4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e
inovadoras em sala de aula” Tema
Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais
significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida (Figurinos Teatrais) |
Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e
Tecnologia, Meio Ambiente Objeto
do conhecimento: Contextos e Práticas / Elementos da Linguagem/ Processos de Criação. |
Unidade Temática: Teatro Ano: 8º ano Período:03/05 a 13/05/2023 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI16) Discutir
inciativas que contribua para reestabelecer o equilíbrio ambiental a partir
da identificação de alterações climáticas, regionais e globais provocadas
pela intervenção humana EF69AR24) Reconhecer
e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR25)
Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no
tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética
teatral. (EF69AR28) Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios
do trabalho artístico coletivo e colaborativo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
Explorar,
conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e
culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades
tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e
espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social
e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. Compreender
as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive
aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e
comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de
produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. Experienciar
a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro,
pesquisa e criação artística. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo,
compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de
circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os
alunos Boas Vindas! -Todas as questões deverão ser registradas no
caderno pelos alunos 1ª Aula: 1º Momento: Trazer
os conceitos iniciais de Teatro
(Origem; Elementos; Gêneros Teatrais). Levantamento de conhecimento
prévio: 1. Você sabe o que é artes
cênicas? 2. Já esteve presente em alguma
peça teatral? Se sim, relate a emoção vivenciada? 3. De que forma o teatro contribui
para a nossa criatividade? Origem do Teatro: A história do teatro teve início
na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa
época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho
e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas
festas. As celebrações ao Deus Dionísio
duravam vários dias e ocorriam na época da colheita, como forma de
agradecimento pelo alimento e pelo vinho. A participação dos cidadãos era
intensa e havia uma espécie de procissão, que levava o nome de
"ditirambo". Depois surgiu o "coro", um conjunto de
pessoas que cantava e dançava homenageando Dionísio. Linha
do Tempo da história e do Teatro 3400 a.C. Primeiro sistema escrito. 753
a.C. Fundação de Roma. 534 a.C. Nascimento do Teatro. 45 a.C. César Ditador de Roma. 1.d. C
Nascimento de Jesus Cristo. Começa a era depois de Cristo. 33 d.C. Morte de
Jesus Cristo. 212 d.C. Declínio de Roma. 1500 d.C. Elementos Teatrais: 1) Texto
teatral: É a obra de ficção que deve conter no seu interior o seguinte
esquema ·
Apresentação. ·
Desenvolvimento. ·
Solução do conflito. Esse
processo construtivo sugere a ideia de unidade da ação, tempo e lugar.
Estimulando o interesse do público. 2) A
dramaturgia: Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o
dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. 3) Atores:
São aqueles que materializam o texto através da ação, emprestando ao
personagem fictício, sua voa e expressão. 4) Público:
É o que assiste ao espetáculo. É o que vê a obra de arte. Ø Gêneros
Teatrais: Gêneros
teatrais são as formas de apresentação teatral. Será sempre marcado por questões
e pontos de vista de cultura e de cada época. Novas formas de teatro vão surgindo
e fundindo-se umas nas outras. Existem vários gêneros de teatro, dentre os quais
se destacam: Ø Gênero
literário dramático: Teve sua origem na Grécia Antiga. O termo
“dramático” quer dizer drama, ou seja, ação. Ele representa ações vividas
pelos personagens num determinado espaço e tempo. Um enredo teatral é
limitado, conciso, pois não tem narrador. Tudo é dito e compreendido através
de ações, falas e gestos dos personagens. Ø O
Auto: É um subgênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade
Média. O Auto visava satirizar pessoas. A moral é um elemento decisivo nesse
subgênero. De conteúdo simbólico, costuma representar entidades como a hipocrisia,
a bondade, a avareza, a luxúria, a virtude etc. mostrando o lado negativo ou
positivo dos sentimentos humanos. Ø A
Tragédia: É uma forma de drama. Que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade,
frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de
instância maior, como a lei, os deuses, o
destino ou a sociedade. Ø A
Comédia: Peça teatral que tem o propósito de provocar risos e a crítica
nos espectadores, pelas situações cômicas, pela caracterização de tipos e de
costumes, quanto pelo absurdo da história. As personagens apresentam
comportamento exagerado. Raramente enfoca as questões morais ou filosóficas,
mas mostra o homem dentro de suas relações sociais. Ø O
Drama: É um gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais
humanos, muitas vezes com um tema geral triste. Ela é uma peça teatral
caracterizada pela seriedade ou solenidade em oposição à comédia propriamente
dita. Normalmente começa de forma solene e grave e termina deforma leve e
feliz. Ø A
Mímica: Peça de teatro em que os atores representam apenas por gestos. Um
mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem o uso
da fala. Ø A
Ópera: Um drama encenado com música. A letra da ópera é cantada em lugar
de ser falada. Os cantores são acompanhados por orquestras ou músicos. Ø O
Teatro de Fantoches: Apresentação de fantoches, marionetes ou bonecos manipulados
por atores que ficam atrás das cortinas ou por baixo dos palcos. 2º Momento: Exercitar
os conhecimentos produzidos anteriormente através de uma atividade de
fixação. Atividade
de Fixação 1) O
que é gênero teatral? 2) Quais
as fases do texto teatral? 3) Quem
é o dramaturgo? 4)
Qual dos elementos a seguir constitui-se como
essencial na construção de um texto teatral? a) cenário b) diálogo c) música d) figurino 5) Como
era feita as celebrações teatrais na Grécia antiga? 6) __________________________
peça teatral que tem o propósito de provocar risos e a crítica nos
espectadores, pelas situações cômicas. As personagens apresentam
comportamento exagerado. Raramente enfoca as questões morais ou filosóficas,
mas mostra o homem dentro de suas relações sociais. 7) 1.
Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial? a) Roma. b) Grécia c) Itália. d) Brasil. 8) Por que é possível concluir que na
pré-história a arte já existia?
9) Em qual ano surgiu a arte teatral?
a) 534 d.C b) 543 a.C c) 534 a.C
d) 343 a.C 10)
Qual o deus da mitologia grega está relacionado com festas e diversões?
a) Dionísio b)
Diógenes c) Ditirambo d) Zeus 11) A grande festa Dionisíaca comemorava: a) a chegada da colheita b) a chegada do inverno c) o término do inverno d) o início da primavera 2ª Aula 1º
Momento: Figurinos Para realizar uma peça teatral, muitas pessoas trabalham com
antecedência nos bastidores com o intuito de deixar tudo pronto para a hora da
apresentação. Na aula de hoje, vamos conhecer um pouco sobre o figurino numa
apresentação teatral. O figurino é definido como o traje usado por um
personagem de uma produção artística. Ele serve à narrativa, ao ajudar a
diferenciar ou a tornar semelhante os personagens de uma mesma história. Ele
revela ao espectador as características físicas, psicológicas e sociais do
personagem representado. Para elaborar um figurino, o figurinista deve
conhecer bastante a história a ser executada no trabalho, a época em que se
passa a trama, o físico dos atores e as orientações de luz e cor determinadas
pelo diretor de arte. Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados
e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção
do filme e possibilidades de recursos financeiros. O figurinista ainda cria
os croquis, pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da
produção. O figurino é muito importante para uma obra, pois ele é quem vai
dizer para o público as características dos personagens de uma história,
serve até como elemento para identificar o personagem e separá-lo do ator. É
possível identificar em muitas produções artísticas modernas a extrema
preocupação com o figurino, como Lady Gaga e Ivete Sangalo que muito exploram
o figurino que costuma ter uma combinação com o estilo musical. Entretanto, o cenário e o figurino não podem ser vistos de forma
independente de outros elementos de uma obra teatral, pois eles apenas somam,
deixando a apresentação de fato um grande espetáculo.
Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de
2021 2º
Momento: (Gabarito em anexo) Atividade: 1)
Cada figurino e adereço pode identificar um determinado artista
ou personagem. Observe a imagem e identifique a quem pertence o figurino e os
adereços do chapéu coco e a bengala. a) Paulo
Gustavo. b) Charles
Chaplin c)
Oscarito. d)
Chapolin Colorado. 2)
Quais os elementos que compõem o figurino? 3)
O vestuário de uma pessoa mostra muito sobre ela, expressa suas características.
Atualmente, existem jovens que utilizam estilos próprios, como os góticos. 4) Quais as características utilizadas por este
estilo? a) Roupas
coloridas e vibrantes. b) Roupas
regionalizadas. c) Roupas
pretas e adereços próprios. d) Roupas
esportivas. 5) Os chapéus, óculos e bengalas, quando
compõem e complementam a roupa dos personagens em uma peça teatral, podem ser
classificados como: a) adereços de cenário b)
adereços de figurino c ) acessórios de indumentária d) acessórios de vestimenta 3º Momento: Agora você é o artista,
crie roupas recicladas para uma apresentação teatral nos manequins abaixo, e
em seguida transfira um para um tamanho realista, siga o modelo Tamanho Normal em Anexo
3ª Aula: 1º
Momento: Levantando Conhecimento Prévio Ø O que é desenvolvimento sustentável? Ø O que nós fizemos na aula anterior tem algo em comum com a
sustentabilidade? Teatro
e sustentabilidade “A reutilização de materiais na produção cenográfica”. O teatro tem o poder de
criticar e apontar as problemáticas sociais de forma muito única. Com a peça,
pretendemos escancarar a problemática do meio ambiente e mostrar que a
mudança de comportamento precisa ser agora, pois senão estaremos fadados ao
fim”, revela o artista. Sustentabilidade é a
capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra
sustentável deriva do latim sustentare e significa
sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda
a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser
aplicado desde uma comunidade até todo o planeta. A sustentabilidade é
alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como: "O
desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades". O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a
preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer
dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre
e com condições de também ser explorado por gerações futuras. Vejamos um relato sobre como um teatro pode preservar o meio
ambiente ( Somente leitura) Principalmente se for um teatro na escola. Um relato de experiência sobre a produção de uma cenografia
teatral sustentável. Partindo de uma crescente preocupação com o planeta e o
meio ambiente, esta produção se deu utilizando como matéria-prima materiais
recicláveis e reutilizáveis, encontrados na rua ou acumulados no dia a dia.
Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa histórica sobre as artes
teatro e cenografia, a fim de formar uma base para o trabalho. Depois, foram
relacionados os conceitos de cenografia e sustentabilidade, que firmaram uma
criação experimental de objetos cenográficos. Os resultados positivos
alcançados com essa produção oportunizaram a construção do cenário de um
espetáculo de teatro de uma companhia teatral, produzido a partir de oficina
e trabalho em equipe. Espera-se que as produções, além de comprovarem as
possibilidades fundamentadas, e a própria fundamentação, inspirem e despertem
no leitor a criatividade e a preocupação com o meio ambiente e seus
semelhantes.
https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/61409 Vinicius Eduardo Mesquita Atividade: 1-
O que você achou do relato de Vinicius? Você
concorda com a opinião dele? 2-
Você está disposto a fazer sua parte? como? 3-
Qual a
dica que você dá a dona de casa ao descartar o lixo? 4-
Você conhece os grandes problemas ambientais no
mundo hoje? 5-
Você percebe efeitos da crise ambiental na cidade
ou região onde você mora? 6-
Quais relações existem entre arte e meio ambiente? 4ª Aula 1º Momento: Peça aos alunos para fazer a leitura do livro didático Mosaico nas
páginas: 62, 63, 64 e 66 em seguida responder as atividades abaixo:
Cena
do espetáculo Enquanto Chão, A Próxima Companhia. São Paulo(SP)2018acesso em
18/04/2023 2º
Momento: Atividade 1 – Responda: a) Como você definiria o significado do termo meio
ambiente? b) O que você entendeu por modo de produção? E por
capitalismo? c) Você acha que é possível intervir no problema
ambiental por meio da arte? d) O que dramaturgia? e) Fale sobre a intervenção artística ECO. f) Fale sobre o espetáculo Enquanto Chão de A
Próxima Companhia. Como foi construída essa peça? Do que fala esse espetáculo? Marque a resposta correta: 1.
Dramaturgia é? a ( ) Um
convite aos expectadores. b ( ) Grande
parte do mundo globalizado. c ( ) Técnica
específica para escrita de uma peça de teatro. 2.
Companhia teatral que desenvolveu a peça Sociedade Mortuária. a ( ) A
próxima Companhia b ( )
Companhia do Latão c ( ) Solange
Dias 3.
Qual é a proposta do teatro épico? a ( ) Debater
a vida das zonas rurais. b ( )
Promover o olhar crítico do espectador. c ( )
Narrativa sobre a memória da comunidade. 4.
Os protagonistas no teatro épico são? a ( )
Trabalhadores e pessoas do povo b ( ) A elite
da sociedade c ( ) Atores
famosos Referências: Acesso em
19/04/2023 Tudo sala de aula 2023 https://www.todamateria.com.br/historia-do-teatro/ https://azup.com.br/exercicios/exercicio-de-representacao-teatral-7o-ano/ https://blog.waufen.com.br/historia-das-joias/ ANEXO: GABARITO 2ª Aula
- 2º momento 1C / 2. (5), (1), (4), (3) e (2) / 3B / 4B / 5. O
figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo
figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades
de recursos financeiros. / 6A / 7C / 8B / 9D / 10B ANEXO: |
RECURSOS:( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; (x ) Revista; ( ) Vídeo; ( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; (x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário