6ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:Danças e Ritmos pelo Brasil

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas

Unidade Temática: Artes Visuais         6ºAno                Período: 24/08 a 04/09/2020          Aulas:04

HABILIDADES

 

(EF69AR05) Experimenta e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,colagem, quadrinhos,

Dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,fotografia,performance, etc.). Processos de criação

(EF69AR16) Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,política,histórica,econômica,estética e culturais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Pesquisar e conhece distintas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações da Arte.

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1º Aula: A diversidade de danças e ritmos brasileiros página112

 

1ª Etapa: Apresentar os vídeos sobre: (Danças-Pontão de cultura do Jongo e Companhia Antonio Nóbrega de Dança-Telma Cesar(Coco Alagoano)

·         Dança (Pontão de Cultura do Jongo)/Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c

·         Companhia Antonio Nóbrega de Dança-Telma Cesar ( Coco Alagoano):https://www.youtube.com/watch?v=DB70a6sxjuo

Acessados em 22/08/2020

 

2ª Etapa:Depois de assistir os vídeos com a turma, faça perguntas para compará-los

Ø  Há alguma diferença entre a formação das danças apresentadas no primeiro vídeo e aquelas apresentadas no segundo vídeo?

Ø  Você observou alguma diferença no que diz respeito aos instrumentos musicais utilizados?

Ø  Compare a disposição das pessoas nos dois vídeos:

Ø  Como uma apresentação nesse tipo de palco pode interferir em características da cultura popular?

Ø  Você  já conhecia esse tipo de coco?

Ø  Os movimentos são iguais aos que você costuma ver ou fazer nas situações vivenciadas?

Estimule todos a levantar e experimentar os movimentos ensinados. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu.

2º Aula

1ª Etapa:

 Peça aos alunos que abra o livro na página 113 e em seguida que um aluno leia A Rebeca e a Dança e outro aluno leia O Som do Maracatu, e em seguida assista os vídeos:

Nove de Fevereiro Ocupação Antonio Nóbrega/ Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HvrFeeoH9GY

Cabloco de Lança em Nazaré da Mata/ Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hlkT3JvODJA

Acessados em 22/08/2020

2ª Etapa:

 Após assistir os vídeos aplicar as questões da página 113 do livro didático.

 

3ºAula

1ª Etapa:

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior (correção das questões).

Este capítulo nos mostra a relação íntima com as três linguagens música,poesia e dança numa única manifestação,nos remete ao papel da música nas sociedades antigas, quando a música assumia um caráter central,ligada a rituais e à memória.

Peça aos alunos para lê a página 114 do livro didático.

Obs: Pode acompanhar a leitura através do slide e em seguida responder as questões:

2ºEtapa:

·         Para os gregos antigos a música, a dança e a poesia eram representadas somente por uma palavra,qual?

·         Para os gregos antigos, as musas eram responsáveis pelo o quê?

·         Qual a quantidade de musas que fala no texto?

·         Quem eram os pais dessas musas?

 Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula.

Peça aos alunos para acessar em:https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o( Frevo em Olinda-Pe) e em seguida responda as questões da página 115.

(Atividade extra)

Ø  Qual objeto geralmente, é usado no frevo?

Ø  O frevo é um ritmo lento e cadenciado,responda: ( )Sim    ( )Não

Ø  Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba? ( )Sim  ( )Não

Ø  A orquestra do frevo recebe o nome de Fanfarra? ( )Sim ( )Não

Ø  Existe somente um tipo de frevo? ( )Sim ( )Não

4ºAula:

1ª Etapa:

Solicite aos alunos que leiam as páginas 116 e 117 do livro didático( Danças Urbanas)

Após a leitura fazer as devidas explicações.

Este capítulo traz para o centro da discussão as danças  urbanas “da moda” difundidas por meio da televisão e de outros meios de comunicação de massa, industria cultural, internet e redes sociais.

O texto também suscinta discussões relacionadas à formação das tradições de dança a partir das culturas populares.

Em seguida peça aos alunos para fazer as questões da página 117 do livro didático.

 

2ª Etapa:

Peça aos alunos para fazer a leitura das páginas 118,119,120,121,122 e 123

Para ampliar o conhecimento ouça a Canção da Partida(História de pescadores), Dorival Caymmi

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uZHUMJsq-Y8

Acessado em 22/08/2020

3ª Etapa:

O professor deverá orientar os alunos para conclusão dos exercícios orientados nas páginas 118 a 123 do livro didático

O exercício deve ser conduzido de maneira gradual,siga o passo a passo do livro.

Não esqueça de responder as questões das páginas 121e 123.

 

Vivenciando o Carnaval em nossa região

Com base nos estudos do capitulo faça uma breve pesquisa sobre o Carnaval da Bahia e suas mudanças ao longo dos anos

 

 

(Questões extras)

EXERCÍCIOS

 

 

01- Como se originou as danças urbanas?

02- Quais os principais estilos de danças street dance?

03- Por que a dança de rua está associada à cultura negra?

04- Escreva com suas palavras a relação entre a música e o movimento.

05- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil.

06- Quais os quatro elementos culturais que compõem a cultura hip-hop?

07- Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?

 

Acessado em05/08/2020 https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fapi.plural.net%2Fmediaeditorascipione6ºano

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário