ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual: Ortografia: Sílaba tônica e sílaba átona.
Relato
Pessoal.
Reflexão
Linguística:
Substantivo:
Classificação e Flexão.
|
Ano:
6º Período: 13/08 a 24/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características dos gêneros textuais;
Identificar
o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas e acentuação.
|
ETAPAS
DA AULA
|
1º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
A página 91 do manual didático lhe oferece uma charge para introduzir o
conceito de substantivo Você, antes de apresentar essa charge, pode fazer uso
de um texto mais extenso que eles já conheçam, por exemplo, pode fazer uso do
texto do gênero Relato Pessoal que já começaram introduzir para apresentar o
conceito de substantivo e, posteriormente, introduzir essa discussão.
-
As páginas 92 e 93 lhe darão atividades de fixação para auxiliar no conteúdo.
Corrija com os alunos e elimine as dúvidas primárias.
2º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Compreendido o conceito principal do substantivo, você deve trabalhar suas diferentes
classificações. O manual didático, na página 93 irá oferecer o suporte
inicial para que você trate das seguintes classificações, primitivo/derivado,
simples/composto, comum/derivado.
-
Por se tratar de um conteúdo extenso é muito importante que você só avance de
uma classificação para outra quanto os alunos tiverem pleno domínio das
mesmas. Não adianta correr nesse tipo de conteúdo. Utilize quantas atividades
forem necessárias para fixação do conteúdo.
3º
MOMENTO: (3 Aula)
- Na página 94
você terá os substantivos concretos/abstratos e os coletivos. Posso estar
equivocada, mas acredito que são as classificações que oferecem maior grau de
dificuldade para os alunos. Apresente esse conteúdo com calma e realize as
atividades de fixação necessárias para ampliar o rendimento do aluno.
4º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Estou encaminhando duas sugestões de atividades. Caso queiram, é possível
fazer uso das mesmas para diagnosticar o nível de apreensão da turma.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual:
Ortografia: Acentuação de ditongo e hiato
Cordel.
Reflexão
Linguística: Sujeito
e Predicado
|
Ano:
7º Período: 13/08 a 24/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso
dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar
e utilizar o os diferentes sujeitos e seus predicados em um texto.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Como combinado no último encontro do dia 03/08/2018, manteremos o conteúdo
dessa sequência até o próximo dia 24/08/2018, pois os alunos precisam revisar
diversos pré-requisitos para conseguirem alcançar excelência nesses
conteúdos, sem falar que são extensos. A única mudança proposta está no gênero
textual, trabalharemos o CORDEL. Quem já começou trabalhar campanha
publicitária e comunitária pode finalizar o conteúdo para, em seguida, entrar
com cordel.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Ao tratar do sujeito você fará, com sua turma, uma revisão de todos os tipos
de sujeito que eles já viram e introduzirá os tipos mais complexos que eles
podem não conhecer. Por isso, as 5 aulas serão necessárias para que vocês
tenham um bom rendimento nas discussões com eles.
-
Da página 85 à 87 do manual didático você terá uma visão geral da combinação
de palavras para a formação de um enunciado coerente.
-
A partir dessa visão geral, apresente para os alunos o conceito de sujeito.
-
Essas aulas servirão para trabalhar os diferentes tipos de sujeito, núcleo
etc. com o aluno.
2º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Essa segunda parte servirá para conceituar o predicado.
-
Aproveite a apresentação do predicado à turma e retome a combinação das
palavras com uma análise morfológica, assim, conseguiremos avançar com mais facilidade
na análise sintática (é meu desejo, pelo menos).
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Gênero Textual:
Anúncio
Publicitário e Carta de Leitor.
Reflexão Linguística:
Revisão:
Sujeito e Predicado e oração sem sujeito
|
Ano:
8º Período: 13/08 a 24/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Revisar
sujeito, predicado e oração sem sujeito.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Por se tratar de conteúdos que dependem muito da realidade da turma para
avançar, vou fazer uma sugestão de divisão de aulas, mas, por favor, fiquem a
vontade para fazer uso da carga horária necessária para sua turma. Só você
conhece a realidade de sua turma.
1º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Ao tratar do sujeito você fará, com sua turma, uma revisão de todos os tipos
de sujeito que eles já viram e introduzirá os tipos mais complexos que eles
podem não conhecer. Por isso, utilize quantas aulas julgar necessárias para
que o aluno consiga atingir a apreensão.
-
A partir dessa visão geral, apresente para os alunos o conceito de sujeito.
-
Essas aulas servirão para trabalhar os diferentes tipos de sujeito, núcleo
etc. com o aluno.
2º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Essa segunda parte servirá para conceituar o predicado.
-
Aproveite a apresentação do predicado à turma e retome a combinação das
palavras com uma análise morfológica, assim, conseguiremos avançar com mais
facilidade na análise sintática (é meu desejo, pelo menos).
3º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Retome com os alunos a oração sem sujeito, normalmente, esse conteúdo se
mostra um grande obstáculo para alguns no avanço dos bimestres. O material
disponibilizado a partir da página 47 do manual didático pode ser de grande
auxílio para sua revisão.
4º MOMENTO: (caso você tenha uma turma muito rápida e de boa
compreensão, você pode ir avançando com complemento nominal).
- Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o
conceito de complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos,
desde que contemplem sua necessidade.
- Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e
156 e corrija junto com eles.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
PLANEJAMENTO
|
CONTEÚDO:
Tipo Textual:
Escrita: Crase.
Dissertativo
Argumentativo
Reflexão Linguística:
Regência
Verbal e Nominal.
|
Ano:
9º Período: 13/08 a 24/08 Nº de Aulas: 10
|
OBJETIVOS
|
GERAL
Conhecer
as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da
língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer
as características do gênero textual;
Fazer uso dos
recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer
a função da crase.
|
ETAPAS
DA AULA
|
-
Como combinado no último encontro do dia 03/08/2018, manteremos o conteúdo dessa
sequência até o próximo dia 24/08/2018, pois os alunos precisam revisar
diversos pré-requisitos para conseguirem alcançar excelência nesses
conteúdos, sem falar que são extensos.
1º
MOMENTO: (5 Aulas)
-
Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento,
iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido
esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais
urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno
para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
-
Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se
recordar.
-
Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais
as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um
levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros.
Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco
no momento de responder às perguntas.
2º
MOMENTO: (2 Aulas)
-
Trabalhe com a turma o texto “Há incerteza na mudança”, das páginas 210 e 211
do manual didático. Os alunos precisam ter clareza quando ao que caracteriza
um texto como dissertativo e argumentativo. Devem saber o que é um argumento
e devem vivenciá-lo em suas produções.
-
Utilize exemplos do cotidiano dos alunos para que eles possam se familiarizar
com a proposta.
3º
MOMENTO: (3 Aulas)
-
Utilize o material disponibilizado pelo livro a partir da página 212 para que
seus alunos possam produzir um texto dissertativo argumentativo.
-
É muito importante que os alunos façam uma reflexão sobre cada texto e
apresente suas perspectivas para, só depois, dar os primeiros passos em sua
produção.
|
RECURSOS:
Para
a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes
escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das
discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é
particular, desde que vise os objetivos propostos.
|
AVALIAÇÃO:
Se
dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação,
interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção,
grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura
participativa, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário