7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º E 9ºANO 2022

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Leitura e Escrita/ Itamaraju em Foco/ História da música contemporânea e moderna/Musicoterapia/Cantores da Terra: Flaviana Cardoso

Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades, Matrizes Estéticas e Culturais   Cidade, Cultura e Práticas Culturais 

 

Unidade Temática: Música e Artes Integradas   Ano: 8º e 9ºano    Período: 05/09 a 01/10/2022     Aulas:08                                  

HABILIDADES

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

( (EF69AR09) esquisar a analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Elementos da linguagem.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games, plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação, execução e apreciação da música.

(EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti - camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae, hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial o con - texto urbano

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 - Boas-vindas;

Professor apresente o mini projeto VEM CANTAR COMIGO aos alunos, explicando cada etapa

 

             

                    

  O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Vem Cantar Comigo”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Vem Cantar Comigo” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será ________a _________

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em ________ à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia  será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

OBS:Os alunos já poderão começar as inscrições para o desafio de cantar,as datas serão marcadas para o mês de Novembro

1ª Aula

1ºMomento: Levantamento dos conhecimentos prévios, feito através de algumas perguntas direcionadas aos alunos;   

 

 

·         Você costuma ouvir músicas? De quais tipos?

·         O Tik Tok é um aplicativo que costuma trabalhar com vários tipos de áudios, aponte quais músicas você passou escutar depois de ter visto nesse apricativo?

·         Você sabe o que é uma Trend?

 

2ºMomento: É hora de introduzir o assunto da música, através de um aplicativo que eles costumam utilizar com frequência: O tik tok. Incentive-os a produzir conteúdo que possam ser avaliados dentro do tema trabalhado.

 

O mercado da música e o Tik Tok.

 No ano de 2021, o TikTok (aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos) tornou-se um fenômeno entre jovens e adolescentes e foi o aplicativo mais baixado do ano com cerca de 656 milhões de downloads no mundo inteiro.

        A febre de vídeos curtos e dancinhas viciantes é o novo modismo deste século, sendo o principal entretenimento de crianças, jovens e adultos. É notável como este novo aplicativo se tornou rapidamente uma das principais mídias sociais e uma das mais rápidas maneiras de divulgar artistas e músicas. Antes, o principal objetivo de um artista ao lançar um álbum ou música nova era vender um determinado número de álbuns. Hoje em dia, estar entre as 50 músicas mais ouvidas do Spotify ou no Hot 100 da Billboard é o mais novo desafio para os grandes artistas.

 

Mas e as dancinhas?

        A taxa de engajamento do TikTok chega a ser 18% maior comparado a outras redes sociais, sendo quase 5 vezes maior do que o segundo colocado. 

       Os “Challenges” e as “Trends”, como são chamados respectivamente desafios e tendências, são novas maneiras que não somente o criador, mas também o seu público, podem interagir e participar dos conteúdos publicados. Ao criar uma dancinha de 15 segundos, com movimentos básicos e em frente a uma câmera, um inocente vídeo pode se tornar “viral” em um curto período de tempo, alcançando pessoas que consomem ou não o seu conteúdo, atitude bem diferente de publicar uma postagem que só irá alcançar e impactar apenas um nicho específico de pessoas.

       Dentre esses e outros exemplos, o TikTok e suas danças contribuem de maneira significante com o engajamento, download e streaming de músicas lançadas recentemente, sendo uma grande oportunidade para artistas pouco conhecidos terem suas músicas escutadas no país inteiro.

 

Atividade de Fixação

 

 

1.    O que significa serviço de streaming?

2.    Quais as características que definem a “dancinha de tik tok”?

3.    Defina quais os motivos que fazem o aplicativo ser uma forma de divulgação?

4.    Cite 03 músicas que viralizara no Tik Tok:

 

      ___________________________

 

      ____________________________

 

      ____________________________

 

2ª Aula:

 

1ºMomento: Neste momento é trabalhado a questão da música como alternativa de terapia ocupacional, e para isso é importante que seja utilizada músicas específicas neste trabalho. Você pode pedir para que os alunos levem almofadas e aproveitem um momento de distração.

 

 

 

 

MUSICOTERAPIA

 

O que é Musicoterapia

          Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

         A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

        São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

       Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.

Os benefícios da musicoterapia

       O ato de ouvir música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedadedepressão e de isolamento. e de isolamento.

       A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural.

       Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.

 

Professor se possível leve um som para a sala de aula, faça um momento de relaxamento de descontração com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link

Oriente os alunos a estarem em silêncio e prestar atenção na música

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ

 

Atividade sobre o que Aprendeu

 

1)    Defina o que é musicoterapia:

2)    Quais os benefícios que a música pode trazer para o ouvinte?

3)    Como é feita a musicoterapia?

4)    Como a musicoterapia pode ajudar a melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento?

 

 

3ª Aula:

HISTÓRIA DA MÚSICA

 

A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.

Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.
Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

Música na Pré-História

A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas.

Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.

Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagra

A Evolução da Música - Música no Egito

 

No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.

A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.

Música na Mesopotâmia

Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas cítaras que pertenceram ao povo assírio.

Música na China e na Índia

Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente relacionada à espiritualidade.

O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

Música na Grécia e em Roma

Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

É importante ressaltar que Pitágoras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura. Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto, diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e cotidiana.

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1.    Marque V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação falsa tornando-as verdadeiras.

a)    (     ) A história da música é recente e produz diversas formas de sonoridade.

b)      (    )  A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz.

c)    (    ) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.

d)      (     ) Nem todos os  elementos são importantes na música.

e)    (     ) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.

 

2.      Qual a importância da música no Egito antigo?

3.      Tanto na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um?

4.      A palavra "música" provém do termo grego mousikē, que significa "a arte das musas".Quem eram essas musas?

 

4ª Aula

 CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Mesopotâmia

 

        Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.

       Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas, baixo-relevo e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio nessa sociedade e eram reverenciados como sábios.

Atividade

 

1.    A  Mesopatâmia é um dos berços da música, e nos ajuda entender a origem dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em seguida utilize o lápis de cor para fazer desenhos que represente esta cultura.

                                       

5ª Aula

MÚSICA MODERNA

A música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a música do século XX como “Antirromântica".

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Impressionismo

> originando-se na França,  a música impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera;

> surgiu de uma reação aos excessos da Era Romântica;

> o Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno;

> faz mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica;

> utiliza o efeito de planar sobre uma frase melódica.

Técnicas de composição da Música Moderna/Expressionismo

      a música expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias extremas, melodias ásperas e angulosas;

      compositor deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e desesperados, dando à obra um caráter exagerado.

 

Técnicas de composição da Música Moderna/Dodecafonismo

 

·         Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas.

·         Esse método de composição sugere a utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os outros onze sons.

Exemplificando...

A nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical.

Técnicas de composição da Música Moderna/Atonalismo

·         Total ausência de uma nota central, que pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras audições de músicas atonais.

·         É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

·         Não existe algo como um acorde maior ou menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1)    Quais as características da música moderna no geral?

2)    O que é Atonalismo?

3)    Como é o método de composição da música dodecafônica?

4)    O que caracteriza a música expressionista?

5)    Cite todas as características da música moderna impressionista?

6)     Bandas que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica.

a)    Experimenta

b)    Impressionista

c)    Expressionista

d)    Aleatória

 

7)    É considerado por alguns críticos como o tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais experimentada antes.

a. Impressionismo

b. Expressionismo

c. Atonalismo

d. Dodecafonismo

 

6ª Aula

                                                    Gênero Musical Brasileiro

                                

Professor apresente a música -  Não Deixe o Samba Morrer -  Alcione

 

https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7 acessado em 29/09/2022

 

Em seguida faça as perguntas de conhecimentos prévio aos alunos:

1-    Gostaram de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione?

2-    Vocês já ouviram alguns sambas? Quais

3-    Você gosta de samba?

 

Professor faça a explanação dos seguintes conteúdos:

 

1-    Pensar com a História – Samba Urbano, página 53

2-    Hora da Troca – Coleções;  páginas 54 e 55;

3-    Debate – Proibição ou preservação, páginas 56 e 57.

  Em seguida peçam aos alunos para responderem  a atividade em anexo.

 

Ø  Atividade do livro didático de Arte 9º ano

 

VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES PÁGINAS: 53 A 57

1.Onde surgiu o samba urbano, e em que século?

2. Quais os instrumentos do samba?

3. Quem foi Mário de Andrade para a cultura brasileira?

4. Quais os instrumentos de percussão que fazem parte do acervo que abriga as coleções de melodia?

5. A prática da capoeira foi proibida em locais públicos, quando isso aconteceu? E quando terminou essa proibição e por quem?

 

7º Aula                    

                                       Artista da Terra Flaviana Cardoso                           

 

Nascida em 22 de Dezembro de 1984, nasceu na Beira Rio no Hospital Santa Rita. Filha de Ana Maria Cardoso dos Santos e Dalci Gomes dos Santos. A mãe tinha uma barraca de feira na Cidade Baixa  e era empregada da casa do Sr. Fernando Martins.

O primeiro contado com a música foi através de Chico do Acarajé  que eram vizinhos e que conhecia muitos músicos da época. Aos 9 anos de idade foi para a igreja presbiteriana onde fez aulas de músicas

É mãe de 4 filhos, no ano de 2021  o amigo Cleivan a convidou para cantar no seu aniversário e a partir dai começou a cantar nas casas de outros amigos. O gosto pela música veio crescendo e foi trabalhando e se dedicando.

 Trabalhou no São João de 2021 através de uma live promovida pela Prefeitura Municipal de Itamaraju. Fez live no São João no Bairro na Italagem.

O primeiro show nos palcos de Itamaraju, 2022, foi à festa com os músicos da cidade por conta da calamidade pública que ocorreu em junho desse ano. Participou do São João no Bairro Italagem,  no São João da Independência na Cidade Baixa, no Vista Bela, no Arraiá dos Amigos e em algumas confraternizações. Cantou em alguns lugares (Itabatã, Camamu, Nova Alegria, Guaratinga).

 Nasceu ouvindo músicas, sempre foi apaixonada pelo forró antigo, canta em bares músicas de alguns artistas famosos (Marília Mendonça, Valquiria Santos, Solange Almeida, Magníficos), mas canta de tudo (forró, sofrência, MPB).

A família é de suma importância na vida de Flaviana, o seu filho mais velho é um dos seus motivadores a seguir em frente.

Relatos da artista no dia 30/08/2022

                                                                   Contato para Shows: (73) 9841-7252

 

1) Como iniciou a história de Flaviana Cardoso na música?

2) Quais investimentos você considera importante, para que a cultura musical melhorasse em

sua cidade?

3) Cite 3 artistas atuais que façam parte do cenário musical da cidade de Itamaraju:

4) Qual o nome da mãe de Flaviana Cardoso?

5) Qual o estilo musical que Flaviana Cardoso gosta?

6) Pesquise e escreva em seu caderno o significado de:

Melodia-

Talentos-

Cultura-

Destaque-

Integrar-

Confraternizações-

Valorização-

Paixão-

Programação-

Carreira-

Fenômeno-

Extinção-

Calamidade-

Orgulho-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8º Aula:O USO DE DROGAS NO MEIO ARTÍSTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS                       Cantor Xexéu, ex Vocalista do Timbalada

O cantor, que já havia declarado que perdeu tudo por conta das drogas, surge com outra aparência ao pedir dinheiro nas ruas. Xexéu, ex vocalista do grupo brasileiro Timbalada, foi filmado com aparência diferente do normal. Pedindo dinheiro nas ruas de Salvador, o cantor surge com dentes faltando na boca e com machucados pelo corpo. Em vídeo divulgado por Fábia Oliveira, colunista do jornal O Dia, Xexéu aparece cantando hits do Timbalada sentado em uma calçada de Salvador.  Vianey do Vale, empresário do cantor, contou que ele teve uma recaída com o uso de bebidas e esteve desaparecido por quatro dias, sendo localizado nesta terça-feira (1). O vídeo teria sido gravado dentro desses quatro dias.

LEIA MAIS: Xexéu, ex-Timbalada, é internado em clínica de reabilitação em Salvador

Ele já falou em entrevista sobre o peso da fama e que "perdeu tudo por causa das drogas". O cantor luta com alcoolismo e vício em substâncias e chegou a declarar em uma entrevista para o programa Domingo Show, da Record, em junho de 2019 que já teve cerca de três recaídas. "A minha médica sempre me dizia que cada dia que passasse na minha vida sem usar [drogas] era um dia de vitória. A recaída é inexplicável, isso não quer dizer que tenha havido, mas passei 14 anos em Fortaleza e 14 anos limpo e não tive nenhum tipo de recaída", afirmou. Quando questionado se estava usando algum tipo de droga na época da entrevista, o artista afirmou que não, mas que estava em tratamento com remédios fortes vendidos sob prescrição médica por conta de sequelas deixadas por anos de uso. Ele ainda acrescenta que sem os remédios acaba tendo sintomas de transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e abstinência. "Não fiz nenhum tipo de internação. Na minha época, usei muitas [drogas pesadas] mesmo, mas sem culpar ninguém. Ninguém me forçou, foi algo que fiz por minha própria vontade, quero deixar isso bem claro. Então sofri minhas próprias consequências, porque eu que busquei", diz. 

https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2019/10/ex-vocalista-do-timbalada-xexeu-choca-ao-pedir-ajuda-nas-ruas-de-salvador-video.html

ATIVIDADE

1ª De acordo com o texto acima, responda as questões

1- De qual grupo brasileiro fazia parte o cantor Xexéu?

2- O que aconteceu com esse cantor?

3- Quais foram as consequências causadas em Xexéu ao usar as drogas

4- O que aconteceu com ele depois da recaída?

5- O que você acha que pode ser feito para evitar que as pessoas não consumam drogas?

6- Construa cartazes com dicas de como as pessoas podem evitar o uso das drogas.

Ø  Concurso Sobre Drogas

Atividade:

Criar um texto sobre o tema;Depois fazer ilustração do seu pensamento

a)    Escolher os três melhores texto da sala

b)    Escolher os três melhores desenhos

c)    Reescrever um único texto,depois ilustrar no coletivo e apresentar para as outras turmas no pátio da escola.

Só ideias para melhor conscientizar os nossos adolescentes.

Pode ter premiação.( Fica a critério de cada professor)

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo acessado em 16/08/2022

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica acessado em 16/08/2022

 

http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html acessado 16/08/2022

https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda: acessado em 16/08/2022

https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES  Acessado em 16/08/2022

https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ Acessado em 16/08/2022

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no Acessado em 16/08/2022

https://www.ppucdb.com.br/?p=18092 - A influência do Tik Tok

http://freitasarte.blogspot.com/2013/11/a-musica-e-as-primeiras-civilizacoes-i.html

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

ANEXO:

 

GABARITO (Atividade da 2ªaula)

1.    F,V,V,F,V

2.    No Egito Antigo, a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso.

3.    O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica.

Já na Índia, o método musical era o de "ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e semitons.

4.    As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as artes.

 

           GABARITO (Atividade da 3ªaula)

1.       f,h,a,g,e,b,d,i,c

2.       Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, entre outros.

3.       Se sobressaíram são Haydn, Mozart e Beethoven

4.       O brasileiro Heitor Villa-Lobos, o russo Igor Stravinsky, o nigeriano Fela Kuti, a pianista carioca Chiquinha Gonzaga, o norte-americano Louis Armstrong, a francesa Lili Boulanger, o argentino Astor Piazzolla, e muitos outros.

Resposta da atividade da 4ª aula

                 6)

e)    Experimenta

                7)

c. Atonalismo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário