Sequência didática 14/06 a 09/07/2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida”

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Contexto e práticas/ Materialidades/ Processos de criação –  Pré- História: Arte Rupestre/ Expressões e Registros - Pintura Rupestre pelo Mundo

 

Unidade Temática: Artes Visuais       Ano: 8º ano       Período: 14/06 a 03/07/2021           Aulas: 4

HABILIDADES

 

 

(EF08CI16) Discutir inciativas que contribua para reestabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas, regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

 

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

-Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

 

 

                                                       1ª AULA

 

 

Trazer os períodos da Pré-história, e suas características (Divisão da Pré-História; Marcas deixadas pelos homens Pré-histórico)

 

 

1º Momento:

Levantamento de conhecimento prévio: (sugerimos apresentar as imagens e em seguida fazer as seguintes perguntas):

 

 

  

Figura 1: Artista faz grafite nos dias atuais                         Figura 2: pintura rupestre Bisonte (c. de 15 mil anos), da Caverna de Altamira, na Espanha

 

 

 

1.      Você sabe o que é expressão artística?

2.      Qual a diferença entre as pinturas encontradas em cavernas e os grafites das ruas?

3.      O que você identifica na 2ª imagem? Com o que ela se parece?

4.      As pessoas que usam as ruas como telas podem ser consideradas artistas?

 

 

 

 

 

O que é Arte Rupestre?

 

       Os seres humanos escolheram as paredes das cavernas como suporte para seus primeiros registros. Daí, a designação de arte rupestre: gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso. Pré-História é como conhecemos o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C.

A Pré-História é, basicamente, dividida entre PaleolíticoMesolítico (período intermediário) e Neolítico

Divisão da Pré-história:

A Pré-História abrange, aproximadamente, um período que se estende de 3 milhões de anos atrás a 3.500 a.C. e é dividida da seguinte maneira:

 

 

 

Paleolítico, neolítico, idade dos metais.

  No período paleolítico o homem é nômade, confecciona seus instrumentos com pedra e argila; vivem da caça e pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o próprio homem em atitudes de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE.

  As pinturas rupestres foram pinturas e desenhos realizados por pessoas da pré-história, nas cavernas e em rochas. Essas pinturas foram produzidas utilizando-se materiais vindos de plantas e de sangue de animais, ou mesmo dos dois. As pinturas rupestres tinham um objetivo registrar grandes acontecimentos como uma caçada, uma reunião. Representavam uma forma de registro e de memória.

  Como tinta usa o carvão, seiva da árvore, terra, sangue e excremento de animais.

 No período NEOLÍTICO o homem cultiva a terra e cria animais. Instala-se em lugares fixos; constroem cabanas para viver e também monumentos e tumbas. Esses monumentos são os DOLMENS, MENIRES e CROMELEQUES.

 

 

DOLMENS: são duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente são os túmulos;

 

MENIRES: são pedras erguidas verticalmente, são estátuas de divindade;

 

CROMLEQUES: são pedras erguidas verticalmente dispostas em círculos, são observatórios astronômicos para estudo do sol.

 

As esculturas eram feitas de osso, madeira, pedra e argila. O tema preferido era a mulher. Eles davam todo realce ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas que são exageradamente volumosas. Confeccionavam também vasos, panelas e recipientes para guardar água e alimentos.

Na Idade dos Metais o homem trabalha com o ferro e cobre. Depois aprendeu a misturar o cobre com o estanho obtendo o bronze.

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Responda em seu caderno.

 

a-    O que é Arte Rupestre?

b-   Como ela se apresenta?

c-    Como se chama o período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita?

d-    Como se divide a PRÉ - HISTÓRIA?

e-    Fale sobre o PERÍODO NEOLÍTICO.

f-     Como o homem da pré-história conseguia as tintas?

g-   Como vive o homem no período neolítico?

h-    O que são dolmens?

i-      O que são os cromleques?

j-      O que são os menires?

k-     Qual era o tema preferido dos escultores e que partes eles

 

2- Agora que você conheceu um pouco da pré-história use sua imaginação crie desenhos utilizando grandes animais, cavernas etc...

 

                                                                      2ºAULA  

 

Arte na Pré-História

 

Verificar como era feita a arte na pré-história

 

1º momento: Ler atenciosamente os textos motivadores, em seguida verificar os conhecimentos produzidos.

 

 

Arte na Pré-História

Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Em geral, compreende pinturas realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas etc.

A arte na Pré-História assumiu características distintas. Os especialistas não sabem ao certo os motivos pelos quais os seres humanos produziam tais objetos artísticos, mas especulam que podem ser um registro artístico apenas como um registro do cotidiano, no sentido da “arte pela arte”. Outros sugerem que poderiam ter uma função ritualística, com o objetivo de integrar o homem com a natureza.

Do período Paleolítico, destacam-se, principalmente, as pinturas rupestres, que eram feitas nas paredes das cavernas que são encontradas em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil. As pinturas rupestres representavam o homem em meio a grandes grupos de animais, simbolizando as caçadas, e representavam também outras cenas do cotidiano humano.

Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, predominam as figuras femininas com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

No período Mesolítico a arte tornou-se conceitual e racionalista, baseada no geométrico e no abstrato.  No Levante espanhol grupos humanos deixaram pinturas mais esquemáticas tratando cenas mais complexas de caça, de danças e ritos mágicos.

O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo e passou a ser sedentário, fixando-se a terra, criando as primeiras aldeias e cidades.

 

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

 

1.    A pintura rupestre ao lado, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

 

 

 

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.

c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

 

2.  A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres:

 

a) O retrato das famílias, feito de forma realista, com o uso de carvão.

b) A descrição de cenas relacionadas com a vida política da pólis.

c) A descrição das trocas comercias intercontinentais.

d) A descrição de cenas de caça, rituais e símbolos cosmológicos.

e) O retrato das personalidades da tribo.

 

Materiais mais usados para “pintura rupestre”

3ºAULA: Apresentar os materiais usados nas pinturas Rupestres;

 

 

 

  1. Pintura Rupestre Materiais mais usados para “pintura rupestre”: sangue, argila, excrementos, látex de plantas, e gordura. •A cor era obtida misturando-se o pó de rochas com destaque para o óxido de ferro, que tenha coloração vermelho-alaranjado.
  2. Pintavam com os dedos e também com pincéis, que eram feitos de tocos de madeira.
  3. “São nas cavernas que encontramos verdadeiros “salões de arte”“.

 

1º momento: Entender como funcionava a produção das pinturas rupestres, e onde estão localizadas os Sítios Arqueológicos.

 

Como era feito as pinturas rupestres?

 

        A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos. Em outros casos, suas mãos serviam como uma espécie de carimbo nas paredes.

 

     Em muitos países do mundo encontram-se cavernas com pinturas rupestres, uma das mais famosas cavernas – Lascaux – localiza-se ao sul da França e foi descoberta em 1940 por um grupo de jovens. Desde então vários historiadores a visitaram com a intenção de estuda-la e descreve-la. Pesquisas sugerem que esses desenhos datam de aproximadamente 17.000 anos atrás, embora existam outras pinturas rupestres muito mais antigas como as encontradas na gruta de El Castillo, na Espanha que datam de 40.000 anos atrás.

 

No Brasil também é possível encontrar manifestação de pinturas rupestres por todo território nacional. Um dos mais estudados e importante sítio arqueológico fica no Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí. Tem o maior acervo do continente americano e é, assim como a caverna de Lascaux na França, considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Imagem: A caverna de Lascaux na França.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oque são Sítios Arqueológicos Brasileiros?

 

 Um sítio arqueológico no Brasil é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento histórico da região. Existem sítios arqueológicos em todas as partes do mundo e no Brasil não é diferente.

 

https://www.adventureclub.com.br/blog/curiosidades/quais-sao-os-principais-sitios-arqueologicos-do-brasil/acesso 08/06/2021

 

 

 

 

Onde encontra-los?

 

ATIVIDADE

 

1.      O que é sítio arqueológico?

2.      Em quais regiões do Brasil estão localizados os principais sítios arqueológicos?

3.      Cite o sítio arqueológico brasileiro que é considerado patrimônio cultural pela UNESCO?

4.      Cite o sítio arqueológico que está localizado no mesmo local onde foi descoberto o crânio de Luzia, considerada a primeira brasileira?

5.      Cite alguns vestígios de passagem deixados pelos homens paleolíticos sul americano e pelos homens neolíticos em geral?  

 

 

 

2º momento: Conhecer e produzir tintas ecológicas que possam ser usadas nas pinturas. (Sugerimos fazer um paralelo com as tintas que eram usadas nas artes rupestres)

 

O que é uma tinta ecológica?

A tinta ecológica, ao contrário da maioria das tintas disponíveis no mercado, não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo e são formuladas com matérias-primas naturais.

Uma pintura com tintas convencionais pode trazer sérios problemas para pessoas alérgicas ou crianças, devido aos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que estão presentes nessas tintas. Os COVs, além de serem danosos à saúde, são fontes de poluição atmosférica e influem diretamente na qualidade do ar onde são aplicados.

Existem três tipos de tintas ecológicas: as minerais, vegetais e com insumos animais. 

 Quanto aos pigmentos possíveis de se usar – não tóxicos e sem metais pesados

– estão os derivados de plantas e vegetais, óxido de ferro, insetos e minerais (encontrados em lojas de artesanato na forma de pó).

Já os ligantes podem ser feitos com amido, óleo de linhaça ou caseína.

A argila pode ser utilizada como enchimento já que, uma vez emparelhada com farinha, reforça a capacidade de ligação do amido, além de ser um material de fácil acesso e, é claro, ecológico.

Como fazer uma tinta ecológica:

ATIVIDADE:  É HORA DE POR A MÃO NA TINTA

1)    Na aula de hoje, reuniremos os materiais necessários para se ter uma tinta ecológica.

IMPORTANTE: Não prepare a tinta caso não for usar no mesmo dia, pois os ingredientes são naturais e podem ter reações na cor da tinta

Modo de fazer:

- Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros,

– 06 a 08 kg de terra argilosa,

– Dez litros de água,

- 01 kg de cola branca e pigmentos diversos (urucum, areia, açafrão…).

É preciso misturar a água e a terra e, posteriormente, peneirar.

Depois, é preciso acrescentar a cola, misturar novamente e adicionar os pigmentos escolhidos para dar a cor. A textura da tinta pode ficar mais fina se peneirar novamente.

Outra opção é utilizar a cal, um dos materiais mais antigos para pintura que não contém insumos tóxicos. Quando misturada à água, a cal obtém um branco perfeito. É indicada para locais fechados e não devem ser aplicada em superfícies lisas.

O importante é testar a criatividade até chegar ao resultado desejado. É válido ressaltar que a tinta ecológica deve ser utilizada logo após a sua mistura, devido aos ingredientes alimentares na sua composição.

 

                                                      4ºAula

 

 Confeccionar um infográfico sobre as artes rupestres. 

 

1º momento:

 

Ø  Entender o que é infográfico

 

 

 

Um infográfico é uma coleção de imagens, gráficos e mínimo de texto que fornece uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto.

 

Como usar?

Os infográficos mais visualmente únicos e criativos são frequentemente os mais eficazes, pois eles chamam a nossa atenção e não permitem que ela se disperse.

Mas é importante lembrar que os recursos visuais de um infográfico devem fazer mais do que estimular e engajar. Eles devem nos ajudar a entender e lembrar o conteúdo do infográfico

 

2º Momento: Usar o conceito de infográfico para produzir um cartaz que contenha informações sobre a arte rupestre.  (Sugerimos fazer uma exposição online dos infográficos adaptados)

 

ATIVIDADE

   Vimos que o infográfico serve para fornecer uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto. Pensando nisso, imagine-se fazendo parte da descoberta de novas artes rupestres em sua cidade:

Qual a sua missão?

1)    Você deve reproduzir em um cartaz, um infográfico sobre as artes rupestres e o período da Pré-história.

2)    Para isso, utilize cartolina, tinta sustentável (produzida nas aulas anteriores), canetas, marcadores e o que mais sua criatividade permitir.

3)    Você pode usar todas o conhecimento produzido até aqui para informar as pessoas do que se trata as artes rupestres. Além disso, lembre-se que o infográfico deve prender a atenção de quem o verá (nesse caso a professora e os demais colegas)

 

 

Atenção: acesse o site disponível com a sugestão apresentada.

https://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1RDNSZ7MQ-1D85T4V-1C0/1RDNQ9B3XILBWT63I5VItextIhtml

http://fazerhistoria.com.br/infografico-linha-do-tempo-da-pre-historia/

acessado em 08/06/2021

 

 

 

                                                   INSPIRAÇÃO

 

 

 

Referências : Acessados em 08/06/2021

http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/64509-pichacao-e-grafite--formas-deexpressao-que-vem-da-rua.html

https://novaescola.org.br/conteudo/5554/arte-rupestre--as-diferentes-marcas-deixadas-pelo-homem-pre-historico

http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/ 

https://dicaseuropa.com.br/2014/01/cavernas-de-lascaux-franca.html

https://sustentarqui.com.br/tinta-ecologica-como-fazer/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show;(   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário