2 ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA
ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIEMNTO E AFETIVIDADE (Misturando as cores com as minhas emoções nas obras de
Gildásio Jardim) |
Objeto do
conhecimento: Contextos e
Práticas, Elementos da Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais/
Artes Integradas Ano: 9º Período:28/03 a 08/04/2022 Aulas:04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes
estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF15AR02)
Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto,
linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,
escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes
produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a
imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da
Arte. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||||||||
1ª
AULA: RELEMBRANDO A
INFLUÊNCIA DAS CORES 1º Momento:
Levantamento prévio sobre como os estudantes usam as cores no seu dia a dia, por meio de
perguntas como: ·
Quais as suas cores favoritas em se tratando de roupas? ·
Vocês consideram a cor elemento importante na hora da decoração?
·
As cores influenciam os sentimentos? ·
Como podemos usar as cores para tornar os ambientes mais calmos?
Observação:
Professora(o), fique atenta as respostas dadas pelos alunos, caso eles
demonstrem um nível maior de conhecimento sobre o assunto, você pode fazer
adaptações quanto a ordem desta sequência, elevando o nível das atividades
nas turmas em que forem necessários. 2º Momento: É hora de descobrir a influência das cores. Peça
aos alunos que observem as duas telas abaixo, você pode utilizar uma
impressão colorida para apreciação, ou enviar o conteúdo antecipadamente ao
grupo de WhatsApp da sala, ou ainda pedir que pesquisem a obra no próprio
celular. (Duas meninas em um interior de coral /
Jardim azul de Henri Matisse, 1947) Atividade
de Compreensão O artista Henri Matisse nasceu na França e foi um artista
que criou colagens e pinturas bem coloridas. Outros artistas também olharam
para a vida e os momentos do dia a dia para criar suas obras. 1.
Olhe para
a janela da sua sala de aula, que cores você vê hoje? Registre em seu caderno
onde as cores se encontram. 2.
Você
considera o vermelho uma cor quente ou fria? Explique o porquê 3.
Que
sensação você tem ao olhar para uma paisagem natural onde há predominância da
cor verde? Lembre-se das árvores, e das demais vegetações. 4.
Faça uma
breve pesquisa sobre como as cores influenciam as nossas sensações. 5.
Desenhe
em seu caderno a paisagem natural mais próxima, utilizando as seguintes
cores: azul, verde e roxo. 2ª
AULA: OS CONCEITOS DE CORES 1º Momento: Peça aos alunos que escrevam em seu caderno o
significado de cada cor presente em nosso cotidiano Cores
e os seus significados As cores
dizem muito sobre nós e sobre as nossas vidas, portanto a escolha das cores
nos ambientes onde vivemos e das roupas que vestimos, podem nos auxiliar a
encontrar aquilo que procuramos. Seja um estímulo específico, ou mesmo para
trazer tranquilidade no dia a dia. Abaixo segue o significado das principais
cores presentes no nosso cotidiano. VERDE: A cor ver traduz o amor verdadeiro que possuímos em
nosso coração. Aquele amor despretensioso, que nada cobra, é o verdadeiro
amor! Aquele sentimento leve que desperta em nós quando vemos o sorriso de
uma criança, o pôr do sol no verão ou mesmo uma florzinha que nasce no meio
do asfalto. É uma cor que acalma, tranquiliza e traz paz ao coração. AMARELO: Esta cor vibrante representa do
sol que vive em nós, representa o nosso poder pessoal e a forma como o
colocamos. Caso não estejamos conseguindo nos impor e deixando que as outras
pessoas decidam por nós, esta é uma ótima cor para usar! LARANJA:
O laranja simboliza a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e
situações e com nós mesmos, além disso, também está relacionada com os nossos
desejos mais íntimos. Caso estejamos precisando equilibrar a nossa forma de
nos relacionar, esta cor auxilia de forma muito efetiva. VERMELHO: Esta cor também proporciona uma maior aceleração de
pensamentos caso estejamos precisando nos mexer mais! Portanto, é necessário
um certo cuidado na utilização desta cor, para que nosso campo mental não
fique ainda mais acelerado. AZUL CLARO: Esta cor simboliza a forma como nos comunicamos, se
conseguimos verdadeiramente expressar de forma clara nossos pensamentos. É
também associada a realização de nossos planos, aqueles que ficam por vezes
estacionados e não colocados em prática. Sendo assim, esta cor é também muito
boa para utilizar nos dias de apresentação de trabalho ou palestras. VIOLETA: A cor violeta está vinculada a
espiritualidade, independentemente da religião que se segue. Esta cor
representa a nossa ligação com a divindade, com tudo aquilo que representa
Deus na nossa vida. Usar a cor violeta é muito interessante caso precisemos
renovar a nossa fé, bem como pedir proteção espiritual. AZUL ÍNDIGO: Esta cor está associada aos
nossos pensamentos. Usar ou mesmo meditar na cor índigo, estimula a clareza e
equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranqüilidade tão
importantes nessa vida tão corrida que levamos. EXEMPLO:
1- Desenhe e pinte um quadro desse em seu caderno. 2- Descreva
alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo: 3-
Qual
cor de acordo ao texto está associada aos nossos pensamentos e que estimula a
clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e
tranquilidade? 4-
De
acordo ao texto descreva: A-
Verde- B-
Violeta- C-
Vermelho- 3ª AULA: CORES E SENSAÇÕES COM O ARTISTA
GILDÁSIO JARDIM 1º
Momento: Apresente aos
alunos o artista Gildásio Jardim, dando enfoque a sua arte e em como ele usa
as cores para criar sensações.
Quem é Gildásio Jardim? Desde
muito novo já desenhava, desenvolvendo os primeiros traços de maneira
autodidata. Ele considera que sua primeira grande tela foram as estradas de
terra, que depois da chuva eram riscadas pelo menino cheio de
imaginação. Vivia cercado pelo homem do campo: agricultores, vaqueiros e
peões permearam a sua infância. Mudou-se
para Padre Paraíso aos 9 anos, onde mora até hoje. Aos 13, começou a
trabalhar em um bar. Nos dias de menor movimento, Gildásio mergulhava de
cabeça nas histórias de livros. Foram aproximadamente 110 obras lidas, ele
diz, orgulhoso. Mesmo
devorando tantos livros, sua fome por arte e conhecimento não estava saciada.
É nesse momento que o desenho toma força. O jovem começou a fazer
experimentações com pintura. Alguém lhe falou que tela seria um tecido
esticado em quatro pedaços de madeira. Foi então que Gildásio pensou: “se eu
consigo construir meus carrinhos, eu consigo fazer uma tela dessa”. E assim o
jovem construiu sua própria tela, bem como suas tintas (uma vez que não tinha
dinheiro para comprar os materiais). O que começou como brincadeira
acabou se tornando a principal característica de suas obras: anos mais tarde,
Gildásio passou a fazer suas telas com chita, enriquecendo a poesia do seu
trabalho com as mais belas cores das estampas dos tecidos. 2º
Momento: Utilize as atividades
abaixo para verificar a escrita
bem como, a capacidade de dar significado as
palavras. Atividade de Compreensão 1- Nas obras o autor, relata as vestes de chita que
é uma lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo da sua época
usavam. Descreva o que seria uma roupa feita de chita. 2- Cada
cor inspira uma sensação, então observe as obras acima e descreva o que cada
uma das emoções abaixo, significa: ·
Raiva ·
Entediado ·
Confiante ·
Ansioso ·
Feliz
3-
A frase abaixo se encontra no texto. Reescreva
fazendo as alterações necessárias para que ela possa fazer sentido: “Vivia o homem cercado pelo
campo: permearam a sua infância, agricultores, peões e vaqueiros” 4-
Conte como foi o início da carreira de Gildásio
Jardim. 5-
Pegue pedaços de tecidos e crie um desenho
transferindo as seguintes sensações: Frescor e harmonia. Em seguida,
apresente aos demais colegas o que você quis criar. 3º
Momento: Professor,
se a sua turma possuir uma faixa etária mais avançada, utilize frases com
outras palavras para que outros sentidos sejam empregados. 1-
Preencha as lacunas com os
sentimentos referentes. 4ª
AULA: O
CÍRCULO CROMÁTICO 1º
Momento: Professor,
para essa atividade serão empregados alguns princípios da cor, para que eles
possam entender um pouco mais sobre o círculo cromático, confeccione previamente o seu
próprio círculo. Assim,
quando eles começarem a confeccionar poderão usa-lo como exemplo. Círculo Cromático O Círculo Cromático é composto
por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias.
Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma
guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores
complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma
distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras
combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações,
comparações Veja como é fácil
combinar as cores no círculo cromático: É bem
simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e
escolha a próxima cor, pule outras três cores e
terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade
são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e
vermelho alaranjado. Assim,
a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores
complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho
(primária) e o verde (secundária). E essas combinações vão
te ajudar a escolher as melhores combinações para roupas, decoração e até
composição para um quadro. Classificação das cores que compõem o círculo cromático: ·
Cores primárias: azul, vermelho e
amarelo. ·
Cores secundárias: verde, laranja e
roxo/violeta. ·
Cores terciárias:
Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado,
Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado. Obs: Se possível, peça aos alunos que
assistam o vídeo: Vídeo: Como combinar as
cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8 Atividade 1-
O que é um círculo cromático? Dê exemplos que comprovem
sua utilidade 2-
Cite o nome das classificações das cores que
fazem parte do círculo cromático. 3-
Observe a imagem a seguir: ·
Quais são as cores complementares? Por que são
chamadas desse nome? ·
A monocromia tem sido muito usada para combinar as
peças de roupas com um mesmo tom. Você considera uma boa ideia utilizar essa
técnica na hora de se vestir? Descreva como faria. 4-
Faça um círculo cromático usando o passo a passo:
a-
Com o compasso faça um
círculo e divida em quatro partes. Ou utilize um CD para delimitar o espaço b-
Divida cada quadrante em
mais duas partes. c-
Com o compasso faça mais um
círculo 5-
Pesquise: Como podemos obter a tríade através do
círculo cromático? 2º Momento: Peça aos alunos que
completem o modelo seguindo o exemplo
Acessados em 24/03/2022 https://reformavisual.com/circulo-cromatico/ https://br.pinterest.com/pin/766386061604577110/ |
||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário