7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 8ºANO

 

                                                   7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular:.Leitura e escrita; Itamaraju em foco (Desenho e composição nas artes)

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Artes Visuais          Ano:8º            Período: 22/08 a 06/09/2024        Aulas: 04

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

2. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

3. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

2. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

3. Desenvolvimento de um estilo pessoal e voz artística.

4. Uso do desenho como meio de expressão de ideias, emoções e narrativas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

Aula 1: Simetria – Páginas 140 e 141 (superação, arte, 8º ano)

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Processo de criação

Metodologia:

Aprendizagem prática. Essas abordagens enfatizam a participação ativa dos estudantes na criação e produção de arte, permitindo que eles desenvolvam habilidades práticas e criativas através da experiência direta. Isso pode incluir atividades como a criação de obras de arte, design gráfico, teatro, música, e outros tipos de expressão artística.

Habilidade:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.                        

Desenvolvimento:

1ºMomento: Leitura acompanhada pelos estudantes dos textos das páginas 140 e 141 do livro didático.

2ºMomento: O professor deve esclarecer o conceito de simetria usando as imagens do livro e se possível o quadro para dar exemplos.

3ªMomento: O professor deverá envolver a turma em alguma prática que dependa de simetria para ocorrer ou que torne visual o conceito de simetria. Exemplos sugeridos:

1- Com o uso de um aplicativo de edição de imagens para redes sociais, tirar fotografia de apenas um lado do rosto dos estudantes, em seguida usar a função espelhar. A turma deverá perceber que o rosto humano normalmente não possui simetria perfeita através da imagem distorcida no aplicativo.

(Essa atividade também pode ser realizada com o uso de um espelho centralizado no rosto)

2 – Pedir aos estudantes que usem papel e tesoura para fazer uma cadeia de bonecos de papel. Eles deverão recortar e analisar se o resultado ficou simétrico ou assimétrico.

 

Aula 2: Equilíbrio – Páginas 144 e 145 (superação, arte, 8º ano)

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Tarefa de assimilação do objeto de conhecimento (Essa metodologia visa promover a assimilação e a compreensão do conteúdo de forma eficiente e eficaz, levando em consideração as características individuais dos estudantes e os objetivos educacionais estabelecidos)

Habilidade:

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.).

(EF69AR06) Desenvolver os processos de criação em artes visuais, com base em temas e interesse artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

 

Desenvolvimento:

1ºMomento: É interessante iniciar a aula a partir da leitura dos textos das páginas 144 e 145 do livro didático, pausando sempre que necessário para garantir que todos compreendam o conceito de equilíbrio por percepção e não físico apenas.

2ºMomento: O professor deverá apresentar objetos de tamanhos e cores variados e pedir para que os estudantes desenhem em seu caderno analisando o peso visual de cada objeto em sua composição.

3ºMomento: Para finalizar, discuta em sala sobre a percepção de equilíbrio nos desenhos feitos. Houve muita diferença visual entre os objetos desenhados? Ficou desproporcional? Houve equilíbrio? Percebeu-se a simetria em algum desenho?

 

Aula 3: Cores quentes e frias – Páginas 148 e 149. (Superação, arte, 8º ano)

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Leitura de aprofundamento e revisando as cores.

Habilidade:

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.).

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Desenvolvimento:

1ºMomento: O professor deverá mostrar aos estudantes o círculo cromático da página 148 e utilizá-lo para relembrar os conceitos de cores primárias, secundárias e terciárias, além de cores complementares e análogas.

2ºMomento: Com ajuda do texto da página 149 do livro didático, explique o conceito e dê exemplos de cores quentes e frias.

3ºMomento: Peça aos estudantes para responderem as atividades 5 e 6 da página 149 do livro didático, em seguida discuta as respostar com os estudantes.

 

Aula 4: Produção artística – Quadro.

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula prática..

Habilidade:

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Desenvolvimento:

1ºMomento: A atividade consiste na produção de um quadro usando somente desenho a lápis. Os estudantes poderão fazer reproduções de obras o elaborar composições de paisagens ou objetos que possam ser expostos ao público. A tarefa poderá ser realizada em grupos pequenos desde que todos os alunos tenham participação prática no desenho. Se necessário mostre o vídeo de um passo-a-passo

 link: https://youtu.be/taJAledpu60?si=wbsUGX5DBmxlXJAa

 

2ºMomento: Analisar com os estudantes os conceitos aplicados nos quadros de equilíbrio, simetria e peso visual da imagem produzida.

3ºMomento: Organizar exposição dos trabalhos na escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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