9ºano

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: Diálogo com o Passado

Unidade Temática:Artes Visuais

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Ano: 9º                          Período: 24/08  a 04/09/2020                            Nº de Aulas: 5

HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1ª Etapa:

Apresente o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado- (tropicalismo).

Explorando alguns questionamentos, sem dar respostas, sobre esse período, como por exemplo:

 

·         Já ouviram falar desse movimento?

·         Em que ano surgiu esse movimento?

·         Quais os artistas brasileiros que fizeram parte dessa fase?

Após o levantamento dessas questões de sua socialização, realize a leitura nas páginas 68, 69 e 70 e posteriormente realize a apresentação dos slides (anexo), para desenvolverem uma correlação desse movimento e apresentando os artistas que participaram.

·         Tem como sugestões de slides sobre Tropicalismo (colaboração das professoras: Ana Carla, Neide, Suze, Elane e Núbia) e textos no site:

Acesse:http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos

Acessado em 20/08/2020

 

2ª Etapa: Apresentação da 1ª parte do slide sobre Tropicalismo

O professor irá apresentar os slides destacando o movimento, os artistas que fizeram parte, canções.

Os alunos irão responder as atividades em anexo.

 

·         Aplicar a atividade em anexo referente ao que foi aplicado.

 

 

AULA 02

Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para nessa aula trabalhar  a atuação das mulheres nos dois movimentos artísticos ( Antropofagia e Tropicalismo), destacando a problematização política, sociais e de gênero na atuação artística.

Realize a leitura das páginas 70, 71, 74 e 75.

Destacando as artistas que participaram desses dois movimentos. Peça aos alunos que façam as questões das páginas 69 e 75

 

3ª Etapa:

O professor irá orientar os alunos na formulação das fichas técnicas que estão sendo solicitadas na atividade da página 75. Modelo em anexo

AULA 03

4ª Etapa:

Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior.

A CENA CULTURAL BRASILEIRA DOS ANOS 1960 –Páginas 72 e 73

·         Aplicar a atividade em anexo

 

AULA 04

5ª Etapa:

Apresente o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado– VISÕES DA HISTÓRIA, página 77

Destacando os artistas que retrataram a 1ª missa no Brasil. Peça aos alunos que façam as questões das página 77.

 

6ª Etapa:

Diálogo com o Passado - OUVIR A HISTÓRIA, páginas 78 e 79. Destacando a importância do Hino do Senhor do Bonfim na História da Bahia.

·         Pedir aos alunos que façam as questões da página 79.

 

AULA 05

 

 

Apresente o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado – INSTALAÇÃO,  Páginas  80 e 82.

O professor irá orientar os alunos as atividades da página 82

 

 

 

8ª Etapa

Apresentar aos alunos – Diálogo com o Passado – PENSAR A ARTE/ CRÍTICA DE MÚSICA PARA REVISTA  Páginas 81 A 83.

O professor irá orientar nas atividades da página 83. Pedir  aos alunos que no decorrer da aula responder as questões da autoavaliação página 83

 

 

 

 

RECURSOS:(X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e 32)

(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

ANEXOS:

1ª AULA

2ª SUGESTÃO DE SLIDES

DIALOGANDO COM O PASSADO

Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

O Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país.

Contexto Histórico

No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da Bossa Nova*, o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

Teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em suas canções.

* A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.

Músicas

As músicas que mais se destacaram no Movimento Tropicalista e, muitas inclusive ganharam os Festivais de Música de MPB da Tv Record foram:

 "Tropicália" (1968), "Alegria, Alegria" (1967), "Atrás do Trio Elétrico" e "É proibido proibir" (1968) (1968) de Caetano Veloso;

"Domingo no Parque" (1967), "Aquele abraço" (1968) de Gilberto Gil;

"São Paulo, meu amor" (1968) e "Parque Industrial" (1968) de Tom Zé;

 "Não identificado" (1969), "Mamãe, coragem" (1968) e "Baby" (1968) de Gal Costa;

"Tropicália ou Panis et Circenses" (1968), "Miserere Nobis" (1968),  e "Minha Menina" (1968) dos Mutantes.

Bandas de Pífano

É um conjunto instrumental de percussão e sopro, dos mais antigos, característicos e importantes da música folclórica brasileira.

Os componentes das bandas são, na sua maioria, trabalhadores rurais que se ocupam da agricultura de subsistência, trabalhando no "alugado", ou cultivando sua pequena roça.

Vamos agora a um pouco de atividades.

1. Como pode notar, nos textos tem muitas palavras desconhecidas do nosso vocabulário do dia-a-dia.  Usando o dicionário ou fazendo pesquisa na internet, escreva o significado das palavras abaixo:

a) vanguarda         b)revolucionário                   c) psicodélico               d) sincrética

e) ditatorial                            f) fulcro                                 g) sincretismo

2. O que foi o movimento tropicalista? O que ele foi caracterizava?

3. Que compositores brasileiros lideraram esse movimento?

4. Além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, cite nomes de outros artistas que fizeram parte desse movimento:

5. O que foi o movimento da Bossa Nova?

6. Você sabe o significado da palavra MPB? Escreva aqui.

7. A MPB foi a base para que os tropicalistas se reunissem e se tornassem um movimento artístico. Qual era o objetivo da união desse grupo?

8. O som de qual instrumento musical foi utilizado pelos tropicalistas para dar som melódico às suas canções?

9. O que são as chamadas Bandas de Pífano?

 

 

 

2ª AULA

MODELOS DAS FICHAS TÉCNICAS

                                           TARSILA DO AMARAL - ANTROPOFAGIA

NOMES DAS OBRAS

             ANO

CARACTERÍSTICAS

TEMAS/CORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                 TROPICÁLIA - DISCOGRAFIA

NOMES DAS CANÇÕES

NOMES DOS MÚSICOS

NOMES DOS COMPOSITORES/ ARRANJADORES/ GRAVADORA

ANO DE LANÇAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª AULA

ATIVIDADE

Leia o texto que se encontra nas páginas 72 e 73 DO SEU LIVRO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.

1.            O Brasil fervilhava culturalmente no final de 1960. O que estava acontecendo nesse período?

2.            No cinema, o que estava acontecendo nesse período de mudanças no Brasil?

3.            Cineastas como o baiano Glauber Rocha viam no cinema uma ferramenta de transformação social. Em que eles acreditavam?

4.            Na música, qual era a proposta do tropicalismo?

5.            Nas artes visuais, no Rio de Janeiro surgiram as primeiras experiências de arte sensorial e ambiental, que tinha como objetivo ultrapassar os limites da tela que era vista apenas como objeto a ser contemplado. Nesse sentido, a instalação de Tropicália, do artista Hélio Oiticica, é um exemplo de arte ambiental. Para apreciá-la, o que o espectador tinha que fazer?

6.                   6. Em 1968, o governo militar fechou o Congresso Nacional e decretou o fim das liberdades civis, com isso, o movimento tropicalista e o cenário cultural perderam força. O que aconteceu com muitos artistas nessa época?

Acessado em 20/08/2020: https://www.todamateria.com.br/tropicalismo/

 http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=498&Itemid=181

Acessado em 21/08/2020

Acessado em 20/08/2020 http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione9ºano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário