SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 6º Período: 24/08/2020 a 11/09/2020 Nº de Aulas: 18 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA: Conto, poema, leitura da obra MALALA, Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto; ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Adjetivo (conceito) ORTOGRAFIA: Prefixo e sufixo; ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem. 8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção. (EF06LP04) Analisar a função e
as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo,
Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 1ª SEMANA –
24/08 a 28/08
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – LEITURA DA OBRA - MALALA - Professor, antes
de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre a personagem do
livro. Relembre com eles algumas questões que já foram trabalhadas nas aulas
anteriores: Quem é Malala? Por que ela
é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha
quando a escreveu? -
Para incentivar a leitura de Malala, a menina que queria ir para a escola,
sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e quarta
capa, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra. - Ao
apresentar a capa, vale ressaltar a composição feita com fotos da montanha ao
fundo e a ilustração da menina no primeiro plano. Feita a observação, pode-se
estimular a curiosidade dos estudantes a respeito do conteúdo que vão
encontrar no livro: O que vocês vão ler trata de fatos reais? Ou de fatos
inventados pela autora? 2ª ETAPA -
Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para
a turma o texto presente na quarta capa, no prefácio, e na página 7 - pois assim
vão perceber que se trata de uma história real. Na sequência, sugerimos
dividir o quadro de giz em quatro colunas: “Malala Yousafzai”, “Vale do
Swat”, “Talibã” e “Adriana Carranca”. Oralmente, os estudantes devem
relacionar palavras presentes na contracapa a esses nomes, de modo que o
quadro proposto seja preenchido com elas. Ao final dessa atividade, espera-se
que a turma tenha construído um quadro semelhante a este: (quadro em anexo).
-
Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque a autora adota um
tom de aventura e perigo. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura
para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra.
Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que
ele construa seu trajeto como leitor. É nessa interação entre a turma que a
obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas
sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar
inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então
desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma
que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua
própria aprendizagem.
3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - MALALA 1ª ETAPA – -
Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode
ser baseada nas imagens presentes no livro. -
Antes da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite
(ou caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das
imagens. -
Realizada essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes
que tentem narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro
da história, apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as
competências leitora e de escrita ao mesmo tempo. -
Por meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses,
inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não
ser confirmadas à medida que leem o livro. -
Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que
apresentem as suas observações e roteiros da história – MALALA. 2ª ETAPA - Professor, um pouco antes de começarem a
ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, durante a leitura,
haverá momentos em que será a própria Malala que conta sua história (em
primeira pessoa) e outros em que o relato será de Adriana Carranca, ora em
primeira pessoa (narrador-testemunha), ora em terceira pessoa (narrador
onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem
interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado). Se necessário,
sistematize essas informações no quadro para que os estudantes possam
consultá-las durante a atividade. - Para
a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura
compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra (págs: 7 a 10), e
chame a atenção dos estudantes para a história do lugar em que MALALA vivia e
faça inferências estimulando a participação e entendimento da turma. - Ao final desta etapa, informe aos alunos
que continuarão a leitura da obra na próxima semana. LEMBRETE: Malala
Yousafzai é uma
adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por
extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus
escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça.
A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser
transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda
Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o
tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo
direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em
2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere
pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa
entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e
poderá subsidiar a conversa.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – POEMA – CONTO - Professor, para introduzir o estudo da
linguagem poética, os alunos lerão dois textos que falam sobre a figura do
poeta (o primeiro, na seção “Para começo de conversa”, de Manoel de Barros, e
o segundo, na primeira “Prática de leitura”, de Carlos Drummond de Andrade). -
Inicie com a seção “Para começo de conversa” e após a explicação, estipule um
tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 41 e 42) - no caderno, em seguida faça a
correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. 2ª ETAPA -
Professor, ainda como prática de leitura, trabalhe o conto “A incapacidade de
ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade
trabalhando os sentidos e significados dos termos e expressões do texto. Estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 42, 43 e 44) - no caderno, em seguida faça a
correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos. 2ª SEMANA – 31/08 a 04/09
7ª e 8ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - MALALA - Professor,
para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que
fizeram do PRIMEIRO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e
verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO
capítulo.
9ª e
10ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - POEMA -
Professor, leia com os alunos o poema IDENTIDADE, do poeta Manuel Bandeira. Espera-se que os dois primeiros
versos levem os alunos a perceberem que o conflito vivido pelo personagem diz
respeito à falta de uma definição concreta da sua identidade. - Sugere- se que a primeira leitura
do texto seja feita em voz alta pelos alunos para que eles possam identificar
o conflito vivido pelo eu lírico. Essa questão será retomada aos poucos
durante as atividades de compreensão, enquanto se reconstrói o sentido do
texto por meio do estudo de suas metáforas,
jogo de oposição de ideias, organização do texto etc. Portanto,
neste momento, não será preciso aprofundar esse tema; basta levantar essa
questão de leitura prévia. 2ª ETAPA - - Professor no decorrer da atividade revise com
os alunos as principais características do gênero POEMA. Estipule um tempo
para que os alunos respondam as questões (págs: 45, 46 e 47) - no caderno, ou se preferir trabalhe
as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das atividades,
leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro
didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.
11ª e 12ª AULAS 1ª ETAPA – TROCANDO
IDEIAS -
Professor, nessa seção – (pág: 48) você terá a oportunidade de socializar com
os alunos acerca da temática IDENTIDADE e conhecê-los um pouco mais. Para
realizar o trabalho dessa seção, oriente os alunos a respeitarem as opiniões
dos colegas, ainda que sejam contrárias às deles, bem como os turnos de fala
no momento da discussão. 2ª ETAPA - LINGUAGEM DO
TEXTO - Professor, nessa etapa trabalhe com a seção
linguagem do texto e explore o conceito de sentido denotativo (próprio) e
sentido conotativo (figurado) – (pág: 48 e 49). Utilize os exemplos que o
poema apresenta e os outros gêneros que o livro didático apresenta. - Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça
a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.
13ª e 14ª AULAS 1ª ETAPA – ADJETIVO E
LOCUÇÃO ADJETIVA - O
conceito de adjetivo já foi abordado em anos anteriores, mas será
reapresentado, a fim de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. Ao
fazer a correção dessa atividade, pergunte se eles se recordam do conceito.
Comente que a classe dos adjetivos modifica os substantivos, atribuindo-lhes
características, e estimule-os a perceber as modificações feitas por um
adjetivo em um substantivo. Por exemplo, um aluno alto é diferente de um
aluno baixo, uma prova difícil é diferente de uma prova fácil. Dessa maneira,
eles poderão observar a função dos adjetivos, de acordo com a habilidade. -
Nessa primeira etapa trabalhe a seção REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA, revise
o conceito de adjetivo e locução adjetiva. Estipule um tempo para que os
alunos respondam as questões (págs: 49, 50) - no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida
faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem. 2ª ETAPA - - Professor, para a segunda etapa explore a
seção APLICANDO CONHECIMENTOS e amplie o objeto de conhecimento ADJETIVO através
das QUADRINHAS – (págs: 50 e 51). - Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões no caderno, ou se
preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de
aprimorar a aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos. 3ª SEMANA – 07/09 a 11/09
15ª e 16ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - MALALA - Professor,
para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e análise que
fizeram do SEGUNDO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e
verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO
capítulo.
17ª e 18ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - - Professor, para
revisar o gênero POEMA suas principais características e o objeto de
conhecimento ADJETIVO e LOCUÇÃO ADJETIVA, trabalhe as questões das (págs: 52
a 55). - (Antes da leitura – pág: 52) -
Explore as fotos com os alunos e oriente-os a perceber que as semelhanças
mais visíveis estão principalmente no fato de as crianças estarem felizes e
as diferenças estão no tamanho, nos traços físicos e nos trajes que utilizam. - (Antes da leitura) - Discuta essa questão com os alunos. Fale
sobre a importância da diversidade para que aprendamos mais sobre nós mesmos,
sobre os outros, sobre as culturas e a sociedade, enfim, sobre o mundo que
nos cerca. 2ª ETAPA - - Professor, estipule um tempo para que os alunos
respondam as questões (págs: 54 e
55) no caderno, ou se preferir
trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos.
Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 8º Período: 24/08/2020 a 11/09/2020 Nº de Aulas: 15 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO:
LEITURA: Reportagem, Poema, Fragmento
de romance, leitura da obra “Quase de verdade” - Estratégias de leitura: apreender os
sentidos globais do texto;
ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:
Tipos
de predicado;
ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
(EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos
e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato
central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em
reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva
de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados,
explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em
tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de
composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias
(pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e
hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários
tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como
artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e
uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do
entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
(EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos
literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 1ª SEMANA –
24/08 a 28/08
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – - Professor, utilize as primeiras aulas, para
finalizar algum objeto de conhecimento que ficou pendente da sequência
anterior. Explore as atividades e do livro e as compartilhadas na sequência
anterior.
2ª ETAPA - LEITURA DA OBRA – QUASE QUE DE VERDADE - Professor, antes
de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre as possíveis
personagens do livro. - Para
incentivar a leitura da obra, sugerimos a exploração dos elementos
paratextuais: título, capa e sumário, pois chamam a atenção do leitor no
primeiro contato com a obra.
3ª ETAPA -
Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para
a turma o texto que inicia a obra “QUASE DE VERDADE” - (páginas 4 a 7). - Professor,
essa leitura é muito sugestiva, porque o protagonista adota um tom de desabafo
e humor para a aventura que irá relatar. Depois, é interessante abrir uma
roda de leitura para que eles possam mencionar suas primeiras impressões
sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao
educando para que ele construa seu trajeto como leitor. É nessa interação entre a turma que a
obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas
sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar
inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então
desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma
que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua
própria aprendizagem.
3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA – QUASE DE VERDADE 1ª ETAPA – - Sugere-se
ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode ser
baseada nas imagens presentes no livro. - Antes
da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou
caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das
imagens. - Realizada
essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem
narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história,
apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e
de escrita ao mesmo tempo. - Por
meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses,
inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não
ser confirmadas à medida que leem o livro. -
Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que
apresentem as suas observações e roteiros da história – QUASE DE VERDADE. 2ª ETAPA - Professor, um pouco antes de começarem a
ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, o narrador conta sua
história em primeira pessoa - (narrador-testemunha) e não, em terceira pessoa
(narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos
sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado). - Para
a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura
compartilhada com os alunos da obra. Faça inferências, fale sobre a autora
Clarice Lispector, sua importância para a nossa literatura e estimule a
participação e entendimento da turma. - Ao final desta etapa, informe aos alunos
que continuarão a leitura da obra na próxima semana.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA: REPORTAGEM - Professor, inicie o (capítulo 2) do livro
didático – ADOLESCER. Trabalhe inicialmente com a seção PARA COMEÇO DE
CONVERSA e promova uma discussão oral por meio da apresentação do
tema e das questões propostas antes da leitura do texto. Permita que os
alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos
colegas, as opiniões divergentes e a diversidade cultural e social. Faça
intervenções por meio de perguntas sempre que surgirem opiniões e relatos que
possam colaborar e ampliar a conversa realizada que será realizada durante a
leitura da reportagem. 2ª ETAPA - Após a análise da temática, inicie o estudo
do texto com a seção “Prática de leitura” e após a explicação, estipule um
tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 49 a 52) - no caderno. - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos. Em seguida faça a correção da atividade no intuito
de aprimorar a aprendizagem. 2ª SEMANA – 31/08 a 04/09
7ª e 8ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – OBRA: QUASE DE VERDADE -
Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e
análise que fizeram das primeiras páginas da obra “QUASE DE VERDADE” da
escritora Clarice Lispector. Socializem algumas questões e verifique o
conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra QUASE DE VERDADE com uma leitura compartilhada, para
estimular a participação oral da turma.
9ª e
10ª AULAS 1ª ETAPA – LINGUAGEM DO
TEXTO -
Professor, relembre aos alunos as principais características do gênero
estudado na aula anterior: REPORTAGEM, e amplie esse conhecimento através da
seção: LINGUAGEM DO TEXTO – (págs: 52, 53). - Estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir
trabalhe as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de
aprimorar a aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos. 3ª SEMANA – 07/09 a 11/09
11ª e 12ª AULAS - 1ª ETAPA - PRÁTICA
DE LEITURA – OBRA: QUASE DE VERDADE -
Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e
análise que fizeram das primeiras páginas da obra “QUASE DE VERDADE” da
escritora Clarice Lispector. Socializem algumas questões e verifique o
conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra QUASE DE VERDADE com uma leitura compartilhada, para
estimular a participação oral da turma.
13ª e 14ª AULAS – CONVERSA
ENTRE TEXTOS 1ª ETAPA – - Professor,
as atividades dessa seção (pág:53) têm como objetivo promover a comparação de
gêneros textuais distintos que promovem a discussão do mesmo tema ou
estabelecem relações explícitas. Permita que os alunos se expressem
livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores
sociais, culturais e humanos e opiniões divergentes. 2ª ETAPA - - Após
a leitura do texto, explique as questões propostas (págs: 54 a 55) e estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. -
Sugere-se que a partir da análise de discussão da temática o professor
proponha aos alunos o TRABALHO INTERDISCIPLINAR – (ANEXOS), disponível no
livro didático: Tecendo Linguagens – 8º ANO, pois possibilita a participação
oral e produção da turma. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos.
15ª AULA -
Sugere-se que o professor destine essa aula para a correção da atividades
anteriores e socialização dos cartazes sobre o uso consciente das ferramentas
digitais.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho.
ANEXO TRABALHO INTERDISCIPLINAR O uso excessivo
de computadores e celulares com acesso à internet já atingiu a saúde dos
jovens. A falta de limites para o uso da tecnologia pode acarretar problemas
de saúde. • Faça um levantamento com os alunos questionando o tempo, em
horas, que cada um deles usa a internet por dia. • Organize com eles um gráfico mostrando a relação entre o
número de alunos da sala de aula × o tempo gasto na internet. • Organize um novo levantamento de dados sobre as principais
atividades dos alunos na internet para verificar se elas estão relacionadas
às redes sociais, ao entretenimento, à busca de informações, a atividades
escolares ou outras. • Oriente os alunos a pesquisar dados divulgados em gráficos
sobre o tempo de uso da internet por outros jovens no Brasil. Em uma roda de
conversa, analise, com a turma, alguns desses gráficos. • Oriente os alunos a levantarem informações, divulgadas em
notícias, reportagens e sites confiáveis, sobre os problemas de saúde
que o uso excessivo de computadores e celulares pode causar. Após a coleta das
informações, proponha a produção de um cartaz com dicas para o uso de computadores
e celulares de forma a não prejudicar a saúde.
Esse trabalho proporciona o desenvolvimento da competência geral
5 e da competência específica de Linguagens 6.
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 7º Período: 24/08/2020 a 11/09/2020 Nº de Aulas: 18 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA: Mensagens instantâneas, carta
pessoal, leitura da obra “Um garoto consumista na roça” - Estratégias de leitura: apreender os
sentidos globais do texto; ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Carta pessoal; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem. 8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 1ª SEMANA –
24/08 a 28/08
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – - Professor, utilize as primeiras aulas, para
finalizar o objeto de conhecimento “Campanha Comunitária” – explore as
atividades e do livro e as compartilhadas na sequência anterior. 2ª ETAPA - LEITURA DA OBRA – UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA - Professor, antes
de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre as possíveis
personagens do livro. - Para
incentivar a leitura da obra, sugerimos a exploração dos elementos
paratextuais: título, capa e sumário, pois chamam a atenção do leitor no
primeiro contato com a obra. 3ª ETAPA -
Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para
a turma o texto que inicia a obra “Um garoto consumista na roça” - COMO TUDO
COMEÇOU (página 7). -
Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque o protagonista
adota um tom de desabafo e humor para a aventura que irá relatar. Depois, é
interessante abrir uma roda de leitura para que eles possam mencionar suas
primeiras impressões sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também
consiste em dar voz ao educando para que ele construa seu trajeto como
leitor. É nessa interação entre a turma que a
obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas
sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar
inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então
desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma
que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua
própria aprendizagem.
3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - UM GAROTO CONSUMISTA
NA ROÇA 1ª ETAPA – -
Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode
ser baseada nas imagens presentes no livro. - Antes
da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou
caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das
imagens. - Realizada
essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem
narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história,
apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e
de escrita ao mesmo tempo. - Por
meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses,
inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não
ser confirmadas à medida que leem o livro. -
Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que
apresentem as suas observações e roteiros da história – UM GAROTO CONSUMISTA
NA ROÇA. 2ª ETAPA - Professor, um pouco antes de começarem a
ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, o narrador conta sua
história em primeira pessoa - (narrador-testemunha) e não, em terceira pessoa
(narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos
sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado). - Para
a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura
compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra “O amor é lindo”. Faça
inferências estimulando a participação e entendimento da turma. - Ao final desta etapa, informe aos alunos
que continuarão a leitura da obra na próxima semana.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA: MENSAGENS INSTATÂNEAS POR APLICATIVO - Professor, para introduzir o
estudo, leia a apresentação do tema e realize as perguntas introdutórias,
além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o
conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado. Permita que se
expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus
valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. - Oriente os alunos a realizar uma primeira
leitura autônoma e silenciosa da mensagem, analisando os efeitos de sentido
produzidos pelas expressões utilizadas. -
Inicie com a seção “Prática de leitura” e após a explicação, estipule um
tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 35 a 38) - no caderno. 2ª ETAPA - Professor, para auxiliar os alunos na
realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral
da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o
entendimento dos alunos. Em seguida faça a correção da atividade no
intuito de aprimorar a aprendizagem. 2ª SEMANA – 31/08 a 04/09
7ª e 8ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – MALALA / UM GAROTO
CONSUMISTA NA ROÇA -
Professor, foi colocado como sugestão de leitura para a turma do 7º ano a
OBRA “UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA” mas algumas escolas já haviam iniciado a
leitura da obra “MALALA”, então ficará a seu critério verificar e decidir
qual obra trabalhará com seus alunos. - Para
iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram
do PRIMEIRO capítulo da obra escolhida. Socializem algumas questões e
verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra escolhida, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO
capítulo.
9ª e
10ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – CARTA PESSOAL - Professor,
antes de iniciar essa seção e o gênero CARTA PESSOAL, socialize as questões
da (págs: 39), que tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre uma
forma de comunicação bastante usada em outras épocas, mas que atualmente tem
entrado em desuso. - Leia
a apresentação da proposta dessa seção e faça as perguntas introdutórias,
além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o
conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado. Permita que eles se
expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus
valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. 2ª ETAPA - - Professor,
realize
uma leitura expressiva da carta para os alunos (págs: 40, 41), apresentando
um bom modelo de leitor para eles. Durante a leitura, faça pausas para
confirmar ou não as hipóteses levantadas antes da leitura. - Após a leitura da carta, socialize as questões
da seção POR DENTRO DO TEXTO – (págs: 42 e 43). Nessa atividade, a proposta é identificar o
efeito de sentido do uso da palavra soslaio, assim como compreender
seu significado. - Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões (págs: 45, 46 e 47) - no
caderno, ou se preferir trabalhe as questões oralmente. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.
11ª AULA – CORREÇÃO -
Professor, destine essa aula, para a correção das questões da seção “POR
DENTRO DO TEXTO” – (págs: 42 e 43) aprimore a aprendizagem e retire possíveis
dúvidas.
12ª e 13ª AULAS 1ª ETAPA – CONVERSA
ENTRE TEXTOS -
Professor, as atividades dessa seção têm como objetivo promover a comparação
de gêneros textuais diferentes, mas que promovem uma atividade humana de se
comunicar por escrito. Antes da leitura, faça as perguntas introdutórias
(pág: 43) e outras que possam surgir durante a discussão, a fim de realizar
levantamento de conhecimento prévio sobre o tema abordado. -
Permita que os alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos
de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as
opiniões divergentes. Oriente-os a voltar aos outros textos – mensagens
instantâneas e carta pessoal –, para que possam comparar as intenções
comunicativas, os interlocutores, a linguagem empregada, o tema/assunto,
entre outros. 2ª ETAPA - - Professor, nessa etapa
trabalhe as questões das (págs: 44, 45). -
Durante a realização da questão 8, se considerar importante, realize uma
conversa sobre o direito ao sigilo e sobre a violação de comunicação, seja
por pessoas próximas, seja por hackers. - Verifique
se os alunos conseguem perceber que, quando a Constituição Federal foi
promulgada (1988), não havia como as pessoas se comunicarem por meios
digitais, mas que o termo “correspondência” se estende a qualquer intercâmbio
de mensagem, fazendo valer o disposto na Constituição também para os tipos de
comunicação usados atualmente. - Estipule um tempo para que os alunos respondam
as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos.
14ª AULA – CORREÇÃO -
Professor, destine essa aula, para a correção das questões da seção “CONVERSA
ENTRE TEXTOS” – (págs: 44 e 45) aprimore a aprendizagem e retire possíveis
dúvidas. 3ª SEMANA – 07/09 a 11/09
15ª e 16ª AULAS 1ª ETAPA – LEITURA DA
OBRA ESCOLHIDA – 3º CAPÍTULO - Professor,
para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e análise que
fizeram do SEGUNDO capítulo da obra escolhida. Socializem algumas questões e
verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra escolhida, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO
capítulo.
17ª e 18ª AULAS 1ª ETAPA – TROCANDO IDEIAS - Professor,
essa seção possibilita a interação oral dos alunos e chama a atenção para o
modo como os meios digitais e virtuais devem ser utilizados na troca de
mensagens cotidianas. - Professor, estipule um tempo para que os alunos
respondam as questões (págs: 46 e
47) no caderno, ou se preferir
trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a
aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para
potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu
trabalho. |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020 |
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Ano/Série: 9º Período: 24/08/2020 a 11/09/2020 Nº de Aulas: 15 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico- Literário, Campo de atuação na
vida pública. |
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OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA: Fragmento de romance, notícia, leitura da obra MALALA, Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto; ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Sentido denotativo e conotativo, figuras de linguagem; ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar
os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem. 8. Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.). |
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HABILIDADES DA BNCC: (EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os
enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -,
ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade
linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da
textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando
estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign
e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação
em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos,
ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP25) Posicionar-se de
forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de
colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de
propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e
propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala
previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. (EF67LP28) - Ler, de forma autônoma, e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos,
crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma
livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre
outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) - Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em
textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. |
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HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento /
Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/
Respeito. ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 1ª SEMANA –
24/08 a 28/08
1ª e 2ª AULAS 1ª ETAPA – LEITURA DA OBRA - MALALA - Professor, antes
de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre a personagem do
livro. Relembre com eles algumas questões que já foram trabalhadas nas aulas
anteriores: Quem é Malala? Por que ela
é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha
quando a escreveu? -
Para incentivar a leitura de Malala, a menina que queria ir para a escola,
sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e quarta
capa, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra. - Ao
apresentar a capa, vale ressaltar a composição feita com fotos da montanha ao
fundo e a ilustração da menina no primeiro plano. Feita a observação, pode-se
estimular a curiosidade dos estudantes a respeito do conteúdo que vão encontrar
no livro: O que vocês vão ler trata de fatos reais? Ou de fatos inventados
pela autora? 2ª ETAPA -
Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para
a turma o texto presente na quarta capa, no prefácio, e na página 7 - pois
assim vão perceber que se trata de uma história real. Na sequência, sugerimos
dividir o quadro de giz em quatro colunas: “Malala Yousafzai”, “Vale do
Swat”, “Talibã” e “Adriana Carranca”. Oralmente, os estudantes devem relacionar
palavras presentes na contracapa a esses nomes, de modo que o quadro proposto
seja preenchido com elas. Ao final dessa atividade, espera-se que a turma
tenha construído um quadro semelhante a este: (quadro em anexo). -
Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque a autora adota um
tom de aventura e perigo. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura
para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra.
Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que
ele construa seu trajeto como leitor. É nessa interação entre a turma que a
obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas
sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar inferências,
descortinar novas informações contidas no texto e até então desconhecidas. Ou
seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma que ele participe
ativamente da construção do seu conhecimento, da sua própria aprendizagem.
3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - MALALA 1ª ETAPA – -
Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode
ser baseada nas imagens presentes no livro. - Antes
da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou
caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das
imagens. - Realizada
essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem
narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história,
apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e
de escrita ao mesmo tempo. - Por
meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses,
inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não
ser confirmadas à medida que leem o livro. -
Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que
apresentem as suas observações e roteiros da história – MALALA. 2ª ETAPA - Professor, um pouco antes de começarem a
ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, durante a leitura,
haverá momentos em que será a própria Malala que conta sua história (em
primeira pessoa) e outros em que o relato será de Adriana Carranca, ora em primeira
pessoa (narrador-testemunha), ora em terceira pessoa (narrador onisciente, ou
seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem interferir no
posicionamento do leitor ante o que é contado). Se necessário, sistematize
essas informações no quadro para que os estudantes possam consultá-las
durante a atividade. - Para
a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura
compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra (págs: 7 a 10), e
chame a atenção dos estudantes para a história do lugar em que MALALA vivia e
faça inferências estimulando a participação e entendimento da turma. - Ao final desta etapa, informe aos alunos
que continuarão a leitura da obra na próxima semana. LEMBRETE: Malala
Yousafzai é uma
adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por
extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus
escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça.
A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser
transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda
Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o
tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo
direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em
2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere
pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa
entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e
poderá subsidiar a conversa.
5ª e 6ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA – FRAGMENTO DE ROMANCE - Professor, inicie o estudo do Capítulo 2 do
livro didático – DESVENDANDO O ROMANCE. Trabalhe primeiramente com a seção
PARA COMEÇO DE CONVERSA (pág: 39). Essa seção tem por objetivo
contextualizar o tema do capítulo e promover uma discussão para explorar o
repertório que os alunos têm sobre os romances. - Estimule
os alunos a expressar suas opiniões acerca das questões levantadas, respeitando
os turnos de fala e os pontos de vista divergentes. Após a discussão inicial
suscitada pelas questões 1 e 2, realize a leitura expressiva do texto,
procurando contagiar os alunos com a paixão pela literatura, que permeia as
palavras de Marisa Lajolo. -
Explique que romance é um gênero literário que apresenta narrativa em prosa,
em geral longa, com fatos criados ou relacionados a personagens que vivem
diferentes conflitos ou situações dramáticas em uma sequência de tempo
relativamente ampla. Um romance pode contar diferentes tipos de história e
ser denominado “romance policial”, “romance de aventura”, “romance regional”,
“romance histórico”, “romance urbano”, “romance indianista” etc. Na
literatura, os textos que abordam histórias de amor são chamados “romances
românticos”. 2ª ETAPA -
Professor, como prática de leitura, trabalhe o fragmento de ROMANCE “O
carteiro e o poeta” (págs: 40 a 41). Antes
da leitura, comente com os alunos que Pablo Neruda foi um poeta chileno, um
dos mais importantes em língua espanhola do século XX. Esse poeta aparece
como personagem no conhecido romance O carteiro e o poeta,
transformado, inclusive, em filme. - Na
história, Neruda é exilado em uma ilha, na Itália, por razões políticas. Lá,
Mário, um desempregado quase analfabeto, é contratado como carteiro extra,
encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente, surge uma
sólida amizade entre os dois. O carteiro, aos poucos, aprende com Neruda a
descrever seus sentimentos por Beatrice, e o poeta, por sua vez, ganha uma
companhia. Na seção - Aplicando conhecimentos há uma resenha do filme. - Sugerimos que o texto seja lido em voz alta
com você lendo as falas do narrador e dois alunos lendo as falas dos
personagens. Peça que observem a pontuação e deem expressividade a essas
falas, conforme o sentido que estejam exprimindo. - Solicite aos alunos que realizem a
atividade da seção POR DENTRO DO TEXTO – (págs: 42). Estipule um tempo para a
realização e em seguida corrija e socialize as questões com a turma. 3ª ETAPA - Professor, dando continuidade a análise ao
fragmento de romance, trabalhe nessa etapa a seção LINGUAGEM DO TEXTO –
(págs: 42,43,44). A partir dessa seção trabalhe os objetos de conhecimento:
sentido denotativo e conotativo e o conceito e exemplificação de algumas
figuras de linguagem. Estipule um
tempo para a realização e em seguida corrija e socialize as questões com a
turma. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos. 2ª SEMANA – 31/08 a 04/09
7ª e 8ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - MALALA -
Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e
análise que fizeram do PRIMEIRO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas
questões e verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO
capítulo.
9ª e 10ª AULAS 1ª ETAPA – LINGUAGEM DO
TEXTO -
Professor, relembre aos alunos a análise que fizeram do gênero fragmento de ROMANCE “O carteiro e o poeta”
(págs: 40 a 41) e amplie esse conhecimento através da seção: CONVERSA
ENTRE TEXTOS – (págs: 44, 45). - Estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir
trabalhe as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de
aprimorar a aprendizagem. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos. 3ª SEMANA – 07/09 a 11/09
11ª e 12ª AULAS 1ª ETAPA – PRÁTICA DE
LEITURA - MALALA -
Professor, para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e
análise que fizeram do SEGUNDO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas
questões e verifique o conhecimento adquirido. 2ª ETAPA – - Sugere-se que o professor continue com a
leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO
capítulo.
13ª e 14ª AULAS – PRÁTICA
DE LEITURA 1ª ETAPA – ROMANCE
(FRAGMENTO I) - Professor, antes da leitura do texto,
incentive os alunos a realizar antecipações e inferências sobre a palavra vitória,
cujo significado é elucidado por intermédio do Glossário. Em seguida, promova
um intercâmbio oral sobre o tempo da narrativa. Anote as hipóteses e as
respectivas justificativas que eles apresentarem, ou peça a um aluno que seja
o escriba, para cotejá-las após a leitura do texto. - Proponha, inicialmente, a leitura
silenciosa do texto. Oriente os alunos para que tomem nota das palavras cujo
significado eventualmente desconheçam, exceto aquelas que já constam no
Glossário. Essas palavras que gerarem dúvida serão
abordadas mais adiante, na atividade 1b da página 54 (Linguagem do texto). 2ª ETAPA - - Em um segundo momento, proponha a leitura
compartilhada, dando oportunidade principalmente aos alunos que não costumam
se manifestar nas situações de leitura e demais atividades orais. - Leia
com os alunos as informações sobre José de Alencar, um dos mais importantes
nomes da literatura brasileira. Caso eles conheçam ou tenham lido algum dos
livros citados, peça que compartilhem a experiência com a turma. - Oriente os alunos a registrarem suas
hipóteses sobre as questões apresentadas. Mais adiante, eles lerão mais um trecho
do romance e poderão retomar essas hipóteses, a fim de confirmá-las ou não. - Após
a leitura do texto, explique as questões propostas (págs: 53 a 54) e estipule
um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. - Para auxiliar os alunos na realização das
atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do
seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos
alunos.
15ª AULA -
Sugere-se que o professor destine essa aula para a correção da atividade
anterior e socialização das questões mais pertinentes. - Pergunte
aos alunos se, ao realizarem a leitura do texto, encontraram e anotaram palavras
cujo significado não conseguiram identificar. Havendo alguma manifestação,
peça ajuda à turma, verificando se conseguem chegar juntos a alguma
conclusão, com base na retomada dos respectivos trechos e na análise de cada
contexto. Caso não consigam, oriente-os a recorrerem a um dicionário.
Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu t |
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