7ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Hip-Hop

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Artes Integradas

Ano: 7º                                                     Período:08/09 a 29/09/2020                          Aulas: 03

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

                                                               1ª Aula

1ª Etapa: A proposta desse capítulo é trabalhar o hip-hop com os alunos e seus desdobramentos contemporâneos na cultura urbana.

Levantando conhecimentos prévios

> O que você sabe do hip-hop?

> Você gosta de ouvir rap? Seus amigos gostam?

 Peça aos alunos para abrir o livro didático nas páginas 118 e 119 e faça a leitura e em seguida responda as questões na mesma página.

 Aprofundando o conhecimento:

 

 

 

 

2ª Etapa:

Peça aos alunos que leiam o trecho de entrevista de Criolo,reflitam sobre a letra da música ‘Não existe amor em SP’. (páginas 126 e 120 e em seguida responda a pergunta da página 126.

 

Para entender melhor sobre o assunto visite os sites:

Cante com os seus alunos-https://www.youtube.com/watch?v=0PfevkndCPU  acessado em 06/09/2020

https://www.ebiografia.com/alexandre_orion/ acessado em 06/09/2020

Sugestão de perguntas:

Ø  Por que Alexandre Orion colocou Criolo em um ônibus escolar em sua ilustração?

            Interpretando a música:

Ø  Qual a cidade que a canção descreve?

Ø  Na música, qual o significado São Paulo é um buquê?

 

                                                                           2ª Aula

1ª Etapa:

>Fazer a leitura das páginas 121 a 123 do livro didático e em seguida apresentar o slide e fazer as devidas explicações.

>Verificando a aprendizagem:

1- Baseado no texto preencha as lacunas:

a)      A paulista _____________é apresentadora,_____________,diretora e dramaturga.

b)     Em ________________,a artista idealizou o ­____________!(Zona Autônoma da Palavra),o primeiro campeonato de poesia falada de __________________.

c)      _________________Também é um dos membros fundadores da Frente 3 de fevereiro,coletivo que realiza projetos transdisciplinares para enfrentar __________________na sociedade

 

2- O ZAP! (Zona Autônoma da Palavra), o primeiro campeonato de poesia falada da América Latina. Nesse tipo de competição, chamado de poetry slam, ou simplesmente slam, o participante precisa falar seus próprios poemas, em no máximo 3 minutos e sem acompanhamento musical. Baseado nesse contexto os alunos vão produzir, copiar e falar em áudio ou vídeo um poema expressando sua reflexão sobre o distanciamento social.

 

2ª Etapa:

Sugerir a turma que assista o link: https://www.youtube.com/watch?v=6oaw4oLKG8w acessado em/04/09/2020

(Grupo de rua de Niterói) Bruno Beltrão.

 

Ø  Você já assistiu uma batalha desse tipo?

Ø  Qual o nome do coreógrafo?

Ø  O que mais te chamou a atenção?

Em seguida, leia a página 123 do livro didático, nos mostra um outro artista estadunidense Keith Haring um dos precursores do grafite.

 

Ø  Fale um pouco sobre a arte de Heith Haring.

Ø  Para onde Keith Haring levou a cultura de rua?

Ø  Você já experimentou desenhar um corpo em movimento? Faça um bem bonito.

Ø  O que Keith Haring descobriu em 1988?

Ø  O que Keith Haring criou para portadores do vírus da doença?

Ø  Qual o significado da palavra Aids? O que você sabe sobre essa doença?

 

3ª Etapa:

Abra o livro didático nas páginas 124 e 125, faça a leitura que fala sobre quem foi um dos pioneiros do grafite em nosso país, e em seguida aplique a atividade.

Sugestão de vídeos- Curta Artes Alex Vallauri https://www.youtube.com/watch?v=YxWWvzn1N14

Acessado em 04/09/2020

Grafiteiro Crânio: ttps://www.youtube.com/watch?v=u-6yeWgwhaI Acessado em 04/09/2020

Após assistir os vídeos reflita sobre as questões da página 125.

Sugestão de questões:

 

Ø  Onde nasceu Alex Vallauri?

Ø  Como Alex Vallauri iniciou seus grafites?

Ø  Qual o significado das palavras estêncil e pin-up?

Ø  Em que ano Alex Vallauri morreu?

Ø  Quais os objetos que Alex Vallauri concebeu para 18ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo?

Ø  Descreva o mural pintado pelo grafiteiro Crânio página 125 do livro didático:

 

                                                   3ª Aula 

1ªEtapa:                                                          

Apresente o conteúdo nas páginas 127 a 129 do livro didático e em seguida faça as devidas explicações

Aplicar a atividade da página 129 do livro

(Obs: Sugestão de texto e atividade – anexo)

 

 

 

 Oriente os alunos a fazerem a leitura da página 130 e responda as questões a seguir:

Assinale a alternativa que corresponde aos principais temas do rap:

a-(  ) desigualdades sociais, racismo e demandas daqueles que se sentem oprimidos.

b-(  ) Decepções amorosas, racismo e respeito

c-(  ) Opressão, tristeza e amor ao próximo

d-(  ) Racismo, crença e humanidade

Reserve metade de uma aula e assistam ao clip “latinoamérica”, do grupo Cali 13, que fala sobre justiça social e sobre exploração de todo um continente https://www.youtube.com/watch?v=zX_BMWuZq_I. Depois convide a turma para ouvir a música de Rincon Sapiência p: 131( um rapper e poeta nascido na zona leste de São Paulo, duas letras são contestadoras e falam sobre o cotidiano da cidade, em seguida questione-os:

(Obs: Aplique as questões da página 131do livro didático)

 

A Volta pra Casa

Rincon Sapiência

Rincon Sapiência
Conhecido também como Manicongo, certo?
Eis aqui mais uma canção dedicada a toda classe trabalhadora
Tão cansativa como a rotina de trabalho
É aquele longo trajeto de ir e vir
Vamo nessa!

Trabalhadora voltando pra casa
Perguntando pra Deus "por que não tenho asas"?
Pra voar pelos ares e voltar para o lar
A real, ônibus cheio dói só de pensar
Na bolsa um livro novo, não tem condição
Leitura na multidão, frustração
Nove horas no trabalho é bem mais suave
Que as duas horas balançando na condução
O dia inteiro dando duro, uma volta cansativa
Ainda desce bem no ponto mais escuro
A violência subindo de nível
Do receio da solidão, a sensação da mulher é horrível
Ela caminha, semblante preocupado
Escuridão, o bar da rua se encontra fechado
Quanto vale…



Fonte: LyricFind

 

Sugestâo de atividade:

a- Que sentimentos essa música despertou em você?

b-O que você achou do título do rap? Que outro nome você daria a música?

c- Quem são os personagem principais desse rap, escreva a parte que comprove sua resposta;

2ª Etapa: Para conhecer o break páginas 132 e 133

A Dança Break, oriunda dos guetos norte-americanos em meados de 1970, evoluiu muito desde sua criação e atualmente possui milhares de praticantes e campeonatos por todo o mundo.

Para trabalhar essa seção leia as páginas: 132 e 133 acesse juntamente com os alunos vídeos que mostre rachas, batalhas e evoluções de b-boys e b-girl em várias cidades do Brasil e do mundo:https://www.youtube.com/watch?v=WFUVFEeaDcM: Acessado em 04/09/2020

(Pedir para resolver as atividades página 133 do livro didático)

Logo após faça os questionamentos a seguir?

a-    Quem foi Marcelinho Back Sppin e pelo que ele foi responsável?

b-    Quais as principais características do breaking você conseguiu identificar no vídeo?

c-    Qual a sua opinião sobre esse tipo de batalha? Qual parte mais lhe chamou atenção?

d-    Como funciona o Breakingdance Project Uganda, em Kapala?

e-    Faça uma pesquisa para identificar se há festivas ou grupos que se dedicam a esse estilo de dança perto de você:

2ª Etapa:Cultura da periferia

Nesta seção, o aluno poderá pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes  visuais contemporânea. Peça aos alunos que façam a leitura das páginas 134 e 135 do livro didático e após a leitura responda no seu caderno as questões da página 135 do livro didático.

Sugestão de atividade:

a-O que os alunos tem a dizer sobre esse tema cultura da periferia?

b- Como eles percebem e o que conhecem sobre a relação entre a arte e a realidade social na periferia?

c- Na sua opinião de que forma a arte  pode contribuir com as pessoas que vivem em comunidades periféricas?

d- Com as novas tecnologias, uma multiplicidade de vozes surgiu nas periferias das cidades produzindo uma arte potente, crítica e conectada com as questões sociais. Pensando nisso, os artistas e educadores organizam saraus, batalhas, cineclubes e grupos de teatros. Veja a seguir e responda as questões sobre três projetos que trabalham diferentes linguagens e movimentam a cena artística em três cidades do Brasil:

__ Descreva como funciona o projeto paranaense Kingston Kombi, em quem foram os seus idealizadores?

__ Qual é o principal interesse dos artistas que se reúnem em Belo Horizonte na Galeria Quartoamado?

__ O cineclube Mate com Angu, promove sessões de cinemas gratuitos para difundir o curta-metragem nacional na cidade de Caxias. Qual é o principal objetivo desse projeto e quem foi um dos seus principais fundadores?

LETRAS E GESTOS – Os alunos terão oportunidade de analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens gráficas (páginas 136 e 137)

Nessa seção vamos ter a oportunidade de analisar situações nas quais as linguagens de artes visuais se integram as linguagens gráficas. Leia as páginas e respondam as questões propostas:

a- Quais foram as primeiras as primeiras técnicas  usadas para desenhar as letras, que variam de formato dependendo dos instrumentos utilizados?

b- Qual é a relação que o grafite tem com a escrita manual, também conhecida como caligrafia?

c-Qual é o principal instrumento das assinaturas dos grupos conhecidos como crew?

d- Em São Paulo, o alto culto da tinta em spray fez surgir uma forma hibrida de trabalho com letra que foi chamado de grapixo, explique como funciona esse estilo?

 

Agora é sua vez...

Após observar as imagens pp: você irá desenhar seu nome de um jeito diferente e uma palavra que expresse o significado dela por meio da forma.

 Para desenhar seu nome faça uma letra diferente e expressiva, você pode emendar as letras que compõem o nome, sobrepor uma letra à outra, ou pode também criar um símbolo usando apenas suas iniciais.

Faça o desenho ampliado a lápis, ocupando toda folha de papel.

 

ANEXO:

 

Texto para leitura

 

 

Através da organização Zulu Nation, fundada por AfricaBambaataa, foi criado o conceito de “elementos do hip hop” que reúne Grafite, DJ, MC, B-boy e B-girl cujo lema é: paz, amor, união e diversão e seu objetivo é dar voz, visibilidade e identidade aos jovens que praticam dança.

moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem afro-americana, caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los AngelesGalesburgBrooklynChicagoFiladélfiaDetroitPorto Rico, entre outros. Cada cidade contribuiu com vários elementos para o seu estilo geral visto hoje no mundo inteiro.

primeiro estilista que trouxe o hip hop para a moda convencional foi Karl Kani, desenvolvendo as primeiras calças com um modelo propriamente mais largo que o padrão costumeiro anterior. Essa atitude acabou dando muita fama e atenção para Karl Kani que foi considerado um dos 100 afro americanos mais ricos do mundo.

Dentro da cultura hip-hop e na musica rap existem o que se chama freestyle - rima feita no improviso (como o repente nordestino) e, disputas para descobrir quem é o melhor rimador no improviso, essas disputas são conhecidas como "batalhas de freestyle".(RAP) A sigla ¨RAP¨ vem do inglês ¨RhythmandPoetry¨ - ¨ Ritmo e Poesia¨. É um dos elementos

da cultura ¨hip-hop¨. Sua origem foi na Jamaica, mais ou menos na década de 1960.
Com a instabilidade políticado país muitos jamaicanos imigraram para os EUA, e assim o ritmo se espalhou.
Hoje o rap é tocado no mundo todo
.

AfrikaBambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.

 

berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood.

 

1- Quais são os quatro pilares oficiais na cultura do hip hop?

a-(  ) Estilo, moda, cultura e dança

b-(  ) Rap, D Jing, Breakdance e o Grafite

c-(  ) Locking, freestyle, Beat Box e Ritmo

d-(  ) Mestre de cerimônia,Rimas, Popping e Bronx

 

2- A moda do hip hop é um estilo de se vestir de origem:

a-(  ) Senegaleza, boliviana e argelina

b-(  ) Japonesa, colombiana e ucraniana

c-(  ) Francesa, australiana e nigeriana

d-(  ) Afro americana, caribenha e latina

 

3- Quem foi o primeiro estilista a unificar a moda convencional com o estilo Hip Hop?

a-(  ) Pierre Cardin                               c-(  ) Ralph Lauren

b-(  ) Karl Kani

d-(  ) Hubert de Ruvenchi

 

4- Qual é o nome dado as disputas de improvisação do Hip-hop

 

a-(  ) Free dance  b-(  ) Free hip hop      c-(  ) freestyile     d-(  ) Free rap

 

 

5- Qual o berço do hip hop brasileiro?

 

a-(  ) Rio de Janeiro       b-(   ) São Paulo     c-(  ) Minas gerais     d-(  ) Espirito Santo

 

 

Acesso em 04/09/2020 https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%22Fabi.plural.net%2mediaeditorascipionemosaico7ºano.

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo;  (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário