7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO E 9ºANO 2023

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: As Diversas Facetas do Consumo (Dança -Região Sudeste)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

 

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas, Matrizes Culturais e Estéticas

Unidade Temática: Dança/Artes Integradas      Anos: 8º/9º       Período:01/09 a 15/09/2023           Aulas: 05

HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

(EF15AR08)Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA


 

1ª Aula

ARTE E DANÇA

 

 

 

 

 

 

 

1º Momento:

          Levantando os conhecimentos prévios:

A arte da dança é tão atraente para muitos brasileiros, é certamente porque a dança está enraizada em nossa cultura. Por isso iremos falar o que sabemos dessa arte maravilhosa que encanta muitas pessoas.

           

Ø  Você tem o costume de dançar?

             

Ø  Qual tipo de dança você gosta?

 

Ø  Quais sentimentos a dança te traz?

 

Ø  Qual estilo de dança combina com você?

           

Ø  Você acredita que todas as pessoas podem dançar?                  

 

O ser humano dança para manifestar seus sentimentos. A facilidade de se expressar através do corpo faz parte da natureza humana. A dança, como expressão artística, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados. As danças improvisadas são danças criadas no movimento, sem preparo prévio, surgem com sentimentos e criatividade. A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Além disso, é também um meio de entretenimento e, muitas vezes, de interação social. Assim como outras manifestações da arte, a dança consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo específico, assim como traduzir em gestos uma enorme gama de emoções e sentimentos.

Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica. Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Exemplos: forró, frevo, maracatu.

Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.

A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna, Street dance (Dança de Rua), Dança clássica (Ballet), Dança de salão, Dança Clássica Indiana, Danças africanas, Samba, Dança do ventre (Bellydance).  . Entretanto, o mais importante é que a dança contemporânea pode ser entendida como uma expressão que busca a consciência corporal, se importando com questões que vão além de aspectos técnicos e valorizando a criatividade e a improvisação.

2º Momento: Professor, peça aos alunos para responderem as questões abaixo:

ATIVIDADE

1.Complete a frase de acordo com o texto:

A dança, como __________________________, caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo ________________previamente estabelecidos ou __________________

2.Assinale alternativa correspondente:

SOBRE A DANÇA:

A)   A dança não consegue, em alguns casos, transmitir valores culturais de um povo específico.

B)    A dança é das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música.

C)   Na Itália, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

D)   A dança não manifesta sentimento

3.O que é a dança tradicional?

4. Quais as características da dança contemporânea?

5. Coloque o nome das danças abaixo. E quais são danças contemporâneas (as mais atuais)?

 

2º Aula:

1ºMomento:

 Arte do movimento

      Elementos constitutivos do movimento cotidiano:

1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;

2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;

3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).

Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.

1. Espaço - forma direta ou flexível;

2. Tempo – rápido, lento ou moderado;

3. Peso - leve ou forte;

4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.

O vídeo recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na maioria delas.

Fonte: Auditório Ibirapuera. Céu na Boca -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera.

. (405) "Céu na Boca" -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera - YouTube

2º Momento:                  

 ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1.Quais os elementos da dança?

2.Nome do coreógrafo e dançarino que dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento?

3.O compasso musical está associado sobretudo com

a) O tempo.

b) O movimento.

c) O espaço.

d) A dança.

3ª Aula:

1º Momento:                              Danças Região Sudeste (Catira)

            

A Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa expressão é típica da região sudeste, entretanto, foi se espalhando e ganhando adeptos em outros locais. Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do Brasil, com destaque para o sudeste, essa manifestação cultural é mais encontrada nas cidades interioranas e, portanto, faz parte da cultura sertaneja. Até hoje, é comum observar grupos de Catira formados exclusivamente por homens, os quais são chamados de catireiros.

Origem da Catira

A origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e africanos. A verdade é que desde o período colonial já temos essa dança como manifestação cultural.

Para alguns, ela está associada às atividades dos tropeiros, o que explica sua característica mais marcante, a qual reúne somente homens. Estudiosos apontam que como eles faziam o transporte de gado entre os locais, provavelmente, a dança tenha surgido nos momentos de descanso e descontração do grupo.

Como se Dança Catira?

Essa dança folclórica é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola é o ritmo mais empregado.

Para ampliar o conhecimento, segue um vídeo ( Dança Catira) : https://youtu.be/2lZJBKXL2lc

2º momento

                                                                 ATIVIDADE 1

De certo as músicas que acompanham a Catira são relacionadas com a cultura do interior e a vida no campo. Confira abaixo:

Catira (Chico Lobo)

 Pra se dançar o catira
Tem que se bater o pé
Vem depois um palmeado
Só não dança quem não quer
Ai, ai, só não dança quem não quer.

Primeiro um sapateado
Depois um palmeado
Pro catira sair gostoso
Tem que ser bem animado
Ai, ai, tem que ser bem animado.

Pra se dançar o catira
Tem que ter bons violeiros
Nós tocando de viola
Podem vir os catireiros
Ai, ai, podem vir os catireiros.

Convide os alunos a organizarem-se em 2 grupos de frente para outro, peça para que CANTE E DANCE A CATIRA , BATENDO PALMAS E OS PÉS NO CHÃO AO RITMO DA MÚSICA E SE QUISER PODE IMPROVISAR UM CHOCALHO PARA SE DIVERTIR.

ATIVIDADE 2

1-         Quais as características da dança cateretê?

2-         Explique como se dança cateretê? O que você achou da dança?

5-         Ao longo da música quais são os dois movimentos que se destacam?

6-         Qual a origem da catira

4º Aula:

1ºMomento:                       Dança e diversidade da região Sudeste

                                        

Por se tratar de uma região composta por uma população diversa, as danças que compõem a cultura do sudeste possuem características diferentes em cada estado. Diferente de outras regiões, que possuem maior similaridade quanto às suas características, as danças do sudeste brasileiro concentram em si a grande diversidade cultural existente no país.

Isso acontece pois, dado ao grande desenvolvimento comercial e econômico, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais – em especial os dois primeiros – acabam abrangendo grande variedade de pessoas.

                      Rio de Janeiro (RJ)                                                            Samba

      

                                                                                                                                           https://www.youtube.com/watch?v=DFxwQ6ys_

O samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil. Inicialmente, ele chegou à Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento em outros estados brasileiros e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote.

                    Xiba                                     Espírito Santo (ES)                              Dança do Tamanduá

 

                                                                                                               https://www.youtube.com/watch?v=U7-NdWu8ssw

A xiba é executada com o uso de tamancos específicos e há a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres. As mulheres cantam repentes e os homens batem os tamancos que fazem muito barulho.

Espírito Santo (ES)

Dança do Tamanduá

Homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio. As músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador.

                    Minas Gerais (MG)                                                 Caxambu

                                                                                                                                       https://www.youtube.com/watch?v=iZmOaWRxjE0

Essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas. É formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias. São diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores.

                         Mineiro-pau                                                                 São Paulo (SP)

 

                                                                                                                            https://www.youtube.com/watch?v=ENhdjQHBeTI

É realizada por homens de todas as idades que usam bastões de madeira. Os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som das batidas no chão. Essas batidas recebem o nome de 'batida de quatro', 'batida no alto', 'batida embaixo, dentre outras.

                                                                        Jongo

                                             

                                                                 https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c

Essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres. Um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos. Os instrumentos musicais utilizados são tambores e chocalhos.

2ºMomento:

                                                            ATIVIDADE

Agora responda:

 

1 - Você já conhecia alguma das danças acima? Quais?

2 - Você já participou de alguma delas?

3 - Conhece alguma outra dança brasileira que não foi citada? Qual?

4 - Qual das danças brasileiras citadas acima você mais gostou? Por quê?

5 - Represente por meio de um desenho sua dança preferida!

 

Outras danças da Região Sudeste

* originalmente, a capoeira é uma arte marcial que mistura luta, cultura, esporte, dança e música.

                      

 

Professor, segue um link de um filme (Vem Dançar) aproveite para assistir com os seus alunos

Filme Vem Dançar

https://www.youtube.com/watch?v=lucYdo7EJhM

 

5ª Aula

1ºMomento:

CONSUMISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Por José Roberto Marques - Blog

Tudo aquilo que possuímos (ou, ao menos, boa parte) foi adquirido com dinheiro. As relações de consumo que estabelecemos são assim definidas, por meio da aquisição de produtos ou serviços em troca de um valor financeiro.

O objetivo do consumo é que as pessoas consigam resolver as necessidades que identificaram. Compramos comida para resolver a necessidade da fome. Compramos um carro para resolver a necessidade do transporte em longas distâncias.

No entanto, será que tudo aquilo que consumimos é mesmo necessário? Essa pergunta é o ponto de partida para estabelecer a diferença entre consumo e consumismo.

Consumismo: entendendo o problema

O consumismo é definido como um fenômeno (ou mesmo um estilo de vida) em que as pessoas compram em grandes quantidades, ou em frequência maior do que a necessária, itens de que muitas vezes nem sequer necessitam – superficiais.

Ao contrário do consumo, o consumismo é caracterizado por compras cujo motivo é um significado simbólico (prazer, desejo, sucesso, felicidade) e não a real utilidade do item adquirido.

É claro que nem toda pessoa da atualidade é consumista, mas não se pode negar que são muitas as que compram itens de que não necessitam realmente, em quantidades excessivas.

É importante destacar que o estilo de vida consumista demanda que mais produtos sejam confeccionados e que, consequentemente, mais matérias-primas sejam extraídas da natureza e mais fontes de energia sejam utilizadas.

O problema é que muitas dessas matérias-primas e fontes de energia podem ser não-renováveis, comprometendo a disponibilidade futura desses recursos no planeta. Além disso, mesmo quando os recursos naturais são repostos, isso nem sempre é feito da maneira adequada. Há até mesmo estudos que apontam que o padrão contemporâneo de consumo é um dos fatores que provocam o aquecimento global.

 Consumir em excesso provoca catastróficas, consequências para nossa saúde emocional, para nosso bolso e para o planeta em que vivemos – que não consegue suportar esse padrão de consumo.

Por isso, o consumo consciente é aquele em que:

·         Verificamos se realmente existe a necessidade de adquirir o produto;

·         Comparamos o custo-benefício de diferentes fornecedores;

·         Priorizamos os produtos recicláveis, reutilizáveis ou que possam ser adequadamente descartados, com o mínimo de impactos ambientais;

·         Entendemos que consumir significa resolver problemas e necessidades, e não “comprar felicidade”.

2ºMomento:                                      ATIVIDADE

1.      Como são estabelecidas as relações de consumo?

2.      Qual a diferença entre consumo e consumismo?

3.      O que acontece quando uma pessoa resolve manter um estilo de vida consumista?

4.      Com base no texto, cite pelo menos dois exemplos que mostram o que é um consumo consciente.

5.      Você aplica ou já aplicou alguns desses pontos sobre o consumo consciente? Quais?

6.      Com base no que você aprendeu, você se considera um consumidor ou um consumista? Explique sua resposta.

 

Fontes de Pesquisas: 09/08/2023

https://www.youtube.com/watch?v=lucYdo7EJhM

https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c

https://www.youtube.com/watch?v=ENhdjQHBeTI

https://www.youtube.com/watch?v=iZmOaWRxjE0

https://www.youtube.com/watch?v=DFxwQ6ys_

https://www.youtube.com/watch?v=U7-NdWu8ssw

https://youtu.be/2lZJBKXL2lc

Anexo:

Alguns tipos de movimentos que são usados na dança, segue o molde do boneco dançarino.      

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário