SEQUÊNCIA 30/08 A 10/09/2021

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema:As Diversas Facetas do Consumo(Simetria /Assimetria, História do Retrato e Fotografia)

 

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades,Processos de Criação e Contextos e Práticas.

Unidade Temática: Artes Visuais        Ano:                Período: 30/08/2021 a 10/09/2021           Aulas: 04

HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR05)Experimentar e analisar diferentes formas de expressã artística(desenho,pintura,colagem,quadrinho         ,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotográfia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais,com base em temas ou interesses artísticos,de modo individual,coletivo e colaborativo,fazendo uso de materiais ,instrumentos e recursos convencionais,alternativos e digitais.

 (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35)  Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais,proposições temáticas ,repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, ins - tituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

·         Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

·         Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade..

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

Professor apresentará o objeto de conhecimento:

Que foram divididos por aulas e falaremos sobre

 

1º AULA: Peça aos alunos que assistam ao vídeo:  Simetria e Assimetria - Parte I

1º Momento:

https://www.youtube.com/watch?v=d_9rSbG3oNs&ab_channel=SMP

 

O ASSUNTO É…

SIMETRIA

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte e é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem.

 

                                       

O eixo de simetria é uma linha (imaginária) que divide as formas em metades iguais.

Na simetria real ou bilateral as duas metades são exatamente iguais.

Na simetria radial todas as retas passam por um centro ou se irradiam do cento para fora, por exemplo: as rodas de bicicleta e a estrela-do-mar.

 

                               

 

 Nos assimétrico os lados não possuem eixo central, portanto um lado não é igual ao outro.

 

COLOCANDO EM PRÁTICA:

Observe ao seu redor e encontre formas que sejam simétricas (por exemplo: uma janela ou uma cadeira). faça uma lista com o nome desses objetos ou desenhe-os em uma folha de seu

caderno.

 

2º Momento:

 

OUTRAS FORMAS

 

Que tal agora fazer uso da simetria criando um “monstrinho” com seu nome? acompanhe o passo a passo:

 

1. pegue uma folha de papel e dobre ao meio. escreva seu nome em letra manuscrita com a dobra da folha para baixo. você pode pedir ajuda a um adulto para fazer esse tipo de letra, caso

tenha dificuldade. observe o exemplo do nome “Diogo”:

 

 

2. FAÇA UM CONTORNO EM VOLTA DAS LETRAS:

 

3. RECORTE EM CIMA DO CONTORNO, MANTENDO A PARTE DOBRADA PARA BAIXO:

 

4. ABRA A FOLHA DE PAPEL E OBSERVE O FORMATO QUE FICOU. A PARTIR DA FORMA RECORTADA, CRIE UM DESENHO (SIMÉTRICO), UM “MONSTRINHO” OU O QUE SUA IMAGINAÇÃO PERMITIR, APROVEITANDO AS CURVAS:

 

SUGESTÃO DE UM JOGO PARA REVISÃO DO OBJETO DE CONHECIMENTO ABORDADO.

 

JOGO

VOCÊ SABIA QUE ARTE E MATEMÁTICA TÊM TUDO A VER? MOSTRE QUE VOCÊ É FERA NO ASSUNTO JOGANDO O JOGO DA SIMETRIA:

 

JOGO DA SIMETRIA

 

http://www.editoradobrasil.com.br/objetoslinhasepontos/cilli/tempo/matematica/index.html

 

 

https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/storage/uploads/para-fazer-em-casa/s1/S1%20Atividade%20Arte%20-%202o%20Ano.pdf . Acessado 25/08/2021

 

 

 

2ª AULA – RETRATO E AUTORRETRATO – 1ª PARTE

 

1º MOMENTO:

 O roteiro de estudo apresenta uma trilha que será percorrida progressivamente pelo estudante com tarefas a serem realizadas.

              

 

1ª trilha

Peça aos alunos para assistirem ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=pt62o0foJLE&ab_channel=ProfessoraMonique

 

Agora, com base no vídeo que você assistiu copie e responda as questões abaixo no caderno:

 

1-Qual a diferença entre o retrato e o autoretrato?

2-Qual retrato citado no vídeo foi feito por Leonardo da Vinci?

3-Cite os nomes dos artistas que fizeram seu autoretrato usando tinta óleo.

4-O artista Vick Muniz fez o seu autoretrato usando uma técnica diferente,qual técnica ele usou?

 

2º MOMENTO

 

Iniciaremos nossa 2ª trilha com o Quintal Musical – RETRATO, vamos ouvir com atenção!!!

 

https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/retrato-e-autorretrato-1o-ano-02-54011 (acessadoem25/08/2021)

 

MÃO NA MASSA: Agora que Ludovico fez o retrato de sua amiga Doroteia, chegou nossa hora de escolher uma pessoa (pai, mãe, tia, irmão, irmã, vô, vó, amigos ou quem você desejar) e mãos a obra para mais um desenho!! Não esqueça de identificar a pessoa do seu retrato.

 

 

3ª AULA – RETRATO E AUTORRETRATO  – 2ª PARTE

 

1º MOMENTO:

Iniciaremos nossa 3ª trilha com o Quintal Musical- AUTORRETRATO vamos ouvir com atenção e cantar esse refrão!!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=HboOL-3B_y0&ab_channel=QuintaldaCultura

Em uma folha A4 ou no caderno, iremos responder a pergunta: DE QUE JEITO EU ME VEJO ?

  1. Para começar, vamos observar nosso rosto em um espelho, também podemos fazer essa observação com uma fotografia atual sua.
  2. Agora prestaremos atenção na forma e cor das seguintes formas do nosso corpo:
  • TESTA               ORELHAS             NARIZ            OLHOS            BOCHECHAS                    BOCA                        DENTES                         QUEIXO                                                  CABELOS

Olhos atentos, agora iremos desenhar o nosso rosto!!!! NO CADERNO DE DESENHO OU NUMA FOLHA A4

 

2º MOMENTO:

 Agora aprendemos mais sobre Retrato e Autorretrato, iremos contar as experiências vividas nessa viagem!!!

MÃO NA MASSA:

Quais são os momentos mais importantes da vida de uma pessoa? Os momentos mais importantes da nossa vida são aqueles que não saem da nossa memória. Já pensou se a vida fosse cheia de “mesmices”, e todos os dias fossem iguais?

Registre no filme (folha extra), quais foram os momentos mais inesquecíveis da sua vida e encaixe os desenhos na câmera, assim como o modelo.

Recorte e encaixe as imagens que você produziu, sobre os momentos felizes e importantes da sua vida, na câmera de fotos abaixo.

Observação: Professor oriente os alunos na execução dessa atividade. Eles terão que desenhar a câmera fotográfica (molde em anexo) e fazer as tiras para passar pelo corte que será feito.

 

Exemplos das fichas

Nas linhas abaixo, escreva uma legenda para cada momento, contando o que representa cada um.

Momento 1:

 

 

 

 

2º Momento:

 

 

3º Momento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muita criatividade e até o próximo roteiro!!!

https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3

 

4ª AULA – FOTOGRAFIA -  INTRODUÇÃO

 

      Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível, isto é, que apresenta sensibilidade à luz. A origem da palavra “fotografia” vem do grego e significa “gravar com luz”: “foto” (luz) e “graphein” (escrever,gravar). A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes.  A primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell. 

     Durante o século XIX, a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os fotógrafos profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um aparelho. A fotografia passou a registrar momentos específicos tais quais casamentos, aniversários e solenidades públicas. Para que tudo ficasse perfeito, os fotografados deveriam permanecer imóveis a fim de que a imagem fosse captada e impressa no papel.

     A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Nesta aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

QUE TAL CONHECERMOS SOBRE:História da Fotografia - Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4cSMG5XAq7c&ab_channel=Ecopixbrasil Acessado em 25/08/2021

Hoje em dia os celulares possuem câmeras de excelente qualidade o que facilita o registro e armazenamento de diversas imagens. Agora mãos na massa!!!

01 – Você tem o hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar?

02 – Você conhece, já viu ou já usou uma câmera fotográfica analógica?

03 – Solicite para um responsável as fotografias antigas da sua família. Compare com as fotografias de sua família hoje em dia. Anote as diferenças que você encontra. Lembre-se, a fotografia registra o momento/época, um tempo, uma ocasião etc. Preste atenção em tudo: roupas, cortes de cabelo, o que é  antigo, o que não se usa mais, etc.! Depois anote aqui as suas descobertas.

04-Tire fotos com o seu celular, teste posições diferentes, lugares diferentes abuse da sua imaginação. Depois vamos compartilhar!!! Envie as fotos para whatsapp da sua professora. CAPRICHE!!!!

Fontes: Acessadas em 25/08/2021

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/introducao-a-fotografia-fotografar/39935 https://helloarte.wordpress.com/2020/06/08/6o-ano-ef-ii-semana-iii-vamos-falar-sobre-fotografia/

Apostila: Praticar Arte – volume 1 e 2 /Professor Fabrício Sechin

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (x) Apresentação oral; (x) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

ANEXOS:

 

https://www.elo7.com.br/52-atividades-de-arte-editaveis-no-word/dp/14DFBC3

 

(Acessado em 25/08/2021)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário