4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE ESCOLAS
DO CAMPO |
|
Tema: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: ”Amor a vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” (História da Fotografia) Temas Contemporâneos/Integradores: Ciência e Tecnologia, Cidadania e
Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem, Materialidades,
Processos de Criação e Contextos e Práticas e Sistema de Linguagem |
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas Ano: 9º Período:02/05 a 14/05/2022 Nº de Aulas:5 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR03)
Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às
linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de
livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas,
musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF69AR05P6) Experimentar diferentes
formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos,
dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance
etc.), explorando práticas tradicionais (locais e regionais) de produção
artística. (EF15AR26)
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações,
jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística. (EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
5. Mobilizar recursos tecnológicos como
formas de registro, pesquisa e criação artística. 6. Estabelecer relações entre arte, mídia,
mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada, modos de
produção e de circulação da arte na sociedade. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||
1º
Momento: Levantamento prévio com os estudantes sobre
a fotografia. Faça perguntas relacionadas ao universo que ele costuma
interagir tais como: Instagram, Facebook, e entre outros. 1ª
Aula: A origem da fotografia Ø Levantando conhecimentos prévios. ·
No
seu Instagram ou rede social, você costuma postar fotos? ·
O que você fotografa? Pessoas, animais,
paisagens ou objetos? ·
Quais aplicativos de editar você costuma
usar? ·
Suas
fotos seguem uma linha artística? 2º Momento: É chegado o momento de entender o universo da
fotografia e como eles estão inseridos na história da sociedade |
||||||
O que é
fotografia? Fotografia
é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. Engana-se quem acha que para
se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A
verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um
momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é
possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por
muito tempo. Uma
fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes
presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os
detalhes e dê o clique no momento oportuno. As primeiras experiências
fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi
em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das
imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz
solar. Em 1525, já se dominava a técnica de
escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo
Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando
expostos à luz do Sol. Pelos anos
de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras
provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal.
Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto
torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz. Assim, depois de expor a
placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido
expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. É
a primeira vez que uma imagem estável é obtida. Atividade
sobre o que você aprendeu 1. De
acordo com o texto, o que é fotografia? 2. O
que seria uma “fotografia boa”? 3. De
acordo a origem da fotografia, ENUMERE a segunda coluna de acordo com a
primeira. 4. Alhaken
de Basora 5. Ângelo
Sala 6. Joseph
Nicéphore Niépce ( ) demonstrou
o enegrecimento de sais expostos à ação da luz. ( ) cria as
primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de
metal. ( ) percebeu a natureza das imagens que se
projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. 2ª Aula: A evolução da fotografia 1º
Momento: Explicar o processo de evolução da fotografia, e como funcionam os processos de
fotografias hoje em dia.
A evolução da fotografia Fotografia analógica “O filme que é colocado no compartimento da
câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar
as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes
geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um
laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos
necessários). O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem
vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para
serem usados completamente” Vantagens
da fotografia analógica Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia
pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors,
sem ficar com a imagem cheia de pixels. Fotografia digital Este tipo de fotografia é o mais utilizado
atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital ou
celular com câmera. Como
funciona a fotografia digital O
funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um
sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código
eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória, ou na memória
do próprio aparelho celular. Vantagens
da fotografia digital As
imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor
da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de
dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no
mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a
intermediação do computador. Atividade sobre o que
você aprendeu 1. O
que é uma fotografia analógica? 2. Qual
a diferença entre uma fotografia digital e a analógica? 3. Existem
outros tipos de fotografias existentes atualmente. Escreva aqui quais são. 4. Leia
o texto abaixo, e em seguida enumere a coluna “A
primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando
recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir
imagens positivas. William não conseguiu ser reconhecido, vez
que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules
Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só
teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.” Escreva V ou F para as informações abaixo. ( )
A primeira imagem colorida foi
apresentada em 1861 por William Talbot ( )
William Talbot foi reconhecido assim que apresentou sua descoberta sobre a
fotografia com cor. ( )
Aqui no Brasil, Fernando Pessoa melhorou o
projeto de William Talbot
conseguindo desenvolver negativos das fotografias. ( )
Na fotografia analógica, o filme que é colocado no compartimento da câmera
que vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as
imagens no filme. 7. Observe
a imagem e responda as questões abaixo: 3ª Aula: Coleções e fotografia 1º
Momento: Conceber e elaborar uma prática onde estejam reunidas diversas fotos, e em seguida
explicar a importância da documentação visual e o processo armazenamento de
fotografias. Coleções
As pessoas que se interessam
por reunir objetos relacionadas a algum tema são chamados colecionadores. Algumas
pessoas passam via toda em busca de determinados itens.Há colecionadores que
também são comerciantes: trocam ou vendem objetos menos valiosos ou repetidos
e preservam os mais raros, deixando assim suas coleções cada vez mais
apuradas.
Algumas coleções são tão especiais que se tornam patrimônios públicos,
pois guardam saberes e informações valiosas e podem ser consultadas por
pesquisadores ou interessados em geral. Atenção❗: Professor,
ao explicar sobre a importância do acervo de D. Pedro II, (que era composto
por livros, revistas, fotografias, desenhos) explique sobre a importância do
processo autoral dentro da arte. Em como é preciso estar atento para que as
produções tem seus registros com nome, data e autor. Documentação Visual Portfólios –
lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para
quem quiser ver e contratar seus serviços; Armazenamento em Nuvens ou Drives –
se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou computador, você
pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives; Álbuns fotográficos digitais –
fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e
conseguir mais trabalhos. Vendas
de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado
é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas
fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa. 2º
Momento: Inicie a conversa
com os alunos falando sobre como as fotografias físicas tem perdido espaço
para os álbuns digitais e redes sociais. Sendo os celulares ator principal
deste processo, é hora de mostrar como funciona este armazenamento. Você sabe como armazenar
fotos na nuvem? Usar a tecnologia de armazenamento
em nuvem traz uma série de benefícios não apenas para uso pessoal, mas também
no campo profissional. Afinal, você pode guardar seus arquivos, trabalhos
acadêmicos, fotos, vídeos e projetos inteiros em um servidor na web sem se
preocupar com o espaço em seu computador ou dispositivo móvel. Você já viu
alguns dos ícones acima, em algum celular? Na hora de tirar
fotos, às vezes é preciso tirar uma série de fotos até que uma finalmente
fique boa. Por isso, nem sempre o aparelho celular consegue suportar esta
demanda de fotos. É aí que entra os aplicativos que permitem o salvamento
online, já que além de liberar espaços nos celulares, eles também garantem
que tuas fotos fiquem salvos por anos. A maioria dos celulares já vem com estes
recursos de fábricas presente em sua configuração, o único problema é que ao
chegar em uma determinada quantidade, alguns servidores podem cobrar uma
tarifa para disponibilizar mais espaço. Atividade sobre o que você aprendeu: 1. Escreva
na frente de cada informação a qual tipo de álbum digital ela pertence: · É o
banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos
para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.
_______________________________ · Transferência
dos seus arquivos para as nuvens ou drives. __________________________ · Lugares
que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem
quiser ver e contratar seus serviços. _________________________ · Utilizam
plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais
trabalhos. _____________________________________________ 2.
Segundo o livro, na página 54, qual o
nome dado a parte da coleção de fotos feita pelo imperador D. Pedro II? Onde
ficou guardada esta coleção? 3. É
hora de testar seus conhecimentos. A tabela abaixo funcionará como um
registro de como é feito o armazenamento em um aplicativo comum dos
celulares. Com ajuda dos colegas e também da professora descreva como é feito
o processo de salvamento de fotos neste aplicativo. (você
pode pesquisar na internet, caso não tenha acesso ao aparelho)
4. A
imagem abaixo, foi produzida pelo fotógrafo Sérgio Lima. Descreva o contexto
em que ela foi tirada, e fale sobre importância desta foto para as futuras
gerações. (profissional
na linha de frente do combate ao coronavírus) 4ª Aula: Artistas brasileiros e selfies como recursos digitais Alguns Artistas Brasileiros Sebastião Salgado/ Vik Muniz / Cristiano
Mascaro Sebastião Salgado As fotografias documentais de
Sebastião Salgado são a representatividade de realidades distintas, marcam
uma época ou momentos singulares, retratando realidades por ele vivenciadas.
Estas imagens podem sensibilizar o observador, aguçando sua reflexão critica,
já que as mesmas fazem abordagens de temas que afetam as pessoas de modo
geral. Considerado atualmente um dos
mestres da fotografia documental contemporânea, seus trabalhos possuem temas
diversos como: Miséria, guerra, fome, etnias, desigualdade, cotidiano, lutas
sindicais, trabalhadores, imigrantes, meio ambiente, fauna e flora. Vik
Muniz Cristiano Mascaro É um dos mais importantes
fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura, que documenta
sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais
importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios
históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é
convidado a participar da primeira equipe da revista Veja. Ele
acentua as linhas e as curvas de seus objetos com jogos de luz e sombra que
por um lado trazem à tona o elemento arquitetônico de suas fotografias e, por
outro revelam uma espécie de relação cultural dos habitantes com os espaços
urbanos em que vivem e que frequentam. 2º
Momento: Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os
fotógrafos e tragam fotos que represente seus trabalhos. Em seguida, divida a
sala em grupos e construa um painel sobre a importância da fotografia. Selfies e recursos digitais
na Fotografia Hoje existem diversas
atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em
maioria, nas redes sociais. Depois
de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos
celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus
recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas
qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para
registrar suas imagens e compartilhar com amigos. Atividade
de compreensão 1.
Você conhece algum fotógrafo famoso
brasileiro ou internacional? 2.
Pesquise um fotógrafo de sua cidade;
fale sobre seu trabalho no mundo da fotografia local. 3.
De que forma você tem acesso ao universo
fotográfico? 4.
Por
meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo
criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos?
Quais? 5.
Como você costuma armazenar suas
imagens, em álbuns físicos ou virtuais? 6.
Qual conteúdo de uma mensagem
fotográfica? 7.
O que a fotografia transmite? 8.
Busque
nos acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama
atenção, analise e registra a história que sua fotografia tem para contar,
tire uma foto juntos (foto/história) Bibliografia: Apostila: Arte-fotografia
é uma arte/ Professora Cristiane Roldan Apostila:
Praticar Arte – volume 10 /Professor Fabrício Sechin Livro online Mosaico 9º ano: https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596089?fbclid=IwAR1Wc9VVzAssnmcEu2v962Rwar_EAH_KqDQpA4orWC5Ou3t14-3c4zoZCCY https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-foi-tirada-a-primeira-foto-colorida/ https://www.controle.net/faq/armazenamento-em-nuvem - Armazenamento
em Nuvem https://www.poder360.com.br/brasil/veja-fotos-que-marcaram-o-1o-ano-da-pandemia-no-brasil/ - Fotos da
pandemia Gabarito
da 1ª aula 1. Não. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela
é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. 2. Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as
emoções e detalhes presentes em um momento. 3. C,B,A,D,E |
||||||
RECURSOS:(X
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( X) Computador; (
) Jogos; (X) Textos Informativos;
( X ) Outros: |
||||||
AVALIAÇÃO:(
) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário