SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: Som e Luz |
Objeto do conhecimento: Contextos e
Práticas |
Unidade Temática:
Artes Visuais Ano: 8º Período: 24/08 a 04/09/2020 Nº de
Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
– Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo
a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais
e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório imagético; (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades; (EF69AR16)
– Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética; (EF69AR23)
– Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas
sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos
acústicos ou eletrônicos convencionais ou não convencionais, expressando
ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa; (EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Sugestões de Atividades 1º Momento Informações para os alunos: Boas-vindas. -Informações
sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros),
desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas
(local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais
etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de
tirar dúvidas sobre a aula) -Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1º Aula -
CONVERSA DE ARTISTA 1ª Etapa: Peça
aos alunos que leiam o texto de Carlos Cruz-Diez páginas 91,92 e 93 e em
seguida, apresentar os artistas (CARLOS CRUZ-DIEZ E HERMETO PASCOAL),
mostrando os tipos de trabalhos que cada um utiliza. HERMETO PASCOAL (1936-)
– é muito conhecido no mundo todo por sua curiosidade em relação aos sons e o
uso de instrumentos não convencionais... (Livro: Mosaico/Arte – 8ºAno –
pág.91) CONHEÇA ALGUNS OBJETOS QUE O ARTISTA USA PARA A CONSTRUÇÃO
DOS INTRUMENTOS 2ª Etapa: Apresentar o vídeo CARLOS CRUZ-DIEZ Carlos Cruz-Diez, Induction chromatique, 39
(indução cromática 39), 1971 http://zona-arquitectura.blogspot.com/2015/08/carlos-cruz-diez-arte.html Leiam o texto da página 92 e fiquem sabendo sobre o
artista. 1 – Sugestão de Vídeo: Hermeto
Pascoal e o uso de instrumentos não convencionaishttps://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww Acessado em 20/08/2020 Ao término
das apresentações sobre os artistas, aplique a atividade a seguir. Peça aos
alunos que copiem e respondam as questões no caderno.Páginas 91, 92 e 93 Atividade 1 Onde e quando nasceu Hermeto Pascoal? 2 Quais os sons deixavam Hermeto fascinado? 3 Quando criança, do que Hermeto gostava de brincar? 4 Quais materiais ele usa para fabricar instrumentos musicais? Pesquise e responda as questões abaixo. a) O que é um instrumento não convencional? b) Como foi a formação musical de Hermeto Pascoal? c) Qual a importância de Hermeto Pascoal para a música brasileira? 2ª Aula 1ª Etapa: Nesta
seção, o texto aborda as experiências de dois artistas europeus que trouxeram
novas formas de pensar e trabalhar a cor: Claude Monet e Paul Klee. Os
expressionistas procuravam representar os efeitos da cor predominante da luz
solar em suas pinturas para saber mais leia as páginas 94,95 do livro
didático. Peça
aos alunos para estarem destacando dois artistas europeus que trouxeram novas
formas de pensar e trabalhar com a cor nas suas obras. E os demais artistas
que fizeram parte desse movimento.
Impressionismo O
impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que
surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco
inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet
chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
Impressionismo Arte É uma
arte urbana porque descobre a qualidade paisagista da cidade, ao mesmo tempo,
regressa à pintura dos campos.
O que os Impressionistas rejeitavam Os
Impressionistas rejeitavam a composição equilibrada, figuras idealizadas e o
claro-escuro do Renascimento. Procuravam registrar em suas telas as
alterações que a luz solar provocava nas cores da natureza e representar
sensações imediatas por meio da cor e da luz.
Principal objetivo dos Impressionistas
O principal objetivo dos impressionistas era apresentar uma impressão
registrada pelos artistas num vislumbre breve, ou seja, o uso que eles faziam
da luz e da cor em suas obras faziam com que as mesmas parecessem uma
fotografia instantânea da natureza.
Diante desse movimento, o público e a crítica ainda eram fiéis aos princípios
acadêmicos da pintura (pinturas renascentistas) e reagiram muito mal ao
Impressionismo. O primeiro contato que o público teve com a arte
impressionista foi numa exposição realizada em Paris, em abril de 1874
Surgimento do Movimento Impressionista
O Impressionismo foi idealizado em reuniões feitas com seus principais
pintores no estúdio fotográfico de Nadar, em Paris.
Artistas Impressionistas e suas
características ÉEdouard Manet (1832-1883) -
considerado o pai da arte moderna; -
influenciou um grupo de jovens pintores que mais tarde vieram a ser
reconhecidos como impressionistas; -
abandonou o método acadêmico e por isso considerado o pai da arte
moderna. -
OBRAS: "Almoço na Relva",
"Na Praia" entre outras. C Claude
Monet (1840-1926) -
pintou vários motivos em diversas horas do dia; -
utilizava tons solares e cores primárias puras; -
foi artistas comercial e caricaturista. -
OBRAS: "Mulher com sombrinha virada para a esquerda",
"Jardim em Flores" entre outras. P 2º
Etapa: Pierre-Auguste Renoir (1841-1919 -
gostava de pintar crianças, flores, cafésoçaite, nus femininos; -
suas pinceladas eram rápidas quando iniciante e mais tarde seu estilo
tornou-se a ser clássico; -
suas pinturas eram alegres e bonitas; -
gostava do vermelho e detestava o preto, usando o azul em seu lugar. -
OBRAS: "Le Moulin de laGalete", "O Balanço",
"Moças no Piano" entre outras. -
E Edgar
Degas (1834-1917) -
paraDegas a arte não era um esporte e por isso não gostava de pintar
ao ar livre; -
preferia retratar figuras humanas como, lavadeiras, bailarinas e
corridas de cavalo; -
usava tom pastel-suave para obter vibração; -
suas composições eram desequilibradas com figuras amontoadas na beira
da tela. -
OBRAS: "A Aula de Dança", "Cavalo de corridas diante
das tribunas" entre outras. 3ª
Etapa: Você entendeu o texto? 1. Por que o Impressionismo é considerado o
movimento que marcou uma revolução artística? 2. A arte impressionista é uma
arte urbana ou uma arte campestre? Explique sua resposta. 3. O que era rejeitado pelos
impressionistas numa pintura? 4. O que os artistas
impressionistas procuravam de diferente para criar obras diferenciadas e
originais? 5. Explique o principal objetivo
dos impressionistas. 6. Como foi a reação do público,
num primeiro, ao conhecer as obras impressionistas? 7. Como surgiu o Movimento
Impressionista? 8. Cite uma característica para
cada um dos principais artistas impressionistas relacionados abaixo b) b) Claude Monet c)Edgar Degas d) Pierre-Auguste Renoir a) Édouard Manet 3ª Aula 1ª Etapa: Paisagem sonora páginas 96 e 97 Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra
inglesa soundscape, que remete à observação do universo sonoro que nos
rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõem um
determinado ambiente e podem ser sons produzidos pela natureza, pelo corpo
humano ou por objetos diversos. Ou seja, apesar de nem todos os sons serem
musicais, é possível aguçar a sensibilidade e os sentidos da audição,
perceber e reconhecer através dos ¨timbres¨, os diversos lugares ou certas
situações Somente pela sonoridade apresentada. Acesse o link abaixo e assista ao vídeo sobre
paisagem sonora. Fique atento para compreender o que é falado. Acessehttps://www.youtube.com/watch?v=QhsWEIsmkeY&feature=emb_titleSite acessado em 22/08/2020 Após
assistir ao vídeo, feche os olhos e relembre quais são os ambientes em que
você costuma estar. Sem
olhar nenhuma imagem, apenas pense e se lembre dos sons de alguns dos
instrumentos musicais que normalmente estão presentes nos seguintes estilos
musicais, indicados abaixo: Conseguiu?
Se precisar, convide alguém para colaborar com você >Agora,
registre, escrevendo, colando imagens ou pintando em seu caderno, os nomes ou
as figuras dos instrumentos que você pensa fazer parte destes estilos
musicais e, portanto, sabe que os sons se encaixariam muito bem nesta
paisagem sonora que lhe veio à mente.
⦁ Qual é
a paisagem sonora do dia? 2ª Etapa: Peça aos alunos para fazer a leitura das páginas
98 e 99 do livro didático e responder as questões da página 99 Acesse o link abaixo e assista
ao vídeo que mostra a criação de uma paisagem sonora. Fique atento e observe
se os sons emitidos correspondem aos sons desejados. AcesseLink:https://www.youtube.com/watch?v=1MeYDA8Eepk&feature=youtu.beacessado em 20/08/2020 ·
Destaque o que você
achou do vídeo? Faça uma
pesquisa sobre: ·
Luiz Sacilotto ·
Josef Albers a)
– Por
que o som pode ser agradável para uns e desagradável para outros? b)
–
Quem criou o conceito de paisagem sonora? c)
- Como você imagina que os sons dos ambientes
podem ser modificados pelo impacto da ação humana? d)
–
Defina Som: e)
–
Quais são as características dos sons? Defina: > Altura; > Duração; >Intensidade; >Timbre. 4ª Aula 1ª Etapa: Revisando Cores Consulte as páginas 100 a 107 do livro didático
e responda as questões das páginas 101,103,104 do livro >Sugestão de vídeo: Música Aquarela do Brasil Acessehttps://www.youtube.com/watch?v=PT3azbKHJZU Acessado em 20/08/2020 Após assistir o vídeo
socialize com os alunos através das questões: 1
– Responda: a)
– Qual é a sua
cor preferida? b)
– Que
significados você atribui ao azul? c)
– Você concorda
que o azul IBK é uma cor espiritual? Porque? d)
– Porque você
acha que atribuímos sentidos às cores? e)
– Em sua
opinião, há alguma relação entre cor e humor? f)
– Você acha que
algumas cores combinam melhor com outras? g)
Escolha uma cor
à qual você associa um sentimento e pergunte aos colegas que sentimentos eles
associam a essa mesma cor. Você e os colegas tem impressões parecidas? ·
Sugestão de
atividade: a)
- Qual foi o movimento artística que Claude
Monet, deixou como contribuição no final do século XIX, para a evolução da
pintura? b)
- Você acha que algumas cores combinam melhor
com outras ? c)
- O que acontece quando um expectador está
diante de uma fisiocromia ? d)
- Porquê o Artista afirma que nas fisiocromias
não há passado nem futuro ? 2ª Etapa:
Página 108 do livro didático Nesta atividade os alunos
irão preparar algumas cartelas de cores usando as variações de
matriz,luminosidade e saturação das cores. O professor deverá explicar o
passo a passo da atividade e em seguida aplicar a atividade da página 108. ·
Sugestão
de Leitura: O PODER DA COR O
poder da cor as cores podem ser associadas a distintos significados
simbólicos em diversos contextos históricos e culturais. Cada cultura, e até
mesmo cada pessoa, podem atribuir sentido diferente a cada uma delas. Para
serem capazes de construir sentidos, as cores costuma ser usadas para
provocar emoções, expressas sentimentos e transmitir ideias. Mas o modo como
cada um sente ou pra ou procede essas cores e o que se atribui a ela pode
variar. O
vermelho, por exemplo, é considerada cor quente, que pode ser associada ao
fogo e ao sangue. Já as tonalidades azuladas , e verdeadas e arroxeadas são
consideradas frias e podem ser associadas ao gelo e a água as cores resultantes
das misturas de vermelho e amarelo ( os tons laranja e amarelo ouro ) são
vivas , forte e podemos ver elas a grande distância por isso são usadas para
chamar atenção como na sinalização de estradas. A COR PINTURA A
cor e a pintura ao longo da história, muitos artistas se interessaram em
compreender o fenômeno luminoso e encontrar maneiras de reproduzir seus
efeitos por meio da pintura. Por isso , pesquisar um olho humano perceber a cor,
o efeito que a luz do sol exerce sobre as cores dos objetos e a relação entre
as cores. No final do século XIX, um grupo de pintores franceses, chamado de
impressionista. Deixou ateliê passou a fazer pinturas de paisagens ao ar
livre. Com isso, esses pintores propunham captar a luz e as expressões que
ela causava. Adotaram
, então , uma técnica baseada na justaposição de pinceladas rápidas e
aparentes. Até aquele momento, os pintores costumavam fazer esboços ao ar
livre, mas concluíam a pintura no ateliê .
CARLOS CRUZ-DIEZ Como
você viu o pintor Carlos Cruz utiliza diferentes técnicas para criar
trabalhos em que a cor seja resultado da interação entre alunos e os
materiais leia a seguir uma declaração do artista sobre seu modo de trabalho.
Sempre
falei que a realidade não para imitar mas para provocar mas não tem vez a
Fisiocromias para mim expressar com alegria de um pinto em ação de criação de
uma pintura despojada de conceitos e técnicas tradicionais na pintura
tradicional o trabalho do artista logo se tornar parte do passado e o que ou
é a música que está no contempla é decifrar o passado de uma ação a quantos
olhos do observador enxergam foi pintada congelou você não tempo como a Fisio
pra minha ao contrário desse botamos o aparecimento de uma conta no momento
exato em que ela se produz sem passados nem futuro só pressão definitivamente
um pinto e numa fiz pra minha app e numa fisionomia a pintura está em toda
sua pureza todos os efeitos e os prazer de pintar estão lá nas harmonias na
vila atura nas transparências tudo está presente longe de todas as relações
com a pintura do passado evoluindo continuamente no espaço e no tempo. Acessado em 20/08/2020
https://api.plural.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=lwAr1vzeditorascipione8ºano. |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; (
) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Atividade escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário