ARTICULAÇÃO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: História em quadrinhos.
|
Ano: 6º Período: 14/05 a 24/05 Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Reconhecer a importância do narrador na produção textual.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO: (1
Aula)
- Os alunos,
no componente de Língua Portuguesa, estão dando os primeiros passos para a
produção de histórias em quadrinhos. A princípio, eles estão produzindo
tirinhas. Você, professor de Técnica de Redação, auxiliará na continuidade
desse trabalho.
- Junto com a
turma, estabeleça uma temática para a produção, inicialmente, de uma tirinha.
Essa produção tem que ser voltada para o tema do projeto de Meio Ambiente de
Ciências.
- Nessa aula,
divida a turma em trios e peça para que realizem essas produções em sala.
2º MOMENTO: (1
Aula)
- Pegue as
produções anteriores e faça a socialização de material com a turma. Os
escritores deverão apresentar o material e amadurecer a produção para que
possam criar uma história em quadrinhos completa (com 10 quadrinhos) na
próxima produção.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de
criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Poema.
|
Ano: 7º Período: 14/05 a 24/05 Nº de Aulas: 2
|
OBJETIVOS
|
GERAL
-
Produzir poemas com a temática voltada para a preservação do meio ambiente.
|
ETAPAS DA AULA
|
1º MOMENTO: (1
Aula)
- Os alunos, a
partir das aulas do componente de Língua Portuguesa estão trabalhando com
sílabas poéticas, assim, eles terão uma noção desse tipo de divisão. Eles já
terão, também, o conhecimento de rimas e versos brancos (aqueles que não
possuem rimas). Assim, você poderá se preocupar apenas com os primeiros
esboços de uma produção poética.
- Divida a
turma em duplas e peça para que eles produzam um poema com a temática voltada
para o meio ambiente, que estão trabalhando no projeto do componente de
Ciências.
- O poema deve
conter 4 estrofes, as duas primeiras com 4 versos e as duas últimas com 3
versos (soneto).
2º MOMENTO: (1
Aula)
- Socialize as
produções dos alunos e faça uma análise dessas produções.
|
RECURSOS:
Para a
realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos
e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se dará de
forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse,
criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de
criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário