SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO 2022

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (História da Fotografia)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do Conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas    Ano: 8º      Período: 09/05 a 20/05/2022        Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR05P6) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos

. Nesta aula você terá oportunidade de aprofundar no conceito da fotografia, na sua técnica e na sua história. Espero que essa aula ajude você a mergulhar no mundo da fotografia. Bons estudos.

 

1ª Aula

1ª Momento:

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          Qual Aplicativo que você mais gosta de usar, para edição?

·          Você sabe o que é revelar fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

2º Momento: Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a oralidade e a interpretação textual.

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

• Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.

• Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

• Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno

ORIGEM DA FOTOGRAFIA

• As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

 • Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

• Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

 

 • No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

COMO SURGIU A IMAGEM COLORIDA

  • As imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

 • A primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

 

                            

        William Talbot

 

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

Atividade

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Como surgiram as imagens coloridas?

4) Qual o nome do brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a ser reconhecido?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

  • A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?
  • Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?
  • Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

2ª Aula

1º Momento: É hora de entender um pouco mais sobre o percurso da arte de fotografar.

Sugestão: Assista ao vídeo, e em seguida verifique como essa arte foi se modificando ao longo do tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=UYcuW92tQv0A evolução da selfie com a professora Mônica

Acessado em 28/05/2022

 

SELFIES E RECURSOS DIGITAIS NA FOTOGRAFIA

  • Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

• Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

 

PRIMEIROS AUTORRETRATOS

       Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX, artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar características de sua sociedade e de sua época, muitos artistas usaram como tema central retratar assim mesmo.

        

A artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) dedicou-se, ao longo de sua vida, a pintura de autorretratos. Frida tinha uma feição única e peculiar, diferente da mulher comum. Suas fartas e unidas sobrancelhas negras, nunca a impediu de demonstrar em seus autorretratos a sua feminilidade, assim como o buço que ela também não escondia e sempre a acompanhou.

 

Autorretrato com Bonito Papagaio e Borboleta. Frida Kahlo. 1941

        Com os avanços das técnicas da fotografia, os álbuns de família tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a invenção das câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se tornou instantânea e acessível a muitos.

         Hoje, graças à tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as chamadas selfies, e através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras cotidianas, geraram um novo sentido para o

autorretrato.

2ºMomento

                                                                    ATIVIDADE

 

  1. Pesquisar sobre a artista Frida Kahlo (no seu livro didático, outros livros ou busque na Internet), e fazer um pequeno texto manuscrito (com caneta) com aspectos importantes de sua vida e obras.
  2. Em outra folha, observe com atenção um autorretrato de Frida Kahlo, e faça sua releitura. Desenhe primeiramente, um retângulo e desenhe com lápis. Depois, contorne o desenho com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e, aí sim, pode colorir.

3.    Agora é a sua vez de fazer seu autorretrato. Desenhe um retângulo numa folha, e olhando-se no espelho ou uma self no celular, desenhe a lápis como você se vê. Pode usar a imaginação para preencher o fundo, criar detalhes com os quais se identifique. Depois, contorne o desenho com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e pode colorir.

 

3ª Aula: 

1º Momento. Faça o levantamento prévio do que foi aplicado na aula anterior.

 Nesta aula você terá oportunidade de descobrir a diferença entre retrato e autorretrato.

E as selfies, o que será que têm em comum?

Será uma oportunidade para pensar sobre quem somos como nos vemos e como reconhecemos a expressão de nossa identidade.

Leia cada pergunta, reflita, copie as perguntas e responda em seu caderno.

 1- O que você vê quando se olha no espelho?

2- Imagine que você deve contar para alguém como você é. O que você diria? Você falaria de quais características?

 3- Você já teve contato com seu retrato? Como aconteceu esse contato? O que sentiu?

 4- O que você vê é o mesmo quando se olha no espelho?

 5- Será que o retrato é um tipo de representação artística?

 6- Retrato e autorretrato são expressões de identidade de si mesmo? Por quê?

 

Observe as imagens a seguir com atenção.

 Figura 1. O homem desesperado (autorretrato) (1843–1845), de Gustave Coubet.

                         

 

Figura 2. Homem Ferido(retrato) (1843–1845), de Gustave Coubet

Registre as respostas no seu caderno. Tenho certeza de que teve percepções notáveis.

1 O que você vê nas imagens?

2 O que possuem em comum e em que elas se diferenciam?

3 Quais as partes do corpo nas imagens foram representadas?

4 Que características do artista podem ser percebidas nas imagens?

5 Qual foi a imagem que você mais gostou? Por quê?

6 Como o artista escolheu se autorretratou e retratar? Descreva as Imagens

2º Momento - Agora é hora de você explorar a leitura do texto.

Texto 1

Retrato, autorretrato e as novas configurações.

Desde tempos imemoriais o homem é fascinado por sua própria imagem e pela de seus semelhantes. Na antiguidade, os egípcios retratavam os faraós em pinturas impressionantes nas paredes das sepulturas da realeza. Bustos, medalhões e moedas eram uma forma popular de pintura entre os romanos, em geral extremamente natural, que davam uma boa ideia de como as pessoas retratadas eram na vida real. [...] Mas o que é um retrato? Sua ideia fundamenta-se na descrição de um indivíduo ou na sua representação. Quanto mais semelhante, mais real o retrato. Este fato era vinculado à pintura principalmente, pois as habilidades técnicas determinavam a semelhança do retratado. Segundo VIEIRA (2012), em um retrato convencional, o artista tende a buscar o maior grau de similitude possível entre a imagem e as características físicas do retratado, em especial os traços do rosto — signo essencial da identidade. (idem, p.39). No século XV, a função do retrato era a representação do indivíduo abordando seu poder, prestígio e posição social na sociedade, apresentado pelos artistas por meio de indumentárias, objetos ou até mesmo simbologias que elucidaram os retratados. Na modernidade, o retrato passou a reivindicar identidade, como o autorretrato, assumindo outras características na cena artística. A noção de identidade do sujeito, influenciado também pela cultura de consumo, sofreu grandes mudanças que refletiram na visão de sua aparência física como em sua própria representação. Produzir imagens tornou-se um hábito cultural em seu cotidiano de maneira desordenada, contribuindo para que a identidade se tornasse instável e fragmentada. Desta forma, este sujeito não se reconhecia ao olhar-se no espelho. As reflexões atribuídas ao sujeito mostram-se nas relações de representações no autorretrato. À semelhança do real, desta forma, perdeu seu foco principal. Segundo BARBON (2006), a aparência física é substituída pelas sensações. O autorretrato torna-se questão de estranhamento pelas próprias mudanças devidas na sociedade. Os artistas apresentam o autorretrato como representação de si em relação ao outro, muitas vezes encenado e fictício, ultrapassando assim a própria forma de se pensar como realidade. Mas o que é o autorretrato? Ele trata da relação do indivíduo retratado por si mesmo. Desta forma é fundamentado em uma representação da individualidade do próprio autor, e, portanto, pressupõe-se que fu cione como uma reflexão sobre o universo particular do mesmo. Enfim, podemos afirmar que o retrato é uma expressão de algo feita por um pintor, fotógrafo ou artista. Já o autorretrato é quando esse mesmo artista faz uma obra de si mesmo. Já a caricatura pode ser entendida como uma pintura que não está vinculada a valores religiosos. Gênero por excelência do período barroco, os retratos não saíram de moda; ao contrário, com o advento da fotografia e das novas tecnologias eletrônicas, passaram a ser produzidos cada vez mais e, na maioria dos casos, permanecendo a ideia da invenção de uma história, de uma narrativa, de ilusão a partir da pessoa retratada.

Texto 2

 Por que tiramos e postamos tantos selfies?

É uma tradição: anualmente o Oxford Dictionary escolhe um termo da língua inglesa que considera a “palavra do ano”. A palavra de 2013 foi “selfie”. A palavra em si não é nova: há registros do uso do termo “selfie” para definir uma foto de si mesmo sendo usada em 2002. Se a palavra não é nova, a ideia de tirar o próprio autorretrato é muito menos: as pessoas tiram selfies desde antes da chegada da câmera digital, reproduzindo uma expressão artística histórica — afinal, fotógrafos e pintores os produzem há séculos. O ano do selfie é só mais um sintoma de que a imagem está tomando o lugar do texto nas comunicações. A timeline do Facebook traz muito mais fotos do que texto; o Instagram ganhou o mundo; todo mundo carrega uma máquina fotográfica no bolso (o celular); e, por fim, Snap chat e Vine — aplicativos completamente baseados em imagens (fotos e vídeos, respectivamente) ganharam muito terreno em 2013. Pamela Rutledge explica que registrar um selfie em um contexto em muitos casos é mais eficiente para comunicar algo. “Informação visual é muito mais rica que texto. Se eu te mandar um selfie meu na praia, você recebe muito mais informação do que se eu te mandar uma mensagem escrito ‘estou na praia’”, justifica. Isso significa que popularização da tecnologia ou nossa vontade de receber aprovação não são os únicos motivos pelos quais estamos tirando tantos autorretratos e publicando-os. O clichê “uma imagem vale mais do que mil palavras” não é um clichê à toa.

 Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/02/por-que-tiramos-e-postamos-tan tos-selfies.html

 E aí? Pare um pouquinho para pensar sobre o que descobriu a partir da leitura dos textos. Depois, responda às perguntas abaixo.

1- Qual é a diferença entre retrato e autorretrato?

2- A selfie é um tipo de autorretrato? Por quê?

 3- Como a expressão artista está presente no retrato e no autorretrato?

 4- Explique como você entende a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

 5- É possível utilizar diferentes técnicas (pintura, desenho, escultura e fotografia) para produzir retrato e autorretrato? Por quê?

Aqui fica a dica de um vídeo bem informativo, caso você queira explorar um pouco mais esse tema.

  Do Retrato a Self: https://youtu.be/RxGXvtIEbkU

 

Atividade Prática: Agora é com você!

 Vamos imaginar? Você já tentou fazer um autorretrato?

Agora, você vai fazer um autorretrato diferente: uma colagem de imagens para representar você. Então, vamos lá seguindo as etapas?

1- Você vai escolher em jornais e revistas descartados, imagens que, de alguma forma, representam características, gostos e preferências suas;

2- Você pode escolher e recortar qualquer imagem que signifique algo para você, como um objeto, animais, comidas, cores, tipos de roupas, etc.;

3 - Em seguida observe atentamente cada uma das imagens escolhidas, prestando atenção aos detalhes;

4- Depois organize, as imagens escolhidas, monte e cole em uma folha de papel ofício o seu autorretrato;

5 -Agora, sente-se e, em silêncio, observe seu autorretrato;

 6- Depois de pronto, assine seu trabalho, colocando seu nome e a data;

 7- Tire uma foto de sua produção e guarde na galeria de fotos de um celular.

 

4ª Aula:

1º Momento Faça a leitura compartilhada do texto abaixo com os alunos, em seguida peçam para que expliquem as principais diferenças encontradas entre um e outro tipo.

Indicação de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma fotografia artística (acessado em 28/05/2022)

 

TIPOS DE FOTOGRAFIA

  • Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.
  •  Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.
  •  Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.
  • Fotografia artística ou Fine Art – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as coleções de imagens que ser relacionam entre si. Contam uma história 

 

   

 

  • Fotografias privados ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.
  • Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.
  • Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

2ºMomento

Atividade

  1. O que é a fotografia Fine Art?
  2. Qual a diferença entre a fotografia de paisagens e a fotografia de vida selvagem?
  3. Qual o objetivo da fotografia de moda?
  4. Pesquise: Quem é o fotografo Vik Muniz?
  5. De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?
  6. Você será o artista: CRIE TRÊS FOTOGRAFIAS COM PERSPECTIVA

Exemplos:

Fontes: Acessadas em 05/05/2022

http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1 ROTEIRO DE ATIVIDADES RETRATO E AUTORRETRATO ...  https://www.santos.sp.gov.br › download https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

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RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

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