1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:“A Gestão da Sala de Aula: Construindo Caminhos
para a aprendizagem Significativa” Tema intercurricular: “Gestão da Sala de Aula: Estratégias de Ensino
Para a Promoção da Autonomia, Criatividade e Protagonismo Docente e Estudantil
Perante os Desafios Educacionais” (
O Que é Arte?/Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano
Martins) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes
visuais Ano: 6º e 7º Período:
19/02/2024 a 08/03/2024 Aulas:06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR06) Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07) Dialogar com
princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de
materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não
convencionais (EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais:
efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a
emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. 4. Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8. Desenvolver a
autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas
artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ªAula: 1ª Momento: Quem eu sou reflete em quem somos? Apresentação do professor e do seu
componente curricular (Arte) Ouvir a música: Saber quem sou do
filme Moana 2ª Momento: Fazer com que os membros do grupo se
sintam à vontade uns com os outros. Aplicação a) Orientar os participantes para
sentarem em círculo; b) O professor distribui para cada
participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; c) Em seguida orienta para desenhar o
seguinte: - Uma sobrancelha somente; - Passar a folha de papel para as
pessoas da direita e pegar a folha da esquerda; - Passar novamente; - Desenhar um olho; - Passar novamente; - Desenhar o outro olho; - Passar a direita e..completar todo o
rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas,
cabelos). d) Quando terminar o rosto pedir à
pessoa para contemplar o desenho; e) Orientar para dar personalidade ao
desenho final colocando nele seus traços pessoais; f) Pedir ao grupo para dizer que
sentimentos vieram em mente 3ªMomento: De acordo com Celso Vasconcellos,
doutor em Educação e autor de diversos livros na área, uma boa gestão de sala
de aula é fundamental para atingir os grandes objetivos da escola: a aprendizagem
efetiva, a alegria crítica e o desenvolvimento humano pleno de todos os
alunos. É por meio da gestão da sala de aula
que o professor busca responder as seguintes perguntas: Como está o engajamento dos alunos? Eles são mais motivados quando utilizamos
algum recurso tecnológico? Quais práticas tiveram os melhores
resultados? Todos participam igualmente quando
desenvolvemos um trabalho em grupo? Qual a melhor forma de lidar com um
aluno indisciplinado? O que faço se houver uma briga? Ainda segundo Vasconcellos, a gestão
de sala de aula acontece em três dimensões distintas: o trabalho com o
conhecimento, a organização da coletividade e o relacionamento interpessoal. 1ª ETAPA Explicar ao aluno que o Contrato de
Convivência é resultado de um trabalho de reflexão acerca da necessidade do
estabelecimento de regras importantes ao Convívio Social, sendo que neste
processo é possível estabelecê-las de forma coletiva, ou seja, com a
participação e opinião de todos os envolvidos, proporcionando desta forma um
maior comprometimento com o cumprimento das mesmas, bem como da ciência das
consequências em não as cumprir. 2ª ETAPA. A cada participante é dado uma folha,
para que liste as regras que considere importante que todos cumpram para que
aja um bom convívio social no grupo. Cada participante deve listar pelo
menos duas regras ou quantas mais achar necessárias. Em seguida o professor
solicita que um a um leiam as regras que escreveram, em um painel ou lousa
vão sendo registradas todas as regras que não constarem ainda nesta lista, a
cada regra escrita deve-se esclarece a importância dela e
os resultados positivos para o grupo em serem cumpridas por todos e também os
resultados negativos do não cumprimento destas. 2ªAula: 1º
Momento: O que é arte ·
O que
é Arte para você? ·
Você
gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente? O que é Arte? O ser humano, ao
longo de sua história, criou formas diversas de pensar e viver a vida. Esse
conjunto de concepções faz parte da nossa experiência de vida e determina, em
parte, nossa maneira de ver o mundo e de agir nele. Cada grupo social
estabelece modos de viver diferentes - ideias, normas, costumes, objetos,
alimentos, linguagens e outras manifestações marcam a diversidade de cada
povo. Chamamos essas características e costumes de cultura. Dentro dos
hábitos culturais, estão as manifestações criativas e expressivas que
chamamos de Arte, que é
uma das formas pelas quais o ser humano comunica suas ideias e sentimentos. Existem
muitas maneiras diferentes de se expressar artisticamente, são o que chamamos
de linguagens artísticas
- música, dança, teatro,
pintura, fotografia, artesanato, circo, cinema, escultura, poesia e muitas outras. Ao longo
das aulas, conheceremos um pouco mais sobre esse assunto. Talvez você ainda
não tenha se dado conta, mas você está cercado de arte e, provavelmente, já
se expressou artisticamente alguma vez. Pense nas linguagens artísticas
citadas anteriormente. Certamente você já teve experiência com alguma dessas
formas de fazer arte. 2º Momento: Vamos descobrir
as relações que você, seus familiares e sua comunidade têm com a arte? 1- Responda ao questionário abaixo e, nas
questões em que se faça necessário, converse com seus parentes e vizinhos sobre os temas das perguntas. a - Qual é a
forma de fazer arte que se faz mais presente em sua vida? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b - As pessoas
do lugar onde você vive produzem algum tipo de arte? Qual ou quais são eles? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ c - Você acha
que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ d – Qual o
sentimento que você tem quando está na aula de arte? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ e – Como
conseguimos ver as transformações do mundo através da arte? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ f - Você gosta de estudar sobre arte?
Como você gostaria de estudar esse componente? _______________________________________________________________________________________ g -Para você o que é preciso para uma
pessoa ser um artista? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2- Pesquise e copie no caderno o
significado de algumas palavras que estão no texto. a) manifestações
– c)
características- e) normas- b)
concepções-
d) costumes- f)
experiência- 3ªAula: 1º Momento:
O Monstro das Cores O
livro trabalha com cinco emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e
calma. Para cada uma foi designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e
verde, respectivamente. Um monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe
passa. Ele conta com a ajuda de uma amiguinha para colocar ordem em todas as
emoções que não consegue explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e
cores. 1) Leia o livro “O
monstro das cores”, de Anna Llenas. Quem puder, assistir a leitura do livro
nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ.
Ou leia o texto. Mas... e agora? Sabe dizer o que você está sentindo? 2) Agora responda: 2º Momento: Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro das emoções? Segue em anexo os desenhos O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que
pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que
pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente
com mais facilidade. Material necessário:
·
Fichas
das emoções para colorir (em anexo) ·
Cartolina
de cor ·
Lápis
de cor ·
Pregadores
de madeira ·
Caneta
preta ·
Washitapes
( Fita decorativa) ·
Cola
bastão Como
preparar:
Primeiramente você deve
fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por
fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi
cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra. Pergunte ao aluno se ele pode
descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo… Depois, apresente as fichas das
cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que
observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo. Após relacionar emoção e
desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal
deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam
aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção. https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/ 4ªAula 1º Momento:
Relembrando Cores CORES QUARTENÁRIAS 2º Momento: Dê
sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:
5° Aula 1º
Momento: MISTURANDO AS CORES Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias) Vídeo das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k 2º Momento: Com esse experimento quais foram as cores encontradas?
Responda: Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei? 6ª AULA 1º Momento: LUCIANO MARTINS Luciano
Martins (Porto Alegre, 5 de setembro de 1996) é um artista
plástico brasileiro que se tornou muito conhecido
por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos. É um dos artistas mais
vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra
trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para
estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de
Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária. Criador de um manifesto artístico
que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a
dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a
construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um
dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100
exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho
educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças
também se apaixonem pela arte. Gostava de brincar que era dono
de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano
foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro
onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros
grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa
Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte,
onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]
As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções,
nosso organismo e até nosso humor. Agora é a sua vez: 2º Momento: ATIVIDADE
3º Momento: LUCIANO MARTINS
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA 4º Momento: Atividade
Referências acessadas em
15/02/2024 https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi- https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias& https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved= https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx= https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html |
Nenhum comentário:
Postar um comentário