6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Intercurricular: As
diversas facetas do Consumo ( Ponto,
pontilhismo, linha, tangram e mosaico) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: Contextos
e Práticas, Elementos da Linguagem,
Materialidades, Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º e 7º Período: 24/07 a 05/08/2023 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR01) Identificar e
apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a
partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local,
regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR02) Explorar e
reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
cor, espaço, movimento etc.). (EF15AR04) Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a
criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo,
explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre
a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR68BA) Dialogar sobre
a criação pessoal e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliando
a percepção da multiplicidade de significados atribuíveis às manifestações
artísticas. (EF03MA15)
Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado,
retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de
simetria e congruência). |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula 1º Momento: Levantando Conhecimentos Prévios: Ø Vocês conhecem a técnica do pontilhismo e da
linha? Ø Para vocês é interessante essas técnicas?
Ponto - É o lugar onde duas linhas se cruzam. O
ponto tem duas classificações: ponto
geométrico; ponto gráfico. O ponto geométrico - não apresenta medida de comprimento, largura e altura. Por este motivo, deve-se representar o ponto
geométrico com sinais convencionais, colocando ao seu lado uma letra
maiúscula do nosso alfabeto. Lê-se: pontos geométricos A, B, C, D, E.+ A,
+ B, +C, + D, + E Ponto gráfico é o ponto que apresenta dimensão, isto é,
apresenta contraste com a superfície ( quadro- negro ou papel). O professor ao
pressionar o giz no quadro-negro estará definindo um ponto, como também o
aluno ao pressionar o lápis na folha do caderno estará definindo um ponto. Também com os pontos gráficos podemos definir
imagens figurativas de objetos, frutas, rostos, figuras geométricas,
vegetais, etc. Pontilhismo No
século XlX, surgiu na França uma corrente de pintores chamados
neo-impressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto.
Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo
as quais na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos. A
técnica do pontilhismo consiste em dividir a mesma cor mediante pequenas
pinceladas de tons puro. Por meio dos
pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço
atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados. Para
aproveitar melhor a luz ambiente, eram feitas com pinceladas, dando impressão
de criar imagens a partir de manchas e borrões. O movimento pontilhista foi fundado em 1885
por GEORGES SEURAT e PAUL SIGNAC; e seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc...
Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas. No Brasil se destacaram no pontilhismo os
artistas:
Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambellan e Artur Timóteo da
Costa, entre outros.
Disponivel em: http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html 2º
Momento: Sugestão: O aluno poderá mostrar sua criação usando cd
(Segue o modelo) 3º) Procure no dicionário nomes de pessoas citadas no
texto. 4º) Você compraria uma obra de arte de algum artista
citado no texto?
3º Momento: A Linha Quando o
ponto se desloca dá origem a um novo elemento geométrico chamado linha. Linha - é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa
sequência infinita. Quando os pontos se deslocam numa só direção, ou melhor,
numa mesma direção, temos a linha reta. As linhas
podem ser: retas ou curvas Linha
curva: nos dá sensação de: suavidade, graça,
movimento. E quanto à direção as linhas podem ser: poligonal ou quebrada, Sinuosa ou
ondulada, mista, paralelas, perpendiculares. Linha
poligonal ou quebrada – é a linha composta de Linha sinuosa ou ondulada – é a
composta de uma segmentos de retas que possuem diversas
direções. Sequência de
linhas curvas, côncavas e convexas Linha
paralelas –são linhas que se deslocam a
Linha mista – é a linha
composta de linhas retas e curvas distância entre si e a mesma direção – é a Linhas
perpendiculares são as linhas retas que se encontram formando ângulos
reto. 4º
Momento: 1º)
Atividade: 1º) 1º) Respondas as questões
no caderno: a) O que é a linha? b) Quanto à
posição como podem ser as linhas retas? c)
Quanto à direção, como podem ser as linhas? d) O
que são linhas paralelas? 2º) Cubra as imagens com barbante. Obs: As
imagens seguem ampliadas em anexo 2ª
Aula 1º
Momento:
Vida
e Obra do artista Georges Seurat Georges Seurat foi um pintor
francês que nasceu em plena revolução industrial. Ele foi o fundador da escola francesa
neoimpressionista do século XIX. Georges-Pierre Seurat nasceu em Paris no dia
02 de dezembro de 1859, França. Seurat não misturava as
cores na paleta, mas pretendia que o olho de quem as visse fizesse a mistura
e resultasse na cor idealizada pelo artista. As cores puras eram colocadas
lado a lado na tela, Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO ou DIVISIONISMO. Algumas
obras do artista Georges Seurat: La Grande Jatte Georges Seurat •
1884. ·
Alfalfa, St. ... ·
Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte Georges
Seurat • 1884-1886. ·
Circus Sideshow Georges Seurat •
1887-1888. ·
The Models Georges Seurat •
1887-1888. ·
Torre Eiffel Georges Seurat •
1889. ·
Chahut Georges Seurat • 1889-1890. ·
Jovem maquilhando-se Georges Seurat •
1889-1890. A obra Tarde de
Domingo na Ilha de Grande Jatte – é uma
pintura a óleo de Georges-Pierre Seurat, considerada a sua obra mais
destacada, realizada em 1884. Retrata a Ilha de Grande Jatte. Seurat
acreditava que a
arte deveria basear-se num sistema e
conduziu o impressionismo a uma fórmula rigorosa. Inventou um método a que
deu o nome “pintura óptica”(também conhecida como divisionismo,
neo-impressionismo O pontilhismo é
um ramo do impressionismo, movimento artístico do século XIX que tem como
principais elementos a luz e o movimento. Seurat é considerado pioneiro na
ruptura com as pinceladas intuitivas do impressionismo e na aplicação de uma
técnica regular. ou pontilhismo) e no qual pingos de tinta colocados lado a
lado fundem-se aos olhos do observador. Georges
Seurat registrou paisagens
e outros temas calmos, simplificando-os em
formas geométricas e convertendo todas as cores e formas em pequenos pontos.
Isso foi radical, para o desenvolvimento da arte moderna e abstrata. O Circo é uma das mais importantes pinturas do francês
Georges Seurat e notoriamente conhecida como sendo sua obra final antes de
sua morte ocorrida em março de 1891. O tema utilizado, é uma presença que
aumentou consideravelmente no final do século XIX. Mesmo estando a pintura
inacabada, ainda foi exibida no 7o. No
Brasil, diversos artistas entre 1889 e 1930, empregaram o pontilhismo.
Destacam-se, nesse sentido, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland e Artur
Timóteo da Costa, entre outros. 2º
Momento: Quais são as
características das obras de Seurat? Qual é a obra mais
importante de Georges Seurat? Qual foi a técnica
popularizada por Seurat? Qual obra de Georges
ficou conhecida como sua obra final? 3º
Momento: Experimentação prática: Utilizando as diferentes
direções da linha conforme os modelos abaixo, você utilizará a régua para
preencher todos os espaços em branco da paisagem “Tarde de Domingo na ilha de
La Grande Jatte” do artista Georges Seurat. Lembre-se de que quanto mais
próximas uma linha for da outra mais escuro será o preenchimento. E quanto
mais afastadas uma linha for da outra mais clara ficará. Você pode usar
canetinha para preencher. Obs: A paisagem segue ampliada em anexo 3ª
Aula 1º
Momento: As Forma e o Tangram ELEMENTOS DAS
LINGUAGENS VISUAIS – AS FORMAS Quando olhamos ao nosso redor, percebemos
que todas as coisas têm uma forma. No desenho criamos formas com a
delimitação de um determinado espaço cercado por uma ou mais linhas. A forma
no desenho, na pintura ou nas demais expressões artísticas pode ser: 1 - Formas
Figurativas: São as formas das figuras ou imagens reais, que também
chamamos de formas definidas, pois só olhando para elas já identificamos o
que são. 2 - Formas
Abstratas: São aquelas que desenhamos com liberdade de expressão, como já
vimos nas unidades anteriores. São também chamadas de formas indefinidas. 3 - Formas
Geométricas: São formas criadas a partir da precisão matemática. (Ex.:
Círculos, Triângulos, Quadrados, Retângulos.)
Obs:
Segue em anexo ampliado 2º
Momento: Atividade 1-Faça uma arte de acordo o que se pede. Siga o
modelo Formas Figurativas- Formas Abstratas- Formas Geométricas- 2-Por quantas peças o tangram é formado? 3- Cite os nomes de algumas imagens que podem ser feitas
com o tangram. 3º Momento Vamos criar um caderno com figuras do tangram e em seguida
pinte uma paisagem para colar o tangram. 4ª
Aula 1ºMomento:
Mosaico O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É
originário das civilizações egípcias e a Síria o estendeu-se por todo Oriente
Médio. Na Grécia, o mosaico tomou impulso, sendo bastante utilizado na
arquitetura. Os mosaicos são representações artísticas de um desenho feito
com abáulos, pequenos cubos de pedra, cerâmica, etc. A técnica consiste em
cortar pequenos pedaços de material e uni-los harmoniosamente, formando um
todo. Diferente
dos mosaicos gregos e romanos, que retratavam cenas
cotidianas, de guerra, mitológicas e paisagens, a arte do mosaico bizantino era estritamente religiosa. A arte em mosaico é vista em obras bizantinas retratando figuras sagradas como
Cristo, a Virgem, santos e mártires. 1º
Atividade: Ø Quais são as
principais características de um mosaico? Ø Quais temas podemos trabalhar com a arte do
mosaico? Ø Qual o objetivo da técnica do mosaico? 2) Você pode criar diversos tipos de mosaico utilizando
figuras geométricas. Tente criar um mosaico utilizando as peças apresentadas.
Você decide como encaixá-las e as cores a serem utilizadas. 2º
Momento Pinte
em formato de mosaico. Siga o modelo Obs:
Segue em anexo a paisagem ampliada Referências: http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html file:///D:/Arquivos/Desktop/apostila-de-arte-ef.pdf.
Acesso em 19/07/2023 https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Seurat https://www.google.com/search?q=+imagem+para+colorir&tbm=isch&ved https://www.justcolor.net/pt/arte/obras-de-arte/?image=art__desenhos-para-colorir-de-obras-de-arte-8897 |
RECURSOS:(x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
+) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) ( ) Seminários; (+ ) Apresentação
oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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ANEXOS:
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