SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Hip-Hop |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas,Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Artes Integradas Ano: 7º Período:08/09 a 29/09/2020 Aulas: 03 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas,
coreográficas, musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente,
diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do
conhecimento musical. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos.
1ª Aula 1ª
Etapa: A proposta desse capítulo é trabalhar o hip-hop com os alunos e seus
desdobramentos contemporâneos na cultura urbana. Levantando
conhecimentos prévios >
O que você sabe do hip-hop? >
Você gosta de ouvir rap? Seus amigos gostam? Peça aos alunos para abrir o livro didático
nas páginas 118 e 119 e faça a leitura e em seguida responda as questões na
mesma página. Aprofundando o conhecimento: 2ª Etapa: Peça aos alunos que leiam o trecho de
entrevista de Criolo,reflitam sobre a letra da música ‘Não existe amor em
SP’. (páginas 126 e 120 e em seguida responda a pergunta da página 126. Para entender melhor sobre o assunto
visite os sites: Cante
com os seus alunos-https://www.youtube.com/watch?v=0PfevkndCPU acessado em 06/09/2020 https://www.ebiografia.com/alexandre_orion/ acessado em 06/09/2020 Sugestão de perguntas: Ø Por que Alexandre Orion colocou Criolo em um
ônibus escolar em sua ilustração? Interpretando a
música: Ø Qual a cidade que a canção descreve? Ø Na música, qual o significado São Paulo é um
buquê?
2ª Aula 1ª Etapa: >Fazer a leitura das páginas 121 a
123 do livro didático e em seguida apresentar o slide e fazer as devidas
explicações. >Verificando a aprendizagem: 1- Baseado no texto preencha as
lacunas: a)
A
paulista _____________é apresentadora,_____________,diretora e dramaturga. b)
Em
________________,a artista idealizou o ____________!(Zona Autônoma da
Palavra),o primeiro campeonato de poesia falada de __________________. c)
_________________Também
é um dos membros fundadores da Frente 3 de fevereiro,coletivo que realiza
projetos transdisciplinares para enfrentar __________________na sociedade 2- O ZAP! (Zona Autônoma da Palavra),
o primeiro campeonato de poesia falada da América Latina. Nesse tipo de
competição, chamado de poetry slam, ou simplesmente slam, o participante
precisa falar seus próprios poemas, em no máximo 3 minutos e sem
acompanhamento musical. Baseado nesse contexto os alunos vão produzir, copiar
e falar em áudio ou vídeo um poema expressando sua reflexão sobre o
distanciamento social. 2ª Etapa: Sugerir a turma que assista o link: https://www.youtube.com/watch?v=6oaw4oLKG8w acessado em/04/09/2020 (Grupo de rua de Niterói) Bruno Beltrão. Ø Você já assistiu uma batalha desse tipo? Ø Qual o nome do coreógrafo? Ø O que mais te chamou a atenção? Em seguida, leia a página 123 do livro
didático, nos mostra um outro artista estadunidense Keith Haring um dos precursores
do grafite. Ø Fale um pouco sobre a arte de Heith Haring. Ø Para onde Keith Haring levou a cultura de rua? Ø Você já experimentou desenhar um corpo em
movimento? Faça um bem bonito. Ø O que Keith Haring descobriu em 1988? Ø O que Keith Haring criou para portadores do vírus
da doença? Ø Qual o significado da palavra Aids? O que você
sabe sobre essa doença? 3ª Etapa: Abra o livro didático nas páginas 124 e
125, faça a leitura que fala sobre quem foi um dos pioneiros do grafite em
nosso país, e em seguida aplique a atividade. Sugestão de vídeos- Curta Artes Alex
Vallauri https://www.youtube.com/watch?v=YxWWvzn1N14 Acessado em 04/09/2020 Grafiteiro Crânio: ttps://www.youtube.com/watch?v=u-6yeWgwhaI Acessado em 04/09/2020 Após assistir os vídeos reflita sobre as
questões da página 125. Sugestão de questões: Ø Onde nasceu Alex Vallauri? Ø Como Alex Vallauri iniciou seus grafites? Ø Qual o significado das palavras estêncil e
pin-up? Ø Em que ano Alex Vallauri morreu? Ø Quais os objetos que Alex Vallauri concebeu para
18ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo? Ø Descreva o mural pintado pelo grafiteiro Crânio
página 125 do livro didático:
3ª Aula 1ªEtapa: Apresente o conteúdo nas páginas 127 a
129 do livro didático e em seguida faça as devidas explicações Aplicar a atividade da página 129 do
livro (Obs: Sugestão de texto e atividade –
anexo) Oriente os alunos a
fazerem a leitura da página 130 e responda as questões a seguir: Assinale a
alternativa que corresponde aos principais temas do rap: a-( ) desigualdades sociais, racismo e demandas
daqueles que se sentem oprimidos. b-( ) Decepções amorosas, racismo e respeito c-( ) Opressão, tristeza e amor ao próximo d-( ) Racismo, crença e humanidade Reserve
metade de uma aula e assistam ao clip “latinoamérica”, do grupo Cali 13, que
fala sobre justiça social e sobre exploração de todo um continente https://www.youtube.com/watch?v=zX_BMWuZq_I. Depois convide a turma para ouvir a
música de Rincon Sapiência p: 131(
um rapper e poeta nascido na zona leste de São Paulo, duas letras são contestadoras
e falam sobre o cotidiano da cidade, em seguida questione-os: (Obs:
Aplique as questões da página 131do livro didático) A Volta pra Casa Rincon Sapiência Trabalhadora
voltando pra casa
Sugestâo
de atividade: a- Que
sentimentos essa música despertou em você? b-O que você
achou do título do rap? Que outro nome você daria a música? c- Quem são
os personagem principais desse rap, escreva a parte que comprove sua
resposta; 2ª Etapa: Para conhecer o break
páginas 132 e 133 A
Dança Break, oriunda dos guetos norte-americanos em meados de 1970, evoluiu
muito desde sua criação e atualmente possui milhares de praticantes e
campeonatos por todo o mundo. Para
trabalhar essa seção leia as páginas: 132
e 133 acesse juntamente com os alunos vídeos que mostre rachas, batalhas
e evoluções de b-boys e b-girl em várias cidades do Brasil e do mundo:https://www.youtube.com/watch?v=WFUVFEeaDcM: Acessado em 04/09/2020 (Pedir para resolver as atividades página
133 do livro didático) Logo após faça os questionamentos a seguir? a- Quem
foi Marcelinho Back Sppin e pelo que ele foi responsável? b- Quais
as principais características do breaking você conseguiu identificar no
vídeo? c- Qual
a sua opinião sobre esse tipo de batalha? Qual parte mais lhe chamou atenção? d- Como
funciona o Breakingdance Project Uganda, em Kapala? e- Faça
uma pesquisa para identificar se há festivas ou grupos que se dedicam a esse
estilo de dança perto de você: 2ª
Etapa:Cultura da periferia Nesta seção, o aluno poderá pesquisar, apreciar e analisar formas
distintas das artes visuais
contemporânea. Peça aos alunos que façam a leitura das páginas 134 e 135 do
livro didático e após a leitura responda no seu caderno as questões da página
135 do livro didático. Sugestão de atividade: a-O que os alunos tem a dizer sobre esse
tema cultura da periferia? b- Como eles percebem e o que conhecem sobre
a relação entre a arte e a realidade social na periferia? c- Na sua opinião de que forma a arte pode contribuir com as pessoas que vivem em
comunidades periféricas? d- Com as novas tecnologias, uma
multiplicidade de vozes surgiu nas periferias das cidades produzindo uma arte
potente, crítica e conectada com as questões sociais. Pensando nisso, os
artistas e educadores organizam saraus, batalhas, cineclubes e grupos de
teatros. Veja a seguir e responda as questões sobre três projetos que
trabalham diferentes linguagens e movimentam a cena artística em três cidades
do Brasil: __ Descreva como funciona o projeto
paranaense Kingston Kombi, em quem foram os seus idealizadores? __ Qual é o principal interesse dos
artistas que se reúnem em Belo Horizonte na Galeria Quartoamado? __ O cineclube Mate com Angu, promove
sessões de cinemas gratuitos para difundir o curta-metragem nacional na
cidade de Caxias. Qual é o principal objetivo desse projeto e quem foi um dos
seus principais fundadores? LETRAS E GESTOS – Os alunos terão oportunidade de analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
gráficas (páginas 136 e 137) Nessa seção vamos ter a oportunidade de
analisar situações nas quais as linguagens de artes visuais se integram as
linguagens gráficas. Leia as páginas e respondam as questões propostas: a- Quais foram as primeiras as primeiras
técnicas usadas para desenhar as
letras, que variam de formato dependendo dos instrumentos utilizados? b- Qual é a relação que o grafite tem com a
escrita manual, também conhecida como caligrafia? c-Qual é o principal instrumento das
assinaturas dos grupos conhecidos como crew? d- Em São Paulo, o alto culto da tinta em
spray fez surgir uma forma hibrida de trabalho com letra que foi chamado de
grapixo, explique como funciona esse estilo? Agora é sua vez... Após observar as imagens pp: você irá
desenhar seu nome de um jeito diferente e uma palavra que expresse o
significado dela por meio da forma. Para
desenhar seu nome faça uma letra diferente e expressiva, você pode emendar as
letras que compõem o nome, sobrepor uma letra à outra, ou pode também criar
um símbolo usando apenas suas iniciais. Faça o desenho ampliado a lápis, ocupando
toda folha de papel. ANEXO: Texto para leitura Através da organização Zulu Nation, fundada
por AfricaBambaataa, foi criado o conceito de “elementos do hip hop”
que reúne Grafite, DJ, MC, B-boy e B-girl cujo lema é: paz, amor, união e
diversão e seu objetivo é dar voz, visibilidade e identidade aos jovens que
praticam dança. A moda do hip hop é
um estilo de se vestir de origem afro-americana,
caribenha e latina, que teve origem no bairro The 5 Boroughs, em Nova
Iorque, e mais tarde influenciou em cenas do hip hop em Los
Angeles, Galesburg, Brooklyn, Chicago, Filadélfia, Detroit, Porto
Rico, entre outros. Cada cidade contribuiu com vários elementos
para o seu estilo geral visto hoje no mundo inteiro. O primeiro estilista que
trouxe o hip hop para a moda convencional foi Karl
Kani, desenvolvendo as primeiras calças com um modelo propriamente mais largo
que o padrão costumeiro anterior. Essa atitude acabou dando muita fama e atenção
para Karl Kani que foi considerado um dos 100 afro
americanos mais ricos do mundo. Dentro da cultura hip-hop e
na musica rap existem o que se chama freestyle - rima feita no improviso
(como o repente nordestino) e, disputas para descobrir quem
é o melhor rimador no improviso, essas disputas são
conhecidas como "batalhas de freestyle".(RAP)
A sigla ¨RAP¨ vem do inglês ¨RhythmandPoetry¨ - ¨ Ritmo e Poesia¨. É
um dos elementos da cultura ¨hip-hop¨. Sua origem foi
na Jamaica, mais ou menos na década de 1960. AfrikaBambaataa, reconhecido como o criador do
movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop:
o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos
incluem a moda hip hop e gírias. O berço do hip hop brasileiro é
São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no
Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo
Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood. 1- Quais são os quatro pilares
oficiais na cultura do hip hop? a-( )
Estilo, moda, cultura e dança b-( ) Rap, D Jing, Breakdance e o Grafite c-( ) Locking, freestyle, Beat Box e Ritmo d-( )
Mestre de cerimônia,Rimas, Popping e Bronx 2- A moda do hip hop é um estilo de se vestir de
origem: a-( )
Senegaleza, boliviana e argelina b-( )
Japonesa, colombiana e ucraniana c-( )
Francesa, australiana e nigeriana d-( ) Afro
americana, caribenha e latina 3- Quem foi o primeiro estilista a unificar a
moda convencional com o estilo Hip Hop? a-( ) Pierre Cardin c-( ) Ralph Lauren b-( ) Karl
Kani d-( )
Hubert de Ruvenchi 4- Qual é o nome dado as disputas de improvisação
do Hip-hop a-( ) Free dance b-(
) Free hip hop c-( ) freestyile d-(
) Free rap 5- Qual o berço do hip hop brasileiro? a-( ) Rio
de Janeiro b-( ) São Paulo c-(
) Minas gerais d-( ) Espirito Santo Acesso em 04/09/2020
https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%22Fabi.plural.net%2mediaeditorascipionemosaico7ºano. |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( )
Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário