7ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA 6ºANO 2023

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: As diversas facetas do Consumo  ( Dança)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação.

Unidade Temática: Dança/Artes Integradas          Ano: 6º          Período: 01/09 a 15/09/2023      Aulas: 06

HABILIDADES

 

(EF69AR09) consiste em: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

 

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

 

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1º Aula

1º Momento: Professor, faça o levantamento prévio a partir da definição de dança:

                                           

2º Momento: Em seguida  movimente a turma com uma dinâmica de dança da laranja;

Com uma música animada, reúna os participantes em duplas, de forma que as mãos de ambos estejam para trás e uma laranja seja posicionada na testa dos dois.
No ritmo da música, as duplas devem dançar sem deixar a laranja cair. A última dupla que prosseguir com a laranja é o vencedor.

                                          

3º Momento: Contextualize a temática apresentando o texto, dança do livro didático Mosaico, 2023 página 102.

Por meio da dança e da música, as pessoas se unem e demonstram que fazem parte de um mesmo grupo. Basta pensar na roda, formação muito comum em várias manifestações culturais brasileiras. Na ciranda, por exemplo, a dança acontece em roda e os músicos ficam no centro dela pra cantar e improvisar os versos de modo que todos vejam e participem.

A música e a dança têm forte ligação com a identidade de um povo, de uma região ou de um país, pois são ensinadas de geração em geração. É importante lembrar que as tradições e identidades são vivas e, por isso, se transforma com o passar do tempo.

A cultura brasileira é riquíssima. Existe uma expressiva variedade de danças, ritmos e festas comemorativas nas muitas regiões do país. Por exemplo, a chimarrita e o fandango são característicos do Sul; o jongo, o cururu e a catira predominam no Centro-Oeste e no Sul; o frevo e o coco são comuns nos estados do nordeste; e o carimbó é próprio do Norte.

                                          

4º Momento: Apresente nesse momento uma atividade de reflexão e fixação do conhecimento com as seguintes questões:

1.      Quais são as músicas e danças características da região onde você vive?

2.      Você conhece a palavra TRADIÇÃO? O que ela significa para você?

3.      Por que podemos dizer que esses ritmos e festas são manifestações vivas?

4.      Quais danças você mais se interessa? Sabe dançar alguma? Qual?

 

2ºAula: 

1ºMomento: Sem movimento não existe dança, por isso, o corpo é fundamental para que exista a dança. Para dançar precisamos de um lugar, ou seja, um espaço. Para que a dança aconteça é preciso que existam três elementos básicos:

1º) O movimento corporal – É o corpo que se movimenta, não existe dança sem um corpo em movimento, tem de expor seus sentimentos e pensamentos, usando apenas movimentos. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, em fim, de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções.

2º) O Espaço – O corpo em movimento utiliza o espaço de forma expressiva e o espaço influencia no movimento. O espaço é onde a dança está acontecendo.

3º) O Tempo – Todo movimento expressivo tem um ritmo e se dá de acordo com organizações temporais.

Assim como na música, a dança é uma Arte que ocorre em determinado tempo. Por exemplo, a necessidade de coordenação e sincronia num casal de dançarinos é fundamental para a dança ser bem-sucedida o mesmo ocorre na sincronia de apresentações com vários dançarinos, e essa sincronia é determinada pelo tempo que duram os movimentos.

ALGUNS DOS ASPECTOS A SEREM PENSADOS NA CRIAÇÃO EM DANÇA SÃO:

Elementos Formais:

Formação inicial: toda dança tem uma posição inicial que os dançarinos devem assumir antes de começar a dançar.

Níveis altos, médios e baixos: de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.

Salto e queda: o salto ou pulo é usado em muitas danças, valorizando e dando forma a coreografia.

Direção: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás, diagonal, esquerda, direita.

Rotação: é o giro, pode ser feito pelo corpo todo, por uma parte do corpo, em duplas, etc.

Deslocamento: pode ser feito saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras.

 2ºMomento:                               Após ler o texto responda as questões abaixo:

 

1-  Quais são os elementos da dança?

 

2-  Quais são os elementos formais da dança?

 

3- Observe as imagens de movimentos dançados logo abaixo e classifique-as quanto os níveis formais da dança.

                                              

3ªAula:

1º Momento: Para aprofundar a temática da aula anterior apresente o seguinte texto aos alunos:

                                                             Danças clássicas.

 

                                                

O desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea entre as Danças clássicas. Na dança e nos modos como se desenvolveu no decorrer da história, podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado. Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando com elevado grau de domínio técnico, tenta dominar sua natureza, refinando seus movimentos.

Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições corporais, mais estático, buscando demonstrar a clareza das linhas dos movimentos.

Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da côrte (da época do rei francês Luís XIV), o balé da ação (do século XVIII, época do importante maître de ballet Jean-Georges Noverre), o balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as linha ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento aéreo, extremamente leve, contra a gravidade.

A redução do peso corporal é condição obrigatória em muitas companhias, e o coreógrafo George Balanchine teve papel importante no processo de cristalização desse padrão, ao reforçá-lo em um período (décadas de 1960 e 1970) em que muitos artistas experimentavam exatamente a diversidade de corpos em cena. Algumas palavras-chave sintetizam a dança clássica: posições, verticalidade, frontalidade, rotação externa dos membros inferiores, virtuose, sapatilhas de ponta, precisão, movimento aéreo, leve, contra a gravidade; corpo do dançarino, fábulas etc.

 

2º Momento:    Peça para os alunos responderem as seguintes questões do texto apresentado preenchendo a cruzadinha.

1-      Em qual arte pensamos no corpo em movimento e modificado?

2-      Vale lembrar que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba?

3-      Qual acessório usamos para dançar Balé Romântico ou Balé clássico?

4-      O Balé é chamado de:


5-Qual é o coreógrafo responsável pelo processo de cristalização no Balé?

4ª Aula

 

1º Momento: Professor, seja mediador da busca pelo conhecimento aplicando um rápido desafio aos alunos.

 

As danças folclóricas são parte do legado cultural de um povo que é transmitida de uma geração para outra. Os elementos tradicionais das danças fazem parte das manifestações envolvendo o corpo e apresentam características particulares de região para região, dando uma relação muito próxima com a vida da comunidade daquele grupo.

 

Partindo do exposto, peça-os que pesquisem uma dança folclórica que corresponda a cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), a origem de cada dança, como é sua coreografia, as músicas, a composição de homens e mulheres na dança dentro do grupo, as roupas etc. Se possível, coloque imagem de cada uma dessas danças.

 

2º Momento: Discuta com a classe sobre as descobertas e sobre as seguintes questões:

1.      Alguma dança deixou de ser apresentada nas regiões?

2.      Alguma dança nova surgiu? Qual?

3.      Os alunos consideram as danças atuais como Tik Tok parte da cultura?

5ª Aula

1º Momento: Correlacione a dança com artes visuais apresentando o pintor de destaque.

Henri viu inspiração na dança para sua arte. Agora vamos conhecer um pouquinho de sua história?

                                                        Henri Matisse

                                           

Henri Matisse, renomado artista francês do século XX, deixou uma marca indelével na história da arte através de suas obras ousadas e inovadoras. Sua influência transcendeu fronteiras, penetrando em diversos campos criativos, incluindo a dança. Matisse, famoso por seu uso vibrante de cores e formas, conseguiu capturar a fluidez e a energia da dança em suas pinturas de maneira única.

A relação entre Matisse e a dança é evidenciada em várias de suas pinturas, onde ele retratou bailarinos em movimento gracioso e expressivo. Suas obras muitas vezes transmitem uma sensação de ritmo e movimento, convidando o observador a entrar em um mundo de cores e movimentos coreografados. Matisse tinha uma habilidade notável para capturar a essência da dança, seja em suas séries de pinturas das "Dançarinas" ou em composições mais amplas, como "A Dança" de 1910.

2º Momento: Aplique um breve questionário para envolvimento da turma com a obra do artista.

1.      Você teve a sensação de movimento ao olhar a imagem?

2.      Consegue imaginar alguma música que os personagens poderiam estar dançando?

3.      Algo chamou a sua atenção na obra além da dança?

4.      Você conseguiu perceber fluidez e energia de dança nessa obra como diz o texto?

6ª Aula

1º Momento: Professor apresente ao aluno o tema intercurricular (As Diversas Facetas do Consumo) aos alunos e em seguida faça a leitura da imagem CONSUMISMO INFANTIL

·         Por que consumimos?

·         Qual é a sua relação com o consumo?

·         Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?

Leia as informações sobre consumo e consumismo:

Ø    Consumo é quando a gente compra as coisas que nós realmente precisamos, nem mais, nem menos, mas na quantidade necessária.

Ø    Consumismo é quando nós exageramos no consumo, comprando tudo que queremos sem realmente precisar e sem pensar antes de comprar.

A publicidade colabora muito para o consumismo, principalmente entre as crianças.               

                                                     https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/09/08/2023

2ºMomento:

Atividade 1:Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) O que é consumo?

b) Por que precisamos consumir?

c) Temos a necessidade de estar sempre consumindo?

d) Quais as consequências do consumo exagerado?

e) O que pode ser feito para conscientizar as pessoas sobre esse exagero?

                              

a) O que você acha que o menino está vendo na TV?

b) As propagandas estão falando sobre quais produtos?

c) Pela expressão do menino, você considera que qual poderá ser a reação dele quando seus pais ou responsáveis chegarem em casa?

d) E você, que tipo de propagandas te atrai na televisão?

 Você considera que tudo o que vê e gosta é necessário para seu consumo? Justifique.

 

Atividade 2 – Nessa atividade você vai precisar da ajuda de sua família.

· Olhe em suas coisas e enumere pelo menos 03 (três) objetos (brinquedos, roupas) que você não utilizou neste ultimo ano, ou seja, de julho do ano passado até hoje, e que está guardado. Depois, responda:

 

a) Por que esses objetos ficaram tanto tempo guardados?

b) Esses objetos ficaram durante um tempo sem uso, será que eles são tão importantes assim?

c) Já que você não está usando, poderia doá-los?

Atividade

 Agora responda de acordo com o texto.

 

a) Qual é o assunto tratado no poema que você leu? _________________________

b) Considerando-se o assunto do texto, pode-se afirmar que ele tem como assunto:

· Incentivar o consumo consciente

· Incentivar o consumismo

· Alertar para o desperdício

 

c) O texto dá algumas dicas de como consumir de modo consciente. Escreva a dica dada para cada caso abaixo:

 · Antes de comprar:

· Dar preferência:

· Evitar:

d)Por que o texto aconselha que se evitem produtos descartáveis? Converse com sua família e registre sua conclusão no caderno.

Fonte de Pesquisa:

https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo/09/08/2023

https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7as+classicas&sca_esv

https://www.google.com/search?q=dan%C3%A7a+frevo&sca_esv

https://www.google.com/search?q=henri+matisse&sca_esv

wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse

 

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (   ) Seminários; (x  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;(  ) Relatórios;      ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referências:

 

 

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