SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:Danças
e Ritmos pelo Brasil |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas |
Unidade Temática:
Artes Visuais 6ºAno Período:
24/08 a 04/09/2020 Aulas:04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05) Experimenta e analisar diferentes formas
de expressão artística (desenho, pintura,colagem, quadrinhos, Dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo,fotografia,performance, etc.).
Processos de criação (EF69AR16)
Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de
circulação da música e do conhecimento musical. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural,política,histórica,econômica,estética e culturais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Pesquisar e conhece
distintas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas manifestas na
arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações da Arte. Analisar e valorizar
o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com
suas histórias e diferentes visões de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os alunos: Boas-vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas
(local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de
tirar dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1º Aula: A
diversidade de danças e ritmos brasileiros página112 1ª Etapa: Apresentar os vídeos sobre: (Danças-Pontão
de cultura do Jongo e Companhia Antonio Nóbrega de Dança-Telma Cesar(Coco
Alagoano) ·
Dança
(Pontão de Cultura do Jongo)/Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c ·
Companhia Antonio Nóbrega de
Dança-Telma Cesar ( Coco Alagoano):https://www.youtube.com/watch?v=DB70a6sxjuo Acessados em 22/08/2020 2ª
Etapa:Depois de assistir os vídeos com a turma, faça perguntas para
compará-los Ø Há alguma diferença
entre a formação das danças apresentadas no primeiro vídeo e aquelas
apresentadas no segundo vídeo? Ø Você observou alguma
diferença no que diz respeito aos instrumentos musicais utilizados? Ø Compare a disposição
das pessoas nos dois vídeos: Ø Como uma apresentação
nesse tipo de palco pode interferir em características da cultura popular? Ø Você já conhecia esse tipo de coco? Ø Os movimentos são
iguais aos que você costuma ver ou fazer nas situações vivenciadas? Estimule todos a levantar e experimentar os
movimentos ensinados. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber
o que realmente o aluno entendeu. 2º
Aula 1ª Etapa: Peça
aos alunos que abra o livro na página 113 e em seguida que um aluno leia A
Rebeca e a Dança e outro aluno leia O Som do Maracatu, e em seguida assista
os vídeos: Nove de Fevereiro Ocupação Antonio Nóbrega/ Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HvrFeeoH9GY Cabloco de Lança em Nazaré da Mata/ Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hlkT3JvODJA Acessados em 22/08/2020 2ª Etapa: Após assistir os
vídeos aplicar as questões da página 113 do livro didático. 3ºAula 1ª Etapa: Boas vindas, bate papo sobre a aula
anterior (correção das questões). Este capítulo nos mostra a relação íntima
com as três linguagens música,poesia e dança numa única manifestação,nos
remete ao papel da música nas sociedades antigas, quando a música assumia um
caráter central,ligada a rituais e à memória. Peça aos alunos para lê a página 114 do
livro didático. Obs: Pode acompanhar a leitura através do
slide e em seguida responder as questões: 2ºEtapa: ·
Para
os gregos antigos a música, a dança e a poesia eram representadas somente por
uma palavra,qual? ·
Para
os gregos antigos, as musas eram responsáveis pelo o quê? ·
Qual
a quantidade de musas que fala no texto? ·
Quem
eram os pais dessas musas? Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento
explicado na aula. Peça aos alunos para acessar em:https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o(
Frevo em Olinda-Pe) e em seguida responda as questões da página 115. (Atividade extra) Ø
Qual
objeto geralmente, é usado no frevo? Ø
O
frevo é um ritmo lento e cadenciado,responda: ( )Sim ( )Não Ø
Os
instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone
e a tuba? ( )Sim ( )Não Ø
A
orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra? ( )Sim ( )Não Ø
Existe
somente um tipo de frevo? ( )Sim ( )Não 4ºAula: 1ª Etapa: Solicite aos alunos que leiam as páginas
116 e 117 do livro didático( Danças Urbanas) Após a leitura fazer as devidas
explicações. Este capítulo traz para o centro da
discussão as danças urbanas “da moda” difundidas
por meio da televisão e de outros meios de comunicação de massa, industria
cultural, internet e redes sociais. O texto também suscinta discussões
relacionadas à formação das tradições de dança a partir das culturas
populares. Em seguida peça aos alunos para fazer as
questões da página 117 do livro didático. 2ª Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura das páginas
118,119,120,121,122 e 123 Para ampliar o
conhecimento ouça a Canção da Partida(História de pescadores), Dorival Caymmi Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uZHUMJsq-Y8 Acessado em 22/08/2020 3ª Etapa: O professor deverá orientar os alunos para
conclusão dos exercícios orientados nas páginas 118 a 123 do livro didático O exercício deve ser conduzido de maneira
gradual,siga o passo a passo do livro. Não esqueça de responder as questões das
páginas 121e 123. Vivenciando o Carnaval em nossa região Com base nos estudos do capitulo faça uma
breve pesquisa sobre o Carnaval da Bahia e suas mudanças ao longo dos anos (Questões extras) EXERCÍCIOS 01- Como se originou as danças urbanas? 02- Quais os principais estilos de danças street dance? 03- Por que a dança de rua está associada à cultura negra? 04- Escreva com suas palavras a relação entre a música e o movimento. 05- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil. 06- Quais os quatro elementos culturais que compõem a cultura hip-hop? 07- Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada
com a cultura brasileira? Acessado em05/08/2020
https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fapi.plural.net%2Fmediaeditorascipione6ºano |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário