6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º ANO E 9ºANO 2023

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo ( Ponto, pontilhismo, linha e mandala )

Temas Contemporâneos/Integradores:  Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas,  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais          Ano: 8º e 9º             Período: 24/07 a 05/08/2023          Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR68BA) Dialogar sobre a criação pessoal e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliando a percepção da multiplicidade de significados atribuíveis às manifestações artísticas.

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma crítica e problematizada a,modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª Aula

1º Momento:

Levantando Conhecimentos Prévios:

 

Ø  Vocês conhecem alguma arte em pontilhismo?

Ø  Sabe em que século foi criada?

Ø  Conhece algum artista que usa a técnica do pontilhismo?

Ø  Comprariam alguma tela com essa arte?

 

O pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos.

2º Momento: Atividade:

1. Qual a técnica de pintura em que utilizamos o ponto?

2. Cite o nome dos fundadores desta técnica?

3.  Em que século e onde surgiu a utilização do ponto?

4. Quais os artistas brasileiros adeptos ao pontilhismo?

5. Quais as classificações do ponto na arte?

6.  Descreva o ponto gráfico e o ponto geométrico.

7. Quais as cores que predominam o pontilhismo?

8.  Agora é a sua vez!

1.      Tente fazer uma pintura utilizando a técnica do Pontilhismo. ...

2.      Separe uma folha do seu caderno. ...

3.      Escolha um desenho de sua preferência.

4.      Faça primeiro o contorno do desenho.

5.      Comece a pontilhar (preencher os espaços com pontos pequenos e outros maiores) a imagem de acordo com sua criatividade.

2ª Aula

1º Momento:

 LINHA - DEFINIÇÕES

Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço;

Linha é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; 

Linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a ideia de movimento.
CLASSIFICAÇÃO
Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e gráficas. 

Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc. 

Geométricas – apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza. 

Geométricas gráficas – são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.

 Observe exemplos de linhas

 

  

2º Momento:

UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS
As linhas nascem do poder de abstração da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a linha é o instrumento fundamental da pré visualização, ou seja, ela é o meio de apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais: Linhas objetos, linhas contorno e linhas hachuradas.

 

3º Momento:

Atividades:

1. O que é a linha?

2. Quais as classificações das linhas simples?

3. Defina linhas geométricas gráficas.

4. Como são as linhas convergentes e as linhas divergentes?

5. Qual o nome das linhas que cruzam formando ângulos retos?

6. Quais os 3 modos diferentes que as linhas apresentam nas artes visuais?

7. Você irá criar um desenho e deverá pintar o seu interior das formas com linhas curvas ou onduladas coloridas. Solte a imaginação e capriche!

8. Observe a imagem e tente criar o desenho com uma linha colorida ou um barbante.

 

Segue em anexo:

                 

 

 3ª Aula

1º Momento: Conhecendo o artista Paul Signac

Paul Signac (Paris, 11 de Novembro de 1863 — 15 de Agosto de 1935) foi um pintor francês neoimpressionista e figura importante no pontilhismo. Foi Paul Signac que ensinou a George Seurat a técnica do Pontilhismo, tendo estes dois artistas sido os principais impulsionadores do chamado Movimento do Divisionismo, também designado por Neo-Impressionismo ou PontilhismoSignac pertenceu também ao grupo de artistas designado por Grupo dos XX.

A temática da obra de Signac, centra-se em grande parte, na paisagem dos portos, onde se podem observar os elementos da vida marinha: faróis, cordas, veleiros e marinheiros.

Signac, que começou como impressionista, foi, ao lado de Georges Seurat, o criador do "pontilhismo" (1883-1884), uma variante do neo-impressionismo que consistia na aplicação de cores puras em pequenas pinceladas consecutivas ("pontilhismo" procede do francês pointillisme, formado a partir da palavra point, "ponto").

Logo, para muitos, “Uma Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte”, é a obra que abriu o pontilhismo para o mundo.

Além deles, também foram influenciados pelo pontilhismo os artistas:

·         Van Gogh (1853-1890)

·         Henri Matisse (1869-1954)

·         Pablo Picasso (1881-1973)

 

2º Momento:

Aprofundando no tema:

Ø  Quem foi George Seurat e Paul Signac?

Ø  Onde Paul Signac nasceu?

Ø  Qual a importância do artista Paul Signac para o pontilhismo?

Ø  O que Paul Signac registrou em suas telas?

Ø  Qual foi a obra mais famosa do pontilhismo?

Ø  Quais artistas foram influenciados pelo pontilhismo?

Ø  Faça uma pesquisa sobre a vida e obras do artista Van Gogh e em seguida apresente para a turma.

Obs: Professor, divida a sala em 3 grupos e cada grupo irá pesquisar um artista

Exemplo: Grupo 1- Van Gogh

                Grupo 2- Henri Matisse

                Grupo 3- Pablo Picasso

4ª Aula

1ºMomento: História das Mandalas

mandala é, originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas. São encontradas em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.

Essa forma de arte e contemplação teria sido inventada pelo próprio Buda e cada parte do desenho representaria suas lições. Assim como em sua origem, a mandala é usada até hoje no budismo, no hinduísmo, no tantrismo e na yoga como ponto focal para meditação.

As primeiras mandalas de que se tem registro são do século VIII e eram usadas como instrumentos de meditação no Tibete. É característica da cultura não apenas tibetana, mas também budista e hindu. No Extremo Oriente, a maior associação das mandalas é com o sagrado. Elas fazem parte de rituais de cura e de orações.

mandala é um símbolo formado por um círculo com diferentes formas geométricas em seu centro. Comum em diferentes manifestações religiosas, como o budismo e o hinduísmo, ela está associada à representação do Universo e à mente humana, e é utilizada em rituais espirituais.

No cristianismo, a mandala não tem nenhum significado sagrado ou mesmo se atribui qualquer tipo de capacidade de cura. Além do mais, deve-se ter em mente que as mandalas não estão presentes de forma direta. Na verdade, a única semelhança que se pode encontrar são as rosetas expostas nas catedrais góticas.

A elaboração de mandalas não é usada apenas como método de meditação ou relaxamento, mas em muitas ocasiões também está incluída no que é conhecido como arte-terapia.

Existem muitos tipos diferentes de mandalas, incluindo mandalas de cura, mandalas de meditação, mandalas de areia, mandalas de cristal e mandalas de arte. Cada tipo tem um propósito diferente e é usado de maneiras diferentes em diferentes culturas. Mandala é a palavra sânscrita para círculo, a forma mais básica da Geometria Sagrada. Formas circulares têm sido usadas como ferramentas para a contemplação espiritual e como representações da totalidade tanto no Oriente como no Ocidente. Para energizar a sua mandala, você deve aguardar um período de lua crescente ou lua cheia, quando as energias são mais positivas e abundantes. Você pode realizar o Teste da Mandala para descobrir ou acessar "CATEGORIAS" e depois "MANDALAS" para visualizar todos os modelos disponíveis, clicando em cada modelo você consegue ler o significado rolando a página até a descrição do produto. Observe bem cada uma e veja qual te passa a melhor energia.

A mandala pode ser instalada logo no hall de entrada da casa, transmitindo boas energias aos visitantes que chegam. Ao colocar uma mandala estrategicamente em uma das paredes do quarto, vai estar explorando a sensação de paz e harmonia. As mandalas têm como estrutura básica um círculo e uma quantidade de formas dispostas, geometricamente ou circularmente, ao redor do centro. Cada elemento representa um setor da vida e é importante que você escolha os desenhos que mais chamam a sua atenção e lhe proporcionem bem-estar.

Cada cor de uma mandala indica algumas sensações: Preto: sofisticação, respeito, fertilidade. Rosa: amor, ternura, romantismo, feminilidade. Roxo / Lilás / Violeta: espiritualidade, inspiração, equilíbrio, mudanças. Verde: saúde, paz, tranquilizadora, esperança, longevidade, vitalidade (mistura do azul e amarelo, traz as características dessas cores).

2º Momento

Ø  Qual é a origem da mandala?

Ø  Quando surgiu e qual a origem das mandalas?

Ø  O que a mandala representa?

Ø  O que a Bíblia diz sobre a mandala?

Ø  Quem foi que inventou a mandala?

Ø  Quais são os tipos de mandalas que existem?

Ø  Que tipo de arte é a mandala?

Ø  Como saber qual é o meu tipo de mandala?

Ø  Você sabe como usar uma mandala?

Ø  Você sabe como é feita uma mandala?

Ø  O que as cores roxo, verde e o preto significam na mandala?

3º Momento: Assista ao vídeo e em seguida faça colagem ou pinte a mandala com as cores que indica amor, inspiração, paz e sofisticação.

Sugestão:

O professor poderá orientar os alunos a criar sua própria mandala usando cd ou disco de vinil

Assista o Vídeo: https://www.youtube.com/@anabeley2779 (Alana Bley)

 

Obs: Segue em anexo as imagens das mandalas ampliadas  (3 modelos)

ANEXOS:

Referências:

http://atividades-mary.blogspot.com/2023/02/pontilhismo.html

https://www.google.com/search?q=hist%C3%B3ria+das+mandalas&rlz=1C1GCEA_

 file:///D:/Arquivos/Desktop/apostila-de-arte-ef.pdf. Acesso em 19/07/2023

https://www.google.com/search?q=+imagem+para+colorir&tbm=isch&ved

https://www.justcolor.net/pt/arte/obras-de-arte/?image=art__desenhos-para-colorir-de-obras-de-arte-8897

https://www.google.com/search?q=mandalas%20pa

https://www.youtube.com/@anabeley2779 (Alana Bley)

 

RECURSOS: (x) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( +) Prova; (+) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (+) 

( ) Seminários; (+ ) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo;  ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário