ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Sílaba tônica e sílaba átona.
Relato
Pessoal.
Reflexão
Linguística:
Revisão
das classes gramaticais.
|
Ano:
6º Período: 30/07 a 09/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características dos gêneros textuais;
Revisar as
classes gramaticais necessárias para continuidade do conteúdo.
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas e acentuação.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas
últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos,
ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente,
encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com
duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que
ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior.
Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento
definitivo no próximo dia 10/08/2018.
-
Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do
planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento,
iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido
esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais
urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu
aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
-
Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais
as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um
levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros.
Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco
no momento de responder às perguntas.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Relato Pessoal: Coloque a turma em círculo (se for possível. Essa atividade,
inclusive, pode ser realizada fora da sala de aula, caso sua escola tenha
espaço e sua turma tenha o perfil aceitável para uma atividade ao ar livre.
-
Faça o sorteio do nome de alguns alunos para que eles façam um relato acerca
do último fim de semana. O instrua a contar o que achou de interessante, pode
ser uma história dele ou de alguém que presenciou, desde que seja dada a
impressão dele acerca do acontecimento.
- Monte uma dinâmica
em que cada aluno pegará, por meio de sorteio, o nome de um colega em uma
caixinha. Depois de escolhido o colega, ele escreverá 3 características desse
colega, visíveis ou não visíveis, ele que escolhe. A terminar, eles lerão as
características do colega e os demais terão que adivinhar que é a pessoa de
quem ele fala. Coloque as cadeiras em círculo, ficará mais fácil de todos se
olharem durante a dinâmica.
- Após ditas
as características, converse com os alunos e verifique se eles se enxergam
assim como seus colegas os veem.
- Com os
alunos, leia o texto “Banhos de mar”, de Clarice Lispector, nas páginas 140 à
142 do manual didático.
- Aproveite
essa conversa sobre as principais características de um relato pessoal e
porque esse texto pode ser assim classificado. Depois de mostradas as
características do texto de Clarice trace um paralelo com as histórias
contadas pelos alunos no início da aula.
- Discuta com
os alunos as questões interpretativas e as características do texto
trabalhado.
3º
MOMENTO: (1 Aula)
- Na sala,
solucione e corrija a atividade das página 146 do manual didático.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Como os alunos estão tendo um contato cada vez maior com novas palavras e já
iniciamos as discussões sobre acentuação gráfica, vamos aproveitar essas
aulas para revisar as sílabas tônicas e átonas. Como auxílio, você pode
utilizar o material das páginas 192 e 193.
-
Realize e corrija as atividades das páginas 193 e 194 e corrija com a turma.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões
suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que
vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia:
Acentuação de ditongo e hiato
Campanha
Comunitária e Campanha Publicitária.
Reflexão Linguística:
Sujeito
e Predicado
|
Ano:
7º Período: 30/07 a 09/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar
e utilizar o os diferentes sujeitos e seus predicados em um texto.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas
últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos,
ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente, encerrada
na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com duas
possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles que
ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior.
Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento
definitivo no próximo dia 10/08/2018.
-
Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do
planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento,
iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido
esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais
urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu
aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
-
Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais
as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um
levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros.
Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco
no momento de responder às perguntas.
2º
MOMENTO: (1 Aula)
-
Apresente aos alunos alguns anúncios de campanhas comunitárias que acontecem
pelo Brasil. Selecione aquelas que estão mais próximas de nossa realidade e
que eles conseguiram acompanhar, seja pela televisão ou por cartazes
espalhados em locais específicos.
-
O material das páginas 144 à 146 do manual didático lhe fornecerá suporte
para introduzir a temática para seus alunos. Discuta as questões oralmente
para que os meninos não se sintam sobrecarregados.
3º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Realize e corrija com a turma as discussões fornecidas pelas páginas 146 e
147 do manual didático. Eles devem ser capazes de identificar as
características marcantes da campanha comunitária.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Escolha um texto, de sua preferência, e realize com os alunos a leitura e
discussão do mesmo (estou encaminhando uma sugestão). O objetivo desse texto
é apresentar aos alunos a existência de um sujeito dentro de uma oração e o
predicado que acompanha esse sujeito.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual:
Anúncio
Publicitário e Carta de Leitor.
Reflexão Linguística:
Complemento
Nominal.
|
Ano:
8º Período: 30/07 a 09/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Trabalha o
conceito e aplicabilidade do complemento nominal.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas
últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos,
ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente,
encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com
duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles
que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior.
Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento
definitivo no próximo dia 10/08/2018.
-
Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do
planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento,
iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido
esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais
urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu
aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
-
Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se
recordar.
-
Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais
as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um
levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros.
Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco
no momento de responder às perguntas.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Apresente para a turma o texto “A cara vida moderna”, de Walcyr Carrasco que
está nas páginas 144 e 145 do manual didático. Esse texto vai ser a sua
introdução para falar acerca de anúncios publicitários.
-
O consumismo será a perspectiva para análise. Selecione alguns produtos
presentes no texto e verifique quem os tem, a marca e porque escolheu a
mesma.
-
Feita essa discussão, você pode falar do poder do anúncio publicitária em
nossas práticas de consumo.
3º
MOMENTO: (1 Aula)
-
Discuta com a turma as questões propostas nas páginas 145 à 147 do manual
didático (você pode fazer por escrito ou oralmente) para reforçar a ideia do
efeito possível pelos anúncios publicitários.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o conceito de
complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos, desde que
contemplem sua necessidade.
-
Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e 156 e corrija
junto com eles.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Tipo Textual: Escrita:
Crase.
Dissertativo
Argumentativo
Reflexão Linguística:
Regência
Verbal e Nominal.
|
Ano:
9º Período: 30/07 a 09/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a função da crase.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Sei que tivemos que realizar muitas adaptações em nossos planejamentos nas
últimas semanas. Compreendo, também, que muitos de nós não conseguimos,
ainda, finalizar de forma satisfatória a segunda unidade, oficialmente,
encerrada na última sexta-feira. Diante de tudo isso, vamos trabalhar com
duas possibilidades, a daqueles que se encontram mais adiantados e aqueles
que ainda precisam fechar algumas questões relacionadas ao bimestre anterior.
Assim, pensem nesse planejamento como uma transição para alinhamento
definitivo no próximo dia 10/08/2018.
-
Caso você esteja muito adiantado, introduza os novos conteúdos a partir do
planejamento anual. Faremos o alinhamento quando nos encontrarmos.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento,
iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido
esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais
urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu
aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
-
Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se
recordar.
-
Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais
as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento
acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a
turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de
responder às perguntas.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Trabalhe com a turma o texto “Há incerteza na mudança”, das páginas 210 e 211
do manual didático. Os alunos precisam ter clareza quando ao que caracteriza
um texto como dissertativo e argumentativo. Devem saber o que é um argumento
e devem vivenciá-lo em suas produções.
-
Utilize exemplos do cotidiano dos alunos para que eles possam se familiarizar
com a proposta.
3º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Utilize o material disponibilizado pelo livro a partir da página 212 para que
seus alunos possam produzir um texto dissertativo argumentativo.
-
É muito importante que os alunos façam uma reflexão sobre cada texto e
apresente suas perspectivas para, só depois, dar os primeiros passos em sua
produção.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário