6ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE 2022 |
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Tema Intercurricular: “As diversas facetas do consumo” O teatro além dos
palcos Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo
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Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,Materialidades, Processos
de Criação e Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Integradas Ano: 8º e 9º Período: 01/08/2022 a 02/09/2022 Aulas: 08 |
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HABILIDADES
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(EF69AR01) Pesquisar, apreciar
e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,
em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência
com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção,
o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. elementos da linguagem (EF69AR24)
Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador,
designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do
sistema das artes visuais. (EF04AR29)
Experimentar,
de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a
gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens da comédia e
da farsa. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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·
Pesquisar e conhecer distintas matrizes
estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas
culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e
manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em ArteMobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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Levantando Conhecimentos
Prévios ·
Você sabe o
que é o consumo excessivo? ·
Como sua
família controla o consumo? Ou seja, o orçamento da sua família, você sabe
como funciona? ·
Como você
observa a questão da economia brasileira ter passado por tantos problemas nos
últimos anos? ·
Considera
possível que o teatro fale sobre o consumismo? De que maneira você faria? Atenção Professor:
❗A medida que eles forem
respondendo utilize a lousa para registrar as respostas e em seguida levante
hipóteses sobre o que será visto nas próximas aulas. AULA 01 1º Momento: Apresente o
tema à turma – O Teatro e o Consumo Como
primeiro proposta de atividade, utilize as imagens abaixo e peça para que eles
classifiquem em consumismo, e consumo consciente e expliquem o porquê: 1)
Reúna os amigos e compre apenas um presente:
2) Pesquise o preço antes de comprar: 3) Comprar aquilo que não cabe no orçamento: 2ºMomento: É hora de
introduzir o tema “TEATRO”. Peça para que eles iniciem a escrita de um breve
momento, sobre uma cena cujo tema seja: “Eu quero! Eu compro !” Obs: Cena será apresentada na 3ª aula
AULA
02 1º Momento: Levantando
Conhecimentos prévios Ø
Por que o consumo atinge mais as crianças?
CONSUMISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Por José Roberto Marques - Blog Tudo aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi
adquirido com dinheiro. As relações de consumo que estabelecemos são assim
definidas, por meio da aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor
financeiro. O objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver
as necessidades que identificaram. Compramos comida para resolver a
necessidade da fome. Compramos um carro para resolver a necessidade do
transporte em longas distâncias. No entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo
necessário? Essa pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença
entre consumo e consumismo. Consumismo: entendendo o problema O consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um
estilo de vida) em que as pessoas compram em grandes quantidades, ou em
frequência maior do que a necessária, itens de que muitas vezes nem sequer
necessitam – superficiais. Ao contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por
compras cujo motivo é um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso,
felicidade) e não a real utilidade do item adquirido. É claro que nem toda pessoa da atualidade é consumista,
mas não se pode negar que são muitas as que compram itens de que não
necessitam realmente, em quantidades excessivas. É importante
destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam
confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas
da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas. O problema é que muitas dessas
matérias-primas e fontes de energia podem ser não-renováveis, comprometendo a
disponibilidade futura desses recursos no planeta. Além disso, mesmo quando
os recursos naturais são repostos, isso nem sempre é feito da maneira
adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o padrão contemporâneo de
consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento global. Consumir em excesso provoca catastróficas,
consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que
não consegue suportar esse padrão de consumo. Por isso, o consumo consciente é
aquele em que: ·
Verificamos se
realmente existe a necessidade de adquirir o produto; ·
Comparamos o
custo-benefício de diferentes fornecedores; ·
Priorizamos os
produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente
descartados, com o mínimo de impactos ambientais; ·
Entendemos que
consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar
felicidade”. 2º Momento: Atividade 1. Como são estabelecidas as
relações de consumo? 2. Qual a diferença entre consumo
e consumismo? 3. O que acontece quando uma
pessoa resolve manter um estilo de vida consumista? 4. Com base no texto, cite pelo
menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente. 5. Você aplica ou já aplicou
alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais? 6. Com base no que você aprendeu,
você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta. AULA 03 1º Momento Após a a presentação da breve cena( Atividade do 2º momento da 1ªaula)
peça para que eles se auto avaliem entre si através do seguinte questionário:
Questionário de auto avaliação Nome dos integrantes
do grupo avaliado: Marque o X no item que está de
acordo:
O enredo produzido esta de
acordo com o tema sugerido.
Quanto a escrita do texto, é
possível dizer que o gênero “Roteiro” foi escrito de maneira correta?
A apresentação foi suficiente
para promover a reflexão na sala?
Todos os integrantes colaboraram
com a atividade? Se não, indique melhorias ______________________________________________________
O tempo de encenação foi
suficiente para o tema proposto? Como você avalia o
desempenho do grupo, escreva com suas próprias palavras: Atenção, professor ❗incentive-os a fazer
uma avaliação honesta dos seus colegas, trabalhando assim a questão da
autoavaliação. AULA O4: 1º Momento: O Surgimento do Teatro O
teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época,
eram realizados rituais
em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade,
vinho e diversão.
Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas. Apesar
de ser um
consenso que o teatro ocidental teve origem na Grécia Antiga, é importante
frisar que essa manifestação
já era presente na humanidade desde tempos remotos, mesmo que de forma rudimentar.
Na pré-história, os seres humanos possuíam maneiras distintas de comunicação,
e a imitação
era uma delas. Muito provavelmente, os homens das cavernas desenvolveram
gestos que
se assemelhavam aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos
seus pares como
as situações ocorreram. Assim como a dança, a música e o desenho, a linguagem
teatral também
teve sua importância na época pré-histórica. O
Teatro e a Nossa Origem Nós
temos nossas origens. Nascemos de outras pessoas, em algum lugar e numa data determinada.
Somos brasileiros, nascemos numa cidade que pertence a um estado, num determinado
tempo. Isso nos identifica. Por isso que é bom sempre sabermos sobre as
nossas origens. 2º Momento: Sobre o surgimento
do teatro, responda: 1-Em
que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial? a)
Roma. b) Grécia. c)
Itália. d)
Brasil. 2-Por
que é possível concluir que na pré-história a arte já existia? Porque os homens das cavernas desenvolveram gestos que se assemelhavam
aos animais. Além disso, encenavam caçadas para contar aos seus pares como as
situações ocorreram. 3-O
que não faz parte da produção teatral? a)
O cenário, o figurino, a personagem. b)
O cenário, o figurino, a história. c)
O figurino, a história e a personagem. d) As brincadeiras de bola, os jogos de quebra-cabeça. 4-Em
qual ano surgiu a arte teatral? a) 534 d.C. b) 543 a.C. c) 534 a.C. d) 343 a.C. 5-Qual
o deus da mitologia grega está relacionado com festas e diversões? a) Dionísio. b)
Diógenes. c)
Ditirambo. d)
Zeus. 6-A
grande festa Dionisíaca comemorava: a)
a chegada da colheita. b)
a chegada do inverno. c)
o término do inverno. d) o início da primavera. 7-O
grupo formado só por homens, que se apresentava nas festas Dionisíacas era chamado
de: a)
Ditongo. b)
Dionisíacos. c)
Demétrius. d) Ditirambo. 8-Que
elemento o primeiro ator utilizou em cena? a)
Um quadro. b)
Uma máscara. c)
Uma vestimenta. d) Um cenário. 9-Qual
o primeiro palco teatral da história? O altar principal do templo. AULA 05: 1º Momento: Elementos concretos do espetáculo teatral:
CENOGRAFIA A cenografia é muito mais do que decoração e
ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas
são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o
espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma
o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário. Observe os cenários abaixo 1-. Leia a história abaixo: OS SEGREDOS DA NOSSA CASA Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou
cair cinza em cima do seu cão. O cão queixou-se: — A senhora, por favor, não me queime! Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira... Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o
pau também falou: — O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe! A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que
se tinha passado com o cão e o pau. Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a: — Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa
não devem ser espalhados pelos vizinhos. A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque
tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele. Comentário: é
fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito. Fonte: "Eu conto, tu contas, ele
conta... Estórias africanas", org. de Aldónio Gomes, 1999 Disponível em:<
http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto7.html>. Acesso em: 01
set.2020. 1- Leia a
história crie um cenário para história. Pode ser com recortes de revistas ou
desenhado AULA
06: 1º Momento: Querido estudante
seja bem vindo a um dos temas mais importantes numa montagem
teatral, o figurino. Isso mesmo, o figurino assim como o texto da peça ou cenário
teatral também é uma peça fundamental para que a peça teatral tenha sucesso. Para
isso leia com bastante atenção ao texto abaixo. Texto 1 O figurino pode
ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e
acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para
compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro,
cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ... Qual a
origem do figurino no teatro? O primeiro responsável pela criação
do figurino é o autor e o figurinista, porém há uma complexidade de
idéias em sua construção, dentro de uma montagem teatral. É certo que os
trajes serão utilizados pelos atores, mas cabe ao figurinis o desenho dos
mesmos. Qual é o
papel do figurino? O figurino serve
à narrativa ao ajudar a diferenciar (ou tornar semelhante) os personagens, e
ajuda a identificar em que arquétipo (clichê e estereótipo) a personagem se
encaixa. O figurino muitas vezes serve como elemento para
identificar a personagem. Como
fazer figurino para teatro?
> Dicas de como montar um figurino. 1. Monte um livro ou caderno de ideias, anote tudo
que for necessário, essencial e inspirador para você. 2. Quando surgir ideias de histórias em sua mente,
faça uma boa pesquisa, pois o que deixa um figurino mais atraente,
é a forma que você irá interpretar o texto para desenvolvê-lo. Qual é a função do figurino para o teatro? O figurino é parte importante do espetáculo,
pois através dele se cria uma linguagem através das formas, cores, texturas,
transmite a época, a situação econômica política e social, indica a região ou
cultura, estilo do personagem, estação climática e aspecto psicológico. O Figurino e
suas Funções No teatro, o figurino tem uma
função específica: a de contribuir para a elaboração do personagem pelo ator
e constituir, também, um conjunto de formas e cores que intervêm no espaço do
espetáculo e devem, portanto, integrar-se a ele. Qual a
importância do figurino para a construção do personagem? O figurino é composto por todas
as roupas e acessórios que os personagens usam no teatro. Sua
função é caracterizá-los tanto física quanto psicologicamente. O vestuário ajuda a
definir características dos personagens. Como deve
ser construído o figurino das personagens? Os figurinos e acessórios utilizados em
cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação
ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. O figurinista é o responsável
pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral. Quem é que
escolhe os figurinos para os atores? Como o próprio nome diz, o figurinista é aquele
responsável pelo figurino de uma produção artística, seja ela um
filme, série ou peça de teatro. Atividade: Depois da leitura do texto responda as perguntas
abaixo: 1- Qual a funçaõ do figurino numa peça teatral? (compor
a personagem da peça) 2- Quem é o responsavel de criar o figurino da
peça? ( o figurinista) 3- Segundo o texto para que serve o vestuário?
(definir características do personagem) 4- Como deve ser construido o figurino das
personagens? (coerentes com a época em que acontece a ação ou com o
simbolismo que o diretor queira dar a ela) 5- Qual profisional escolhe os figurinos para os
atores? ( o figurinista) 2º
Momento: Agora é sua
vez de arriscar ser um figurinista! Que tal criar um desenho para um personagem? AULA 07 “ 1º
Momento: As Máscaras nas Manifestações Teatrais
Populares Brasileiras”. Tácito Borralho. A máscara teatral é tão antiga quanto o teatro.
Ela representa à humanidade a magia e poder ser, por um momento, alguém que
não sou.O uso da máscara no teatro perdura como essencial para o espetáculo
até a Commedia Dell’Arte, mas é necessário observar que as máscaras e
personagens mascarados jamais saíram de cena nas ruas, nas manifestações
artísticas e festas populares como nos carnavais e outros acontecimentos do calendário
litúrgico católico ou mesmo festas que celebram rituais pagãos... Mesmo que
se abandone o termo “folclore” para que em seu lugar seja usada indiscriminadamente
a palavra “popular”, as manifestações religiosas em que o uso das máscaras
era predominante eram os rituais dançados 2º
Momento: Sugestão de vídeos: Assista https://www.youtube.com/watch?v=swsova_ViNc
https://www.youtube.com/watch?v=WD4YeMZGuF4 1 – Pesquise: Os mascarados nas Cavalhadas de
Pirenópolis. 2 - Desenhe uma das máscaras pesquisadas. 3 - Que tal agora confeccionar a sua própria
máscara? Para isso, utilize-se de materiais recicláveis
(por exemplo: papelão, jornal, prato reciclável, embalagens, pets...). A sua máscara pode ser
baseada em alguma máscara da história do teatro, de algum personagem famoso, a escolha é sua! AULA 08 1º
Momento: Gêneros Teatrais Tragédia, comédia e farsa. Tragédia Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os
heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o
sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e
piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e
corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte. Segundo
Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado,
completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos
distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por
narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem
por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966). Comédia A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa
festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no
espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da
vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os
ridículos e a crítica aos costumes da sociedade. Farsa A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens
caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não
existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações
sociais mesmo quando inspira-se em situações do cotidiano. A farsa simplesmente
expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor. Teatro de bonecos O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com
atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem
conta a história são bonecos controlados com as mãos.
http://www.arte.seed.pr.gov.br Cada parte
do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o
tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir
de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais
bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem
principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos
seus braços, pernas e cabeça. Também há fantoches, que são construídos em
cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais
tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de
Pernanbuco. O Teatro
de bonecos e as artes plásticas Além da
leitura visual da imagem acima, a vivência plástica, dentro do estudo de
teatro, pode acontecer
na produção dos bonecos do teatro destacando a função dos bonequeiros,
artistas que confeccionam
esses bonecos. A produção dos bonecos de vara, dos fantoches, dedoches,
marionetes e dos cenários estimulam a imaginação e aguçam a criatividade. Vale
a pena experimentar! 2º Momento: Atividade: 1)
Defina o gênero teatral comédia. 2)
Qual era a visão que Aristóteles tinha sobre o gênero
teatral tragédia? 3)
Qual a origem da palavra comédia? Qual o seu significado? 4)
Baseado no texto estudado comente sobre o
teatro de bonecos. REFERÊNCIAS: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Roteiro http://www.facebook.com/story.pnp?story_fbid=209853291553&id=10000editorascipione 021 |
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RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; ( x ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( X ) auto avaliação ( )
Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (
x) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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