7ª SD LP 7º ano

 


Ano/Série: 7º         Período: 05/09/2022 a 23/09/2022             Nº de Aulas: 10


TEMA INTERCURRICULAR: “AS DIVERSAS FACETAS DO CONSUMO”

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:   


LEITURA: Gêneros: reportagem, carta de reclamação; 



ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Adjetivo, artigo e numeral; 


ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva; 



PRODUÇÃO: Reflexão: educação para o consumo e direitos do consumidor;


COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;


2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;


3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.


5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais

HABILIDADES DA BNCC:

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática dos textos.


(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.


(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.


(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.


(EF89LP07) Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.


(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


(EF67LP16) Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.


(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).



Os objetivos da educação ambiental, de acordo com a Carta de Belgrado, são os seguintes: 

• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele. 

• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades. 

• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais. 

• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa. 

• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental. 

• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais. 






ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

  1ª, 2ª AULAS 

- Professor, sugere-se que destine essas aulas para finalizar as atividades referentes ao tema Inter curricular: “As diversas facetas do consumo” (Capítulo 7 – livro didático: CONTROLAR GASTOS E CONHECER DIREITOS). 


  3ª, 4ª AULAS 

1ª ETAPA 

PRÁTICA DE LEITURA (págs: 245 a 256)

- Professor, organize um momento para conversar com os alunos antes da leitura sobre os encaminhamentos em caso de reclamação da compra de um produto ou serviço. Retome com eles a carta de reclamação informal. Pergunte se aquela carta seria adequada caso o consumidor precisasse entrar na justiça contra a empresa. 

- Espera-se que os alunos compreendam que a carta não teria o registro linguístico adequado à formalidade dessa atividade e não se fundamentou na lei. Em seguida, leia a introdução e apresente as perguntas iniciais, para suscitar discussão e realizar levantamento de conhecimentos prévios em relação ao que vai ser discutido no texto. A sugestão é escolher um aluno escriba para anotar as hipóteses produzidas nesse momento de predição de leitura. Informe aos alunos que uma carta fundamentada na lei tem maior possibilidade de ser atendida, tendo em vista que as empresas têm receio de ter seu nome envolvido em autuações do Procon ou em processos na justiça. 

- Promova a leitura compartilhada e colaborativa com os alunos, realizando pausas para relacionar as informações lidas com os sentidos levantados antes da leitura, assim como confirmar ou não as hipóteses produzidas por eles. 

- Recorra às anotações realizadas para que se contemplem todas as antecipações e hipóteses produzidas na predição de leitura. Oriente os alunos a observarem todos os elementos composicionais da carta de reclamação formal, comparando essa com a outra carta lida.


2ª ETAPA   Por dentro do texto 

- Professor, organize os alunos em duplas ou em pequenos grupos para que as atividades de interpretação e compreensão de texto sejam discutidas e respondidas de forma refletida e coletiva. 


Atividade 

Questão 1. Oriente os alunos a realizar paráfrases ou síntese da contextualização e reclamação/solicitação. Informe a eles que as cartas formais têm elementos-padrão e podem ser usadas para dar prosseguimento a processos contra as empresas que não atenderem o consumidor, por isso todas as informações necessitam ser diretas, objetivas e precisas, para que não haja dúvidas sobre o ocorrido. Local e data: São Paulo, 10 de outubro de 2018. 

Destinatários: Empresa Coconut Celular Technology Inc., com cópia para Coconut Assistência Técnica Ltda. e Loja Brasileira. 

Assunto: Reclamação de defeito do produto. 

Vocativo: Senhores. 

Contextualização: Em 17 de julho de 2018, a reclamante adquiriu um celular smartphone Coconut M5 na Loja Brasileira; ao receber o celular, este apresentou o seguinte defeito: tela travada. Reclamação/solicitação: A loja pediu que a reclamante enviasse o produto à assistência técnica, que não resolveu o problema. Solicitou, em seguida, a substituição do produto, por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso. 

Finalização: Aguardo sua resposta por escrito. 

Atenciosamente. Assinatura/subscrição: Assinatura__ Ana Paula Oliveira Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo-SP, CEP: 03965-030 Tel. (11) 99950002, e-mail: ana.paula. oliv.37@email.com


Atividades 

Questões - 4 e 5. Informe aos alunos que o uso de um dispositivo da lei é um argumento incontestável em uma carta de solicitação ou reclamação; por isso, antes de produzi-la, o cidadão precisa saber se há fundamento legal para realizá-la. 

Questão - 6. Oriente os alunos a refletir sobre a importância de saberem se dirigir por escrito às instituições e exercerem seu papel de cidadãos. Com base nessa reflexão, peça-lhes que se posicionem e exponham um problema ou boas experiências em sua ação como consumidores e cidadãos.


3ª ETAPA Linguagem do texto (pág: 247)

Atividades 

Questão 1. Peça aos alunos que releiam a carta de reclamação informal e anotem o que há de semelhante e de diferente entre as duas cartas. Chame atenção para o registro linguístico utilizado. Enfatize a necessidade de uso da norma-padrão da língua e de registro linguístico formal, pois se trata de um gênero que pode compor um processo em órgãos de defesa do consumidor ou em juizados especiais cíveis. 

Questão 2. Retome a discussão sobre tipos de argumentos do capítulo 

Questão 3. Explique aos alunos que o argumento de autoridade é quando o autor do texto se baseia em outro com grande reconhecimento social. Possibilite o acesso à internet para a pesquisa dos elementos que compõem a lei.


  5ª e 6ª AULAS   PRODUÇÃO DE TEXTO (págs: 248 a 249)

CARTA DE RECLAMAÇÃO OU CARTA DE SOLICITAÇÃO 

- Professor, organize uma roda de conversa para discutir casos reais envolvendo os alunos e sua família. Podem ser casos relacionados à comunidade também. A ideia inicial é pensar em violação ao direito do consumidor; no entanto, se a comunidade apresentar um caso sério a ser enfrentado, o tema pode ser modificado. 

- A sugestão é que escolha um aluno como escriba, a fim de anotar todas as informações trazidas por eles, para cotejá-las durante o planejamento e a elaboração da carta de solicitação ou reclamação.


Planejamento – Etapa 1 – (PÁGS: 248 a 249)

- Oriente os alunos a reler a carta de reclamação formal e verificar todos os elementos que a compõem. Peça-lhes que retomem as anotações realizadas durante a roda de conversa. 

Planejamento – Etapas 2 e 3

- Ajude os alunos a realizar a pesquisa na internet, inclusive a navegar nos sites ou portais dos órgãos públicos de sua cidade. 

Elaboração – Etapas 1, 2 e 3 

- Acompanhe de perto todas as etapas de elaboração da carta, a fim de verificar se todos os elementos estão presentes e as informações apresentadas são compreensíveis. 

Elaboração – Etapa 4

- Chame a atenção dos alunos para o uso de recursos linguísticos de articulação das ideias do texto.

Revisão e reescrita

- Além das orientações sobre a organização e composição do texto, oriente os alunos ao uso dos conhecimentos linguísticos estudados até aqui para a produção do texto.


  7ª e 8ª AULAS – REVISÃO - ADJETIVO

1ª ETAPA 

- Professor, sugere-se que destine essas aulas para ampliar a revisão sobre o objeto de conhecimento: adjetivo, sua classificação e exemplos. Aproveite para sanar as dúvidas. 

Atividades em anexo. 

  9ª e 10ª AULAS – REVISÃO - ARTIGO E NUMERAL 

1ª ETAPA 

- Professor, sugere-se que destine essas aulas para ampliar a revisão sobre os objetos de conhecimento: artigo e numeral, classificação e exemplos. Aproveite para sanar as dúvidas. 

Atividades em anexo.




RECURSOS: 

(  ) Resumo             

(  ) Data show;            

(  ) Jornal;           

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.  

(  ) Informativos.

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova; 

(  ) Trabalho; 

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;   

(  ) Seminários; 

(  ) Apresentação oral; 

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate; 

(  ) Relatórios; 

(  ) Avaliação escrita; 

(  ) Avaliação da participação;



Professor é importante: 

Incluir as competências gerais da Base na aula.

Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.

Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.

Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.





 



























ANEXOS

Adjetivo

Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.


Os adjetivos podem ser classificados em:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


- primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.

Ex.: claro, triste, grande, vermelho.


- derivados: são formados a partir de outros radicais.

Ex.: infeliz, azulado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


- simples: apresentam um único radical em sua estrutura.

Ex.: apavorado, feliz.


- compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.

Ex.: ítalo-brasileiro, socioeconômico.


Adjetivos pátrios


São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.

Ex.: brasileiro, goiano, carioca, acreano, capixaba.


 LOCUÇÃO ADJETIVA é uma expressão formada de duas ou mais palavras e que equivale a um adjetivo. Exemplos:


LOCUÇÃO ADJETIVA ADJETIVO CORRESPONDENTE

Ambiente de família Ambiente familiar

Carinho de filho Carinho filial

Flor do campo Flor campestre

Rosto de anjo Rosto angelical

Amor de irmão Amor fraterno/ fraternal

Esmalte sem cor Esmalte incolor

Carne de porco Carne suína

Líquido sem cheiro Líquido inodoro

Coração de pai Coração paterno/ paternal

Curso da tarde Curso vespertino

Máscara de cabelo Máscara capilar

Conselho de mãe Conselho materno

Pneus de trás Pneus traseiros

Pneus da frente Pneus frontais

...de gato ...felino

...de idade ...etário

...de lado ...lateral

...de chuva ...pluvial

...de rio ...fluvial

...de cão ...canino

...de cavalo ...equino


Flexões dos adjetivos


Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau.


Flexão de gênero


Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.

Ex.: Uma mulher formosa – um homem formoso

Uma professora ativa – um professor ativo


Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.


Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.

As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:

Ex.: o homem honesto – a mulher honesta, o produtor inglês – a produtora inglesa.


Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:

Ex.: pássaro frágil – ave frágil, escritor ruim – escritora ruim.


Flexão de número


Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.

Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.


Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:


- Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:

Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.


- Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:

Ex.: recipiente verde-mar - recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.



Flexão de grau


Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.

Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.


Grau comparativo


Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.


a) Grau comparativo de igualdade: Ela é tão exigente quanto justa.

                                                                Ela é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.


b) Grau comparativo de superioridade: Seu candidato é mais desonesto (do) que o meu.


c) Grau comparativo de inferioridade: Somo menos passivos (do) que eles.



Grau superlativo


A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.


a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam uma certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.

Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)

Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)


b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.


- analítico: é formado com a presença de um advérbio:

Você é muito crítico.

A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.


- sintético: é expresso com a participação de sufixos.

A prova de matemática estava dificílima.

Este piloto é velocíssimo.


Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.

Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.



ARTIGO


 


ATIVIDADES


1- Complete com artigo definido ou indefinido.

Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. 

O meu pai tem ______ amigos ingleses.  

A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. 

_____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. 

Tu tens _____ casa muito bonita. 

O Senhor tem ______ carro fabuloso! 

Ela tem ______ óculos muito originais. 

O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  

A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. 

Isto é ______ cadeira. 

Isto é ______ janela. 

Tu tens _____ telemóvel espetacular. 

Vocês têm _____ discos fantásticos. 


2- Classifique as orações de acordo com o código representado:

A – artigo definido

B – artigo indefinido


a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (   ).

b- O bem sempre vencerá o mal (   ).

c- Preciso de uma explicação para o fato (   ).

d- Chegaram as encomendas (   ).

e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados (  ).


3- Complete a história abaixo com artigos definidos e indefinidos quando necessário.

Somos ______ família feliz. Temos _____ trabalho desejado e  ______ casa dos nossos sonhos. Nela temos ____ quarto grande para nós e outros dois menores para nossos filhos.  Além disso, temos _____ cozinha, _____jardim,____ quintal, ____ varanda, entre outras coisas. ______ minha esposa fala muitas línguas porque gosta muito de viajar e eu acabei aprendendo algumas, mas prefiro ficar em casa. Semana que vem nós vamos passar as férias no país predileto da minha mulher: ___ França! Mas preciso aprender um pouco de francês. ______ agente de viagens me aconselhou a estudar  ______ língua francesa, pois é muito difícil. Porém, o que eu estou detestando é que a viagem vai durar umas 12 horas, ou mais.



N U M E R A L

          Entre as palavras que, na frase, se relacionam ao substantivo há também o numeral.


Exemplos:

          Comprou duas caixinhas de música.

          O investigador fez a primeira pergunta.


          Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando ideia de número.


Ex.: “Perseguido por três policiais um homem corre pelas ruas da cidadezinha”.

         “Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto...”


O numeral pode indicar:

Quantidade: Choveu durante quatro semanas.

Ordem: O terceiro aluno da fila era o mais alto.

Multiplicação: O operário pediu o dobro do salário.

Fração: Comeu meia maçã.

          

CLASSIFICAÇÃO DO NUMERAL

De acordo com o que indica, o numeral pode ser:

CARDINAL: Indica uma quantidade determinada de seres: um, dois, três, quatro, cinco...

ORDINAL: Indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série: primeiro, segundo, terceiro...

MULTIPLICATIVO: Expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo... 

FRACIONÁRIO: Expressa ideia de divisão, indicando em quantas partes a quantidade foi dividida: meio, terço, quarto, quinto...

UM – artigo com sentido de qualquer.

UM – numeral – sentido somente apenas.

       


CARDINAIS                                     ORDINAIS

Um                                                   Primeiro

Dois                                                  Segundo.

Três                                                  Terceiro.

Quatro                                              Quarto.

Cinco                                                Quinto.

Seis                                                   Sexto.

Sete                                                  Sétimo

Oito                                                   Oitavo

Nove                                                 Nono.

Dez                                                    Décimo

Onze                                                  Décimo primeiro.

Doze                                                  Décimo segundo.

Treze                                                 Décimo terceiro.

Quatorze                                           Décimo quarto.

Quinze                                              Décimo quinto

Dezesseis                                         Décimo sexto.

Dezessete                                         Décimo sétimo.

Dezoito                                             Décimo oitavo.

Dezenove                                         Décimo nono.

Vinte                                                 Vigésimo.

Trinta                                                Trigésimo.

Quarenta                                           Quadragésimo.

Cem                                                   Centésimo

Duzentos                                           Ducentésimo.


MULTIPLICATIVOS                          FRACIONÁRIOS

Dobro                                                Meio.

Triplo                                                 Terço.

Quádruplo                                        Quarto.

Quíntuplo                                         Quinto.

Sêxtuplo                                            Sexto.

Sétuplo                                              Sétimo.

Óctuplo                                             Oitavo.

Nônuplo                                            Nono.

Décuplo                                             Décimo.

Undécuplo                                        Onze avos.

Duodécuplo                                      Doze avos.

----                                                      Vinte avos.

----                                                      Trinta avos.

----                                                      Noventa avos.

Cêntuplo                                           Centésimo.

----                                                      Ducentésimo.

----                                                      Milésimo.

----                                                      Milionésimo.

----                                                      Bilionésimo.


1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.

       1 – Numeral cardinal.

       2 – Numeral ordinal.

       3 – Numeral multiplicativo.

       4 – Numeral fracionário.

       5 – Numeral coletivo.


(  ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.

(  ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.

(  ) Ainda resta a metade da torta.

(  ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.

(  ) Recebi um doze avos do meu salário.

(  ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.

(  ) Vendi duas dúzias de ovos.


2 – Complete com numeral conveniente:


a)    Hoje é o _______ dia da semana.

b)    No __________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.

c)    Junho é o __________ mês do ano.

d)    Oito é o _________ de quatro.

e)    D. Pedro __________, filho de D. Pedro ___________ governou o Brasil durante quase _________ século.


3 – Escreva por extenso os numerais:


a)    Rodrigo e Rafael, fizeram _______________ pontos no jogo de basquete. (16).

b)    Estamos no ________________ mês do ano (12º).

c)    Vinícius é o ________________ da chamada (29º).

d)    Leonardo comemorou o _________________ aniversário do seu avó (60º).

e)    Joaquim tem _______________ anos (11).

f)     Marcos mora no ________________ andar daquele prédio (16º).

g)    Esta é a ________________ vez que lhe telefono (1000º)


4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:


a)    Só consegui terminar _______________ do bordado. (1/4).

b)    Maria trabalhou ____________do que sua irmã. (Duas vezes mais).

c)    Apliquei __________________ do meu salário na poupança. (3/12)

d)    Comprei o mesmo tecido por __________ do preço que você pagou. (1/3).

e)    Pedi a ele que trouxesse o _______________ jornal que encontrasse. (1º).

f)     O padre João convocou os fiéis para rezar as _______________. (9).


5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.


a)    Fernanda comeu um ____________ da torta: fracionário.

b)    Esse filme é de __________ categoria: ordinal.

c)    Luiza agora tem o ______________ de trabalho na escola: multiplicativo.

d)    Beatriz e Sofia convidaram ___________ amigas para jantar em sua casa: Cardinal.

e)    _____________ da tarefa de Rafaela já foi feita: fracionário.

f)     Aproximadamente ______________ mães participaram da reunião: Cardinal.

g)    Vamos apresentar agora a ____________ candidata: ordinal.


6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.


a)    3 pão = 

 b)   12 porco = 

c)    14 papel = 

 d)    660 grama = 

e)    1001 razão =  

7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:


a)    Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.

b)    Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.

c)    O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.

d)    Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.


8 – Escreva os ordinais por extenso:

- 30º = 

- 45º = 

 - 68º = 

 - 100º = 

 - 94º = 

 - 50º = 

 

9 – Classifique os numerais das orações abaixo:


a)    Nossa equipe fez seis pontos.

b)    Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.

c)    Consegui alcançar o segundo lugar.

d)    Meu amigo recebeu o triplo de mim.

e)    Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.

https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/06/n-u-m-e-r-l-classificacao-e-atividades.html 







Nenhum comentário:

Postar um comentário