7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:“As
diversas facetas do consumo”(CORPO E EXPRESSÃO) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento:Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação e Contextos
e Práticas. |
Unidade Temática: O Corpo Nas Artes Visuais Ano:
6º Período: 02/08/2021 a 14/08/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão cartística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06)Desenvolver
processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de
modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais
,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR07)Dialogar
com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.). |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas
e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos. Professor
apresentará o tema: CORPO E EXPRESSÃO
/ 2ª momento daremos seguimento ao capítulo 2. Que
foram divididos por aulas e falaremos sobre “ As diversas facetas do consumismo”. 1º AULA: Uso do livro didático Mosaico Arte 6º
ano nas páginas: 48 à 50 - PERFORMANCE 1º Momento: PROFESSOR
FAÇA A LEITURA JUNTO COM OS ALUNOS DAS PÁGINAS 48 À 50 DO LIVRO DIDÁTICO PEÇA AOS
ALUNOS PARA OBSERVAREM A IMAGEM ABAIXO: Para
melhor aprendizagem questione os alunos sobre: ·
O que acharam da imagem? ·
O que chamou sua atenção ao observar a
imagem? ·
Você usaria esse tipo de objeto? Em
seguida aplique a atividade a seguir: 1.
Qual o nome desse artista? 2.
Qual a decisão que ele tomou no ano de 2011 a 2012? 3.
Durante a viagem ele não lavava os pés,por qual motivo? 4.
Em relação o corpo o que o seu trabalho mostra? 2º Momento– Relembre com a turma o que é
Consumismo e em seguida apresente o texto: O comércio e o consumismo. O Comércio é a atividade que movimenta diferentes
produtos, com uma finalidade lucrativa, pela troca, venda ou compra de
mercadorias. Podemos encontrar vários tipos de estabelecimentos
comerciais como lojas, shoppings, postos de combustíveis, restaurantes,
farmácias, padarias, dentro outros, cada um mantendo um tipo diferente de
atividade. O consumismo hoje é um estilo
de vida orientado pelo que é supérfluo, pela cultura do descartável, pelo
desejo incessante de surfar sempre a nova onda. Criou-se um presente
perpétuo. O passado não serve mais como orientação, o futuro não importa
mais. O consumismo é o desejo de viver o aqui e o agora, e com tudo o que
isso tiver para oferecer, com o melhor slogan, energizado pelos melhores
insights publicitários, embalado pelas mais criativas campanhas de marketing.
A internet e as redes sociais elevaram essa sensação a níveis
estratosféricos. É o tempo em que o que se consome não importa mais; o que esse
consumo pode ostentar e o que ele pode proporcionar para o status do
consumidor, para a sua imagem, é o que conta. ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Você
tem o hábito de comprar objetos não necessários? Por quê? 2. Ao
comprar um determinado produto, o que você prioriza: a marca, a qualidade ou
o preço? Justifique a sua escolha. 3. Com
suas palavras, defina o que é consumismo. 4. O comércio é uma atividade do setor? 5. O consumidor é quem? 6.O fornecedor é quem? https://www.tudosaladeaula.com/2020/08/atividade-de-religiao-materialismo-e_13.htmlacessado 28/07/2021 2ª AULA 1º
Momento: Pintura Corporal nos Povos Indígenas Iniciaremos a aula realizando a leitura do livro didático
nas páginas: 51, 52 e 53. Leitura compartilhada. Logo após disponibilize o link do vídeo abaixo para
melhor compreensão do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=TzsSjv_veYU / acessado em 27/07/2021 Esse vídeo fala um pouco da pintura,que foi feito em
aldeia velha no município de Cabrália. 2º
Momento: Agora o artista vai ser você!!! ATIVIDADE
1 Pegue seu caderno, lápis preto e lápis de cor. Observe
a tabela abaixo, ela mostra vários grafismos usados na Arte Indígenas.
Reproduza no seu caderno as faixas abaixo. Pinte com as cores que você
observou que os índios usam em suas peças. ATIVIDADE 2 Agora vamos usar um rolo de papel higiênico para fazer um
bracelete indígena, usando os grafismos acima. Pinte com lápis de cor e
canetinha ou use tinta se preferir. TIRE UMA FOTO DA SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E COMPARTILHE
CONOSCO. Boa aula!!! 3ª AULA Professor apresente ou peça aos alunos para acessar
o link : https://getsnap.link/eHsU5vK1oHh
sobre EXPOSIÇÃO CARMEM MIRANDA. (Acessado em 28/07/2021) FAÇA O QUESTIONAMENTO APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO: ·
O que acharam do vídeo? ·
O vídeo apresenta diversos adereços da
artista Carmen Miranda? Quais? Peça aos alunos que façam a leitura dos
textos nas páginas 54 e 55 do livro didático, em seguida aplique a atividade. Ø
Adorno
Corporal e Identidade. Atividade 1- Defina as gueixas no Japão. 2- Onde e quando nasceu Carmen Miranda. 3- Qual foi a gravação mais conhecida de Carmen Miranda? 4- Em que ano o nigeriano J.D.’OKHAI OJEIKERE (1930-2014)interessou-se
em fotografar as mulheres do seu país? 5- ONILE GOGORO OR AKABA mostra alguns penteados, esses penteados
eram inspirados em que? 4ª AULA: Continuando
com o tema da aula anterior, utilize o livro didático nas páginas 56 à 59. 1º Momento: Levantamentos
prévios ·
Você já pintou seu corpo por algum motivo?
Se sim, qual foi o seu motivo? ·
Você sabe por quais motivos as pessoas
pintam o próprio corpo? ·
Qual a sua opinião sobre essa técnica? Professor faça Leitura compartilha das páginas 56, 57e 58
do livro didático,explicando o conteúdo
Atividade 1- Qual
é a importância da pintura corporal na cultura indígena? 2- Como
são elaboradas as tintas indígenas no Brasil? 3- Os
índios têm o costume de macerar a polpa do jenipapo, o que quer dizer
macerar? Abaixo,
vamos criar uma tinta usada pelos índios. Duas cores mais
comuns: a vermelha que é feita com o pó da
semente do urucum A preta azulada,
feita com a polpa do jenipapo (obs. essa tinta pode durar até 15 dias na pele). A tinta que vem da
natureza Professor peça aos alunos para assitirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q_wCni9KRyE&ab_channel=CarinaSouza acessado:28/07/2021-
Tinta de jenipapo
Faça um levantamento se na turma têm alunos
indígenas que possam ensinar a pintura corporal. ( Caso tenha, combine com os alunos para se prepararem
para esse momento). O pó de café resulta na cor marrom. Do
urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e
divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural. Agora
é sua vez! Certificando
que você não tenha alergia a nenhuma dessas tintas, escolha uma delas e faça
uma pintura em seu corpo,tire foto e envie ao professor. Página 59 do livro didático Retomando os registros de atividade
que você fez, reflita sobre seu aprendizado. Depois, responda às questões no
caderno. 1-
O estudo da relação entre o corpo e
mensagem alterou de algum modo a visão que você tem sobre sua própria
identidade? 2-
Você
se divertiu durante as atividades? Que propostas proporcionaram uma ampliação
da percepção ou da imaginação? Professores
responsáveis pela sequência: 1ª AULA: PÁGINAS 48 E 50 - AJURIMÁ CONSUMISMO SUZENY 2ª AULA: PÁGINAS 51 E 53 - CARINE 3ª AULA: PÁGINAS 54 E 55 - TAMIRES 4ª AULA: PÁGINAS 56 E 59 - SIRLÉIA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário