SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
||||
Ano/Série: 6º Período: 13/06/2020 e 24/07/2020 Nº de Aulas: 02 |
||||
Campo
de atuação: Artístico- Literário |
||||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Fragmento
de Romance, Substantivo |
||||
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3. Valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1.
Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso,
reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem. 5. Empregar, nas interações
sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 7. Reconhecer o
texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e
ideologias. 8. Selecionar textos e livros
para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos
pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). 9. Envolver-se em práticas de
leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para
fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais
como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento,
reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a
literatura. |
||||
HABILIDADES DA BNCC: (EF67LP27) - Analisar, entre os textos literários e
entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a
presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de
mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer
múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando
a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. |
||||
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia
/ Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e
intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
3ª Sequência Didática - Língua Portuguesa
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário