7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema
Intercurricular: As Diversas Facetas do Consumo (Dança -Região Sudeste) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas,
Matrizes Culturais e Estéticas |
Unidade
Temática: Dança/Artes Integradas Anos: 8º/9º Período:01/09 a 15/09/2023 Aulas: 05 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR09)
Pesquisar
e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da
dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR10) Explorar
elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado,
abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua
história tradicional e contemporânea. (EF69AR11) Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. (EF69AR12) Investigar e
experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte
para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (EF69AR13) Investigar
brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de
diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a
composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14) Analisar e
experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha
sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição
cênica e apresentação coreográfica (EF69AR15) Discutir as
experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros
contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. (EF15AR08)Experimentar e
apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes
contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e
o repertório corporal. (EF15AR11) Criar e
improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo,
considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos
constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte,
mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada,
modos de produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
1ª Aula ARTE E DANÇA 1º
Momento:
Levantando os conhecimentos prévios: A arte da dança é tão
atraente para muitos brasileiros, é certamente porque a dança está enraizada
em nossa cultura. Por isso iremos falar o que sabemos dessa arte maravilhosa
que encanta muitas pessoas. Ø
Você tem o costume de dançar? Ø Qual
tipo de dança você gosta? Ø Quais
sentimentos a dança te traz? Ø Qual
estilo de dança combina com você? Ø
Você acredita que todas as pessoas podem
dançar? O ser
humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de se expressar
através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como expressão
artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente
estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças criadas no
movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e criatividade. A dança
é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e
da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças
astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente
vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um meio
de entretenimento e, muitas vezes, de interação social. Assim como outras
manifestações da arte, a dança consegue, em alguns casos, transmitir valores
culturais de um povo específico, assim como traduzir em gestos uma enorme
gama de emoções e sentimentos. Dança tradicional:
Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da
cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem,
mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos
profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica. Os
ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas
e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Exemplos:
forró, frevo, maracatu. Dança contemporânea:
A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé
deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de
coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal
se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens
artísticas e de recursos tecnológicos. A
dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança
moderna, Street dance (Dança de Rua), Dança clássica (Ballet), Dança de
salão, Dança Clássica Indiana, Danças africanas, Samba, Dança do ventre
(Bellydance). . Entretanto, o mais
importante é que a dança contemporânea pode ser entendida como uma expressão
que busca a consciência corporal, se importando com questões que vão além de
aspectos técnicos e valorizando a criatividade e a improvisação. 2º
Momento: Professor, peça aos alunos para responderem as questões abaixo: ATIVIDADE 1.Complete
a frase de acordo com o texto: A
dança, como __________________________, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo
________________previamente estabelecidos ou __________________ 2.Assinale
alternativa correspondente: SOBRE
A DANÇA: A) A
dança não consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo
específico. B) A dança é das três principais artes cênicas
da antiguidade, ao lado do teatro e da música. C) Na
Itália, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos
olímpicos. D) A
dança não manifesta sentimento 3.O
que é a dança tradicional? 4.
Quais as características da dança contemporânea? 5.
Coloque o nome das danças abaixo. E quais são danças contemporâneas (as mais
atuais)? 2º Aula: 1ºMomento: Arte do movimento 1.
Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um
determinado tempo e espaço; 2.
Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e
duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo; 3.
Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e
diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto)
e extensões (perto, médio e longe). Rudolf
Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e
sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e
notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias. 1.
Espaço - forma direta ou flexível; 2.
Tempo – rápido, lento ou moderado; 3.
Peso - leve ou forte; 4.
Fluência (fluxo) – livre ou controlado. O
vídeo recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança
contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não
movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os
fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de
movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem
rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na
maioria delas. Fonte:
Auditório Ibirapuera. Céu na Boca -- Quasar Cia de Dança no Auditório
Ibirapuera. .
(405) "Céu na Boca" -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera
- YouTube 2º Momento: ATIVIDADE
SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1.Quais
os elementos da dança? 2.Nome
do coreógrafo e dançarino que dedicou ao estudo e sistematização da linguagem
do movimento? 3.O
compasso musical está associado sobretudo com a)
O tempo. b)
O movimento. c)
O espaço. d)
A dança. 3ª Aula: 1º Momento: Danças Região
Sudeste (Catira) A Catira, também
chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa
expressão é típica da região sudeste, entretanto, foi se espalhando e
ganhando adeptos em outros locais. Hoje podemos ver essa dança em quase todas
as regiões do Brasil, com destaque para o sudeste, essa manifestação cultural
é mais encontrada nas cidades interioranas e, portanto, faz parte da cultura
sertaneja. Até hoje, é comum observar grupos de Catira formados
exclusivamente por homens, os quais são chamados de catireiros. Origem
da Catira A origem da Catira é
múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e africanos. A
verdade é que desde o período colonial já temos essa dança como manifestação
cultural. Para alguns, ela está
associada às atividades dos tropeiros, o que explica sua característica mais
marcante, a qual reúne somente homens. Estudiosos apontam que como eles
faziam o transporte de gado entre os locais, provavelmente, a dança tenha
surgido nos momentos de descanso e descontração do grupo. Como se Dança Catira? Essa dança folclórica é
marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que
por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola
é o ritmo mais empregado. Para ampliar o conhecimento,
segue um vídeo ( Dança Catira) : https://youtu.be/2lZJBKXL2lc 2º momento ATIVIDADE 1 De
certo as músicas que acompanham a Catira são relacionadas com a cultura do interior
e a vida no campo. Confira abaixo: Catira (Chico Lobo) Pra se dançar o catira Primeiro um sapateado Pra se dançar o
catira Convide
os alunos a organizarem-se em 2 grupos de frente para outro, peça para que CANTE E DANCE A
CATIRA , BATENDO PALMAS E OS PÉS NO CHÃO AO RITMO DA MÚSICA E SE QUISER PODE
IMPROVISAR UM CHOCALHO PARA SE DIVERTIR. ATIVIDADE
2 1- Quais as características da dança
cateretê? 2- Explique como se dança cateretê? O
que você achou da dança? 5- Ao longo da música quais são os dois
movimentos que se destacam? 6- Qual a origem da catira 4º Aula: 1ºMomento: Dança e diversidade da
região Sudeste Por
se tratar de uma região composta por uma população diversa, as danças que
compõem a cultura do sudeste possuem características diferentes em cada
estado. Diferente de outras regiões, que possuem maior similaridade quanto às
suas características, as danças do sudeste brasileiro concentram em si a
grande diversidade cultural existente no país. Isso
acontece pois, dado ao grande desenvolvimento comercial e econômico, os
estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais – em
especial os dois primeiros – acabam abrangendo grande variedade de pessoas. Rio de Janeiro (RJ)
Samba
https://www.youtube.com/watch?v=DFxwQ6ys_ O
samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil.
Inicialmente, ele chegou à Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento
em outros estados brasileiros e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa
localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características
como o maxixe, a polca e o xote.
Xiba Espírito Santo (ES) Dança do Tamanduá
https://www.youtube.com/watch?v=U7-NdWu8ssw A
xiba é executada com o uso de tamancos específicos e há a formação de círculo
duplo formado por homens e mulheres. As mulheres cantam repentes e os homens
batem os tamancos que fazem muito barulho. Espírito Santo (ES) Dança do Tamanduá Homens
e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias
de acordo com o que é executado por quem está no meio. As músicas que embalam
os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador. Minas Gerais (MG) Caxambu
https://www.youtube.com/watch?v=iZmOaWRxjE0 Essa
dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas. É
formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias. São
diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de
árvores. Mineiro-pau
São Paulo (SP)
https://www.youtube.com/watch?v=ENhdjQHBeTI É
realizada por homens de todas as idades que usam bastões de madeira. Os
dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som das batidas no
chão. Essas batidas recebem o nome de 'batida de quatro', 'batida no alto',
'batida embaixo, dentre outras.
Jongo
https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c Essa
dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres.
Um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem
movimentos. Os instrumentos musicais utilizados são tambores e chocalhos. 2ºMomento: ATIVIDADE Agora responda: 1 - Você já conhecia
alguma das danças acima? Quais? 2 - Você já participou
de alguma delas? 3 - Conhece alguma
outra dança brasileira que não foi citada? Qual? 4 - Qual das danças
brasileiras citadas acima você mais gostou? Por quê? 5 - Represente por meio
de um desenho sua dança preferida! Outras danças da Região
Sudeste * originalmente, a
capoeira é uma arte marcial que mistura luta, cultura, esporte, dança e
música. Professor,
segue um link de um filme (Vem Dançar) aproveite para assistir com os seus
alunos Filme
Vem Dançar https://www.youtube.com/watch?v=lucYdo7EJhM 5ª Aula 1ºMomento: CONSUMISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Por José
Roberto Marques - Blog Tudo
aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi adquirido com dinheiro. As
relações de consumo que estabelecemos são assim definidas, por meio da
aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor financeiro. O
objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver as necessidades que
identificaram. Compramos comida para resolver a necessidade da fome.
Compramos um carro para resolver a necessidade do transporte em longas
distâncias. No
entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo necessário? Essa
pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença entre consumo e
consumismo. Consumismo: entendendo o problema O
consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um estilo de vida) em que as
pessoas compram em grandes quantidades, ou em frequência maior do que a
necessária, itens de que muitas vezes nem sequer necessitam – superficiais. Ao
contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por compras cujo motivo é
um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso, felicidade) e não a real
utilidade do item adquirido. É claro
que nem toda pessoa da atualidade é consumista, mas não se pode negar que são
muitas as que compram itens de que não necessitam realmente, em quantidades
excessivas. É
importante destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam
confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas
da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas. O problema
é que muitas dessas matérias-primas e fontes de energia podem ser
não-renováveis, comprometendo a disponibilidade futura desses recursos no
planeta. Além disso, mesmo quando os recursos naturais são repostos, isso nem
sempre é feito da maneira adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o
padrão contemporâneo de consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento
global. Consumir em excesso provoca catastróficas,
consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que
não consegue suportar esse padrão de consumo. Por isso,
o consumo consciente é aquele em que: ·
Verificamos
se realmente existe a necessidade de adquirir o produto; ·
Comparamos
o custo-benefício de diferentes fornecedores; ·
Priorizamos
os produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente
descartados, com o mínimo de impactos ambientais; ·
Entendemos
que consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar
felicidade”. 2ºMomento:
ATIVIDADE 1. Como são estabelecidas as
relações de consumo? 2. Qual a diferença entre consumo
e consumismo? 3. O que acontece quando uma
pessoa resolve manter um estilo de vida consumista? 4. Com base no texto, cite pelo
menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente. 5. Você aplica ou já aplicou
alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais? 6. Com base no que você aprendeu,
você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta. Fontes
de Pesquisas: 09/08/2023 https://www.youtube.com/watch?v=lucYdo7EJhM https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c https://www.youtube.com/watch?v=ENhdjQHBeTI https://www.youtube.com/watch?v=iZmOaWRxjE0 https://www.youtube.com/watch?v=DFxwQ6ys_ https://www.youtube.com/watch?v=U7-NdWu8ssw https://youtu.be/2lZJBKXL2lc Anexo: Alguns tipos de movimentos que são usados na dança, segue o molde do
boneco dançarino. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário