PLANEJAMENTO DE 13/08 À 24/08/2018


ARTICULAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                       Ortografia: Sílaba tônica e sílaba átona.
Relato Pessoal.
Reflexão Linguística:
Substantivo: Classificação e Flexão.                                           
Ano: 6º                                    Período: 13/08 a 24/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características dos gêneros textuais;
Identificar o substantivo e suas diferentes flexões.
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer e realizar a separação silábica de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e acentuação.
ETAPAS DA AULA
1º MOMENTO: (2 Aulas)
- A página 91 do manual didático lhe oferece uma charge para introduzir o conceito de substantivo Você, antes de apresentar essa charge, pode fazer uso de um texto mais extenso que eles já conheçam, por exemplo, pode fazer uso do texto do gênero Relato Pessoal que já começaram introduzir para apresentar o conceito de substantivo e, posteriormente, introduzir essa discussão.
- As páginas 92 e 93 lhe darão atividades de fixação para auxiliar no conteúdo. Corrija com os alunos e elimine as dúvidas primárias.

2º MOMENTO: (3 Aulas)
- Compreendido o conceito principal do substantivo, você deve trabalhar suas diferentes classificações. O manual didático, na página 93 irá oferecer o suporte inicial para que você trate das seguintes classificações, primitivo/derivado, simples/composto, comum/derivado.
- Por se tratar de um conteúdo extenso é muito importante que você só avance de uma classificação para outra quanto os alunos tiverem pleno domínio das mesmas. Não adianta correr nesse tipo de conteúdo. Utilize quantas atividades forem necessárias para fixação do conteúdo.

3º MOMENTO: (3 Aula)
- Na página 94 você terá os substantivos concretos/abstratos e os coletivos. Posso estar equivocada, mas acredito que são as classificações que oferecem maior grau de dificuldade para os alunos. Apresente esse conteúdo com calma e realize as atividades de fixação necessárias para ampliar o rendimento do aluno.

4º MOMENTO: (2 Aulas)
- Estou encaminhando duas sugestões de atividades. Caso queiram, é possível fazer uso das mesmas para diagnosticar o nível de apreensão da turma.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.              




PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                     Ortografia: Acentuação de ditongo e hiato                   
Cordel.
Reflexão Linguística: Sujeito e Predicado
Ano: 7º                                    Período: 13/08 a 24/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Identificar e utilizar o os diferentes sujeitos e seus predicados em um texto.
ETAPAS DA AULA
- Como combinado no último encontro do dia 03/08/2018, manteremos o conteúdo dessa sequência até o próximo dia 24/08/2018, pois os alunos precisam revisar diversos pré-requisitos para conseguirem alcançar excelência nesses conteúdos, sem falar que são extensos. A única mudança proposta está no gênero textual, trabalharemos o CORDEL. Quem já começou trabalhar campanha publicitária e comunitária pode finalizar o conteúdo para, em seguida, entrar com cordel.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Ao tratar do sujeito você fará, com sua turma, uma revisão de todos os tipos de sujeito que eles já viram e introduzirá os tipos mais complexos que eles podem não conhecer. Por isso, as 5 aulas serão necessárias para que vocês tenham um bom rendimento nas discussões com eles.
- Da página 85 à 87 do manual didático você terá uma visão geral da combinação de palavras para a formação de um enunciado coerente.
- A partir dessa visão geral, apresente para os alunos o conceito de sujeito.
- Essas aulas servirão para trabalhar os diferentes tipos de sujeito, núcleo etc. com o aluno.

2º MOMENTO: (5 Aulas)
- Essa segunda parte servirá para conceituar o predicado.
- Aproveite a apresentação do predicado à turma e retome a combinação das palavras com uma análise morfológica, assim, conseguiremos avançar com mais facilidade na análise sintática (é meu desejo, pelo menos).
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Gênero Textual:                                                       
Anúncio Publicitário e Carta de Leitor.
Reflexão Linguística: Revisão: Sujeito e Predicado e oração sem sujeito
Ano: 8º                                    Período: 13/08 a 24/08                    Nº de Aulas:  10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Revisar sujeito, predicado e oração sem sujeito.

ETAPAS DA AULA
- Por se tratar de conteúdos que dependem muito da realidade da turma para avançar, vou fazer uma sugestão de divisão de aulas, mas, por favor, fiquem a vontade para fazer uso da carga horária necessária para sua turma. Só você conhece a realidade de sua turma.

1º MOMENTO: (3 Aulas)
- Ao tratar do sujeito você fará, com sua turma, uma revisão de todos os tipos de sujeito que eles já viram e introduzirá os tipos mais complexos que eles podem não conhecer. Por isso, utilize quantas aulas julgar necessárias para que o aluno consiga atingir a apreensão.
- A partir dessa visão geral, apresente para os alunos o conceito de sujeito.
- Essas aulas servirão para trabalhar os diferentes tipos de sujeito, núcleo etc. com o aluno.

2º MOMENTO: (3 Aulas)
- Essa segunda parte servirá para conceituar o predicado.
- Aproveite a apresentação do predicado à turma e retome a combinação das palavras com uma análise morfológica, assim, conseguiremos avançar com mais facilidade na análise sintática (é meu desejo, pelo menos).

3º MOMENTO: (3 Aulas)
- Retome com os alunos a oração sem sujeito, normalmente, esse conteúdo se mostra um grande obstáculo para alguns no avanço dos bimestres. O material disponibilizado a partir da página 47 do manual didático pode ser de grande auxílio para sua revisão.

4º MOMENTO: (caso você tenha uma turma muito rápida e de boa compreensão, você pode ir avançando com complemento nominal).
- Utilize o anúncio da página 153 para introduzir para a turma o conceito de complemento nominal. Você pode escolher outros anúncios e textos, desde que contemplem sua necessidade.
- Peça para que a turma realize as atividades das páginas 155 e 156 e corrija junto com eles.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             



PLANEJAMENTO
CONTEÚDO:
Tipo Textual:                                                    Escrita: Crase.                   
Dissertativo Argumentativo
Reflexão Linguística: Regência Verbal e Nominal.
Ano: 9º                                    Período: 13/08 a 24/08                   Nº de Aulas: 10
OBJETIVOS
GERAL
Conhecer as características do gênero textual e aplicar os diferentes recursos da língua nas mais variadas situações.
ESPECÍFICOS
Conhecer as características do gênero textual;
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação;
Reconhecer a função da crase.
ETAPAS DA AULA
- Como combinado no último encontro do dia 03/08/2018, manteremos o conteúdo dessa sequência até o próximo dia 24/08/2018, pois os alunos precisam revisar diversos pré-requisitos para conseguirem alcançar excelência nesses conteúdos, sem falar que são extensos.

1º MOMENTO: (5 Aulas)
- Aqueles que já adiantaram a recuperação paralela podem, nesse momento, iniciar uma revisão das classes gramaticais. Muitos detalhes podem ter sido esquecidos, por isso, você irá revisar com sua turma as classes que são mais urgentes e deficientes. Seu foco é um apanhado geral das necessidades de seu aluno para que ele seja capaz de continuar com novo conteúdo.
- Enfatize as vocês verbais ativa, passiva e reflexiva para que eles possam se recordar.
- Esse é um momento importante para que, junto com a turma, identifiquem quais as fraquezas enfrentadas durante o simulado. Converse com eles e faça um levantamento acerca das questões que apresentaram o maior número de erros. Analise, com a turma, em forma de autoavaliação, o que desencadeou o equívoco no momento de responder às perguntas.

2º MOMENTO: (2 Aulas)
- Trabalhe com a turma o texto “Há incerteza na mudança”, das páginas 210 e 211 do manual didático. Os alunos precisam ter clareza quando ao que caracteriza um texto como dissertativo e argumentativo. Devem saber o que é um argumento e devem vivenciá-lo em suas produções.
- Utilize exemplos do cotidiano dos alunos para que eles possam se familiarizar com a proposta.

3º MOMENTO: (3 Aulas)
- Utilize o material disponibilizado pelo livro a partir da página 212 para que seus alunos possam produzir um texto dissertativo argumentativo.
- É muito importante que os alunos façam uma reflexão sobre cada texto e apresente suas perspectivas para, só depois, dar os primeiros passos em sua produção.
RECURSOS:
Para a realização da aula expositiva, serão utilizados diferentes suportes escritos e visuais que ilustram a aplicação dos conceitos apresentados e das discussões suscitadas. A metodologia aplicada por cada professor é particular, desde que vise os objetivos propostos.
AVALIAÇÃO:
Se dará de forma contínua, sendo observados os critérios de participação, interesse, criatividade, oralidade expressiva, interação grupal, atenção, grau de criticidade, interpretação textual, escrita ortográfica, leitura participativa, entre outros.             





Nenhum comentário:

Postar um comentário