6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO E 9ºANO

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo ( Ponto, pontilhismo, linha, tangram e mosaico)

Temas Contemporâneos/Integradores:  Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais          Ano: 6º e 7º             Período: 24/07 a 05/08/2023          Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR68BA) Dialogar sobre a criação pessoal e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliando a percepção da multiplicidade de significados atribuíveis às manifestações artísticas.

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizada a,modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1ª Aula

1º Momento:

 

Levantando Conhecimentos Prévios:

Ø  Vocês conhecem a técnica do pontilhismo e da linha?

Ø  Para vocês é interessante essas técnicas?

                                                                   

Ponto - É o lugar onde duas linhas se cruzam. O ponto tem duas classificações: ponto geométrico; ponto gráfico.

O ponto geométrico - não apresenta medida de comprimento, largura e altura.

Por este motivo, deve-se representar o ponto geométrico com sinais convencionais, colocando ao seu lado uma letra maiúscula do nosso alfabeto. Lê-se: pontos geométricos A, B, C, D, E.+ A, + B, +C, + D, + E

Ponto gráfico é o ponto que apresenta dimensão, isto é, apresenta contraste com a superfície ( quadro- negro ou papel).

O professor ao pressionar o giz no quadro-negro estará definindo um ponto, como também o aluno ao pressionar o lápis na folha do caderno estará definindo um ponto.

Também com os pontos gráficos podemos definir imagens figurativas de objetos, frutas, rostos, figuras geométricas, vegetais, etc.

Pontilhismo

 

 No século XlX, surgiu na França uma corrente de pintores chamados neo-impressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos.

   A técnica do pontilhismo consiste em dividir a mesma cor mediante pequenas pinceladas de tons puro.  Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados. Para aproveitar melhor a luz ambiente, eram feitas com pinceladas, dando impressão de criar imagens a partir de manchas e borrões.

O movimento pontilhista foi fundado em 1885 por GEORGES SEURAT e PAUL SIGNAC; e seguido por   CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc... Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.  No Brasil se destacaram no pontilhismo os artistas: Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambellan e Artur Timóteo da Costa, entre outros.

                                                                                              Disponivel em: http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html

2º Momento:

Sugestão: O aluno poderá mostrar sua criação usando cd (Segue o modelo)

 

3º) Procure no dicionário nomes de pessoas citadas no texto.

4º) Você compraria uma obra de arte de algum artista citado no texto?

 

 

                                                                                

3º Momento: A Linha

Quando o ponto se desloca dá origem a um novo elemento geométrico chamado linha.

Linha - é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa sequência infinita. Quando os pontos se deslocam numa só direção, ou melhor, numa mesma direção, temos a linha reta.

As linhas podem ser: retas ou curvas

Linha curva: nos dá sensação de: suavidade, graça, movimento. E quanto à direção as linhas podem ser: poligonal ou quebrada,

Sinuosa ou ondulada, mista, paralelas, perpendiculares.

                Linha poligonal ou quebrada – é a linha composta de       Linha sinuosa ou ondulada – é a composta de uma

segmentos de retas que possuem diversas direções.                 Sequência de linhas curvas, côncavas e convexas

 

                          

 

   Linha paralelas –são linhas que se deslocam a    Linha mista – é a linha composta de linhas retas e curvas distância entre si e a mesma direção

 

   – é a                            

 

Linhas perpendiculares são as linhas retas que se encontram formando ângulos reto.

          Disponível em: file:///D:/Arquivos/Desktop/apostila-de-arte-ef.pdf. Acesso em 19/07/2023

4º Momento:           

1º)    Atividade:   

 

1º)   1º) Respondas as questões no caderno:

a) O que é a linha?                                                       b) Quanto à posição como podem ser as linhas retas?

c) Quanto à direção, como podem ser as linhas?        d) O que são linhas paralelas?

 

2º) Cubra as imagens com barbante.

 Obs: As imagens seguem ampliadas em anexo

 

 

2ª Aula

1º Momento:

                                             

Vida e Obra do artista Georges Seurat

Georges Seurat foi um pintor francês que nasceu em plena revolução industrial. Ele foi o fundador da escola francesa neoimpressionista do século XIX. Georges-Pierre Seurat nasceu em Paris no dia 02 de dezembro de 1859, França.   Seurat não misturava as cores na paleta, mas pretendia que o olho de quem as visse fizesse a mistura e resultasse na cor idealizada pelo artista. As cores puras eram colocadas lado a lado na tela, Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO ou DIVISIONISMO.

Algumas obras do artista Georges Seurat:

La Grande Jatte Georges Seurat • 1884.

·         Alfalfa, St. ...

·         Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte Georges Seurat • 1884-1886.

·         Circus Sideshow Georges Seurat • 1887-1888.

·         The Models Georges Seurat • 1887-1888.

·         Torre Eiffel Georges Seurat • 1889.

·         Chahut Georges Seurat • 1889-1890.

·         Jovem maquilhando-se Georges Seurat • 1889-1890.

A obra Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte – é uma pintura a óleo de Georges-Pierre Seurat, considerada a sua obra mais destacada, realizada em 1884. Retrata a Ilha de Grande Jatte.

Seurat acreditava que a arte deveria basear-se num sistema e conduziu o impressionismo a uma fórmula rigorosa. Inventou um método a que deu o nome “pintura óptica”(também conhecida como divisionismo, neo-impressionismo O pontilhismo é um ramo do impressionismo, movimento artístico do século XIX que tem como principais elementos a luz e o movimento. Seurat é considerado pioneiro na ruptura com as pinceladas intuitivas do impressionismo e na aplicação de uma técnica regular. ou pontilhismo) e no qual pingos de tinta colocados lado a lado fundem-se aos olhos do observador.

Georges Seurat registrou paisagens e outros temas calmos, simplificando-os em formas geométricas e convertendo todas as cores e formas em pequenos pontos. Isso foi radical, para o desenvolvimento da arte moderna e abstrata.

O Circo é uma das mais importantes pinturas do francês Georges Seurat e notoriamente conhecida como sendo sua obra final antes de sua morte ocorrida em março de 1891. O tema utilizado, é uma presença que aumentou consideravelmente no final do século XIX. Mesmo estando a pintura inacabada, ainda foi exibida no 7o.

No Brasil, diversos artistas entre 1889 e 1930, empregaram o pontilhismo. Destacam-se, nesse sentido, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland e Artur Timóteo da Costa, entre outros.

2º Momento:

Quais são as características das obras de Seurat?

Qual é a obra mais importante de Georges Seurat?

Qual foi a técnica popularizada por Seurat?

Qual obra de Georges ficou conhecida como sua obra final?

3º Momento:

Experimentação prática: Utilizando as diferentes direções da linha conforme os modelos abaixo, você utilizará a régua para preencher todos os espaços em branco da paisagem “Tarde de Domingo na ilha de La Grande Jatte” do artista Georges Seurat. Lembre-se de que quanto mais próximas uma linha for da outra mais escuro será o preenchimento. E quanto mais afastadas uma linha for da outra mais clara ficará. Você pode usar canetinha para preencher.

          

Obs: A paisagem segue ampliada em anexo

3ª Aula

1º Momento: As Forma e o Tangram

ELEMENTOS DAS LINGUAGENS VISUAIS – AS FORMAS Quando olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas têm uma forma. No desenho criamos formas com a delimitação de um determinado espaço cercado por uma ou mais linhas. A forma no desenho, na pintura ou nas demais expressões artísticas pode ser:

1 - Formas Figurativas: São as formas das figuras ou imagens reais, que também chamamos de formas definidas, pois só olhando para elas já identificamos o que são.

2 - Formas Abstratas: São aquelas que desenhamos com liberdade de expressão, como já vimos nas unidades anteriores. São também chamadas de formas indefinidas.

3 - Formas Geométricas: São formas criadas a partir da precisão matemática. (Ex.: Círculos, Triângulos, Quadrados, Retângulos.)

                                               

Obs: Segue em anexo ampliado

2º Momento: Atividade

1-Faça uma arte de acordo o que se pede. Siga o modelo

Formas Figurativas-

Formas Abstratas-

Formas Geométricas-

2-Por quantas peças o tangram é formado?

3- Cite os nomes de algumas imagens que podem ser feitas com o tangram.

3º Momento

Vamos criar um caderno com figuras do tangram e em seguida pinte uma paisagem para colar o tangram.

              

4ª Aula

1ºMomento: Mosaico

O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É originário das civilizações egípcias e a Síria o estendeu-se por todo Oriente Médio. Na Grécia, o mosaico tomou impulso, sendo bastante utilizado na arquitetura. Os mosaicos são representações artísticas de um desenho feito com abáulos, pequenos cubos de pedra, cerâmica, etc. A técnica consiste em cortar pequenos pedaços de material e uni-los harmoniosamente, formando um todo.

Diferente dos mosaicos gregos e romanos, que retratavam cenas cotidianas, de guerra, mitológicas e paisagens, a arte do mosaico bizantino era estritamente religiosa. A arte em mosaico é vista em obras bizantinas retratando figuras sagradas como Cristo, a Virgem, santos e mártires.

1º Atividade:

Ø  Quais são as principais características de um mosaico?

Ø  Quais temas podemos trabalhar com a arte do mosaico?

Ø  Qual o objetivo da técnica do mosaico?

2) Você pode criar diversos tipos de mosaico utilizando figuras geométricas. Tente criar um mosaico utilizando as peças apresentadas. Você decide como encaixá-las e as cores a serem utilizadas.

2º Momento

Pinte em formato de mosaico. Siga o modelo

Obs: Segue em anexo a paisagem ampliada

            

Referências:

http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html

 file:///D:/Arquivos/Desktop/apostila-de-arte-ef.pdf. Acesso em 19/07/2023

https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Seurat

https://www.google.com/search?q=+imagem+para+colorir&tbm=isch&ved

https://www.justcolor.net/pt/arte/obras-de-arte/?image=art__desenhos-para-colorir-de-obras-de-arte-8897

RECURSOS:(x) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( +) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) 

( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

       ANEXOS:

 

 

 

 

 

 

 

                             

 

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