9ºano

 

 

8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: ENCENAÇÃO TEATRAL

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de criação e arte e Tecnologia.

Unidade Temática: Teatro        9ºAno            Período: 03/11/2020 a 16/11/2020                     Aulas: 02

HABILIDADES

  (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·          Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;

·           Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;

·          Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas  -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

-Professor segue em anexo o slide

1º Aula:

Esse momento busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância de se comemorar o dia nacional da Consciência Negra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a participação da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

O professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v= o_MTBTxPEnE, acessado em 24/10/2020, em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:

 

*  O que você sabre sobre o dia da Consciência Negra?

* Em qual data esse evento é comemorado?

*  Você sabe o motivo pelo qual foi decretado o dia da Consciência Negra?

 *  O que significa o termo Consciência negra?

*Vocês já viram alguma manifestação ocorrida nesse dia? Qual era o motivo da manifestação.

 

2ª Etapa: Professor apresente aos alunos o texto a seguir: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA,  em anexo. E aplicar a atividade sugerida.

 

 

2º AULA: APRESENTAR A TURMA O OBJETO DE CONHECIMENTO: ENCENAÇÃO TEATRAL.

CAPÍTULO 6 (PÀGINAS 128 À147) E AS ATIVIDADES (EM ANEXO).

Significado de Encenação

substantivo feminino

1.    1.

TEATRO

Ato ou efeito de pôr em cena, de montar um espetáculo teatral; montagem, representação.

2.    2.

TEATRO

conjunto de providências técnicas e artísticas para a realização de um espetáculo; montagem.

 

[Figurado] e Pop. Fingimento, comportamento hipócrita e mentiroso, afetação insincera.

 

PARA APRENDERMOS UM POUCO SOBRE A ENCENAÇÃO TEATRAL.

ASSISTAM AO VÍDEO:  AULA 23 - ARTE - ENCENAÇÃO TEATRAL - 9º ANO (com o professor Didiê kinsey). 

https://www.youtube.com/watch?v=NQsdell4Wio

Em seguida o professor junto com os alunos fará uma leitura coletiva das páginas 130 a 133 do livro didático, fazendo algumas observações no decorrer da leitura. Em seguida aplique a atividade sugerida.

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

ANEXOS:

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro- brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Importantes passos estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

 

https://pt.slideshare.net/claudiarocosta/historia-do-dia-nacional-da-consciencia-negra

Mãos a obra - Recriar o cabelo afro com lã

Material necessário

  • Imprima ou decalque a silhueta de mulher negra
  • Lã preta ou marrom tira de papel preta ou marrom. Você pode  usar o material que  tiver em casa para decorar o cabelo
  • Tesoura
  • Cola
  • Giz de cera ou lápis de cor.

2º AULA:

ESCOLA MUNICIPAL :­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________

PROFESSORA: ____________________________________________

SÉRIE:____________________________ DATA:_____/_____/2020

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

9º ANO

 

ATIVIDADE SOBRE ENCENAÇÃO TEATRAL – 1ª PARTE

PÁGINAS: 130 Á 133

1.    Qual foi a reivindicação dos grupos teatrais em relação as encenações de uma peça?

2.    Quais os elementos que contribuem para o desenvolvimento das encenações teatrais para uma dimensão criativa?

3.    O jornalista e escritor pernambucano Nelson Rodrigues (1912 – 1980) escreveu uma peça, qual o nome?

4.    Marque X para a proposta correta:

A peça Vestido de Noiva é considerada por alguns estudiosos:

a.    (    ) A segunda encenação do moderno teatro brasileiro;

b.    (    ) A primeira encenação do moderno teatro brasileiro;

c.    (    ) A terceira encenação do moderno teatro brasileiro.

5.    O texto de Nelson Rodrigues era considerado impossível de ser montado na época.

O teatrista que fez acontecer foi:

a.    (   ) O diretor grego Karobs Koun (1908 – 1987);

b.    (   ) O polonês Zbigniew Ziembinski ( 1908 – 1978);

c.    (   ) O cenógrafo carioca Helio Eichbauer (1941 – 2018).

 

6.    Fale um pouco como Eichbauer explora o espaço de forma teatral.

7.    Comente como Plínio Marcos compunha as suas dramaturgias.

 

GABARITO:

1.    Que fosse por meio de trabalhos coletivos, e colaborativos de modo que todos os teatros envolvidos possam construir para que se chegue a um sentido total do espetáculo.

2.    Atuação, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia.

3.    Vestido de Noiva.

4.    B

5.    C

 

 

 

 

 

 

Período: NOVEMBRO

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Arte.

LIVRO DE ARTE – 9º Ano

Tema:* ENCENAÇÃO TEATRAL (CAPÍTULO 6)

Objetos de Conhecimento: *Contextos e Práticas,

* Elementos da linguagem,

*Processos de Criação,

* Arte e Tecnologia.                    * Processos de avaliação

 

Aprofundando no

Tema

 

Começando por você

 

 

 

1ª aula

Apresentar a turma o texto sobre DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, focando a importância dessa data e do Zumbi dos Palmares. Visando estudar a História da África e a Cultura Afro-Brasileira.

 

Aplicar as atividades.

O aluno irá seguir as instruções da atividade mãos a obra.

 

2ª aula

Apresentar o objeto de conhecimento:

TEXTO: ENCENAÇÃO TEATRAL (Cap.6).

PEÇA A TURMA QUE ASSISTAM AO VÍDEO:  AULA 23 - ARTE - ENCENAÇÃO TEATRAL - 9º ANO (com o professor Didiê kinsey). 

https://www.youtube.com/watch?v=NQsdell4Wio

Pedir aos alunos que leiam as páginas 130 a 133 do livro didático e em seguida copiem e respondas as atividades sugeridas.

 

 

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário