4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 9ºANO 2022

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE ESCOLAS DO CAMPO

Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (História da Fotografia)

Temas Contemporâneos/Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento:  Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas  Ano:  Período:02/05 a 14/05/2022     Nº de Aulas:5

HABILIDADES

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 (EF69AR05P6) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção artística.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Levantamento prévio com os estudantes sobre a fotografia. Faça perguntas relacionadas ao universo que ele costuma interagir tais como: Instagram, Facebook, e entre outros.

 

 1ª Aula: A origem da fotografia

 

Ø  Levantando conhecimentos prévios.

·         No seu Instagram ou rede social, você costuma postar fotos?

·          O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens ou objetos?

·          Quais aplicativos de editar você costuma usar?

·         Suas fotos seguem uma linha artística?

2º Momento: É chegado o momento de entender o universo da fotografia e como eles estão inseridos na história da sociedade

 

O que é fotografia?

 

            Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

            Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

 

        As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

       Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.

       Pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz. Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes.

É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

1.    De acordo com o texto, o que é fotografia?

2.    O que seria uma “fotografia boa”?

3.    De acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a primeira.

4.    Alhaken de Basora

5.    Ângelo Sala

6.    Joseph Nicéphore Niépce

(     ) demonstrou o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.

(     ) cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal.

(     ) percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.

 

2ª Aula:     A evolução da fotografia

1º Momento: Explicar o processo de evolução da fotografia, e como funcionam os processos de fotografias hoje em dia.

                                                          A evolução da fotografia

 

Fotografia analógica

 “O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente”

Vantagens da fotografia analógica

 Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.

 

Fotografia digital

 Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital ou celular com câmera.

Como funciona a fotografia digital

O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória, ou na memória do próprio aparelho celular.

Vantagens da fotografia digital

As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

 

1.    O que é uma fotografia analógica?

2.    Qual a diferença entre uma fotografia digital e a analógica?

3.    Existem outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são.

4.    Leia o texto abaixo, e em seguida enumere a coluna

 

A primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

 William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.”

 

 

Escreva V ou F para as informações abaixo.

(     ) A primeira imagem colorida  foi apresentada em 1861 por William Talbot

(     ) William Talbot foi reconhecido assim que apresentou sua descoberta sobre a fotografia com cor.

(     ) Aqui no Brasil, Fernando Pessoa melhorou o  projeto de William Talbot  conseguindo desenvolver negativos das fotografias.

(     ) Na fotografia analógica, o filme que é colocado no compartimento da câmera que vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme.

 

7.    Observe a imagem e responda as questões abaixo:

 

 

 

3ª Aula: Coleções e fotografia

1º Momento: Conceber e elaborar uma prática onde estejam reunidas diversas fotos, e em seguida explicar a importância da documentação visual e o processo armazenamento de fotografias. 

Coleções

         As pessoas que se interessam por reunir objetos relacionadas a algum tema são chamados colecionadores. Algumas pessoas passam via toda em busca de determinados itens.Há colecionadores que também são comerciantes: trocam ou vendem objetos menos valiosos ou repetidos e preservam os mais raros, deixando assim suas coleções cada vez mais apuradas.

         Algumas coleções são tão especiais que se tornam patrimônios públicos, pois guardam saberes e informações valiosas e podem ser consultadas por pesquisadores ou interessados em geral.

 

Atenção❗: Professor, ao explicar sobre a importância do acervo de D. Pedro II, (que era composto por livros, revistas, fotografias, desenhos) explique sobre a importância do processo autoral dentro da arte. Em como é preciso estar atento para que as produções tem seus registros com nome, data e autor.

Documentação Visual

Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços;

 Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives;

 Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.

Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.

 

2º Momento: Inicie a conversa com os alunos falando sobre como as fotografias físicas tem perdido espaço para os álbuns digitais e redes sociais. Sendo os celulares ator principal deste processo, é hora de mostrar como funciona este armazenamento.

 

Você sabe como armazenar fotos na nuvem?

      

          Usar a tecnologia de armazenamento em nuvem traz uma série de benefícios não apenas para uso pessoal, mas também no campo profissional. Afinal, você pode guardar seus arquivos, trabalhos acadêmicos, fotos, vídeos e projetos inteiros em um servidor na web sem se preocupar com o espaço em seu computador ou dispositivo móvel. Você já viu alguns dos ícones acima, em algum celular?

          Na hora de tirar fotos, às vezes é preciso tirar uma série de fotos até que uma finalmente fique boa. Por isso, nem sempre o aparelho celular consegue suportar esta demanda de fotos. É aí que entra os aplicativos que permitem o salvamento online, já que além de liberar espaços nos celulares, eles também garantem que tuas fotos fiquem salvos por anos.

         A maioria dos celulares já vem com estes recursos de fábricas presente em sua configuração, o único problema é que ao chegar em uma determinada quantidade, alguns servidores podem cobrar uma tarifa para disponibilizar mais espaço.

        

 Atividade sobre o que você aprendeu:

 

1.     Escreva na frente de cada informação a qual tipo de álbum digital ela pertence:

 

·      É o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. _______________________________

·      Transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives. __________________________

·      Lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços. _________________________

·      Utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos. _____________________________________________

 

2.            Segundo o livro, na página 54, qual o nome dado a parte da coleção de fotos feita pelo imperador D. Pedro II? Onde ficou guardada esta coleção?

 

3.      É hora de testar seus conhecimentos. A tabela abaixo funcionará como um registro de como é feito o armazenamento em um aplicativo comum dos celulares. Com ajuda dos colegas e também da professora descreva como é feito o processo de salvamento de fotos neste aplicativo. (você pode pesquisar na internet, caso não tenha acesso ao aparelho)

Aplicativo usado

Passo a passo:

(descreva com suas palavras como fazer para usá-lo)

Avaliação:

(dificuldades encontradas, recursos necessários)

 

 

 

4.    A imagem abaixo, foi produzida pelo fotógrafo Sérgio Lima. Descreva o contexto em que ela foi tirada, e fale sobre importância desta foto para as futuras gerações.

(profissional na linha de frente do combate ao coronavírus)

 

4ª Aula: Artistas brasileiros e selfies como recursos digitais

Alguns Artistas Brasileiros

Sebastião Salgado/ Vik Muniz / Cristiano Mascaro

 

Sebastião Salgado

              As fotografias documentais de Sebastião Salgado são a representatividade de realidades distintas, marcam uma época ou momentos singulares, retratando realidades por ele vivenciadas. Estas imagens podem sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica, já que as mesmas fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo geral.  Considerado atualmente um dos mestres da fotografia documental contemporânea, seus trabalhos possuem temas diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora.

 

 

Vik Muniz

Cristiano Mascaro

              É um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja.

Ele acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra que por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e, por outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os espaços urbanos em que vivem e que frequentam.

 

2º Momento: Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os fotógrafos e tragam fotos que represente seus trabalhos. Em seguida, divida a sala em grupos e construa um painel sobre a importância da fotografia.

 

Selfies e recursos digitais na Fotografia

 

               Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

 

Atividade de compreensão

1.    Você conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?

2.    Pesquise um fotógrafo de sua cidade; fale sobre seu trabalho no mundo da fotografia local.

3.    De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?

4.     Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?

5.    Como você costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais?

6.    Qual conteúdo de uma mensagem fotográfica?

7.    O que a fotografia transmite?

8.     Busque nos acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção, analise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma foto juntos (foto/história)

Bibliografia:

Apostila: Arte-fotografia é uma arte/ Professora Cristiane Roldan

Apostila: Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin

Livro online Mosaico 9º ano:  https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596089?fbclid=IwAR1Wc9VVzAssnmcEu2v962Rwar_EAH_KqDQpA4orWC5Ou3t14-3c4zoZCCY

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-foi-tirada-a-primeira-foto-colorida/

https://www.controle.net/faq/armazenamento-em-nuvem - Armazenamento em Nuvem

https://www.poder360.com.br/brasil/veja-fotos-que-marcaram-o-1o-ano-da-pandemia-no-brasil/ - Fotos da pandemia

 

 

 

 

Gabarito  da 1ª aula

 

 

 

1.    Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador.

2.    Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento.

3.    C,B,A,D,E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:(X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador;

(  ) Jogos; (X) Textos Informativos;   ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;  ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário