6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema Intercurricular: As
diversas facetas do Consumo ( Ponto,
pontilhismo, linha e mandala ) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do conhecimento: Contextos
e Práticas, Elementos da Linguagem,
Materialidades, Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 8º e 9º Período: 24/07 a 05/08/2023 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR01) Identificar e
apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a
partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local,
regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR02) Explorar e
reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
cor, espaço, movimento etc.). (EF15AR04) Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a
criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo,
explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre
a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR68BA) Dialogar sobre
a criação pessoal e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliando
a percepção da multiplicidade de significados atribuíveis às manifestações
artísticas. (EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e
algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio;
paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência). |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais,
e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula 1º Momento: Levantando Conhecimentos Prévios: Ø Vocês conhecem alguma arte em pontilhismo? Ø Sabe em que século foi criada? Ø Conhece algum artista que usa a técnica do
pontilhismo? Ø Comprariam alguma tela com essa arte? O
pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow -
amarelo, e key - preto), assim os tons
pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as
cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos
coloridos. 2º
Momento: Atividade: 1. Qual a técnica de pintura em que
utilizamos o ponto? 2. Cite o nome dos fundadores desta
técnica? 3.
Em que século e onde surgiu a
utilização do ponto? 4.
Quais os artistas brasileiros
adeptos ao pontilhismo? 5.
Quais as classificações do ponto na arte? 6.
Descreva o ponto gráfico e o ponto geométrico. 7.
Quais as cores que predominam o
pontilhismo? 8.
Agora é a sua vez! 1.
Tente fazer uma pintura utilizando a técnica
do Pontilhismo. ... 2.
Separe uma folha do seu caderno. ... 3.
Escolha um desenho de sua preferência. 4.
Faça primeiro o contorno do desenho. 5.
Comece a pontilhar (preencher os espaços com
pontos pequenos e outros maiores) a imagem de acordo com sua criatividade. 2ª
Aula 1º
Momento: LINHA - DEFINIÇÕES Linha é a trajetória definida pelo movimento de
um ponto no espaço; Linha é um conjunto de pontos que se sucedem uns
aos outros, numa seqüência infinita; Linha é o elemento visual que mostra
direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a
ideia de movimento. Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas
pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos,
fios elétricos etc. Geométricas – apresentam comprimento ilimitado
não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de
cada um de nós quando observamos a natureza. Geométricas gráficas – são linhas desenhadas numa
superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material
gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção. Observe exemplos de linhas
2º
Momento: UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS 3º
Momento: Atividades: 1. O que é a linha? 2. Quais as classificações das linhas simples? 3. Defina linhas geométricas gráficas. 4. Como são as linhas convergentes e as linhas
divergentes? 5. Qual o nome das linhas que cruzam formando
ângulos retos? 6. Quais os 3 modos diferentes que as linhas
apresentam nas artes visuais? 7. Você irá criar um desenho e deverá pintar o
seu interior das formas com linhas curvas ou onduladas coloridas. Solte a
imaginação e capriche! 8. Observe a imagem e tente criar o desenho com
uma linha colorida ou um barbante. Segue em anexo:
3ª Aula 1º
Momento: Conhecendo o artista Paul Signac Paul
Signac (Paris, 11 de Novembro de 1863 — 15 de Agosto de 1935) foi um pintor
francês neoimpressionista e figura importante no pontilhismo. Foi Paul Signac que
ensinou a George Seurat a técnica do Pontilhismo, tendo estes dois artistas sido os principais impulsionadores do chamado
Movimento do Divisionismo, também designado por Neo-Impressionismo ou Pontilhismo. Signac pertenceu
também ao grupo de artistas designado
por Grupo dos XX. A temática da obra
de Signac, centra-se em grande parte, na paisagem dos portos, onde se podem
observar os elementos da vida marinha: faróis, cordas, veleiros e marinheiros. Signac, que começou
como impressionista, foi, ao lado de Georges Seurat, o criador do
"pontilhismo" (1883-1884), uma
variante do neo-impressionismo que consistia na aplicação de cores puras em
pequenas pinceladas consecutivas ("pontilhismo" procede do francês
pointillisme, formado a partir da palavra point, "ponto"). Logo,
para muitos, “Uma
Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte”,
é a obra que abriu o pontilhismo para o mundo. Além deles, também foram influenciados pelo pontilhismo os artistas: ·
Van Gogh (1853-1890) ·
Henri Matisse (1869-1954) ·
Pablo Picasso (1881-1973) 2º Momento: Aprofundando no tema: Ø Quem foi George Seurat e
Paul Signac? Ø Onde Paul Signac nasceu? Ø Qual a importância do
artista Paul Signac para o pontilhismo? Ø O que Paul Signac
registrou em suas telas? Ø Qual foi a obra mais
famosa do pontilhismo? Ø Quais artistas foram
influenciados pelo pontilhismo? Ø Faça uma pesquisa sobre a
vida e obras do artista Van Gogh e em seguida apresente para a turma. Obs: Professor, divida a sala em 3 grupos e cada grupo irá
pesquisar um artista Exemplo: Grupo 1- Van Gogh Grupo
2- Henri Matisse Grupo
3- Pablo Picasso 4ª
Aula 1ºMomento:
História
das Mandalas A mandala é,
originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas
geométricas, figuras humanas e cores variadas. São encontradas em religiões
como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas
norte-americanas como os Sioux. Essa
forma de arte e contemplação teria sido inventada pelo próprio Buda e
cada parte do desenho representaria suas lições. Assim como em sua origem, a
mandala é usada até hoje no budismo, no hinduísmo, no tantrismo e na yoga
como ponto focal para meditação. As primeiras mandalas
de que se tem registro são do século VIII e eram usadas como instrumentos de
meditação no Tibete. É característica da
cultura não apenas tibetana, mas também budista e hindu. No Extremo Oriente,
a maior associação das mandalas é com o sagrado. Elas fazem parte de rituais
de cura e de orações. A mandala é
um símbolo formado por um círculo com diferentes formas geométricas em seu
centro. Comum em diferentes manifestações religiosas, como o budismo e o
hinduísmo, ela está associada à representação do Universo e à mente humana, e
é utilizada em rituais espirituais. No
cristianismo, a
mandala não tem nenhum significado sagrado ou mesmo se atribui qualquer tipo
de capacidade de cura. Além do mais, deve-se
ter em mente que as mandalas não estão presentes de forma direta. Na verdade,
a única semelhança que se pode encontrar são as rosetas expostas nas
catedrais góticas. A
elaboração de mandalas não é usada apenas como método de meditação ou
relaxamento, mas em muitas ocasiões também está incluída no que é conhecido
como arte-terapia. Existem
muitos tipos diferentes de mandalas, incluindo mandalas de cura, mandalas de meditação,
mandalas de areia, mandalas de cristal e mandalas de arte. Cada tipo tem um propósito diferente e é usado de
maneiras diferentes em diferentes culturas. Mandala é a palavra sânscrita para círculo, a forma
mais básica da Geometria Sagrada. Formas circulares têm sido usadas como
ferramentas para a contemplação espiritual e como representações da
totalidade tanto no Oriente como no Ocidente. Para energizar a sua mandala,
você deve aguardar um período de lua crescente ou lua cheia, quando as energias são mais positivas e
abundantes. Você pode realizar o Teste da Mandala para descobrir
ou acessar "CATEGORIAS" e depois "MANDALAS" para
visualizar todos os modelos disponíveis,
clicando em cada modelo você consegue ler o significado rolando a página até
a descrição do produto. Observe bem cada uma e veja qual te passa a melhor
energia. A mandala pode ser
instalada logo no hall de entrada da casa, transmitindo boas energias aos
visitantes que chegam. Ao colocar uma mandala
estrategicamente em uma das paredes do quarto, vai estar explorando a
sensação de paz e harmonia. As mandalas têm como estrutura básica um
círculo e uma quantidade de formas dispostas, geometricamente ou
circularmente, ao redor do centro. Cada
elemento representa um setor da vida e é importante que você escolha os
desenhos que mais chamam a sua atenção e lhe proporcionem bem-estar. Cada cor de uma mandala
indica algumas sensações: Preto: sofisticação, respeito, fertilidade. Rosa: amor, ternura,
romantismo, feminilidade. Roxo / Lilás / Violeta: espiritualidade,
inspiração, equilíbrio, mudanças. Verde: saúde, paz, tranquilizadora,
esperança, longevidade, vitalidade (mistura do azul e amarelo, traz as
características dessas cores). 2º
Momento Ø Qual é a origem da
mandala? Ø Quando surgiu e qual a
origem das mandalas? Ø O que a mandala
representa? Ø O que a Bíblia diz sobre a
mandala? Ø Quem foi que inventou a
mandala? Ø Quais são os tipos de mandalas
que existem? Ø Que tipo de arte é a
mandala? Ø Como saber qual é o meu
tipo de mandala? Ø Você sabe como usar uma
mandala? Ø Você sabe como é feita uma
mandala? Ø O que as cores roxo, verde
e o preto significam na mandala? 3º Momento: Assista ao vídeo e em seguida faça colagem ou pinte a
mandala com as cores que indica amor, inspiração, paz e sofisticação. Sugestão: O professor poderá orientar os alunos a
criar sua própria mandala usando cd ou disco de vinil Assista o Vídeo:
https://www.youtube.com/@anabeley2779 (Alana Bley) Obs: Segue em anexo as imagens das mandalas ampliadas
(3 modelos) ANEXOS: Referências: http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html https://www.google.com/search?q=hist%C3%B3ria+das+mandalas&rlz=1C1GCEA_ file:///D:/Arquivos/Desktop/apostila-de-arte-ef.pdf.
Acesso em 19/07/2023 https://www.google.com/search?q=+imagem+para+colorir&tbm=isch&ved https://www.google.com/search?q=mandalas%20pa https://www.youtube.com/@anabeley2779 (Alana
Bley) |
RECURSOS: (x)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
+) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) ( ) Seminários; (+ ) Apresentação
oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
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