etapas 6 a 12 - Auxilie os alunos a
encontrar um gravador ou celular com a função de gravação, pesquise programas
de edição de áudio, tutoriais para realizar a edição, postagem e
compartilhamento dos podcasts.
- Após
as orientações, organize com a turma a data de entrega das produções do
Podcast e das apresentações on-line.
7ª e 8ª AULA - PRÁTICA DE
LEITURA
1ª ETAPA
- Professor, destine essas aulas para
trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o gênero notícia (pág: 71 a 75).
- (Antes
da leitura) Caso nenhum aluno saiba o que é xenofobia,
peça que pesquisem no dicionário ou informe a eles que se trata de aversão ou
rejeição a pessoas ou coisas estrangeiras. Escolha alguns alunos para ler a
notícia em voz alta para a turma. Cada aluno pode ler um parágrafo do texto.
Realize pausas para relacionar as informações lidas com os sentidos
levantados antes da leitura, confirmando ou não as hipóteses produzidas pelos
alunos. Recorra às anotações realizadas para que se contemplem todas as
antecipações e hipóteses produzidas na predição de leitura.
- Durante a leitura, oriente os alunos a observar os elementos
que compõem a notícia: título, foto, legenda, depoimentos dos entrevistados,
entre outros.
-
Professor a questão 3 da atividade visa a distinguir as propostas editoriais,
por meio da análise de fontes, além da comparação entre a notícia e a
reportagem lidas.
- Na
questão 4, os alunos precisam distinguir opinião de fatos. Ajude-os a
verificar os fatos como acontecimentos objetivos e incontestáveis e as
opiniões como interpretação desses fatos.
- Na questão 5 Ajude os alunos a compreender que qualquer manifestação que
apresente elementos racistas, xenófobos, homofóbicos e diferentes
preconceitos é um discurso de ódio e não liberdade de expressão.
9ª e 10ª AULAS– CORREÇÃO (PÁG: 71 A 75)
- Como os alunos já fizeram a discussão de
outras notícias em outras seções, a sugestão é que realizem de forma
individual e autônoma as atividades 1 a 6.
-
Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em
seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
11ª e 12ª AULAS – CONVERSA ENTRE TEXTOS - CHARGE
1ª ETAPA
Professor, essa seção tem como objetivo a
leitura e a discussão de intertextualidade e interdiscursividade dos textos
estudados no capítulo. Antes da leitura, realize as perguntas introdutórias e
outras que possam surgir durante a discussão, para realizar levantamento de
conhecimento prévio sobre o tema abordado.
- Permita que os alunos se expressem à
vontade, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores
sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. A sugestão
é escolher um aluno como escriba a fim de anotar os sentidos levantados pela
turma, como hipóteses e opiniões polêmicas e divergentes, para cotejá-los
após a leitura do texto.
2ª ETAPA
- Ajude os alunos a identificarem a
ironia na charge e os fatos relacionados a ela, sempre fazendo relação com a
notícia e os comentários.
- Na questão 7, faça a leitura da lei em voz alta para os alunos e explique a
lógica de hierarquização de seus itens e subitens. Relacione a lei com a
notícia, os comentários e a charge. Se considerar necessário, organize uma
roda de conversa na qual os alunos possam expor experiências que se enquadrem
na lei.
-
Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em
seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
13ª e 14ª AULAS – DE
OLHO NA ESCRITA - G e J
1ª ETAPA
-
Professor, nessa seção, o objeto de conhecimento é
a notação ortográfica. No caso de diferenciar o uso de g e j na grafia das
palavras, compreende-se que não há regularidade precisa, por isso a
ortografia é considerada irregular. A única “regra” é o uso de g em
substantivos terminados em -gem e -gio. Para a apreensão de palavras
irregulares, é necessário o uso de dicionário, compreender a origem da
palavra ou fazer uso contínuo dela.
- Oriente os alunos a usarem o
dicionário ou pesquisarem a etimologia que dá origem à palavra ou deriva
dela.
- Na atividade, verifique se os alunos escreveram
palavras com o uso correto de g e j. Se houver muitos erros, coloque-os no
quadro de giz para a realização de pesquisa em dicionário e da etimologia.
2ª ETAPA
-
Espera-se que os alunos respondam que viagem é substantivo e viajem,
verbo no presente do subjuntivo.
- Na
questão 2, espera-se que os alunos percebam que a
grafia em g ou j relaciona-se com as palavras das quais derivam.
-
Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, em
seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
15ª e 16ª AULAS – PRODUÇÃO
DE TEXTO
1ª ETAPA
- Professor,
nessa seção os alunos lerão comentários em notícias sobre agressão a
imigrante Sírio, e após a análise, produzirão comentários para as notícias
lidas – (Págs: 82 a 86).
-
Antes de iniciar a produção dos comentários, organize os alunos em pequenos
grupos heterogêneos para leitura compartilhada e discussão das notícias.
Acompanhe a discussão entre os alunos, para verificar como interagem e
organizam a participação nas discussões em grupo.
2ª ETAPA
-
Planejamento - A identificação dos
elementos do lide pode ser realizada durante a leitura compartilhada e a
discussão em grupo.
- Elaboração
- Durante a elaboração, verifique se
os alunos não estão usando argumentos de discurso de ódio. Se tiverem,
converse com toda a turma sobre o assunto.
- Revisão
- Acompanhe a revisão e a reescrita de
perto, para que os alunos não deixem passar nenhum ajuste que deveria ser
feito.
- Digitação,
edição e postagem – Professor, você e os alunos podem criar uma página para
postagem (blog, facebook), ou postarem os comentários no WhatsApp da turma. Acompanhe
de perto essas postagens no blog da turma ou nos links exatos
das notícias lidas
17ª e 18ª AULAS – REFLEXÃO
SOBRE O USO DA LÍNGUA – TIPOS DE SUJEITO – (CAPÍTULO 1 )
1ª ETAPA
- Professor, nessa
seção retomaremos o objeto de conhecimento “Tipos de sujeito” que se encontra
no primeiro capítulo do seu livro didático – (págs: 49 a 51). Sugere- se que primeiramente
revise os conceitos de sujeito e predicado e depois explore os tipos de
sujeito.
2ª ETAPA
- Auxilie os alunos na realização da atividade e
estipule um tempo para que respondam as questões no caderno, em seguida faça
a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas
resoluções das atividades.
( ) Informativos.
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( )
cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
|
Professor é importante:
Incluir
as competências gerais da Base na aula.
- Fomentar
o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
- Apropriar-se
de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
- Rever
sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
- Trabalhar
os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
|
Ano/Série: 8º Período: 13/10/2020 e 30/10/2020 Nº de Aulas: 15
|
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública.
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Fragmento de Romance
(Aventura); Leitura literária; Estratégias de leitura: apreender os sentidos
globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Pontuação;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Conto;
|
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
|
HABILIDADES DA BNCC:
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
(EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção
(EF08LP04)
Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais:
ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos
verbais, pontuação etc.
(EF08LP16)
Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de
modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos,
substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios
etc.).
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª e 2ª AULAS
1ª ETAPA – CAPÍTULO 3 – REFLEXÃO
SOBRE O USO DA LÍNGUA – PONTUAÇÃO
- Professor, essa seção será iniciada pela
análise do trecho de uma notícia, que aborda o reconhecimento da literatura
de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. (págs: 94 a 98)
- Leia com os alunos as palavras constantes do Glossário e
verifique se eles compreendem como se estruturam as estrofes e versos a que
fazem referência.
- Na atividade, discuta com os
alunos a importância do cordel como expressão literária e expressão de vida,
uma vez que abrange não apenas as letras, a música e a ilustração, mas também
reflete valores, formas de pensar e a identidade cultural de muitos
brasileiros.
2ª ETAPA
- Se
achar interessante, relacione em slides os nomes dos sinais de pontuação apresentados
no quadro e, na medida em que mencionar as funções, peça aos alunos que citem
exemplos. Transcreva alguns desses exemplos e analise com eles a função
daquele sinal na situação de uso proposta.
- Informe
aos alunos que as aspas são usadas aos pares, como dois sinais gráficos, no
início e no fim da parte destacada do texto. Quando é necessário destacar uma
parte dentro de outra que já está destacada, usa-se apenas um sinal gráfico no
início e um sinal gráfico no fim.
-
Auxilie os alunos na realização da atividade e estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno.
3 ª e 4ª AULAS
1ª ETAPA – CORREÇÃO –
PONTUAÇÃO
-
Professor, destine essas aulas para a finalização e correção das
atividades do objeto de conhecimento PONTUAÇÃO – (Págs: 94 a 98).
-
Aproveite para revisar os sinais de pontuação e sanar possíveis dúvidas dos
alunos e ampliar o conhecimento.
5ª e 6ª AULAS – CAPÍTULO 4 – PARA COMEÇO DE
CONVERSA
1ª ETAPA
- Professor,
neste capítulo trabalharemos com as narrativas de aventura, exploraremos as
aventuras do navegador Amyr Klink e a obra literária do romancista Daniel
Defoe “Robinson Crusóe”. (págs: 118 a
126).
- Para
diversificar as estratégias de leitura de textos e também pelo fato de os
trechos do romance de aventura selecionados serem extensos, as questões de
interpretação e compreensão serão apresentadas em blocos.
- Se
houver possibilidade, seria interessante iniciar o trabalho com a reprodução
do filme Náufrago (Robert Zemeckis, 2000), para enriquecer a
experiência de leitura dos fragmentos do romance Robinson Crusoé. Segue
abaixo links com trechos do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=KdBPq4wAZmQ
(parte 1 de 4)
https://www.youtube.com/watch?v=k64apQQWwj0&t=101s
(parte 2 de 4)
https://www.youtube.com/watch?v=RGRiEdh6aEo
(parte 3 de 4)
https://www.youtube.com/watch?v=0RG7VxizS1M
(parte 4 de 4)
- A
possibilidade de comparar as narrativas é grande e pode resultar em um
trabalho motivador para os alunos. Em todas as propostas de interações orais
e de compreensão leitora deste capítulo, possibilite a participação de alunos
com mais dificuldade, considerando suas capacidades iniciais, mas buscando
promover avanços. Procure validar as contribuições que fizerem e, quando não
estabelecerem relação direta com as discussões, redirecione a participação
com outras perguntas ou oferecendo exemplos de situações cotidianas
correlatas, próprias do contexto deles.
7ª e 8ª AULA – POR
DENTRO DO TEXTO
-Sugere-se
que as seções “Para começo de conversa” e “Trocando ideias” (pág: 118) sejam
feitas oralmente e em conjunto, com a sua mediação; e que a seção “Por dentro
do texto” (págs: 120 e 121) seja respondida pelo aluno por escrito e
individualmente.
-
Após a socialização e realização da atividade da seção POR DENTRO DO TEXTO,
corrija as questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
9ª e 10ª AULA - PRÁTICA DE
LEITURA – ROMANCE DE AVENTURA
(FRAGMENTO II)
1ª ETAPA
- Professor, destine essas aulas para
trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o gênero ROMANCE DE
AVENTURA (pág: 121 a 126).
- Faça a leitura expressiva do
fragmento II da obra As aventuras de Robinson Crusoé. Depois proponha
uma leitura coletiva do texto pedindo para que cada aluno leia um parágrafo.
Você pode escolher alguns alunos para essa tarefa ou pedir voluntários.
2ª ETAPA
- Professor, na segunda etapa explore a
atividade Por dentro do texto. Essa subseção propõe questões de compreensão e interpretação do
texto lido na Prática de leitura. Orienta a retomada das hipóteses e
inferências formuladas antes da leitura e, quando pertinente, explora o uso
do dicionário.
11ª - 12ª e 13ª AULAS– LINGUAGEM DO TEXTO (pág: 124)
1ª ETAPA
- Espera-se que os alunos percebam que a forma original
contribui para que o leitor visualize a cena aos poucos. Desse modo, provoca
envolvimento do leitor com o que vive o personagem. Seria interessante
retomar os trechos e lê-los com os alunos para que percebam como decorre essa
sequência.
- Nessa atividade (págs: 123 a 126) os alunos
poderão analisar as principais características da tipologia narrativa,
verificar os sentimentos e emoções que são transmitidos pelos personagens,
através da descrição e dos verbos presentes no texto, além de pesquisarem
significados de alguns verbetes e ampliarem a aprendizagem.
2ª ETAPA
-
Após a socialização e realização da atividade dessa seção, corrija as
questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
14ª e
15ª AULAS – TROCANDO IDEIAS
ETAPA
- Professor,
essa seção tem como objetivo proporcionar um “bate papo” com os alunos acerca
da narrativa e os comportamentos atuais da juventude e suas emoções.
-
Incentive a participação de alunos com mais dificuldade em interações orais,
por meio de perguntas direcionadas a eles, considerando suas características
e suas especificidades. Procure validar todas as contribuições que fizerem.
Caso não estabeleçam relação direta com o assunto que está sendo discutido,
redirecione a participação com outra pergunta ou ofereça exemplos de
situações próprias do contexto deles.
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas
resoluções das atividades.
( ) Informativos.
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( )
cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
|
Professor é importante:
Incluir
as competências gerais da Base na aula.
- Fomentar
o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
- Apropriar-se
de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
- Rever
sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
- Trabalhar
os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho.
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020
|
Ano/Série: 9º Período: 13/10/2020 e 30/10/2020 Nº de Aulas: 15
|
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública.
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Poema; Leitura literária; Estratégias
de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Figuras
de Linguagem;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
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HABILIDADES DA BNCC:
(EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção
(EF69LP48) Interpretar,
em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros
(estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por
exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens
e sua relação com o texto verbal.
(EF69LP54) Analisar
os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos
linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no
ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato
sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras
de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre
outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas,
apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos
gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de
linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia,
hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido
decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas
(adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que
funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos
espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
|
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª e 2ª AULAS
1ª ETAPA – CAPÍTULO 3 – PARA COMEÇO
DE CONVERSA
- Professor,
um dos objetivos desse capítulo é levar os alunos a trilharem os caminhos da
poesia, considerando tanto a estrutura quanto a linguagem dos versos e
tomando por base os vários recursos estilísticos que constroem a musicalidade
e estimulam a fruição, como o ritmo, a expressividade, as rimas, entre outros.
- A
fim de contextualizar o tema que será abordado, leia para os alunos o título
do capítulo e o da pintura (págs: 72 e 73). Permita que eles observem por
alguns momentos a obra reproduzida na página, orientando-os a se ater aos
detalhes, às cores e às texturas.
- Leia
os questionamentos propostos e faça outros que considerar pertinentes. Deixe
os alunos se expressarem à vontade, desde que justifiquem seus pontos de
vista de forma coerente e que respeitem os turnos de fala e as opiniões dos colegas.
2ª ETAPA - PRÁTICA DE LEITURA
-
Primeiramente, proponha aos alunos que façam a leitura individual do poema
(págs: 73 a 74) e busquem compreender o texto, selecionando por eles mesmos a
estratégia mais adequada a essa leitura. Em seguida, convide alguns alunos a
fazer a leitura em voz alta do poema a fim de que percebam a sonoridade dos versos.
- Caso
eles desejem esboçar alguma interpretação, deixe que se expressem e
justifiquem seus pontos de vista. Comente que, na subseção Por dentro do
texto, eles poderão verificar como um poema tão curto traz consigo tanto
significado e, dessa forma, confirmar ou rever determinadas ideias iniciais.
- É
importante incentivar os alunos a ler as informações sobre Carlos Drummond de
Andrade, pois esse conhecimento contribui para a formação do repertório
literário dos alunos e tem o potencial de despertar o interesse pela leitura
das obras citadas.
-
Após a socialização e realização das atividades das seções, corrija as
questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
3 ª e 4ª AULAS – CONVERSA
ENTRE TEXTOS
1ª ETAPA –
- O
objetivo dessa seção (págs: 75 e 76) é permitir a comparação entre os dois
textos, que convergem no que diz respeito à temática. Se possível, apresente
a canção “Amor maior” aos alunos. Ela pode ser encontrada, por exemplo, em
serviços gratuitos de streaming de músicas ou em plataformas de
compartilhamento de vídeos na internet.
2ª ETAPA –
-
Após a socialização e realização da atividade dessa seção, corrija as
questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
5ª e 6ª AULAS - MALALA
-
Professor, destine essas aulas para continuarem a leitura da obra literária MALALA.
Relembre os capítulos anteriores e destaque os principais acontecimentos
estimulando a participação oral dos alunos.
7ª e 8ª AULA - REFLEXÃO
SOBRE O USO DA LÍNGUA
1ª ETAPA
- Professor, nessa seção os
alunos lerão outro poema de Carlos Drummond de Andrade: “Lira do amor
romântico ou a eterna repetição” (págs: 76 a 78). Oriente os alunos para que
façam a leitura do poema com expressividade, atentando para o ritmo, a
entonação de voz, as pausas, a postura corporal e a gestualidade propiciados
pelo texto.
-
Uma interpretação possível para o poema, levando em conta o título e a
repetição do verso "Atirei um limão n' água", é que se trata de uma
grande metáfora relativa às diversas e incansáveis investidas do eu poético
no amor, ou mesmo às muitas paixões que ele teve ao longo da vida.
2ª ETAPA
-
Durante a resolução da atividade, revise com os alunos algumas figuras de
linguagem: prosopopeia, hipérbole, onomatopeia, antítese, (pág: 77 a 78).
- Após
a leitura do quadro com o conceito de antítese, retome com os alunos o paradoxo,
figura de linguagem estudada no capítulo 1, e estabeleça com eles a
diferenciação entre ambas.
Reforce
para a turma o efeito provocado pelo uso das figuras de linguagem, que, combinadas
com os recursos cinésicos, a estrofação e as rimas (entre outras manipulações
do estrato sonoro da linguagem), conferem expressividade aos textos poéticos.
-
Após a socialização e realização da atividade, corrija as questões com os
alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
9ª e 10ª AULA – AMPLIANDO
CONHECIMENTOS
-
Professor, nessa seção será possível ampliar o estudo das figuras de
linguagem através da leitura do poema: Órion. (págs: 78 e 79).
- Na
questão 2, trabalhe com o gênero Charge, com o intuito de aprimorar o
entendimento acerca da figura de linguagem ANTÍTESE e as características do
gênero.
- Espera-se que os alunos
afirmem que a charge faz uma crítica à forma como as pessoas se relacionam
atualmente e ao fato de exporem esses relacionamentos em redes sociais.
11ª - 12ª e 13ª AULAS - PRÁTICA DE
LEITURA –
1ª ETAPA
- Professor, destine essas aulas para
trabalhar com os alunos a seção PRÁTICA DE LEITURA com o com POEMA de
Guilherme de Almeida – “ Essa que eu hei de amar” (pág: 79).
- Solicite
aos alunos que leiam o poema em voz alta. Oriente-os para que procurem se
aperfeiçoar na gestualidade e no uso da voz para conferir vivacidade à
leitura.
-
Verifique se os alunos que apresentam mais timidez e/ou dificuldades em falar
em público estão se envolvendo com a atividade. Incentive-os para que se
sintam à vontade para ler, cada um à sua maneira.
-
Leia com os alunos as informações sobre Guilherme de Almeida, pois elas podem
auxiliar na compreensão do contexto em que o poema foi escrito, além de
ampliar os conhecimentos literários da turma.
2ª ETAPA
- Na seção “Por
dentro do texto”(págs: 80 a 82) o intuito das questões apresentadas, além de viabilizar a
compreensão do poema, é explorar características marcantes do gênero,
principalmente relativas à forma.
- Leia com os alunos as
informações do quadro e, se considerar pertinente, proponha uma pesquisa na
internet, na qual os alunos deverão identificar as características em outras
obras poéticas.
- Essas informações, assim como
as que são apresentadas nos quadros da próxima página, são importantes
conceitos (sonetos, quartetos, quadras, versos heptassílabos, escansão
poética, versos simples, rimas e suas classificações) que os alunos poderão
utilizar posteriormente ao produzir os próprios poemas.
3ª ETAPA
-
Após a socialização e realização das atividades das seções, corrija as
questões com os alunos e aproveite para ampliar a aprendizagem.
- Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos.
14ª e 15ª AULAS–
MALALA / OU / A PATA DA GAZELA
1ª ETAPA
-
Professor, destine essas aulas para continuarem a leitura da obra literária MALALA.
Relembre os capítulos anteriores e destaque os principais acontecimentos
estimulando a participação oral dos alunos. Caso, já tenham finalizado a
obra, façam uma atividade de retomando os principais pontos da obra, ou
apenas revisem oralmente.
- Após
a finalização das atividades, apresente a turma, a nova obra literária: “A
PATA DA GAZELA” de José de Alencar. Lembre aos alunos que conheceram um pouco
da obra no capítulo anterior, estudando o gênero fragmento de romance.
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas
resoluções das atividades.
( ) Informativos.
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( )
cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
|
Professor é importante:
Incluir
as competências gerais da Base na aula.
- Fomentar
o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
- Apropriar-se
de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
- Rever
sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
- Trabalhar
os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho.
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