5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO 2022

 

                                               5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtemas: A Roupa e a Arte/ Projeto de combate ao Aedes Aegypti

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas.  

Unidade Temática: Artes Visuais      Ano:       Período: 02/06 à 15/06/2022                     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas , repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1º AULA:

1º Momento: Apresentar a turma o Tema que iremos estudar – Sobre o Projeto do Meio Ambiente/ Combate a Dengue.

 

 

 

 

Texto disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/ acessado: 25/05/2022

 

A professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a leitura, pedir que façam a atividade  relacionada.

Fica a critério do professor  fazer a atividade coletivamente ou dar um tempo para que os alunos tentem fazer sozinhos, deixando somente a correção para ser feita de forma coletiva.

 

2º Momento

Ao concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos focos de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos, portanto, cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença.

Nesse momento, abrir um debate entre a turma perguntando:

  • Como cada um pode fazer a sua parte?
  • O que pode ser feito quando você já fez a sua parte e seu vizinho não?
  • E em casa com piscinas, o que pode ser feito?
  • O que você faria se morasse ao lado de um terreno baldio onde junta lixo e água parada? Que medidas podem ser tomadas nesse caso?
  • O problema estará totalmente resolvido se cada um cuidar bem da sua casa? Por quê?
  • Que outros tipos de lugar também precisam de cuidados?
  • A escola pode ser foco de proliferação do mosquito? Por que?

Após todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro coletivo de tudo que foi dito.

Ex:

   A dengue é uma doença que pode ser evitada se cada um fizer a sua parte. É importante não deixar que a água acumule em recipientes como vasos, pratos, caixas  d’água destampadas, garrafas e pneus.

  Caso haja na casa dos vizinhos objetos com água parada, nós devemos conversar com ele e alertá-lo sobre os perigos da dengue. Em casas que têm piscinas, essas devem ficar cobertas e a água deve ser sempre tratada com cloro. No caso de um terreno baldio, pode-se entrar em contato com o dono do terreno, pedindo que ele providencie a limpeza do lugar.

  Não basta cada um cuidar só da sua casa, mas também cuidar do ambiente em que estuda e trabalha como escolas, hospitais, fábricas e empresas, pois esses locais  podem ser focos para proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 

OBS: Em anexos tem outra sugestão de atividade.

 

2ª AULA

1º Momento:

Professor explique o capítulo 3 do livro didático Mosaico 6ºano, página 60 (A ROUPA E A ARTE)

Professor, neste capítulo os alunos vão refletir sobre a percepção dos significados das vestimentas no cotidiano.

A maneira como as pessoas se vestem é uma forma de expressão, um modo de exteriorizar a identidade. As roupas e adereços exprimem um padrão, ideias, comportamentos ou sentimentos. Determinadas peças de vestuários ou acessórios podem relacionar um indivíduo a uma classe social ou a um grupo cultural.

 

                      

 

2ºMomento: Professor apresente o vídeo aos alunos

Vídeo: https://WWW.Youtube.com/watch?v=9DIVNz35H6c&feature=youtu.be

 

              

Aprofundando no tema

 

Ø  Já usou a roupa de alguém? Como você se sentiu?

Ø  Qual é o seu estilo de vestir?

Ø  Você tem alguma roupa guardada de recordação da sua infância?

Ø  Em sua opinião as pessoas escolhem o que vestir ou a moda é uma imposição?

Ø  As pessoas se vestem de modo parecido ou fazem escolhas muito diferentes entre si? Por que?

Ø  Você se veste como gosta, como pode ou como os outros querem?

 

 

3º Momento- Começando por você página 62 do livro didático Mosaico 6ºano.

 

Professor neste capítulo, roupas e acessórios são compreendidos em seus aspectos sociais, tecnológicos e culturais e apresentados como portadores de mensagens e conhecimentos. Então é um bom momento para fazer os alunos refletirem sobre a roupa como uma forma de linguagem e, portanto, como uma construção humana, histórica, social, cultural e estética de natureza dinâmica, relacionando esta prática as outras dimensões da vida.

 

Faça leitura e explanação do conteúdo da página 62 e após atividade da mesma.

Ø  Como você se veste no dia a dia? É para uma festa?

Ø  Rasgar peças jeans e bordar sobre elas já foi uma forma de deixar uma marca pessoal sobre a roupa que se veste. Hoje em dia, há calças que já são fabricadas com rasgos, desfiadas e bordadas. O que isso revela sobre a moda?

Ø  Você costuma dar um toque pessoal á suas roupas? Como?

 

3ª AULA

 

1º Momento: Histórias do vestuário e da moda páginas 63 a 69 do livro didático Mosaico

 

Esta seção apresenta exemplos de trabalhos com vestuário produzidos em diferentes épocas e contextos culturais, afim de que o aluno explore e análise criticamente a relação desses objetos com diversas identidades. Eles vão pesquisar distintas matrizes éticas e culturais, especialmente as brasileiras, sua tradição e manifestações contemporâneas, identificando diferentes estilos visuais e contextualizando-os no tempo e no espaço.

Sublinhe os encontros consonantais das palavras abaixo:

Traço – floco – prova – glória – vidro – livre – rítmico – aplicar – frade – brejo – milagre – adjetivo – atleta- atlas.

 

Ordene as sílabas formando palavras. Depois, contorne os encontros consonantais.

ga – ri – a – dro - _______________________  la – dor – vra - ____________________________

bra – que – do - ________________________ tra – es – da  - ______________________________

sor – pro – fes - ________________________ gri – pa- do - _______________________________

za – re – cla - __________________________ as – prin – ce - _____________________________

 

2º Momento: Professor faça a leitura do texto ( Moda)

 

Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear.

Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o cimento, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. “Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem.”

3º Momento:

Após a socialização de texto responda as seguintes questões:

Ø  O que você entende por moda?

Ø  Diferencia a moda do estilismo?

Ø  Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos. Quais são eles?

Ø  A forma com que as pessoas se vestem define sua posição econômica e o seu caráter? Justifique sua resposta.

Ø  Para você se vestir bem é usar roupas de grandes marcas e grifes famosas? Expresse aqui sua opinião.

Ø  Em sua opinião existe a roupa certa para cada ocasião?

Ø  Atualmente as pessoas vivem em função de um padrão de beleza e moda imposto pela sociedade, visto que muitas vezes esses indivíduos acabam deixando seu estilo próprio e viram escravos da grande indústria da moda. Você concorda com isso? Por quê?

4ª AULA

1ºMomento:

Professor assista ao vídeo: Brincadeira das Letras (Roupa no Varal) 

https://www.youtube.com/watch?v=INvPdXf9APY ,  e aplique a atividade. Fica a critério do professor criar as letras para formação de palavras e frases. Exemplo abaixo

2º Momento: A r(e)volução da moda:

A moda geralmente diz respeito a estilos que são populares em diferentes momentos históricos. Por isso, ela está em constante transformação, podendo trazer de volta tendências antigas ou criar peças totalmente novas de acordo com as demandas da época.

Professor acesse o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=9DlVNz35H6c&feature=youtu.be  acesso em 21/05/2022

 

Converse com os alunos sobre a função dos estilistas para a evolução da moda.

Mostre imagens de roupas para as crianças observarem, conhecerem trajes de outras épocas.

            

 

         

 

Converse com os alunos sobre o processo de criação de um traje. Como será que as pessoas criam roupas.

Explique para eles o que é um croqui

Um croqui (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer. "

http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 14/05/2022

 

Mostre para eles alguns croquis, depois sugira a brincadeira de estilista.

 

                                                   

https://blogsigbol.wordpress.com/tag/croquis/

 

Agora é sua vez.

Professor incentive aos alunos para produzirem seus figurinos:

CROQUI

"Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer. "

3º Momento:

MOMENTO CRIAÇÃO

PROFESSOR PASSE O VÍDEO PARA OS ALUNOS SOBRE A CUSTOMIZAÇÃO E EM SEGUIDA APLIQUE A ATIVIDADE.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=5COq1phmvBI Acesso em 30/05/2022

Pedir aos alunos que apresentem suas criações no final da aula.

 

 

http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 14/12/2020

https://croquiandomoda.blogspot.com/2016/03/desenho-de-moda-dicas-para-iniciantes.html Acessado 16/12/2020

https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/ acessado 21/05/2022

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A Mosaico 6ºano acessado em 21/05/2022

https://croquiandomoda.blogspot.com/2016/03/desenho-de-moda-dicas-para-iniciantes.html Acessado 16/12/2020

https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/ acessado 21/05/2022

 

 

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

Anexos:

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário