Sequencia didática 14/06 a 09/07/2021

 

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida

Temas: Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas/Sistema de linguagem/ Matrizes Estéticas e Cultural/ Processos de Criação-

Pré-História- A Arte na Pré-História Brasileira

Unidade Temática: Arte Visuais       Ano: 7º            Período: 14/06 a 03/07/2021         Aulas: 04                                                                                                               

HABILIDADES

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção manual em artes visuais

(EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

(EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 . Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

 . Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 .  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 .  Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (APP, WhatsApp, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas  -pais, irmãos, animais etc);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

-Professor segue em anexo o slide

 

 

1°AULA:

APRESENTAR A TURMA A UNIDADE TEMÁTICA: Pré-história: Arte na pré-história brasileira.                                                                             

 

O professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir:

https:// https://youtu.be/JJBV_30HXD8 Acesso em 14/06/2021

 

 

Em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:

- Você já ouviu falar da arte rupestre?

- Você acha importante estudar a arte na pré-história?

 

 

 Pinturas Rupestre no Brasil: Os registros mudando o jeito de viver dos seres humanos

     O Brasil pré-histórico apresenta-se com tradições rupestres de ampla dispersão através de suas grandes distâncias e ampla temporalidade. O registro arqueológico e, concretamente, o rupestre assim o indicam. As tradições rupestres do Brasil não evoluíram por caminhos independentes; os seus autores ou grupos étnicos aos quais pertencem, mantiveram contatos entre si, produzindo-se a natural evolução no tempo e no espaço que nos obriga a estabelecer as subdivisões pertinentes.

   Podemos afirmar que o registro rupestre é a primeira manifestação estética da pré-história brasileira, especialmente rica no Nordeste. Além do evidente interesse arqueológico e etnológico das pinturas e gravuras rupestres como definidoras de grupos étnicos, na ótica da história da Arte representa o começo da arte primitiva brasileira. A validade ou não do termo "arte", aplicado aos registros rupestres pré-históricos, é tema sempre discutido, embora toda manifestação plástica forme parte do mundo das ideias estéticas e consequentemente da história da Arte. O pintor que retratou nas rochas os fatos mais relevantes da sua existência tinha, indubitavelmente, um conceito estético do seu mundo e da sua circunstância. A intenção prática da sua pintura podia ser diversificada, variando desde a magia ao desejo de historiar a vida do seu grupo, porém, de qualquer forma, o pintor certamente desejava que o desenho fosse "belo" segundo seus próprios padrões estéticos. Ao realizar sua obra, estava criando Arte. Se as pinturas de Altamira, na Espanha, ou as da Dordonha, na França, são consideradas, indiscutivelmente, patrimônio universal da arte pré-histórica, sabemos, entretanto que, pintadas nas profundidades das cavernas escuras, não foram feitas para agradar ninguém do mundo dos vivos, não há motivos aceitáveis para se duvidar ou negar a categoria artística das nossas expressivas e graciosas pinturas rupestres do Rio Grande do Norte ou do Piauí.

   Foi precisamente nos sertões nordestinos do Brasil. Onde a natureza é particularmente hostil à ocupação humana, onde se desenvolveu uma arte rupestre pré-histórica das mais ricas e expressivas do mundo, demonstrando a capacidade de adaptação de numerosos grupos humanos que povoaram a região desde épocas que remontam ao pleistoceno final. No estado atual do conhecimento, podemos afirmar que três correntes, com seus horizontes culturais, deixaram notáveis registros pintados e gravados nos abrigos e paredões rochosos do Nordeste brasileiro.

ATIVIDADE:

Observe as imagens e responda as questões 1, 2 e 3.

 

 

 

1) Há muitas hipóteses sobre o significado das pinturas rupestres. Em sua opinião, elas seriam parte de um ritual, uma forma de registro ou uma forma de expressão artística? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________

2) Observe a imagem da pintura rupestre e descreva o que você vê nela.

_________________________________________________________________

3) Imagine que você é um arqueólogo e encontra essa pintura rupestre. Que informações ela pode fornecer acerca do modo de vida das pessoas que a produziram?

__________________________________________________________________

O texto a seguir trata de uma descoberta que transformou a vida do ser humano. Leia-o para responder as questões 1, 2 e 3.

Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. Sem a Lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. Não eram fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito diferentes de nós.

Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo da nossa evolução [...]. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos. Como nenhuma outra criatura do nosso planeta, conseguimos usar a nosso favor um fenômeno natural para ajudar a vencer as dificuldades diárias.

OLIVEIRA, Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 jul. 2010.

1) A qual descoberta o texto se refere? Quando ela teria ocorrido?

_____________________________________________________________________________

02) Segundo o texto que benefícios, essa descoberta trouxe para a vida humana?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

 

03) Cite exemplos de como essa descoberta está presente no nosso cotidiano.

 

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

 

2° AULA-

 

Ahttps://images.app.goo.gl/XMxE8YHbfT5Wz3va9

                                                                                                                              Acessado em 08/06/2021

 

Atividade

VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA.

Criando um desenho de uma pintura rupestre brasileira em relevo.

Você vai precisar de:

Papel cartão ou uma cartolina

Cola branca

Giz de cera

. Como fazer sua pintura rupestre com relevo.

A- Faça um desenho sobre a cartolina inspirado nos desenhos da arte rupestre brasileira, utilize o giz de cera de cor de sua preferência.

B- Contorne todo o desenho com a cola branca (utilize uma camada grossa de cola). Espere secar.

C- Com a mesma cor fez o desenho da arte rupestre, passa o giz de cera deitado por toda a superfície da cartolina. Os desenhos feitos com a cola ficaram mais destacados.

 

3° AULA

 

A arte na Pré-História brasileira

  Pinturas rupestres no Brasil

     Pesquisadores classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos.

      No grupo dos motivos naturalistas predominam representações de figuras humanas, isoladas ou em grupo, em cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Há também figuras de animais: em geral onças, veados, pássaros diversos, peixes e insetos.

       As figuras com motivos geométricos são muito variadas: linhas paralelas; pontos agrupados; círculos, às vezes concêntricos; cruzes; espirais e triângulos. Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf.

        Construções Megalíticas Menir Pedra cravada verticalmente no solo Dólmen - Grandes pedras verticais que sustentam uma grande pedra na horizontal de cobertura. Cromlech- Menires e dólmens colocados em círculo Fontes: Proença, Graça Descobrindo a História da Arte São Paulo - Ática Bom Estudo!

 

ATIVIDADE

1) O território que hoje chamamos de Brasil já era habitado antes da chegada dos portugueses, pelos povos indígenas. Como sabemos disto?

2) Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontrados no Brasil, destacam-se os do sítio arqueológico localizado em São Raimundo Nonato, Piauí. Desde quando pesquisadores vêm trabalhando neste sítio arqueológico?

3) São Raimundo Nonato no Piauí, não é o único local no Brasil onde se encontram exemplos de arte rupestre, há outros importantes sítios arqueológicos. Cite em quais estados também se localizam sítios arqueológicos?

4) Os pesquisadores classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos. Quais são eles?

5)  Descreva sobre os seguintes motivos da pintura Rupestre no Brasil:

a) Motivos naturalistas

b) Motivos geométricos

6) Descreva o que são Sítio Arqueológicos?

7) Qual o objetivo do período pré-histórico?

8) Faça uma pesquisa dos cinco maiores Parques Nacionais onde estão localizados os principais Sítios Arqueológicos:

 

4° AULA

Atividade

O sangue está na História e na Arte

A arte rupestre é compreendida como o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas.

Foi na Pré-história, cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia.

As tintas utilizadas eram feitas com pigmentos facilmente encontrados na natureza: restos de carvão, pedra, pigmentos de planta, terra, e sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.

 

Pintura rupestre ( Parque Nacional da Serra da Capivara)

Pintura rupestre encontrada na Argélia (África) Pintura rupestre ( Parque Nacional da Serra da Capivara)

Técnicas utilizadas na Arte Rupestre

As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.

Mãos em negativo na Cueva de las Manos, Argentina

 

Atividade Prática:

Com base no texto acima, vamos realizar a reprodução da arte rupestre “Mãos em Negativo”.

Você vai precisar:

 Papel (folha A4, ou pedaço de cartolina)

 Pigmentos naturais (terra, erva-mate, urucum (colorau) pó de café)

 Potes (para misturar a tinta)

 Água

 Cola

Como fazer:

Misture em um pote o pigmento escolhido com um pouco de água e um pouco de cola, até formar uma pasta mole.

Posicione sua mão na folha e espalhe a tinta natural ao redor.

Você poderá usar um borrifador, um pincel ou até mesmo um plástico.

 Não esqueça de anotar o pigmento utilizado, capriche no seu desenho e envie fotos para a professora.

 

FONTES: Acesso em 09/06/2021

 

https://images.app.goo.gl/Xk8nD6xX1jb9EWoJ7 https://www.educamundo.com.br/blog/arte-rupestre-no-brasil-visite-parques-nacionais

 

https://static.fecam.net.br/uploads/691/arquivos/1778807_Aividades_Artes_7__5_ano_Vespertino.pdf

 

http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/05/6%C2%BA-ANO-HIST%C3%93RIA-.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário