2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9ºANO/2022

 

2 ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO: LUGAR DE ACOLHIMENTO, CONHECIEMNTO E AFETIVIDADE (Misturando as cores com as minhas emoções nas obras de Gildásio Jardim)

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais/ Artes Integradas   Ano: 9º    Período:28/03 a 08/04/2022    Aulas:04

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando- -as nas criações em Arte.
  2. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  3. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª AULA: RELEMBRANDO A INFLUÊNCIA DAS CORES

 

1º Momento:  Levantamento prévio sobre como os estudantes usam as cores no seu dia a dia, por meio de perguntas como:

·         Quais as suas cores favoritas em se tratando de roupas?

·         Vocês consideram a cor elemento importante na hora da decoração?

·         As cores influenciam os sentimentos?

·         Como podemos usar as cores para tornar os ambientes mais calmos?

 

Observação: Professora(o), fique atenta as respostas dadas pelos alunos, caso eles demonstrem um nível maior de conhecimento sobre o assunto, você pode fazer adaptações quanto a ordem desta sequência, elevando o nível das atividades nas turmas em que forem necessários.

 

2º Momento: É hora de descobrir a influência das cores. Peça aos alunos que observem as duas telas abaixo, você pode utilizar uma impressão colorida para apreciação, ou enviar o conteúdo antecipadamente ao grupo de WhatsApp da sala, ou ainda pedir que pesquisem a obra no próprio celular.

 

 

(Duas meninas em um interior de coral / Jardim azul de Henri Matisse, 1947)

 

Atividade de Compreensão

 

O artista Henri Matisse nasceu na França e foi um artista que criou colagens e pinturas bem coloridas. Outros artistas também olharam para a vida e os momentos do dia a dia para criar suas obras.

 

1.      Olhe para a janela da sua sala de aula, que cores você vê hoje? Registre em seu caderno onde as cores se encontram.

2.      Você considera o vermelho uma cor quente ou fria? Explique o porquê

3.      Que sensação você tem ao olhar para uma paisagem natural onde há predominância da cor verde? Lembre-se das árvores, e das demais vegetações.

4.      Faça uma breve pesquisa sobre como as cores influenciam as nossas sensações.

5.      Desenhe em seu caderno a paisagem natural mais próxima, utilizando as seguintes cores: azul, verde e roxo.

 

2ª AULA:  OS CONCEITOS DE CORES

1º Momento: Peça aos alunos que escrevam em seu caderno o significado de cada cor presente em nosso cotidiano

Cores e os seus significados

 

As cores dizem muito sobre nós e sobre as nossas vidas, portanto a escolha das cores nos ambientes onde vivemos e das roupas que vestimos, podem nos auxiliar a encontrar aquilo que procuramos. Seja um estímulo específico, ou mesmo para trazer tranquilidade no dia a dia. Abaixo segue o significado das principais cores presentes no nosso cotidiano.

VERDE: A cor ver traduz o amor verdadeiro que possuímos em nosso coração. Aquele amor despretensioso, que nada cobra, é o verdadeiro amor! Aquele sentimento leve que desperta em nós quando vemos o sorriso de uma criança, o pôr do sol no verão ou mesmo uma florzinha que nasce no meio do asfalto. É uma cor que acalma, tranquiliza e traz paz ao coração.

AMARELO: Esta cor vibrante representa do sol que vive em nós, representa o nosso poder pessoal e a forma como o colocamos. Caso não estejamos conseguindo nos impor e deixando que as outras pessoas decidam por nós, esta é uma ótima cor para usar!

LARANJA: O laranja simboliza a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e situações e com nós mesmos, além disso, também está relacionada com os nossos desejos mais íntimos. Caso estejamos precisando equilibrar a nossa forma de nos relacionar, esta cor auxilia de forma muito efetiva.

VERMELHO: Esta cor também proporciona uma maior aceleração de pensamentos caso estejamos precisando nos mexer mais! Portanto, é necessário um certo cuidado na utilização desta cor, para que nosso campo mental não fique ainda mais acelerado.

AZUL CLARO: Esta cor simboliza a forma como nos comunicamos, se conseguimos verdadeiramente expressar de forma clara nossos pensamentos. É também associada a realização de nossos planos, aqueles que ficam por vezes estacionados e não colocados em prática. Sendo assim, esta cor é também muito boa para utilizar nos dias de apresentação de trabalho ou palestras.

VIOLETA: A cor violeta está vinculada a espiritualidade, independentemente da religião que se segue. Esta cor representa a nossa ligação com a divindade, com tudo aquilo que representa Deus na nossa vida. Usar a cor violeta é muito interessante caso precisemos renovar a nossa fé, bem como pedir proteção espiritual.

AZUL ÍNDIGO: Esta cor está associada aos nossos pensamentos. Usar ou mesmo meditar na cor índigo, estimula a clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranqüilidade tão importantes nessa vida tão corrida que levamos.

EXEMPLO: 1- Desenhe e pinte um quadro desse em seu caderno.

2-      Descreva alguma coisa que faça você sentir cada emoção abaixo:                  

    

3-      Qual cor de acordo ao texto está associada aos nossos pensamentos e que estimula a clareza e equilíbrio de nossos pensamentos, trazendo serenidade e tranquilidade?

 

4-      De acordo ao texto descreva:

A-     Verde-

B-     Violeta-

C-     Vermelho-

 

3ª AULA: CORES E SENSAÇÕES COM O ARTISTA GILDÁSIO JARDIM

1º Momento: Apresente aos alunos o artista Gildásio Jardim, dando enfoque a sua arte e em como ele usa as cores para criar sensações.

Quem é Gildásio Jardim?

            Desde muito novo já desenhava, desenvolvendo os primeiros traços de maneira autodidata. Ele considera que sua primeira grande tela foram as estradas de terra, que depois da chuva eram riscadas pelo menino cheio de imaginação. Vivia cercado pelo homem do campo: agricultores, vaqueiros e peões permearam a sua infância. 

             Mudou-se para Padre Paraíso aos 9 anos, onde mora até hoje. Aos 13, começou a trabalhar em um bar. Nos dias de menor movimento, Gildásio mergulhava de cabeça nas histórias de livros. Foram aproximadamente 110 obras lidas, ele diz, orgulhoso. 

            Mesmo devorando tantos livros, sua fome por arte e conhecimento não estava saciada. É nesse momento que o desenho toma força. O jovem começou a fazer experimentações com pintura. Alguém lhe falou que tela seria um tecido esticado em quatro pedaços de madeira. Foi então que Gildásio pensou: “se eu consigo construir meus carrinhos, eu consigo fazer uma tela dessa”. E assim o jovem construiu sua própria tela, bem como suas tintas (uma vez que não tinha dinheiro para comprar os materiais). O que começou como brincadeira acabou se tornando a principal característica de suas obras: anos mais tarde, Gildásio passou a fazer suas telas com chita, enriquecendo a poesia do seu trabalho com as mais belas cores das estampas dos tecidos. 

       

2º Momento: Utilize as atividades abaixo para verificar a escrita bem como, a capacidade de dar significado as palavras.

Atividade de Compreensão

1-      Nas obras o autor, relata as vestes de chita que é uma lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo da sua época usavam. Descreva o que seria uma roupa feita de chita.

 

2-      Cada cor inspira uma sensação, então observe as obras acima e descreva o que cada uma das emoções abaixo, significa:

·         Raiva                    

·         Entediado             

·         Confiante              

·         Ansioso             

·         Feliz           

 

3-      A frase abaixo se encontra no texto. Reescreva fazendo as alterações necessárias para que ela possa fazer sentido:

“Vivia o homem cercado pelo campo: permearam a sua infância, agricultores, peões e vaqueiros”

 

4-      Conte como foi o início da carreira de Gildásio Jardim.

 

5-      Pegue pedaços de tecidos e crie um desenho transferindo as seguintes sensações: Frescor e harmonia. Em seguida, apresente aos demais colegas o que você quis criar.

3º Momento: Professor, se a sua turma possuir uma faixa etária mais avançada, utilize frases com outras palavras para que outros sentidos sejam empregados. 

1-      Preencha as lacunas com os sentimentos referentes.

 

 

4ª AULA: O CÍRCULO CROMÁTICO

1º Momento: Professor, para essa atividade serão empregados alguns princípios da cor, para que eles possam entender um pouco mais sobre o círculo cromático, confeccione previamente o seu próprio círculo. Assim, quando eles começarem a confeccionar poderão usa-lo como exemplo.

 

Círculo Cromático

                   Círculo Cromático é composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e triádica: escolhe-se três cores que possuem a mesma distância entre si, usando-se uma como dominante e duas para os detalhes. Outras combinações harmónicas possíveis e nos ajuda a descobrir combinações, comparações

Veja como é fácil combinar as cores no círculo cromático:

             É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

               Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária). E essas combinações vão te ajudar a escolher as melhores combinações para roupas, decoração e até composição para um quadro.

Classificação das cores que compõem o círculo cromático:

·         Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.

·         Cores secundárias: verde, laranja e roxo/violeta.

·         Cores terciárias: Vermelho-arroxeado, Vermelho-alaranjado, Amarelo-alaranjado, Amarelo-esverdeado, Azul-esverdeado, Azul-arroxeado.

Obs: Se possível, peça aos alunos que assistam o vídeo:

Vídeo: Como combinar as cores através do círculo cromático? https://www.youtube.com/watch?v=Kskd0ircZb8

Atividade

1-    O que é um círculo cromático? Dê exemplos que comprovem sua utilidade

 

2-    Cite o nome das classificações das cores que fazem parte do círculo cromático.

 

3-    Observe a imagem a seguir:

·         Quais são as cores complementares? Por que são chamadas desse nome?   

·         A monocromia tem sido muito usada para combinar as peças de roupas com um mesmo tom. Você considera uma boa ideia utilizar essa técnica na hora de se vestir? Descreva como faria.

 

4-    Faça um círculo cromático usando o passo a passo:

                                                       

  

 

a-      Com o compasso faça um círculo e divida em quatro partes. Ou utilize um CD para delimitar o espaço

b-      Divida cada quadrante em mais duas partes.

c-      Com o compasso faça mais um círculo

 

5-      Pesquise: Como podemos obter a tríade através do círculo cromático?

 

2º Momento: Peça aos alunos que completem o modelo seguindo o exemplo

 

 

NOME DA COR

NÚMERO DE SÍLABAS

PODE SER COMBINADO COM QUAL COR:

BRANCO

BRAN- CO

TODAS AS OUTRAS CORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessados em 24/03/2022

https://reformavisual.com/circulo-cromatico/

https://br.pinterest.com/pin/766386061604577110/

 

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário