4ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO E 7ºANO

 

                                              4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Temas Intercurriculares:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! (6ºano-Arte, Fotografia, Cinema e Meio Ambiente)

(7ºano- Fotografia, Expressões Artísticas em Defesa dos Biomas Brasileiros)

Objeto de conhecimento:  Contextos e Práticas, Materialidades, Elementos da linguagem, Processos de Criação

Temas Contemporâneos/ Integradores:  Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia 

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano: 6º e 7º  Período: 22/04 a 10/05/2024     Aulas: 05

                                                             HABILIDADES

 (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

 (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

                                             COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

                                               COMPETÊNCIAS GERAIS

Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

                                       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

. Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional

                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1ª Aula

                                            

1ºMomento: Peça aos alunos para assistirem ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique

 

 O roteiro de estudo apresenta uma trilha que será percorrida progressivamente pelo estudante com tarefas a serem realizadas.

 

2ºMomento:

Agora, com base no vídeo que você assistiu copie e responda as questões abaixo no caderno:

 

1-Qual a diferença entre o retrato e o autorretrato?

2-Qual retrato citado no vídeo foi feito por Leonardo da Vinci?

3-Cite os nomes dos artistas que fizeram seu autorretrato usando tinta óleo.

4-O artista Vick Muniz fez o seu autorretrato usando uma técnica diferente, qual técnica ele usou?

5-Professor, faça a leitura das páginas 104 a 118 do livro didático 6ºano e em seguida aplique a atividade da página 119 (Somente para o 6ºano)

 

2ªAula:

1ºMomento: Levantamento dos conhecimentos prévios

 

a)      Você gosta de fotografar?

b)      Você sabe fazer self?

c)      Você tem fotografias de quando era bebê?

 

                                                        HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

 

                                                      

É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e lembrar

Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da fotografia.

História da Fotografia

A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a várias pessoas.

câmera escura foi a primeira invenção significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a passagem de luz através de um pequeno orifício.

primeira imagem registrada foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia.

Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu o daguerreótipo , processo mais perfeito para fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo , que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes , que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas digitais , que dispensam qualquer um desses recursos.

2ºMomento: Atividade

1.      Por quem foi retratado a primeira fotografia?

2.      O que foi a câmera escura?

 

3.      Separe as silabas:

Negativo _____________________________________________

Positivo ______________________________________________

Invenção _____________________________________________

Máquina ______________________________________________

Digitais _______________________________________________

Retratos _______________________________________________

Computador ____________________________________________

                  Câmera________________________________________________

3ºMomento:  Professor, faça a leitura das páginas 106 a 109 do livro didático 7ºano e em seguida aplique a atividade (Somente para o 7ºano)

3ªAula

1ºMomento:

Levantamento dos conhecimentos prévios

- Você gostou de estudar sobre Fotografia?

- Qual ou quais partes do texto (História da Fotografia), você gostou?

Professor peça aos alunos que copiem o texto:

O fotógrafo

    Um jovem coala trabalhava como fotógrafo independente.  Ele gostava muito do que fazia, mas como ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.  Por isso, pensava até em mudar de profissão.

    Procurou emprego em um escritório de contabilidade e trabalhou com muito afinco. Depois de alguns anos, já havia conseguido reunir algumas economias.

    — Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia, que me dê o suficiente para viver! — pensava ele, contente pelo esforço realizado.

    O coala voltou a exercer a sua vocação, e desta vez não teve dificuldades financeiras, pois seu estúdio estava funcionando melhor do que ele próprio havia imaginado.

    Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.

2ºMomento: Relembrando o texto

Questão 1 – Segundo o narrador da história, o jovem coala “pensava até em mudar de profissão”, porque:

(     ) “trabalhava como fotógrafo independente”.

(     ) “gostava muito do que fazia”.

(     ) “ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.”

Questão 2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso montar um pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do jovem coala.

(     ) marca o começo da fala do jovem coala.

(     ) sinaliza uma pausa na fala do jovem coala. 

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

 “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado.”

 Com suas palavras explique o que ele quer dizer com esse fragmento de texto?

Professor, no período da atividade tome a leitura do texto: “O Fotógrafo”, registre quais as dificuldades que o aluno apresentar.

4ªAula                                                                          

1ºMomento:                                                Atividade

Agora aprendemos mais sobre Retrato e Autorretrato, iremos contar as experiências vividas nessa viagem!!!

Quais são os momentos mais importantes da vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida são aqueles que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de “mesmices”, e todos os dias fossem iguais?

MÃO NA MASSA:

                  

Registre no filme (folha extra), quais foram os momentos mais inesquecíveis da sua vida e encaixe os desenhos na câmera, assim como o modelo.

Recorte e encaixe as imagens que você produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na câmera de fotos abaixo.

5ªAula:     Somente para o 6ºano

1ºMomento: Cinema e Meio Ambiente

Fazer um levantamento prévio sobre o que cada aluno conhece sobre cinema

1-      Você já foi ao cinema?

2-      Qual filme você assistiu no cinema?

3-      Você consegue imaginar como se produz cinema?

Em seguida realizar a atividade de leitura e escrita disponível em:  https://drive.google.com/file/d/1uKodP3G7rfUp0nejj9VABzvwlPzegYUs/view?pli=1

 

2ºMomento:  Assistir ao filme “Wall-E” é uma produção da Disney focada na história de dois robôs que se apaixonam.

Além das belezas do amor, o enredo mostra que um dos personagens, o Wall-E, vive em um mundo que foi abandonado pelos humanos – isso porque a terra fica cheia de lixo, impossibilitando a sobrevivência de qualquer espécie.

As pessoas decidem viver em uma nave e deixam algumas máquinas por aqui para fazer o trabalho sujo, limpando a atmosfera. O cenário é fictício, mas pode ser um alerta para o caminho que não devemos seguir.

                  

 

Após socializar com a turma sobre o filme e o caminho da humanidade se continuar poluindo o nosso planeta, vamos recortar e colar o nosso próprio robô. Não esqueça de usar materiais recicláveis.

 

5ªAula

1ºMomento: Somente para o 7ºano

Quais as Importâncias dos biomas?

     

Os biomas brasileiros são fundamentais para o equilíbrio ecológico do país e desempenham papéis essenciais para a manuntenção da biodiversidade e dos serviços ambientais.Eles oferecem uma variedade de recursos naturais,como água, alimentos, medicamentos e materiais genéticos. Além disso, os biomas contribuem para o clima regional e global, regulando o ciclo da água, o sequestro de carbono e a produção de oxigênio. Portanto, a conservação e preservação desses biomas são vitais para a sustentabilidade ambiental e o bem- estar humano. O Brasil possue seis biomas principais:

1>    Amazônia

2>    Mata Atlântica

3>    Cerrado

4>    Caatinga

5>    Pampa

6>    Pantanal

 

Cada bioma tem características únicas e desempenha um papel vital na ecologia e na cultura brasileira.

Portanto, a conservação e preservação desses biomas são vitais para a sustentabilidade ambiental e o bem- estar humano.

2ºMomento: Momento mão na massa

Escolha do bioma: Divida os estudantes em grupos e atribua a cada grupo um dos seis biomas brasileiros para pesquisar e representar.

Pesquisa: Peça aos estudantes que pesquisem informações sobre o bioma designado, incluindo características físicas, clima, fauna, flora e os principais desafios de conservação.

Materiais: Oriente aos estudantes os materiais necessários para criar o triorama, como papelão, tesouras, cola, lápis de cor, tintas, musgo artificial, entre outros.

Montagem: Instrua os alunos a desenhar e recortar as diferentes camadas e elementos do bioma para montar o triorama em três dimensões. Eles podem representar o solo, a vegetação, os animais e outros aspectos relevantes do bioma.

Apresentação: Após a conclusão dos trioramas, organize uma sessão de apresentação onde os grupos podem compartilhar suas criações, explicar as características do bioma representado e discutir a importância da conservação.

Reflexão: Promova uma discussão em classe sobre as semelhanças e diferenças entre os biomas e a importância da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

 

Esta atividade não apenas ajuda os alunos a aprender sobre os biomas brasileiros, mas também desenvolve habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e criatividade.

 

Ø  Professor, avalie a participação dos estudantes na escrita, a criatividade na criação da obra artística e a capacidade de reflexão e discussão sobre o tema proposto.

 

Em anexo arquivo com moldes.

 

FONTES DE PESQUISAS:

https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3

https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em 16/04/2024

 

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 16/04/2024

https://www.liveworksheets.com/rr2046995st acessado em 16/04/2024

https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/  acessado em 16/04/2024

ANEXO SOMENTE PARA O 6º ANO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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