5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
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Tema Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” Subtemas: A
Roupa e a Arte/ Projeto de combate ao Aedes Aegypti Temas
Contemporâneos/Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e
Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º Período: 02/06 à 15/06/2022
Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso
de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas , repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
instituições, artistas, artesãos, curadores etc.). |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais,
e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: -
Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a
aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1º AULA: 1º Momento: Apresentar
a turma o Tema que iremos estudar – Sobre
o Projeto do Meio Ambiente/ Combate a Dengue. Texto
disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/
acessado: 25/05/2022 A
professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a
leitura, pedir que façam a atividade
relacionada. Fica
a critério do professor fazer a
atividade coletivamente ou dar um tempo para que os alunos tentem fazer
sozinhos, deixando somente a correção para ser feita de forma coletiva. 2º Momento Ao
concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos focos
de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos, portanto,
cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença. Nesse
momento, abrir um debate entre a turma perguntando:
Após
todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro
coletivo de tudo que foi dito. Ex: A dengue é uma doença que pode ser
evitada se cada um fizer a sua parte. É importante não deixar que a água
acumule em recipientes como vasos, pratos, caixas d’água destampadas, garrafas e pneus. Caso haja na casa dos vizinhos objetos com
água parada, nós devemos conversar com ele e alertá-lo sobre os perigos da
dengue. Em casas que têm piscinas, essas devem ficar cobertas e a água deve
ser sempre tratada com cloro. No caso de um terreno baldio, pode-se entrar em
contato com o dono do terreno, pedindo que ele providencie a limpeza do
lugar. Não basta cada um cuidar só da sua casa,
mas também cuidar do ambiente em que estuda e trabalha como escolas,
hospitais, fábricas e empresas, pois esses locais podem ser focos
para proliferação do mosquito transmissor da dengue. OBS:
Em anexos tem outra sugestão de atividade. 2ª AULA 1º Momento: Professor
explique o capítulo 3 do livro didático Mosaico 6ºano, página 60 (A ROUPA E A
ARTE) Professor, neste capítulo os
alunos vão refletir sobre a percepção dos significados das vestimentas no
cotidiano. A maneira como as pessoas se vestem é uma forma de
expressão, um modo de exteriorizar a identidade. As roupas e adereços
exprimem um padrão, ideias, comportamentos ou sentimentos. Determinadas peças
de vestuários ou acessórios podem relacionar um indivíduo a uma classe social
ou a um grupo cultural. 2ºMomento:
Professor apresente o vídeo aos alunos Vídeo: https://WWW.Youtube.com/watch?v=9DIVNz35H6c&feature=youtu.be Aprofundando no tema Ø
Já usou a
roupa de alguém? Como você se sentiu? Ø
Qual é o
seu estilo de vestir? Ø
Você tem
alguma roupa guardada de recordação da sua infância? Ø
Em sua
opinião as pessoas escolhem o que vestir ou a moda é uma imposição? Ø
As pessoas
se vestem de modo parecido ou fazem escolhas muito diferentes entre si? Por
que? Ø
Você se
veste como gosta, como pode ou como os outros querem? 3º Momento- Começando por você página 62 do livro didático Mosaico 6ºano. Professor neste capítulo, roupas e
acessórios são compreendidos em seus aspectos sociais, tecnológicos e
culturais e apresentados como portadores de mensagens e conhecimentos. Então
é um bom momento para fazer os alunos refletirem sobre a roupa como uma forma
de linguagem e, portanto, como uma construção humana, histórica, social,
cultural e estética de natureza dinâmica, relacionando esta prática as outras
dimensões da vida. Faça leitura e
explanação do conteúdo da página 62 e após atividade da mesma. Ø Como você se veste no dia a dia? É para uma
festa? Ø Rasgar peças jeans e bordar sobre elas já
foi uma forma de deixar uma marca pessoal sobre a roupa que se veste. Hoje em
dia, há calças que já são fabricadas com rasgos, desfiadas e bordadas. O que
isso revela sobre a moda? Ø Você costuma dar um toque pessoal á suas
roupas? Como? 3ª AULA 1º Momento: Histórias do vestuário e da moda páginas 63 a 69 do livro didático
Mosaico Esta seção apresenta exemplos de trabalhos
com vestuário produzidos em diferentes épocas e contextos culturais, afim de
que o aluno explore e análise criticamente a relação desses objetos com
diversas identidades. Eles vão pesquisar distintas matrizes éticas e
culturais, especialmente as brasileiras, sua tradição e manifestações
contemporâneas, identificando diferentes estilos visuais e
contextualizando-os no tempo e no espaço. Sublinhe os encontros consonantais das
palavras abaixo: Traço – floco – prova – glória – vidro –
livre – rítmico – aplicar – frade – brejo – milagre – adjetivo – atleta-
atlas. Ordene as sílabas formando palavras. Depois,
contorne os encontros consonantais. ga – ri – a – dro -
_______________________ la – dor – vra
- ____________________________ bra – que – do - ________________________
tra – es – da -
______________________________ sor – pro – fes - ________________________
gri – pa- do - _______________________________ za – re – cla - __________________________
as – prin – ce - _____________________________ 2º Momento: Professor faça a
leitura do texto ( Moda) Moda é a
tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém
do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido
influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se
integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e
facilmente mutável de se comportar e, sobretudo de se vestir ou pentear. Para criar
estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o cimento,
a textura e a harmonia. A moda é abordada como
um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos,
hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são
elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem
definidos. A moda é um sistema que
acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no
dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a
moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de
um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada
dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas,
com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda
proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. “Ela é
abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração
aos que a seguem.” 3º Momento: Após a socialização de texto responda as seguintes
questões: Ø O que você entende por moda? Ø Diferencia a moda do estilismo? Ø Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco
elementos básicos. Quais são eles? Ø A forma com que as pessoas se vestem define sua posição
econômica e o seu caráter? Justifique sua resposta. Ø Para você se vestir bem é usar roupas de grandes marcas e
grifes famosas? Expresse aqui sua opinião. Ø Em sua opinião existe a roupa certa para cada ocasião? Ø Atualmente as pessoas vivem em função de um padrão de
beleza e moda imposto pela sociedade, visto que muitas vezes esses indivíduos
acabam deixando seu estilo próprio e viram escravos da grande indústria da
moda. Você concorda com isso? Por quê? 4ª AULA 1ºMomento: Professor assista ao vídeo: Brincadeira das Letras (Roupa no Varal)
https://www.youtube.com/watch?v=INvPdXf9APY , e aplique a
atividade. Fica a critério do
professor criar as letras para formação de palavras e frases. Exemplo abaixo
2º Momento: A r(e)volução da moda: A moda
geralmente diz respeito a estilos que são populares em diferentes momentos
históricos. Por isso, ela está em constante transformação, podendo trazer de
volta tendências antigas ou criar peças totalmente novas de acordo com as
demandas da época. Professor
acesse o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=9DlVNz35H6c&feature=youtu.be acesso
em 21/05/2022 Converse com os alunos sobre a
função dos estilistas para a evolução da moda. Mostre imagens de roupas
para as crianças observarem, conhecerem trajes de outras épocas.
Converse com os alunos sobre o
processo de criação de um traje. Como será que as pessoas criam roupas. Explique
para eles o que é um croqui Um croqui (palavra
francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou
traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um
desenho de moda ou um esboço qualquer. " http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 14/05/2022 Mostre para eles alguns croquis, depois
sugira a brincadeira de estilista.
Agora é sua vez. Professor incentive aos alunos para produzirem seus figurinos: CROQUI "Um croquis (palavra
francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou
traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um
desenho de moda ou um esboço qualquer. " 3º Momento: MOMENTO
CRIAÇÃO PROFESSOR PASSE O VÍDEO PARA OS ALUNOS SOBRE A
CUSTOMIZAÇÃO E EM SEGUIDA APLIQUE A ATIVIDADE. VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=5COq1phmvBI Acesso
em 30/05/2022 Pedir
aos alunos que apresentem suas criações no final da aula. http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/moda.html?m=1 acesso em 14/12/2020 https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/
acessado 21/05/2022 https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A
Mosaico
6ºano acessado em 21/05/2022 https://br.pinterest.com/pin/248964685643266949/
acessado 21/05/2022 |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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Anexos:
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