SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Sustentabilidade
no sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para vida” Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto
do conhecimento: Contexto
e práticas/ Materialidades/ Processos de criação – Pré- História: Arte Rupestre/ Expressões e
Registros - Pintura Rupestre pelo Mundo |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano:
8º ano Período: 14/06 a 03/07/2021 Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI16) Discutir
inciativas que contribua para reestabelecer o equilíbrio ambiental a partir
da identificação de alterações climáticas, regionais e globais provocadas
pela intervenção humana. (EF15AR25) Conhecer e
valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas,
em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e
repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF05HI01)
Identificar os processos de formação das culturas e dos povos,
relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no
cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
Informações
para os alunos: -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula)
1ª AULA Trazer os períodos da Pré-história, e suas características
(Divisão da Pré-História; Marcas deixadas pelos homens Pré-histórico) 1º Momento: Levantamento de
conhecimento prévio: (sugerimos
apresentar as imagens e em seguida fazer as seguintes perguntas): Figura 1: Artista faz grafite nos dias atuais Figura 2: pintura
rupestre Bisonte (c. de 15 mil anos), da Caverna de Altamira, na Espanha 1. Você sabe o que é expressão
artística? 2. Qual a diferença entre as
pinturas encontradas em cavernas e os grafites das ruas? 3. O que você identifica na 2ª
imagem? Com o que ela se parece? 4. As pessoas que usam as ruas
como telas podem ser consideradas artistas? O que é Arte Rupestre?
Os seres humanos escolheram as paredes das cavernas como suporte para
seus primeiros registros. Daí, a designação de arte rupestre: gravação,
traçado e pintura sobre suporte rochoso. A Pré-História é
como conhecemos o período que acompanha a evolução humana a partir do momento
que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o
surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C. A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período
intermediário) e Neolítico. Divisão da Pré-história: A Pré-História abrange,
aproximadamente, um período que se estende de 3 milhões de anos atrás a 3.500 a.C. e é
dividida da seguinte maneira: Paleolítico, neolítico, idade dos metais. No
período paleolítico o homem é nômade, confecciona seus instrumentos com pedra
e argila; vivem da caça e pesca. Pintam nas paredes das cavernas animais e o
próprio homem em atitudes de caça. Este tipo de pintura chama-se ARTE RUPRESTRE. As pinturas rupestres foram pinturas e
desenhos realizados por pessoas da pré-história, nas cavernas e em rochas.
Essas pinturas foram produzidas utilizando-se materiais vindos de plantas e
de sangue de animais, ou mesmo dos dois. As pinturas rupestres tinham um
objetivo registrar grandes acontecimentos como uma caçada, uma reunião.
Representavam uma forma de registro e de memória. Como tinta usa o carvão, seiva da árvore,
terra, sangue e excremento de animais. No período NEOLÍTICO o homem cultiva a terra e cria animais. Instala-se em
lugares fixos; constroem cabanas para viver e também monumentos e tumbas.
Esses monumentos são os DOLMENS, MENIRES e CROMELEQUES. DOLMENS:
são duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente
são os túmulos; MENIRES:
são pedras erguidas verticalmente, são estátuas de divindade; CROMLEQUES: são pedras erguidas verticalmente dispostas em círculos, são
observatórios astronômicos para estudo do sol. As esculturas
eram feitas de osso, madeira, pedra e argila. O tema preferido era a mulher.
Eles davam todo realce ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas que são
exageradamente volumosas. Confeccionavam também vasos, panelas e recipientes
para guardar água e alimentos. Na Idade dos
Metais o homem trabalha com o ferro e cobre. Depois aprendeu a misturar o
cobre com o estanho obtendo o bronze. ATIVIDADE
DE FIXAÇÃO 1. Responda em seu
caderno. b- Como ela se apresenta? c- Como se chama o período que vai do aparecimento do homem
até a invenção da escrita? d- Como
se divide a PRÉ - HISTÓRIA? e- Fale sobre o PERÍODO NEOLÍTICO. f- Como o homem da pré-história conseguia as tintas? g- Como vive o homem no período neolítico? h- O
que são dolmens? i- O
que são os cromleques? j- O
que são os menires? k- Qual
era o tema preferido dos escultores e que partes eles 2- Agora que você conheceu um pouco da
pré-história use sua imaginação crie desenhos utilizando grandes animais,
cavernas etc...
2ºAULA Arte na Pré-História Verificar como era feita a arte na pré-história 1º momento: Ler atenciosamente os textos motivadores, em seguida
verificar os conhecimentos produzidos. Arte na Pré-História Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção
vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico,
Neolítico e Idade dos Metais. Em geral, compreende pinturas realizadas em
cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas etc. A arte na Pré-História assumiu características distintas. Os
especialistas não sabem ao certo os motivos pelos quais os seres humanos
produziam tais objetos artísticos, mas especulam que podem ser um registro
artístico apenas como um registro do cotidiano, no sentido da “arte pela
arte”. Outros sugerem que poderiam ter uma função ritualística, com o
objetivo de integrar o homem com a natureza. Do período Paleolítico,
destacam-se, principalmente, as pinturas rupestres, que eram feitas nas
paredes das cavernas que são encontradas em diversos locais do mundo,
inclusive no Brasil. As pinturas rupestres representavam o homem em meio a
grandes grupos de animais, simbolizando as caçadas, e representavam também
outras cenas do cotidiano humano. Os artistas do
Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na
pintura quanto na escultura, predominam as figuras femininas com a cabeça
surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e
grandes nádegas. No período Mesolítico a
arte tornou-se conceitual e racionalista, baseada no geométrico e no
abstrato. No Levante espanhol grupos
humanos deixaram pinturas mais esquemáticas tratando cenas mais complexas de
caça, de danças e ritos mágicos. O homem do Neolítico
desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as
primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo e passou
a ser sedentário, fixando-se a terra, criando as primeiras aldeias e cidades. ATIVIDADES DE
FIXAÇÃO 1.
A pintura
rupestre ao lado, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa: a) o conflito entre os povos indígenas e
os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um
povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos
que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios
de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes
grupos paleoíndios da América durante o período colonial. 2. A arte rupestre possui a característica
de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses
elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres: a) O retrato das famílias, feito de forma
realista, com o uso de carvão. b) A descrição de cenas relacionadas com
a vida política da pólis. c) A descrição das trocas comercias
intercontinentais. d) A descrição de cenas de caça, rituais
e símbolos cosmológicos. e) O retrato das personalidades da
tribo. Materiais mais usados para
“pintura rupestre”
1º momento: Entender como funcionava a
produção das pinturas rupestres, e onde estão localizadas os Sítios Arqueológicos.
Como era feito as pinturas rupestres? A
maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e
terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais
selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos
abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as
próprias mãos. Em outros casos, suas mãos serviam como uma espécie de carimbo
nas paredes. Em
muitos países do mundo encontram-se cavernas com pinturas rupestres, uma das
mais famosas cavernas – Lascaux – localiza-se ao sul da França e foi
descoberta em 1940 por um grupo de jovens. Desde então vários historiadores a
visitaram com a intenção de estuda-la e descreve-la. Pesquisas sugerem que
esses desenhos datam de aproximadamente 17.000 anos atrás, embora existam
outras pinturas rupestres muito mais antigas como as encontradas na gruta de
El Castillo, na Espanha que datam de 40.000 anos atrás. No Brasil também é possível
encontrar manifestação de pinturas rupestres por todo território nacional. Um
dos mais estudados e importante sítio arqueológico fica no Parque Nacional da
Serra da Capivara no Piauí. Tem o maior acervo do continente americano e é,
assim como a caverna de Lascaux na França, considerado Patrimônio Mundial da
Unesco. Imagem:
A caverna de Lascaux na França. Oque são Sítios
Arqueológicos Brasileiros? Um sítio
arqueológico no Brasil é um local onde é possível encontrar evidências de
atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas,
túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento
histórico da região. Existem sítios arqueológicos em todas as partes do mundo
e no Brasil não é diferente. Onde encontra-los?
ATIVIDADE 1. O que é sítio arqueológico? 2. Em quais regiões do Brasil
estão localizados os principais sítios arqueológicos? 3. Cite o sítio arqueológico
brasileiro que é considerado patrimônio cultural pela UNESCO? 4. Cite o sítio arqueológico que
está localizado no mesmo local onde foi descoberto o crânio de Luzia,
considerada a primeira brasileira? 5. Cite alguns vestígios de
passagem deixados pelos homens paleolíticos sul americano e pelos homens
neolíticos em geral? 2º momento: Conhecer e produzir tintas
ecológicas que possam ser usadas nas pinturas. (Sugerimos
fazer um paralelo com as tintas que eram usadas nas artes rupestres) O que é uma tinta ecológica?
A tinta
ecológica, ao contrário da maioria das tintas disponíveis no mercado, não
contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo e são formuladas com
matérias-primas naturais.
Uma pintura com tintas convencionais pode trazer sérios
problemas para pessoas alérgicas ou crianças, devido aos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que
estão presentes nessas tintas. Os COVs, além de serem danosos à saúde, são
fontes de poluição atmosférica e influem diretamente na qualidade do ar onde
são aplicados. Existem três tipos de tintas ecológicas: as
minerais, vegetais e com insumos animais. Quanto aos pigmentos possíveis de se usar – não
tóxicos e sem metais pesados – estão os derivados de plantas e vegetais, óxido de
ferro, insetos e minerais (encontrados em lojas de artesanato na forma de
pó). Já os ligantes podem ser feitos com amido, óleo de
linhaça ou caseína. A argila pode ser utilizada como enchimento já que, uma
vez emparelhada com farinha, reforça a capacidade de ligação do amido, além
de ser um material de fácil acesso e, é claro, ecológico.
ATIVIDADE:
É HORA DE POR A MÃO NA TINTA 1) Na
aula de hoje, reuniremos os materiais necessários para se ter uma tinta
ecológica. IMPORTANTE:
Não prepare a tinta caso não for usar no mesmo dia, pois os ingredientes são
naturais e podem ter reações na cor da tinta Modo de fazer: - Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros, – 06 a 08 kg de terra argilosa, – Dez litros de água, - 01 kg de cola branca e pigmentos diversos (urucum,
areia, açafrão…). É preciso misturar a água e a terra e, posteriormente,
peneirar. Depois, é preciso acrescentar a cola, misturar
novamente e adicionar os pigmentos escolhidos para dar a cor. A textura da
tinta pode ficar mais fina se peneirar novamente. Outra opção é utilizar a cal, um dos materiais mais
antigos para pintura que não contém insumos tóxicos. Quando misturada à água,
a cal obtém um branco perfeito. É indicada para locais fechados e não devem
ser aplicada em superfícies lisas. O importante é testar a criatividade até chegar ao
resultado desejado. É
válido ressaltar que a tinta ecológica deve ser utilizada logo após a sua
mistura, devido aos ingredientes alimentares na sua composição.
4ºAula Confeccionar
um infográfico sobre as artes rupestres. 1º momento: Ø Entender o que é infográfico Um
infográfico é uma coleção de imagens, gráficos e mínimo de texto
que fornece uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto. Como usar? Os infográficos mais visualmente
únicos e criativos são frequentemente os mais eficazes, pois eles chamam a
nossa atenção e não permitem que ela se disperse. Mas é importante lembrar que os
recursos visuais de um infográfico devem fazer mais do que estimular e
engajar. Eles devem nos ajudar a entender e lembrar o conteúdo do infográfico 2º Momento: Usar o conceito de infográfico para
produzir um cartaz que contenha informações sobre a arte rupestre. (Sugerimos fazer uma
exposição online dos infográficos adaptados) ATIVIDADE Vimos que o infográfico serve para
fornecer uma visão geral e fácil de entender a respeito de um assunto.
Pensando nisso, imagine-se fazendo parte da descoberta de novas artes
rupestres em sua cidade: Qual a sua missão? 1) Você deve reproduzir em um cartaz, um
infográfico sobre as artes rupestres e o período da Pré-história. 2) Para isso, utilize cartolina, tinta
sustentável (produzida nas aulas anteriores), canetas, marcadores e o que
mais sua criatividade permitir. 3) Você pode usar todas o conhecimento
produzido até aqui para informar as pessoas do que se trata as artes
rupestres. Além disso, lembre-se que o infográfico deve prender a atenção de
quem o verá (nesse caso a professora e os demais colegas) Atenção: acesse
o site disponível com a sugestão apresentada. https://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1RDNSZ7MQ-1D85T4V-1C0/1RDNQ9B3XILBWT63I5VItextIhtml http://fazerhistoria.com.br/infografico-linha-do-tempo-da-pre-historia/ acessado em
08/06/2021 INSPIRAÇÃO Referências : Acessados
em 08/06/2021 http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/ https://dicaseuropa.com.br/2014/01/cavernas-de-lascaux-franca.html https://sustentarqui.com.br/tinta-ecologica-como-fazer/ |
|
RECURSOS:( ) Livro didático; ( ) Data show;( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; (x ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário