8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Leitura
e escrita/ Itamaraju em foco (Origem
do Cinema) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia,
Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processo de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem, Arte
Integrada, Arte e Tecnologia. |
UnidadeTemática:
Artes
Visuais/Artes Integradas Ano:8º e
9º Período:03/10
a 31/10/22 Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR03) Analisar situações nas
quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais
(cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de
textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais,
com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e
colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos
estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário. (EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes
aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história. (EF69AR46BA) Dialogar com princípios conceituais, proposições
temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas produções visuais (EF69AR119BA) Apreciar as artes visuais através de visitação e
pesquisa. (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética
e ética (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e
recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas
de registro, pesquisa e criação artística. 7. Problematizar questões políticas, sociais,
econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios,
produções, intervenções e apresentações artísticas. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª Aula: 1º Momento: Itamaraju
em foco PRIMEIRO MOMENTO: Neste momento é hora de relembrar a história de
Itamaraju. Apresente aos alunos fotos que representem um pouco da formação da
nossa cidade. Ø Levantando
conhecimentos prévios. 1.
Ao observar essa fotografia, quais as principais mudanças que você consegue
perceber? 2. Você sabe de que se trata essa fotografia? 3. Você conhece sua cidade? Onde esta localizado a Lagoa
do Jacaré na cidade? 4.
Existe em sua cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 2º
Momento: ITAMARAJU Em
1860 antes antigas aldeias de índios pataxós, atraíram diversos exploradores
para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por
volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos. Durante
a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a
localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal
fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população,
estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de
gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de
estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em
1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de
Itamaraju. Seu nome se deu a língua tupi-guarani, povos
descendentes de índios e negros. 3º Momento: Agora é a sua vez! 1)
Responda de acordo com o texto? a)
Qual foi o primeiro nome dado a cidade de Itamaraju? b)
Por que Itamaraju recebeu o nome de escondido? c)
Quando ocorreu a emancipação política de Itamaraju? 2)
O que você sabe sobre a cidade de Itamaraju? 3)
Quais os pontos de sua
cidade que você destacaria? 4)
Existe em sua
cidade, um lugar especial, de recordações afetivas? Qual? 5)
Podemos ter múltiplos
olhares a partir da cidade? Você já parou para olhar algum tipo de arte ou
manifestação artística de sua cidade? Descreva o que você viu? 6)
Você conhece algum
patrimônio histórico da sua cidade? Pesquise sobre algum patrimônio histórico
de nossa cidade e reproduza em forma de desenho. Caprichem. 2ª Aula: 1º Momento: A cultura da
nossa cidade Relembre a cultura da nossa cidade através das
festas típicas do nosso munícipio. Professor fale sobre a
importância das festas junina para a cidade. Que influência diretamente no
comércio local e a importância de manter as tradições históricas. UM POUCO DA NOSSA ITAMARAJU Itamaraju é um município do estado da Bahia,
no Brasil.
Com 2.580 km² de área, sua população, conforme estimativas do IBGE de
2019, era de 64 486 habitantes. A cidade já teve forte influência
econômica na região por causa do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e
1990. Tinha uma pequena rua, tortuosa
(atual Rua 5 de Outubro), com menos de 150 casas, inclusive barracos. Uma
das principais festas da nossa cidade é o São João. Em tempos juninos toda a
cidade é ornamentada para receber grandes atrações que reúnem um público
diverso de toda a região. A economia
da cidade é um dos setores que também são aquecidos conforme a chegada do
festejo, a população passa a consumir vários tipos de insumo. Logo, verifica-se a importância de
manter viva essa cultura para que as próximas gerações possam reconhecer o
valor histórico, cultural e social Indicação
de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1T9l_WyRZvU 2º Momento: A origem do nome de Itamaraju Itamaraju"
é uma palavra oriunda da língua tupi. Vocábulo tupi que significa ″rio
das pedras″ ou ″pedra das árvores do Jucuruçu″. O nome de Itamaraju foi
criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos
da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação
da palavra formada pela junção das seguintes sílabas: Ita, que
na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal
da cidade “Pedra do Monte Pescoço”; mara,
significando uma região montanhosa simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e
de matas representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens
do Rio Jucuruçu; ju, primeira
sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo
indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós A data de instalação do município ocorreu
quase dois anos após a emancipação, em 07 de abril de 1963, tendo sido eleito
o primeiro prefeito de Itamaraju, o sergipano José Bonifácio Dantas,
popularmente conhecido pelo apelido de “Chapéu de Couro”, e eleito também o
primeiro presidente da Câmara de Vereadores, o senhor Manoel Guedes de Souza. 3º Momento: EXPLORANDO O PASSADO E O PRESENTE POR MEIO
DE IMAGENS. 4º Momento: Atividade sobre o que você
aprendeu 1-
A Rua Cinco de outubro demonstrada na
foto acima foi a primeira rua da cidade, onde era o centro de Itamaraju. Você
sabe por que as cidades mudam com o passar do tempo, por que hoje o centro da
cidade de Itamaraju não é mais na rua Cinco de Outubro? 2-
Você tem costume de participar dos
festejos de sua cidade? 3-
Alguma vez, você já esteve no São João
de Itamaraju? Na sua opinião é importante manter essa tradição viva na nossa
cidade? 4-
No vídeo acima podemos relembrar como
fica nossa cidade nas vésperas e épocas de São João, ao assisti o vídeo que
emoções você sente? Sente muita falta desse momento na cidade? Porque? 5-
Que diferenças podem ser destacadas
entre as imagens do passado e do presente? Descreva essas principais
mudanças: 6-
De acordo com as estimativas do IBGE de
2019, qual era a totalidade de habitantes? 3ª Aula: 1º Momento: O Cinema e
Sua Origem Ø Levantando
conhecimentos prévios. Você já foi em algum cinema? Na sua cidade tem
quantos cinemas? Gostou do filme que
você assistiu? Relacione
alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique quanto eles sabem
sobre a sétima arte. O que você sabe sobre o cinema?
O filme “Batman: O
cavaleiro das trevas”- Ledger
está quase irreconhecível como o vilão sádico. Ele é intocável em todas as
cenas e seu desempenho ficará como um dos melhores retratos de um vilão de
quadrinhos da história. Há boatos sobre o estado da sua saúde mental, após interpretar
esse personagem, devido a carga emocional que ele despertou. Da premiação- Os
prêmios mais antigos são os Oscars. A primeira cerimônia foi realizada em 16
de maio de 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel em Los Angeles.
Cidade de Deus- o filme Cidade de Deus trata da
história de vários jovens que nasceram e criaram-se junto com a favela. Para
que ficasse o mais real possível — e talvez por isso mesmo
tenha recebido tantos elogios, a equipe buscou atores amadores
e não permitiu que eles lessem o roteiro. É hora de entender a origem do cinema. Apresente
aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte. 2º Momento: A origem do cinema –
Efeitos especiais No
início do século XX, o francês Georges Méliès transpôs barreiras da
recém-inaugurada sétima arte para trazer sonhos e anseios à tela e maravilhar
o mundo inteiro com uma obra que, basicamente, inaugurou o uso de efeitos
especiais no cinema. O
filme “Viagem para a lua” conta a história de um grupo de cientistas
que constrói uma nave para ir à lua, onde, durante sua exploração, descobrem
que ela é habitada por seres extraterrestres, com os quais lutam até que
consigam retornar à Terra. A maneira lúdica e satírica com que a trama se
desenrola é parte do charme desta obra. Os cientistas com túnicas e longas
barbas mais se parecem com magos da literatura fantástica do que com pessoas
que trabalham em laboratórios, e a proposta da viagem no quadro-negro se
resumir a um simples desenho que aponta uma seta da Terra à lua reforça esta
ideia. Nesta
cena de abertura, já há um exemplo dos efeitos visuais que Méliès tanto
gostava, com objetos se transformando por meio de um simples corte. Os atores
paravam e se mantinham como estátuas, para que os objetos em suas mãos fossem
trocados, e aí se mexiam de novo, bastava cortar a película e remover a parte
indesejada, colar com fita adesiva e a troca de objetos parece magicamente
instantânea. Truque simples para os olhos do espectador de hoje, mas revolucionário
na primeira década de existência do cinema. Méliès mantinha sua câmera estática, como se
fosse a visão da plateia vendo uma peça de teatro, o que resume muitas de
suas obras da época. Com seu sucesso mundial, teve relevante papel na mudança
de percepção do que o cinema poderia dizer para seu público. Ao sonhar em
levar o homem à lua, o cineasta eleva a sensação de fascínio e deslumbre que
pode vir de uma tela. De impacto e importância atemporais, “Viagem à Lua” é,
inegavelmente, uma das obras mais importantes já produzidas para a sétima
arte. Atividade – Cinema na prática 1. Como se chama o cinema dentro da
linguagem artística? R: Sétima arte. 2. George Méliès era chamado de ilusionista, por
conta de feitos na arte do cinema. Quais feitos foram esses? E em que filme
podemos vê-lo? 3. Quais as características das filmagens produzidas
pelo diretor de cinema Méliés? 4ª Aula: 1º
Momento:
Técnicas do cinema Professor o objetivo destas atividades é que o aluno saiba diferenciar quais as
técnicas e como usa-la na hora de filmar. Technicolor: é uma marca norte-americana
pertencente à Technicolor Motion Picture, criada em 1916. Sua produção esta
associada a forma de produção cinematográfica em filme colorido. Exigia o uso
de cores fortes e contrastes nos figurinos e cenários. O trabalho da direção
de arte era limitado ao conjunto de regras Technicolor, não era utilizado
semitons ou tons pastéis. Nouvelle Vague- Movimento artístico
do cinema francês que se insere no movimento contestatório (1960). Sem grande
apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram
caracterizados pela juventude dos seus autores (unidos pela vontade comum de
transgredir as regras normalmente aceitas pelo cinema comercial). Intolerante
com os moldes estabelecidos na época fazendo uma espécie de sátira sobre a
própria linguagem cinematográfica (ou seja, cenas em haviam clichês
românticos por exemplo). Assim, eram produzidos os filmes em preto e branco
com câmeras leves, ao ar livre. 2º
Momento:
Atividade 1. Em 1916, surge o
movimento Technicolor, quais os tipos de cores eram utilizados para essa
produção? 2. Qual a diferença
entre as técnicas Nouvelle Vague e Techicolor? 3. Quais os tipos de
câmeras utilizadas na produção da técnica Nouvelle Vague? 4. Reproduza em uma
cartolina o desenho abaixo, em seguida construa um painel com os principais
filmes de cada uma destas técnicas: 5ª Aula: 1º
Momento: Principais elementos da linguagem cinematográfica 2º Momento: Atividade Prática 1. Seguindo as orientações produzidas na
aula sobre movimentos, posições e transições de câmera, reproduza a cena a
seguir e divirta-se! 6ª Aula: 1ºMomento: Trilha Sonora no
cinema Fazer a leitura compartilhada dos materiais, e em seguida responder a
atividade. Inicialmente precisamos entender que,
a criação do cinema só foi possível após a invenção da fotografia, onde homem
consegue então capturar o movimento, depois disso diversas formas de
dramaturgias foram sendo testadas, como por exemplo o teatro de
marionetes.
No século XIX, o fenômeno da persistência
retiniana foi sendo aprofundado. Consiste em manter a imagem por uma
fração de segundo na nossa retina, permitindo perceber os movimentos nas
animações ou nos filmes. Depois disso com a criação do sistema de som Vitaphone
desenvolvido pela Warner Brothers em 1926, alguns problemas de
sincronização entre imagem e som começam a serem solucionados. No ano
seguinte, a produtora desenvolveu o filme “The Jazz singer” que pela primeira
vez mostrava as pessoas em um filme com diálogos sincronizados. A partir de então o cinema mudo seria
deixado para trás- com exceção de algumas obras. Na era muda, como não era possível ouvir as vozes dos atores, a trilha
sonora mostrava-se indispensável. Sem ela, não havia como ambientar a
intensidade das cenas, o que traria maior dificuldade para prender a atenção
do espectador. Com a evolução dos equipamentos de captura e edição de
som, cada vez mais, foi se aprimorando a junção de cada expressão visual com
os ruídos: o que se apresenta como vital para essa indústria. Quem
é o profissional responsável por isso?
Geralmente, ela pode ser composta especialmente para o filme, ou ser
moldada com músicas já existentes. Há alguns casos em que o próprio diretor
se encarrega da produção musical, mas o mais comum é ter um profissional
específico para essa função. Esse
profissional responsável é chamado de music editor. Ele une as informações e
desejos do diretor e os apresenta para um compositor, acontecendo, assim, a
criação do som. Essa produção faz com que a trilha sonora consiga
expressar os sentimentos do diretor com a obra, em todo seu rumo. 2º Momento: Atividade
1) O que é o fenômeno
da persistência retiniana e qual sua importância para a criação do cinema? 2) Fale sobre o
Vitaphone e como sucedeu a sincronização dentro do cinema: 3) Complete as frases: a) A ___________________ sonora mais elaborada é o que torna a narrativa
mais _____________________ e rica ____________ com as outras técnicas
cinematográficas e gerando uma experiência original. b) Foi possível notar como a ______________ sonora é a parte vital em um
______________ e não poderia ser diferente no cinema ______________________. c) A ________________sonora pode
ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existente.
Há alguns casos que o próprio______________ se encarrega da ´produção
musical. 4)
Escolha quatro músicas que poderiam
fazer parte da trilha sonora da sua vida, de acordo com as emoções apontadas
abaixo: a) Alegria, felicidade: _________________________________________________.
b) Tristeza, dor: ______________________________________________________.
c) Tensão, expectativa: ________________________________________________.
7ª Aula: Documentário-
um gênero no cinema 1ºMomento: Apresente as
características que fazem o documentário se diferenciar dos outros gêneros A vida em um dia •
O documentário é um gênero filmográfico
informativo não ficcional que trata da exploração da realidade, narrando
fatos sobre a realidade das pessoas, animais e objetos ou acontecimentos
históricos, políticos e culturais. •
A grande novidade de “A vida em um dia” é que o
diretor não precisou gravar essas cenas, por meio do YouTube, os internautas
puderam registrar, eles mesmos, as cenas do seu cotidiano dentro das 24
horas. •
Para facilitar o trabalho, foram enviadas 500
câmeras de vídeos a locais com difícil acesso à internet, podendo incluir
pessoas de diferentes locais. •
Para filmar esse documentário (2011), pessoas do
mundo todo filmaram depoimentos e mostraram rotina a fim de compartilhar
semelhanças e diferenças em relação à vida e opiniões sobre amor, medo,
esperança, etc. •
As cenas trazem registros do cotidiano de crianças,
jovens, mulheres e homens do mundo todo fazendo suas tarefas do dia a dia,
como acordar, fazer a barba, ir à escola e mercado, etc. • Kevin Macdonald
(1967), diretor escocês com longa carreira, afirmou em uma revista que gosta
de trabalhar com a realidade, buscando aproximar seus filmes de ficção da
obra documental, mas ao mesmo tempo criando novas narrativas. Reproduza o
documentário, em seguida peça aos alunos que se atentem a forma como a
narrativa foi construída. O documentário se encontra disponível no streaming
Youtube. https://lifeinaday.youtube/intl/pt-BR/ - Link de exibição
2º
Momento:
Atividade Prática ·
Chegou o momento de criar o seu documentário.
Para isso você deve obedecer aos seguintes critérios: - Você deverá
filmar fatos importantes sobre a sua vida. Poderá ser feito em formato de
vlog, ou reels. - Deverá editar em
algum aplicativo gratuito e em seguida compartilhar com a professora. - Poderá utilizar
uma trilha sonora de sua preferência. - Em conjunto
deverão escolher o melhor vídeo, sendo ele positivo em todos os aspectos: (melhor filmagem,
melhor edição, trilha sonora, roteiro com mais informações.) 8ª Aula: 1º
Momento: Professor,
peça aos alunos que façam a leitura do poema “A Lua no Cinema”, e depois, com
base na leitura, responder a atividade.
A
LUA NO CINEMA A
lua foi ao cinema, passava
um filme engraçado, a
história de uma estrela que
não tinha namorado. Não
tinha porque era apenas uma
estrela bem pequena, dessas
que, quando apagam, ninguém
vai dizer, que pena! Era
uma estrela sozinha, ninguém
olhava pra ela, e
toda a luz que tinha cabia
numa janela. A
lua ficou tão triste com
aquela história de amor, que
até hoje a lua insiste: Amanheça,
por favor! PAULO LEMINSK.
Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense,1993 2º Momento: ENTENDENDO A POESIA: 01- De acordo com o poesia "A lua no
cinema", a estrela: (a)
era pequena e
solitária. (b)
parecia grande na janela. (c) tinha
um namorado apaixonado. (d) viveu
uma bela história de amor. 02- O último verso "– Amanheça, por
favor!" sugere que a lua: (a) achou
o filme da estrela que tinha namorado engraçado. (b)
acreditava que a estrela era pequena e sem graça. (c)
desejava esquecer a história da estrela solitária. (d)
gostava mais do dia do que da noite. 03- Da leitura da poesia percebe-se que a
estrela: (a)
era um astro insignificante. (b) era
uma artista engraçada. (c) tinha
inveja da lua. (d) tinha
uma história feliz. 04- A poesia trata: (a)
da solidão. (b) da
tristeza. (c) da
amizade. (d) do
ciúme. 05 – De que fala esta poesia? Conta a história de uma estrela que não tinha
namorado Fontes acessadas em
20/09/2022 https://pt.slideshare.net/MauricioMalletDuprat/direo-de-arte-e-fotografia-no-cinema https://outrolado.com.br/2019/01/03/o-glorioso-technicolor-de-tres-peliculas/- Technicolor https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg https://www.aicinema.com.br/por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda/ ACERVO DA PROFESSORA:
VALDECI ROSA DE ALMEIDA |
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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