9ºano

 

  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE

Tema: Performance

Unidade Temática: Artes Integradas

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

Processos de criação

Ano: 9º                          Período: 08/09 a 29/09/2020                                  Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

6.Estabelecer relações entre arte, mídia, mercedo e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1ª Etapa:

Apresente o objeto de conhecimento à turma – PERFORMANCE

Peça aos alunos que abram o livro na página 85 e executem a atividade (APRENDER COM OS SENTIDOS), seguindo passo a passo. Peça a alguém da família que fotografe um desses movimentos que o aluno fará.

Em seguida faça os questionamentos que estão no livro:

·         Você percebeu alguma diferença quando fechou os olhos?

·         Como foi se apoiar em um único pé de olhos fechados?

·         Você teve alguma dificuldade nessa atividade?

·         Após o levantamento dessas questões e sua socialização, apresente a turma o slide sobre PERFORMANCE (ANEXO) a aplique a atividade.

 

2ª Etapa:

Peça aos alunos que abram o livro na página 86 e que observem as imagens da artista Lenora de Barros fez em homenagem a George Segal, 1990. Fale sobre a artista (texto em anexo) e em seguida que copiem e respondam as questões 1 e 2 do livro. Pedir aos alunos que observem as imagens que a artista apresentou e escolha uma dos movimentos e faça essa experiência e relate como foi executar essa atividade.

 

AULA 02

Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para nessa aula trabalhar algumas performance que chamaram a atenção para debates políticos, sociais e culturais que costumam passar despercebidos no cotidiano. Apresente a turma os slides com as imagens apresentadas no livro e peça aos alunos que observem as imagens e que juntos façam a leitura dos textos conforme as fotos apresentadas.

·         Sugestão de slides

 

3ª Etapa:

·         Aplique a atividade no fim do slide.

 

AULA 03

4ª Etapa:

Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior.

Pedir aos alunos que copiem e respondas as questões da página 93

 

AULA 04

5ª Etapa:

Apresente o objeto de conhecimento à turma – ELEONORA FABIÃO – PÁGINA 94

 

Acessado em 04/09/2020 http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione9ºano

 

 

RECURSOS:(X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e 32) 

(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: 

 

ANEXOS:

1ª aula

https://www.todamateria.com.br/performance-na-arte/acessado em 04/09/2020

PERFORMANCE

Ø  A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais.

Ø  Está relacionada também ao happening  e, muitas vezes, os termos são descritos como sendo a mesma coisa.

Alguns estudiosos dizem que há uma pequena diferença entre os dois tipos de manifestação artística.

Ø  A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os expectadores observam; já no happening o público costuma participar também da ação.

Ø  Etimologicamente, a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa "dar forma", "fazer".

Ø  Características da arte performática

Ø  Linguagem híbrida: mistura elementos do teatro, artes visuais, instalação, música, entre outros;

Ø  Não tem lugar "apropriado" para acontecer: pode ocorrer tanto em museus, galerias e instituições, quanto em ambiente urbano e/ou público;

Ø  Registros da ação podem ocorrer por meio de fotografias e vídeos, mas o caráter da obra é efêmero, passageiro;

Ø  Corpo como instrumento de ação artística.

Rest Energy (1980), famosa performance de Marina Abramović e Ulay

 

Origem da Performance na Arte

No universo das artes, esse tipo de fazer artístico surge a partir da segunda metade do século XX, em decorrência de desdobramentos da pop art e da arte conceitual nos anos 60 e 70.

Isso porque a arte contemporânea desponta como uma nova maneira de produzir e apreciar a arte.

 

 Apresentação dadaísta de Hugo Ball (1916), no Cabaret Voltaire, na Suíça.

Artistas na Performance

Na década de 60, surge na Alemanha o movimento Fluxus, que inicia proposições performáticas inovadoras. Muitos artistas importantes de diversas partes do mundo fizeram parte do movimento, alguns deles são:

      Joseph Beuys (1921-1986) - alemão

      Wolf Vostell (1932-1998) - alemão

      Nam June Paik (1932-2006) - sul-coreano

      Yoko Ono (1933) – japonesa

Outros artistas que se destacam na arte da performance são:

Marina Abramović (1946) - sérvia

Chris Burden (1946-2015) - americano

Ana Mendieta (1948-1985) - cubana

Valie Export (1940) - austríaca

Ø  Performance artística no Brasil

No Brasil, já na década de 30 a arte da performance dava sinais. Isso por conta de Flávio de Carvalho (1899-1973), precursor do movimento e integrante do modernismo brasileiro.

New Look (1956), performance de Flávio de Carvalho causou espanto, pois o artista usava roupa "feminina" publicamente

ATIVIDADES

Ò  1. A performance é um tipo de modalidade artística híbrida. O que isso significa?

Ò  2. Performance e happening são modalidades que estão relacionadas, mas há uma diferença entre ela. Qual é?

Ò  3. Cite as características da arte performática:

Ò  4. A partir de quando a arte performática surgiu no universo das artes?

Ò  5. Cite pelo menos seis artistas de nacionalidades diferentes que se destacaram no universo das artes performática:

Ò  6. No Brasil, a arte performática deu sinais com o artista Flávio de Carvalho Uma de suas performances causou espanto ao público. Por quê? (veja a imagem e a legenda)

 

LENORA DE BARROS

É uma artista visual e poeta brasileira. Em 1970 formou-se em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e começou a interessar-se pelas interseções entre a prática poética e a arte visual. Utiliza em suas obras recursos diversos, como o vídeo, a fotografia e a instalação. Tem seu trabalho no acervo de coleções particulares e públicas, como no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, na Espanha, Daros-Latinamerica, Suíça, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na exposição Manobras Radicais (2006), com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda e Paulo Herkenhoff, a artista expõe dois trabalhos: Poema (1979) e Poesia é coisa de nada (s.d.). Herkenhoff afirma “em uma pura ação da libido, Lenora de Barros expõe a carne da linguagem e, portanto, sua demanda erótica.”

 

·         Observe as imagens que a artista apresentou escolha uma das imagens e faça essa experiência e relate como foi executar essa atividade.

 

 

2ª aula remota/9º ano  RERFORMANCE

                       

Hélio Oiticica, Parangolé                                                                                     Marina Abramovic, performance The House                                            Capa 11 (Incorporo a revolta), 1967                                                                       House with the Ocean View 2002

 

                                        

Eleonora Fabião, performance Ação Carioca #1:                            Moitará, GrupoUM e opavivará!, 2008 converso sobre qualquer assunto,

da série Ações cariocas, Largo da Carioca,

Rio de Janeiro (RJ), 2008.

      

Ronald Duarte, Nimbo/Oxalá,                                       Enrique Ramirez, Cruzar un muro, 2013, Chile

Rio de Janeiro (RJ), 2004

 Berna Reale, Os jardins Pensus da América, 2012.

Agora é a sua vez:

}  Após observar as imagens e conhecer sobre elas, responda:

}  Você se considera questionador?

}  Já teve o desejo de enfrentar as desigualdades?

}  O que é mais questionador na obra de Oiticica?

}  Por que a artista Marina Abramovic se expôs daquela maneira ao público?

}  Como você reage diante da fragilidade de alguém?

}  A artista Eleonora apresenta na imagem (página 89) um cartaz “CONVERSO SOBRE QUALQUER ASSUNTO”, sobre que assunto você conversaria com ela?

}  Os artistas O GrupoUM e o Opavivará criaram um objeto apresentado na foto (página 90), você acha que é uma moeda? Por quê?

}  Na página 91 apresenta um ritual, você acha que os movimentos apresentados podem ser associados à limpeza? Por quê?

}  Já na página 92 mostra uma Performance do artista chileno, Enrique Ramirez. Você já teve notícias de algum movimento migratório?

}  Na imagem da artista Berna Reale ela usou elementos que chamam atenção. Você acha que os elementos usados sugerem contradições?

}  Quem ganha com as guerras cultivadas em nossa sociedade.

 

 

Período: Setembro

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Arte.

LIVRO DE ARTE – 9º Ano

Tema: PERFORMANCE

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.                    * Processos de avaliação

Aprofundando no

Tema

Começando por você

O Que é Performance?

Continuação do conteúdo aplicado

O Que é Performance

Começando por você

Performace

Observe o resumo sobre o conteúdo aplicado e responder as atividades

Conhecer um pouco sobre a artista Lenora de Barros. Responder a atividade da página 86,

Inspire no livro de Arte e faça as atividades. 

Observar as imagens das páginas: 87, 88, 89,90, 91,92 e 93.

Responder as atividades aplicadas.

 

Lê e responder as atividades da página 93, consultando as páginas 87,88,89,90,91,92 e 93

Faça experiência da página 86 e relate como foi executar essa atividade.

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário