1ª SEQUÊNCIA DE ARTE 6ºANO E 9ºANO

 

1ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:“A Gestão da Sala de Aula: Construindo Caminhos para a aprendizagem Significativa”  

Tema intercurricular: “Gestão da Sala de Aula: Estratégias de Ensino Para a Promoção da Autonomia, Criatividade e Protagonismo Docente e Estudantil Perante os Desafios Educacionais”

( O Que é Arte?/Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes visuais        Ano: 6º e 7º       Período: 19/02/2024 a 08/03/2024         Aulas:06

HABILIDADES

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ªAula:

1ª Momento: Quem eu sou reflete em quem somos?

Apresentação do professor e do seu componente curricular (Arte)

Ouvir a música: Saber quem sou do filme Moana

 2ª Momento:

Fazer com que os membros do grupo se sintam à vontade uns com os outros.

Aplicação

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;

b) O professor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;

c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:

- Uma sobrancelha somente;

- Passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;

- Passar novamente;

- Desenhar um olho;

- Passar novamente;

- Desenhar o outro olho;

- Passar a direita e..completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).

d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;

e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;

f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente

 

3ªMomento:

 

De acordo com Celso Vasconcellos, doutor em Educação e autor de diversos livros na área, uma boa gestão de sala de aula é fundamental para atingir os grandes objetivos da escola: a aprendizagem efetiva, a alegria crítica e o desenvolvimento humano pleno de todos os alunos.

É por meio da gestão da sala de aula que o professor busca responder as seguintes perguntas:

 

Como está o engajamento dos alunos?

Eles são mais motivados quando utilizamos algum recurso tecnológico?

Quais práticas tiveram os melhores resultados?

Todos participam igualmente quando desenvolvemos um trabalho em grupo?

Qual a melhor forma de lidar com um aluno indisciplinado?

O que faço se houver uma briga?

Ainda segundo Vasconcellos, a gestão de sala de aula acontece em três dimensões distintas: o trabalho com o conhecimento, a organização da coletividade e o relacionamento interpessoal.

1ª ETAPA

Explicar ao aluno que o Contrato de Convivência é resultado de um trabalho de reflexão acerca da necessidade do estabelecimento de regras importantes ao Convívio Social, sendo que neste processo é possível estabelecê-las de forma coletiva, ou seja, com a participação e opinião de todos os envolvidos, proporcionando desta forma um maior comprometimento com o cumprimento das mesmas, bem como da ciência das consequências em não as cumprir.

 

2ª ETAPA.

A cada participante é dado uma folha, para que liste as regras que considere importante que todos cumpram para que aja um bom convívio social no grupo.

Cada participante deve listar pelo menos duas regras ou quantas mais achar necessárias. Em seguida o professor solicita que um a um leiam as regras que escreveram, em um painel ou lousa vão sendo registradas todas as regras que não constarem ainda nesta lista, a cada regra escrita deve-se esclarece a importância dela e os resultados positivos para o grupo em serem cumpridas por todos e também os resultados negativos do não cumprimento destas.

 

2ªAula:

1º Momento: O que é arte

·         O que é Arte para você?

·         Você gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

O que é Arte?

O ser humano, ao longo de sua história, criou formas diversas de pensar e viver a vida. Esse conjunto de concepções faz parte da nossa experiência de vida e determina, em parte, nossa maneira de ver o mundo e de agir nele. Cada grupo social estabelece modos de viver diferentes - ideias, normas, costumes, objetos, alimentos, linguagens e outras manifestações marcam a diversidade de cada povo. Chamamos essas características e costumes de cultura. Dentro dos hábitos culturais, estão as manifestações criativas e expressivas que chamamos de Arte, que é uma das formas pelas quais o ser humano comunica suas ideias e sentimentos. Existem muitas maneiras diferentes de se expressar artisticamente, são o que chamamos de linguagens artísticas - música, dança, teatro, pintura, fotografia, artesanato, circo, cinema, escultura, poesia e muitas outras. Ao longo das aulas, conheceremos um pouco mais sobre esse assunto. Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas você está cercado de arte e, provavelmente, já se expressou artisticamente alguma vez. Pense nas linguagens artísticas citadas anteriormente. Certamente você já teve experiência com alguma dessas formas de fazer arte.

2º Momento:

Vamos descobrir as relações que você, seus familiares e sua comunidade têm com a arte?

1- Responda ao questionário abaixo e, nas questões em que se faça necessário, converse com seus parentes

e vizinhos sobre os temas das perguntas.

 

a - Qual é a forma de fazer arte que se faz mais presente em sua vida?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

b - As pessoas do lugar onde você vive produzem algum tipo de arte? Qual ou quais são eles?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

c - Você acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d – Qual o sentimento que você tem quando está na aula de arte?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

e – Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

f - Você gosta de estudar sobre arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

_______________________________________________________________________________________

g -Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

2- Pesquise e copie no caderno o significado de algumas palavras que estão no texto.

a) manifestações –                           c) características-                                   e) normas-

b) concepções-                                 d) costumes-                                           f) experiência-

 

3ªAula:

1º Momento: O Monstro das Cores

O livro trabalha com cinco emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente. Um monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores.

1) Leia o livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas. Quem puder, assistir a leitura do livro nesse link:  https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ. Ou leia o texto.

Mas... e agora? 

Sabe dizer o que você está sentindo?  

 

2) Agora responda:

2º Momento: Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro das emoções?

Segue em anexo os desenhos

O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade.

 

Material necessário:

·         Fichas das emoções para colorir (em anexo)

·         Cartolina de cor

·         Lápis de cor

·         Pregadores de madeira

·         Caneta preta

·         Washitapes ( Fita decorativa)

·         Cola bastão

Como preparar:

Primeiramente você deve fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra.

Pergunte ao aluno se ele pode descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo…

Depois, apresente as fichas das cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo.

Após relacionar emoção e desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção.

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/

 

4ªAula

1º Momento: Relembrando Cores

 

 

 

          

                          

CORES QUARTENÁRIAS

                     

                      

2º Momento:

 

Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:

  • Vermelho- Amor, paixão, energia, violência.
  • Azul-
  • Verde-
  • Amarelo-
  • Laranja-
  • Rosa-
  • Cinza-
  • Branco-
  • Roxo-
  • Citrino-

 

5° Aula

1º Momento: MISTURANDO AS CORES

Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias)

Vídeo das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

2º Momento:

               

Com esse experimento quais foram as cores encontradas?

  • Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores transmitem.
  • São cores primárias?
  • São cores secundárias?
  • São cores terciárias?

Responda:

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

 

6ª AULA

1º Momento: LUCIANO MARTINS

Luciano Martins (Porto Alegre5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos.

É um dos artistas mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária.

Criador de um manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças também se apaixonem pela arte.

Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]

  • Releitura Frida Kahlo – 60cmx80cm  / Releitura Monalisa - 65cmx85cm / Minha Infância – 70cmx100cm
  • Minha Infância – 70cmx100cm
  • Gato Fatiado – 90cmx120cm
  • Além de várias outras releituras Luciano Martins é isso...dialoga com o universo infantil encantando crianças pela simplicidade de seu traço e riqueza de cores.

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor.

Agora é a sua vez:

2º Momento: ATIVIDADE

  • Luciano gostava de brincar que era dono de sua própria editora e gostava de criar histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das 3 obras acima.
  • Em quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe transmite?
  • Quais as organizações que o artista Luciano Martins está a frente?
  • Quantas exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou?
  • Luciano Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as crianças se apaixonem pela arte,você também é apaixonado pela arte?
  • Cite algumas obras de Luciano Martins

3º Momento: LUCIANO MARTINS

  • Peça aos alunos para assistir o vídeo - Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

4º Momento: Atividade

 

  • Ao assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção?
  • O que ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de Luciano Martins.
  • Você gosta de apreciar artes desse tipo?
  • Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz.
  • Quais animais estão presentes nas obras de Luciano Martins?
  • Escolha uma das obras do artista Luciano Martins,desenhe e pinte usando as cores que você gosta.CAPRICHE!

 

Referências acessadas em 15/02/2024

https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi-

https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA

https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias&

https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved=

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm

https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx=

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário