9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO 2022

 

9ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Consciência Negra -“Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”.. (Instrumentos musicais de Origem Africana)

Tema Integrador: Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Patrimônio Cultural, Matrizes  Estéticas e Culturais

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas      Ano: 8º      Período: 16/11a 30/11/2022    Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e européias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

 

                                                                 1ª AULA

 

                                                                                                         Br.pinterest.com (acessado em 26/10/2021)

1ª Etapa: Faça a leitura do texto e em seguida, responda as questões a seguir:

 

Dia Nacional da Consciência Negra

 

   O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

    Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

    Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de www.mundoeducacao.bol.uol.com.br)Acessado em 26/10/2021

 

2ª Etapa:Questões

1 - De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) Existe uma comparação entre a escravidão dos negros e a dos índios.

b) A escravidão era natural e aceita por todos, inclusive pelos negros.

c) Os negros eram bem alimentados para trabalhar melhor.

d) Os índios eram responsáveis por cuidar de negros que ficavam doentes.

e) Antes de 1888, nem todos os negros eram livres no Brasil.

 

2 - Analise as alternativas a seguir acerca de Zumbi:

I – Era conhecido como Antônio Soares.

II – Foi um dos primeiros líderes do Quilombo de Palmares.

III – Em homenagem a Zumbi, criou-se o dia 20 de novembro.

 

Marque a única alternativa que traz afirmação (ou afirmações) incorreta(s) é:

a) I

b) I e II.

c) II.

d) II e III.

e) I e III.

 

 

3 - Embora a libertação dos escravos tenha sido um avanço para o Brasil no diz respeito aos direitos humanos, isso deixou aspectos nada negativos para os negros conforme ilustra o texto? Justifique sua resposta.

 

4 - Nos dias de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?

 

 

                                                                2ª AULA

1ª Etapa: Realize a leitura do texto, em seguida responda a atividade

 

    

 

   

 

 

   

 

 

       

      

 

      

                                                                             

2ª Etapa:

ATIVIDADE

1 -Quais são os instrumentos musicais de origem africana citados acima? Escolha um e fale sobre ele:

2 -Você conhece algum tipo de instrumento musical africana? Qual?

3 -Você ou sua família toca algum instrumento musical? Qual?

4 -Qual o ritmo musical que você gosta?

5 - Os instrumentos africanos eram feitos de produtos da natureza. O que eles usavam para confeccionar esses instrumentos?

6 - Pesquise músicas, instrumentos musicais e danças de origem africana presente na cultura brasileira. ​

7 -Tente construir um dos instrumentos musicais africanos que você pesquisou usando a sua criatividade:

 

3ª AULA: É hora de conhecer os instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras.

1º Etapa

Ø  Iniciar fazendo a correção das questões da etapa 2 da 1º aula e em seguida fale sobre os instrumentos usados nas culturas e religiões afro-brasileiras.

 

Slideshare.net(acessado em 26/10/2022)

    2ª Etapa:                                       Atividade

1 – Responda:

a)    – Como é a música criada pelos afro-brasileiros?

b)    – Na falta de instrumentos musicais, improvisavam com o que tinham na mão. O que eles usavam?

c)    – O que os povos africanos nos deixaram como herança?

d)    – Segundo o texto, o que é a Cultura afro-brasileira?

e)    – Responda com suas palavras: Qual é a influência da música e dos instrumentos musicais africanos na cultura brasileira?

2- Mãos na massa: É hora de confeccionar um instrumento que remeta ao tambor. Veja no vídeo como deverá ser feito

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lOMPHwrZioM  

Obs. Fica a critério do professor de como o aluno deverá confeccionar o tambor e apresentar na aula seguinte

Material:

1 lata grande (de leite);

1 lata pequena (ervilha/ leite condensado);

Fita adesiva

Tesoura sem ponta

1 colher de sopa

4ª AULA:  Professor, realize a leitura dos textos, e peçam para que eles expliquem de que forma conhecer um pouco da cultura afro-brasileira nos permite entender um pouco mais sobre a história do nosso país.

1ª Etapa:

Instrumentos Africanos na cultura brasileira

 

São claras as influências da África sobre a cultura brasileira, a maior parte da população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não são negras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, terem grande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeito muito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.

A capoeira é uma dança que surgiu no Brasil, sendo uma mistura de lutas e passos de dança africanos, apesar de que muitos acreditam que a capoeira surgiu na África, ela surgiu pela necessidade dos escravos de manterem sua cultura e treinarem seu corpo. A capoeira usou instrumentos africanos para dar ritmo a dança. Ela utiliza principalmente o berimbau, que consiste em um arco feito de uma vara de madeira (verga) de comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e uma vareta.

ATIVIDADE

1 – Por que o povo brasileiro é um dos mais miscigenados do mundo?

2 – O que os homens e mulheres da África trouxeram consigo?

3 – Segundo o texto o que é a Capoeira? Onde surgiu e por que surgiu?

4 – Por que a capoeira usou instrumentos? E quais são?

5 – Faça um desenho de um berimbau e pinte-o:

6 – Cite as expressões de músicas afro brasileira mais conhecidas, segundo o texto:

7 – A música popular brasileira é fortemente influenciada por quem?

 

2ª Etapa: É hora de conhecer artistas negros que falam sobre sua história. Professor, utilizando o link você pode ver de perto como foi feita a exposição. Utilize essa etapa, se possível em um momento que eles consigam participar ativamente.

 

ARTE NEGRA

 

          Quando se fala na contribuição que os negros deram à civilização e à cultura brasileira, dificilmente se pensa de imediato em artes plásticas. Em geral, o que vem à lembrança é a música, em primeiro lugar, e fenômenos a ela relacionados, como os desfiles de escola de samba, o carnaval e outras manifestações arquitetônicas e esculturais do Brasil Colônia e, mais recentemente, talvez se fale em literatura, por se levarem em conta as origens negras ou mestiças de escritores como Machado de Assis ou Mário de Andrade. No entanto, não são poucos os brasileiros negros que se dedicam a compor o panorama da arte contemporânea. Além disso, amostras como “EX África” são muito importantes pois, evidenciam a herança e cultura afro com trabalhos de 18 artistas de oriundos de oito países africanos.

 

Acesse o link e veja de perto como foi feita essa exposição -  https://artsandculture.google.com/exhibit/ex-africa-ccbb-bh/1gLiIaaW09YFLA?hl=pt-BR

                                                                     5ª AULA

1ª Etapa: Artista Negro: Keith Duncan  Mallett

 

 

Keith Duncan Mallett (nascido em 7 de outubro de 1948) é um artista americano que trabalhou como pintor, gravador e artista de cerâmica . Seu assunto varia de figurativos a naturezas mortas e abstratos. O trabalho de Mallett foi exibido em todo o mundo e é destaque em coleções corporativas e privadas. Ele também obteve um sucesso considerável com numerosas impressões de edição limitada esgotadas e recebeu a comissão para criar a impressão de edição limitada oficial que comemora o 50º aniversário da descoberta de Jackie Robinson na liga principal de beisebol .

Mallett atualmente mora em San Diego com sua esposa Dianne. Eles têm um filho, Christopher, violonista clássico que estuda na Universidade de Yale .

ATIVIDADE

1.      Quem é Keith Duncan Mallet?

2.      Que cenas são representadas nas telas?

3.      Como são as roupas dos personagens das telas?

4.      Qual tela você mais gostou? Por quê?

5.      Crie um título para cada tela.

        RELEITURA

            

                                               

·         Atenção! Escolha uma das telas e tente reproduzir em seu caderno

 

2ª Etapa: Após a leitura das imagens identifique as heranças culturais negras:

 

Arte africana e suas riquezas

O que é arte africana?

Compreende-se por arte africana a totalidade de expressões artísticas presentes no continente africano, sobretudo na região subsaariana.

A África é grandiosa, tanto em termos geográficos, como em diversidade cultural, pois são muitos países que a compõe. Dessa forma, suas populações possuem particularidades e costumes diferentes, o que, obviamente, se reflete na arte produzida por elas.

Arte africana na história

Podemos dizer que os africanos conseguiram produzir uma arte bastante livre, mas ainda assim preservando o rigor que suas tradições exigiam em busca de um entendimento da espiritualidade e ancestralidade.

A história da arte africana originou-se no período pré-histórico, quando a humanidade ainda não havia inventado a escrita.

Máscaras africanas

As máscaras são recorrentes na maior parte dos povos da África.

Nas várias culturas que lá existem, elas fazem parte do universo artístico e expressivo, além de serem fortes elementos de conexão entre os seres humanos e o mundo espiritual. Outro ponto importante é o fato de essas peças serem criações de uma pessoa especial na comunidade. Lá, os artistas têm a responsabilidade de produzir máscaras que representem toda a coletividade, e não apenas os anseios e inspirações individuais, como no Ocidente.

 

 ATIVIDADE:

1 – Segundo o texto: O que é a arte africana?

2 – A riqueza da arte africana tem fornecido matéria-prima e inspiração para quem?

3 – A história da arte africana remonta o período pré-histórico, quais são as formas mais antigas dessa arte?

4 – Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza, explique como a máscara faz parte desse universo

5 – Quais temas eram retratados nas obras de arte? E o que eles esculpiam e pintavam?

6 – Como a arte africana chegou ao Brasil?

 

            

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/pintores-negros-contribuicao-negra-a-arte-brasileira.htm?cmpid=copiaecola

http://www.sabercultural.com/template/especiais/MallettKeith1.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Keith_Mallett-  Acessados 26/10/2022

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação;

 

 

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