7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema Intercurricular:.Leitura
e escrita; Itamaraju em foco (Desenho e composição
nas artes) |
Tema
Contemporâneo Integrador: Diversidade cultural |
Unidade
Temática: Artes Visuais
Ano:8º Período: 22/08 a 06/09/2024 Aulas: 04 |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 2.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 3.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 2. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 3.
Desenvolvimento
de um estilo pessoal e voz artística. 4. Uso do desenho como meio de expressão de
ideias, emoções e narrativas. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
Aula 1: Simetria – Páginas
140 e 141 (superação, arte, 8º ano) |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas/ Processo de criação |
Metodologia: Aprendizagem prática. Essas abordagens
enfatizam a participação ativa dos estudantes na criação e produção de arte,
permitindo que eles desenvolvam habilidades práticas e criativas através da
experiência direta. Isso pode incluir atividades como a criação de obras de
arte, design gráfico, teatro, música, e outros tipos de expressão artística. |
Habilidade: (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e
analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em
obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas
quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais
(cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de
textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Leitura acompanhada
pelos estudantes dos textos das páginas 140 e 141 do livro didático. 2ºMomento: O professor deve
esclarecer o conceito de simetria usando as imagens do livro e se possível o
quadro para dar exemplos. 3ªMomento: O professor deverá
envolver a turma em alguma prática que dependa de simetria para ocorrer ou
que torne visual o conceito de simetria. Exemplos sugeridos: 1- Com o uso de um aplicativo de edição de imagens
para redes sociais, tirar fotografia de apenas um lado do rosto dos
estudantes, em seguida usar a função espelhar. A turma deverá perceber que o
rosto humano normalmente não possui simetria perfeita através da imagem
distorcida no aplicativo. (Essa atividade também pode ser realizada com o
uso de um espelho centralizado no rosto) 2 –
Pedir aos estudantes que usem papel e tesoura para fazer uma cadeia de
bonecos de papel. Eles deverão recortar e analisar se o resultado ficou
simétrico ou assimétrico. |
Aula 2: Equilíbrio – Páginas
144 e 145 (superação, arte, 8º ano) |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas |
Metodologia: Tarefa de assimilação do objeto de conhecimento
(Essa metodologia visa promover a assimilação e a compreensão do conteúdo de
forma eficiente e eficaz, levando em consideração as características
individuais dos estudantes e os objetivos educacionais estabelecidos) |
Habilidade: (EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance, etc.). (EF69AR06) Desenvolver os
processos de criação em artes visuais, com base em temas e interesse
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07) Dialogar com
princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: É interessante iniciar
a aula a partir da leitura dos textos das páginas 144 e 145 do livro didático,
pausando sempre que necessário para garantir que todos compreendam o conceito
de equilíbrio por percepção e não físico apenas. 2ºMomento: O professor deverá
apresentar objetos de tamanhos e cores variados e pedir para que os
estudantes desenhem em seu caderno analisando o peso visual de cada objeto em
sua composição. 3ºMomento: Para finalizar,
discuta em sala sobre a percepção de equilíbrio nos desenhos feitos. Houve
muita diferença visual entre os objetos desenhados? Ficou desproporcional?
Houve equilíbrio? Percebeu-se a simetria em algum desenho? |
Aula 3:
Cores quentes e frias – Páginas 148 e 149. (Superação, arte, 8º ano) |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia:
Leitura de
aprofundamento e revisando as cores. |
Habilidade:
(EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance, etc.). (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: O professor deverá
mostrar aos estudantes o círculo cromático da página 148 e utilizá-lo para
relembrar os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias, além de
cores complementares e análogas. 2ºMomento: Com ajuda do texto da
página 149 do livro didático, explique o conceito e dê exemplos de cores
quentes e frias. 3ºMomento: Peça aos estudantes
para responderem as atividades 5 e 6 da página 149 do livro didático, em
seguida discuta as respostar com os estudantes. |
Aula 4: Produção artística –
Quadro. |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Aula prática.. |
Habilidade: (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala,
dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções
artísticas. (EF69AR07) Dialogar com princípios
conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de
criação nas suas produções visuais. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: A atividade consiste
na produção de um quadro usando somente desenho a lápis. Os estudantes
poderão fazer reproduções de obras o elaborar composições de paisagens ou
objetos que possam ser expostos ao público. A tarefa poderá ser realizada em
grupos pequenos desde que todos os alunos tenham participação prática no
desenho. Se necessário mostre o vídeo de um passo-a-passo link: https://youtu.be/taJAledpu60?si=wbsUGX5DBmxlXJAa 2ºMomento: Analisar com os
estudantes os conceitos aplicados nos quadros de equilíbrio, simetria e peso
visual da imagem produzida. 3ºMomento: Organizar exposição
dos trabalhos na escola. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário