SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo:
Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida Temas: Contemporâneos/Integradores:
Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas/Sistema
de linguagem/ Matrizes Estéticas e Cultural/ Processos de Criação- Pré-História- A Arte na Pré-História Brasileira |
Unidade Temática: Arte Visuais
Ano: 7º Período: 14/06 a 03/07/2021 Aulas: 04
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR02) Pesquisar e
analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR38BA) Experimentar e aplicar diferentes técnicas de produção
manual em artes visuais (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos
estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário. (EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os
diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
. Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. . Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações
contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte. Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. . Mobilizar recursos tecnológicos como formas
de registro, pesquisa e criação artística. . Desenvolver a autonomia, a crítica, a
autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA 1º Momento:
Informações para os alunos Informações para
os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (APP, WhatsApp, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc); -
Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a
aula); -Todas as
questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos. -Professor segue em anexo o slide |
1°AULA: APRESENTAR A TURMA A UNIDADE TEMÁTICA: Pré-história: Arte na pré-história
brasileira.
O professor deverá juntamente com os
alunos acessar o link a seguir: https:// https://youtu.be/JJBV_30HXD8 Acesso em 14/06/2021 Em seguida faça os seguintes
levantamentos prévios: - Você
já ouviu falar da arte rupestre? - Você
acha importante estudar a arte na pré-história? Pinturas Rupestre no Brasil: Os registros
mudando o jeito de viver dos seres humanos O Brasil pré-histórico apresenta-se com
tradições rupestres de ampla dispersão através de suas grandes distâncias e
ampla temporalidade. O registro arqueológico e, concretamente, o rupestre
assim o indicam. As tradições rupestres do Brasil não evoluíram por caminhos
independentes; os seus autores ou grupos étnicos aos quais pertencem,
mantiveram contatos entre si, produzindo-se a natural evolução no tempo e no
espaço que nos obriga a estabelecer as subdivisões pertinentes. Podemos afirmar que o registro rupestre é
a primeira manifestação estética da pré-história brasileira, especialmente
rica no Nordeste. Além do evidente interesse arqueológico e etnológico das
pinturas e gravuras rupestres como definidoras de grupos étnicos, na ótica da
história da Arte representa o começo da arte primitiva brasileira. A validade
ou não do termo "arte", aplicado aos registros rupestres
pré-históricos, é tema sempre discutido, embora toda manifestação plástica
forme parte do mundo das ideias estéticas e consequentemente da história da
Arte. O pintor que retratou nas rochas os fatos mais relevantes da sua
existência tinha, indubitavelmente, um conceito estético do seu mundo e da
sua circunstância. A intenção prática da sua pintura podia ser diversificada,
variando desde a magia ao desejo de historiar a vida do seu grupo, porém, de
qualquer forma, o pintor certamente desejava que o desenho fosse
"belo" segundo seus próprios padrões estéticos. Ao realizar sua
obra, estava criando Arte. Se as pinturas de Altamira, na Espanha, ou as da
Dordonha, na França, são consideradas, indiscutivelmente, patrimônio
universal da arte pré-histórica, sabemos, entretanto que, pintadas nas
profundidades das cavernas escuras, não foram feitas para agradar ninguém do
mundo dos vivos, não há motivos aceitáveis para se duvidar ou negar a
categoria artística das nossas expressivas e graciosas pinturas rupestres do
Rio Grande do Norte ou do Piauí. Foi precisamente nos sertões nordestinos
do Brasil. Onde a natureza é particularmente hostil à ocupação humana, onde
se desenvolveu uma arte rupestre pré-histórica das mais ricas e expressivas
do mundo, demonstrando a capacidade de adaptação de numerosos grupos humanos que
povoaram a região desde épocas que remontam ao pleistoceno final. No estado
atual do conhecimento, podemos afirmar que três correntes, com seus
horizontes culturais, deixaram notáveis registros pintados e gravados nos
abrigos e paredões rochosos do Nordeste brasileiro. ATIVIDADE: Observe
as imagens e responda as questões 1, 2 e 3. 1) Há
muitas hipóteses sobre o significado das pinturas rupestres. Em sua opinião,
elas seriam parte de um ritual, uma forma de registro ou uma forma de
expressão artística? Justifique sua resposta. ___________________________________________________________________ 2)
Observe a imagem da pintura rupestre e descreva o que você vê nela. _________________________________________________________________ 3) Imagine
que você é um arqueólogo e encontra essa pintura rupestre. Que informações
ela pode fornecer acerca do modo de vida das pessoas que a produziram? __________________________________________________________________ O texto a seguir trata de uma
descoberta que transformou a vida do ser humano. Leia-o para responder as
questões 1, 2 e 3. Há
centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um
grande inimigo. Sem a Lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora,
era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam
atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. Não
eram fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito
diferentes de nós. Até
que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os
hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo
da nossa evolução [...]. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer,
proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos. Como nenhuma outra
criatura do nosso planeta, conseguimos usar a nosso favor um fenômeno natural
para ajudar a vencer as dificuldades diárias. OLIVEIRA, Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade.
Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 jul. 2010. 1) A qual
descoberta o texto se refere? Quando ela teria ocorrido? _____________________________________________________________________________ 02) Segundo
o texto que benefícios, essa descoberta trouxe para a vida humana? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 03) Cite
exemplos de como essa descoberta está presente no nosso cotidiano. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2° AULA- Ahttps://images.app.goo.gl/XMxE8YHbfT5Wz3va9
Acessado em 08/06/2021 Atividade VAMOS COLOCAR A MÃO NA MASSA. Criando um desenho de uma pintura
rupestre brasileira em relevo. Você vai precisar de: Papel cartão ou uma
cartolina Cola branca Giz de cera . Como fazer sua pintura rupestre com
relevo. A- Faça um desenho
sobre a cartolina inspirado nos desenhos da arte rupestre brasileira, utilize
o giz de cera de cor de sua preferência. B- Contorne todo o
desenho com a cola branca (utilize uma camada grossa de cola). Espere secar. C- Com a mesma cor
fez o desenho da arte rupestre, passa o giz de cera deitado por toda a
superfície da cartolina. Os desenhos feitos com a cola ficaram mais
destacados. 3° AULA A arte
na Pré-História brasileira Pinturas rupestres no Brasil Pesquisadores classificaram
a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos: obras com motivos naturalistas
e obras com motivos geométricos. No grupo dos motivos naturalistas predominam
representações de figuras humanas, isoladas ou em grupo, em cenas de caça,
guerra e trabalhos coletivos. Há também figuras de animais: em geral onças,
veados, pássaros diversos, peixes e insetos. As figuras com motivos geométricos são muito
variadas: linhas paralelas; pontos agrupados; círculos, às vezes
concêntricos; cruzes; espirais e triângulos. Os artistas do Paleolítico
Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura
quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam
figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios
volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf. Construções Megalíticas
Menir Pedra cravada verticalmente no solo Dólmen - Grandes pedras verticais
que sustentam uma grande pedra na horizontal de cobertura. Cromlech- Menires
e dólmens colocados em círculo Fontes: Proença, Graça Descobrindo a História
da Arte São Paulo - Ática Bom Estudo! ATIVIDADE 1) O território que hoje chamamos de Brasil já era
habitado antes da chegada dos portugueses, pelos povos indígenas. Como
sabemos disto? 2) Entre os desenhos
e as pinturas rupestres encontrados no Brasil, destacam-se os do sítio
arqueológico localizado em São Raimundo Nonato, Piauí. Desde quando
pesquisadores vêm trabalhando neste sítio arqueológico? 3) São Raimundo Nonato no Piauí, não é o único local
no Brasil onde se encontram exemplos de arte rupestre, há outros importantes
sítios arqueológicos. Cite em quais estados também se localizam sítios
arqueológicos? 4) Os pesquisadores
classificaram a arte rupestre no Brasil em dois grandes grupos. Quais são
eles? 5) Descreva
sobre os seguintes motivos da pintura Rupestre no Brasil: a) Motivos
naturalistas b) Motivos
geométricos 6) Descreva o que
são Sítio Arqueológicos? 7) Qual o objetivo do período pré-histórico? 8) Faça uma pesquisa dos
cinco maiores Parques Nacionais onde estão localizados os principais Sítios
Arqueológicos: 4° AULA Atividade O sangue está na História e na Arte A arte rupestre é
compreendida como o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas
pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística
aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas. Foi na Pré-história,
cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que
representavam os acontecimentos de seu dia a dia. As tintas utilizadas eram feitas com
pigmentos facilmente encontrados na natureza: restos de carvão, pedra,
pigmentos de planta, terra, e sangue de animal. Como pincel os homens das
cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos. Pintura rupestre (
Parque Nacional da Serra da Capivara) Pintura rupestre
encontrada na Argélia (África) Pintura rupestre ( Parque Nacional da Serra da
Capivara) As primeiras
técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e
traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar
as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos sobre elas, a fim de
obter a silhueta das mãos. Mãos em negativo na
Cueva de las Manos, Argentina Atividade Prática: Com base no texto
acima, vamos realizar a reprodução da arte rupestre “Mãos em Negativo”. Você vai precisar: Papel (folha A4,
ou pedaço de cartolina) Pigmentos naturais
(terra, erva-mate, urucum (colorau) pó de café) Potes (para
misturar a tinta) Água Cola Como fazer: Misture em um pote o
pigmento escolhido com um pouco de água e um pouco de cola, até formar uma
pasta mole. Posicione sua mão na
folha e espalhe a tinta natural ao redor. Você poderá usar um
borrifador, um pincel ou até mesmo um plástico. Não esqueça de
anotar o pigmento utilizado, capriche no seu desenho e envie fotos para a
professora. FONTES: Acesso
em 09/06/2021 https://images.app.goo.gl/Xk8nD6xX1jb9EWoJ7 https://www.educamundo.com.br/blog/arte-rupestre-no-brasil-visite-parques-nacionais https://static.fecam.net.br/uploads/691/arquivos/1778807_Aividades_Artes_7__5_ano_Vespertino.pdf http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/05/6%C2%BA-ANO-HIST%C3%93RIA-.pdf |
Nenhum comentário:
Postar um comentário