5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ao 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 24/08/2020 a 11/09/2020                Nº de Aulas: 18

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Conto, poema, leitura da obra MALALA, Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Adjetivo (conceito)

ORTOGRAFIA: Prefixo e sufixo;

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA – 24/08 a 28/08

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   LEITURA DA OBRA - MALALA

- Professor, antes de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre a personagem do livro. Relembre com eles algumas questões que já foram trabalhadas nas aulas anteriores:  Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu?

- Para incentivar a leitura de Malala, a menina que queria ir para a escola, sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e quarta capa, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra.

- Ao apresentar a capa, vale ressaltar a composição feita com fotos da montanha ao fundo e a ilustração da menina no primeiro plano. Feita a observação, pode-se estimular a curiosidade dos estudantes a respeito do conteúdo que vão encontrar no livro: O que vocês vão ler trata de fatos reais? Ou de fatos inventados pela autora?

 

2ª ETAPA

- Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para a turma o texto presente na quarta capa, no prefácio, e na página 7 - pois assim vão perceber que se trata de uma história real. Na sequência, sugerimos dividir o quadro de giz em quatro colunas: “Malala Yousafzai”, “Vale do Swat”, “Talibã” e “Adriana Carranca”. Oralmente, os estudantes devem relacionar palavras presentes na contracapa a esses nomes, de modo que o quadro proposto seja preenchido com elas. Ao final dessa atividade, espera-se que a turma tenha construído um quadro semelhante a este: (quadro em anexo).

 

- Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque a autora adota um tom de aventura e perigo. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que ele construa seu trajeto como leitor.

       É nessa interação entre a turma que a obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua própria aprendizagem.

 

 

*           3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - MALALA

1ª ETAPA   

- Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode ser baseada nas imagens presentes no livro.

- Antes da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das imagens.

- Realizada essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história, apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e de escrita ao mesmo tempo.

- Por meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses, inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não ser confirmadas à medida que leem o livro.

- Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que apresentem as suas observações e roteiros da história – MALALA.

2ª ETAPA

- Professor, um pouco antes de começarem a ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, durante a leitura, haverá momentos em que será a própria Malala que conta sua história (em primeira pessoa) e outros em que o relato será de Adriana Carranca, ora em primeira pessoa (narrador-testemunha), ora em terceira pessoa (narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado). Se necessário, sistematize essas informações no quadro para que os estudantes possam consultá-las durante a atividade.

- Para a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra (págs: 7 a 10), e chame a atenção dos estudantes para a história do lugar em que MALALA vivia e faça inferências estimulando a participação e entendimento da turma. 

- Ao final desta etapa, informe aos alunos que continuarão a leitura da obra na próxima semana.

LEMBRETE:

Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e poderá subsidiar a conversa.

*           5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – POEMA – CONTO  

- Professor, para introduzir o estudo da linguagem poética, os alunos lerão dois textos que falam sobre a figura do poeta (o primeiro, na seção “Para começo de conversa”, de Manoel de Barros, e o segundo, na primeira “Prática de leitura”, de Carlos Drummond de Andrade).

- Inicie com a seção “Para começo de conversa” e após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 41 e 42) - no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

2ª ETAPA

- Professor, ainda como prática de leitura, trabalhe o conto “A incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade trabalhando os sentidos e significados dos termos e expressões do texto. Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 42, 43 e 44) - no caderno, em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

2ª SEMANA – 31/08 a 04/09

*           7ª e 8ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - MALALA

- Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do PRIMEIRO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO capítulo.

 

*              9ª e 10ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - POEMA

- Professor, leia com os alunos o poema IDENTIDADE, do poeta Manuel Bandeira. Espera-se que os dois primeiros versos levem os alunos a perceberem que o conflito vivido pelo personagem diz respeito à falta de uma definição concreta da sua identidade. 

- Sugere- se que a primeira leitura do texto seja feita em voz alta pelos alunos para que eles possam identificar o conflito vivido pelo eu lírico. Essa questão será retomada aos poucos durante as atividades de compreensão, enquanto se reconstrói o sentido do texto por meio do estudo de suas metáforas, jogo de oposição de ideias, organização do texto etc. Portanto, neste momento, não será preciso aprofundar esse tema; basta levantar essa questão de leitura prévia.

2ª ETAPA -

- Professor no decorrer da atividade revise com os alunos as principais características do gênero POEMA. Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 45, 46 e 47) - no caderno, ou se preferir trabalhe as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

*           11ª e 12ª AULAS

1ª ETAPA  TROCANDO IDEIAS

- Professor, nessa seção – (pág: 48) você terá a oportunidade de socializar com os alunos acerca da temática IDENTIDADE e conhecê-los um pouco mais. Para realizar o trabalho dessa seção, oriente os alunos a respeitarem as opiniões dos colegas, ainda que sejam contrárias às deles, bem como os turnos de fala no momento da discussão.

 

2ª ETAPA -   LINGUAGEM DO TEXTO

- Professor, nessa etapa trabalhe com a seção linguagem do texto e explore o conceito de sentido denotativo (próprio) e sentido conotativo (figurado) – (pág: 48 e 49). Utilize os exemplos que o poema apresenta e os outros gêneros que o livro didático apresenta.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

 

 

 

*           13ª e 14ª AULAS

1ª ETAPA  ADJETIVO E LOCUÇÃO ADJETIVA

- O conceito de adjetivo já foi abordado em anos anteriores, mas será reapresentado, a fim de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos. Ao fazer a correção dessa atividade, pergunte se eles se recordam do conceito. Comente que a classe dos adjetivos modifica os substantivos, atribuindo-lhes características, e estimule-os a perceber as modificações feitas por um adjetivo em um substantivo. Por exemplo, um aluno alto é diferente de um aluno baixo, uma prova difícil é diferente de uma prova fácil. Dessa maneira, eles poderão observar a função dos adjetivos, de acordo com a habilidade.

- Nessa primeira etapa trabalhe a seção REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA, revise o conceito de adjetivo e locução adjetiva. Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 49, 50) - no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

2ª ETAPA -

- Professor, para a segunda etapa explore a seção APLICANDO CONHECIMENTOS e amplie o objeto de conhecimento ADJETIVO através das QUADRINHAS – (págs: 50 e 51).

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

3ª SEMANA – 07/09 a 11/09

*           15ª e 16ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - MALALA

- Professor, para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do SEGUNDO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO capítulo.

 

*           17ª e 18ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - 

- Professor, para revisar o gênero POEMA suas principais características e o objeto de conhecimento ADJETIVO e LOCUÇÃO ADJETIVA, trabalhe as questões das (págs: 52 a 55).

 

- (Antes da leitura – pág: 52) - Explore as fotos com os alunos e oriente-os a perceber que as semelhanças mais visíveis estão principalmente no fato de as crianças estarem felizes e as diferenças estão no tamanho, nos traços físicos e nos trajes que utilizam.

- (Antes da leitura) - Discuta essa questão com os alunos. Fale sobre a importância da diversidade para que aprendamos mais sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre as culturas e a sociedade, enfim, sobre o mundo que nos cerca.

 

2ª ETAPA -

- Professor, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 54 e 55) no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;


Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.


 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 24/08/2020 a 11/09/2020                Nº de Aulas: 15

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Reportagem, Poema, Fragmento de romance, leitura da obra “Quase de verdade” -  Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Tipos de predicado;

 

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Poema;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

 

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA – 24/08 a 28/08

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   

- Professor, utilize as primeiras aulas, para finalizar algum objeto de conhecimento que ficou pendente da sequência anterior. Explore as atividades e do livro e as compartilhadas na sequência anterior.

 

2ª ETAPA  - LEITURA DA OBRA – QUASE QUE DE VERDADE

- Professor, antes de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre as possíveis personagens do livro.

- Para incentivar a leitura da obra, sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e sumário, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra.

 

3ª ETAPA

- Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para a turma o texto que inicia a obra “QUASE DE VERDADE” - (páginas 4 a 7). 

- Professor, essa leitura é muito sugestiva, porque o protagonista adota um tom de desabafo e humor para a aventura que irá relatar. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que ele construa seu trajeto como leitor.

       É nessa interação entre a turma que a obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua própria aprendizagem.

 

*           3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA – QUASE DE VERDADE

1ª ETAPA   

- Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode ser baseada nas imagens presentes no livro.

- Antes da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das imagens.

- Realizada essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história, apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e de escrita ao mesmo tempo.

- Por meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses, inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não ser confirmadas à medida que leem o livro.

- Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que apresentem as suas observações e roteiros da história – QUASE DE VERDADE.

2ª ETAPA

- Professor, um pouco antes de começarem a ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, o narrador conta sua história em primeira pessoa - (narrador-testemunha) e não, em terceira pessoa (narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado).

- Para a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura compartilhada com os alunos da obra. Faça inferências, fale sobre a autora Clarice Lispector, sua importância para a nossa literatura e estimule a participação e entendimento da turma. 

- Ao final desta etapa, informe aos alunos que continuarão a leitura da obra na próxima semana.

*           5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA: REPORTAGEM

- Professor, inicie o (capítulo 2) do livro didático – ADOLESCER. Trabalhe inicialmente com a seção PARA COMEÇO DE CONVERSA e promova uma discussão oral por meio da apresentação do tema e das questões propostas antes da leitura do texto. Permita que os alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, as opiniões divergentes e a diversidade cultural e social. Faça intervenções por meio de perguntas sempre que surgirem opiniões e relatos que possam colaborar e ampliar a conversa realizada que será realizada durante a leitura da reportagem.

2ª ETAPA

- Após a análise da temática, inicie o estudo do texto com a seção “Prática de leitura” e após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 49 a 52) - no caderno.

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos. Em seguida faça a correção da atividade no intuito de aprimorar a aprendizagem.

2ª SEMANA – 31/08 a 04/09

*           7ª e 8ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – OBRA: QUASE DE VERDADE

- Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram das primeiras páginas da obra “QUASE DE VERDADE” da escritora Clarice Lispector. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra QUASE DE VERDADE com uma leitura compartilhada, para estimular a participação oral da turma. 

*              9ª e 10ª AULAS

1ª ETAPA  LINGUAGEM DO TEXTO  

- Professor, relembre aos alunos as principais características do gênero estudado na aula anterior: REPORTAGEM, e amplie esse conhecimento através da seção: LINGUAGEM DO TEXTO – (págs: 52, 53).

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

3ª SEMANA – 07/09 a 11/09

*             11ª e 12ª AULAS

-  1ª ETAPA - PRÁTICA DE LEITURA – OBRA: QUASE DE VERDADE

- Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram das primeiras páginas da obra “QUASE DE VERDADE” da escritora Clarice Lispector. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra QUASE DE VERDADE com uma leitura compartilhada, para estimular a participação oral da turma. 

 

*           13ª e 14ª AULAS – CONVERSA ENTRE TEXTOS

1ª ETAPA 

- Professor, as atividades dessa seção (pág:53) têm como objetivo promover a comparação de gêneros textuais distintos que promovem a discussão do mesmo tema ou estabelecem relações explícitas. Permita que os alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos e opiniões divergentes.

2ª ETAPA -   

 - Após a leitura do texto, explique as questões propostas (págs: 54 a 55) e estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente.

- Sugere-se que a partir da análise de discussão da temática o professor proponha aos alunos o TRABALHO INTERDISCIPLINAR – (ANEXOS), disponível no livro didático: Tecendo Linguagens – 8º ANO, pois possibilita a participação oral e produção da turma.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           15ª AULA

- Sugere-se que o professor destine essa aula para a correção da atividades anteriores e socialização dos cartazes sobre o uso consciente das ferramentas digitais.

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

ANEXO 

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

          O uso excessivo de computadores e celulares com acesso à internet já atingiu a saúde dos jovens. A falta de limites para o uso da tecnologia pode acarretar problemas de saúde.


• Faça um levantamento com os alunos questionando o tempo, em horas, que cada um deles usa a internet por dia.

• Organize com eles um gráfico mostrando a relação entre o número de alunos da sala de aula × o tempo gasto na internet.

• Organize um novo levantamento de dados sobre as principais atividades dos alunos na internet para verificar se elas estão relacionadas às redes sociais, ao entretenimento, à busca de informações, a atividades escolares ou outras.

• Oriente os alunos a pesquisar dados divulgados em gráficos sobre o tempo de uso da internet por outros jovens no Brasil. Em uma roda de conversa, analise, com a turma, alguns desses gráficos.

• Oriente os alunos a levantarem informações, divulgadas em notícias, reportagens e sites confiáveis, sobre os problemas de saúde que o uso excessivo de computadores e celulares pode causar.

         Após a coleta das informações, proponha a produção de um cartaz com dicas para o uso de computadores e celulares de forma a não prejudicar a saúde.

 

Esse trabalho proporciona o desenvolvimento da competência geral 5 e da competência específica de Linguagens 6.

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 24/08/2020 a 11/09/2020                Nº de Aulas: 18

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

 

LEITURA: Mensagens instantâneas, carta pessoal, leitura da obra “Um garoto consumista na roça” -  Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

 

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA:

 

 

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Carta pessoal;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA – 24/08 a 28/08

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   

- Professor, utilize as primeiras aulas, para finalizar o objeto de conhecimento “Campanha Comunitária” – explore as atividades e do livro e as compartilhadas na sequência anterior.

 

2ª ETAPA  - LEITURA DA OBRA – UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA

- Professor, antes de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre as possíveis personagens do livro.

- Para incentivar a leitura da obra, sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e sumário, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra.

 

3ª ETAPA

- Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para a turma o texto que inicia a obra “Um garoto consumista na roça” - COMO TUDO COMEÇOU (página 7).  

- Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque o protagonista adota um tom de desabafo e humor para a aventura que irá relatar. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que ele construa seu trajeto como leitor.

       É nessa interação entre a turma que a obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua própria aprendizagem.

 

*           3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA

1ª ETAPA   

- Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode ser baseada nas imagens presentes no livro.

- Antes da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das imagens.

- Realizada essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história, apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e de escrita ao mesmo tempo.

- Por meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses, inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não ser confirmadas à medida que leem o livro.

- Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que apresentem as suas observações e roteiros da história – UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA.

2ª ETAPA

- Professor, um pouco antes de começarem a ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, o narrador conta sua história em primeira pessoa - (narrador-testemunha) e não, em terceira pessoa (narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado).

- Para a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra “O amor é lindo”. Faça inferências estimulando a participação e entendimento da turma. 

- Ao final desta etapa, informe aos alunos que continuarão a leitura da obra na próxima semana.

*           5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA: MENSAGENS INSTATÂNEAS POR APLICATIVO

- Professor, para introduzir o estudo, leia a apresentação do tema e realize as perguntas introdutórias, além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado. Permita que se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes.

- Oriente os alunos a realizar uma primeira leitura autônoma e silenciosa da mensagem, analisando os efeitos de sentido produzidos pelas expressões utilizadas.

- Inicie com a seção “Prática de leitura” e após a explicação, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 35 a 38) - no caderno.

2ª ETAPA

- Professor, para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos. Em seguida faça a correção da atividade no intuito de aprimorar a aprendizagem.

 

 

2ª SEMANA – 31/08 a 04/09

*           7ª e 8ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – MALALA / UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA

- Professor, foi colocado como sugestão de leitura para a turma do 7º ano a OBRA “UM GAROTO CONSUMISTA NA ROÇA” mas algumas escolas já haviam iniciado a leitura da obra “MALALA”, então ficará a seu critério verificar e decidir qual obra trabalhará com seus alunos. 

- Para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do PRIMEIRO capítulo da obra escolhida. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra escolhida, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO capítulo.

*              9ª e 10ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – CARTA PESSOAL

- Professor, antes de iniciar essa seção e o gênero CARTA PESSOAL, socialize as questões da (págs: 39), que tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre uma forma de comunicação bastante usada em outras épocas, mas que atualmente tem entrado em desuso.

- Leia a apresentação da proposta dessa seção e faça as perguntas introdutórias, além de outras que possam surgir durante a discussão, a fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto abordado. Permita que eles se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes.

 

2ª ETAPA -

- Professor, realize uma leitura expressiva da carta para os alunos (págs: 40, 41), apresentando um bom modelo de leitor para eles. Durante a leitura, faça pausas para confirmar ou não as hipóteses levantadas antes da leitura.

 

- Após a leitura da carta, socialize as questões da seção POR DENTRO DO TEXTO – (págs: 42 e 43). Nessa atividade, a proposta é identificar o efeito de sentido do uso da palavra soslaio, assim como compreender seu significado.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 45, 46 e 47) - no caderno, ou se preferir trabalhe as questões oralmente.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           11ª AULA – CORREÇÃO

- Professor, destine essa aula, para a correção das questões da seção “POR DENTRO DO TEXTO” – (págs: 42 e 43) aprimore a aprendizagem e retire possíveis dúvidas. 

 

*           12ª e 13ª AULAS

1ª ETAPA  CONVERSA ENTRE TEXTOS

- Professor, as atividades dessa seção têm como objetivo promover a comparação de gêneros textuais diferentes, mas que promovem uma atividade humana de se comunicar por escrito. Antes da leitura, faça as perguntas introdutórias (pág: 43) e outras que possam surgir durante a discussão, a fim de realizar levantamento de conhecimento prévio sobre o tema abordado.

- Permita que os alunos se expressem livremente, desde que respeitem os turnos de fala dos colegas, seus valores sociais, culturais e humanos, assim como as opiniões divergentes. Oriente-os a voltar aos outros textos – mensagens instantâneas e carta pessoal –, para que possam comparar as intenções comunicativas, os interlocutores, a linguagem empregada, o tema/assunto, entre outros.

2ª ETAPA -   

- Professor, nessa etapa trabalhe as questões das (págs: 44, 45).  

- Durante a realização da questão 8, se considerar importante, realize uma conversa sobre o direito ao sigilo e sobre a violação de comunicação, seja por pessoas próximas, seja por hackers.

- Verifique se os alunos conseguem perceber que, quando a Constituição Federal foi promulgada (1988), não havia como as pessoas se comunicarem por meios digitais, mas que o termo “correspondência” se estende a qualquer intercâmbio de mensagem, fazendo valer o disposto na Constituição também para os tipos de comunicação usados atualmente.

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*              14ª AULA – CORREÇÃO

- Professor, destine essa aula, para a correção das questões da seção “CONVERSA ENTRE TEXTOS” – (págs: 44 e 45) aprimore a aprendizagem e retire possíveis dúvidas. 

3ª SEMANA – 07/09 a 11/09

*           15ª e 16ª AULAS

1ª ETAPA  LEITURA DA OBRA ESCOLHIDA – 3º CAPÍTULO

- Professor, para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do SEGUNDO capítulo da obra escolhida. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra escolhida, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO capítulo.

*           17ª e 18ª AULAS

1ª ETAPA TROCANDO IDEIAS   

- Professor, essa seção possibilita a interação oral dos alunos e chama a atenção para o modo como os meios digitais e virtuais devem ser utilizados na troca de mensagens cotidianas.

 

- Professor, estipule um tempo para que os alunos respondam as questões (págs: 46 e 47) no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – LÍNGUA PORTUGUESA – 2020

Ano/Série:              Período: 24/08/2020 a 11/09/2020                Nº de Aulas: 15

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:   

LEITURA: Fragmento de romance, notícia, leitura da obra MALALA, Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

ANÁLISE LINGUÍSTICA/ SEMIÓTICA: Sentido denotativo e conotativo, figuras de linguagem;

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;                                   

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

 

 (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

 

(EF67LP28) -  Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF69LP44) - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 

 

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

 

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: Empatia / Responsabilidade / Autoconhecimento / Comunicação / Conhecimento Inter e intrapessoal / Cooperação/ Protagonismo/ Respeito.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª SEMANA – 24/08 a 28/08

*           1ª e 2ª AULAS

1ª ETAPA   LEITURA DA OBRA - MALALA

- Professor, antes de iniciarem a leitura da obra, converse com os alunos sobre a personagem do livro. Relembre com eles algumas questões que já foram trabalhadas nas aulas anteriores:  Quem é Malala? Por que ela é importante? Por que ela escreveu uma autobiografia? Quantos anos tinha quando a escreveu?

- Para incentivar a leitura de Malala, a menina que queria ir para a escola, sugerimos a exploração dos elementos paratextuais: título, capa e quarta capa, pois chamam a atenção do leitor no primeiro contato com a obra.

- Ao apresentar a capa, vale ressaltar a composição feita com fotos da montanha ao fundo e a ilustração da menina no primeiro plano. Feita a observação, pode-se estimular a curiosidade dos estudantes a respeito do conteúdo que vão encontrar no livro: O que vocês vão ler trata de fatos reais? Ou de fatos inventados pela autora?

 

2ª ETAPA

- Após esse levantamento inicial de hipóteses, recomendamos que você leia para a turma o texto presente na quarta capa, no prefácio, e na página 7 - pois assim vão perceber que se trata de uma história real. Na sequência, sugerimos dividir o quadro de giz em quatro colunas: “Malala Yousafzai”, “Vale do Swat”, “Talibã” e “Adriana Carranca”. Oralmente, os estudantes devem relacionar palavras presentes na contracapa a esses nomes, de modo que o quadro proposto seja preenchido com elas. Ao final dessa atividade, espera-se que a turma tenha construído um quadro semelhante a este: (quadro em anexo).

 

- Professor, a leitura do prefácio é muito sugestiva, porque a autora adota um tom de aventura e perigo. Depois, é interessante abrir uma roda de leitura para que eles possam mencionar suas primeiras impressões sobre a obra. Afinal, a mediação da leitura também consiste em dar voz ao educando para que ele construa seu trajeto como leitor.

       É nessa interação entre a turma que a obra passará a ser viva, uma vez que não será apenas um texto impresso, mas sim um discurso em evidência, capaz de provocar sentidos, instigar inferências, descortinar novas informações contidas no texto e até então desconhecidas. Ou seja, é necessário envolver o estudante na leitura de forma que ele participe ativamente da construção do seu conhecimento, da sua própria aprendizagem.

 

 

*           3ª e 4ª AULAS - LEITURA DA OBRA - MALALA

1ª ETAPA   

- Sugere-se ao professor, como outra atividade de mediação de leitura que pode ser baseada nas imagens presentes no livro.

- Antes da leitura integral da obra, cada estudante, com uma folha de sulfite (ou caderno), deve ocultar o texto escrito e fazer uma observação apenas das imagens.

- Realizada essa primeira leitura autônoma, você pode solicitar aos estudantes que tentem narrar a história. Se houver tempo, peça que escrevam um roteiro da história, apenas com o apoio das imagens, desenvolvendo assim as competências leitora e de escrita ao mesmo tempo.

- Por meio da observação das imagens, os estudantes estarão criando hipóteses, inferindo sentidos, antecipando informações sobre a obra, que podem ou não ser confirmadas à medida que leem o livro.

- Após esse momento, estimule a participação oral da turma, solicite que apresentem as suas observações e roteiros da história – MALALA.

2ª ETAPA

- Professor, um pouco antes de começarem a ler a obra, é interessante ressaltar aos estudantes que, durante a leitura, haverá momentos em que será a própria Malala que conta sua história (em primeira pessoa) e outros em que o relato será de Adriana Carranca, ora em primeira pessoa (narrador-testemunha), ora em terceira pessoa (narrador onisciente, ou seja, aquele que observa tudo e descreve os fatos sem interferir no posicionamento do leitor ante o que é contado). Se necessário, sistematize essas informações no quadro para que os estudantes possam consultá-las durante a atividade.

- Para a segunda etapa dessas aulas, sugere-se que o docente inicie a leitura compartilhada com os alunos do primeiro capítulo da obra (págs: 7 a 10), e chame a atenção dos estudantes para a história do lugar em que MALALA vivia e faça inferências estimulando a participação e entendimento da turma. 

- Ao final desta etapa, informe aos alunos que continuarão a leitura da obra na próxima semana.

LEMBRETE:

Malala Yousafzai é uma adolescente paquistanesa que, em 2012, sofreu um atentado organizado por extremistas do Movimento Talibã Paquistanês (TTP), que invadiram o ônibus escolar que a transportava para casa depois da aula, atirando-lhe na cabeça. A adolescente foi atendida no hospital militar local antes de ser transportada para Birmingham, no Reino Unido, onde atualmente estuda Economia, Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford. Com o tempo, Malala tornou-se um símbolo mundial da luta contra o extremismo e pelo direito das mulheres à educação, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ao lado do ativista indiano Kailash Satyarthi. Caso considere pertinente, sugerimos que leia a notícia a ser trabalhada na seção Conversa entre textos (página 28), que traz mais informações sobre Malala Yousafzai e poderá subsidiar a conversa.

*           5ª e 6ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA – FRAGMENTO DE ROMANCE

- Professor, inicie o estudo do Capítulo 2 do livro didático – DESVENDANDO O ROMANCE. Trabalhe primeiramente com a seção PARA COMEÇO DE CONVERSA (pág: 39). Essa seção tem por objetivo contextualizar o tema do capítulo e promover uma discussão para explorar o repertório que os alunos têm sobre os romances.

- Estimule os alunos a expressar suas opiniões acerca das questões levantadas, respeitando os turnos de fala e os pontos de vista divergentes. Após a discussão inicial suscitada pelas questões 1 e 2, realize a leitura expressiva do texto, procurando contagiar os alunos com a paixão pela literatura, que permeia as palavras de Marisa Lajolo.

- Explique que romance é um gênero literário que apresenta narrativa em prosa, em geral longa, com fatos criados ou relacionados a personagens que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas em uma sequência de tempo relativamente ampla. Um romance pode contar diferentes tipos de história e ser denominado “romance policial”, “romance de aventura”, “romance regional”, “romance histórico”, “romance urbano”, “romance indianista” etc. Na literatura, os textos que abordam histórias de amor são chamados “romances românticos”.

 

2ª ETAPA

- Professor, como prática de leitura, trabalhe o fragmento de ROMANCE “O carteiro e o poeta” (págs: 40 a 41). Antes da leitura, comente com os alunos que Pablo Neruda foi um poeta chileno, um dos mais importantes em língua espanhola do século XX. Esse poeta aparece como personagem no conhecido romance O carteiro e o poeta, transformado, inclusive, em filme.

- Na história, Neruda é exilado em uma ilha, na Itália, por razões políticas. Lá, Mário, um desempregado quase analfabeto, é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente, surge uma sólida amizade entre os dois. O carteiro, aos poucos, aprende com Neruda a descrever seus sentimentos por Beatrice, e o poeta, por sua vez, ganha uma companhia. Na seção - Aplicando conhecimentos há uma resenha do filme.

- Sugerimos que o texto seja lido em voz alta com você lendo as falas do narrador e dois alunos lendo as falas dos personagens. Peça que observem a pontuação e deem expressividade a essas falas, conforme o sentido que estejam exprimindo.

- Solicite aos alunos que realizem a atividade da seção POR DENTRO DO TEXTO – (págs: 42). Estipule um tempo para a realização e em seguida corrija e socialize as questões com a turma.

 

3ª ETAPA

- Professor, dando continuidade a análise ao fragmento de romance, trabalhe nessa etapa a seção LINGUAGEM DO TEXTO – (págs: 42,43,44). A partir dessa seção trabalhe os objetos de conhecimento: sentido denotativo e conotativo e o conceito e exemplificação de algumas figuras de linguagem.  Estipule um tempo para a realização e em seguida corrija e socialize as questões com a turma.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

2ª SEMANA – 31/08 a 04/09

*           7ª e 8ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - MALALA

- Professor, para iniciar a segunda semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do PRIMEIRO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do SEGUNDO capítulo.

*             9ª e 10ª AULAS

1ª ETAPA  LINGUAGEM DO TEXTO 

- Professor, relembre aos alunos a análise que fizeram do gênero fragmento de ROMANCE “O carteiro e o poeta” (págs: 40 a 41) e amplie esse conhecimento através da seção: CONVERSA ENTRE TEXTOS – (págs: 44, 45).

- Estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe as questões oralmente. Em seguida faça a correção no intuito de aprimorar a aprendizagem.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

 

3ª SEMANA – 07/09 a 11/09

*             11ª e 12ª AULAS

1ª ETAPA  PRÁTICA DE LEITURA - MALALA

- Professor, para iniciar a terceira semana, relembre aos alunos a leitura e análise que fizeram do SEGUNDO capítulo da obra MALALA. Socializem algumas questões e verifique o conhecimento adquirido.  

2ª ETAPA –

- Sugere-se que o professor continue com a leitura da obra MALALA, agora fazendo a leitura e análise do TERCEIRO capítulo.

 

*           13ª e 14ª AULAS – PRÁTICA DE LEITURA

1ª ETAPA  ROMANCE (FRAGMENTO I)

- Professor, antes da leitura do texto, incentive os alunos a realizar antecipações e inferências sobre a palavra vitória, cujo significado é elucidado por intermédio do Glossário. Em seguida, promova um intercâmbio oral sobre o tempo da narrativa. Anote as hipóteses e as respectivas justificativas que eles apresentarem, ou peça a um aluno que seja o escriba, para cotejá-las após a leitura do texto.

 

- Proponha, inicialmente, a leitura silenciosa do texto. Oriente os alunos para que tomem nota das palavras cujo significado eventualmente desconheçam, exceto aquelas que já constam no Glossário.

Essas palavras que gerarem dúvida serão abordadas mais adiante, na atividade 1b da página 54 (Linguagem do texto).

 

2ª ETAPA -   

- Em um segundo momento, proponha a leitura compartilhada, dando oportunidade principalmente aos alunos que não costumam se manifestar nas situações de leitura e demais atividades orais.

- Leia com os alunos as informações sobre José de Alencar, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Caso eles conheçam ou tenham lido algum dos livros citados, peça que compartilhem a experiência com a turma.

- Oriente os alunos a registrarem suas hipóteses sobre as questões apresentadas. Mais adiante, eles lerão mais um trecho do romance e poderão retomar essas hipóteses, a fim de confirmá-las ou não.

 - Após a leitura do texto, explique as questões propostas (págs: 53 a 54) e estipule um tempo para que os alunos respondam as questões no caderno, ou se preferir trabalhe-as oralmente.

- Para auxiliar os alunos na realização das atividades, leia as orientações e dicas disponíveis na lateral da página do seu livro didático (MANUAL DO PROFESSOR), e verifique o entendimento dos alunos.

*           15ª AULA

- Sugere-se que o professor destine essa aula para a correção da atividade anterior e socialização das questões mais pertinentes.

- Pergunte aos alunos se, ao realizarem a leitura do texto, encontraram e anotaram palavras cujo significado não conseguiram identificar. Havendo alguma manifestação, peça ajuda à turma, verificando se conseguem chegar juntos a alguma conclusão, com base na retomada dos respectivos trechos e na análise de cada contexto. Caso não consigam, oriente-os a recorrerem a um dicionário.

 


 

RECURSOS:

(  ) Resumo            

(  ) Data show;           

(  ) Jornal;          

(  ) Revista;

(   ) Vídeo;

(  ) Computador;

(  ) Jogos;

(  ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. 

(  ) Informativos.

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;

(  ) Trabalho;

(  )Resolução de Exercícios/Livro páginas;  

(  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;

(  ) Observação do desempenho do aluno;

(  )  cartaz;

(  ) Debate;

(  ) Relatórios;

(  ) Avaliação escrita;

(  ) Avaliação da participação;

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu t

 

 

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