PLANEJAMENTO DE 30/07 À 09/08/2018


ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                       Ortografia: Sílaba tônica e sílaba átona.
Relato Pessoal.
Reflexão Linguística:
Revisão das classes gramaticais.                                           
Ano: 6º                                    Período: 30/07 a 09/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características dos gêneros textuais;
Revisar as classes gramaticais necessárias para continuidade do conteúdo.
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e acentuação.
ETAPAS DA AULA
- Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos, ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente, encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior. Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento definitivo no próximo dia 10/08/2018.
- Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento, iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
- Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de responder às perguntas.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- Relato Pessoal: Coloque a turma em círculo (se for possível. Essa atividade, inclusive, pode ser realizada fora da sala de aula, caso sua escola tenha espaço e sua turma tenha o perfil aceitável para uma atividade ao ar livre.
- Faça o sorteio do nome de alguns alunos para que eles façam um relato acerca do último fim de semana. O instrua a contar o que achou de interessante, pode ser uma história dele ou de alguém que presenciou, desde que seja dada a impressão dele acerca do acontecimento.
- Monte uma dinâmica em que cada aluno pegará, por meio de sorteio, o nome de um colega em uma caixinha. Depois de escolhido o colega, ele escreverá 3 características desse colega, visíveis ou não visíveis, ele que escolhe. A terminar, eles lerão as características do colega e os demais terão que adivinhar que é a pessoa de quem ele fala. Coloque as cadeiras em círculo, ficará mais fácil de todos se olharem durante a dinâmica.
- Após ditas as características, converse com os alunos e verifique se eles se enxergam assim como seus colegas os veem.
- Com os alunos, leia o texto “Banhos de mar”, de Clarice Lispector, nas páginas 140 à 142 do manual didático.
- Aproveite essa conversa sobre as principais características de um relato pessoal e porque esse texto pode ser assim classificado. Depois de mostradas as características do texto de Clarice trace um paralelo com as histórias contadas pelos alunos no início da aula.
- Discuta com os alunos as questões interpretativas e as características do texto trabalhado.

3º MOMENTO: (1 Aula)
- Na sala, solucione e corrija a atividade das página 146 do manual didático.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Como os alunos estão tendo um contato cada vez maior com novas palavras e já iniciamos as discussões sobre acentuação gráfica, vamos aproveitar essas aulas para revisar as sílabas tônicas e átonas. Como auxílio, você pode utilizar o material das páginas 192 e 193.
- Realize e corrija as atividades das páginas 193 e 194 e corrija com a turma.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                     Ortografia: Acentuação de ditongo e hiato                   
Campanha Comunitária e Campanha Publicitária.
Reflexão Linguística: Sujeito e Predicado
Ano: 7º                                    Período: 30/07 a 09/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar e utilizar o os diferentes sujeitos e seus predicados em um texto.
ETAPAS DA AULA
- Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos, ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente, encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior. Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento definitivo no próximo dia 10/08/2018.
- Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento, iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
- Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de responder às perguntas.

2º MOMENTO: (1 Aula)
- Apresente aos alunos alguns anúncios de campanhas comunitárias que acontecem pelo Brasil. Selecione aquelas que estão mais próximas de nossa realidade e que eles conseguiram acompanhar, seja pela televisão ou por cartazes espalhados em locais específicos.
- O material das páginas 144 à 146 do manual didático lhe fornecerá suporte para introduzir a temática para seus alunos. Discuta as questões oralmente para que os meninos não se sintam sobrecarregados.

3º MOMENTO: (2 Aulas)
- Realize e corrija com a turma as discussões fornecidas pelas páginas 146 e 147 do manual didático. Eles devem ser capazes de identificar as características marcantes da campanha comunitária.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Escolha um texto, de sua preferência, e realize com os alunos a leitura e discussão do mesmo (estou encaminhando uma sugestão). O objetivo desse texto é apresentar aos alunos a existência de um sujeito dentro de uma oração e o predicado que acompanha esse sujeito.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                                       
Anúncio Publicitário e Carta de Leitor.
Reflexão Linguística: Complemento Nominal.
Ano: 8º                                    Período: 30/07 a 09/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Trabalha o conceito e aplicabilidade do complemento nominal.

ETAPAS DA AULA
- Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos, ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente, encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior. Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento definitivo no próximo dia 10/08/2018.
- Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento, iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
- Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se recordar.
- Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de responder às perguntas.

2º MOMENTO: (2 Aulas)

- Apresente para a turma o texto “A cara vida moderna”, de Walcyr Carrasco que está nas páginas 144 e 145 do manual didático. Esse texto vai ser a sua introdução para falar acerca de anúncios publicitários.
- O consumismo será a perspectiva para análise. Selecione alguns produtos presentes no texto e verifique quem os tem, a marca e porque escolheu a mesma.
- Feita essa discussão, você pode falar do poder do anúncio publicitária em nossas práticas de consumo.

3º MOMENTO: (1 Aula)
- Discuta com a turma as questões propostas nas páginas 145 à 147 do manual didático (você pode fazer por escrito ou oralmente) para reforçar a ideia do efeito possível pelos anúncios publicitários.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o conceito de complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos, desde que contemplem sua necessidade.
- Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e 156 e corrija junto com eles.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Tipo Textual:                                                    Escrita: Crase.                   
Dissertativo Argumentativo
Reflexão Linguística: Regência Verbal e Nominal.
Ano: 9º                                    Período: 30/07 a 09/08                   Nº de Aulas: 10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a função da crase.
ETAPAS DA AULA
- Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos, ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente, encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior. Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento definitivo no próximo dia 10/08/2018.
- Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento, iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
- Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se recordar.
- Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de responder às perguntas.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- Trabalhe com a turma o texto “Há incerteza na mudança”, das páginas 210 e 211 do manual didático. Os alunos precisam ter clareza quando ao que caracteriza um texto como dissertativo e argumentativo. Devem saber o que é um argumento e devem vivenciá-lo em suas produções.
- Utilize exemplos do cotidiano dos alunos para que eles possam se familiarizar com a proposta.

3º MOMENTO: (3 Aulas)
- Utilize o material disponibilizado pelo livro a partir da página 212 para que seus alunos possam produzir um texto dissertativo argumentativo.
- É muito importante que os alunos façam uma reflexão sobre cada texto e apresente suas perspectivas para, só depois, dar os primeiros passos em sua produção.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             






Nenhum comentário:

Postar um comentário