5ª - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2022
Ano/Série: 6º Período: 11/07/2022 a 22/07/2022 Nº de Aulas: 8
TEMA INTERCURRICULAR: “AMOR À VIDA, POR TODAS AS FORMAS DE VIDA E PARA A VIDA! ”
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Gênero: Biografia, Autobiografia;
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Flexões do Substantivo (revisão); Adjetivo;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL:
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC
1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADES DA BNCC:
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.
(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.
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OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE ACORDO COM A CARTA DE BELGRADO, SÃO OS SEGUINTES:
• Conscientização: contribuir para que indivíduos e grupos adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e quanto aos problemas relacionados a ele.
• Conhecimento: propiciar uma compreensão básica sobre o meio ambiente, principalmente quanto às influências do ser humano e de suas atividades.
• Atitudes: propiciar a aquisição de valores e motivação para induzir uma participação ativa na proteção ao meio ambiente e na resolução dos problemas ambientais.
• Habilidades: proporcionar condições para que os indivíduos e grupos sociais adquiram as habilidades necessárias a essa participação ativa.
• Capacidade de avaliação: estimular a avaliação das providências efetivamente tomadas em relação ao meio ambiente e aos programas de educação ambiental.
• Participação: contribuir para que os indivíduos e grupos desenvolvam o senso de responsabilidade e de urgência com relação às questões ambientais.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª SEMANA - PERÍODO: 16/05 a 21/05
1ª e 2ª – PRÁTICAS DE LEITURA – BIOGRAFIA - MALALA
1ª ETAPA
- Professor, sugere-se que inicie a semana revisando os objetos de conhecimento: biografia e flexões do substantivo.
CONHECIMENTO PRÉVIO / SENSIBILIZAÇÃO
Antes da leitura do fragmento, converse com os alunos sobre a personagem do texto. Verifique os conhecimentos prévios deles e proponha que levantem hipóteses: Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu?
Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e poderá subsidiar a conversa.
2ª ETAPA - POR DENTRO DO TEXTO (PÁGS: 25 a 27)
Atividade
1. Após a leitura, antes de ler o Glossário, peça aos alunos que compartilhem o que sabem sobre as palavras destacadas, incentivando a inferência e a troca de conhecimentos prévios. Verifique se os alunos percebem que a resposta se encontra no primeiro parágrafo. Solicite que consultem no Glossário o significado da palavra auspicioso antes de escolherem a alternativa, o que pode ajudá-los a perceber a resposta correta.
- Professor fique atento as orientações que o livro didático apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e faça as correções. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento.
3ª ETAPA
Atividade - QUESTÃO 2. Sugestões de resposta: Mostrar que a filha era tão importante quanto as pessoas cujos nomes constavam na árvore; mostrar que Malala era tão importante quanto os outros descendentes, que eram do sexo masculino.
QUESTÃO 4. É possível que os alunos afirmem que o pai de Malala esperava que ela fosse forte, destemida e corajosa como a heroína Malalai.
3ª e 4ª – AULAS – CONVERSA ENTRE TEXTOS – GÊNERO NOTÍCIA
1ª ETAPA
- Professor, após a leitura e análise da biografia de MALALA, destine a terceira aula da sequência para ampliar o conhecimento da jovem e sua luta pela educação através do gênero NOTÍCIA, na seção: CONVERSA ENTRE TEXTOS.
- Professor, é importante trabalhar com a turma as etapas e objetivos da leitura, por isso antes de qualquer leitura proposta, analise com a turma toda a estrutura e estética do texto. Solicite a turma que analise o título e levante hipóteses, que serão confirmadas ou não, no decorrer da leitura e atividades.
- Sugere-se que antes dos alunos iniciarem a atividade dessa seção o professor leia e socialize as questões oralmente com a turma para ampliar o entendimento.
2ª ETAPA Atividade
QUESTÃO 4. Espera-se que os alunos relacionem o atentado que quase tirou a vida da paquistanesa ao fato de o avô achar o nome “Malala” triste e associá-lo a “luto, sofrimento”. Comente com os alunos a importância da luta de Malala, que a levou a conquistar o prêmio Nobel da Paz em 2014, concedido a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em projetos que visam à resolução de problemas em áreas específicas ou que lutam pela paz e pela fraternidade no mundo.
QUESTÃO 5. Sugestão de resposta: Tanto Malala Yousafzai como Malalai de Maiwand se destacam pela luta a favor de uma causa. A heroína afegã morreu em combate, quando defendia a independência do seu país; Malala Yousafzai quase perdeu a sua vida, porque lutava contra o extremismo dos talibãs paquistaneses e pelo direito das mulheres à educação.
- Professor fique atento as orientações que o livro didático apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e faça as correções. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento.
3ª ETAPA - TROCANDO IDEIAS
- Professor, nessa seção os alunos poderão apresentar as suas opiniões sobre o direito a educação para homens e mulheres, e para realizar o trabalho dessa seção, disponha os alunos em roda para que todos consigam se ver. É importante pedir a eles que prestem atenção aos turnos de fala e respeitem as opiniões dos colegas, ainda que pensem de modo diferente.
Atividade – QUESTÃO 2. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram extraídos da notícia disponível em: e do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2018 – Pnad Contínua, disponível em: . Acessos em: 25 set. 2018.
- Professor fique atento as orientações que o livro didático apresenta sobre a condução de cada seção e suas questões. Estipule um tempo para a turma responder as questões propostas e em seguida socialize, reforce o aprendizado e faça as correções. Aproveite para sanar as dúvidas e ampliar o conhecimento.
5ª e 6ª – AULAS – REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
1ª ETAPA
- Professor, saliente aos alunos que a intenção dessa seção é que partir do conhecimento que possuem sobre o uso de substantivos no masculino e no feminino para aprofundar o assunto, percebendo, por exemplo, os diferentes recursos da língua para a flexão de gênero e número.
- A primeira flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de GÊNERO com trechos da notícia “NASCE UMA MENINA”. Os alunos devem ficar atentos as palavras que estão destacadas (em negrito) no trecho, e também às perguntas que são direcionadas. Em seguida o professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente.
- Professor, para ampliar o estudo da flexão de gênero, sugere-se a visualização do seguinte vídeo
FLEXÃO NOMINAL – GÊNERO dos SUBSTANTIVOS || Prof. Letícia Góes, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uZbIL_Xtlbc
2ª ETAPA Flexão de número
- Professor, a segunda flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de NÚMERO com trechos da notícia “NASCE UMA MENINA”. Os alunos devem ficar atentos as palavras que estão destacadas (em negrito) no trecho, e também às perguntas que são direcionadas. Em seguida o professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente.
Atividade 1. Algumas palavras da língua portuguesa com fonema fechado /ô/, ao serem flexionadas no plural, são pronunciadas com fonema aberto /ó/. Peça aos alunos que deem outros exemplos, como ovos, porcos, postos, esforços, olhos etc.
- Professor, para ampliar o estudo da flexão de gênero, sugere-se a visualização do seguinte vídeo: FLEXÃO NOMINAL – PLURAL dos SUBSTANTIVOS COMPOSTOS || Prof. Letícia Góes https://www.youtube.com/watch?v=0Ir5jOCIhgo
3ª ETAPA Flexão de grau
- Professor, a terceira flexão do substantivo a ser analisada será a flexão de GRAU com trechos da notícia “NASCE UMA MENINA”. Os alunos devem ficar atentos as palavras que estão destacadas (em negrito) no trecho, e também às perguntas que são direcionadas. Em seguida o professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente.
Atividade 1.
Ressalte aos alunos que o uso de diminutivos e aumentativos também pode expressar sentimentos como afeto, admiração ou crítica, de acordo com o contexto em que estão inseridos. Além de paizinho, paizão também expressa afeto e admiração, por exemplo, e bebezinho / bebezão podem expressar desprezo ou carinho, dependendo do contexto. Soli - cite aos alunos que deem outros exemplos. Essas observações são importantes para que eles possam perceber os recursos da língua usados no cotidiano.
- Professor, a critério de ampliação da aprendizagem e revisão do SUBSTANTIVO – (classificação e flexões), segue como sugestão o vídeo a seguir: Substantivos - Toda Matéria - https://www.youtube.com/watch?v=f5BNtNMV_Cw
Os substantivos são uma entre as dez classes gramaticais (ou classes de palavras) que existem. A sua função é de dar nome aos seres em geral. Como eles sofrem flexões, ou seja, se modificam conforme o gênero (masculino e feminino), o número (singular e plural) e o grau (aumentativo e diminutivo, comparativo e superlativo), os substantivos são classificados como palavras variáveis.
Assista o vídeo e entenda tudo sobre substantivo: conceito, classificação e flexões. Correção: flora é o coletivo de plantas de uma região. Não é o coletivo de flores, como foi indicado no vídeo. O coletivo de flores é buquê, ramalhete ou ramo.
4ª ETAPA - APLICANDO CONHECIMENTOS
- Professor, a seção APLICANDO CONHECIMENTO é destina a ampliação dos objetos de conhecimento estudados: substantivos – classificações e flexões. A aprendizagem também ocorrerá a partir de trechos da notícia “NASCE UMA MENINA”. Os alunos devem ficar atentos as palavras que estão destacadas (em negrito) no trecho, e também às perguntas que são direcionadas. Em seguida o professor deverá conduzir a explicação da flexão através do livro didático e outros materiais que achar pertinente.
Atividades – (RESPOSTAS E COMENTÁRIOS)
1b. É possível que os alunos respondam que perceberam que os substantivos copiados são masculinos devido aos artigos que compõem as palavras que os acompanham: do (de + o) e no (em + o). Explique a eles que a palavra Nobel é uma redução de Prêmio Nobel e corresponde ao sobrenome do químico sueco Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), criador desse prêmio.
2. Você pode solicitar aos alunos que citem frases em que as palavras jovem, estudante e adolescente sejam usadas tanto no masculino como no feminino; escreva as frases citadas no quadro de giz e mostre a eles essa relação a fim de que compreendam que há substantivos que nomeiam tanto os seres do sexo masculino como os do sexo feminino. Explique que, embora possuam uma só forma para o masculino e para o feminino, a variação de gênero pode ser percebida por meio de palavras modificadoras, como os artigos, os adjetivos e os pronomes.
7ª e 8ª – AULAS – BIOGRAFIA - PESQUISA E PRODUÇÃO – MALALA
1ª ETAPA
- Professor, após a análise e interpretação da autobiografia e notícia sobre MALALA, finalize a quinta sequência didática com a atividade a seguir, contextualizando com o objeto de conhecimento substantivo. Após realização da atividade, os alunos são convidados (na questão 11) a realizarem uma pesquisa sobre um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e escolha, em seguida, escrever, com suas palavras, uma biografia explicando quem era a pessoa, quando recebeu o prêmio e por que motivo. A atividade pode ser realizada em individualmente, ou dupla. Sugere-se que além da pesquisa o professor estimule a turma a produzir um cartaz, com a biografia do ganhador do prêmio Nobel escolhido, e apresentação em sala.
Atividade sobre biografia de Malala Yousafzai + charge
Malala Yousafzai
Malala Yousafzai é uma jovem nascida no Paquistão em 12 de julho de 1997 e conhecida mundialmente por lutar pelo direito de meninas frequentarem as escolas. Em 2014, aos 17 anos, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se, assim, a vencedora com menos idade a receber a honraria.
Filha de um professor e dono de escola, Malala sempre teve o apoio do pai para estudar e após o Talibã destruir aproximadamente 150 colégios, levava seu uniforme escondido para evitar ser alvo de ataque. Já conhecida por seu blog e entrevistas par a TV, a paquistanesa levou três tiros na cabeça em um atentado quando ia para a escola, em 2012.
Depois do ataque, passou por tratamento na Inglaterra e passou a morar em Birmingham, naquele país, exilada ao lado da família. Um ano após ser baleada, lançou sua biografia "Eu sou Malala", discursou na ONU, ganhou o Prêmio Sakharov, entregue pelo Parlamento Europeu e anunciou a construção de uma fundação com o seu nome. Voltou ao país-natal em março de 2018 e teve um encontro com o primeiro-ministro, Shahid Khaqan Abbasi. No mesmo ano, visita pela primeira vez o Brasil. Disponível em: https://www.purepeople.com.br/famosos/malala_p550876
ATIVIDADE
01) Que atitudes de Malala eram contrárias àquelas que o Talibã queria?
02) Receber o Prêmio Nobel da Paz é uma grande honra para qualquer pessoa. O que torna mais especial ainda o fato de ela ter recebido esse prêmio?
03) Apesar de ter levado três tiros, Malala não desistiu da sua luta. Que outros grandes feitos de Malala são registrados nessa biografia? Cite-os:
04) Você acha que Malala teve influência de algum parente? Explique seu raciocínio:
05) Por que você acha que as meninas não podiam estudar? O que isso revela?
06) Copie do texto um adjetivo pátrio:
07) Localize na biografia três substantivos próprios:
08) Justifique as aspas utilizadas no texto:
09) Existe no texto algum estrangeirismo? Se sim, ele foi devidamente destacado?
10) Posicione-se sobre a afirmação contida na charge que acompanha o texto, argumentando bem:
11) Faça uma pesquisa sobre um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e escolha um deles para, em seguida, escrever, com suas palavras, uma biografia explicando quem era a pessoa, quando recebeu o prêmio e por que motivo:
Postado por Andreia Dequinha
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- PROFESSOR, LEMBRE-SE DE DESTINAR OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS DE CADA AULA PARA QUE OS ALUNOS FAÇAM O DIÁRIO DA TURMA, UMA ESPÉCIE DE AVALIAÇÃO DA AULA E DO ESTUDO, POIS SERÁ FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PRÁTICA. ENQUANTO OS ALUNOS RESPONDEM O DIÁRIO DA TURMA, VOCÊ RESPONDE E ANALISA AS QUESTÕES DO - Diário do/a professor/a - O que foi planejado e o que fizemos?
DIÁRIO DA TURMA
O que fizemos hoje?
O que aprendemos nesta aula foi…
O momento mais importante da aula foi...
Nosso trabalho avançou em…
O que chamou atenção foi …
O que queremos compreender melhor é...
REFLEXÃO DO/A PROFESSOR/A – SOBRE O DIÁRIO DA TURMA
O que dizem os/as estudantes?
Em alguns momentos do percurso, o/a professor/a faz uma reflexão sobre sua prática a partir do diário da turma. Confira algumas perguntas que podem orientar suas reflexões sobre as aulas.
Como a turma está vendo as aulas?
Concordo com a visão dos/as estudantes? Discordo? Por quê?
O que os alunos aprenderam? Como aprenderam? Como contribuí para essas aprendizagens?
Quais atividades foram propostas? De que modos? O que funcionou e o que não funcionou? Por quê?
O que aprendi com a experiência até aqui com essa turma?
O que poderia ser diferente? O que vou propor agora? Por quê?
DIÁRIO DO/A PROFESSOR/A
O que foi planejado e o que fizemos?
O/A professor/a mantém um diário para registrar sua memória sobre as aulas.
Confira alguns exemplos de questões que podem orientar o registro da memória da aula. Pense no que é importante registrar para que você possa se lembrar do percurso da turma.
O que ensinei/aprendi nesta aula foi…
O que os alunos e alunas aprenderam/ensinaram nesta aula foi...
Os momentos mais importantes da aula foram...
Nosso trabalho avançou em...
O que chamou atenção foi…
O que não funcionou foi...
Fica a sugestão para...
RECURSOS:
( ) Resumo
( ) Data show;
( ) Jornal;
( ) Revista;
( ) Vídeo;
( ) Computador;
( ) Jogos;
( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades.
( ) Informativos.
AVALIAÇÃO:
( ) Prova;
( ) Trabalho;
( )Resolução de Exercícios/Livro páginas;
( ) Seminários;
( ) Apresentação oral;
( ) Observação do desempenho do aluno;
( ) cartaz;
( ) Debate;
( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita;
( ) Avaliação da participação;
Professor é importante:
Incluir as competências gerais da Base na aula.
Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.
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