SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:Intervenções urbanas |
Objeto do
conhecimento:Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem. |
Unidade Temática: Teatro Ano: 7º
Período:13/10 a 30/09/2020 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17) Explorar e analisar,
criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da
música e do conhecimento musical. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. -Professor segue em anexo o slide 1ª Aula 1ª Etapa:Levantando
conhecimentos prévios dos objetos de conhecimentos trabalhados: >Qual
a importância das manifestações artísticas como a dança e a música? >
Após estudos e pesquisas realizadas, qual visão você desenvolveu sobre a
dança? >
Você acha que a dança pode ser considerada a arte mais completa? Por que? >O
gênero musical hip hop, ao longo dos anos vem sofrendo preconceitos pelo fato
de ter surgido na periferia dos Estados Unidos na década de 1970 e por ser
admirado em grande maioria pelos negros de baixa renda. Após estudarmos sua
história, qual é a sua opinião sobre esse gênero atualmente? O professor após os levantamentos
prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não
sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música
de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e
violência. O desenvolvimento do projeto
“Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:
I.
Todos
os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão
participar;
II.
Cada
ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano
competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo
ano, e assim por diante;
III.
A
classificação dar-se-á da seguinte forma: ü
A
primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma
comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores
indicadas pelos professores do componente curricular; ü
A
segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada
unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.
IV.
O
desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma
música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock,
fank, rap, etc)
V.
O
vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;
VI.
Iniciar
o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade
escolar a que pertence; VII.
O
aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento
da gravação; VIII.
O
período para a realização da etapa escolar será 01/10 a 30/10/2020
IX.
O
aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste
regulamento;
X.
Os
professores de Arte deverão encaminhar em 02 a 06/11/2020 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI
Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização
serão divulgados nas redes sociais. XII
Na semana de 09 a 13/11/2020 será para a etapa final onde os alunos
serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação e em seguida será
divulgado os vencedores. Os
vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão
divulgados nas redes sociais 2ª Etapa: A proposta desse
capitulo: Intervenções urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer
intervenções urbanas no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para isso
apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base nelas
faça os seguintes levantamentos prévios: >Você
já ouviu falar de intervenção urbana? O que acha que essa expressão
significa? >Já
viu projetos que tem o objeto de melhorar a vida nas cidades? Sugerir a turma que assista o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 01/10/2020. Sugestões de questionamentos: Ø O que
você achou dessa manifestação artística? Ø Você
tem habilidades para esse tipo de arte? Ø Um muro
grafitado é considerado arte? Por que? Ø Na sua
cidade existe algum tipo de intervenção urbana? Aponte quais: 2ª Aula 1ª Etapa:Começando por você. >Fazer a
leitura das páginas 90 do livro didático e em seguida apresentar os slides (segue em anexo) e fazer as
devidas explicações. Em seguida para verificar a aprendizagem fazer as
questões da página 90. 2ª Etapa: A arte de intervir na
cidade páginas: 91 a 93 Peça turma que faça leitura
e compreensão das páginas citadas e, em seguida sugere-se que seja realizada
a atividade abaixo: Ø
Desde as últimas
décadas do século XX, um fenômeno cultural invadiu as cidades do mundo todo
as intervenções urbanas. Onde e por quem esse tipo de manifestação é
realizada? Ø
Assinale a
seguir a alternativa que melhor representa o principal objetivo dessas
manifestações a-( ) Para planejar o desenvolvimento
das pequenas, médias e grandes cidades. b-( ) Dialogar com a população,
quase sempre sem a intermediação de governos, museus, galerias, teatros ou
outras instituições. c-( ) Dividir os espaços
públicos e privados. d-( ) Construir espaços de
abrigo coletivo, nos quais as pessoas tivessem a privacidade para descansar; Ø O fotógrafo francês JR (1983) intitula-se um
artivista, o que isso significa? De qual maneira ele demonstra sua arte pelo
mundo? Ø Como se intitula a série de arte que o fotógrafo
francês criou no Rio de Janeiro? Você gostaria de ter um grande retrato seu
estampado em algum lugar da cidade? Porque? Ø A partir da observação da imagem da página 92 que
mostra pinturas feitas nos muros do ateliê JAMAC, escreva o que significa e
como surgiu esse clube de arte? Ø O Artista paulistano Srur (1974) dedica-se a
fazer intervenções urbanas desde o ano de 200, suas obras chamam a atenção da
população para problemas ambientais, observe a imagem e responda o
questionamento a seguir: Acidade que você mora é atravessada por um rio?
Como é o estado das águas e da vegetação de suas margens? Que sensação a
intervenção do artista no rio Pinheiros provoca em você? 3ª Aula 1ªEtapa: Apresente o conteúdo nas
páginas 94 a 97 que representam que as linguagens da arte podem ocupar o
espaço urbano, pedir para os alunos acessarem o vídeo: https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado em 05/10/2020, Faça as devidas explicações: 2ª Etapa: Após leitura do conteúdo, explicações e
visualização de imagens e vídeos faça os seguintes questionamentos: Ø Você já
assistiu a uma peça, uma projeção de filme ou alguma apresentação artística
na rua? Ø Que elementos
mais lhe chamam atenção nas imagens da peça os cavaleiros da triste figura?
Que leitura você faz dos figurinos, do cenário, da maquiagem e da organização
dos atores no cenário? Ø Das
manifestações artísticas apresentadas no vídeo com qual delas você mais se
identificou? Você estaria disposto a reproduzi-la? Ø Nas apresentações
do ERRO grupo página 96, o elenco se apresenta sem deixar claro que estão
fazendo teatro. O público participa dos jogos sem saber que estão fazendo
parte de uma encenação, o que rompe a distância entre a realidade e ficção.
Você já interagiu com desconhecidos por meio de jogos? Ø Se você
tivesse de montar uma peça de teatro de rua, sobre o que seria? Ø Que
linguagem artística predominam em cada um dos trabalhos? Ø Apesar
de produzidos com técnicas diferentes e procedimentos diferentes, que
semelhança você identifica entre esses trabalhos? 4ª Aula
1ªEtapa:Conversa de artista Oriente os alunos a fazerem a leitura das páginas 98 e 99
onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais contemporâneas em obras de um artista brasileiro. Peça aos alunos que
leiam o fragmento do diário de bordo de Eduardo Srur página 98 e observe as
imagens abaixo e em seguida
questione-os: www.história das artes.comacessado em 05/10/2020 Ø
O que os trabalhos de Eduardo Srur que
você viu tem em comum? 2ª Etapa: Após leitura, observações de imagens e
socialização peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre outros artistas que
também trabalham a intervenção urbana. 5ª Aula 1ªEtapa:Teatro nas praças
medievais Apresente aos alunos o
conteúdo sobre teatro na era medieval página 100 que expressa a grandiosidade
de encenações dos mistérios medievais quando toda comunidade se junta para
tornar a cidade num grande palco. Peça aos alunos para acessarem o link https://pt.slideshare.net/mobile/plateroeeu/teatro-medieval-6495932, teatro
na era medieval, acessado em 05/10/2020 Após
leitura da página e dos slides responda as questões a seguir: Ø A
dramatização do caminho feito por Jesus Cristo até a sua morte, denominada
Via Sacra ou Paixão de Cristo, é característica do período teatral: a-( ) Teatro Romano b-( ) Teatro Grego c-(
) Teatro Medieval
d-( ) Tragédia Ø Dentro
do seu contexto religioso você já participou de alguma peça teatral? Se a
resposta for positiva descreva como foi: 2ªEtapa: Arte
para pensar e ações para transformar as cidades. Apresente
aos alunos o conteúdo das páginas 101 a 103, onde os alunos poderão pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais, identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. Após
leitura e compreensão das páginas citada redija um texto ou desenhe que
intervenções urbanas você faria em alguns pontos de referência na cidade de
Itamaraju. Exemplos: Lagoa do Jacaré, Praça da Rodoviária e cidade baixa (Rua
05 de outubro). Para
complementação do conteúdo, os alunos deverão realizar a atividade da página
103. 6ª Aula 1ªEtapa:Jeito de ocupar as
ruas Fazer leitura e
interpretação das páginas 104 e 105, onde os alunos poderão reconhecer
artistas e grupos de teatros brasileiros de diferentes épocas, investigando os
modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização. Em seguida
para verificação da aprendizagem, aplicar a atividade da página 105. 2ªEtapa: A arte pode
melhorar a vida da cidade? A proposta desse tema é
fazer com que os alunos possam relacionar as práticas artísticas às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política e ética. Fazer
leitura das páginas 106 e 107 e analisar vídeos sobre o I FESTIVAL MUNICIPAL
DE TEATRO ESTUDANTIL EM ITAMARAJU, (cada professor deverá apresentar a peça
teatral referente a sua escola) em seguida faça os seguintes questionamentos: Ø Após análise das páginas e dos vídeos de
apresentações teatrais em nossa cidade responda aos seguintes questionamentos: Ø Você
gostaria de participar de uma peça teatral? Ø Após
análise da peça apresentada pelo professor, que mudanças você faria? Ø Você
gostou da temática da peça? Se a resposta for negativa sinalize que outro
tema você colocaria. Ø A arte
pode melhorar a vida nas cidades? Porque? Ø Você
acha possível melhorar o bairro onde vive promovendo práticas artísticas? Para finalizar, o professor deverá
promover uma discussão sobre o teatro de rua e o direito à cidade páginas 108
e 109, ressaltando que os espaços públicos sejam vivos, ambientes de trocas
de afeto e de experiências, em seguida propõem se que os alunos respondam o
roteiro de questões da página 109. https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI
7ºano acessado em 08/10/2020 |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( )
Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário