2ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE DO 6ºANO E 7ºANO

 

                                               2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema Intercurricular: Saúde Ambiental

Subtemas:  A Importância da Reutilização e Eliminação de Criadouros da Aedes Aegypti por Meio da Arte.

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo, Saúde na Escola

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas.  

Unidade Temática: Artes Visuais      Ano: 6º e 7º     Período:11/03 a 27/03/2024                  Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinho, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 


Informações para os alunos:

A campanha municipal de combate ao mosquito Aedes Aegypti, tem como objetivo levar ao aluno as diversas possibilidades de eliminar os criadouros da dengue transformando materiais recicláveis em arte.

Os criadouros podem se tornar brinquedos, objetos de artes e até mesmo “vasos” reutilizáveis para plantas. São várias formas que podem ser criadas, basta um pouco de criatividade.

Realizando isso, você está contribuindo para o meio ambiente e também no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

                                          

1º Aula:

1ª Momento: Levantando Conhecimentos Prévios:

Realizar uma roda de conversar com a turma sobre a importância de destruir criadores do mosquito como forma de prevenção da dengue. A reciclagem e o reaproveitamento de materiais contribuem não só para eliminar esses criadores como também para descobrir talentos.

Artista plástico transforma 3 toneladas de lixo em arte de rua em Salvador

(André Fernands expôs 30 obras na Praça Mestre Bimba, em Amaralina)

 

André Fernands, 43, largou a vida de eletricista e professor de natação para transformar lixo em arte (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)   Um eletricista que virou professor de natação. Um professor de natação que virou artista plástico. Pelo visto, a mudança, a transformação, é algo natural para André Fernandes, 43 anos. O maior exemplo disso não está na sua trajetória de vida, mas nas suas obras. Basta ver a metamorfose à qual submete suas peças. Há 4 anos, André largou tudo para transformar lixo em arte.

Com três toneladas, seu último ‘lixão’ foi transmutado em 30 peças coloridas expostas desde quinta-feira (30) na Praça Mestre Bimba, em frente ao Quartel de Amaralina.

As obras são feitas de garrafas de óleo de motor, água sanitária e alvejante, além de tubos de PVC, pedaços de madeira, pneus, baldes de tinta, canudos, aço, arames e parafusos. A transformação levou um ano e meio para ser concluída. “A ideia é devolver tudo à cidade, mas não mais como lixo”, explica. A maioria ganhou a forma de animais. Elefante, coruja, lagarto, aranha, golfinho. Mas também um palhaço e até um Michael Jackson com a camisa do Bahia feito todo de tampinha de garrafa. “Já passou um (torcedor do) Vitória retado ali perguntando porque eu não fiz o rubro-negro”.

A inspiração para usar o lixo vem de uma outra veia que André Fernands tem (Fernands assim mesmo, sem um 'e', apesar da camiseta). Antes de tudo, ele é ambientalista. “Cara, minha infância foi no mato e minha adolescência na praia. Ver o ser humano destruir esses locais com o lixo é algo que me toca muito. Tenho um amor incondicional pelo meio ambiente”, comenta. Seja nos carros ou a pé, os passantes se surpreendem ao ver as peças encostadas nos coqueiros ou colorindo o gramado. Adultos e crianças pedem para tirar fotos. “Meu neto ficou encantado e eu também. Além de tirar o lixo do meio ambiente, ainda alegra a nossa praça”, diz o aposentado Aloísio Pedro, 68.

De repente, uma Kombi da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) diminuiu a velocidade e o motorista começou a fotografar. “Fiquei assustado. Pensei que era a prefeitura querendo embarreirar”. Que nada. O funcionário achou bonito e quis registrar.   As 30 obras de Fernands mudaram a paisagem da Praça Mestre Bimba, em Amaralina (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)   Praia Limpa André começou a ser conhecido em 2014, quando, na Copa do Mundo, fez uma bandeira do Brasil com 100 mil tampinhas de garrafas pet. Com 12 metros de comprimento e oito de largura, a bandeira só não foi maior pela dificuldade de encontrar tampinhas verdes e amarelas.

Na verdade, a peça só ficou pronta porque André lançou o projeto Praia Limpa, que desde então reúne crianças do Nordeste de Amaralina para catar o lixo das praias usados em suas obras. “Foram elas que me ajudaram a encontrar as tampinhas. Por outro lado, a gente despertou nelas a consciência ambiental”, explica.

A bandeira acabou exposta na Arena Fonte Nova, inclusive com direitos de imagem pagos pela Secretaria Estadual da Copa (Secopa).

Com a decepção dos 7 x 1, André enrolou a bandeira e nunca mais abriu. Fez uma promessa. “Só abro quando o Brasil voltar a ser campeão do mundo. Já me ligaram para fazer matéria com a bandeira, já me convidaram para expor em eventos, mas não vou descumprir a promessa”. Quem sabe este ano?     Quatro anos atrás, na Copa, André criava bandeira do Brasil com 100 mil tampinhas (Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO) Pelo mundo Desde a Copa de 2014, André resolveu largar as outras atividades para ser artista plástico. Uma decisão difícil. Especialmente quando se tem um filho de 2 anos, hoje com 6. Mas, depois da bandeira do Brasil, suas obras começaram a dar um retorno financeiro. Já garante a pensão do pequeno João Paulo. “Depois que eu garanto a pensão dele, fico tranquilo. O que vem depois é lucro”.

Pouco a pouco, vai se inserindo no mercado. Até alguns gringos já se interessaram por sua arte. Na verdade, quem mais adquire suas peças são turistas. “Mês passado um turista português e um chinês compraram dois painéis em mosaico feitos a partir do entulho de construções”, conta. De todo modo, é uma vida incerta. “Hoje você não tem um real para comer um cachorro quente na esquina. Amanhã você tá em São Paulo, Rio de Janeiro ou até Paris expondo sua arte. Vida de artista de rua é assim”, define.

Algumas das peças expostas em Amaralina, inclusive, estão à venda, mas tem que conversar, afinal, não são de todas que ele pretende abrir mão. "O Michael Jackson tricolor, por exemplo, não tem preço".

OBS: (Professor, para o 6ºano é necessário fazer um resumo do texto)

 

2º Momento:

Dividir a turma em grupos e apresentar obras produzidas com materiais recicláveis e pedir que cada grupo organize os materiais necessários para a sua produção.

           

 

 

2º Aula

1º Momento

Leia o texto a seguir.

 

APRENDENDO SOBRE A DENGUE

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que ainda traz muita preocupação à população e aos governantes. Ela é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti que se reproduzem em água parada e possuem hábitos diurnos. É importante lembrar que o Aedes aegypti, além da dengue, também é o responsável pela transmissão da febre amarela, zika vírus e chicungunha.

Uma vez com dengue, a pessoa sente dores de cabeça, nos olhos e no corpo, febre alta, perda do apetite, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e extremo cansaço.

O tratamento dessa doença infecciosa é feito com repouso e ingestão de muita água, sendo os demais medicamentos prescritos pelo médico.

De cor preta com manchinhas brancas, o Aedes aegypti, na maioria das vezes, pica sua vítima no início da manhã ou final da tarde, pois ele evita o período de sol forte.

Ele tem, em seu ciclo de vida, as fases de ovo, larva, pupa e adultos, sendo que quando em condições adequadas, ele pode se desenvolver em até 48 horas. Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem suportar longos períodos de seca, até que entrem em contato com a água, desenvolvendo-se com extrema rapidez. Esse é o fato que torna o combate a esse mosquito muito difícil.

Para que consigamos erradicar de vez essa doença, temos que acabar com seu agente transmissor, evitando que eles se reproduzam em locais com água limpa e parada.

Para isso, devemos manter caixas d’água, tambores etc. bem fechados; não deixar acumular água em vasos de plantas, garrafas, potes, pneus etc.; jogar o lixo no latão de lixo, pois se acumular água nesse lixo, ele se tornará um criadouro para o mosquito

da dengue.

É preciso que nossos alunos se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela. Na verdade, nos prevenirmos da dengue não é difícil, basta cada um fazer a sua parte e é com esse intuito que propomos a atividade a seguir, na qual o professor, através de uma cruzadinha, poderá ensinar tudo sobre a dengue de uma forma lúdica e divertida.

Fonte:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aprendendo-sobre-dengue-uma-formadivertida.htm

 

2ºMomento:

Atividade:

1. Qual o nome do mosquito transmissor da dengue? Quais outras doenças o mesmo mosquito pode transmitir?

 

2. Quais os 08 principais sintomas da dengue? Marque um X .

 

( x) Dores de cabeça                          ( ) Queda de cabelo                   (x ) Dores nos olhos e no corpo

( x) Manchas vermelhas na pele        ( ) Mancha branca na pele         ( ) Mancha roxa na pele

(x ) Febre alta                                     ( x) Perda do apetite                    ( ) Dor de dente

(x ) Náuseas                                       ( ) Vômitos                                  (x ) Cocheira na cabeça

(x ) Extremo cansaço                         ( ) Bucho inchado

 

3º Momento:  Recorte e monte o mosquito da dengue.

Molde em anexo:

 

 

        

 

3ª Aula:

1º Momento:

Professor peça aos estudantes para assistirem ao vídeo e em seguida analisar a charge:

https://www.youtube.com/watch?v=p2A9lbqo9lg ( Tudo Sobre a Dengue)

Após passar o vídeo escolhido, o professor deve abrir espaço para as considerações dos alunos sobre o mesmo.

Em roda de conversa dialogar sobre a charge

O que é a charge na arte?

A charge é muito mais do que um desenho, é uma expressão de arte carregada de criticidade, uma maneira divertida e pouco convencional que o artista encontra para expor suas opiniões sobre eventos de seu tempo

                     

2º Momento:

Apresentar a charge

            

 Discutir com os estudantes todos os elementos que formam essa charge

            

Ela apresenta os seguintes elementos característicos: texto híbrido, tons críticos, conexão com a atualidade e texto pertencente ao campo jornalístico. A charge pode ser classificada em charge tradicional, charge eletrônica e vídeo charge.

 

3ºMomento

Pedir a turma que desenvolva a sua charge em grupo ou individualmente e depois faça um mural com as produções dos alunos.

 

4ª Aula

1ºMomento:

Agora que todos já sabem sobre a zika, Dengue e Chicungunha, chegou o momento de montar um Lapbook da Dengue (Molde em anexo)

2ºMomento: Exposição

Os alunos irão neste momento realizar a apresentação dos brinquedos e obras artísticas produzido com material reciclável e cada aluno ou grupo falará sobre a experiência, materiais utilizados e a contribuição na eliminação do criadouro. Registrar as falas e se possível fazer o registro fotográfico.

 

 

Fontes:

@eureka_recursosdidaticos

https://www.youtube.com/watch?v=p2A9lbqo9lg ( Tudo Sobre a Dengue)

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aprendendo-sobre-dengue-uma-formadivertida.htm

Beatriz Gomes Oliveira(Lapbook)


RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

ANEXOS:

 

(Anexo da 4ªAula)

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

(Anexo da 2ªAula)

 

 

 

 

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