3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
|
Tema
Intercurricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativa: ”Amor a vida, por todas as formas de vida
e para vida! (Intervenção Urbana) Temas Contemporâneos/Integradores: Saúde na Escola, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidade, Processos
de Criação. |
Unidade Temática: Artes Visuais/
Arte Integrada Ano: 7º Período: 13/04 a
28/04/2023 Aulas:
04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais,
contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em Artes Visuais,
com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e
colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos
convencionais, alternativos e digitais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das Artes
Visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.). (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32) Analisar e explorar, em
projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens
artísticas. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações para os alunos - Todas as questões
deverão ser registradas no caderno pelos alunos. 1ª AULA 1º Momento: Ø Levantando
conhecimentos prévios. A proposta desse capitulo: Intervenções urbanas
do livro didático Mosaico do 7ºano, capítulo 4 páginas 90 e 91 é conhecer
intervenções urbanas com grafite e pichação no Brasil e no mundo e refletir sobre elas, para
isso apresente uma série de intervenções em linguagens diferentes e com base
nelas faça os seguintes levantamentos prévios > Você já ouviu falar de
intervenção urbana? O que acha que essa expressão significa? > Já viu projetos que tem o objetivo
de melhorar a vida nas cidades? 2º Momento:
Sugerir a turma que assista o vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=qDnDft-JNDk Intervenção Urbana- Arte E Meio Ambiente https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 05/04/2023 3º Momento:
Texto Sobre Grafite e Pichação (PINTANDO
O MURO) Michelângelo,
Picasso, Di Cavalcanti, Zé Carratu, Rui Amaral e Oséias Duarte. O que esses
nomes têm em comum? São todos artistas. No entanto, a arte dos três últimos
não se manifesta em quadros. Eles trabalham com o grafite, fazendo de muros
de concreto seus cavaletes e denunciando as mazelas sociais e os preconceitos
sofridos pelos excluídos. A arte do grafite é hoje uma das mais fortes expressões
culturais das grandes cidades. No Brasil, a cidade de São Paulo concentra um
verdadeiro berçário do grande público diante do grafite, que o liga
diretamente à pichação – este sim, um ato criminoso.
Com o surgimento do Hip-Hop no final da década de 1960, o grafite apareceu
como forma de expressão das classes marginalizadas. O grafite já foi
classificado como pichação, já que as duas coisas tinham essencialmente a
mesma ideia: enfeitar (ou “enfeitar”) muros se utilizando de tintas de spray.
A diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os
pichadores fazem agressão ao patrimônio, sem a autorização dos proprietários
das áreas utilizadas e não há em seus trabalhos uma manifestação de técnicas
reconhecíveis de pintura. [...] Disponível
em: http://www.revelacaoonline.uniube.br/2005/316/Arte.html.
Acesso em 07/04/2023 Interpretação
do texto: 1
– Segundo o texto, qual a diferença entre grafite e pichação? Você concorda? A diferença entre pichação
e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os pichadores fazem agressão
ao patrimônio sem autorização dos proprietários. Já os grafiteiros, fazem pinturas que
representam as fortes expressões culturais. SIM. 2
– Quando o texto compara os grafiteiros a artistas consagrados como
Michelângelo, Picasso e Di Cavalcanti, ele valorizou ou desvalorizou o
trabalho de quem faz grafite? Valorizou, por comparar o
grafite com grandes obras. 3
– Que tipo de mazelas sociais e preconceitos são normalmente, na sua opinião,
denunciados pelos grafiteiros? Entre vários estão o racismo, a pobreza, a corrupção, a
desigualdade social, etc. 4
– Observe a imagem de muros grafitados neste módulo. Que diferenças você
observa entre eles e um muro pichado? De qual você gosta mais?
Gosto do grafite. Porque o grafite nos muros, nos
mostra uma obra de arte, enquanto que a pichação é só uma sujeira, um ato
criminoso. 5
– Na sua comunidade, a pichação é comum? E o grafite? Por que você acha que
isso acontece? Resposta
pessoal do aluno. 2ª Aula 1ª Momento:
A proposta desse capitulo:
Intervenções urbanas capitulo 4 páginas 88 e 89 é conhecer intervenções
urbanas no Brasil e no mundo e
refletir sobre elas, para isso apresente uma série de intervenções em
linguagens diferentes e com base nelas faça os seguintes levantamentos
prévios: A intervenção urbana é uma forma de
manifestação artística em locais públicos como praças, ruas, escadas e
parques. Elas são criadas no intuito de chamar a atenção dos cidadãos da
cidade para problemas urbanos ou simplesmente para tornar o espaço mais leve
e colorido. Professor,
peça aos alunos para assistirem o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t_nopV2eO6g, acessado em 05/04/2023 1-Sugestões
de questionamentos: a)
O que você achou dessa manifestação
artística? b)
Você tem habilidades para esse tipo
de arte? c)
Um muro grafitado é considerado arte?
Por que? d)
Na sua cidade existe algum tipo de
intervenção urbana? Aponte quais:
e)
Se você fosse realizar uma intervenção na
sua cidade, como seria, onde e por quê? Que mensagem gostaria de passar para
as pessoas com essa arte? 2-Junto
com seus familiares, faça uma pesquisa de imagens em jornais, revistas ou na
internet sobre fotos de intervenções urbanas. Selecione uma fotografia sobre
a intervenção pesquisada (imprima ou recorte) e cole em seu caderno, em
seguida anote a fonte de pesquisa e a data. 2º momento: Conversa de artista Oriente os alunos a fazerem a leitura das páginas
98 e 99 onde os alunos poderão pesquisar apreciar e analisar formas distintas
das artes visuais contemporâneas em obras de um artista brasileiro. Peça aos alunos que leiam o fragmento do diário
de bordo de Eduardo Srur página 98 e observe as imagens abaixo e em seguida
questione-os: Intervenção
Urbana Intervenção
urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais
de grandes cidades. Ela tem como objetivo inserir uma ação ou objeto
artístico no espaço público, de forma impactante, propondo reflexões sobre
diferentes questões do cotidiano e da vida em sociedade. PETS no Emissário Submarino
Fonte:
http://www.jornaldaorla.com.br/arquivos/noticia/2015_1_28_15_39_5_7637.jpg Em
2015, o artista Eduardo Srur
(1974) ocupou o Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino de
Santos, com a intervenção urbana PETS. A obra era composta por esculturas
gigantes na forma de garrafas de refrigerante, chamando a atenção de milhares
de pessoas durante a alta temporada. O desejo do artista era alertar a todos
que por ali passavam, sobre o descarte inadequado de embalagens plásticas que
provocam verdadeiras ilhas flutuantes de plásticos nos rios e mares. A
intervenção urbana PETS também ocupou às margens do Rio Tietê/SP (2008), o
lago de Bragança Paulista/SP (2011), a represa de Guarapiranga/SP (2012) e os
rios Paraná, da Prata e Riachuelo-Matanza, na Argentina (2017). Para
Srur: “É preciso reciclar as ideias, reciclar o olhar e a forma como
enxergamos a realidade e, principalmente, reciclar a função da arte na
sociedade, propondo sua existência na vida das pessoas por meio de práticas e
ações mais acessíveis. A arte deve ir além do horizonte, romper fronteiras.
Se você tem medo, vista o colete salva-vidas e siga em frente.” Depois
de desmontada, todo o plástico utilizado na obra foi reciclado e transformado
em mochilas, que foram entregues para alunos da rede pública. 3º Momento: Atividade
de Reflexão Responda
no caderno as questões a seguir. As respostas são pessoais. 1.
Quais são os problemas que mais lhe afetam na comunidade em que você vive? 2.
Você acha que a arte pode chamar a atenção para esses problemas e ajudar a
solucioná-los? De que forma? 3- Coloque
os acentos nas palavras abaixo: a)
Intervençao
b) Publico c) Plastico d) Manifestaçao e) Existencia f) Açoes g) Sustentavel Atividade
Prática Vimos que a obra de Eduardo Srur desperta um
novo olhar no espectador, promovendo a reflexão sobre questões ambientais,
como a poluição. Com base nas suas respostas na Atividade de Reflexão, agora
é a sua vez de pensar em um projeto de intervenção urbana. A) Faça um desenho do projeto e dê um
nome para a intervenção da sua cidade. 3ª Aula 1ª Momento: Professor, segue o link de um vídeo do
Falamansa cantando Lixo no lixo, assista com os alunos e em seguida aplique a
atividade. Aproveite
e peça aos alunos para refletirem sobre as atitudes que prejudicam o meio
ambiente. Link:
https://www.youtube.com/watch?v=Wr1jxkKi8Qwcessado em 05/04/2023 Lixo no Lixo – Falamansa 2ª Momento: Cantar a música 3º Momento: Atividade:
a-
Que
tipo de lixo é mais produzido na escola? b-
Quantas
latas de lixo temos na sala? c-
Devemos
misturar o lixo ou separá-lo? Por que? d-
Qual a
importância da coleta seletiva e das lixeiras coloridas? Temos esses recursos
na escola? Sabemos
usar? e-
O que
podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem
produzir lixo? f-
Qual a
mensagem que a música do Falamansa quis passar? 4ª AULA 1º Momento: A partir da leitura do texto abaixo, responda as
questões. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o
ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as
indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as
águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar
o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A
humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio
ecológico. Desenvolvimento sustentável é:
“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das
futuras gerações em prover suas próprias demandas.” Adotar a prática dos três “erres”: o
primeiro R, de REDUÇÃO, que se
recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se
reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro
e último R, de RECICLAGEM, que
orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em
produto semelhante. 1- O que você entende por
desenvolvimento sustentável? 2- Cite três atitudes que
podem ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta. 3- Segundo o texto, quais os fatores
que contribuem para a destruição do meio ambiente? 4- Crie um slogan (frase) sobre
sustentabilidade. Seja criativo. Esta frase precisa chamar a atenção do
público. 5-Forme frase com os desenhos abaixo: a b- c- 2º Momento Troque os símbolos pelas letras e descubra os
nomes dos resíduos que correspondem a cada lata de lixo, pintando com a cor
sugerida pelo CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente) FONTES: ACESSO EM 06/04/2023 https://br.pinterest.com/pin/745908757049846795/ https://www.google.com/search?q=bal%C3%A3o+junino+de+papel%C3%A3o+e+tampa+de+garrafa+pet file:///D:/Meus%20Arquivos/Downloads/artes_-_8oc-d_-_el_-_17072020.pdf https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/10/texto-pintando-o-muro-com.html https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI 7ºano acessado em 07/04/2023 https://www.pmav.es.gov.br/uploads/files/5-ano-24-a-28-de-agosto.pdf https://youtu.be/cERyzrRgm5Uacessado
em 07/04/2023 |
RECURSOS:(
x) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (x) Apresentação oral;
(x) Observação do desempenho do grupo; ( x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário