4ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por
todas as formas de vida e para a vida!” (História da Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
Conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais, Artes Integradas Ano:
8º Período: 09/05 a 20/05/2022 Aulas: 04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05)
experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação,
vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR05P6)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e
regionais) de produção artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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5. Mobilizar recursos tecnológicos
como formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte,
mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada,
modos de produção e de circulação da arte na sociedade. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar e fluir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; Autoestima; Autoconfiança;
Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os alunos . Nesta aula
você terá oportunidade de aprofundar no conceito da fotografia, na sua
técnica e na sua história. Espero que essa aula ajude você a mergulhar no
mundo da fotografia. Bons estudos. 1ª Aula 1ª Momento: Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
Você
tem o costume de tirar selfies? Quais equipamentos costumam utilizar, celular
ou câmeras fotográficas? ·
Qual Aplicativo que você mais gosta de usar,
para edição? ·
Você sabe o que é revelar fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? 2º Momento:
Faça a leitura compartilhada com os alunos, de maneira que seja trabalhada a
oralidade e a interpretação textual. O QUE É FOTOGRAFIA? • Fotografia
é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. • Engana-se
quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma
máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela
é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.
Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e
guardá-lo por muito tempo. • Uma
fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes
presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os
detalhes e dê o clique no momento oportuno ORIGEM DA
FOTOGRAFIA • As
primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca
350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora
percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda
trespassada pela luz solar. • Em 1525, já se dominava a técnica de
escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo
Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando
expostos à luz do Sol. • Por sua
vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar
esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à
ação da luz. • No ano de 1725, foi a vez do cientista
alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa
superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805)
realizou no início do século XIX experimentos semelhantes. COMO
SURGIU A IMAGEM COLORIDA
• A primeira imagem com cor foi apresentada
em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e
outras folhas de papel para produzir imagens positivas. William Talbot • William não
conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor.
Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. Atividade 1) Qual a
origem e o que significa a palavra fotografia? 2) Cite 3
utilidades da fotografia. 3) Como
surgiram as imagens coloridas? 4) Qual o
nome do brasileiro que desenvolveu negativos? Explique por que ele demorou a
ser reconhecido? 5) Sabemos
que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para
pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o
que se pede:
2ª Aula 1º Momento: É hora de entender um pouco mais sobre
o percurso da arte de fotografar. Sugestão: Assista ao vídeo, e em
seguida verifique como essa arte foi se modificando ao longo do tempo. https://www.youtube.com/watch?v=UYcuW92tQv0 – A evolução da selfie com a professora Mônica Acessado em 28/05/2022 SELFIES E
RECURSOS DIGITAIS NA FOTOGRAFIA
• Depois de
toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos
celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para
registrar suas imagens e compartilhar com amigos. PRIMEIROS AUTORRETRATOS
Antes da popularização da fotografia na segunda metade do século XIX,
artistas eram contratados para retratar reis ou pessoas influentes na
sociedade. Os modelos tinham que ficar imóveis durante horas, para que o
artista pintasse essas obras. Buscando expressar seus sentimentos e mostrar características
de sua sociedade e de sua época, muitos artistas usaram como tema central
retratar assim mesmo. A artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) dedicou-se, ao longo de sua
vida, a pintura de autorretratos. Frida tinha uma feição única e peculiar,
diferente da mulher comum. Suas fartas e unidas sobrancelhas negras, nunca a
impediu de demonstrar em seus autorretratos a sua feminilidade, assim como o
buço que ela também não escondia e sempre a acompanhou. Autorretrato com Bonito Papagaio e
Borboleta. Frida Kahlo. 1941 Com os avanços das técnicas da fotografia, os
álbuns de família tornaram-se um hábito da classe média no século XX. Após a
invenção das câmeras digitais e, com o acesso de um número cada vez maior de
pessoas aos celulares que incluem esse recurso, a imagem fotográfica se
tornou instantânea e acessível a muitos. Hoje, graças à
tecnologia, muitas pessoas podem fazer e divulgar as chamadas selfies, e
através do compartilhamento instantâneo de suas aventuras cotidianas, geraram
um novo sentido para o autorretrato. 2ºMomento ATIVIDADE
3. Agora é a sua vez de fazer seu
autorretrato. Desenhe
um retângulo numa folha, e olhando-se no espelho ou uma self no celular,
desenhe a lápis como você se vê. Pode usar a imaginação para preencher o
fundo, criar detalhes com os quais se identifique. Depois, contorne o desenho
com caneta esferográfica, apague tudo o que estiver a lápis, e pode colorir. 3ª Aula: 1º Momento. Faça o levantamento prévio do que foi
aplicado na aula anterior. Nesta aula você terá oportunidade de
descobrir a diferença entre retrato e autorretrato. E as selfies, o que será que têm em
comum? Será uma oportunidade para pensar
sobre quem somos como nos vemos e como reconhecemos a expressão de nossa
identidade. Leia cada
pergunta, reflita, copie as perguntas e responda em seu caderno. 1- O que você vê quando se olha no espelho? 2- Imagine
que você deve contar para alguém como você é. O que você diria? Você falaria
de quais características? 3- Você já teve contato com seu
retrato? Como aconteceu esse contato? O que sentiu? 4- O que você vê é o mesmo quando se olha no
espelho? 5- Será que o retrato é um tipo de
representação artística? 6- Retrato e autorretrato são expressões de
identidade de si mesmo? Por quê? Observe as
imagens a seguir com atenção. Figura 1. O homem desesperado (autorretrato)
(1843–1845), de Gustave Coubet. Figura
2. Homem Ferido(retrato) (1843–1845), de Gustave Coubet Registre
as respostas no seu caderno. Tenho certeza de que teve percepções notáveis. 1
O que você vê nas imagens? 2
O que possuem em comum e em que elas se diferenciam? 3
Quais as partes do corpo nas imagens foram representadas? 4
Que características do artista podem ser percebidas nas imagens? 5
Qual foi a imagem que você mais gostou? Por quê? 6
Como o artista escolheu se autorretratou e retratar? Descreva as Imagens 2º
Momento - Agora é hora de você
explorar a leitura do texto. Texto 1 Retrato,
autorretrato e as novas configurações. Desde
tempos imemoriais o homem é fascinado por sua própria imagem e pela de seus
semelhantes. Na antiguidade, os egípcios retratavam os faraós em pinturas
impressionantes nas paredes das sepulturas da realeza. Bustos, medalhões e
moedas eram uma forma popular de pintura entre os romanos, em geral
extremamente natural, que davam uma boa ideia de como as pessoas retratadas
eram na vida real. [...] Mas o que é um retrato? Sua ideia fundamenta-se na
descrição de um indivíduo ou na sua representação. Quanto mais semelhante,
mais real o retrato. Este fato era vinculado à pintura principalmente, pois
as habilidades técnicas determinavam a semelhança do retratado. Segundo
VIEIRA (2012), em um retrato convencional, o artista tende a buscar o maior
grau de similitude possível entre a imagem e as características físicas do
retratado, em especial os traços do rosto — signo essencial da identidade.
(idem, p.39). No século XV, a função do retrato era a representação do
indivíduo abordando seu poder, prestígio e posição social na sociedade,
apresentado pelos artistas por meio de indumentárias, objetos ou até mesmo
simbologias que elucidaram os retratados. Na modernidade, o retrato passou a
reivindicar identidade, como o autorretrato, assumindo outras características
na cena artística. A noção de identidade do sujeito, influenciado também pela
cultura de consumo, sofreu grandes mudanças que refletiram na visão de sua
aparência física como em sua própria representação. Produzir imagens
tornou-se um hábito cultural em seu cotidiano de maneira desordenada,
contribuindo para que a identidade se tornasse instável e fragmentada. Desta
forma, este sujeito não se reconhecia ao olhar-se no espelho. As reflexões
atribuídas ao sujeito mostram-se nas relações de representações no autorretrato.
À semelhança do real, desta forma, perdeu seu foco principal. Segundo BARBON
(2006), a aparência física é substituída pelas sensações. O autorretrato
torna-se questão de estranhamento pelas próprias mudanças devidas na
sociedade. Os artistas apresentam o autorretrato como representação de si em
relação ao outro, muitas vezes encenado e fictício, ultrapassando assim a
própria forma de se pensar como realidade. Mas o que é o autorretrato? Ele
trata da relação do indivíduo retratado por si mesmo. Desta forma é
fundamentado em uma representação da individualidade do próprio autor, e,
portanto, pressupõe-se que fu cione como uma reflexão sobre o universo
particular do mesmo. Enfim, podemos afirmar que o retrato é uma expressão de
algo feita por um pintor, fotógrafo ou artista. Já o autorretrato é quando
esse mesmo artista faz uma obra de si mesmo. Já a caricatura pode ser entendida
como uma pintura que não está vinculada a valores religiosos. Gênero por
excelência do período barroco, os retratos não saíram de moda; ao contrário,
com o advento da fotografia e das novas tecnologias eletrônicas, passaram a
ser produzidos cada vez mais e, na maioria dos casos, permanecendo a ideia da
invenção de uma história, de uma narrativa, de ilusão a partir da pessoa
retratada. Texto 2 Por
que tiramos e postamos tantos selfies? É
uma tradição: anualmente o Oxford Dictionary escolhe um termo da língua
inglesa que considera a “palavra do ano”. A palavra de 2013 foi “selfie”. A
palavra em si não é nova: há registros do uso do termo “selfie” para definir
uma foto de si mesmo sendo usada em 2002. Se a palavra não é nova, a ideia de
tirar o próprio autorretrato é muito menos: as pessoas tiram selfies desde
antes da chegada da câmera digital, reproduzindo uma expressão artística histórica
— afinal, fotógrafos e pintores os produzem há séculos. O ano do selfie é só
mais um sintoma de que a imagem está tomando o lugar do texto nas
comunicações. A timeline do Facebook traz muito mais fotos do que texto; o
Instagram ganhou o mundo; todo mundo carrega uma máquina fotográfica no bolso
(o celular); e, por fim, Snap chat e Vine — aplicativos completamente
baseados em imagens (fotos e vídeos, respectivamente) ganharam muito terreno
em 2013. Pamela Rutledge explica que registrar um selfie em um contexto em
muitos casos é mais eficiente para comunicar algo. “Informação visual é muito
mais rica que texto. Se eu te mandar um selfie meu na praia, você recebe
muito mais informação do que se eu te mandar uma mensagem escrito ‘estou na
praia’”, justifica. Isso significa que popularização da tecnologia ou nossa
vontade de receber aprovação não são os únicos motivos pelos quais estamos
tirando tantos autorretratos e publicando-os. O clichê “uma imagem vale mais
do que mil palavras” não é um clichê à toa. E
aí? Pare um pouquinho para pensar sobre o que descobriu a partir da leitura
dos textos. Depois, responda às perguntas abaixo. 1- Qual é a
diferença entre retrato e autorretrato? 2- A selfie é
um tipo de autorretrato? Por quê? 3- Como a expressão artista está presente no
retrato e no autorretrato? 4- Explique como você entende a expressão
“uma imagem vale mais do que mil palavras”. 5- É possível utilizar diferentes técnicas
(pintura, desenho, escultura e fotografia) para produzir retrato e
autorretrato? Por quê? Aqui fica a
dica de um vídeo bem informativo, caso você queira explorar um pouco mais
esse tema. ▶ Do Retrato a Self: https://youtu.be/RxGXvtIEbkU Atividade Prática: Agora
é com você! Vamos
imaginar? Você já tentou fazer um autorretrato? Agora,
você vai fazer um autorretrato diferente: uma colagem de imagens para
representar você. Então, vamos lá seguindo as etapas? 1-
Você vai escolher em jornais e revistas descartados, imagens que, de alguma
forma, representam características, gostos e preferências suas; 2-
Você pode escolher e recortar qualquer imagem que signifique algo para você,
como um objeto, animais, comidas, cores, tipos de roupas, etc.; 3
- Em seguida observe atentamente cada uma das imagens escolhidas, prestando
atenção aos detalhes; 4-
Depois organize, as imagens escolhidas, monte e cole em uma folha de papel
ofício o seu autorretrato; 5
-Agora, sente-se e, em silêncio, observe seu autorretrato; 6- Depois de pronto, assine seu trabalho,
colocando seu nome e a data; 7- Tire uma foto de sua produção e guarde na
galeria de fotos de um celular. 4ª Aula:
1º Momento Faça a leitura compartilhada do texto
abaixo com os alunos, em seguida peçam para que expliquem as principais
diferenças encontradas entre um e outro tipo. Indicação de
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sYXVQPNJBEQ – Fine Art o que define uma
fotografia artística (acessado em 28/05/2022) TIPOS DE
FOTOGRAFIA
2ºMomento Atividade
Exemplos: Fontes: Acessadas em 05/05/2022 http://arteeformas-sidneytorres.blogspot.com/2012/10/8-ano-e-b-fotografia-c-exercicio.html?m=1
ROTEIRO DE ATIVIDADES RETRATO E AUTORRETRATO ... https://www.santos.sp.gov.br › download https://www.youtube.com/watch?v=rFauPZ_HFBU Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane
Roldan Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício
Sechin _________________________________________________________________________________________ |
RECURSOS:( )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x)
Textos Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:( )
Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate;( ) Relatórios; ( x )
Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros: |
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