8ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema:As
Diversas Facetas do Consumo(Simetria /Assimetria, História do Retrato e Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,
Materialidades,Processos de Criação e Contextos e Práticas. |
Unidade Temática: Artes Visuais Ano: 6º
Período: 30/08/2021 a 10/09/2021 Aulas: 04 |
|
HABILIDADES
|
|
(EF15AR01)
Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas
manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR05)Experimentar
e analisar diferentes formas de expressã
artística(desenho,pintura,colagem,quadrinho ,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance
etc). (EF69AR06)
Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou
interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso
de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes
tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e
responsável. (EF69AR07)
Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios
imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais. (EF15AR07)
Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias,
ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.). |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
·
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras
e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a
arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes
contextos e dialogar com as diversidades. ·
Compreender as relações entre as
linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas
possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na
prática de cada linguagem e nas suas articulações. ·
Experimentar a ludicidade, a
percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola
de fora dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. ·
Estabelecer
relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma
crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na
sociedade.. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
3.Valorizar e fluir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||
Informações
para os alunos: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o
microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local
silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão
ser registradas no caderno pelos alunos. Professor
apresentará o objeto de conhecimento: Que
foram divididos por aulas e falaremos sobre 1º AULA: Peça aos alunos
que
assistam ao vídeo: Simetria e Assimetria - Parte I
1º
Momento: https://www.youtube.com/watch?v=d_9rSbG3oNs&ab_channel=SMP O ASSUNTO É… SIMETRIA A simetria
é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas
as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está
presente em toda a parte e é a responsável por proporcionar harmonia a uma
imagem. O eixo de
simetria é uma linha (imaginária) que divide as formas em metades iguais. Na
simetria real ou bilateral as duas metades são exatamente iguais. Na
simetria radial todas as retas passam por um centro ou se irradiam do cento
para fora, por exemplo: as rodas de bicicleta e a estrela-do-mar. Nos assimétrico os lados não possuem eixo central, portanto um lado
não é igual ao outro. COLOCANDO
EM PRÁTICA: Observe ao seu redor
e encontre formas que sejam simétricas (por exemplo: uma janela ou uma
cadeira). faça uma lista com o nome desses objetos ou desenhe-os em uma folha
de seu caderno. 2º Momento: OUTRAS
FORMAS Que tal
agora fazer uso da simetria criando um “monstrinho” com seu nome? acompanhe o
passo a passo: 1. pegue
uma folha de papel e dobre ao meio. escreva seu nome em letra manuscrita com
a dobra da folha para baixo. você pode pedir ajuda a um adulto para fazer
esse tipo de letra, caso tenha
dificuldade. observe o exemplo do nome “Diogo”: 2. FAÇA UM
CONTORNO EM VOLTA DAS LETRAS: 3. RECORTE
EM CIMA DO CONTORNO, MANTENDO A PARTE DOBRADA PARA BAIXO: 4. ABRA A
FOLHA DE PAPEL E OBSERVE O FORMATO QUE FICOU. A PARTIR DA FORMA RECORTADA,
CRIE UM DESENHO (SIMÉTRICO), UM “MONSTRINHO” OU O QUE SUA IMAGINAÇÃO
PERMITIR, APROVEITANDO AS CURVAS: SUGESTÃO DE UM JOGO PARA REVISÃO DO
OBJETO DE CONHECIMENTO ABORDADO. JOGO VOCÊ
SABIA QUE ARTE E MATEMÁTICA TÊM TUDO A VER? MOSTRE QUE VOCÊ É FERA NO ASSUNTO
JOGANDO O JOGO DA SIMETRIA: JOGO DA
SIMETRIA http://www.editoradobrasil.com.br/objetoslinhasepontos/cilli/tempo/matematica/index.html https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/storage/uploads/para-fazer-em-casa/s1/S1%20Atividade%20Arte%20-%202o%20Ano.pdf . Acessado 25/08/2021 2ª AULA – RETRATO
E AUTORRETRATO – 1ª PARTE 1º MOMENTO: O roteiro de estudo
apresenta uma trilha que será percorrida progressivamente pelo estudante com
tarefas a serem realizadas.
1ª trilha Peça aos alunos para assistirem ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique Agora, com base no vídeo que você assistiu copie e responda as
questões abaixo no caderno: 1-Qual a diferença entre o retrato e o autoretrato? 2-Qual retrato citado no vídeo foi feito por Leonardo da
Vinci? 3-Cite os nomes dos artistas que fizeram seu autoretrato
usando tinta óleo. 4-O artista Vick Muniz fez o seu autoretrato usando uma
técnica diferente,qual técnica ele usou? 2º MOMENTO Iniciaremos nossa 2ª trilha com
o Quintal Musical – RETRATO,
vamos ouvir com atenção!!! https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/retrato-e-autorretrato-1o-ano-02-54011 (acessadoem25/08/2021) MÃO NA MASSA: Agora que Ludovico fez o retrato de sua amiga Doroteia,
chegou nossa hora de escolher uma pessoa (pai, mãe, tia, irmão, irmã, vô, vó,
amigos ou quem você desejar) e mãos a obra para mais um desenho!! Não esqueça
de identificar a pessoa do seu retrato. 3ª AULA – RETRATO
E AUTORRETRATO – 2ª PARTE 1º MOMENTO: Iniciaremos
nossa 3ª trilha com o Quintal Musical- AUTORRETRATO vamos ouvir com atenção e cantar
esse refrão!!!!! https://www.youtube.com/watch?v=HboOL-3B_y0&ab_channel=QuintaldaCultura Em uma
folha A4 ou no caderno, iremos responder a pergunta: DE QUE JEITO EU ME VEJO
?
Olhos atentos, agora iremos
desenhar o nosso rosto!!!! NO CADERNO DE DESENHO OU NUMA FOLHA A4 2º MOMENTO: Agora aprendemos mais sobre Retrato e
Autorretrato, iremos contar as experiências vividas nessa viagem!!! MÃO NA MASSA: Quais são os momentos mais
importantes da vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida
são aqueles que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de
“mesmices”, e todos os dias fossem iguais? Recorte e encaixe as imagens
que você produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na
câmera de fotos abaixo. Exemplos das fichas
Muita criatividade e até o próximo roteiro!!! https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3 4ª AULA – FOTOGRAFIA - INTRODUÇÃO Durante
o século XIX, a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os
fotógrafos profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um
aparelho. A fotografia passou a registrar momentos específicos tais quais
casamentos, aniversários e solenidades públicas. Para que tudo ficasse
perfeito, os fotografados deveriam permanecer imóveis a fim de que a imagem
fosse captada e impressa no papel. A
utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais
presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens
que nos cercam? Nesta aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem
fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias;
por exemplo, o telefone celular. QUE
TAL CONHECERMOS SOBRE:História
da Fotografia - Assista ao vídeo: Hoje
em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que facilita o
registro e armazenamento de diversas imagens. Agora mãos na massa!!! 01 – Você
tem o hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar? 02 – Você
conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica? 03 –
Solicite para um responsável as fotografias antigas da sua família. Compare
com as fotografias de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você
encontra. Lembre-se, a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma
ocasião etc. Preste atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é antigo, o que não se usa mais, etc.! Depois
anote aqui as suas descobertas. 04-Tire
fotos com o seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse
da sua imaginação. Depois vamos compartilhar!!! Envie as fotos para whatsapp
da sua professora. CAPRICHE!!!! Fontes: Acessadas em
25/08/2021 https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/introducao-a-fotografia-fotografar/39935 https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/ Apostila:
Praticar Arte – volume 1 e 2 /Professor Fabrício Sechin
|
|||||||||||
ANEXOS: https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3 (Acessado
em 25/08/2021) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário