8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9º ANO 2022

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Leitura e escrita/ Itamaraju em foco

(Origem do Cinema)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem, Arte Integrada, Arte e Tecnologia.

UnidadeTemática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano:8º e 9º Período:03/10 a 31/10/22  Aulas:8

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

(EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história.

(EF69AR46BA) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas produções visuais

(EF69AR119BA) Apreciar as artes visuais através de visitação e pesquisa.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.  

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 1ª Aula:

1º Momento: Itamaraju em foco

 

PRIMEIRO MOMENTO: Neste momento é hora de relembrar a história de Itamaraju. Apresente aos alunos fotos que representem um pouco da formação da nossa cidade.  

 

                              

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

1. Ao observar essa fotografia, quais as principais mudanças que você consegue perceber?

2. Você sabe de que se trata essa fotografia?

3. Você conhece sua cidade? Onde esta localizado a Lagoa do Jacaré na cidade?

4. Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

 

2º Momento:                                                     ITAMARAJU

 Em 1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos.

 Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju.

Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos descendentes de índios e negros.

 

3º Momento:                                                Agora é a sua vez!

 

1)    Responda de acordo com o texto?

a)  Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju?

b)  Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido?

c)  Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju?

2)    O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju?

3)    Quais os pontos de sua cidade que você destacaria?

4)     Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 

5)    Podemos ter múltiplos olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu?

6)    Você conhece algum patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem.

 

2ª Aula:

1º Momento:                          A cultura da nossa cidade

Relembre a cultura da nossa cidade através das festas típicas do nosso munícipio. Professor fale sobre a importância das festas junina para a cidade. Que influência diretamente no comércio local e a importância de manter as tradições históricas. 

        

UM POUCO DA NOSSA ITAMARAJU

 

 Itamaraju é um município do estado da Bahia, no Brasil. Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 64 486 habitantes. A cidade já teve forte influência econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990.  Tinha uma pequena rua, tortuosa (atual Rua 5 de Outubro), com menos de 150 casas, inclusive barracos.

Uma das principais festas da nossa cidade é o São João. Em tempos juninos toda a cidade é ornamentada para receber grandes atrações que reúnem um público diverso de toda a região.  A economia da cidade é um dos setores que também são aquecidos conforme a chegada do festejo, a população passa a consumir vários tipos de insumo.

        Logo, verifica-se a importância de manter viva essa cultura para que as próximas gerações possam reconhecer o valor histórico, cultural e social

Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1T9l_WyRZvU

 

2º Momento:                    A origem do nome de Itamaraju

 

  Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua tupi. Vocábulo tupi que significa ″rio das pedras″ ou ″pedra das árvores do Jucuruçu″. O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas:

Ita, que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade “Pedra do Monte Pescoço”;

mara, significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu;

ju, primeira sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós

 

 

 A data de instalação do município ocorreu quase dois anos após a emancipação, em 07 de abril de 1963, tendo sido eleito o primeiro prefeito de Itamaraju, o sergipano José Bonifácio Dantas, popularmente conhecido pelo apelido de “Chapéu de Couro”, e eleito também o primeiro presidente da Câmara de Vereadores, o senhor Manoel Guedes de Souza.

 

3º Momento:  EXPLORANDO O PASSADO E O PRESENTE POR MEIO DE IMAGENS.

                         

 

                              

                       

                                 

                                                   

4º Momento:                 Atividade sobre o que você aprendeu

 

1-    A Rua Cinco de outubro demonstrada na foto acima foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju. Você sabe por que as cidades mudam com o passar do tempo, por que hoje o centro da cidade de Itamaraju não é mais na rua Cinco de Outubro?

2-    Você tem costume de participar dos festejos de sua cidade?

3-    Alguma vez, você já esteve no São João de Itamaraju? Na sua opinião é importante manter essa tradição viva na nossa cidade?

4-    No vídeo acima podemos relembrar como fica nossa cidade nas vésperas e épocas de São João, ao assisti o vídeo que emoções você sente? Sente muita falta desse momento na cidade? Porque?

5-    Que diferenças podem ser destacadas entre as imagens do passado e do presente? Descreva essas principais mudanças:

6-    De acordo com as estimativas do IBGE de 2019, qual era a totalidade de habitantes?

3ª Aula:                                        

1º Momento:                                 O Cinema e Sua Origem

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

Você já foi em algum cinema?

Na sua cidade tem quantos cinemas?

Gostou do filme que você assistiu?

Relacione alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique quanto eles sabem sobre a sétima arte.

O que você sabe sobre o cinema?

   

O filme “Batman: O cavaleiro das trevas”- Ledger está quase irreconhecível como o vilão sádico. Ele é intocável em todas as cenas e seu desempenho ficará como um dos melhores retratos de um vilão de quadrinhos da história. Há boatos sobre o estado da sua saúde mental, após interpretar esse personagem, devido a carga emocional que ele despertou.

  

Da premiação- Os prêmios mais antigos são os Oscars. A primeira cerimônia foi realizada em 16 de maio de 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel em Los Angeles.      

                                                                 

Cidade de Deus- o filme Cidade de Deus trata da história de vários jovens que nasceram e criaram-se junto com a favela. Para que ficasse o mais real possível — e talvez por isso mesmo tenha recebido tantos elogios, a equipe buscou atores amadores e não permitiu que eles lessem o roteiro.

É hora de entender a origem do cinema. Apresente aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte.

2º Momento:                      A origem do cinema – Efeitos especiais

        No início do século XX, o francês Georges Méliès transpôs barreiras da recém-inaugurada sétima arte para trazer sonhos e anseios à tela e maravilhar o mundo inteiro com uma obra que, basicamente, inaugurou o uso de efeitos especiais no cinema.

         O filme “Viagem para a lua” conta a história de um grupo de cientistas que constrói uma nave para ir à lua, onde, durante sua exploração, descobrem que ela é habitada por seres extraterrestres, com os quais lutam até que consigam retornar à Terra. A maneira lúdica e satírica com que a trama se desenrola é parte do charme desta obra. Os cientistas com túnicas e longas barbas mais se parecem com magos da literatura fantástica do que com pessoas que trabalham em laboratórios, e a proposta da viagem no quadro-negro se resumir a um simples desenho que aponta uma seta da Terra à lua reforça esta ideia.

          Nesta cena de abertura, já há um exemplo dos efeitos visuais que Méliès tanto gostava, com objetos se transformando por meio de um simples corte. Os atores paravam e se mantinham como estátuas, para que os objetos em suas mãos fossem trocados, e aí se mexiam de novo, bastava cortar a película e remover a parte indesejada, colar com fita adesiva e a troca de objetos parece magicamente instantânea. Truque simples para os olhos do espectador de hoje, mas revolucionário na primeira década de existência do cinema.

Méliès mantinha sua câmera estática, como se fosse a visão da plateia vendo uma peça de teatro, o que resume muitas de suas obras da época. Com seu sucesso mundial, teve relevante papel na mudança de percepção do que o cinema poderia dizer para seu público. Ao sonhar em levar o homem à lua, o cineasta eleva a sensação de fascínio e deslumbre que pode vir de uma tela. De impacto e importância atemporais, “Viagem à Lua” é, inegavelmente, uma das obras mais importantes já produzidas para a sétima arte.

Atividade – Cinema na prática

1.    Como se chama o cinema dentro da linguagem artística?

R: Sétima arte. 

2.    George Méliès era chamado de ilusionista, por conta de feitos na arte do cinema. Quais feitos foram esses? E em que filme podemos vê-lo?

3.    Quais as características das filmagens produzidas pelo diretor de cinema Méliés?

 

4ª Aula:

1º Momento:                                     Técnicas do cinema

 Professor o objetivo destas atividades é que o aluno saiba diferenciar quais as técnicas e como usa-la na hora de filmar.

Technicolor: é uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture, criada em 1916. Sua produção esta associada a forma de produção cinematográfica em filme colorido. Exigia o uso de cores fortes e contrastes nos figurinos e cenários. O trabalho da direção de arte era limitado ao conjunto de regras Technicolor, não era utilizado semitons ou tons pastéis.

Nouvelle Vague- Movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório (1960). Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores (unidos pela vontade comum de transgredir as regras normalmente aceitas pelo cinema comercial). Intolerante com os moldes estabelecidos na época fazendo uma espécie de sátira sobre a própria linguagem cinematográfica (ou seja, cenas em haviam clichês românticos por exemplo). Assim, eram produzidos os filmes em preto e branco com câmeras leves, ao ar livre.

2º Momento:                                               Atividade

1.    Em 1916, surge o movimento Technicolor, quais os tipos de cores eram utilizados para essa produção?

2.    Qual a diferença entre as técnicas Nouvelle Vague e Techicolor?

3.    Quais os tipos de câmeras utilizadas na produção da técnica Nouvelle Vague?

4.    Reproduza em uma cartolina o desenho abaixo, em seguida construa um painel com os principais filmes de cada uma destas técnicas:

5ª Aula:

1º Momento: Principais elementos da linguagem cinematográfica

 

2º Momento:                                                 Atividade Prática

1.    Seguindo as orientações produzidas na aula sobre movimentos, posições e transições de câmera, reproduza a cena a seguir e divirta-se!

 

6ª Aula:

1ºMomento:                              Trilha Sonora no cinema

Fazer a leitura compartilhada dos materiais, e em seguida responder a atividade.

  O som invade as telas

        Inicialmente precisamos entender que, a criação do cinema só foi possível após a invenção da fotografia, onde homem consegue então capturar o movimento, depois disso diversas formas de dramaturgias foram sendo testadas, como por exemplo o teatro de marionetes.                                  

        No século XIX, o fenômeno da persistência retiniana foi sendo aprofundado. Consiste em manter a imagem por uma fração de segundo na nossa retina, permitindo perceber os movimentos nas animações ou nos filmes. Depois disso com a criação do sistema de som Vitaphone desenvolvido pela Warner Brothers em 1926, alguns problemas de sincronização entre imagem e som começam a serem solucionados. No ano seguinte, a produtora desenvolveu o filme “The Jazz singer” que pela primeira vez mostrava as pessoas em um filme com diálogos sincronizados.

        A partir de então o cinema mudo seria deixado para trás- com exceção de algumas obras. Na era muda, como não era possível ouvir as vozes dos atores, a trilha sonora mostrava-se indispensável. Sem ela, não havia como ambientar a intensidade das cenas, o que traria maior dificuldade para prender a atenção do espectador.

Com a evolução dos equipamentos de captura e edição de som, cada vez mais, foi se aprimorando a junção de cada expressão visual com os ruídos: o que se apresenta como vital para essa indústria.

Quem é o profissional responsável por isso?

        Geralmente, ela pode ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existentes. Há alguns casos em que o próprio diretor se encarrega da produção musical, mas o mais comum é ter um profissional específico para essa função.

        Esse profissional responsável é chamado de music editor. Ele une as informações e desejos do diretor e os apresenta para um compositor, acontecendo, assim, a criação do som. Essa produção faz com que a trilha sonora consiga expressar os sentimentos do diretor com a obra, em todo seu rumo.

2º Momento:                                             Atividade

1)    O que é o fenômeno da persistência retiniana e qual sua importância para a criação do cinema?

2)    Fale sobre o Vitaphone e como sucedeu a sincronização dentro do cinema:

3)    Complete as frases:

 

a)    A ___________________ sonora mais elaborada é o que torna a narrativa mais _____________________ e rica ____________ com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma experiência original.

b)    Foi possível notar como a ______________ sonora é a parte vital em um ______________ e não poderia ser diferente no cinema ______________________.

c)     A ________________sonora pode ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existente. Há alguns casos que o próprio______________ se encarrega da ´produção musical.

4)    Escolha quatro músicas que poderiam fazer parte da trilha sonora da sua vida, de acordo com as emoções apontadas abaixo:

a)    Alegria, felicidade: _________________________________________________.

b)    Tristeza, dor: ______________________________________________________.

c)    Tensão, expectativa: ________________________________________________.

7ª Aula:                                     Documentário- um gênero no cinema

1ºMomento: Apresente as características que fazem o documentário se diferenciar dos outros gêneros

A vida em um dia

      O documentário é um gênero filmográfico informativo não ficcional que trata da exploração da realidade, narrando fatos sobre a realidade das pessoas, animais e objetos ou acontecimentos históricos, políticos e culturais.

      A grande novidade de “A vida em um dia” é que o diretor não precisou gravar essas cenas, por meio do YouTube, os internautas puderam registrar, eles mesmos, as cenas do seu cotidiano dentro das 24 horas.

      Para facilitar o trabalho, foram enviadas 500 câmeras de vídeos a locais com difícil acesso à internet, podendo incluir pessoas de diferentes locais.

      Para filmar esse documentário (2011), pessoas do mundo todo filmaram depoimentos e mostraram rotina a fim de compartilhar semelhanças e diferenças em relação à vida e opiniões sobre amor, medo, esperança, etc.

      As cenas trazem registros do cotidiano de crianças, jovens, mulheres e homens do mundo todo fazendo suas tarefas do dia a dia, como acordar, fazer a barba, ir à escola e mercado, etc.

      Kevin Macdonald (1967), diretor escocês com longa carreira, afirmou em uma revista que gosta de trabalhar com a realidade, buscando aproximar seus filmes de ficção da obra documental, mas ao mesmo tempo criando novas narrativas. Reproduza o documentário, em seguida peça aos alunos que se atentem a forma como a narrativa foi construída. O documentário se encontra disponível no streaming Youtube.

https://lifeinaday.youtube/intl/pt-BR/ - Link de exibição

 

2º Momento:                                        Atividade Prática

·      Chegou o momento de criar o seu documentário. Para isso você deve obedecer aos seguintes critérios:

 

- Você deverá filmar fatos importantes sobre a sua vida. Poderá ser feito em formato de vlog, ou reels.

- Deverá editar em algum aplicativo gratuito e em seguida compartilhar com a professora.

- Poderá utilizar uma trilha sonora de sua preferência.

- Em conjunto deverão escolher o melhor vídeo, sendo ele positivo em todos os aspectos:

(melhor filmagem, melhor edição, trilha sonora, roteiro com mais informações.)

8ª Aula:

1º Momento: Professor, peça aos alunos que façam a leitura do poema “A Lua no Cinema”, e depois, com base na leitura, responder a atividade.

 

                                                           A LUA NO CINEMA

A lua foi ao cinema,

passava um filme engraçado,

a história de uma estrela

que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas

uma estrela bem pequena,

dessas que, quando apagam,

ninguém vai dizer, que pena!

Era uma estrela sozinha,

ninguém olhava pra ela,

e toda a luz que tinha

cabia numa janela.

A lua ficou tão triste

com aquela história de amor,

que até hoje a lua insiste:

Amanheça, por favor!

 PAULO LEMINSK. Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense,1993

 

2º Momento:   

 ENTENDENDO A POESIA:

01- De acordo com o poesia "A lua no cinema", a estrela:

(a) era pequena e solitária.                  

(b) parecia grande na janela.

(c) tinha um namorado apaixonado.   

(d) viveu uma bela história de amor.

 

02- O último verso "– Amanheça, por favor!" sugere que a lua:

(a) achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado.   

(b) acreditava que a estrela era pequena e sem graça.

(c) desejava esquecer a história da estrela solitária.                 

(d) gostava mais do dia do que da noite.

 

 

03- Da leitura da poesia percebe-se que a estrela:

(a) era um astro insignificante.   

(b) era uma artista engraçada.   

(c) tinha inveja da lua.   

(d) tinha uma história feliz.

 

04- A poesia trata:

(a) da solidão.   

(b) da tristeza.    

(c) da amizade.   

(d) do ciúme.

 

05 – De que fala esta poesia?

Conta a história de uma estrela que não tinha namorado

 

Fontes acessadas em 20/09/2022

https://pt.slideshare.net/MauricioMalletDuprat/direo-de-arte-e-fotografia-no-cinema

https://incrivel.club/admiracao-famosos/10-curiosidades-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-grandes-filmes-brasileiros-1033160/

https://outrolado.com.br/2019/01/03/o-glorioso-technicolor-de-tres-peliculas/- Technicolor

https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg

https://www.aicinema.com.br/por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda/

ACERVO DA PROFESSORA: VALDECI ROSA DE ALMEIDA

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário