SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: AS COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (Dançe essa Emoção- Região Centro
Oeste) |
Objeto do conhecimento: Contextos e práticas, Elementos da linguagem, Processos de
criação |
Unidade Temática: Dança Ano: 8º Período:19/04 a 23/04/2021 Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas
e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea. (EF69AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. (EF69AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento
como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança
de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica. (EF69AR15) Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando estereótipos e preconceitos. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação
da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais,
econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios,
produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: Danças 1º Momento: Levantamento de Conhecimento Prévio Ø Você
já foi a um show de dança? Ø Quais
sentimentos a dança te traz? O ser humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de
se expressar através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como
expressão artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos
previamente estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças
criadas no movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e
criatividade. A dança é uma das três
principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No
antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em
homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos
jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um
meio de entretenimento e, muitas vezes, de interação social. Assim como
outras manifestações da arte, a dança consegue, em alguns casos, transmitir
valores culturais de um povo específico, assim como traduzir em gestos uma
enorme gama de emoções e sentimentos. Existem 9
estilos de dança mais conhecidos no Brasil e no mundo: Dança contemporânea. A dança contemporânea
é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna,
Street dance (Dança de Rua), Dança clássica (Ballet),
Dança de salão, Dança Clássica Indiana, Danças africanas,
Samba, Dança do ventre (Bellydance). A dança que é realizada atualmente é
chamada de dança contemporânea. Assim como outras manifestações da arte
contemporânea, a dança hoje traz diversas referências e inspirações,
despontando por volta da década de 60. Entretanto, o mais importante é que a
dança contemporânea pode ser entendida como uma expressão que busca a
consciência corporal, se importando com questões que vão além de aspectos
técnicos e valorizando a criatividade e a improvisação. Ampliando o conhecimento,
segue um vídeo: (Danças)https://www.youtube.com/watch?v=ape7gCpK0RY 2º Momento:
ATIVIDADE 1- Qual o nome que se dá a
dança que surgem sem preparo prévio, mas com sentimento e criatividade? 2- Quais são os tipos de
danças que você conhece? Qual você gosta de dançar? 3- Pesquise sobre os 9
estilos de dança que cita no texto acima! 4- Segundo o vídeo que você
acabou de assistir, como era realizados os eventos importantes no Egito? 5- Ainda sobre o vídeo, você
acha que na dança cada pessoa tem o seu jeito de se expressar? Mesmo dançando
a mesma música? 6- Como era considerada e
qual a importância da dança nas civilizações antigas? ( explicação no vídeo) 7- Você acha que a dança faz
parte da vida das pessoas desde criança? Explique sua resposta. 3º Momento: Marque a resposta correta! 2ª AULA: DANÇA
REGIÃO CENTRO OESTE 1º Momento: Entende-se por Danças Folclóricas as expressões
populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem
sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu
elemento definidor. Existe grande número delas no Brasil. Para a organização
do inventário que se segue, foi necessária uma seleção, aqui definida pelos
critérios de abrangência nacional e por algumas particularidades, regionais
e/ou locais. Siriri Dança de
pares com formação em círculo ou fileira. Na dança de roda a
coreografia básica consiste em movimentar-se em círculo, batendo-se as mãos
espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda. Enquanto
gira a roda, os dançarinos vão respondendo aos tocadores, que conduzem o
canto. Os instrumentos musicais utilizados são viola de cocho e ganzá, tocados
por homens que improvisam toadas em tons de desafio. O siriri é descrito como
uma dança circunscrita à região mato-grossense, e é dançada aos pares, em
roda e fileiras, ao som de reco-reco, viola de cocho e
tambor4 (Cascudo, 2001:639). Felícitas (1958) descreve como deve ser a
indumentária do siriri: os cavalheiros normalmente trajam calças
cumpridas e camisas coloridas, enquanto as damas usam grandes saias
estampadas com tonalidades alegres, à moda da região do Mato Grosso, além
disso, outro acessório comum é a flor no cabelo das mulheres. Os instrumentos
musicais utilizados são viola de cocho e ganzá, tocados
por homens que improvisam toadas em tons de desafio. O siriri é descrito como
uma dança circunscrita à região mato-grossense, e é dançada aos pares, em
roda e fileiras, ao som de reco-reco, viola de cocho e
tambor4 (Cascudo, 2001:639). Para aprofundar o conhecimento, segue o vídeo SIRIRI Apresentação Palco Principal - Flor Ribeirinha: https://www.youtube.com/watch?v=hy74ZczEXVA 2º Momento:
ATIVIDADE 1-
Como
são chamados os tocadores de siriri? 2-
Qual
é a origem da dança do siriri? 3-
Ao
observar o vídeo o que mais te chamou a atenção? 4-
Quais
são os instrumentos do siriri? O que você sentiu ao ouvi-lá 5-
Descreva
a vestimenta tradicionalmente usada para a dança do siriri. 6-
Você
conhece outras danças da região centro oeste? 3º Momento: Pesquise qual o significado das
palavras: 1-
Siriri- 2-
Viola
de cocho- 3-
Circunscrita- 4º Momento: 1- Faça uma releitura da viola de cocho,
capriche! Feliz é aquele que nas aflições continua
fiel! Porque depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a
vida que Deus promete aos que o amam.
Tiago 1:12 Fonte de Pesquisa:
Acessado em 16/04/2021 https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7a+sisiri&rlz=1C1GCEA_enBR930BR932&ei http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo https://www.culturagenial.com/historia-da-danca-ao-longo-do-tempo/ |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário