1ª SEQUÊNCIA DE ARTE 6 E 7ºANO 2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: A Tecnologia e as Competências Socioemocionais: Reflexões Necessárias

Tema Intercurricular: Valores em Pauta: Aprendizagens Significativas e Inovadoras em Sala de Aula (Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)

Objeto do conhecimento:   Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas   Ano: 6º e 7º   Período: 01/02 a 17/03/2023  Aulas: 06   

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

 

1ª AULA:

1º Momento: ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS!

- Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos

Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos

 

Dinâmica: Recebendo Elogios

 

 

 

 

Depois de terminada essa brincadeira, peça a turma para fazer um cartaz com as anotações e colar na sala.

Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade

·         O que é Arte para você?

·         Você gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente?

 

2º Momento: Professor apresente o texto aos alunos “A Arte na nossa vida”.

                                       

            A arte está em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta disso. Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos dela. Ao acordar pela manhã e olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu modelo, passou por um processo de produção que exigiu planejamento. A roupa que vestimos a caneta que utilizamos, os móveis que usamos são claro exemplo de como a arte se faz presente no nosso dia a dia.

            Por meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos sentimentos e ideias. Por isso a arte pode divertir e incomodar as pessoas. Ela pode nos fazer pensar em coisa que em geral não observamos, à primeira vista, no dia a dia.

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

Observe as imagens a seguir e responda às questões.

1 – Em quais imagens estão representadas cenas ou objetos que você conhece?

 

2 – Em sua opinião, quais imagens podem ser consideradas formas de arte?

 

3 - Responda:

·         Qual o sentimento você tem quando está na aula de arte?

·         Você acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia?

·         Para você o que é preciso para uma pessoa ser um artista?

·         Por que o mundo precisa de arte?

·         Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?

2ª AULA

1º Momento: O Monstro das Cores. O livro trabalha com cinco emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente. Um monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores.

1) Leia o livro “O monstro das cores”, de Anna Llenas. Quem puder, pode assistir a leitura do livro nesse link:  https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ. Ou leia o texto.

       

 

Mas... e agora? 

Sabe dizer o que você está sentindo?  

 

2)  Agora responda:

2º Momento: Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro das emoções?

Segue em anexo os desenhos

O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade.

 

Material necessário:

·         Fichas das emoções para colorir (em anexo)

·         Cartolina de cor

·         Lápis de cor

·         Pregadores de madeira

·         Caneta preta

·         Washitapes ( Fita decorativa)

·         Cola bastão

Como preparar:

Primeiramente você deve fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra.

Pergunte ao aluno se ele pode descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo…

Depois, apresente as fichas das cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo.

Após relacionar emoção e desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção.

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/

3ª AULA

1º Momento: Relembrando Cores

 

                 

           

 

                  

 

CORES QUARTENÁRIAS

 

                   

 

2º Momento:

 

Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas emoções:

·         Vermelho- Amor, paixão, energia, violência.

·         Azul-

·         Verde-

·         Amarelo-

·         Laranja-

·         Rosa-

·         Cinza-

·         Branco-

·         Roxo-

·         Citrino-

           Desenhe o que está sentindo e escreva o motivo:

4ª AULA

1º Momento: MISTURANDO AS CORES

Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias)

Vídeo das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k

2º Momento:

               

Com esse experimento quais foram as cores encontradas?

·         Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores transmitem.

·         São cores primárias?

·         São cores secundárias?

·         São cores terciárias?

Para Casa:

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei?

Se eu pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei?

5ª AULA

1º Momento: LUCIANO MARTINS

Luciano Martins (Porto Alegre5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis, porém lúdicos.

É um dos artistas mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária.

Criador de um manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que as crianças também se apaixonem pela arte.

Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]

  • Releitura Frida Kahlo – 60cmx80cm  / Releitura Monalisa - 65cmx85cm / Minha Infância – 70cmx100cm
  • Minha Infância – 70cmx100cm
  • Gato Fatiado – 90cmx120cm
  • Além de várias outras releituras Luciano Martins é isso...dialoga com o universo infantil encantando crianças pela simplicidade de seu traço e riqueza de cores.

As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor.

Agora é a sua vez:

2º Momento: ATIVIDADE

·         Luciano gostava de brincar que era dono de sua própria editora e gostava de criar histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das 3 obras acima.

·         Em quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe transmite?

·         Quais as organizações que o artista Luciano Martins está a frente?

·         Quantas exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou?

·         Luciano Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte?

·         Cite algumas obras de Luciano Martins

6ª AULA

1º Momento: LUCIANO MARTINS

·         Peça aos alunos para assistir o vídeo - Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

 

2º Momento: Atividade

 

·         Ao assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção?

·         O que ele falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de Luciano Martins.

·         Você gosta de apreciar artes desse tipo?

·         Descreva quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz.

·         Quais animais estão presentes nas obras de Luciano Martins?

·         Escolha uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que você gosta. CAPRICHE!

 

Referências acessadas em 20/02/2023

https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi-

https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA

https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias&

https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved=

https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm

https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx=

https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro

http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html

 

O Senhor é a minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?    ( Salmos 27:1 )  

 

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

Anexo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário