4ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA |
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Temas Intercurriculares: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! (6ºano-Arte,
Fotografia, Cinema e Meio Ambiente) (7ºano- Fotografia, Expressões Artísticas em Defesa dos Biomas
Brasileiros) |
Objeto
de conhecimento: Contextos e Práticas, Materialidades,
Elementos da linguagem, Processos de Criação Temas Contemporâneos/ Integradores: Cidadania e
Civismo, Ciência e Tecnologia |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes
Integradas Ano: 6º e 7º Período: 22/04 a
10/05/2024 Aulas: 05 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR02) Pesquisar e analisar
diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações
nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto,
linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na
apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,
proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas
produções visuais. (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações
processuais entre diversas linguagens artísticas. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções
artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das
comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos
tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural,
histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as
diversidades. ·
Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas
integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias
de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições
particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a
imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.
·
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de
registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e
consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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. Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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1ª Aula 1ºMomento: Peça aos
alunos para assistirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique O roteiro de estudo apresenta uma
trilha que será percorrida progressivamente pelo estudante com tarefas a
serem realizadas. 2ºMomento: Agora, com
base no vídeo que você assistiu copie e responda as questões abaixo no
caderno: 1-Qual a
diferença entre o retrato e o autorretrato? 2-Qual retrato
citado no vídeo foi feito por Leonardo da Vinci? 3-Cite os
nomes dos artistas que fizeram seu autorretrato usando tinta óleo. 4-O artista
Vick Muniz fez o seu autorretrato usando uma técnica diferente, qual técnica
ele usou? 5-Professor,
faça a leitura das páginas 104 a 118 do livro didático 6ºano e em seguida aplique
a atividade da página 119 (Somente
para o 6ºano) 2ªAula: 1ºMomento:
Levantamento dos conhecimentos prévios a)
Você gosta de fotografar? b)
Você sabe fazer self? c)
Você tem fotografias de quando era bebê?
HISTÓRIA
DA FOTOGRAFIA
É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele
passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na
escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo
pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir
as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais
fácil de ver e lembrar Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum
ou porta-retratos. É o que vamos ficar sabendo através da história da
fotografia. História da Fotografia A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma
única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a
várias pessoas. A câmera escura foi a primeira invenção significativa
anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a passagem de
luz através de um pequeno orifício. A primeira imagem registrada
foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado
do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia. Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu
o daguerreótipo , processo mais perfeito para
fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico
inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo ,
que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes ,
que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas
digitais , que dispensam qualquer um desses recursos. 2ºMomento: Atividade 1.
Por quem foi retratado a primeira fotografia? 2.
O que foi a câmera escura? 3.
Separe as silabas: Negativo _____________________________________________ Positivo ______________________________________________ Invenção _____________________________________________ Máquina ______________________________________________ Digitais _______________________________________________ Retratos
_______________________________________________ Computador
____________________________________________ Câmera________________________________________________ 3ºMomento: Professor, faça a leitura das páginas 106 a
109 do livro didático 7ºano e em seguida aplique a atividade (Somente para o 7ºano) 3ªAula 1ºMomento: Levantamento dos conhecimentos prévios - Você gostou de estudar sobre
Fotografia? - Qual ou quais partes do texto
(História da Fotografia), você gostou? Professor peça aos alunos que
copiem o texto: O fotógrafo Um jovem coala
trabalhava como fotógrafo independente. Ele gostava muito do que fazia,
mas como ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família. Por
isso, pensava até em mudar de profissão. Procurou emprego em
um escritório de contabilidade e trabalhou com muito afinco. Depois de alguns
anos, já havia conseguido reunir algumas economias. — Com esse dinheiro,
já posso montar um pequeno estúdio de fotografia, que me dê o suficiente para
viver! — pensava ele, contente pelo esforço realizado. O coala voltou a
exercer a sua vocação, e desta vez não teve dificuldades financeiras, pois
seu estúdio estava funcionando melhor do que ele próprio havia imaginado. Quem sabe
sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo realizado. 2ºMomento: Relembrando o texto Questão 1 – Segundo o narrador da história, o jovem coala “pensava até em mudar de
profissão”, porque: ( )
“trabalhava como fotógrafo independente”. ( )
“gostava muito do que fazia”. ( )
“ganhava pouco, quase não conseguia sustentar sua família.” Questão 2 – Na parte “— Com esse dinheiro, já posso montar um
pequeno estúdio de fotografia […]”, o travessão: (
) anuncia a fala do jovem coala. (
) marca o começo da fala do jovem coala. (
) sinaliza uma pausa na fala do jovem coala. Questão 3 – Releia este fragmento do texto: “Quem sabe sacrificar-se por um ideal, acaba por vê-lo
realizado.” Com suas palavras explique
o que ele quer dizer com esse fragmento de texto? Professor, no
período da atividade tome a leitura do texto: “O Fotógrafo”, registre quais
as dificuldades que o aluno apresentar. 4ªAula 1ºMomento: Atividade Agora
aprendemos mais sobre Retrato e Autorretrato, iremos contar as experiências
vividas nessa viagem!!! Quais são os momentos mais importantes da
vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida são aqueles
que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de “mesmices”,
e todos os dias fossem iguais? MÃO
NA MASSA: Registre no filme (folha extra), quais
foram os momentos mais inesquecíveis da sua vida e encaixe os desenhos na
câmera, assim como o modelo. Recorte e encaixe as imagens que você
produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na câmera de
fotos abaixo. 5ªAula: Somente para o 6ºano 1ºMomento: Cinema e Meio Ambiente Fazer um levantamento prévio sobre o que cada
aluno conhece sobre cinema 1-
Você já foi ao cinema? 2-
Qual filme você
assistiu no cinema? 3-
Você consegue imaginar
como se produz cinema? Em seguida realizar a atividade de leitura e
escrita disponível em: https://drive.google.com/file/d/1uKodP3G7rfUp0nejj9VABzvwlPzegYUs/view?pli=1 2ºMomento: Assistir
ao filme “Wall-E” é uma produção da Disney focada na história de dois robôs
que se apaixonam. Além das belezas do amor, o enredo mostra que um
dos personagens, o Wall-E, vive em um mundo que foi abandonado pelos humanos
– isso porque a terra fica cheia de lixo, impossibilitando a sobrevivência de
qualquer espécie. As pessoas decidem viver em uma nave e deixam
algumas máquinas por aqui para fazer o trabalho sujo, limpando a atmosfera. O
cenário é fictício, mas pode ser um alerta para o caminho que não devemos
seguir. Após socializar com a turma sobre o filme e o
caminho da humanidade se continuar poluindo o nosso planeta, vamos recortar e
colar o nosso próprio robô. Não esqueça de usar materiais recicláveis. 5ªAula 1ºMomento:
Somente para o 7ºano Quais as Importâncias dos biomas? Os biomas brasileiros são fundamentais para o
equilíbrio ecológico do país e desempenham papéis essenciais para a
manuntenção da biodiversidade e dos serviços ambientais.Eles oferecem uma
variedade de recursos naturais,como água, alimentos, medicamentos e materiais
genéticos. Além disso, os biomas contribuem para o clima regional e global,
regulando o ciclo da água, o sequestro de carbono e a produção de oxigênio.
Portanto, a conservação e preservação desses biomas são vitais para a
sustentabilidade ambiental e o bem- estar humano. O Brasil possue seis biomas
principais: 1> Amazônia 2> Mata
Atlântica 3> Cerrado 4> Caatinga 5> Pampa 6> Pantanal Cada bioma tem características únicas e desempenha
um papel vital na ecologia e na cultura brasileira. Portanto, a conservação e preservação desses
biomas são vitais para a sustentabilidade ambiental e o bem- estar humano. 2ºMomento: Momento mão na
massa Escolha do bioma: Divida os
estudantes em grupos e atribua a cada grupo um dos seis biomas brasileiros
para pesquisar e representar. Pesquisa: Peça aos estudantes que
pesquisem informações sobre o bioma designado, incluindo características
físicas, clima, fauna, flora e os principais desafios de conservação. Materiais: Oriente aos estudantes os
materiais necessários para criar o triorama, como papelão, tesouras, cola,
lápis de cor, tintas, musgo artificial, entre outros. Montagem: Instrua os alunos a
desenhar e recortar as diferentes camadas e elementos do bioma para montar o
triorama em três dimensões. Eles podem representar o solo, a vegetação, os
animais e outros aspectos relevantes do bioma. Apresentação: Após a
conclusão dos trioramas, organize uma sessão de apresentação onde os grupos
podem compartilhar suas criações, explicar as características do bioma
representado e discutir a importância da conservação. Reflexão: Promova uma discussão em
classe sobre as semelhanças e diferenças entre os biomas e a importância da
preservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Esta atividade não apenas ajuda os alunos a
aprender sobre os biomas brasileiros, mas também desenvolve habilidades de
pesquisa, trabalho em equipe e criatividade. Ø Professor, avalie a participação dos estudantes na escrita, a
criatividade na criação da obra artística e a capacidade de reflexão e
discussão sobre o tema proposto. Em anexo arquivo com moldes. FONTES DE PESQUISAS: https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3 https://www.claudiotebaldi.com.br/blog/os-tipos-de-fotografia-mais-praticados-no-mercado acessado em
16/04/2024 https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-fotografo-5o-ano/ acessado em 16/04/2024 https://www.liveworksheets.com/rr2046995st
acessado em 16/04/2024 https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/
acessado em 16/04/2024 ANEXO SOMENTE PARA O 6º ANO |
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