PLANEJAMENTO DE 27/08 À 06/09/2018


ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                       Ortografia: Acentuação.
Carta Pessoal e Diário.
Reflexão Linguística:
Substantivo: Classificação e Flexão. 
Adjetivo: Classificação e flexão.                                         
Ano: 6º                                    Período: 27/08 a 06/09                    Nº de Aulas:  11
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características dos gêneros textuais;
Identificar o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e acentuação.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 Aulas)
- Já demos início ao conteúdo da página 94, assim, é importante reforçar o conteúdo por meio de atividades, vou encaminhar uma sugestão para esses três tipos de substantivos.
- Para quem não finalizou pode ampliar o número que aulas relacionadas ao conteúdo.

2º MOMENTO: (3 Aulas)
- A página 108 e 109 do manual didático traz o texto “Os animais e a peste”[1], de Monteiro Lobato, você pode iniciar sua aula fazendo a leitura dessa fábula (as especificidades da escrita da fábula serão exploradas pelas aulas de Técnica de Redação).
- Discuta o texto com o grupo e realize as atividades das páginas 109 e 108 do manual didático e faça a correção coletiva.

3º MOMENTO: (1 aula)
- Peça para que os alunos identifiquem no texto todas as palavras que podem ser consideradas com qualidades e/ou defeitos dos animais. Conforme a turma apresente esses termos você escreve no quadro para depois iniciar a conceituação do adjetivo.

4º MOMENTO: (4 Aulas)
- Com ajuda do material disponível das páginas 111 à 113 conceitue para os alunos o adjetivo e sua função na oração. As atividades que intercalam o conteúdo ajudarão na fixação do mesmo.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                     Ortografia: Acento diferencial                           
Poema Imagem e Cordel.
Reflexão Linguística: Sujeito simples e sujeito composto. Concordância sujeito(s) e verbo
Ano: 7º                                    Período: 27/08 a 06/09                    Nº de Aulas:  11
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a necessidade da utilização da concordância entre o verbo e o número de sujeitos apresentados na oração.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 Aulas)
- Até aqui, os alunos já tiveram uma noção de como se estrutura um poema clássico e como o mesmo assume mais liberdade quando enveredado pelos caminhos do cordel. Nesse momento, os alunos aprenderão um novo conceito de poema, trata-se do Poema Imagem. É fundamental que compreendam que para se compor um poema não existe a obrigatoriedade da existência de palavras, rimas etc., a poesia pode estar contida na harmonização de uma imagem.
- O manual didático, nas páginas 114 e 115 traz esse tipo de texto e faz uma análise da mesma. Com sua turma, faça a análise do Imagem e siga o roteiro proposto.

2º MOMENTO: (3 Aulas)
- Compreendida a possibilidade de leitura poética através de uma imagem você pode, com auxílio dos poemas das páginas 116 à 118, apresentar brevemente a poesia concreta para os alunos. Você não precisa se aprofundar, mas é importante de os alunos entendam o caráter inovador desse tipo de poesia e como a forma e posição das letras eram utilizadas com aliadas para dar movimento às composições.

3º MOMENTO: (4 Aulas)
- Aqui, teoricamente, os nossos alunos já sabem a diferença entre sujeito e predicado. A partir desse conhecimento, apresente aos alunos o texto “Por que D. João VI tinha fama de guloso?”, de Keila Grinberb. Esse texto será o seu suporte para introduzir e trabalhar com a turma a concordância que deve existir entre o verbo da oração e seu sujeito.
- Sugiro que peça para que os alunos identifiquem, inicialmente, os sujeitos presentes no texto. A partir dessa identificação explique de que forma o verbo concorda com o mesmo.
- Use o apoio do livro didático e demarque a importância de se concordar o verbo o número de sujeitos adequadamente. A atividade de fixação da página 120 poderá lhe auxiliar no diagnóstico acerca do conteúdo ministrado.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                        Ortografia: Hífen, Homônimos e parônimos                                        
Anúncio Publicitário e Carta de Leitor (argumentativa).
Reflexão Linguística: Transitividade do verbo, verbo imperativo, complemento nominal.
Ano: 8º                                    Período: 27/08 a 06/09                    Nº de Aulas:  12
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Revisar transitividade verbal e verbo no modo imperativo positivo e negativo;
Utilizar adequadamente o complemento nominal.


ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 Aulas)
- A essa altura nosso aluno já deve saber a exata diferença entre fatos e opiniões, também, deve ter conhecimento de como se estrutura um argumento que tem como objetivo convencer seu interlocutor (se não sabe a gente tem que mostrar agora).
- Pergunte para a turma se eles já tiveram alguma experiência ruim, relacionada ao produto, ao efetuar uma compra. É importante que eles digam se foi necessário registrar uma reclamação e/ou solicitação formal relacionada ao mesmo. (Caso eles não tenham conte alguma experiência que você mesmo conhece).
- Trabalhe com eles o exemplo de carta de solicitação que está na página 184 do manual didático, ou utilize uma de sua preferência.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- A carta traz um roteiro que permite a discussão acerca de algumas hipóteses que envolvem a escrita dessa carta. Faça esse roteiro com sua turma para que eles tenham maior clareza quanto a composição da mesma.

3º MOMENTO: (3 Aulas)
- Divida a sala em grupos (você que decide o número de participantes e peça para que os grupos realizem as a atividade proposta nas páginas 185 e 186. É importante que ao final da produção desses textos os mesmos sejam socializados, assim, cada um terá uma perspectiva. Para que os alunos não dispersem pela escola durante a pesquisa você pode levar diferentes exemplos de problemas com produtos e sortear entre os grupos, assim, cada um trabalhará seus argumentos relacionados a uma situação hipotética diferentes.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Essas duas aulas podem ser utilizadas como revisão para trabalharmos a transitividade do verbo, assim, o novo conteúdo não se mostrará tão desafiador.

5º MOMENTO: (3 Aulas)
- Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o conceito de complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos, desde que contemplem sua necessidade.
- Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e 156 e corrija junto com eles.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Tipo Textual:                                                    Escrita: Crase e pronome demonstrativo.            
Dissertativo Argumentativo
Reflexão Linguística: Revisão de transitividade verbal, Regência verbal e Nominal.
Ano: 9º                                    Período: 27/08 a 20/09                   Nº de Aulas: 20
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a função da crase;
Revisar a transitividade do verbo;
Apropriar-se da regência verbal e nominal.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (3 Aulas)
- O professor deve aproveitar essas aulas para o trabalho de revisão do conteúdo de transitividade verbal. Você pode decidir a melhor forma para efetuar essa revisão e fazer uso do número de atividades que julgue necessárias para que o objetivo seja alcançado.

2º MOMENTO: (4 Aulas)
- A construção de um texto dissertativo-argumentativo se mostra um desafio para muitos de nossos alunos, assim, no manual, a partir da página 210 é disponibilizado um roteiro que pode te auxiliar na execução dessa empreitada. Trabalhe com o aluno a escrita e reescrita de um texto dissertativo-argumentativo para que eles consigam chegar a essência da proposta.

3º MOMENTO: (13 Aulas)
- O conteúdo selecionado para trabalho é o de regência verbal e nominal. Trata-se de um conteúdo que exige algumas retomadas, assim, é possível que demande um tempo mais longo. O manual didático lhe dará suporte para apoio a partir da página 219.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              







[1] Trata-se de uma pequena fábula que está repleta de adjetivos. Vamos focar nos adjetivos para o trabalho posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário