5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9ºANO 2023

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Sustentabilidade no sentido mais significativo: Amor à vida, por todas as formas de vida e para vida(A Arte da Fotografia)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas     Ano:     Período:29/05 a 10/06/2023     Aulas: 04

HABILIDADES

(EF69AR03)Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04)Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04)Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05) experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

 (EF69AR05P6)Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

-Em Anexo os gabaritos das questões

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 1ª AULA

1º Momento:

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costumam utilizar, celular ou câmeras fotográficas?

·          O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens ou objetos?

·          Você tem o costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa?

 

FOTOGRAFIA

O QUE É FOTOGRAFIA?

Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

                                                         ORIGEM DA FOTOGRAFIA:

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. • Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771- 1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

                          

                                   É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

 Pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

 Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes.

 2º Momento:                        ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

Atividades relacionadas aos slides 1 a 6

1.      De acordo com o texto, será que fotografar é apenas apertar o botão da máquina fotográfica? Explique.

2.      O que seria uma “fotografia boa”?

3.      De acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira.

(a)   Alhaken de Basora

(b)   Ângelo Sala

(c)   Carl Wilhelm Scheele

(d)   Johann Henrich Schulze

(e)   Thomas Wedgwood

(     ) demonstrou o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

(     ) sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

(     ) percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

(     ) projetou uma imagem durável numa superfície.

(     ) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes ao do cientista alemão Johann Henrich.

 

2ªAULA

1º Momento:

                                                               Daguerreótipo

• Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos apenas.

 • Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes.

• Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro.

• O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.

                                                  Como surgiu a imagem colorida

• Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

• Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

• William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

 

   

                                          O surgimento da Fotografia para o mercado.

• A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era antigamente.

• George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak aproveitou para promover a introdução da sua câmera da época (chamada de “caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público.

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

 

FOTOGRAFIA ANALÓGICA

• “O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.” VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA • Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

 FOTOGRAFIA DIGITAL

 • Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital. COMO FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL

• O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.

VANTAGENS DA FOTOGRAFIA DIGITAL

• As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.

2º Momento:

Atividade sobre o que você aprendeu

1.      O que é um daguerreótipo?

2.      Qual era o único problema do daguerreótipo e por quê?

3.      Escreva V ou F para as informações abaixo.

a)      (     ) A primeira imagem colorida  foi apresentada em 1861 por William Talbot

b)      (     ) William Talbot foi reconhecido assim que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor.

c)      (     ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa melhorou o  projeto de William Talbot  conseguindo desenvolver negativos das fotografias.

d)      (     ) A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público.

e)      (     ) Na fotografia analógica, o filme que é colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme.

 

4.      Responda:

a)      Quais as vantagens da fotografia analógica?

b)      A fotografia digital é a mais utilizada atualmente. Quais são as vantagens desse tipo de fotografia?

c)      Existem outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são.

5.      Observe a imagem e responda as questões abaixo:

 

                                

 

 

3ªAULA

1º Momento:                                     TIPOS DE FOTOGRAFIA

• Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes à mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

• Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.

 • Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

• Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as cores e as formas.

• Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas, etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

• Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares. • Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

 

 

                                          Selfies e recursos digitais na Fotografia

• Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

• Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

 

Foram inventados “álbuns digitais” onde foram criados:

• Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços;

• Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives;

• Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.

• Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.

2º Momento:

Atividade sobre o que você aprendeu:

1.                  Escreva na frente de cada informação a qual tipo de álbum digital ela pertence:

a)                  É o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. _______________________________

 

b)                 Transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives. __________________________

 

c)                  Lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços._________________________

 

d)                 Utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. _____________________________________________

 

2.                  Escreva nos parênteses as siglas de acordo com as informações sobre cada artista brasileiro.

SS ( para Sebastião Salgado)     VM (para Vik Muniz)     CM (para Cristiano Mascaro)

 

a) (     ) é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas.

b) (     ) é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate.

c) (     ) Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja.

d) (     ) Considerado atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea .

e) (     ) seus trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora.

f) (     ) começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo.

 

3. Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?

 

4. Pesquise um fotografo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da fotografia local.

 

5. De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

 

6. Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?

 

7. Como você costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais?

8. Qual conteúdo de uma mensagem fotográfica?

 

9. O que a fotografia transmite?

 

10. Busque nos acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção, analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma foto juntos (foto/história)

 

11. Professor peça aos alunos para construírem um ALBUM DE MEMÓRIAS.

 

4ªAULA

1º Momento:

Alguns Artistas Brasileiros

Sebastião Salgado/ Vik Muniz / Cristiano Mascaro

                                                     Sebastião Salgado

• As fotografias documentais de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades distintas, marcam uma época ou momentos singulares, retratando realidades por ele vivenciadas.

• Estas imagens podem sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral.

• Considerado atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora.

                                                                    Vik Muniz

Cristiano Mascaro

• É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja.

• Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e, por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os espaços urbanos em que vivem e que frequentam.

2ºMomento:                    Atividade sobre o que você aprendeu:

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa.

1.       

2.      Pesquise a vida profissional de um fotografo de sua cidade, fale sobre seu trabalho no mundo das fotografias. Acrescente na sua pesquisa, algumas fotografias que esse profissional considere importante para seu trabalho.                                                                

 

Fontes: Acessadas em19/05/2023

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

ANEXO:

 

 Gabarito  da 1ª aula

 

1.    Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.

2.    Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento.

3.    C,B,A,D,E

 

Gabarito  da 2ª aula

1.    O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro

2.    O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.

3.    V, F, F,V,V

4.    a) Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoor.

b)    As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente

c)    Fotografia jornalística ou documental, fotografia de moda, fotografia publicitária ou de objeto, fotografia artística, fotografias privadas ou pessoais, fotografia de paisagens e fotografia de vida selvagem.

              Gabarito  da 3ª aula

 

1.    a) Vendas de fotografias pela internet

b) armazenamentos em nuvens ou drives

c) portfólios

d) álbuns fotográficos digitais

 

2.    a) CM

b) VM

c) CM

d) SS

e) SS

f) VM

 

CONTINUAÇÃO DA 5ª SEQUÊNCIA DE ARTE

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo (A História do Cinema)

Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processo de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem, Arte Integrada, Arte e Tecnologia.

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas    Ano: 9º     Período:12/06 a 15/07/2023    Aulas: 06

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR78BA) Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário.

(EF69AR43BA) Conhecer, analisar e relacionar os diferentes aspectos estéticos que marcam as Artes Visuais na história.

(EF69AR46BA) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas produções visuais

(EF69AR119BA) Apreciar as artes visuais através de visitação e pesquisa.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, cientificas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.  

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ª AULA:

1º Momento:

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

Você já foi em algum cinema?

Na sua cidade tem quantos cinemas?

Gostou do filme que você assistiu?

Relacione alguns filmes famosos da história do cinema, e verifique quanto eles sabem sobre a sétima arte.

                                 O que você sabe sobre o cinema?                    

                  

O filme “Batman: O cavaleiro das trevas”- Ledger está quase irreconhecível como o vilão sádico. Ele é intocável em todas as cenas e seu desempenho ficará como um dos melhores retratos de um vilão de quadrinhos da história. Há boatos sobre o estado da sua saúde mental, após interpretar esse personagem, devido a carga emocional que ele despertou.

  

Da premiação- Os prêmios mais antigos são os Oscars. A primeira cerimônia foi realizada em 16 de maio de 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel em Los Angeles.      

                                                                 

Cidade de Deus- o filme Cidade de Deus trata da história de vários jovens que nasceram e criaram-se junto com a favela. Para que ficasse o mais real possível — e talvez por isso mesmo tenha recebido tantos elogios, a equipe buscou atores amadores e não permitiu que eles lessem o roteiro.

É hora de entender a origem do cinema. Apresente aos alunos um pouco sobre o histórico desta arte.

2º Momento:                    A origem do cinema – Efeitos especiais

        No início do século XX, o francês Georges Méliès transpôs barreiras da recém-inaugurada sétima arte para trazer sonhos e anseios à tela e maravilhar o mundo inteiro com uma obra que, basicamente, inaugurou o uso de efeitos especiais no cinema.

         O filme “Viagem para a lua” conta a história de um grupo de cientistas que constrói uma nave para ir à lua, onde, durante sua exploração, descobrem que ela é habitada por seres extraterrestres, com os quais lutam até que consigam retornar à Terra. A maneira lúdica e satírica com que a trama se desenrola é parte do charme desta obra. Os cientistas com túnicas e longas barbas mais se parecem com magos da literatura fantástica do que com pessoas que trabalham em laboratórios, e a proposta da viagem no quadro-negro se resumir a um simples desenho que aponta uma seta da Terra à lua reforça esta ideia.

          Nesta cena de abertura, já há um exemplo dos efeitos visuais que Méliès tanto gostava, com objetos se transformando por meio de um simples corte. Os atores paravam e se mantinham como estátuas, para que os objetos em suas mãos fossem trocados, e aí se mexiam de novo, bastava cortar a película e remover a parte indesejada, colar com fita adesiva e a troca de objetos parece magicamente instantânea. Truque simples para os olhos do espectador de hoje, mas revolucionário na primeira década de existência do cinema.

Méliès mantinha sua câmera estática, como se fosse a visão da plateia vendo uma peça de teatro, o que resume muitas de suas obras da época. Com seu sucesso mundial, teve relevante papel na mudança de percepção do que o cinema poderia dizer para seu público. Ao sonhar em levar o homem à lua, o cineasta eleva a sensação de fascínio e deslumbre que pode vir de uma tela. De impacto e importância atemporais, “Viagem à Lua” é, inegavelmente, uma das obras mais importantes já produzidas para a sétima arte.

3º Momento: Atividade – Cinema na prática

1.      Como se chama o cinema dentro da linguagem artística?

R: Sétima arte. 

2.      George Méliès era chamado de ilusionista, por conta de feitos na arte do cinema. Quais feitos foram esses? E em que filme podemos vê-lo?

3.      Quais as características das filmagens produzidas pelo diretor de cinema Méliés?

2ª AULA:

1º Momento:                                     Técnicas do cinema

 Professor o objetivo  é que o aluno saiba diferenciar quais as técnicas e como usá-la na hora de filmar.

Technicolor: é uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture, criada em 1916. Sua produção esta associada a forma de produção cinematográfica em filme colorido. Exigia o uso de cores fortes e contrastes nos figurinos e cenários. O trabalho da direção de arte era limitado ao conjunto de regras Technicolor, não era utilizado semitons ou tons pastéis.

Nouvelle Vague- Movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório (1960). Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores (unidos pela vontade comum de transgredir as regras normalmente aceitas pelo cinema comercial). Intolerante com os moldes estabelecidos na época fazendo uma espécie de sátira sobre a própria linguagem cinematográfica (ou seja, cenas em haviam clichês românticos por exemplo). Assim, eram produzidos os filmes em preto e branco com câmeras leves, ao ar livre.

2º Momento:         Atividade sobre o que você aprendeu                           

 

1.      Em 1916, surge o movimento Technicolor, quais os tipos de cores eram utilizados para essa produção?

2.      Qual a diferença entre as técnicas Nouvelle Vague e Techicolor?

3.      Quais os tipos de câmeras utilizadas na produção da técnica Nouvelle Vague?

4.      Reproduza em uma cartolina o desenho abaixo, em seguida construa um painel com os principais filmes de cada uma destas técnicas:

3ª AULA:  

1º Momento: Principais elementos da linguagem cinematográfica

 

2º Momento:  Atividade Prática

1.      Seguindo as orientações produzidas na aula sobre movimentos, posições e transições de câmera, reproduza a cena a seguir

2.      Professor, faça a leitura compartilhada dos materiais!

 

3.     

                

 

4ª AULA:  

1º Momento: Trilha Sonora no cinema

Fazer a leitura compartilhada dos materiais, e em seguida responder a atividade.

 

        Inicialmente precisamos entender que, a criação do cinema só foi possível após a invenção da fotografia, onde homem consegue então capturar o movimento, depois disso diversas formas de dramaturgias foram sendo testadas, como por exemplo o teatro de marionetes.                                  

 No século XIX, o fenômeno da persistência retiniana foi sendo aprofundado. Consiste em manter a imagem por uma fração de segundo na nossa retina, permitindo perceber os movimentos nas animações ou nos filmes. Depois disso com a criação do sistema de som Vitaphone desenvolvido pela Warner Brothers em 1926, alguns problemas de sincronização entre imagem e som começam a serem solucionados. No ano seguinte, a produtora desenvolveu o filme “The Jazz singer” que pela primeira vez mostrava as pessoas em um filme com diálogos sincronizados.

        A partir de então o cinema mudo seria deixado para trás- com exceção de algumas obras. Na era muda, como não era possível ouvir as vozes dos atores, a trilha sonora mostrava-se indispensável. Sem ela, não havia como ambientar a intensidade das cenas, o que traria maior dificuldade para prender a atenção do espectador.

Com a evolução dos equipamentos de captura e edição de som, cada vez mais, foi se aprimorando a junção de cada expressão visual com os ruídos: o que se apresenta como vital para essa indústria.

Quem é o profissional responsável por isso?

        Geralmente, ela pode ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existentes. Há alguns casos em que o próprio diretor se encarrega da produção musical, mas o mais comum é ter um profissional específico para essa função.

        Esse profissional responsável é chamado de music editor. Ele une as informações e desejos do diretor e os apresenta para um compositor, acontecendo, assim, a criação do som. Essa produção faz com que a trilha sonora consiga expressar os sentimentos do diretor com a obra, em todo seu rumo.

2º Momento:                                             Atividade

1)    O que é o fenômeno da persistência retiniana e qual sua importância para a criação do cinema?

2)    Fale sobre o Vitaphone e como sucedeu a sincronização dentro do cinema:

3)    Complete as frases:

 

a)    A ___________________ sonora mais elaborada é o que torna a narrativa mais _____________________ e rica ____________ com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma experiência original.

b)    Foi possível notar como a ______________ sonora é a parte vital em um ______________ e não poderia ser diferente no cinema ______________________.

c)     A ________________sonora pode ser composta especialmente para o filme, ou ser moldada com músicas já existente. Há alguns casos que o próprio______________ se encarrega da ´produção musical.

4)    Escolha quatro músicas que poderiam fazer parte da trilha sonora da sua vida, de acordo com as emoções apontadas abaixo:

a)    Alegria, felicidade: _________________________________________

b)    Tristeza, dor: _____________________________________________

Tensão, expectativa: _______________________________________________

5ª AULA:

1ºMomento:  Documentário- um gênero no cinema

Apresente as características que fazem o documentário se diferenciar dos outros gêneros

                                        

      O documentário é um gênero filmográfico informativo não ficcional que trata da exploração da realidade, narrando fatos sobre a realidade das pessoas, animais e objetos ou acontecimentos históricos, políticos e culturais.

      A grande novidade de “A vida em um dia” é que o diretor não precisou gravar essas cenas, por meio do YouTube, os internautas puderam registrar, eles mesmos, as cenas do seu cotidiano dentro das 24 horas.

      Para facilitar o trabalho, foram enviadas 500 câmeras de vídeos a locais com difícil acesso à internet, podendo incluir pessoas de diferentes locais.

      Para filmar esse documentário (2011), pessoas do mundo todo filmaram depoimentos e mostraram rotina a fim de compartilhar semelhanças e diferenças em relação à vida e opiniões sobre amor, medo, esperança, etc.

      As cenas trazem registros do cotidiano de crianças, jovens, mulheres e homens do mundo todo fazendo suas tarefas do dia a dia, como acordar, fazer a barba, ir à escola e mercado, etc.

                                                

      Kevin Macdonald (1967), diretor escocês com longa carreira, afirmou em uma revista que gosta de trabalhar com a realidade, buscando aproximar seus filmes de ficção da obra documental, mas ao mesmo tempo criando novas narrativas. Reproduza o documentário, em seguida peça aos alunos que se atentem a forma como a narrativa foi construída. O documentário se encontra disponível no streaming Youtube.

https://lifeinaday.youtube/intl/pt-BR/ - Link de exibição

 

2º Momento:                                        Atividade Prática

·      Chegou o momento de criar o seu documentário. Para isso você deve obedecer aos seguintes critérios:

 

- Você deverá filmar fatos importantes sobre a sua vida. Poderá ser feito em formato de vlog, ou reels.

- Deverá editar em algum aplicativo gratuito e em seguida compartilhar com a professora.

- Poderá utilizar uma trilha sonora de sua preferência.

- Em conjunto deverão escolher o melhor vídeo, sendo ele positivo em todos os aspectos:

(melhor filmagem, melhor edição, trilha sonora, roteiro com mais informações.)

6ª AULA:

1º Momento: Professor, peça aos alunos que façam a leitura do poema “A Lua no Cinema”, e depois, com base na leitura, responder a atividade.     

A lua foi ao cinema,

passava um filme engraçado,

a história de uma estrela

que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas

uma estrela bem pequena,

dessas que, quando apagam,

ninguém vai dizer, que pena!

Era uma estrela sozinha,

ninguém olhava pra ela,

e toda a luz que tinha

cabia numa janela.

A lua ficou tão triste

com aquela história de amor,

que até hoje a lua insiste:

Amanheça, por favor!

 PAULO LEMINSK. Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense,1993

 

2º Momento:   

 ENTENDENDO A POESIA:

01- De acordo com a poesia "A lua no cinema", a estrela:

(a) era pequena e solitária.                  

(b) parecia grande na janela.

(c) tinha um namorado apaixonado.   

(d) viveu uma bela história de amor.

 

02- O último verso "– Amanheça, por favor!" sugere que a lua:

(a) achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado.   

(b) acreditava que a estrela era pequena e sem graça.

(c) desejava esquecer a história da estrela solitária.                 

(d) gostava mais do dia do que da noite.

 

 

03- Da leitura da poesia percebe-se que a estrela:

(a) era um astro insignificante.   

(b) era uma artista engraçada.   

(c) tinha inveja da lua.   

(d) tinha uma história feliz.

 

04- A poesia trata:

(a) da solidão.   

(b) da tristeza.    

(c) da amizade.   

(d) do ciúme.

 

05 – De que fala esta poesia?

Conta a história de uma estrela que não tinha namorado

 

Fontes acessadas em 18/05/2023

https://pt.slideshare.net/MauricioMalletDuprat/direo-de-arte-e-fotografia-no-cinema

https://incrivel.club/admiracao-famosos/10-curiosidades-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-grandes-filmes-brasileiros-1033160/

https://outrolado.com.br/2019/01/03/o-glorioso-technicolor-de-tres-peliculas/- Technicolor

https://www.youtube.com/watch?v=Z5pWz_OR5Sg

https://www.aicinema.com.br/por-que-a-trilha-sonora-no-cinema-faz-toda-a-diferenca-entenda/

 

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

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