3ª Sequência Didática - Língua Portuguesa

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 13/06/2020 e 24/07/2020                Nº de Aulas: 02

Campo de atuação: Artístico- Literário

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Fragmento de Romance, Substantivo

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1.            Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

 

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF67LP27)  - Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª AULA

1ª ETAPA

- Professor, inicie a aula explicando aos alunos que farão a leitura do fragmento de Romance – (O menino no espelho) -  Antes da leitura, levante hipóteses com os alunos a parir do título do texto, analisando conhecimento prévio da turma e compreensões.

- Após a leitura do texto, estipule um tempo para os alunos responderem as questões propostas buscando a participação dos mesmos acerca do entendimento do texto e das marcas linguísticas presentes. E para finalizar o entendimento do texto aborde o FOCO NARRATIVO.  

 

2ª ETAPA – 

- Após, a leitura do fragmento de romance: – (O menino no espelho), e da socialização de algumas questões interpretativas, direcione a análise para o objeto de conhecimento substantivo e sua classificação. Primeiramente estabeleça uma conversa com os alunos para levantamento do conhecimento prévio sobre essa classe gramatical e sua importância.

- É muito importante que a explicação (substantivo), ocorra de maneira dinâmica e clara, com exemplos e análises. Explore slides, vídeos e imagens.

- Professor, após a explicação, auxilie os alunos a responderem as questões gramaticais, sempre de maneira contextualizada e compreensiva.

 

3ª ETAPA – 

- Professor, antes de encerrar a aula apresente aos alunos a atividade de casa, que é a TABELA -1 do jogo: ADEDONHA. Explique aos alunos como é a brincadeira, e que eles deverão realizá-la em família, e que farão a socialização na próxima aula.  

 

*           2ª AULA

ETAPA -

- Professor, inicie a segunda aula fazendo uma revisão acerca da classificação dos substantivos e verificando quais alunos conseguiram realizar a atividade do jogo ADEDONHA. Deixe claro aos alunos que o intuito é explorar o conceito e a classificação da classe gramatical substantivo: que é dar nome aos seres, objetos, etc. 

- Estimule a participação e socialização da turma na exposição da realização da atividade de casa.

 

2ª ETAPA -

- Em seguida, peça aos alunos para pegarem a TABELA 1 da brincadeira: ADEDONHA. Explique que eles irão através dessa TABELA 1, preencher outra, classificando os substantivos.

- Após, a realização da atividade, promova a correção de forma oral e estimulando a participação da turma.

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário