7ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: A Cidade e a Arte Pública

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas

Unidade Temática: Artes Visuais     7ºAno            Período:24/08/ a 04/09/2020              Aulas: 04

HABILIDADES

 

(EF69AR05) Experimenta e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,colagem, quadrinhos,

Dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,fotografia,performance, etc.). Processos de criação

(EF69AR16) Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,política,histórica,econômica,estética e culturais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Pesquisar e conhece distintas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações da Arte.

Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

1ªAula

1ªEtapa:

Coloque o texto ou a página 69 do livro didático  na tela do computador ou do celular e peça para um aluno lê um trecho da entrevista que o cantor e compositor Chico Science deu ao programa de rádio em 1996, em seguida assista ao vídeo: Chico Science e Nação Zumbi-Afrociberdelia, Maracatu Atômico https://www.youtube.com/watch?v=rhGCcAhzuRo

Acessado em 22/08/2020

 Agora socialize com os alunos:

·         O que você achou da música que você ouviu?

·         Onde nasceu Chico Science?

·         Quais os tipos de músicas que o cantor e compositor Chico Science cita na entrevista?

·         O que Chico Science aprendeu em Recife,Olinda e Surubim,três cidades do estado de Pernanbuco?

·         Que significados podem ser associados à palavra afrociberdelia?

·         Qual o significado da palavra Cavalo-Marinho?

·         Qual a importância da cidade na música de Chico Science?(questão da página 69 do  livro)

O professor poderá explorar o tema com outas questões, que julgar necessário.

 

Etapa 2:

Explore com os alunos quem são os pioneiros da arte pública no Brasil página 70 do livro didático

Fazer um levantamento prévio com discussão sobre as manifestações artísticas pública no período barroco e apresentação de slides. Os artistas mineiros, Valentim da Fonseca e Silva (mestre Valentim) e Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho).

Obs: Segue em anexos um slide

 

·         Questione os alunos se a arte barroca tem relação com a nossa cidade:

·         Existe construções barrocas em sua cidade? Se houver, aponte quais são:

·         Você conhece ou já ouviu falar em alguma construção barroca?

Sugestão de atividade:

·         Como eram conhecidos os artistas Valentim da Fonseca e Silva e Antônio Francisco Lisboa?

·         Cite os nomes dos artistas mineiros, que marcaram os primórdios da arte pública no Brasil entre os séculos XVII e XIX?

·         Qual artista projetou o primeiro jardim público no Rio de Janeiro? O que tinha de interessante no jardim?

·         Sabemos que em Minas Gerais foi construído um Santúario do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quem idealizou todo o conjunto de esculturas e capelas do Santuário?

·         A construção do Santuário teve a participação também de: Marque a resposta correta.

(  ) arquitetos,engenheiros e artistas

            (  ) padeiros, floristas e cantores

            (  ) advogados,professores e alunos

 

2ºAula

Etapa 1:

Boas vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do conteúdo. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior.

 

Coloque o texto ou as páginas 71 a 73 do livro didático  na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um parágrafo, se achar necessário explique por parágrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto(anexo) ou o livro como suporte.

Reforce com os alunos que há um profundo vínculo entre as manifestações populares carnavalescas e algumas tradições africanas, muitas culturas africanas são vistas pelas lentes do carnaval.

Além das escolas de Samba comente o recente crescimento dos blocos de rua no Brasil.

Texto para leitura:

Carnaval festa de rua:

Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

Obs: Segue em anexo um slide

Etapa 2:

Após a leitura, aplicar a atividade da página 73 do livro didático

Atividades (Sugestão)

 

Ø  Você já participou de alguma festa de carnaval? Se a resposta for positiva, descreva essa experiência?

Ø  Como é comemorado o carnaval nas cidades grande?

Ø   Qual é a origem do Carnaval?

Ø  Como era festejado o Carnaval no passado?

Ø  Como você comemora o Carnaval?

Ø  Em que década o Carnaval foi regulamentado e abraçado oficialmente como festa pública?

Em seguida peça aos alunos para reponder as questões da página 73 do livro didático

 

 

3ºAula

Etapa1: Cultura Musical Urbana

 Peça aos alunos para fazer a leitura da página 74, e em seguida assista aos vídeos:

 Vitor Ramil Milonga de Setes Cidades- Cultura Pameira no Rio grande do sul https://www.youtube.com/watch?v=U9_OhJSrH-s

Acessado em 21/08/2020

Banda Reflexus/ Egito-Madagásca Olodum:https://www.youtube.com/watch?v=pOW-DZ08oNA

Acessado em 21/08/2020

Chico science e Nação Zumbi-Cultura Manguebeat em Pernanbuco https://www.youtube.com/watch?v=jDI5rZCntPc

Acessado em 21/08/2020

Após assistir aos vídeos peça aos alunos para responder as questões da página 75 do livro didático.

 

ETAPA 2:

Solicite aos alunos para fazerem a leitura nas pàginas 76,77,78 e 79 do livro didático e em seguida responder as questões das páginas 77 e 79 do livro didático

 

Texto para leitura:(Sugestão)

No Brasil, o carnaval, movimenta as ruas de muitas cidades. Nos últimos anos a festa tem ocupado cada vez mais as ruas, ganhando força em cidades como Rio de janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e Belo Horizonte.

Uma das formas mais comuns de ocupação do espaço público nesse período são os blocos de Carnaval, que são muito diversos entre si. Alguns desfilam com carros de som, outros contam com som acústico dos instrumentos musicais; em alguns, os foliões desfilam fantasiados, em outros usam roupas mais comuns. Além disso, cada um deles toca um tipo diferente de música.

 

Vivenciando o Carnaval em nossa região

Com base nos estudos do capítulo faça uma breve pesquisa sobre o Carnaval da Bahia e suas mudanças ao longo dos anos:

4ª Aula

Etapa 1:

Peça aos alunos para observar as imagens das páginas 80 e 81 do livro didático e em seguida pontuar o que mais chamou a atenção.

O professor deverá fazer as devidas explicações sobre o tema para sanar as dúvidas.

Peça aos alunos para pesquisar sobre os artistas das obras:

Maria Martins e Gusto Lacaz

Etapa 2:

Levantando conhecimentos prévios sobre a pesquisa

Em seguida assista ao vídeo

Letra Melodia e arranjos: Acesse:https://www.youtube.com/watch?v=jlhiluO6b4E/Acessado em 22/08/2020

 

 

Solicite aos alunos a leitura das páginas 82 e 83 responda as questões:

·         Como se forma uma canção?

·         Qual elemento constitutivo da música?

·         Pontue o que você entendeu sobre ritmo e melodia.

·         Quando uma melodia é combinada com o texto o que temos?

·         Qual é a característica do som e o que ela define?

Obs: Fica a critério do professor escolher nas páginas seguintes uma atividade que achar pertinente.

 

 

Acesso em 22/08/2020 https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%22Fabi.plural.net%2mediaeditorascipionemosaico7ºano.

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário