4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8ºANO 2023

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

  Tema:”Valores em pauta: Aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula”

Tema Intercurricular:  Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor a vida, por todas as formas de vida e para vida (Figurinos Teatrais)

Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente

 

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas / Elementos da Linguagem/ Processos de Criação.

Unidade Temática: Teatro          Ano:  8º ano       Período:03/05 a 13/05/2023              Aulas: 04

HABILIDADES

(EF08CI16) Discutir inciativas que contribua para reestabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas, regionais e globais provocadas pela intervenção humana

EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. (EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos

Boas Vindas!

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1ª Aula:

1º Momento: Trazer os conceitos iniciais de Teatro (Origem; Elementos; Gêneros Teatrais).

Levantamento de conhecimento prévio:

1.      Você sabe o que é artes cênicas?

 

2.      Já esteve presente em alguma peça teatral? Se sim, relate a emoção vivenciada?

 

3.      De que forma o teatro contribui para a nossa criatividade?

 

                                  

 

Origem do Teatro:

           A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

            As celebrações ao Deus Dionísio duravam vários dias e ocorriam na época da colheita, como forma de agradecimento pelo alimento e pelo vinho. A participação dos cidadãos era intensa e havia uma espécie de procissão, que levava o nome de "ditirambo". Depois surgiu o "coro", um conjunto de pessoas que cantava e dançava homenageando Dionísio.

Linha do Tempo da história e do Teatro

3400 a.C. Primeiro sistema escrito. 753 a.C. Fundação de Roma. 534 a.C. Nascimento do Teatro.

45 a.C. César Ditador de Roma. 1.d. C Nascimento de Jesus Cristo. Começa a era depois de Cristo. 33 d.C. Morte de Jesus Cristo. 212 d.C. Declínio de Roma. 1500 d.C.

Elementos Teatrais:

1)      Texto teatral: É a obra de ficção que deve conter no seu interior o seguinte esquema

·         Apresentação.

·         Desenvolvimento.

·         Solução do conflito.

Esse processo construtivo sugere a ideia de unidade da ação, tempo e lugar. Estimulando o interesse do público.

 

2)      A dramaturgia: Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.

3)      Atores: São aqueles que materializam o texto através da ação, emprestando ao personagem fictício, sua voa e expressão.

4)      Público: É o que assiste ao espetáculo. É o que vê a obra de arte.

Ø  Gêneros Teatrais:

Gêneros teatrais são as formas de apresentação teatral. Será sempre marcado por questões e pontos de vista de cultura e de cada época. Novas formas de teatro vão surgindo e fundindo-se umas nas outras. Existem vários gêneros de teatro, dentre os quais se destacam:

Ø  Gênero literário dramático: Teve sua origem na Grécia Antiga. O termo “dramático” quer dizer drama, ou seja, ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço e tempo. Um enredo teatral é limitado, conciso, pois não tem narrador. Tudo é dito e compreendido através de ações, falas e gestos dos personagens.

Ø  O Auto: É um subgênero da literatura dramática. Tem sua origem na Idade Média. O Auto visava satirizar pessoas. A moral é um elemento decisivo nesse subgênero. De conteúdo simbólico, costuma representar entidades como a hipocrisia, a bondade, a avareza, a luxúria, a virtude etc. mostrando o lado negativo ou positivo dos sentimentos humanos.

Ø  A Tragédia: É uma forma de drama. Que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

Ø  A Comédia: Peça teatral que tem o propósito de provocar risos e a crítica nos espectadores, pelas situações cômicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história. As personagens apresentam comportamento exagerado. Raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sociais.

Ø  O Drama: É um gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. Ela é uma peça teatral caracterizada pela seriedade ou solenidade em oposição à comédia propriamente dita. Normalmente começa de forma solene e grave e termina deforma leve e feliz.

Ø  A Mímica: Peça de teatro em que os atores representam apenas por gestos. Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem o uso da fala.

Ø  A Ópera: Um drama encenado com música. A letra da ópera é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por orquestras ou músicos.

Ø  O Teatro de Fantoches: Apresentação de fantoches, marionetes ou bonecos manipulados por atores que ficam atrás das cortinas ou por baixo dos palcos.

2º Momento: Exercitar os conhecimentos produzidos anteriormente através de uma atividade de fixação.

Atividade de Fixação

1)      O que é gênero teatral?

2)      Quais as fases do texto teatral?

3)      Quem é o dramaturgo?

4)      Qual dos elementos a seguir constitui-se como essencial na construção de um texto teatral?

       a) cenário         b) diálogo          c) música             d) figurino

5)      Como era feita as celebrações teatrais na Grécia antiga?

6)      __________________________ peça teatral que tem o propósito de provocar risos e a crítica nos espectadores, pelas situações cômicas. As personagens apresentam comportamento exagerado. Raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sociais.

7)      1. Em que lugar a arte teatral teve sua origem de forma oficial?

a) Roma.          b) Grécia          c) Itália.               d) Brasil.

      8) Por que é possível concluir que na pré-história a arte já existia?

      9) Em qual ano surgiu a arte teatral?

       a) 534 d.C         b) 543 a.C        c) 534 a.C        d) 343 a.C

      10) Qual o deus da mitologia grega está relacionado com festas e diversões?

       a) Dionísio        b) Diógenes      c) Ditirambo      d) Zeus

11) A grande festa Dionisíaca comemorava:

a) a chegada da colheita    b) a chegada do inverno    c) o término do inverno      d) o início da primavera

 

2ª Aula

1º Momento: Figurinos

                                      

Para realizar uma peça teatral, muitas pessoas trabalham com antecedência nos bastidores com o intuito de deixar tudo pronto para a hora da apresentação. Na aula de hoje, vamos conhecer um pouco sobre o figurino numa apresentação teatral. O figurino é definido como o traje usado por um personagem de uma produção artística. Ele serve à narrativa, ao ajudar a diferenciar ou a tornar semelhante os personagens de uma mesma história. Ele revela ao espectador as características físicas, psicológicas e sociais do personagem representado. Para elaborar um figurino, o figurinista deve conhecer bastante a história a ser executada no trabalho, a época em que se passa a trama, o físico dos atores e as orientações de luz e cor determinadas pelo diretor de arte. Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros. O figurinista ainda cria os croquis, pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da produção. O figurino é muito importante para uma obra, pois ele é quem vai dizer para o público as características dos personagens de uma história, serve até como elemento para identificar o personagem e separá-lo do ator. É possível identificar em muitas produções artísticas modernas a extrema preocupação com o figurino, como Lady Gaga e Ivete Sangalo que muito exploram o figurino que costuma ter uma combinação com o estilo musical. Entretanto, o cenário e o figurino não podem ser vistos de forma independente de outros elementos de uma obra teatral, pois eles apenas somam, deixando a apresentação de fato um grande espetáculo.

                                                                                                         Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021

2º Momento: (Gabarito em anexo)

Atividade:

1)    Cada figurino e adereço pode identificar um determinado artista ou personagem. Observe a imagem e identifique a quem pertence o figurino e os adereços do chapéu coco e a bengala.

a) Paulo Gustavo.

b) Charles Chaplin

c) Oscarito.

d) Chapolin Colorado.

 

2)    Quais os elementos que compõem o figurino?

3)    O vestuário de uma pessoa mostra muito sobre ela, expressa suas características. Atualmente, existem jovens que utilizam estilos próprios, como os góticos.

        4)  Quais as características utilizadas por este estilo?

a) Roupas coloridas e vibrantes.

b) Roupas regionalizadas.

c) Roupas pretas e adereços próprios.

d) Roupas esportivas.

        5)  Os chapéus, óculos e bengalas, quando compõem e complementam a roupa dos personagens em uma peça teatral, podem ser classificados como:

a) adereços de cenário  b) adereços de figurino c ) acessórios de indumentária  d) acessórios de vestimenta

3º Momento: Agora você é o artista, crie roupas recicladas para uma apresentação teatral nos manequins abaixo, e em seguida transfira um para um tamanho realista, siga o modelo

Tamanho Normal em Anexo

   

                                                                                          

3ª Aula:

1º Momento: Levantando Conhecimento Prévio

Ø  O que é desenvolvimento sustentável?

Ø  O que nós fizemos na aula anterior tem algo em comum com a sustentabilidade?

Teatro e sustentabilidade “A reutilização de materiais na produção cenográfica”.

O teatro tem o poder de criticar e apontar as problemáticas sociais de forma muito única. Com a peça, pretendemos escancarar a problemática do meio ambiente e mostrar que a mudança de comportamento precisa ser agora, pois senão estaremos fadados ao fim”, revela o artista. Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta. A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como: "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades". O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.

Vejamos um relato sobre como um teatro pode preservar o meio ambiente ( Somente leitura)

Principalmente se for um teatro na escola.

Um relato de experiência sobre a produção de uma cenografia teatral sustentável. Partindo de uma crescente preocupação com o planeta e o meio ambiente, esta produção se deu utilizando como matéria-prima materiais recicláveis e reutilizáveis, encontrados na rua ou acumulados no dia a dia. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa histórica sobre as artes teatro e cenografia, a fim de formar uma base para o trabalho. Depois, foram relacionados os conceitos de cenografia e sustentabilidade, que firmaram uma criação experimental de objetos cenográficos. Os resultados positivos alcançados com essa produção oportunizaram a construção do cenário de um espetáculo de teatro de uma companhia teatral, produzido a partir de oficina e trabalho em equipe. Espera-se que as produções, além de comprovarem as possibilidades fundamentadas, e a própria fundamentação, inspirem e despertem no leitor a criatividade e a preocupação com o meio ambiente e seus semelhantes.

                                                                 https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/61409  Vinicius Eduardo Mesquita

Atividade:

1-      O que você achou do relato de Vinicius? Você concorda com a opinião dele?

2-      Você está disposto a fazer sua parte? como?

3-       Qual a dica que você dá a dona de casa ao descartar o lixo?

4-      Você conhece os grandes problemas ambientais no mundo hoje?

5-      Você percebe efeitos da crise ambiental na cidade ou região onde você mora?

6-      Quais relações existem entre arte e meio ambiente?

4ª Aula

1º Momento: Peça aos alunos para fazer a leitura do livro didático Mosaico nas páginas: 62, 63, 64 e 66 em seguida responder as atividades abaixo:

                                  

          Cena do espetáculo Enquanto Chão, A Próxima Companhia. São Paulo(SP)2018acesso em 18/04/2023

 

2º Momento:                                            Atividade

1 – Responda:

a) Como você definiria o significado do termo meio ambiente?

b) O que você entendeu por modo de produção? E por capitalismo?

c) Você acha que é possível intervir no problema ambiental por meio da arte?

d) O que dramaturgia?

e) Fale sobre a intervenção artística ECO.

f) Fale sobre o espetáculo Enquanto Chão de A Próxima Companhia. Como foi construída essa peça? Do que fala esse espetáculo?

Marque a resposta correta:

1. Dramaturgia é?

a (  ) Um convite aos expectadores.

b (  ) Grande parte do mundo globalizado.

c (  ) Técnica específica para escrita de uma peça de teatro.

2. Companhia teatral que desenvolveu a peça Sociedade Mortuária.

a (  ) A próxima Companhia 

b (  ) Companhia do Latão

c (  ) Solange Dias

3. Qual é a proposta do teatro épico?

a (  ) Debater a vida das zonas rurais.

b (  ) Promover o olhar crítico do espectador.

c (  ) Narrativa sobre a memória da comunidade.

4. Os protagonistas no teatro épico são?

a (  ) Trabalhadores e pessoas do povo

b (  ) A elite da sociedade

c (  ) Atores famosos

 

Referências: Acesso em 19/04/2023

Tudo sala de aula 2023

https://www.todamateria.com.br/historia-do-teatro/

https://azup.com.br/exercicios/exercicio-de-representacao-teatral-7o-ano/ https://blog.waufen.com.br/historia-das-joias/

ANEXO: GABARITO 2ª Aula - 2º momento

1C / 2. (5), (1), (4), (3) e (2) / 3B / 4B / 5. O figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros. / 6A / 7C / 8B / 9D / 10B

 

ANEXO:                           

 

                  

RECURSOS:(  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (x ) Revista; (  ) Vídeo; ( x ) Computador;

(  ) Jogos; ( x ) Textos Informativos;   (x ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

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