ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Acentuação.
Carta
Pessoal e Diário.
Reflexão
Linguística:
Substantivo:
Classificação e Flexão.
Adjetivo:
Classificação e flexão.
|
Ano:
6º Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 11
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características dos gêneros textuais;
Identificar
o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas e acentuação.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
- Já demos
início ao conteúdo da página 94, assim, é importante reforçar o conteúdo por
meio de atividades, vou encaminhar uma sugestão para esses três tipos de
substantivos.
- Para quem
não finalizou pode ampliar o número que aulas relacionadas ao conteúdo.
2º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
A página 108 e 109 do manual didático traz o texto “Os animais e a peste”[1],
de Monteiro Lobato, você pode iniciar sua aula fazendo a leitura dessa fábula
(as especificidades da escrita da fábula serão exploradas pelas aulas de Técnica
de Redação).
-
Discuta o texto com o grupo e realize as atividades das páginas 109 e 108 do
manual didático e faça a correção coletiva.
3º
MOMENTO: (1 aula)
-
Peça para que os alunos identifiquem no texto todas as palavras que podem ser
consideradas com qualidades e/ou defeitos dos animais. Conforme a turma
apresente esses termos você escreve no quadro para depois iniciar a
conceituação do adjetivo.
4º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
Com ajuda do material disponível das páginas 111 à 113 conceitue para os
alunos o adjetivo e sua função na oração. As atividades que intercalam o
conteúdo ajudarão na fixação do mesmo.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia:
Acento diferencial
Poema
Imagem e Cordel.
Reflexão
Linguística: Sujeito
simples e sujeito composto. Concordância sujeito(s) e verbo
|
Ano:
7º Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 11
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a necessidade da utilização da concordância entre o verbo e o número de
sujeitos apresentados na oração.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Até aqui, os alunos já tiveram uma noção de como se estrutura um poema
clássico e como o mesmo assume mais liberdade quando enveredado pelos
caminhos do cordel. Nesse momento, os alunos aprenderão um novo conceito de
poema, trata-se do Poema Imagem. É fundamental que compreendam que para se
compor um poema não existe a obrigatoriedade da existência de palavras, rimas
etc., a poesia pode estar contida na harmonização de uma imagem.
-
O manual didático, nas páginas 114 e 115 traz esse tipo de texto e faz uma
análise da mesma. Com sua turma, faça a análise do Imagem e siga o roteiro
proposto.
2º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Compreendida a possibilidade de leitura poética através de uma imagem você
pode, com auxílio dos poemas das páginas 116 à 118, apresentar brevemente a
poesia concreta para os alunos. Você não precisa se aprofundar, mas é
importante de os alunos entendam o caráter inovador desse tipo de poesia e
como a forma e posição das letras eram utilizadas com aliadas para dar
movimento às composições.
3º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
Aqui, teoricamente, os nossos alunos já sabem a diferença entre sujeito e
predicado. A partir desse conhecimento, apresente aos alunos o texto “Por que
D. João VI tinha fama de guloso?”, de Keila Grinberb. Esse texto será o seu
suporte para introduzir e trabalhar com a turma a concordância que deve
existir entre o verbo da oração e seu sujeito.
-
Sugiro que peça para que os alunos identifiquem, inicialmente, os sujeitos
presentes no texto. A partir dessa identificação explique de que forma o
verbo concorda com o mesmo.
-
Use o apoio do livro didático e demarque a importância de se concordar o
verbo o número de sujeitos adequadamente. A atividade de fixação da página
120 poderá lhe auxiliar no diagnóstico acerca do conteúdo ministrado.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Hífen,
Homônimos e parônimos
Anúncio
Publicitário e Carta de Leitor (argumentativa).
Reflexão Linguística:
Transitividade
do verbo, verbo imperativo, complemento nominal.
|
Ano:
8º Período: 27/08 a 06/09 Nº de Aulas: 12
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Revisar transitividade
verbal e verbo no modo imperativo positivo e negativo;
Utilizar
adequadamente o complemento nominal.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A essa altura nosso aluno já deve saber a exata diferença entre fatos e
opiniões, também, deve ter conhecimento de como se estrutura um argumento que
tem como objetivo convencer seu interlocutor (se não sabe a gente tem que
mostrar agora).
-
Pergunte para a turma se eles já tiveram alguma experiência ruim, relacionada
ao produto, ao efetuar uma compra. É importante que eles digam se foi
necessário registrar uma reclamação e/ou solicitação formal relacionada ao
mesmo. (Caso eles não tenham conte alguma experiência que você mesmo
conhece).
-
Trabalhe com eles o exemplo de carta de solicitação que está na página 184 do
manual didático, ou utilize uma de sua preferência.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A carta traz um roteiro que permite a discussão acerca de algumas hipóteses
que envolvem a escrita dessa carta. Faça esse roteiro com sua turma para que
eles tenham maior clareza quanto a composição da mesma.
3º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Divida a sala em grupos (você que decide o número de participantes e peça
para que os grupos realizem as a atividade proposta nas páginas 185 e 186. É
importante que ao final da produção desses textos os mesmos sejam
socializados, assim, cada um terá uma perspectiva. Para que os alunos não
dispersem pela escola durante a pesquisa você pode levar diferentes exemplos
de problemas com produtos e sortear entre os grupos, assim, cada um
trabalhará seus argumentos relacionados a uma situação hipotética diferentes.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Essas duas aulas podem ser utilizadas como revisão para trabalharmos a
transitividade do verbo, assim, o novo conteúdo não se mostrará tão
desafiador.
5º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o conceito de
complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos, desde que
contemplem sua necessidade.
-
Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e 156 e corrija
junto com eles.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Tipo Textual: Escrita:
Crase e pronome demonstrativo.
Dissertativo
Argumentativo
Reflexão Linguística:
Revisão
de transitividade verbal, Regência verbal e Nominal.
|
Ano:
9º Período: 27/08 a 20/09 Nº de Aulas: 20
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a função da crase;
Revisar a transitividade
do verbo;
Apropriar-se
da regência verbal e nominal.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
O professor deve aproveitar essas aulas para o trabalho de revisão do
conteúdo de transitividade verbal. Você pode decidir a melhor forma para efetuar
essa revisão e fazer uso do número de atividades que julgue necessárias para
que o objetivo seja alcançado.
2º
MOMENTO: (4 Aulas)
-
A construção de um texto dissertativo-argumentativo se mostra um desafio para
muitos de nossos alunos, assim, no manual, a partir da página 210 é
disponibilizado um roteiro que pode te auxiliar na execução dessa empreitada.
Trabalhe com o aluno a escrita e reescrita de um texto
dissertativo-argumentativo para que eles consigam chegar a essência da
proposta.
3º
MOMENTO: (13 Aulas)
-
O conteúdo selecionado para trabalho é o de regência verbal e nominal.
Trata-se de um conteúdo que exige algumas retomadas, assim, é possível que
demande um tempo mais longo. O manual didático lhe dará suporte para apoio a
partir da página 219.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
[1]
Trata-se de uma pequena fábula que está repleta de adjetivos. Vamos focar nos
adjetivos para o trabalho posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário