5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema
Intercurricular: Sustentabilidade no sentido
mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida(A Arte
da Fotografia) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e
Sistema de Linguagem |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:29/05 a 10/06/2023
Aulas:
04 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR03)Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR04)Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção,
cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)Experimentar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05) experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR05P6)Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35)Identificar
e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,
apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte, mídia,
mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
-Em Anexo os gabaritos das questões - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos. 1ª AULA 1º Momento: Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
Você tem o costume de fotografar? Quais
equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas? ·
O que você fotografa? Pessoas, animais,
paisagens ou objetos? ·
Você tem o costume de imprimir fotos? Possui
fotos impressas em sua casa? FOTOGRAFIA O QUE É
FOTOGRAFIA? Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há
fotografia. Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas
apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito
além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo
olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento,
analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. Uma fotografia boa é
aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um
momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o
clique no momento oportuno.
ORIGEM
DA FOTOGRAFIA: As
primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca
350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora
percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda
trespassada pela luz solar. Em
1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de
1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns
compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. • Por sua vez, o
farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta
descoberta em 1777, ao demonstrar enegrecimento de sais expostos à ação da
luz. No
ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744)
projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico
britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805) realizou no início do século XIX
experimentos semelhantes. É
a primeira vez que uma imagem estável é obtida. Pelos anos de 1820, quando o físico francês
Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume
da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie
de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto
à luz. Assim, depois de expor a placa de metal,
havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja
exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. 2º Momento: ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU Atividades
relacionadas aos slides 1 a 6 1. De
acordo com o texto, será que fotografar é apenas apertar o botão da máquina
fotográfica? Explique. 2. O
que seria uma “fotografia boa”? 3. De
acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a
primeira. (a) Alhaken
de Basora (b) Ângelo
Sala (c) Carl
Wilhelm Scheele (d) Johann
Henrich Schulze (e) Thomas
Wedgwood ( ) demonstrou
o enegrecimento de sais expostos à ação da luz. ( ) sabia
que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. ( ) percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. ( )
projetou uma imagem durável numa superfície. ( )
realizou no início do século XIX experimentos semelhantes ao do cientista
alemão Johann Henrich. 2ªAULA 1º Momento:
Daguerreótipo •
Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar
para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que
criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos
apenas. • Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851),
desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu
nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes. •
Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O
daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a
gravava sobre o vidro. •
O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a
popularização do aparelho. Como surgiu a imagem colorida •
Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com
os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida. •
Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot
utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para
produzir imagens positivas. •
William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu
inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo
desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse
projeto que se chamava Photographie. O surgimento da Fotografia para o
mercado. •
A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing,
onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não
precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para
retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era
antigamente. •
George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak
aproveitou para promover a introdução da sua câmera da época (chamada de
“caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público. A EVOLUÇÃO DA
FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA ANALÓGICA
•
“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que
passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois
que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses),
o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em
casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras
analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais.
Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.”
VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA • Qualidade da imagem. Este tipo de
fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de
Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels. FOTOGRAFIA DIGITAL • Este tipo de fotografia é o mais utilizado
atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital. COMO
FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL •
O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória. VANTAGENS
DA FOTOGRAFIA DIGITAL •
As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do
visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas
diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de
memória dispensando a intermediação do computador. 2º Momento: Atividade
sobre o que você aprendeu 1. O
que é um daguerreótipo? 2. Qual
era o único problema do daguerreótipo e por quê? 3. Escreva
V ou F para as informações abaixo. a) ( )
A primeira imagem colorida foi
apresentada em 1861 por William Talbot b) ( ) William Talbot foi reconhecido assim
que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor. c) ( ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa
melhorou o projeto de William Talbot conseguindo desenvolver negativos das
fotografias. d) ( ) A Kodak foi a primeira empresa a fazer
o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma
novidade para o público. e) ( ) Na fotografia analógica, o filme que é
colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela
lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. 4. Responda: a) Quais
as vantagens da fotografia analógica? b) A
fotografia digital é a mais utilizada atualmente. Quais são as vantagens
desse tipo de fotografia? c) Existem
outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são. 5. Observe
a imagem e responda as questões abaixo: 3ªAULA 1º Momento: TIPOS DE
FOTOGRAFIA •
Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento
histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de
fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles
eventos que alguns preferiam esquecer. •
Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e
os modelos. • Fotografia publicitária ou de objeto – é a
fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou
serviço. •
Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de
fotografia o mais importante são as cores e as formas. •
Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das
pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também
estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista. •
Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata
lugares. • Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e
despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio
ambiente. Selfies
e recursos digitais na Fotografia •
Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a
Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais. •
Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização
dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar
suas imagens e compartilhar com amigos. Foram inventados
“álbuns digitais” onde foram criados: •
Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na
internet para quem quiser ver e contratar seus serviços; •
Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu
celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus
arquivos para as nuvens ou drives; •
Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais
para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. •
Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o
banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos
para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. 2º Momento: Atividade
sobre o que você aprendeu: 1.
Escreva na frente de cada
informação a qual tipo de álbum digital ela pertence: a)
É o banco de imagens pela internet,
onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem
precisar sair de casa. _______________________________ b)
Transferência dos seus arquivos
para as nuvens ou drives. __________________________ c)
Lugares que os fotógrafos deixam
suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus
serviços._________________________ d)
Utilizam plataformas digitais para
promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. _____________________________________________ 2.
Escreva nos parênteses as siglas de
acordo com as informações sobre cada artista brasileiro. SS
( para Sebastião Salgado) VM (para
Vik Muniz) CM (para Cristiano
Mascaro) a)
( ) é um dos mais importantes
fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta
sistematicamente há mais de duas décadas. b)
( ) é conhecido por usar materiais
inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. c)
( ) Inicia a carreira fotográfica
em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja. d)
( ) Considerado atualmente um dos
mestres da fotografia documental contemporânea . e)
( ) seus trabalhos possuem temas
diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas
sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora. f)
( ) começou a desenvolver trabalhos
que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes
técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para
cabelo e lixo. 3.
Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional? 4.
Pesquise um fotografo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da
fotografia local. 5. De que forma
você tem acesso ao universo fotográfico? 6. Por meio de
filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e
intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais? 7. Como você
costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais? 8. Qual conteúdo
de uma mensagem fotográfica? 9. O que a
fotografia transmite? 10. Busque nos
acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção,
analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma
foto juntos (foto/história) 11. Professor peça aos alunos para
construírem um ALBUM DE MEMÓRIAS. 4ªAULA 1º Momento: Alguns Artistas Brasileiros Sebastião Salgado/ Vik Muniz /
Cristiano Mascaro
Sebastião Salgado • As fotografias
documentais de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades
distintas, marcam uma época ou momentos singulares, retratando realidades por
ele vivenciadas. • Estas imagens podem
sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas
fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral. • Considerado
atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus
trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias,
desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio
ambiente, fauna e flora.
Vik Muniz Cristiano Mascaro •
É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua
arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre
seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São
Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira
fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da
revista Veja. •
Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra
que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e,
por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os
espaços urbanos em que vivem e que frequentam. 2ºMomento: Atividade sobre o que você
aprendeu: Agora é a sua vez de
colocar a mão na massa. 1. 2.
Pesquise a vida profissional de um
fotografo de sua cidade, fale sobre seu trabalho no mundo das fotografias.
Acrescente na sua pesquisa, algumas fotografias que esse profissional
considere importante para seu trabalho. Fontes:
Acessadas em19/05/2023 Apostila:
Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin |
RECURSOS:(X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:( ) Prova;
(X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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ANEXO:
Gabarito
da 1ª aula
1. Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é
o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.
2. Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as
emoções e detalhes presentes em um momento.
3. C,B,A,D,E
Gabarito
da 2ª aula
1. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem
através da lente e a gravava sobre o vidro
2. O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou
a popularização do aparelho.
3. V, F, F,V,V
4. a) Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser
impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoor.
b) As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente
através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da
transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente
c) Fotografia jornalística ou documental, fotografia de moda,
fotografia publicitária ou de objeto, fotografia artística, fotografias
privadas ou pessoais, fotografia de paisagens e fotografia de vida selvagem.
Gabarito
da 3ª aula
1. a) Vendas de fotografias pela internet
b) armazenamentos em nuvens ou
drives
c) portfólios
d) álbuns fotográficos digitais
2. a) CM
b) VM
c) CM
d) SS
e) SS
f) VM
CONTINUAÇÃO DA 5ª SEQUÊNCIA DE ARTE |
|
Tema Intercurricular: As
diversas facetas do Consumo (A História do Cinema) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência
e Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos
da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos e Práticas e
Sistema de Linguagem, Arte Integrada, Arte e Tecnologia. |
Unidade
Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:12/06 a
15/07/2023 Aulas:
06 |
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HABILIDADES |
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(EF69AR01) Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR03) Analisar
situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens
audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros,
ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais
etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver
processos de criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR78BA) Reconhecer,
identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de
cunho histórico e identitário. (EF69AR43BA) Conhecer,
analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes
Visuais na história. (EF69AR46BA) Dialogar com
princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas produções
visuais (EF69AR119BA) Apreciar as
artes visuais através de visitação e pesquisa. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar,
produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar,
produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 7. Problematizar questões políticas,
sociais, econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de
exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1ª AULA: 1º Momento: Ø Levantando
conhecimentos prévios. Você já foi em
algum cinema? Na sua cidade
tem quantos cinemas? Gostou do filme
que você assistiu? Relacione alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique
quanto eles sabem sobre a sétima arte. O que você
sabe sobre o cinema? O filme “Batman: O cavaleiro das trevas”- Ledger está quase
irreconhecível como o vilão sádico. Ele é intocável em todas as cenas e seu
desempenho ficará como um dos melhores retratos de um vilão de quadrinhos da
história. Há boatos sobre o estado da sua saúde mental, após interpretar esse
personagem, devido a carga emocional que ele despertou. Da premiação-
Os prêmios mais antigos são os Oscars. A primeira cerimônia foi realizada em
16 de maio de 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel em Los Angeles.
Cidade de Deus- o filme Cidade
de Deus trata da história de vários jovens que nasceram e
criaram-se junto com a favela. Para que ficasse o mais real
possível — e talvez por isso mesmo tenha recebido tantos elogios,
a equipe buscou atores amadores e não permitiu que eles lessem
o roteiro. É hora de entender a origem do
cinema. Apresente aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte. 2º Momento: A origem do cinema
– Efeitos especiais No início do século
XX, o francês Georges Méliès transpôs barreiras da recém-inaugurada sétima
arte para trazer sonhos e anseios à tela e maravilhar o mundo inteiro com uma
obra que, basicamente, inaugurou o uso de efeitos especiais no cinema. O filme “Viagem para a lua”
conta a história de um grupo de cientistas que constrói uma nave para ir à
lua, onde, durante sua exploração, descobrem que ela é habitada por seres
extraterrestres, com os quais lutam até que consigam retornar à Terra. A
maneira lúdica e satírica com que a trama se desenrola é parte do charme
desta obra. Os cientistas com túnicas e longas barbas mais se parecem com
magos da literatura fantástica do que com pessoas que trabalham em
laboratórios, e a proposta da viagem no quadro-negro se resumir a um simples
desenho que aponta uma seta da Terra à lua reforça esta ideia. Nesta cena de
abertura, já há um exemplo dos efeitos visuais que Méliès tanto gostava, com
objetos se transformando por meio de um simples corte. Os atores paravam e se
mantinham como estátuas, para que os objetos em suas mãos fossem trocados, e
aí se mexiam de novo, bastava cortar a película e remover a parte indesejada,
colar com fita adesiva e a troca de objetos parece magicamente instantânea.
Truque simples para os olhos do espectador de hoje, mas revolucionário na
primeira década de existência do cinema. Méliès mantinha sua câmera estática,
como se fosse a visão da plateia vendo uma peça de teatro, o que resume
muitas de suas obras da época. Com seu sucesso mundial, teve relevante papel
na mudança de percepção do que o cinema poderia dizer para seu público. Ao
sonhar em levar o homem à lua, o cineasta eleva a sensação de fascínio e
deslumbre que pode vir de uma tela. De impacto e importância atemporais,
“Viagem à Lua” é, inegavelmente, uma das obras mais importantes já produzidas
para a sétima arte. 3º
Momento: Atividade – Cinema na prática 1.
Como se chama o cinema dentro da linguagem
artística? R: Sétima arte. 2. George Méliès era chamado de
ilusionista, por conta de feitos na arte do cinema. Quais feitos foram esses?
E em que filme podemos vê-lo? 3. Quais as características das
filmagens produzidas pelo diretor de cinema Méliés? 2ª AULA: 1º Momento: Técnicas do cinema Professor o objetivo é que o aluno saiba
diferenciar quais as técnicas e como usá-la na hora de filmar. Technicolor: é uma marca norte-americana
pertencente à Technicolor Motion Picture, criada em 1916. Sua produção esta
associada a forma de produção cinematográfica em filme colorido. Exigia o uso
de cores fortes e contrastes nos figurinos e cenários. O trabalho da direção
de arte era limitado ao conjunto de regras Technicolor, não era utilizado
semitons ou tons pastéis. Nouvelle Vague- Movimento artístico
do cinema francês que se insere no movimento contestatório (1960). Sem grande
apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram
caracterizados pela juventude dos seus autores (unidos pela vontade comum de
transgredir as regras normalmente aceitas pelo cinema comercial). Intolerante
com os moldes estabelecidos na época fazendo uma espécie de sátira sobre a
própria linguagem cinematográfica (ou seja, cenas em haviam clichês
românticos por exemplo). Assim, eram produzidos os filmes em preto e branco
com câmeras leves, ao ar livre. 2º Momento: Atividade sobre o que você aprendeu 1.
Em 1916, surge o movimento Technicolor, quais os
tipos de cores eram utilizados para essa produção? 2.
Qual a diferença entre as técnicas Nouvelle Vague
e Techicolor? 3.
Quais os tipos de câmeras utilizadas na produção
da técnica Nouvelle Vague? 4.
Reproduza em uma cartolina o desenho abaixo, em
seguida construa um painel com os principais filmes de cada uma destas
técnicas: 3ª AULA: 1º Momento: Principais elementos da linguagem
cinematográfica
2º Momento: Atividade Prática 1.
Seguindo as orientações
produzidas na aula sobre movimentos, posições e transições de câmera,
reproduza a cena a seguir 2.
Professor, faça a leitura compartilhada dos
materiais!
3.
4ª AULA: 1º
Momento: Trilha Sonora no cinema Fazer a leitura compartilhada dos materiais, e em
seguida responder a atividade. Inicialmente precisamos entender que,
a criação do cinema só foi possível após a invenção da fotografia, onde homem
consegue então capturar o movimento, depois disso diversas formas de
dramaturgias foram sendo testadas, como por exemplo o teatro de marionetes. No século XIX, o fenômeno da persistência
retiniana foi sendo aprofundado. Consiste em manter a imagem por uma
fração de segundo na nossa retina, permitindo perceber os movimentos nas
animações ou nos filmes. Depois disso com a criação do sistema de som Vitaphone
desenvolvido pela Warner Brothers em 1926, alguns problemas de
sincronização entre imagem e som começam a serem solucionados. No ano
seguinte, a produtora desenvolveu o filme “The Jazz singer” que pela primeira
vez mostrava as pessoas em um filme com diálogos sincronizados. A partir de então o cinema mudo seria
deixado para trás- com exceção de algumas obras. Na era muda, como não era possível ouvir as vozes dos atores, a trilha
sonora mostrava-se indispensável. Sem ela, não havia como ambientar a
intensidade das cenas, o que traria maior dificuldade para prender a atenção
do espectador. Com a
evolução dos equipamentos de captura e edição de som, cada vez mais, foi se
aprimorando a junção de cada expressão visual com os ruídos: o que se
apresenta como vital para essa indústria. Quem é o profissional responsável por isso?
Geralmente, ela pode ser composta especialmente para o filme, ou ser
moldada com músicas já existentes. Há alguns casos em que o próprio diretor
se encarrega da produção musical, mas o mais comum é ter um profissional
específico para essa função. Esse profissional responsável é
chamado de music
editor. Ele une as informações e desejos do diretor e os
apresenta para um compositor, acontecendo, assim, a criação do som. Essa
produção faz com que a trilha sonora consiga expressar os sentimentos do
diretor com a obra, em todo seu rumo. 2º
Momento: Atividade
1) O que é o fenômeno
da persistência retiniana e qual sua importância para a criação do cinema? 2) Fale sobre o
Vitaphone e como sucedeu a sincronização dentro do cinema: 3) Complete as frases:
a) A ___________________ sonora mais elaborada é o que torna a narrativa
mais _____________________ e rica ____________ com as outras técnicas
cinematográficas e gerando uma experiência original. b) Foi possível notar como a ______________ sonora é a parte vital em um
______________ e não poderia ser diferente no cinema ______________________. c) A ________________sonora pode
ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existente.
Há alguns casos que o próprio______________ se encarrega da ´produção
musical. 4)
Escolha quatro músicas que poderiam
fazer parte da trilha sonora da sua vida, de acordo com as emoções apontadas
abaixo: a) Alegria, felicidade: _________________________________________ b) Tristeza, dor: _____________________________________________ Tensão, expectativa:
_______________________________________________ 5ª AULA: 1ºMomento: Documentário- um gênero no cinema Apresente as características que fazem o
documentário se diferenciar dos outros gêneros •
O documentário é um gênero filmográfico
informativo não ficcional que trata da exploração da realidade, narrando
fatos sobre a realidade das pessoas, animais e objetos ou acontecimentos
históricos, políticos e culturais. •
A grande novidade de “A vida em um dia” é que o
diretor não precisou gravar essas cenas, por meio do YouTube, os internautas
puderam registrar, eles mesmos, as cenas do seu cotidiano dentro das 24
horas. •
Para facilitar o trabalho, foram enviadas 500
câmeras de vídeos a locais com difícil acesso à internet, podendo incluir
pessoas de diferentes locais. •
Para filmar esse documentário (2011), pessoas do
mundo todo filmaram depoimentos e mostraram rotina a fim de compartilhar
semelhanças e diferenças em relação à vida e opiniões sobre amor, medo,
esperança, etc. •
As cenas trazem registros do cotidiano de crianças,
jovens, mulheres e homens do mundo todo fazendo suas tarefas do dia a dia,
como acordar, fazer a barba, ir à escola e mercado, etc.
• Kevin Macdonald
(1967), diretor escocês com longa carreira, afirmou em uma revista que gosta
de trabalhar com a realidade, buscando aproximar seus filmes de ficção da
obra documental, mas ao mesmo tempo criando novas narrativas. Reproduza o
documentário, em seguida peça aos alunos que se atentem a forma como a
narrativa foi construída. O documentário se encontra disponível no streaming
Youtube. https://lifeinaday.youtube/intl/pt-BR/ - Link de exibição
2º
Momento:
Atividade Prática ·
Chegou o momento de criar o seu documentário.
Para isso você deve obedecer aos seguintes critérios:
- Você deverá
filmar fatos importantes sobre a sua vida. Poderá ser feito em formato de
vlog, ou reels. - Deverá editar em
algum aplicativo gratuito e em seguida compartilhar com a professora. - Poderá utilizar
uma trilha sonora de sua preferência. - Em conjunto
deverão escolher o melhor vídeo, sendo ele positivo em todos os aspectos: (melhor filmagem,
melhor edição, trilha sonora, roteiro com mais informações.) 6ª AULA: 1º
Momento: Professor,
peça aos alunos que façam a leitura do poema “A Lua no Cinema”, e depois, com
base na leitura, responder a atividade. A
lua foi ao cinema, passava
um filme engraçado, a
história de uma estrela que
não tinha namorado. Não
tinha porque era apenas uma
estrela bem pequena, dessas
que, quando apagam, ninguém
vai dizer, que pena! Era
uma estrela sozinha, ninguém
olhava pra ela, e
toda a luz que tinha cabia
numa janela. A
lua ficou tão triste com
aquela história de amor, que
até hoje a lua insiste: Amanheça,
por favor! PAULO LEMINSK.
Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense,1993
2º Momento: ENTENDENDO A POESIA: 01- De acordo com a poesia "A lua
no cinema", a estrela: (a) era pequena e
solitária. (b)
parecia grande na janela. (c)
tinha um namorado apaixonado. (d)
viveu uma bela história de amor.
02- O último verso "– Amanheça, por
favor!" sugere que a lua: (a)
achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado. (b)
acreditava que a estrela era pequena e sem graça. (c) desejava esquecer a história da estrela
solitária. (d)
gostava mais do dia do que da noite.
03- Da leitura da poesia percebe-se que
a estrela: (a) era um astro insignificante. (b)
era uma artista engraçada. (c)
tinha inveja da lua. (d)
tinha uma história feliz.
04- A poesia trata: (a) da solidão. (b)
da tristeza. (c)
da amizade. (d)
do ciúme.
05 – De que fala esta poesia? Conta a história de uma estrela que não
tinha namorado
Fontes acessadas em
18/05/2023 https://pt.slideshare.net/MauricioMalletDuprat/direo-de-arte-e-fotografia-no-cinema https://outrolado.com.br/2019/01/03/o-glorioso-technicolor-de-tres-peliculas/- Technicolor https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg https://www.aicinema.com.br/por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda/
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RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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