7ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:Intervenções urbanas

Objeto do conhecimento:Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem.

Unidade Temática: Teatro

Ano: 7º                                                   Período:13/10 a 30/09/2020                                     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

-Professor segue em anexo o slide

 

1ª Aula

1ª Etapa:Levantando conhecimentos prévios dos objetos de conhecimentos trabalhados:

 

>Qual a importância das manifestações artísticas como a dança e a música?

> Após estudos e pesquisas realizadas, qual visão você desenvolveu sobre a dança?

> Você acha que a dança pode ser considerada a arte mais completa? Por que?

>O gênero musical hip hop, ao longo dos anos vem sofrendo preconceitos pelo fato de ter surgido na periferia dos Estados Unidos na década de 1970 e por ser admirado em grande maioria pelos negros de baixa renda. Após estudarmos sua história, qual é a sua opinião sobre esse gênero atualmente?

 

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será 01/10 a 30/10/2020

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em 02 a 06/11/2020  à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será divulgado os vencedores.

 

 

Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais

 

2ª Etapa: A proposta desse capitulo: Intervenções urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer intervenções urbanas no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para isso apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes levantamentos prévios:

 

>Você já ouviu falar de intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa?

>Já viu projetos que tem o objeto de melhorar a vida nas cidades?

 

 Sugerir a turma que assista o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 01/10/2020.

 

Sugestões de questionamentos:

Ø  O que você achou dessa manifestação artística?

Ø  Você tem habilidades para esse tipo de arte?

Ø  Um muro grafitado é considerado arte? Por que?

Ø  Na sua cidade existe algum tipo de intervenção urbana? Aponte quais:

 

 

   2ª Aula

1ª Etapa:Começando por você.

>Fazer a leitura das páginas 90 do livro didático e em seguida apresentar os slides (segue em anexo) e fazer as devidas explicações. Em seguida para verificar a aprendizagem fazer as questões da página 90.

 

2ª Etapa: A arte de intervir na cidade páginas: 91 a 93

Peça turma que faça leitura e compreensão das páginas citadas e, em seguida sugere-se que seja realizada a atividade abaixo:

 

Ø  Desde as últimas décadas do século XX, um fenômeno cultural invadiu as cidades do mundo todo as intervenções urbanas. Onde e por quem esse tipo de manifestação é realizada?

 

Ø  Assinale a seguir a alternativa que melhor representa o principal objetivo dessas manifestações

a-(  ) Para planejar o desenvolvimento das pequenas, médias e grandes cidades.

b-(  ) Dialogar com a população, quase sempre sem a intermediação de governos, museus, galerias, teatros ou outras instituições.

c-(  ) Dividir os espaços públicos e privados.

d-(  ) Construir espaços de abrigo coletivo, nos quais as pessoas tivessem a privacidade para descansar;

 

Ø  O fotógrafo francês JR (1983) intitula-se um artivista, o que isso significa? De qual maneira ele demonstra sua arte pelo mundo?

Ø  Como se intitula a série de arte que o fotógrafo francês criou no Rio de Janeiro? Você gostaria de ter um grande retrato seu estampado em algum lugar da cidade? Porque?

Ø  A partir da observação da imagem da página 92 que mostra pinturas feitas nos muros do ateliê JAMAC, escreva o que significa e como surgiu esse clube de arte?

Ø  O Artista paulistano Srur (1974) dedica-se a fazer intervenções urbanas desde o ano de 200, suas obras chamam a atenção da população para problemas ambientais, observe a imagem e responda o questionamento a seguir:

 

Acidade que você mora é atravessada por um rio? Como é o estado das águas e da vegetação de suas margens? Que sensação a intervenção do artista no rio Pinheiros provoca em você?

 3ª Aula

1ªEtapa:

Apresente o conteúdo nas páginas 94 a 97 que representam que as linguagens da arte podem ocupar o espaço urbano, pedir para os alunos acessarem o vídeo: https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 05/10/2020,

Faça as devidas explicações:

 

2ª Etapa:

 

 Após leitura do conteúdo, explicações e visualização de imagens e vídeos faça os seguintes questionamentos:

 

Ø  Você já assistiu a uma peça, uma projeção de filme ou alguma apresentação artística na rua?

Ø  Que elementos mais lhe chamam atenção nas imagens da peça os cavaleiros da triste figura? Que leitura você faz dos figurinos, do cenário, da maquiagem e da organização dos atores no cenário?

Ø  Das manifestações artísticas apresentadas no vídeo com qual delas você mais se identificou? Você estaria disposto a reproduzi-la?

Ø  Nas apresentações do ERRO grupo página 96, o elenco se apresenta sem deixar claro que estão fazendo teatro. O público participa dos jogos sem saber que estão fazendo parte de uma encenação, o que rompe a distância entre a realidade e ficção. Você já interagiu com desconhecidos por meio de jogos?

Ø  Se você tivesse de montar uma peça de teatro de rua, sobre o que seria?

Ø  Que linguagem artística predominam em cada um dos trabalhos?

Ø  Apesar de produzidos com técnicas diferentes e procedimentos diferentes, que semelhança você identifica entre esses trabalhos?

 

 4ª Aula 

1ªEtapa:Conversa de artista

Oriente os alunos a fazerem a leitura das páginas 98 e 99 onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar formas distintas das artes visuais contemporâneas em obras de um artista brasileiro.

Peça aos alunos que leiam o fragmento do diário de bordo de Eduardo Srur página 98 e observe as imagens abaixo e  em seguida questione-os:

www.história das artes.comacessado em 05/10/2020

 

Ø  O que os trabalhos de Eduardo Srur que você viu tem em comum?

 

 

2ª Etapa:

Após leitura, observações de imagens e socialização peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre outros artistas que também trabalham a intervenção urbana.

5ª Aula 

 

1ªEtapa:Teatro nas praças medievais

 

Apresente aos alunos o conteúdo sobre teatro na era medieval página 100 que expressa a grandiosidade de encenações dos mistérios medievais quando toda comunidade se junta para tornar a cidade num grande palco. Peça aos alunos para acessarem o link https://pt.slideshare.net/mobile/plateroeeu/teatro-medieval-6495932, teatro na era medieval, acessado em 05/10/2020

 

Após leitura da página e dos slides responda as questões a seguir:

Ø  A dramatização do caminho feito por Jesus Cristo até a sua morte, denominada Via Sacra ou Paixão de Cristo, é característica do período teatral:

a-(  ) Teatro Romano                 b-(  ) Teatro Grego         c-(  ) Teatro Medieval                       d-(  ) Tragédia

Ø  Dentro do seu contexto religioso você já participou de alguma peça teatral? Se a resposta for positiva descreva como foi:

2ªEtapa: Arte para pensar e ações para transformar as cidades.

Apresente aos alunos o conteúdo das páginas 101 a 103, onde os alunos poderão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Após leitura e compreensão das páginas citada redija um texto ou desenhe que intervenções urbanas você faria em alguns pontos de referência na cidade de Itamaraju. Exemplos: Lagoa do Jacaré, Praça da Rodoviária e cidade baixa (Rua 05 de outubro).

Para complementação do conteúdo, os alunos deverão realizar a atividade da página 103.

6ª Aula 

 

1ªEtapa:Jeito de ocupar as ruas

 

Fazer leitura e interpretação das páginas 104 e 105, onde os alunos poderão reconhecer artistas e grupos de teatros brasileiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização. Em seguida para verificação da aprendizagem, aplicar a atividade da página 105.

 

2ªEtapa: A arte pode melhorar a vida da cidade?

A proposta desse tema é fazer com que os alunos possam relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e ética.

 

Fazer leitura das páginas 106 e 107 e analisar vídeos sobre o I FESTIVAL MUNICIPAL DE TEATRO ESTUDANTIL EM ITAMARAJU, (cada professor deverá apresentar a peça teatral referente a sua escola) em seguida faça os seguintes questionamentos:

 

 

 

 

 

 

Ø  Após análise das páginas e dos vídeos de apresentações teatrais em nossa cidade responda aos seguintes questionamentos:

Ø  Você gostaria de participar de uma peça teatral?

Ø  Após análise da peça apresentada pelo professor, que mudanças você faria?

Ø  Você gostou da temática da peça? Se a resposta for negativa sinalize que outro tema você colocaria.

Ø  A arte pode melhorar a vida nas cidades? Porque?

Ø  Você acha possível melhorar o bairro onde vive promovendo práticas artísticas?

Para finalizar, o professor deverá promover uma discussão sobre o teatro de rua e o direito à cidade páginas 108 e 109, ressaltando que os espaços públicos sejam vivos, ambientes de trocas de afeto e de experiências, em seguida propõem se que os alunos respondam o roteiro de questões da página 109.

 

https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 08/10/2020

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo;  (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário