SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
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Tema:O Corpo Nas Artes Visuais |
Objeto do conhecimento:Elementos da Linguagem,Materialidades,Processos de Criação,Contextos e
Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais
6ºAno Período:
16/11/2020 a 30/11/2020 Aulas:3 |
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HABILIDADES
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(EF69AR04) Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais(ponto,linha,forma,direção,cor,tom,escala,dimensão,espaço,movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05)Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão
artística(desenho,pintura,colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06)Desenvolver
processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses
artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de
materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF69AR07)Dialogar
com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade. ·
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos 1º Aula: O CORPO NAS ARTES VISUAIS 1º Etapa Professor como estamos no mês da consciência negra,
pensamos em começar a aula com a valorização da beleza negra seguindo a linha de
raciocínio de mulheres emponderadas. Apresente a turma algumas imagens de
mulheres negras. Destacando a beleza de cada uma na participação na
sociedade. CONSCIÊNCIA NEGRA - Beleza Negra!
Professor peça aos alunos que façam a leitura do texto: BELEZA NEGRA, em anexo. Em seguida
socializem com eles os seguintes questionamento: ·
De que o texto retrata? ·
Você conhece alguém com a beleza negra? Aproveitando o momento separe 10 minutos
e peça aos alunos para pesquisarem outras mulheres que tenham a BELEZA NEGRA,
e que anotem no caderno as que pesquisaram. Peçam aos alunos que façam uma linda
colagem em uma das iamgens em anexo. 2ª Etapa
FALANDO SOBRE ERNESTO
NETO / LIVRO PÁGINA 30
Em
seu trabalho, Ernesto Neto imagina espaços tridimensionais que podem ser
percorridos pelo espectador . Essa proposta teve início com o interesse do
artista pelo corpo, e a pele,as formas orgânicas e os espaços acolhedores. Leia
uma declaração do artista sobre como ele concebeu a obra Nave Deusa: {...}Então
eu decidi fazer a minha própria arquitetura,na qual eu poderia expor minhas
peças, e assim a idéia de Naves surgiu , como a realização de um continuum da escultura para o espaço da galeria. Existem
muitas analogias diferentes para esta escultura-arquitetura que eu chamo de
Naves, que vem da idéia de uma nave espacial.Eu sinto meu corpo como uma nave
espacial e na verdade uma nave espacial é um tipo de arquitetura ou prótese
,como uma extensão do nosso
corpo,um espaço que proporciona um
sentimento de autossuficiência em relação
a um exterior hostil .Evoca fases primárias de nossa existência ,o
estágio de um feto no útero,essa ‘mágica ou milagrosa realidade que todos nós
já experimentamos ao sermos trazidos á vida{...} NETO,Ernesto.In
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO,exposiçãoDengo:catálogo,São
Paulo,2010.p.45 1) Observe a fotografia e converse com os colegas. Como essa obra
pode se relacionar com o que diz o artista? 2) Se achar pertinente oriente os alunos a pesquisar na internet
outros trabalhos de Ernesto Neto e reserve um tempo para os mesmos
apresentarem. 2ª Aula: 1ª Etapa O BELO GREGO Professor: Peça aos alunos que
observem, comparem e analisem as esculturas e ressalte que foram produzidas
em diferentes contextos e apresentam estilos visuais distintos. Vamos refletir:
Professor faça leitura compartilhada
da página 31e socialeze. Atividade 1)
Como essa obra pode se relacionar com o que o artista diz? 2)
Ernesto afirma que cada corpo é uma
nave, você concorda? Por que? 3)
O que você faria ao se deparar com uma
obra dessa? 4)
Em sua opinião como essa obra se
sustenta? 5)
Baseado no texto responda! O que os
artistas querem mostrar com suas artes? 6)
Qual foi a preocupação dos Gregos
antigos com a formação da cultura ocidental? 7)
Do que é feito o belo? 8)
Quais as regras as esculturas daquela
época precisava seguir? 2ª
Etapa: HORA
DA TROCA: Professor agora vamos falar sobre o
autorretrato. Com base na página 32 e 33 Questione
os alunos: o que você sabe sobre
autorretrato? Você já
fez seu autorretrato? Retrato e autorretrato
O autorretrato sempre acompanhou o
ser humano no desejo de registar sua imagem, sua existência. Essa busca pela
auto-imagem foi-se modificando no decorrer do tempo. O autorretrato é o
espelho do artista. Nele, o artista reflete sua imagem, sua personalidade,
seus valores, sua época, sua maneira de ver a arte e o mundo. Autorretrato é uma forma de registo onde o
próprio artista se retrata, ele é o modelo dele mesmo. O AUTO-RETRATO E A LIBERDADE (Século
XX)Durante o século XX, os artistas inventaram mil e uma novas maneiras de
pintar, de desenhar, de esculpir, por isso foram chamados de modernos.Os
artistas contemporâneos compreenderam isso e passaram a brincar com suas
próprias imagens com extrema liberdade. Na arte contemporânea, o autorretrato
pode estar em toda parte. Artistas
como: Frida_Kahlo,
1907 – 1954, leiam sobre a artista na página 32. https://artsandculture.google.com/asset/sem-t%C3%ADtulo-autorretrato-com-colar-de-espinhos-e-beija-flor/MwHFAKi5c5lw2g?hl=pt-BR https://denisemiletto.blogspot.com/2018/04/releitura-de-poema-de-mario-quintana.html Após explanação do conteúdo realizem a atividade
da página 33. Vocês podem usar uma foto de família para
realização da atividade. CAPRICHEM 3º Aula 1ª Etapa:A beleza, o corpo e a arte
Professor faça explicação do conteúdo das páginas 34
e 35 Importante destacar: A beleza ,o corpo e a arte Como vimos o conceito do Belo e os padrões de beleza
não variam de Cultura para cultura e muda com o tempo.Na Grécia antiga homens
jovens atléticos eram considerados mais próximo de forma ideal de beleza já
na Europa no século XlV, o referencial de beleza era as mulheres gordas -a
época isso garantia prestígio por ser sinal de uma boa condição financeira
capaz de garantir uma alimentação farta. Observe As imagens abaixo e reflita
sobre a situação do Escultor francês Auguste Rodin(1840-1917). Texto da página
34. Agora é sua vez observe as imagens abaixo: Atividade Buscando evidênciar que
os padrões de beleza são uma convenção social,que se transformam em cada
época e que muitas vezes estão sujeitos a interesses comerciais hiérarquicos
e de classe.Observe a imagem e fale quais os padrões estéticos que é possível
identificar nelas. Sugestão
de atividade Extra. Atividade da Página 36 . 2ª Etapa:Professor continue
falando de desenho seguindo as páginas 37 e 38. Desenho Cego
Agora é sua vez Desenhar é uma forma de
expressão direta e, ao mesmo tempo, muito complexa, agora que você já viu o
desenho cego, teste sua imaginação. Faça você um desenho cego 3º
Etapa Vamos sentir o corpo /Atividade da página 39 https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596098?fbclid=IwAR2QXP9Hq7xRKCDgvQDVqPJdN5aD_QfRhCQ5YHpSJBAImhJ1DQjjqmEjM-A6ºano acessado em
28/10/2020 |
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