6ª sequência didática 8º e 9ºano 2022

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE 2022

Tema Intercurricular: “As diversas facetas do consumo” O teatro além dos palcos   

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem,Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: Artes Integradas             Ano: 8º e 9º        Período: 01/08/2022 a 02/09/2022        Aulas: 08

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. elementos da linguagem

(EF69AR24) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

(EF04AR29) Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens da comédia e da farsa.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em ArteMobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Levantando Conhecimentos Prévios

 

·      Você sabe o que é o consumo excessivo?

·      Como sua família controla o consumo? Ou seja, o orçamento da sua família, você sabe como funciona?

·      Como você observa a questão da economia brasileira ter passado por tantos problemas nos últimos anos?

·      Considera possível que o teatro fale sobre o consumismo? De que maneira você faria?

 

Atenção Professor: A medida que eles forem respondendo utilize a lousa para registrar as respostas e em seguida levante hipóteses sobre o que será visto nas próximas aulas.

 

 AULA 01

1º Momento:

 

Apresente o tema à turma – O Teatro e o Consumo

 

Como primeiro proposta de atividade, utilize as imagens abaixo e peça para que eles classifiquem em consumismo, e consumo consciente e expliquem o porquê:

 

 

 

1)      Reúna os amigos e compre apenas um presente:

 

                                                                       

2)    Pesquise o preço antes de comprar:

3)    Comprar aquilo que não cabe no orçamento:

 

 

2ºMomento: É hora de introduzir o tema “TEATRO”. Peça para que eles iniciem a escrita de um breve momento, sobre uma cena cujo tema seja: “Eu quero! Eu compro !”

 

Obs: Cena será apresentada na 3ª aula

 

 

 

Passo 01: Tema

 

 

Consumismo

 

Tendo o tema já definido peça para que eles pesquisem sobre os tipos de consumismo.

 

 

Passo 02: Ação

 

Depois do tema, é hora da ação, que é a descrição do que ocorre na cena, sempre no tempo presente:

Eles devem definir o tipo de ação que vão desenvolver. Lembre-os que a cena deve ser curta e de apenas um take.

 

 

 

Passo 03: Diálogos

 

Escreva as falas dos personagens

Nesse momento, é hora de lembra-los sobre os personagens, e como inserir as falas no texto já escrito. Explique que não há necessidade travessão nesse tipo de gênero. Apenas afaste da margem

 

AULA 02

1º Momento: Levantando Conhecimentos prévios

Ø Por que o consumo atinge mais as crianças?

 

                                    CONSUMISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Por José Roberto Marques - Blog

Tudo aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi adquirido com dinheiro. As relações de consumo que estabelecemos são assim definidas, por meio da aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor financeiro.

O objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver as necessidades que identificaram. Compramos comida para resolver a necessidade da fome. Compramos um carro para resolver a necessidade do transporte em longas distâncias.

No entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo necessário? Essa pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença entre consumo e consumismo.

Consumismo: entendendo o problema

O consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um estilo de vida) em que as pessoas compram em grandes quantidades, ou em frequência maior do que a necessária, itens de que muitas vezes nem sequer necessitam – superficiais.

Ao contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por compras cujo motivo é um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso, felicidade) e não a real utilidade do item adquirido.

É claro que nem toda pessoa da atualidade é consumista, mas não se pode negar que são muitas as que compram itens de que não necessitam realmente, em quantidades excessivas.

É importante destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas.

O problema é que muitas dessas matérias-primas e fontes de energia podem ser não-renováveis, comprometendo a disponibilidade futura desses recursos no planeta. Além disso, mesmo quando os recursos naturais são repostos, isso nem sempre é feito da maneira adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o padrão contemporâneo de consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento global.

 Consumir em excesso provoca catastróficas, consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que não consegue suportar esse padrão de consumo.

Por isso, o consumo consciente é aquele em que:

·         Verificamos se realmente existe a necessidade de adquirir o produto;

·         Comparamos o custo-benefício de diferentes fornecedores;

·         Priorizamos os produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente descartados, com o mínimo de impactos ambientais;

·         Entendemos que consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar felicidade”.

2º Momento: Atividade

1.    Como são estabelecidas as relações de consumo?

2.    Qual a diferença entre consumo e consumismo?

3.    O que acontece quando uma pessoa resolve manter um estilo de vida consumista?

4.    Com base no texto, cite pelo menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente.

5.    Você aplica ou já aplicou alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais?

6.    Com base no que você aprendeu, você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta.

 

 

AULA 03

1º Momento

Após a a presentação da breve cena( Atividade do 2º momento da 1ªaula) peça para que eles se auto avaliem entre si através do seguinte questionário:

 

 

Questionário de auto avaliação

 

Nome dos integrantes do grupo avaliado:

 

 

 


                                                                                                            

                                                                                                                                                                               

                                                                                                                                                                               

           Marque o X no item que está de acordo:

    O enredo produzido esta de acordo com o tema sugerido.

    Quanto a escrita do texto, é possível dizer que o gênero “Roteiro” foi escrito de maneira correta?

    A apresentação foi suficiente para promover a reflexão na sala?

    Todos os integrantes colaboraram com a atividade? Se não, indique melhorias

 

______________________________________________________

    O tempo de encenação foi suficiente para o tema proposto?

 

Como você avalia o desempenho do grupo, escreva com suas próprias palavras:

 

 

 

 

 

Atenção, professor ❗incentive-os a fazer uma avaliação honesta dos seus colegas, trabalhando assim a questão da autoavaliação.  

 

AULA O4:

1º Momento: O Surgimento do Teatro

 

O teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados

rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e

diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas. Apesar de ser

um consenso que o teatro ocidental teve origem na Grécia Antiga, é importante frisar que essa

manifestação já era presente na humanidade desde tempos remotos, mesmo que de forma

rudimentar. Na pré-história, os seres humanos possuíam maneiras distintas de comunicação, e a

imitação era uma delas. Muito provavelmente, os homens das cavernas desenvolveram gestos

que se assemelhavam aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos seus pares

como as situações ocorreram. Assim como a dança, a música e o desenho, a linguagem teatral

também teve sua importância na época pré-histórica.

 

O Teatro e a Nossa Origem

 

Nós temos nossas origens. Nascemos de outras pessoas, em algum lugar e numa data

determinada. Somos brasileiros, nascemos numa cidade que pertence a um estado, num

determinado tempo. Isso nos identifica. Por isso que é bom sempre sabermos sobre as nossas

origens.

2º Momento: Sobre o surgimento do teatro, responda:

1-Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial?

a) Roma.

b) Grécia.

c) Itália.

d) Brasil.

 

2-Por que é possível concluir que na pré-história a arte já existia?

Porque os homens das cavernas desenvolveram gestos que se assemelhavam aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos seus pares como as situações ocorreram.

 

3-O que não faz parte da produção teatral?

a) O cenário, o figurino, a personagem.

b) O cenário, o figurino, a história.

c) O figurino, a história e a personagem.

d) As brincadeiras de bola, os jogos de quebra-cabeça.

 

4-Em qual ano surgiu a arte teatral?

a) 534 d.C.

b) 543 a.C.

c) 534 a.C.

d) 343 a.C.

 

5-Qual o deus da mitologia grega está relacionado com festas e diversões?

a) Dionísio.

b) Diógenes.

c) Ditirambo.

d) Zeus.

 

6-A grande festa Dionisíaca comemorava:

a) a chegada da colheita.

b) a chegada do inverno.

c) o término do inverno.

d) o início da primavera.

 

7-O grupo formado só por homens, que se apresentava nas festas Dionisíacas era

chamado de:

a) Ditongo.

b) Dionisíacos.

c) Demétrius.

d) Ditirambo.

 

8-Que elemento o primeiro ator utilizou em cena?

a) Um quadro.

b) Uma máscara.

c) Uma vestimenta.

d) Um cenário.

 

9-Qual o primeiro palco teatral da história?

O altar principal do templo.

 

AULA 05:

1º Momento: Elementos concretos do espetáculo teatral: CENOGRAFIA

    

A cenografia é muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de

organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do

espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o

público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

Observe os cenários abaixo

 

  

 

1-. Leia a história abaixo:

OS SEGREDOS DA NOSSA CASA

Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão. O cão

queixou-se:

— A senhora, por favor, não me queime!

Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira...

Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:

— O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!

A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.

Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a:

— Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos

vizinhos.

A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então,

pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele. Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os

outros, assegurar o respeito. Fonte: "Eu conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas", org. de Aldónio

Gomes, 1999 Disponível em:< http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto7.html>. Acesso em: 01 set.2020.

1-  Leia a história crie um cenário para história. Pode ser com recortes de revistas ou desenhado

 

AULA 06:

1º Momento: Querido estudante seja bem vindo a um dos temas mais importantes numa

montagem teatral, o figurino. Isso mesmo, o figurino assim como o texto da peça ou cenário teatral também é uma peça fundamental para que a peça teatral tenha sucesso. Para isso leia com bastante atenção ao texto abaixo.

Texto 1

O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ... Qual a origem do figurino no teatro? O primeiro responsável pela criação do figurino é o autor e o figurinista, porém há uma complexidade de idéias em sua construção, dentro de uma montagem teatral. É certo que os trajes serão utilizados pelos atores, mas cabe ao figurinis o desenho dos mesmos.

Qual é o papel do figurino?

O figurino serve à narrativa ao ajudar a diferenciar (ou tornar semelhante) os personagens, e ajuda a identificar em que arquétipo (clichê e estereótipo) a personagem se encaixa. O figurino muitas vezes serve como elemento para identificar a personagem.

     Como fazer figurino para teatro?

                                                        

> Dicas de como montar um figurino.

1. Monte um livro ou caderno de ideias, anote tudo que for necessário, essencial e inspirador para você.

2. Quando surgir ideias de histórias em sua mente, faça uma boa pesquisa, pois o que deixa um figurino mais atraente, é a forma que você irá interpretar o texto para desenvolvê-lo.

Qual é a função do figurino para o teatro?

O figurino é parte importante do espetáculo, pois através dele se cria uma linguagem através das formas, cores, texturas, transmite a época, a situação econômica política e social, indica a região ou cultura, estilo do personagem, estação climática e aspecto psicológico.

O Figurino e suas Funções

No teatro, o figurino tem uma função específica: a de contribuir para a elaboração do personagem pelo ator e constituir, também, um conjunto de formas e cores que intervêm no espaço do espetáculo e devem, portanto, integrar-se a ele.

Qual a importância do figurino para a construção do personagem?

O figurino é composto por todas as roupas e acessórios que

os personagens usam no teatro. Sua função é caracterizá-los tanto física

quanto psicologicamente. O vestuário ajuda a definir características

dos personagens.

Como deve ser construído o figurino das personagens?

Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.

Quem é que escolhe os figurinos para os atores?

Como o próprio nome diz, o figurinista é aquele responsável pelo figurino de uma produção artística, seja ela um filme, série ou peça de teatro.

Atividade:

Depois da leitura do texto responda as perguntas abaixo:

1- Qual a funçaõ do figurino numa peça teatral? (compor a personagem da peça)

2- Quem é o responsavel de criar o figurino da peça? ( o figurinista)

3- Segundo o texto para que serve o vestuário? (definir características do personagem)

4- Como deve ser construido o figurino das personagens? (coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela)

5- Qual profisional escolhe os figurinos para os atores? ( o figurinista)

2º Momento:

Agora é sua vez de arriscar ser um figurinista!

Que tal criar um desenho para um personagem?

 

AULA 07

1º Momento: As Máscaras nas Manifestações Teatrais Populares Brasileiras”.

Tácito Borralho.

A máscara teatral é tão antiga quanto o teatro. Ela representa à humanidade a magia e poder ser, por um momento, alguém que não sou.O uso da máscara no teatro perdura como essencial para o espetáculo até a Commedia Dell’Arte, mas é necessário observar que as máscaras e personagens mascarados jamais saíram de cena nas ruas, nas manifestações artísticas e festas populares como nos carnavais e outros acontecimentos do calendário litúrgico católico ou mesmo festas que celebram rituais pagãos... Mesmo que se abandone o termo “folclore” para que em seu lugar seja usada indiscriminadamente a palavra “popular”, as manifestações religiosas em que o uso das máscaras era predominante eram os rituais dançados

2º Momento:

Sugestão de vídeos: Assista https://www.youtube.com/watch?v=swsova_ViNc

                                              https://www.youtube.com/watch?v=WD4YeMZGuF4

1 – Pesquise: Os mascarados nas Cavalhadas de Pirenópolis.

2 - Desenhe uma das máscaras pesquisadas.

3 - Que tal agora confeccionar a sua própria máscara?

Para isso, utilize-se de materiais recicláveis (por exemplo: papelão, jornal, prato reciclável,

embalagens, pets...). A sua máscara pode ser baseada em alguma máscara da história do teatro, de

algum personagem famoso, a escolha é sua!

 

 

AULA 08

1º Momento:

Gêneros Teatrais

Tragédia, comédia e farsa.

 

Tragédia

Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte. Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa

extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).

Comédia

A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.

Farsa

A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando inspira-se em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.

 

Teatro de bonecos

O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.

 

                                                                                                       http://www.arte.seed.pr.gov.br

 

 

           

Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça. Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernanbuco.

 

O Teatro de bonecos e as artes plásticas

Além da leitura visual da imagem acima, a vivência plástica, dentro do estudo de teatro, pode

acontecer na produção dos bonecos do teatro destacando a função dos bonequeiros, artistas que

confeccionam esses bonecos. A produção dos bonecos de vara, dos fantoches, dedoches, marionetes e dos cenários estimulam a imaginação e aguçam a criatividade. Vale a pena experimentar!

 

2º Momento:

 

Atividade:

 

1)    Defina o gênero teatral comédia.

2)    Qual era a visão que Aristóteles tinha sobre o gênero teatral tragédia?

3)    Qual a origem da palavra comédia? Qual o seu significado?

4)    Baseado no texto estudado comente sobre o teatro de bonecos.     

 

REFERÊNCIAS:

https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Roteiro

http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione  021

https://www.todamateria.com.br/performance-na-arte/acessadO

https://www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online/

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   ( x ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( X )  auto avaliação

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

  

 

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