8ºANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

 Tema: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (Dançe essa Emoção- Região Centro Oeste)

   Objeto do conhecimento:  Contextos e práticas, Elementos da linguagem, Processos de criação

 

Unidade Temática: Dança

Ano: 8º                                                       Período:19/04 a 23/04/2021           Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª AULA: Danças

 

1º Momento:

Levantamento de Conhecimento Prévio

 

Ø  Você já foi a um show de dança?

Ø  Quais sentimentos a dança te traz?

 

 O ser humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de se expressar através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como expressão artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças criadas no movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e criatividade. A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um meio de entretenimento e, muitas vezes, de interação social. Assim como outras manifestações da arte, a dança consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo específico, assim como traduzir em gestos uma enorme gama de emoções e sentimentos. Existem 9 estilos de dança mais conhecidos no Brasil e no mundo: Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna, Street dance (Dança de Rua), Dança clássica (Ballet), Dança de salão, Dança Clássica Indiana, Danças africanas, Samba, Dança do ventre (Bellydance).  A dança que é realizada atualmente é chamada de dança contemporânea. Assim como outras manifestações da arte contemporânea, a dança hoje traz diversas referências e inspirações, despontando por volta da década de 60. Entretanto, o mais importante é que a dança contemporânea pode ser entendida como uma expressão que busca a consciência corporal, se importando com questões que vão além de aspectos técnicos e valorizando a criatividade e a improvisação.

Ampliando o conhecimento, segue um vídeo: (Danças)https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY

2º Momento:

                                                  ATIVIDADE

1-    Qual o nome que se dá a dança que surgem sem preparo prévio, mas com sentimento e criatividade?

2-    Quais são os tipos de danças que você conhece? Qual você gosta de dançar?

3-    Pesquise sobre os 9 estilos de dança que cita no texto acima!

4-    Segundo o vídeo que você acabou de assistir, como era realizados os eventos importantes no Egito?

5-    Ainda sobre o vídeo, você acha que na dança cada pessoa tem o seu jeito de se expressar? Mesmo dançando a mesma música?

6-    Como era considerada e qual a importância da dança nas civilizações antigas? ( explicação no vídeo)

7-    Você acha que a dança faz parte da vida das pessoas desde criança? Explique sua resposta.

 

3º Momento:

 

Marque a resposta correta!

 

2ª AULA: DANÇA REGIÃO CENTRO OESTE

1º Momento:

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais e/ou locais.

Siriri Dança de pares com formação em círculo ou fileira. Na dança de roda a coreografia básica consiste em movimentar-se em círculo, batendo-se as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda. Enquanto gira a roda, os dançarinos vão respondendo aos tocadores, que conduzem o canto. Os instrumentos musicais utilizados são viola de cocho e ganzá, tocados por homens que improvisam toadas em tons de desafio. O siriri é descrito como uma dança circunscrita à região mato-grossense, e é dançada aos pares, em roda e fileiras, ao som de reco-reco, viola de cocho e tambor4 (Cascudo, 2001:639).

 Felícitas (1958) descreve como deve ser a indumentária do siriri: os cavalheiros normalmente trajam calças cumpridas e camisas coloridas, enquanto as damas usam grandes saias estampadas com tonalidades alegres, à moda da região do Mato Grosso, além disso, outro acessório comum é a flor no cabelo das mulheres. Os instrumentos musicais utilizados são viola de cocho e ganzá, tocados por homens que improvisam toadas em tons de desafio. O siriri é descrito como uma dança circunscrita à região mato-grossense, e é dançada aos pares, em roda e fileiras, ao som de reco-reco, viola de cocho e tambor4 (Cascudo, 2001:639).

 

Para aprofundar o conhecimento, segue o vídeo

SIRIRI Apresentação Palco Principal - Flor Ribeirinha:  https://www.youtube.com/watch?v=hy74ZczEXVA

 

2º Momento:

                                                                   ATIVIDADE

 

1-    Como são chamados os tocadores de siriri?

2-    Qual é a origem da dança do siriri?

3-    Ao observar o vídeo o que mais te chamou a atenção?

4-    Quais são os instrumentos do siriri? O que você sentiu ao ouvi-lá

5-    Descreva a vestimenta tradicionalmente usada para a dança do siriri.

6-    Você conhece outras danças da região centro oeste?

 

3º Momento:

 Pesquise qual o significado das palavras:

1-    Siriri-

2-    Viola de cocho-

3-    Circunscrita-

4º Momento:

1-    Faça uma releitura da viola de cocho, capriche!

 

 

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

                                                                                                           Tiago 1:12

Fonte de Pesquisa: Acessado em 16/04/2021

https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7a+sisiri&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&ei

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo

https://www.culturagenial.com/historia-da-danca-ao-longo-do-tempo/

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário