8ºANO

 

                                      Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

                                    Secretaria Municipal de Educação

                                    Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

                           

 

 

 

ATIVIDADES REMOTAS

8º ANO

2021

 

 

PERÍODO:  03/05 A 14/05/2021

 

1ª Atividade

Teoria das Cores

O que é?

A teoria das cores é uma série de regras aplicáveis ​​à cor, cujo funcionamento é independente da forma como estejam representadas e serve para compreender a maneira como são criadas e se complementam umas às outras.

Como aplica-la?

A teoria das cores pode ajudá-lo em diferentes ocasiões, como para escolher os tons de um design ou misturar as cores que você vai usar. Ao aprender um pouco mais sobre este conceito, você começará a ver a cor de uma forma diferente.

Conceitos e funcionamento:

·         Matiz: é o mais fácil de todos porque basicamente, é a própria cor.

 

·         Saturação: refere-se à intensidade, isto é, se a cor é mais sutil ou mais forte.

·         Brilho: indica se a cor é escura ou clara, variando entre preto a branco. Isto nos dá muitas opções, como por exemplo, um vermelho opaco profundo ou um rosa pastel.

 

 

Combinações possíveis

Neste momento você deve estar se perguntando como misturar tudo isso e criar paletas de cores que tenham aparência profissional.  Existem algumas combinações que tem base em algo chamado harmonia de cor que podem ajudá-lo, e tudo que você precisa é usar a roda de cores. Não tenha medo de brincar com a paleta e crie sua própria interpretação. Esse é o propósito dessas combinações: mostrar um ponto de partida com o qual você pode guiar e inspirar.

·         Complementares divididas: Com as cores complementares divididas você usa as cores que estão ao lado da cor complementar. Isso lhe dá o mesmo nível de contraste, mas mais opções de tons e, possivelmente, resultados mais interessantes.

·         Combinação Tetrádica: Uma combinação tetraédrica forma um retângulo no círculo, por isso não usa um, mas dois pares de cores complementares. Esta fórmula funciona melhor se você deixar uma cor como dominante e as outras três como auxiliares.

Atividade de Fixação

1.    Descreva com suas palavras as combinações possíveis usando o círculo cromático:

A.              Combinação Tetrádica:

B.              Combinação Complementar:

C.              Combinação Complementares Divididas:

 

2.    Na tela a seguir, foi usada uma combinação do círculo cromático, marque a alternativa correspondente:

 

A.   Combinação Complementar Dividida.

B.   Combinação Análoga

C.   Combinação Triádica

 

 

 

3.    Utilize uma das técnicas para colorir a tela do artista Ivan Cruz:

 

 

 

 

2ª ATIVIDADE:           A dança na região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste do Brasil, formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Na região, existe uma diversidade cultural ricamente influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia. Além disso, o Centro-Oeste recebeu influência de aspectos culturais de inúmeros migrantes, em função das fronteiras que faz com todas as outras partes do Brasil - Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, fato que não ocorre em nenhuma outra região.

As danças:

·         Siriri: De cunho religioso, é dançada por homens e mulheres, inclusive crianças, ao som do ganzá, do mocho e da viola de cocho (instrumento típico da região e reconhecido como patrimônio nacional). Ao dançar, os participantes parecem estar fazendo brincadeiras indígenas.

·         Cururu: O caruru é dançado exclusivamente por homens, ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.

·         Catira:  A Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa expressão é típica da região sudeste e centro-oeste, entretanto, foram aos poucos se espalhando e ganhando adeptos em outros locais. Essa dança folclórica é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola é o ritmo mais empregado.

·         Dança de São Gonçalo: Essa dança é principalmente realizada na cidade de São Gonçalo Beira Rio. O santo é considerado o protetor dos curandeiros e responsável por curar doenças nos ossos. Quando os pedidos dos fiéis são atendidos, eles dançam em fileiras de homens e mulheres que marcam passos com pés e mãos. Pode vir acompanhada de instrumentos musicais como o cocho e o ganzá.

Atividade de Fixação

1.    Neste tempo de ensino remoto estamos tendo a chance de reconhecer algumas das joias da nossa cultura que são danças folclóricas. Como era sua visão a respeito das danças folclóricas antes de nossos estudos?

 

2.    Quais as danças folclóricas você conhecia antes desta atividade?

 

3.    A região Centro-Oeste traz uma variedade enorme de danças. A seguir, descreva as danças e suas características:

·         Cururu;

·         Dança de São Gonçalo;

·         Catira;

·         Siriri;

 

4.    A dança de São Gonçalo é uma dança religiosa. Porque é importante conhecermos aspectos culturais ligados à religião?

 

5.    Vivemos em um país multicultural, ou seja, tem influências de muitas culturas. Como você se sente em relação a isso?

 

3ª ATIVIDADE:

 

Para ampliar o conhecimento, segue uma sugestão de vídeo.

https://youtu.be/V-T_-BymgYw

 

Responda:

1.     Qual dança também é conhecida como Cateretê?

 

 (A) Jongo        (B) Baião         (C) Catira               (D) Samba de Roda

 

2.    Quais as danças folclóricas que estão presentes no vídeo?

 

3.    O ____________________ é um ritmo musical com dança típica da região de Mato Grosso. Essa dança é feita exclusivamente por homens, vestidos com roupas semelhantes ao estilo country. 

 

 

4.gora é sua vez! Escolha um dos ritmos apresentados pesquise como dança-lo e produza um vídeo em sua casa mostrando quais passos são utilizados.

 

 

 

 

Fonte de Pesquisa: https://www.google.com/search?q=ivan+cruz+para+colorir&tbm=isch&ved=2ahUKEwjErqa https://www.google.com/search?q=cores+circulo+cromatico&tbm=isch&ved=2ahUKEwjg2JT

lhttps://www.google.com/search?q=DAN%C3%87AS+REGIAO+CENTRO+OESTE&rlz=1C1GCEA_enBR930BR

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ANA CARLA, LORRANA, ZENA, LUDYMILLA, KEILA

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário