7ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:
Leitura e Escrita/ Itamaraju em Foco/ História da
música contemporânea e moderna/Musicoterapia/Cantores da Terra: Flaviana
Cardoso Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos
e Práticas, Materialidades, Matrizes Estéticas e Culturais Cidade, Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música
e Artes Integradas Ano: 8º e 9ºano Período: 05/09 a 01/10/2022 Aulas:08
|
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR05)
Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (
(EF69AR09) esquisar a analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. Elementos da linguagem. (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17)
Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais
de circulação da música e do conhecimento musical. (EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
tombre, melodia, ritmo, etc), por meio de recursos tecnológicos (games,
plataformas digitais, jogos), canções e praticas de composição, criação,
execução e apreciação da música. (EF15AR97BA) Identificar e apreciar criti -
camente diversas formas e gêneros de ex - pressão musical, reconhecendo os
estilos musicais brasileiros, tais como: músicas afri - canas, congo, reggae,
hip hop, forró, MPB, samba, gospel, músicas indígenas, sertane - jo, entre
outros, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial o con - texto urbano (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
·
Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
-
Boas-vindas; Professor
apresente o mini projeto VEM CANTAR COMIGO aos alunos, explicando cada etapa O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar
aos alunos o mini projeto Vem Cantar Comigo”, no qual o aluno gravará um
vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que
não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “Vem Cantar Comigo” seguirá as
seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da
Sede e Campo poderão participar;
II.
Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos
do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com
alunos do sétimo ano, e assim por diante;
III.
A classificação dar-se-á da seguinte forma: ü A primeira etapa
será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que
selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos
professores do componente curricular; ü A segunda etapa,
também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar,
com premiação para os três primeiros lugares.
IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando
ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé,
sertanejo, rock, fank, rap, etc)
V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;
VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que
cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da
escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa escolar será ________a _________
IX.
O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as
descrições deste regulamento;
X.
Os professores de Arte deverão encaminhar em ________ à
Articulação de área os vídeos que foram selecionados; XI Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º
lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais. XII No dia será para a etapa final onde os alunos
deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os
vencedores. OBS:Os alunos já poderão começar as inscrições para
o desafio de cantar,as datas serão marcadas para o mês de Novembro 1ª Aula 1ºMomento: Levantamento
dos conhecimentos prévios, feito através de algumas perguntas direcionadas
aos alunos; ·
Você costuma
ouvir músicas? De quais tipos? ·
O Tik Tok é um
aplicativo que costuma trabalhar com vários tipos de áudios, aponte quais
músicas você passou escutar depois de ter visto nesse apricativo? ·
Você sabe o que
é uma Trend? 2ºMomento: É hora de introduzir o assunto da música, através de um
aplicativo que eles costumam utilizar com frequência: O tik tok. Incentive-os
a produzir conteúdo que possam ser avaliados dentro do tema trabalhado. O mercado da música e o Tik Tok. No ano de
2021, o TikTok (aplicativo para criar e compartilhar vídeos curtos) tornou-se
um fenômeno entre jovens e adolescentes e foi o aplicativo mais baixado do
ano com cerca de 656 milhões de downloads no mundo inteiro.
A febre de vídeos curtos e dancinhas viciantes é o novo modismo deste
século, sendo o principal entretenimento de crianças, jovens e adultos. É
notável como este novo aplicativo se tornou rapidamente uma das principais
mídias sociais e uma das mais rápidas maneiras de divulgar artistas e
músicas. Antes, o principal objetivo de um artista ao lançar um álbum ou música
nova era vender um determinado número de álbuns. Hoje em dia, estar entre as
50 músicas mais ouvidas do Spotify ou no Hot 100 da Billboard é o mais novo
desafio para os grandes artistas. Mas e as dancinhas?
A taxa de engajamento do TikTok chega a ser 18% maior comparado a
outras redes sociais, sendo quase 5 vezes maior do que o segundo
colocado.
Os “Challenges” e as “Trends”, como são chamados
respectivamente desafios e tendências, são novas maneiras que não somente o
criador, mas também o seu público, podem interagir e participar dos conteúdos
publicados. Ao criar uma dancinha de 15 segundos, com movimentos básicos e em
frente a uma câmera, um inocente vídeo pode se tornar “viral” em um curto
período de tempo, alcançando pessoas que consomem ou não o seu conteúdo,
atitude bem diferente de publicar uma postagem que só irá alcançar e impactar
apenas um nicho específico de pessoas.
Dentre esses e outros exemplos, o TikTok e suas danças contribuem de
maneira significante com o engajamento, download e streaming de
músicas lançadas recentemente, sendo uma grande oportunidade para artistas
pouco conhecidos terem suas músicas escutadas no país inteiro. Atividade de
Fixação 1.
O que significa
serviço de streaming? 2.
Quais as
características que definem a “dancinha de tik tok”? 3.
Defina quais os
motivos que fazem o aplicativo ser uma forma de divulgação? 4.
Cite 03 músicas
que viralizara no Tik Tok: ___________________________ ____________________________ ____________________________ 2ª Aula: 1ºMomento: Neste momento é trabalhado a questão da música como
alternativa de terapia ocupacional, e para isso é importante que seja
utilizada músicas específicas neste trabalho. Você pode pedir para que os
alunos levem almofadas e aproveitem um momento de distração. MUSICOTERAPIA O que é Musicoterapia
Musicoterapia, como o nome já diz,
é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que
trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e
arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos emoções
positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas
de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc.
Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem
trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a
memória e lembranças profundas. São feitas sessões com o paciente
ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se
trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo
com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as
técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai
percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta. A musicoterapia é feita com
a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai
acompanhando e participando ativamente. Os benefícios são comprovados pelos
estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados
um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas
sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas
emoções com mais facilidade. Os benefícios da musicoterapia
O ato de ouvir música e/ou tocar,
ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de
pacientes portadores de doença arterial coronária. Ajudam em transtornos
neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento. e de isolamento. A musicoterapia tem efeitos
surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a
música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam
as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento. Pacientes com Mal de
Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são
beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes
tenham certa ativação neural. Na vida social, a
musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo
a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos,
biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão,
ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida
com mais energia, motivação e determinação. Procure se informar mais
sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece
a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe
dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma
qualidade de vida melhor. Procure um profissional de
saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento
adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em
tudo. Professor se possível leve
um som para a sala de aula, faça um momento de relaxamento de descontração
com os alunos ou peça aos alunos para acessar o link Oriente os alunos a estarem
em silêncio e prestar atenção na música Link: https://www.youtube.com/watch?v=RQuX0B0-AwQ Atividade sobre o que
Aprendeu 1) Defina o que é musicoterapia: 2) Quais os benefícios que a música
pode trazer para o ouvinte? 3) Como é feita a musicoterapia? 4) Como a musicoterapia pode ajudar a
melhorar a vida social de quem utiliza o tratamento? 3ª Aula: HISTÓRIA DA MÚSICA A História da música é muito antiga,
visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de
sonoridade. Lembre-se, portanto,
que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o
ritmo, a melodia, a voz. Veremos como essa linguagem artística caminhou durante os
séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje
no Ocidente. Música na Pré-História
A humanidade possui uma relação longa com a
música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os
seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação
dos fenômenos da natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os
trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as
árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também
explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os
sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram
consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos
ritos sagra A Evolução da Música - Música no Egito
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música
era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os
egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e
que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para
civilizar o mundo. A música era empregada de forma a complementar os
rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os
instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e
cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira. Música na Mesopotâmia
Na região da Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre
e Eufrates, habitavam os povos sumérios, assírios e babilônios. Foram
encontradas harpas de 3 a 20 cordas na região onde os sumérios viviam e
estima-se que sejam objetos com mais de 5 mil anos. Também foram descobertas
cítaras que pertenceram ao povo assírio. Música na China e na
Índia
Na Ásia - em torno de 3.000 a.C. - a atividade musical
prosperou na Índia e China. Nessas regiões, ela também estava fortemente
relacionada à espiritualidade. O instrumento mais popular entre os chineses era a cítara e o sistema
musical utilizado era a escala de cinco tons - pentatônica. Já na Índia, em 800 a.C., o método musical era o de
"ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e
semitons. Música na Grécia e em
Roma
Podemos observar que a cultura musical na Grécia Antiga
funcionava como uma espécie de elo entre os homens e as divindades. Tanto que
a palavra "música" provém do termo grego mousikē, que
significa "a arte das musas". As musas eram as deusas que guiavam e
inspiravam as ciências e as artes. É importante ressaltar que Pitágoras, grande
filósofo grego, foi o responsável por estabelecer relações entre a matemática
e a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais. Sabe-se que na Roma Antiga, muitas manifestações
artísticas foram heranças da cultura grega, como a pintura e a escultura.
Supõe-se, dessa forma, que o mesmo ocorreu com a música. Entretanto,
diferente dos gregos, os romanos usufruíam dessa arte de maneira mais ampla e
cotidiana. Atividade sobre o que você aprendeu 1. Marque
V ou F para as afirmações abaixo. Quando terminar, reescreva a afirmação
falsa tornando-as verdadeiras. a) ( ) A história da música é recente e
produz diversas formas de sonoridade. b) ( )
A música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons,
o ritmo, a melodia, a voz. c)
(
) A música podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar
memórias e reacender emoções. d) ( ) Nem todos os elementos são importantes na música. e)
(
) Pitagóras, grande filósofo grego, foi o responsável por
estabelecer relações entre a matemática e a música, descobrindo as notas e os
intervalos musicais. 2. Qual
a importância da música no Egito antigo? 3. Tanto
na China quanto na Índia, a música estava fortemente ligada a
espiritualidade. Que instrumento ou método era mais utilizado por cada um? 4. A
palavra "música" provém do termo grego mousikē, que
significa "a arte das musas".Quem eram essas musas? 4ª Aula
CONTINUAÇÃO HISTÓRIA DA MÚSICA - Música na Mesopotâmia
Na Suméria, a música era tão importante que os músicos dos povos
conquistados eram poupados da morte e de outros castigos e levados para as
cidades para que ensinassem sua arte ao povo. Foi ainda nessa cultura que a
primeira orquestra foi formada. Uma orquestra composta por 150 componentes
entre instrumentistas e cantores, segundo fontes documentais.
Os sumérios, deixaram numerosos documentos que mostravam como a música
eram importantes para eles. Documentos em forma de pinturas, esculturas, baixo-relevo
e em textos literários. Os músicos tinham o maior prestígio nessa sociedade e
eram reverenciados como sábios. Atividade 1. A Mesopatâmia é um dos berços da música, e
nos ajuda entender a origem dessa arte. Copie no caderno o mapa mental e em seguida
utilize o lápis de cor para fazer desenhos que represente esta cultura. 5ª Aula
MÚSICA
MODERNA A
música do século XX traz uma mistura complexa de muitas tendências. A maioria
das tendências compartilha uma coisa em comum: uma reação contra o estilo
romântico do século XIX. Tal fato fez com que certos críticos descrevessem a
música do século XX como “Antirromântica". Técnicas de composição da
Música Moderna/Impressionismo > originando-se
na França, a música
impressionista era caracterizada por sugestão e atmosfera; > surgiu de uma reação
aos excessos da Era Romântica; > o Impressionismo
musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderno; > faz mais uso de dissonância
com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica; > utiliza o efeito de planar sobre
uma frase melódica. Técnicas de composição da
Música Moderna/Expressionismo • a música
expressionista caracteriza-se pela emotividade intensa, dissonâncias
extremas, melodias ásperas e angulosas; • compositor
deposita em sua música seus sentimentos mais profundos, extremos e
desesperados, dando à obra um caráter exagerado. Técnicas de composição da
Música Moderna/Dodecafonismo ·
Arnold Schoenberg e seus alunos, Alban
Berg e Anton Werber, passaram a compor obras conhecidas como dodecafônicas. ·
Esse método de composição sugere a
utilização das doze notas do sistema musical, de uma maneira organizada de
tal forma que um som apenas venha a ser repetido após a execução de todos os
outros onze sons. Exemplificando... A
nota Dó apenas será repetida após a execução de todas as outras notas. É
notável, dessa maneira, uma espécie de “democracia” musical. Técnicas de composição da
Música Moderna/Atonalismo ·
Total ausência de uma nota central, que
pode causar um certo sentimento de “confusão” e “aleatoriedade” nas primeiras
audições de músicas atonais. ·
É considerado por alguns críticos como o
tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais
experimentada antes. ·
Não existe algo como um acorde maior ou
menor, e tampouco escalas ou modos como dórico, frígio etc. Atividade sobre o que você aprendeu 1)
Quais as características da música
moderna no geral? 2)
O que é Atonalismo? 3)
Como é o método de composição da música
dodecafônica? 4)
O que caracteriza a música
expressionista? 5)
Cite todas as características da música
moderna impressionista? 6)
Bandas
que utilizam este tipo de música misturam diversos gêneros opostos,
como música eletrônica e música clássica. a)
Experimenta b) Impressionista c) Expressionista d) Aleatória
7)
É considerado por alguns críticos como o
tonalismo levado ao extremo, que trouxe para a música uma “liberdade” jamais
experimentada antes. a.
Impressionismo b.
Expressionismo c. Atonalismo d.
Dodecafonismo 6ª Aula
Gênero Musical Brasileiro
Professor
apresente a música - Não Deixe o Samba Morrer
- Alcione
https://www.youtube.com/watch?v=DwsKhZLj01M&list=OLAK5uy_muiY_J4oVFxjcPX4ZSdKQxeQjRoR5vDN4&index=7
acessado em 29/09/2022 Em seguida faça as perguntas
de conhecimentos prévio aos alunos: 1- Gostaram
de ouvir o samba cantado pela cantora Alcione? 2- Vocês
já ouviram alguns sambas? Quais 3- Você
gosta de samba? Professor faça a explanação dos seguintes
conteúdos: 1- Pensar com a História – Samba Urbano,
página 53 2- Hora da Troca – Coleções; páginas 54 e 55; 3- Debate – Proibição ou preservação, páginas
56 e 57. Em
seguida peçam aos alunos para responderem
a atividade em anexo. Ø Atividade
do livro didático de Arte 9º ano VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES
A SEGUIR CONSULTANDO O NOSSO LIVRO NAS SEGUINTES PÁGINAS: 53 A 57 1.Onde surgiu o samba
urbano, e em que século? 2. Quais os instrumentos do
samba? 3. Quem foi Mário de Andrade
para a cultura brasileira? 4. Quais os instrumentos de
percussão que fazem parte do acervo que abriga as coleções de melodia? 5. A prática da capoeira foi
proibida em locais públicos, quando isso aconteceu? E quando terminou essa
proibição e por quem? 7º Aula Artista
da Terra Flaviana Cardoso Nascida em 22 de Dezembro de
1984, nasceu na Beira Rio no Hospital Santa Rita. Filha de Ana Maria Cardoso
dos Santos e Dalci Gomes dos Santos. A mãe tinha uma barraca de feira na
Cidade Baixa e era empregada da casa
do Sr. Fernando Martins. O primeiro contado com a
música foi através de Chico do Acarajé
que eram vizinhos e que conhecia muitos músicos da época. Aos 9 anos
de idade foi para a igreja presbiteriana onde fez aulas de músicas É mãe de 4 filhos, no ano de
2021 o amigo Cleivan a convidou para
cantar no seu aniversário e a partir dai começou a cantar nas casas de outros
amigos. O gosto pela música veio crescendo e foi trabalhando e se dedicando. Trabalhou no São João de 2021 através de uma
live promovida pela Prefeitura Municipal de Itamaraju. Fez live no São João
no Bairro na Italagem. O primeiro show nos palcos
de Itamaraju, 2022, foi à festa com os músicos da cidade por conta da
calamidade pública que ocorreu em junho desse ano. Participou do São João no
Bairro Italagem, no São João da
Independência na Cidade Baixa, no Vista Bela, no Arraiá dos Amigos e em
algumas confraternizações. Cantou em alguns lugares (Itabatã, Camamu, Nova
Alegria, Guaratinga). Nasceu ouvindo músicas, sempre foi
apaixonada pelo forró antigo, canta em bares músicas de alguns artistas
famosos (Marília Mendonça, Valquiria Santos, Solange Almeida, Magníficos),
mas canta de tudo (forró, sofrência, MPB). A família é de suma
importância na vida de Flaviana, o seu filho mais velho é um dos seus
motivadores a seguir em frente. Relatos da artista no dia
30/08/2022
Contato para Shows: (73) 9841-7252 1) Como iniciou a história
de Flaviana Cardoso na música? 2) Quais investimentos você
considera importante, para que a cultura musical melhorasse em sua cidade? 3) Cite 3 artistas atuais
que façam parte do cenário musical da cidade de Itamaraju: 4) Qual o nome da mãe de
Flaviana Cardoso? 5) Qual o estilo musical que
Flaviana Cardoso gosta? 6) Pesquise e escreva em seu
caderno o significado de: Melodia- Talentos- Cultura- Destaque- Integrar- Confraternizações- Valorização- Paixão- Programação- Carreira- Fenômeno- Extinção- Calamidade- Orgulho- 8º Aula:O USO DE DROGAS NO MEIO ARTÍSTICO E SUAS
CONSEQUÊNCIAS O cantor, que já havia
declarado que perdeu tudo por conta das drogas, surge com outra aparência ao
pedir dinheiro nas ruas. Xexéu, ex vocalista do grupo
brasileiro Timbalada, foi filmado com aparência diferente do normal.
Pedindo dinheiro nas ruas de Salvador, o cantor surge com dentes faltando na
boca e com machucados pelo corpo. Em vídeo divulgado por Fábia Oliveira, colunista
do jornal O Dia, Xexéu aparece cantando hits
do Timbalada sentado em uma calçada de Salvador. Vianey do
Vale, empresário do cantor, contou que ele teve uma recaída com o uso de
bebidas e esteve desaparecido por quatro dias, sendo localizado nesta terça-feira
(1). O vídeo teria sido gravado dentro desses quatro dias. LEIA MAIS: Xexéu, ex-Timbalada, é internado em clínica de reabilitação
em Salvador Ele já falou em entrevista
sobre o peso da fama e que "perdeu tudo por causa das drogas". O
cantor luta com alcoolismo e vício em substâncias e chegou a declarar em uma
entrevista para o programa Domingo Show, da Record, em junho de 2019 que já
teve cerca de três recaídas. "A minha médica sempre me dizia que cada dia que
passasse na minha vida sem usar [drogas] era um dia de vitória. A recaída é
inexplicável, isso não quer dizer que tenha havido, mas passei 14 anos em
Fortaleza e 14 anos limpo e não tive nenhum tipo de recaída", afirmou. Quando questionado
se estava usando algum tipo de droga na época da entrevista, o artista
afirmou que não, mas que estava em tratamento com remédios fortes vendidos
sob prescrição médica por conta de sequelas deixadas por anos de uso. Ele
ainda acrescenta que sem os remédios acaba tendo sintomas de transtornos de
ansiedade, síndrome do pânico e abstinência. "Não fiz nenhum tipo de internação. Na minha
época, usei muitas [drogas pesadas] mesmo, mas sem culpar ninguém. Ninguém me
forçou, foi algo que fiz por minha própria vontade, quero deixar isso bem
claro. Então sofri minhas próprias consequências, porque eu que
busquei", diz. ATIVIDADE 1ª
De acordo com o texto acima, responda as questões 1- De qual grupo brasileiro
fazia parte o cantor Xexéu? 2- O que aconteceu com esse
cantor? 3- Quais foram as consequências
causadas em Xexéu ao usar as drogas 4- O que aconteceu com ele
depois da recaída? 5- O que você acha que pode ser
feito para evitar que as pessoas não consumam drogas? 6- Construa cartazes com dicas
de como as pessoas podem evitar o uso das drogas. Ø Concurso Sobre Drogas Atividade: Criar um texto sobre
o tema;Depois fazer ilustração do seu pensamento a)
Escolher os três melhores texto da sala b)
Escolher os três melhores desenhos c)
Reescrever um único texto,depois ilustrar no coletivo e
apresentar para as outras turmas no pátio da escola. Só ideias para melhor conscientizar os nossos
adolescentes. Pode
ter premiação.(
Fica a critério de cada professor) Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo
acessado em 16/08/2022 http://pt.wikipedia.org/wiki/Defini%C3%A7%C3%B5es_de_m%C3%BAsica
acessado em 16/08/2022 http://titifreak.blogspot.com/2009/11/exposicao-de-dentro-para-fora-de-fora.html
acessado
16/08/2022 https://www.youtube.com/watch?v=NlgJGjaGVCo&ab_channel=omriferradurabreda: acessado em 16/08/2022 https://www.sescsp.org.br/programacao/3066_COLECOES
Acessado em 16/08/2022 https://www.todamateria.com.br/historia-da-musica/ Acessado em 16/08/2022 https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/09/26/pioneirismo-na-difusao-da-musica-contemporanea-brasileira-e-lembrado-no
Acessado em 16/08/2022 https://www.ppucdb.com.br/?p=18092 - A
influência do Tik Tok http://freitasarte.blogspot.com/2013/11/a-musica-e-as-primeiras-civilizacoes-i.html |
RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
|
ANEXO:
GABARITO
(Atividade da 2ªaula)
1. F,V,V,F,V
2. No Egito Antigo, a música
era muito presente, configurando um importante elemento religioso.
3. O instrumento mais popular
entre os chineses era a cítara e o sistema musical utilizado era a escala de
cinco tons - pentatônica.
Já na Índia, o método musical era o de
"ragas", que não utilizava notas musicais e era composto de tons e
semitons.
4.
As musas eram as deusas que guiavam e inspiravam as ciências e as
artes.
GABARITO (Atividade da 3ªaula)
1. f,h,a,g,e,b,d,i,c
2. Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti,
entre outros.
3. Se sobressaíram são Haydn, Mozart e Beethoven
4. O brasileiro Heitor Villa-Lobos, o russo Igor Stravinsky, o
nigeriano Fela Kuti, a pianista carioca Chiquinha Gonzaga, o norte-americano
Louis Armstrong, a francesa Lili Boulanger, o argentino Astor Piazzolla, e
muitos outros.
Resposta da atividade da 4ª aula
6)
e) Experimenta
7)
c.
Atonalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário