Prefeitura
Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
ATIVIDADES
REMOTAS
8º
ANO
2021
PERÍODO: 03/05 A
14/05/2021
1ª Atividade
Teoria das Cores
O que é?
A teoria das cores é uma série de regras
aplicáveis à cor, cujo funcionamento é independente da forma
como estejam representadas e serve para compreender a maneira como são criadas
e se complementam umas às outras.
Como aplica-la?
A
teoria das cores pode ajudá-lo em diferentes ocasiões, como para escolher os
tons de um design ou misturar as cores que você vai usar. Ao aprender um pouco
mais sobre este conceito, você começará a ver a cor de uma forma diferente.
Conceitos e funcionamento:
·
Matiz: é o mais fácil de todos porque
basicamente, é a própria cor.
·
Saturação: refere-se à intensidade, isto é, se
a cor é mais sutil ou mais forte.
·
Brilho: indica se a cor é escura ou clara,
variando entre preto a branco. Isto nos dá muitas opções, como por exemplo, um
vermelho opaco profundo ou um rosa pastel.
Combinações
possíveis
Neste
momento você deve estar se perguntando como misturar tudo isso e criar paletas
de cores que tenham aparência profissional.
Existem algumas combinações que tem base em algo chamado harmonia de cor
que podem ajudá-lo, e tudo que você precisa é usar a roda de cores. Não tenha
medo de brincar com a paleta e crie sua própria interpretação. Esse é o
propósito dessas combinações: mostrar um ponto de partida com o qual você pode
guiar e inspirar.
·
Complementares divididas: Com as cores complementares divididas você usa as
cores que estão ao lado da cor complementar. Isso lhe dá o mesmo nível de
contraste, mas mais opções de tons e, possivelmente, resultados mais
interessantes.
·
Combinação Tetrádica: Uma
combinação tetraédrica forma um retângulo no círculo, por isso não usa um, mas
dois pares de cores complementares. Esta fórmula funciona melhor se você deixar
uma cor como dominante e as outras três como auxiliares.
Atividade
de Fixação
1. Descreva
com suas palavras as combinações possíveis usando o círculo cromático:
A.
Combinação Tetrádica:
B.
Combinação Complementar:
C.
Combinação Complementares Divididas:
2. Na
tela a seguir, foi usada uma combinação do círculo cromático, marque a
alternativa correspondente:
A. Combinação
Complementar Dividida.
B. Combinação
Análoga
C. Combinação
Triádica
3. Utilize
uma das técnicas para colorir a tela do artista Ivan Cruz:
2ª
ATIVIDADE: A dança na região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste do Brasil, formada pelos estados de
Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Na região, existe uma diversidade cultural ricamente
influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia. Além disso, o
Centro-Oeste recebeu influência de aspectos culturais de inúmeros migrantes, em
função das fronteiras que faz com todas as outras partes do Brasil - Nordeste,
Norte, Sudeste e Sul, fato que não ocorre em nenhuma outra região.
As danças:
·
Siriri: De cunho
religioso, é dançada por homens e mulheres, inclusive crianças, ao som do
ganzá, do mocho e da viola de cocho (instrumento típico da região e reconhecido
como patrimônio nacional). Ao dançar, os participantes parecem estar fazendo
brincadeiras indígenas.
·
Cururu: O caruru
é dançado exclusivamente por homens, ao som da viola de mocho, do reco-reco e
do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes
paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do
Divino Espírito Santo.
·
Catira: A Catira, também chamada de Cateretê, é uma
dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa expressão é típica da
região sudeste e centro-oeste, entretanto, foram aos poucos se espalhando e
ganhando adeptos em outros locais. Essa dança folclórica é marcada pela batida
dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que por sua vez, é
produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola é o ritmo mais
empregado.
·
Dança de São
Gonçalo: Essa dança é principalmente realizada na cidade de São Gonçalo Beira
Rio. O santo é considerado o protetor dos curandeiros e responsável por curar
doenças nos ossos. Quando os pedidos dos fiéis são atendidos, eles dançam em
fileiras de homens e mulheres que marcam passos com pés e mãos. Pode vir
acompanhada de instrumentos musicais como o cocho e o ganzá.
Atividade de Fixação
1.
Neste tempo de
ensino remoto estamos tendo a chance de reconhecer algumas das joias da nossa
cultura que são danças folclóricas. Como era sua visão a respeito das danças
folclóricas antes de nossos estudos?
2.
Quais as danças
folclóricas você conhecia antes desta atividade?
3.
A região
Centro-Oeste traz uma variedade enorme de danças. A seguir, descreva as danças
e suas características:
·
Cururu;
·
Dança de São
Gonçalo;
·
Catira;
·
Siriri;
4.
A dança de São
Gonçalo é uma dança religiosa. Porque é importante conhecermos aspectos culturais
ligados à religião?
5.
Vivemos em um
país multicultural, ou seja, tem influências de muitas culturas. Como você se
sente em relação a isso?
3ª ATIVIDADE:
Para ampliar o conhecimento,
segue uma sugestão de vídeo.
Responda:
1. Qual dança também é conhecida como Cateretê?
(A) Jongo
(B) Baião (C) Catira (D) Samba de Roda
2. Quais as danças folclóricas que estão presentes no vídeo?
3. O
____________________ é um ritmo musical com dança típica da região de Mato
Grosso. Essa dança é feita exclusivamente por homens, vestidos com roupas
semelhantes ao estilo country.
4.gora é sua
vez! Escolha um dos ritmos apresentados pesquise como dança-lo e produza um
vídeo em sua casa mostrando quais passos são utilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário