6ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema: Performance |
Unidade Temática: Artes Integradas |
Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas Processos
de criação |
|
Ano: 9º Período: 08/09 a 29/09/2020 Nº de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes
visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais
se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.),
gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR08) Diferenciar as
categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre
outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes
visuais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais –
especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a
identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas,
reelaborando-as nas criações em Arte. 6.Estabelecer relações entre arte, mídia, mercedo e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. |
|
ETAPAS DA AULA
/ METODOLOGIA |
|
AULA 01 1ª Etapa: Apresente o objeto de conhecimento à turma – PERFORMANCE Peça aos alunos que abram o livro na página 85 e executem a atividade
(APRENDER COM OS SENTIDOS), seguindo passo a passo. Peça a alguém da família
que fotografe um desses movimentos que o aluno fará. Em seguida faça os questionamentos que estão no livro: ·
Você percebeu alguma diferença quando fechou
os olhos? ·
Como foi se apoiar em um único pé de olhos
fechados? ·
Você teve alguma dificuldade nessa atividade? ·
Após o levantamento dessas questões e sua socialização,
apresente a turma o slide sobre PERFORMANCE (ANEXO) a aplique a atividade. 2ª Etapa: Peça aos alunos que abram o livro na página 86 e que observem as imagens
da artista Lenora de Barros fez em homenagem a George Segal, 1990. Fale sobre
a artista (texto em anexo) e em seguida que copiem e respondam as questões 1
e 2 do livro. Pedir aos alunos que observem as
imagens que a artista apresentou e escolha uma dos movimentos e faça essa experiência e relate como foi executar essa atividade. AULA 02 Dando continuidade ao objeto de conhecimento da aula anterior, para
nessa aula trabalhar algumas performance que chamaram a atenção para debates
políticos, sociais e culturais que costumam passar despercebidos no
cotidiano. Apresente a turma os slides com as imagens apresentadas no livro e
peça aos alunos que observem as imagens e que juntos façam a leitura dos textos
conforme as fotos apresentadas. ·
Sugestão de slides 3ª Etapa: ·
Aplique a atividade no fim do slide. AULA 03 4ª Etapa: Levantando conhecimentos prévios através das questões da aula anterior. Pedir aos alunos que copiem e respondas as
questões da página 93 AULA 04 5ª Etapa: Apresente o objeto de conhecimento à turma – ELEONORA FABIÃO – PÁGINA 94 Acessado em 04/09/2020 http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione9ºano |
|
RECURSOS:(X) Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
(X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e
32) ( ) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|
|
ANEXOS:
1ª aula
https://www.todamateria.com.br/performance-na-arte/acessado
em 04/09/2020
PERFORMANCE
Ø A
performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar
diversas linguagens como teatro, música e artes visuais.
Ø Está
relacionada também ao happening e, muitas vezes, os termos
são descritos como sendo a mesma coisa.
Alguns estudiosos dizem que há uma pequena
diferença entre os dois tipos de manifestação artística.
Ø A
performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente
utiliza seu corpo como suporte enquanto os expectadores observam; já no
happening o público costuma participar também da ação.
Ø Etimologicamente,
a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa
"dar forma", "fazer".
Ø Características
da arte performática
Ø Linguagem
híbrida: mistura elementos do teatro, artes visuais, instalação, música, entre
outros;
Ø Não
tem lugar "apropriado" para acontecer: pode ocorrer tanto em museus,
galerias e instituições, quanto em ambiente urbano e/ou público;
Ø Registros
da ação podem ocorrer por meio de fotografias e vídeos, mas o caráter da obra é
efêmero, passageiro;
Ø Corpo
como instrumento de ação artística.
Rest
Energy (1980), famosa performance de Marina Abramović e Ulay
Origem da Performance na Arte
No universo das artes, esse tipo de fazer
artístico surge a partir da segunda metade do século XX, em decorrência de
desdobramentos da pop art e
da arte conceitual nos anos 60 e 70.
Isso porque a arte contemporânea desponta
como uma nova maneira de produzir e apreciar a arte.
Artistas na Performance
Na década de 60, surge na Alemanha o movimento Fluxus,
que inicia proposições performáticas inovadoras. Muitos artistas importantes de
diversas partes do mundo fizeram parte do movimento, alguns deles são:
•
Joseph Beuys (1921-1986) - alemão
•
Wolf Vostell (1932-1998) - alemão
•
Nam June Paik (1932-2006) - sul-coreano
•
Yoko Ono (1933) – japonesa
Outros artistas que se destacam na arte da performance são:
Marina Abramović (1946) - sérvia
Chris Burden (1946-2015) - americano
Ana Mendieta (1948-1985) - cubana
Valie Export (1940) - austríaca
Ø Performance
artística no Brasil
No Brasil, já na década de 30 a arte da performance dava
sinais. Isso por conta de Flávio de Carvalho (1899-1973),
precursor do movimento e integrante do modernismo brasileiro.
New Look (1956), performance de
Flávio de Carvalho causou espanto, pois o artista usava roupa
"feminina" publicamente
ATIVIDADES
Ò 1. A performance é um tipo de modalidade
artística híbrida. O que isso significa?
Ò 2. Performance e happening são modalidades
que estão relacionadas, mas há uma diferença entre ela. Qual é?
Ò 3. Cite as características da arte
performática:
Ò 4. A partir de quando a arte performática
surgiu no universo das artes?
Ò 5. Cite pelo menos seis artistas de
nacionalidades diferentes que se destacaram no universo das artes performática:
Ò 6. No Brasil, a arte performática deu
sinais com o artista Flávio de Carvalho Uma de suas performances causou espanto
ao público. Por quê? (veja a imagem e a legenda)
LENORA DE BARROS
É uma artista visual e poeta
brasileira. Em 1970 formou-se em Linguística pela Universidade
de São Paulo (USP) e começou a interessar-se pelas interseções entre a
prática poética e a arte visual. Utiliza em suas obras recursos diversos,
como o vídeo, a fotografia e a instalação. Tem seu trabalho no acervo de
coleções particulares e públicas, como no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, na
Espanha, Daros-Latinamerica, Suíça, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na exposição Manobras
Radicais (2006), com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda e Paulo
Herkenhoff, a artista expõe dois trabalhos: Poema (1979)
e Poesia é coisa de nada (s.d.). Herkenhoff afirma “em uma
pura ação da libido, Lenora de Barros expõe a carne da linguagem e, portanto,
sua demanda erótica.”
·
Observe as imagens que a artista apresentou
escolha uma das imagens e faça essa experiência e relate como foi executar essa
atividade.
2ª aula
remota/9º ano RERFORMANCE
Hélio Oiticica, Parangolé Marina Abramovic, performance The House Capa 11 (Incorporo a revolta), 1967 House
with the Ocean View 2002
Eleonora Fabião, performance Ação Carioca #1: Moitará,
GrupoUM e opavivará!, 2008 converso sobre
qualquer assunto,
da série Ações cariocas, Largo da Carioca,
Rio de Janeiro (RJ), 2008.
Ronald Duarte, Nimbo/Oxalá, Enrique Ramirez, Cruzar un muro, 2013,
Chile
Rio de Janeiro (RJ), 2004
Agora é a sua vez:
} Após observar as imagens e conhecer sobre
elas, responda:
} Você se considera questionador?
} Já teve o desejo de enfrentar as
desigualdades?
} O que é mais questionador na obra de
Oiticica?
} Por que a artista Marina Abramovic se expôs
daquela maneira ao público?
} Como você reage diante da fragilidade de
alguém?
} A artista Eleonora apresenta na imagem
(página 89) um cartaz “CONVERSO SOBRE QUALQUER ASSUNTO”, sobre que assunto você
conversaria com ela?
} Os artistas O GrupoUM e o Opavivará criaram
um objeto apresentado na foto (página 90), você acha que é uma moeda? Por quê?
} Na página 91 apresenta um ritual, você acha
que os movimentos apresentados podem ser associados à limpeza? Por quê?
} Já na página 92 mostra uma Performance do
artista chileno, Enrique Ramirez. Você já teve notícias de algum movimento
migratório?
} Na imagem da artista Berna Reale ela usou
elementos que chamam atenção. Você acha que os elementos usados sugerem
contradições?
} Quem ganha com as guerras cultivadas em
nossa sociedade.
Período: Setembro
Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o
desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser
produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de
estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas
dicas que podem ajudar:
• Junto com
o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede
e a vista de todos;
• É preciso
um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se
concentrar;
• No começo
da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as
atividades do dia;
• É
importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que
revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.
• Montamos
uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Arte.
LIVRO
DE ARTE – 9º Ano |
||||
Tema: PERFORMANCE Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas. * Processos de
avaliação |
||||
Aprofundando
no Tema |
Começando
por você |
O Que é Performance? |
Continuação
do conteúdo aplicado O
Que é Performance |
Começando por você |
Performace Observe o
resumo sobre o conteúdo aplicado e responder as atividades |
Conhecer
um pouco sobre a artista Lenora de Barros. Responder a atividade da página 86,
Inspire no
livro de Arte e faça as atividades. |
Observar as imagens das páginas: 87, 88, 89,90, 91,92 e
93. Responder as atividades aplicadas. |
Lê e
responder as atividades da página 93, consultando as páginas 87,88,89,90,91,92
e 93 |
Faça experiência
da página 86 e relate como foi executar essa atividade. |
Obs:
Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o
cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com
organização. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário