SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: A
Cidade e a Arte Pública |
Objeto do conhecimento: Contextos e
Práticas |
Unidade Temática:
Artes Visuais 7ºAno Período:24/08/ a 04/09/2020 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05) Experimenta e analisar diferentes formas
de expressão artística (desenho, pintura,colagem, quadrinhos, Dobradura,
escultura, modelagem, instalação, vídeo,fotografia,performance, etc.).
Processos de criação (EF69AR16)
Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de
circulação da música e do conhecimento musical. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural,política,histórica,econômica,estética e culturais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Pesquisar e conhece
distintas matrizes estéticas e culturais, especialmente aquelas manifestas na
arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações da Arte. Analisar e valorizar
o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com
suas histórias e diferentes visões de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os
alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas - O formato das
aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36
minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização
entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no
caderno pelos alunos 1ªAula 1ªEtapa: Coloque o texto ou
a página 69 do livro didático na tela
do computador ou do celular e peça para um aluno lê um trecho da entrevista
que o cantor e compositor Chico Science deu ao programa de rádio em 1996, em
seguida assista ao vídeo: Chico Science e Nação
Zumbi-Afrociberdelia, Maracatu Atômico https://www.youtube.com/watch?v=rhGCcAhzuRo Acessado em
22/08/2020 Agora socialize com os
alunos: ·
O que você achou da música que você ouviu? ·
Onde nasceu Chico Science? ·
Quais os tipos de músicas que o cantor e
compositor Chico Science cita na entrevista? ·
O
que Chico Science aprendeu em Recife,Olinda e Surubim,três cidades do estado
de Pernanbuco? ·
Que
significados podem ser associados à palavra afrociberdelia? ·
Qual
o significado da palavra Cavalo-Marinho? ·
Qual
a importância da cidade na música de Chico Science?(questão da página 69
do livro) O professor poderá explorar o tema com outas questões, que julgar
necessário. Etapa
2: Explore
com os alunos quem são os pioneiros da arte pública no Brasil página 70 do
livro didático Fazer um levantamento prévio com discussão sobre
as manifestações artísticas pública no período barroco e apresentação de
slides. Os artistas mineiros, Valentim da Fonseca e Silva (mestre Valentim) e
Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho). Obs: Segue em anexos um slide ·
Questione os alunos se
a arte barroca tem relação com a nossa cidade: ·
Existe construções
barrocas em sua cidade? Se houver, aponte quais são: ·
Você conhece ou já
ouviu falar em alguma construção barroca? Sugestão de atividade: ·
Como eram conhecidos os
artistas Valentim da Fonseca e Silva e Antônio Francisco Lisboa? ·
Cite os nomes dos
artistas mineiros, que marcaram os primórdios da arte pública no Brasil entre
os séculos XVII e XIX? ·
Qual artista projetou o
primeiro jardim público no Rio de Janeiro? O que tinha de interessante no
jardim? ·
Sabemos que em Minas
Gerais foi construído um Santúario do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quem
idealizou todo o conjunto de esculturas e capelas do Santuário? ·
A construção do
Santuário teve a participação também de: Marque a resposta correta. ( ) arquitetos,engenheiros e artistas
( ) padeiros, floristas e
cantores
( ) advogados,professores e
alunos 2ºAula Etapa 1: Boas
vindas, bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a
continuação da explicação do conteúdo. Esse momento é excelente para sanar as
dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do
conhecimento explicado na aula anterior. Coloque o texto ou
as páginas 71 a 73 do livro didático na tela do computador ou do celular e peça
para um aluno por vez lê um parágrafo, se achar necessário explique por
parágrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e usar o texto(anexo) ou o
livro como suporte. Reforce com os
alunos que há um profundo vínculo entre as manifestações populares
carnavalescas e algumas tradições africanas, muitas culturas africanas são
vistas pelas lentes do carnaval. Além das escolas de
Samba comente o recente crescimento dos blocos de rua no Brasil. Texto
para leitura: Carnaval
festa de rua: O Carnaval é uma
tradicional festa popular realizada em diferentes locais do
mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. A história do
Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das
primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma
brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. A primeira escola de samba foi criada no dia 12
de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois
seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de
Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se
em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para
escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste
permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e
Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos,
embalados por músicas dançantes, em especial o axé. Obs: Segue em anexo um slide Etapa 2: Após a leitura,
aplicar a atividade da página 73 do livro didático Atividades (Sugestão) Ø Você já participou de alguma
festa de carnaval? Se a resposta for positiva, descreva essa experiência? Ø Como
é comemorado o carnaval nas cidades grande? Ø Qual é a origem do Carnaval? Ø Como era festejado o Carnaval no
passado? Ø Como você comemora o Carnaval? Ø Em que década o Carnaval foi regulamentado
e abraçado oficialmente como festa pública? Em
seguida peça aos alunos para reponder as questões da página 73 do livro
didático 3ºAula Etapa1: Cultura Musical Urbana Peça
aos alunos para fazer a leitura da página 74, e em seguida assista aos
vídeos: Vitor Ramil Milonga de Setes Cidades-
Cultura Pameira no Rio grande do sul https://www.youtube.com/watch?v=U9_OhJSrH-s Acessado em
21/08/2020 Banda Reflexus/ Egito-Madagásca Olodum:https://www.youtube.com/watch?v=pOW-DZ08oNA Acessado em
21/08/2020 Chico
science e Nação Zumbi-Cultura Manguebeat em Pernanbuco https://www.youtube.com/watch?v=jDI5rZCntPc Acessado
em 21/08/2020 Após assistir aos vídeos peça aos alunos para
responder as questões da página 75 do livro didático. ETAPA 2: Solicite aos alunos para fazerem a leitura nas
pàginas 76,77,78 e 79 do livro didático e em seguida responder as questões
das páginas 77 e 79 do livro didático Texto
para leitura:(Sugestão) No
Brasil, o carnaval, movimenta as ruas de muitas cidades. Nos últimos anos a
festa tem ocupado cada vez mais as ruas, ganhando força em cidades como Rio
de janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Uma
das formas mais comuns de ocupação do espaço público nesse período são os blocos
de Carnaval, que são muito diversos entre si. Alguns desfilam com carros de
som, outros contam com som acústico dos instrumentos musicais; em alguns, os
foliões desfilam fantasiados, em outros usam roupas mais comuns. Além disso,
cada um deles toca um tipo diferente de música. Vivenciando o Carnaval
em nossa região Com
base nos estudos do capítulo faça uma breve pesquisa sobre o Carnaval da
Bahia e suas mudanças ao longo dos anos: 4ª Aula Etapa 1: Peça
aos alunos para observar as imagens das páginas 80 e 81 do livro didático e
em seguida pontuar o que mais chamou a atenção. O
professor deverá fazer as devidas explicações sobre o tema para sanar as
dúvidas. Peça
aos alunos para pesquisar sobre os artistas das obras: Maria
Martins e Gusto Lacaz Etapa
2: Levantando
conhecimentos prévios sobre a pesquisa Em
seguida assista ao vídeo Letra Melodia e arranjos: Acesse:https://www.youtube.com/watch?v=jlhiluO6b4E/Acessado em 22/08/2020 Solicite aos alunos a leitura das páginas 82
e 83 responda as questões: ·
Como se forma uma canção? ·
Qual elemento constitutivo da música? ·
Pontue o que você entendeu sobre ritmo e melodia. ·
Quando uma melodia é combinada com o texto o que temos? ·
Qual é a característica do som e o que ela define? Obs: Fica a critério do professor escolher
nas páginas seguintes uma atividade que achar pertinente. Acesso em 22/08/2020
https://lm.facebook.com/l.php?u=https%3A%22Fabi.plural.net%2mediaeditorascipionemosaico7ºano. |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( )
Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário