SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
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Tema:
Diálogo com o Passado |
Unidade Temática:Artes Visuais |
Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas |
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Ano:
9º Período: 24/08 a 04/09/2020 Nº de Aulas: 5 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes
visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR08) Diferenciar as
categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre
outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes
visuais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais –
especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a
identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas,
reelaborando- -as nas criações em Arte. 9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 1ª Etapa: Apresente o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado-
(tropicalismo). Explorando alguns questionamentos, sem dar respostas, sobre esse
período, como por exemplo: ·
Já ouviram falar desse movimento? ·
Em que ano surgiu esse movimento? ·
Quais os artistas brasileiros que fizeram
parte dessa fase? Após o levantamento dessas questões de sua socialização, realize a
leitura nas páginas 68, 69 e 70 e posteriormente realize a apresentação dos
slides (anexo), para desenvolverem uma correlação desse movimento e
apresentando os artistas que participaram. ·
Tem como sugestões de slides sobre
Tropicalismo (colaboração das professoras: Ana Carla, Neide, Suze, Elane e
Núbia) e textos no site: Acesse:http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=151#v%C3%ADdeos Acessado em 20/08/2020 2ª Etapa: Apresentação da 1ª
parte do slide sobre Tropicalismo O professor irá apresentar os slides destacando o movimento, os artistas
que fizeram parte, canções. Os alunos irão responder as atividades em anexo. ·
Aplicar a atividade em anexo referente ao que
foi aplicado. AULA 02 Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para
nessa aula trabalhar a atuação das
mulheres nos dois movimentos artísticos ( Antropofagia e Tropicalismo),
destacando a problematização política, sociais e de gênero na atuação artística. Realize a leitura das páginas 70, 71, 74 e 75. Destacando as artistas que participaram desses dois movimentos. Peça aos
alunos que façam as questões das páginas 69 e 75 3ª Etapa: O professor irá orientar os
alunos na formulação das fichas técnicas que estão sendo solicitadas na
atividade da página 75. Modelo em anexo AULA 03 4ª Etapa: Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior. A CENA CULTURAL BRASILEIRA DOS ANOS 1960 –Páginas
72 e 73 ·
Aplicar a atividade em anexo AULA 04 5ª Etapa: Apresente o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado–
VISÕES DA HISTÓRIA, página 77 Destacando os artistas que retrataram a 1ª missa no Brasil. Peça aos
alunos que façam as questões das página 77. 6ª Etapa: Diálogo
com o Passado - OUVIR A HISTÓRIA, páginas 78 e 79. Destacando a importância
do Hino do Senhor do Bonfim na História da Bahia. ·
Pedir aos alunos que façam as questões da
página 79. AULA 05 Apresente
o objeto de conhecimento à turma – Diálogo com o Passado – INSTALAÇÃO, Páginas
80 e 82. O
professor irá orientar os alunos as atividades da página 82 8ª Etapa Apresentar
aos alunos – Diálogo com o Passado – PENSAR A ARTE/ CRÍTICA DE MÚSICA PARA
REVISTA Páginas 81 A 83. O
professor irá orientar nas atividades da página 83. Pedir aos alunos que no decorrer da aula
responder as questões da autoavaliação página 83 |
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RECURSOS:(X) Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
(X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e
32) ( ) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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ANEXOS:
1ª AULA
2ª SUGESTÃO DE SLIDES
DIALOGANDO COM O PASSADO
O Tropicalismo foi um movimento
cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes,
principalmente na Música.
Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o
movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo
Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem,
Maria Bethânia.
O Tropicalismo
caracterizado como um movimento
libertário e revolucionário,
buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar
a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia.
Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e
inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular
brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país.
Contexto
Histórico
No momento, o Brasil
passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os
movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o
declínio da Bossa Nova*, o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário
para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e
mudanças no panorama cultural brasileiro.
Teve grande
influência do movimento
concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além
do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença
do som melódico das guitarras em
suas canções.
* A Bossa Nova foi um movimento da
música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por
forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.
Músicas
As músicas que mais se destacaram no Movimento
Tropicalista e, muitas inclusive ganharam os Festivais de Música de MPB da Tv
Record foram:
"Tropicália" (1968), "Alegria,
Alegria" (1967), "Atrás do Trio Elétrico" e "É proibido
proibir" (1968) (1968) de Caetano Veloso;
"Domingo no
Parque" (1967), "Aquele abraço" (1968) de Gilberto Gil;
"São Paulo, meu
amor" (1968) e "Parque Industrial" (1968) de Tom Zé;
"Não identificado" (1969),
"Mamãe, coragem" (1968) e "Baby" (1968) de Gal Costa;
"Tropicália ou
Panis et Circenses" (1968), "Miserere Nobis" (1968), e "Minha Menina" (1968) dos
Mutantes.
Bandas
de Pífano
É um conjunto
instrumental de percussão e sopro, dos mais antigos, característicos e
importantes da música folclórica brasileira.
Os componentes das
bandas são, na sua maioria, trabalhadores rurais que se ocupam da agricultura
de subsistência, trabalhando no "alugado", ou cultivando sua pequena
roça.
Vamos
agora a um pouco de atividades.
1.
Como pode notar, nos textos tem muitas palavras desconhecidas do nosso
vocabulário do dia-a-dia. Usando o
dicionário ou fazendo pesquisa na internet, escreva o significado das palavras
abaixo:
a)
vanguarda b)revolucionário c) psicodélico d) sincrética
e)
ditatorial f)
fulcro g)
sincretismo
2. O que foi o movimento
tropicalista? O que ele foi caracterizava?
3. Que compositores brasileiros
lideraram esse movimento?
4. Além de Caetano Veloso e
Gilberto Gil, cite nomes de
outros artistas que fizeram parte desse movimento:
5. O que foi o movimento da Bossa
Nova?
6. Você sabe o significado da
palavra MPB? Escreva aqui.
7. A MPB foi a base para que os
tropicalistas se reunissem e se tornassem um movimento artístico. Qual era o
objetivo da união desse grupo?
8. O som de qual instrumento
musical foi utilizado pelos tropicalistas para dar som melódico às suas
canções?
9. O que são as chamadas Bandas de
Pífano?
2ª AULA
MODELOS
DAS FICHAS TÉCNICAS
TARSILA DO AMARAL -
ANTROPOFAGIA |
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NOMES DAS OBRAS |
ANO |
CARACTERÍSTICAS |
TEMAS/CORES |
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TROPICÁLIA - DISCOGRAFIA |
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NOMES DAS CANÇÕES |
NOMES DOS MÚSICOS |
NOMES DOS COMPOSITORES/ ARRANJADORES/ GRAVADORA |
ANO DE LANÇAMENTO |
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3ª AULA
ATIVIDADE
Leia
o texto que se encontra nas páginas 72 e 73 DO SEU LIVRO E RESPONDA AS QUESTÕES
ABAIXO.
1.
O Brasil fervilhava culturalmente no
final de 1960. O que estava acontecendo nesse período?
2.
No cinema, o que estava acontecendo nesse
período de mudanças no Brasil?
3.
Cineastas como o baiano Glauber Rocha
viam no cinema uma ferramenta de transformação social. Em que eles acreditavam?
4.
Na música, qual era a proposta do tropicalismo?
5.
Nas artes visuais, no Rio de Janeiro
surgiram as primeiras experiências de arte sensorial e ambiental, que tinha
como objetivo ultrapassar os limites da tela que era vista apenas como objeto a
ser contemplado. Nesse sentido, a instalação de Tropicália, do artista Hélio
Oiticica, é um exemplo de arte ambiental. Para apreciá-la, o que o espectador
tinha que fazer?
6.
6. Em 1968, o governo militar fechou
o Congresso Nacional e decretou o fim das liberdades civis, com isso, o
movimento tropicalista e o cenário cultural perderam força. O que aconteceu com
muitos artistas nessa época?
Acessado em 20/08/2020: https://www.todamateria.com.br/tropicalismo/
Acessado em
21/08/2020
Acessado em 20/08/2020 http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione9ºano
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