8º SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: ENCENAÇÃO
TEATRAL |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de criação e
arte e Tecnologia. |
Unidade Temática: Teatro 9ºAno Período: 03/11/2020
a 16/11/2020 Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes
matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com
diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical,
usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação,
relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e
equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar
formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de
artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na
arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e
manifestações; ·
Estabelecer relações entre arte, mídia,
mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais
compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade; ·
Através
da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos,
produção e circulação; |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações para
os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos -Professor segue em anexo o slide 1º Aula: Esse
momento busca apresentar situações que instiguem os estudantes a
compreenderem a importância de se comemorar o dia nacional da Consciência
Negra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação,
descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção
de conhecimentos significativos sobre a participação da raça negra na
formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. O
professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v= o_MTBTxPEnE, acessado em 24/10/2020,
em
seguida faça os seguintes levantamentos prévios: *
O que você sabre sobre o dia da
Consciência Negra? *
Em qual data esse evento é comemorado? *
Você sabe o motivo pelo qual foi
decretado o dia da Consciência Negra? * O
que significa o termo Consciência negra? *Vocês
já viram alguma manifestação ocorrida nesse dia? Qual era o motivo da
manifestação. 2ª Etapa: Professor
apresente aos alunos o texto a seguir: DIA
DA CONSCIÊNCIA NEGRA, em anexo. E
aplicar a atividade sugerida. 2º AULA: APRESENTAR A TURMA O OBJETO DE
CONHECIMENTO: ENCENAÇÃO
TEATRAL. CAPÍTULO 6 (PÀGINAS
128 À147) E AS ATIVIDADES (EM ANEXO). Significado de Encenação
1. 1. TEATRO Ato ou efeito de pôr em cena,
de montar um espetáculo teatral; montagem, representação. 2. 2. TEATRO conjunto de providências técnicas e artísticas para a
realização de um espetáculo; montagem. [Figurado] e Pop. Fingimento,
comportamento hipócrita e mentiroso, afetação insincera. PARA APRENDERMOS UM
POUCO SOBRE A ENCENAÇÃO TEATRAL. ASSISTAM AO VÍDEO: AULA 23 - ARTE - ENCENAÇÃO TEATRAL -
9º ANO (com o professor Didiê kinsey). https://www.youtube.com/watch?v=NQsdell4Wio Em
seguida o professor junto com os alunos fará uma leitura coletiva
das páginas 130 a 133 do livro didático,
fazendo algumas observações no decorrer da leitura. Em seguida aplique a
atividade sugerida. |
RECURSOS:( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; ( ) Jogos; () Textos Informativos; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; ()
Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXOS:
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei
número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de
novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do
Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico
representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.
Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos
representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva
de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por
esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data A criação desta data foi importante, pois
serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da
cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos
colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais,
gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas
escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-
brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém,
os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças
advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma
valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do
Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes.
Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram
sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder
negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos
de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Importantes
passos estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é
obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história
da África e a cultura afro-brasileira.
https://pt.slideshare.net/claudiarocosta/historia-do-dia-nacional-da-consciencia-negra
Mãos a obra
- Recriar o cabelo afro com lã
Material necessário
- Imprima ou decalque a silhueta
de mulher negra
- Lã preta ou marrom tira
de papel preta ou marrom. Você pode
usar o material que tiver em
casa para decorar o cabelo
- Tesoura
- Cola
- Giz de cera ou lápis de
cor.
2º AULA:
ESCOLA MUNICIPAL :_____________________________________
PROFESSORA:
____________________________________________
SÉRIE:____________________________
DATA:_____/_____/2020
COMPONENTE CURRICULAR ARTE
9º ANO
ATIVIDADE
SOBRE ENCENAÇÃO TEATRAL – 1ª PARTE
PÁGINAS:
130 Á 133
1. Qual
foi a reivindicação dos grupos teatrais em relação as encenações de uma peça?
2. Quais
os elementos que contribuem para o desenvolvimento das encenações teatrais para
uma dimensão criativa?
3. O
jornalista e escritor pernambucano Nelson Rodrigues (1912 – 1980) escreveu uma
peça, qual o nome?
4. Marque
X para a proposta correta:
A peça
Vestido de Noiva é considerada por alguns estudiosos:
a. ( ) A segunda encenação do moderno teatro
brasileiro;
b. ( ) A primeira encenação do moderno teatro
brasileiro;
c. ( ) A terceira encenação do moderno teatro brasileiro.
5.
O
texto de Nelson Rodrigues era considerado impossível de ser montado na época.
O teatrista que fez acontecer foi:
a. ( ) O diretor grego Karobs Koun (1908 – 1987);
b. ( ) O polonês Zbigniew Ziembinski ( 1908 –
1978);
c. ( ) O cenógrafo carioca Helio Eichbauer (1941
– 2018).
6. Fale
um pouco como Eichbauer explora o espaço de forma teatral.
7. Comente
como Plínio Marcos compunha as suas dramaturgias.
GABARITO:
1. Que
fosse por meio de trabalhos coletivos, e colaborativos de modo que todos os
teatros envolvidos possam construir para que se chegue a um sentido total do
espetáculo.
2. Atuação,
cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia.
3. Vestido
de Noiva.
4. B
5. C
Período:
NOVEMBRO
Prezadas famílias, para que tudo
ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos
continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e
acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso,
compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:
• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina
de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;
• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para
que o aluno possa se concentrar;
• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais
necessários para realizar as atividades do dia;
• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das
atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do
prazo da entrega.
• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades
no livro didático de Arte.
LIVRO
DE ARTE – 9º Ano |
|||
Tema:* ENCENAÇÃO TEATRAL (CAPÍTULO
6) Objetos de Conhecimento: *Contextos e Práticas, *
Elementos da linguagem, *Processos
de Criação, * Arte e
Tecnologia. * Processos de
avaliação |
|||
Aprofundando
no Tema |
Começando
por você |
|
|
1ª
aula Apresentar a turma o
texto sobre DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, focando a importância dessa data
e do Zumbi dos Palmares. Visando estudar a História da África e a Cultura
Afro-Brasileira. Aplicar as atividades. O aluno irá seguir as instruções da
atividade mãos a obra. |
2ª aula Apresentar o objeto de conhecimento: TEXTO: ENCENAÇÃO TEATRAL (Cap.6). PEÇA A TURMA QUE ASSISTAM AO VÍDEO: AULA 23 - ARTE - ENCENAÇÃO TEATRAL -
9º ANO (com o
professor Didiê kinsey). https://www.youtube.com/watch?v=NQsdell4Wio Pedir aos alunos que leiam as páginas 130 a
133 do livro didático e em seguida copiem e respondas as atividades
sugeridas. |
|
|
|
|
||
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário