8ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Som e Luz

Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas

Unidade Temática: Artes Visuais  

Ano: 8º                                                    Período: 24/08 a 04/09/2020                                  Nº de Aulas: 04

HABILIDADES

 

 

(EF69AR01) – Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético;

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades;

 

(EF69AR16) – Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética;

 

(EF69AR23) – Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa;

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2.  Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3.  Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Sugestões de Atividades

 

1º Momento

Informações para os alunos:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez...

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc)

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula)

-Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

1º Aula - CONVERSA DE ARTISTA  

1ª Etapa: Peça aos alunos que leiam o texto de Carlos Cruz-Diez páginas 91,92 e 93 e em seguida, apresentar os artistas (CARLOS CRUZ-DIEZ E HERMETO PASCOAL), mostrando os tipos de trabalhos que cada um utiliza.

 

HERMETO PASCOAL (1936-) – é muito conhecido no mundo todo por sua curiosidade em relação aos sons e o uso de instrumentos não convencionais... (Livro: Mosaico/Arte – 8ºAno – pág.91)

 

 

 

CONHEÇA ALGUNS OBJETOS QUE O ARTISTA USA PARA A CONSTRUÇÃO DOS INTRUMENTOS

 

 

2ª Etapa:

Apresentar o vídeo

CARLOS CRUZ-DIEZ

 

Carlos Cruz-Diez, Induction chromatique, 39 (indução cromática 39), 1971

http://zona-arquitectura.blogspot.com/2015/08/carlos-cruz-diez-arte.html

Leiam o texto da página 92 e fiquem sabendo sobre o artista.

 

1 – Sugestão de Vídeo:

Hermeto Pascoal e o uso de instrumentos não convencionaishttps://www.youtube.com/watch?v=VG5uMwhy1Ww

Acessado em 20/08/2020

 Ao término das apresentações sobre os artistas, aplique a atividade a seguir. Peça aos alunos que copiem e respondam as questões no caderno.Páginas 91, 92 e 93

 

 

Atividade

 

1 Onde e quando nasceu Hermeto Pascoal?

 

2 Quais os sons deixavam Hermeto fascinado?

 

3 Quando criança, do que Hermeto gostava de brincar?

 

4 Quais materiais ele usa para fabricar instrumentos musicais?

 

Pesquise e responda as questões abaixo.

 

a) O que é um instrumento não convencional?

 

b) Como foi a formação musical de Hermeto Pascoal?

 

c) Qual a importância de Hermeto Pascoal para a música brasileira?

 

 

2ª Aula

1ª Etapa:

Nesta seção, o texto aborda as experiências de dois artistas europeus que trouxeram novas formas de pensar e trabalhar a cor: Claude Monet e Paul Klee.

Os expressionistas procuravam representar os efeitos da cor predominante da luz solar em suas pinturas para saber mais leia as páginas 94,95 do livro didático.

Peça aos alunos para estarem destacando dois artistas europeus que trouxeram novas formas de pensar e trabalhar com a cor nas suas obras. E os demais artistas que fizeram parte desse movimento.

 

 

 

                                                                           Impressionismo

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

           

                                                                   Impressionismo Arte

É uma arte urbana porque descobre a qualidade paisagista da cidade, ao mesmo tempo, regressa à pintura dos campos.

 

                                                     O que os Impressionistas rejeitavam

 Os Impressionistas rejeitavam a composição equilibrada, figuras idealizadas e o claro-escuro do Renascimento. Procuravam  registrar em suas telas as alterações que a luz solar provocava nas cores da natureza e representar sensações imediatas por meio da cor e da luz.

                                                     Principal objetivo dos Impressionistas

            O principal objetivo dos impressionistas era apresentar uma impressão registrada pelos artistas num vislumbre breve, ou seja, o uso que eles faziam da luz e da cor em suas obras faziam com que as mesmas parecessem uma fotografia instantânea da natureza.

            Diante desse movimento, o público e a crítica ainda eram fiéis aos princípios acadêmicos da pintura (pinturas renascentistas) e reagiram muito mal ao Impressionismo. O primeiro contato que o público teve com a arte impressionista foi numa exposição realizada em Paris, em abril de 1874

 

                                                     Surgimento do Movimento Impressionista

           O Impressionismo foi idealizado em reuniões feitas com seus principais pintores no estúdio fotográfico de Nadar, em Paris.

                                                 Artistas Impressionistas e suas características

 

  ÉEdouard Manet (1832-1883)

 

-         considerado o pai da arte moderna;

-         influenciou um grupo de jovens pintores que mais tarde vieram a ser reconhecidos como impressionistas;

-         abandonou o método acadêmico e por isso considerado o pai da arte moderna.

-         OBRAS: "Almoço na Relva", "Na Praia" entre outras.

 

  C     Claude Monet (1840-1926)

 

-         pintou vários motivos em diversas horas do dia;

-         utilizava tons solares e cores primárias puras;

-         foi artistas comercial e caricaturista.

-         OBRAS: "Mulher com sombrinha virada para a esquerda", "Jardim em Flores" entre outras.

 

  P    2º Etapa: Pierre-Auguste Renoir (1841-1919

 

-         gostava de pintar crianças, flores, cafésoçaite, nus femininos;

-         suas pinceladas eram rápidas quando iniciante e mais tarde seu estilo tornou-se a ser clássico;

-         suas pinturas eram alegres e bonitas;

-         gostava do vermelho e detestava o preto, usando o azul em seu lugar.

-         OBRAS: "Le Moulin de laGalete", "O Balanço", "Moças no Piano" entre outras.

-          

E       Edgar Degas (1834-1917)

 

-         paraDegas a arte não era um esporte e por isso não gostava de pintar ao ar livre;

-         preferia retratar figuras humanas como, lavadeiras, bailarinas e corridas de cavalo;

-         usava tom pastel-suave para obter vibração;

-         suas composições eram desequilibradas com figuras amontoadas na beira da tela.

-         OBRAS: "A Aula de Dança", "Cavalo de corridas diante das tribunas" entre outras.

 

3ª Etapa: Você entendeu o texto?

 

 

1.     Por que o Impressionismo é considerado o movimento que marcou uma revolução artística?

 

2.    A arte impressionista é uma arte urbana ou uma arte campestre? Explique sua resposta.

 

3.    O que era rejeitado pelos impressionistas numa pintura?

 

4.    O que os artistas impressionistas procuravam de diferente para criar obras diferenciadas e originais?

 

5.    Explique o principal objetivo dos impressionistas.

 

6.    Como foi a reação do público, num primeiro, ao conhecer as obras impressionistas?

 

7.    Como surgiu o Movimento Impressionista?

 

8.    Cite uma característica para cada um dos principais artistas impressionistas relacionados abaixo             

 

b)         b) Claude Monet        c)Edgar Degas       d) Pierre-Auguste Renoir         a) Édouard Manet

 

 

       3ª Aula

 

1ª Etapa: Paisagem sonora páginas 96 e 97

 

Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa soundscape, que remete à observação do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõem um determinado ambiente e podem ser sons produzidos pela natureza, pelo corpo humano ou por objetos diversos. Ou seja, apesar de nem todos os sons serem musicais, é possível aguçar a sensibilidade e os sentidos da audição, perceber e reconhecer através dos ¨timbres¨, os diversos lugares ou certas situações

Somente pela sonoridade apresentada.

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo sobre paisagem sonora. Fique atento para compreender o que é falado.

Acessehttps://www.youtube.com/watch?v=QhsWEIsmkeY&feature=emb_titleSite acessado em 22/08/2020

Após assistir ao vídeo, feche os olhos e relembre quais são os ambientes em que você costuma estar.
Em seguida, veja se é capaz, ainda de olhos fechados, de “ouvir”, na sua mente, quais são os sons que cada lugar costuma ter.

Sem olhar nenhuma imagem, apenas pense e se lembre dos sons de alguns dos instrumentos musicais que normalmente estão presentes nos seguintes estilos musicais, indicados abaixo:
SERTANEJO RAIZ
ROCK
SAMBA

Conseguiu? Se precisar, convide alguém para colaborar com você

>Agora, registre, escrevendo, colando imagens ou pintando em seu caderno, os nomes ou as figuras dos instrumentos que você pensa fazer parte destes estilos musicais e, portanto, sabe que os sons se encaixariam muito bem nesta paisagem sonora que lhe veio à mente.


>Se cada ambiente possui sons que os caracterizam, então, pense nos lugares citados abaixo e nos sons que costumam pertencer a estas paisagens e cite alguns, registrando em seu caderno. Caso seja necessário, peça a colaboração de alguém.


Qual é a paisagem sonora de uma floresta?
Qual é a paisagem sonora de uma praia?
Qual é a paisagem sonora do trânsito de uma grande cidade?
Qual é a paisagem sonora de uma escola?

Qual é a paisagem sonora do dia?
Qual é a paisagem sonora da noite?
Qual é a paisagem sonora do bairro ou comunidade onde você mora?

 

2ª Etapa:

Peça aos alunos para fazer a leitura das páginas 98 e 99 do livro didático e responder as questões da página 99

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo que mostra a criação de uma paisagem sonora. Fique atento e observe se os sons emitidos correspondem aos sons desejados.

AcesseLink:https://www.youtube.com/watch?v=1MeYDA8Eepk&feature=youtu.beacessado em 20/08/2020

·          Destaque o que você achou do vídeo?

Faça uma pesquisa sobre:

·         Luiz Sacilotto

·         Josef Albers

 

a)    Por que o som pode ser agradável para uns e desagradável para outros?

b)    – Quem criou o conceito de paisagem sonora?

c)    -  Como você imagina que os sons dos ambientes podem ser modificados pelo impacto da ação humana?

d)    – Defina Som:

e)    – Quais são as características dos sons?

 Defina:

> Altura;

> Duração;

>Intensidade;

 >Timbre.

4ª Aula

1ª Etapa: Revisando Cores

Consulte as páginas 100 a 107 do livro didático e responda as questões das páginas 101,103,104 do livro

>Sugestão de vídeo: Música Aquarela do Brasil

Acessehttps://www.youtube.com/watch?v=PT3azbKHJZU Acessado em 20/08/2020

Após assistir o vídeo socialize com os alunos através das questões:

 

1 – Responda:

a)    – Qual é a sua cor preferida?

b)    – Que significados você atribui ao azul?

c)    – Você concorda que o azul IBK é uma cor espiritual? Porque?

d)    – Porque você acha que atribuímos sentidos às cores?

e)    – Em sua opinião, há alguma relação entre cor e humor?

f)     – Você acha que algumas cores combinam melhor com outras?

g)    Escolha uma cor à qual você associa um sentimento e pergunte aos colegas que sentimentos eles associam a essa mesma cor. Você e os colegas tem impressões parecidas?

 

·         Sugestão de atividade:

 

a)    -  Qual foi o movimento artística que Claude Monet, deixou como contribuição no final do século XIX, para a evolução da pintura?

b)    -  Você acha que algumas cores combinam melhor com outras ?

c)    -  O que acontece quando um expectador está diante de uma fisiocromia ?

d)    -   Porquê o Artista afirma que nas fisiocromias não há passado nem futuro ?

 

2ª Etapa: Página 108 do livro didático

Nesta atividade os alunos irão preparar algumas cartelas de cores usando as variações de matriz,luminosidade e saturação das cores.

O professor deverá explicar o passo a passo da atividade e em seguida aplicar a atividade da página 108.

 

·         Sugestão de Leitura:

O PODER DA COR

 

O poder da cor as cores podem ser associadas a distintos significados simbólicos em diversos contextos históricos e culturais. Cada cultura, e até mesmo cada pessoa, podem atribuir sentido diferente a cada uma delas.

Para serem capazes de construir sentidos, as cores costuma ser usadas para provocar emoções, expressas sentimentos e transmitir ideias. Mas o modo como cada um sente ou pra ou procede essas cores e o que se atribui a ela pode variar.

O vermelho, por exemplo, é considerada cor quente, que pode ser associada ao fogo e ao sangue. Já as tonalidades azuladas , e verdeadas e arroxeadas são consideradas frias e podem ser associadas ao gelo e a água as cores resultantes das misturas de vermelho e amarelo ( os tons laranja e amarelo ouro ) são vivas , forte e podemos ver elas a grande distância por isso são usadas para chamar atenção como na sinalização de estradas.

 

                                                             A COR PINTURA

 

A cor e a pintura ao longo da história, muitos artistas se interessaram em compreender o fenômeno luminoso e encontrar maneiras de reproduzir seus efeitos por meio da pintura. Por isso , pesquisar um olho humano perceber a cor, o efeito que a luz do sol exerce sobre as cores dos objetos e a relação entre as cores. No final do século XIX, um grupo de pintores franceses, chamado de impressionista. Deixou ateliê passou a fazer pinturas de paisagens ao ar livre. Com isso, esses pintores propunham captar a luz e as expressões que ela causava.

Adotaram , então , uma técnica baseada na justaposição de pinceladas rápidas e aparentes. Até aquele momento, os pintores costumavam fazer esboços ao ar livre, mas concluíam a pintura no ateliê .

 

                                                              CARLOS CRUZ-DIEZ

 

Como você viu o pintor Carlos Cruz utiliza diferentes técnicas para criar trabalhos em que a cor seja resultado da interação entre alunos e os materiais leia a seguir uma declaração do artista sobre seu modo de trabalho.

Sempre falei que a realidade não para imitar mas para provocar mas não tem vez a Fisiocromias para mim expressar com alegria de um pinto em ação de criação de uma pintura despojada de conceitos e técnicas tradicionais na pintura tradicional o trabalho do artista logo se tornar parte do passado e o que ou é a música que está no contempla é decifrar o passado de uma ação a quantos olhos do observador enxergam foi pintada congelou você não tempo como a Fisio pra minha ao contrário desse botamos o aparecimento de uma conta no momento exato em que ela se produz sem passados nem futuro só pressão definitivamente um pinto e numa fiz pra minha app e numa fisionomia a pintura está em toda sua pureza todos os efeitos e os prazer de pintar estão lá nas harmonias na vila atura nas transparências tudo está presente longe de todas as relações com a pintura do passado evoluindo continuamente no espaço e no tempo.

 

 

Acessado em 20/08/2020 https://api.plural.net/media_viewer/documents/2596092?fbclid=lwAr1vzeditorascipione8ºano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Computador;

(  ) Jogos; (  ) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;      (  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

 

 

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