6ªSEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ARTE |
||
Tema
Intercurricular: Consumidor
consciente empreendedor eficiente (Corpo e Movimento) |
Tema
Contemporâneo Integrador:
Diversidade
cultural |
|
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
5.
Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação
artística. 4.
Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação,
ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8.
Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e
colaborativo nas artes. |
||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
||
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
Aula 1: Corpo e movimento |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas/ Vida familiar e social |
Metodologia: Aprendizagem cooperativa (é uma estratégia em que
estudantes organizados em equipes buscam alcançar objetivos comuns. Os
integrantes da equipe dependem uns dos outros, desse modo se um falhar todos
falham.) |
Habilidade: (EF69AR11) Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações
corporais e o movimento dançado. |
Desenvolvimento: 1º Momento: Apresentar o tema corpo
em movimento iniciando com a fala, O corpo humano foi concebido e projetado
para se movimentar, do início de sua existência até o fim da vida. Músculos,
tendões, ligamentos, ossos e cartilagens formam um complexo sistema onde o
objetivo final – o movimento – seja realizado da maneira mais precisa
possível, na arte podemos observar o movimento do corpo em diversas
manifestações. 2º Momento: Assistir ao vídeo
corpo e movimento 3ª Momento: Realizar a atividade
prática das páginas 102, 103 do livro didático Superação. |
Aula 2: Explorando o corpo
humano |
Objeto de conhecimento Contextos e práticas |
Metodologia: Tarefa de assimilação de conteúdo (Essa
metodologia visa promover a assimilação e a compreensão dos conteúdos de
forma eficiente e eficaz, levando em consideração as características
individuais dos estudantes e os objetivos educacionais estabelecidos) |
Habilidade: (EF69AR11) Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações
corporais e o movimento dançado. (EF69AR16) Analisar criticamente,
por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando
as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética. (EF69AR29) Experimentar a
gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico. (EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Realizar a leitura da página
104 do livro didático Superação 2ºMomento: Realizar a atividade
1, 2, 3, 4 das páginas 104, 105 do livro didático Superação 3ºMomento:Realizar a correção da
atividade fazendo as ressalvas necessárias e avaliando o conhecimento
adquirido pelo estudante |
Aula 3: Leonardo da Vinci e o corpo humano |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia:
Leitura de
aprofundamento (páginas 106 e 109 livro didático) |
Habilidade:
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais
e contemporâneas, em obras de artistas
brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes
estéticas e culturais, de modo a
ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e
cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: O
professor organiza a sala de modo a iniciar a leitura coletiva do conteúdo
nas páginas106,107 do livro didático Superação 2ºMomento:
Realizar a atividade 5 da página107 do livro didático 3ºMomento: Com
base na obra “O homem vitruviano” reproduzir a obra utilizando a criatividade
e um molde em papel sulfite (arquivo em anexo) |
Aula 4: Homem como centro do
universo |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Leitura de aprofundamento (páginas 108 e 109 do livro
didático). |
Habilidade: (EF69AR03) Analisar situações nas
quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais
(cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de
textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04) Analisar os elementos
constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na
apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e
analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem,
instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF69AR12) Investigar e
experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e
repertórios próprios. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Realizar a leitura 108,
109 do livro didático (Superação) 2ºMomento: Realizar a atividade
da página 109 utilizando o esqueleto para dá movimento 3ºMomento: Socializar com a turma
a atividade escolhida pela dupla |
Aula 5: O corpo humano como
instrumento musical |
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia: Leitura de aprofundamento (páginas 110 e 111 do livro
didático). |
Habilidade: (EF69AR16) Analisar criticamente,
por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de
produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética
e ética. (EF69AR20) Explorar e analisar
elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia,
ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas
digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução
e apreciação musicais. (EF69AR23) Explorar e criar
improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros,
utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos,
convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira
individual, coletiva e colaborativa. |
Desenvolvimento: 1ºMomento: Realizar a leitura das
páginas 110,111do livro didático 2ºMomento: Realizar a atividade
1, 2, 3, da página 111 do livro didático 3ºMomento: Realizar a correção da
atividade avaliando o conhecimento adquirido pelo estudante |
Aula 6: Voz
e corpo como instrumento sonoro |
Objeto
de conhecimento: Contextos e práticas |
Metodologia:
Aula prática |
Habilidade:
(EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR20)
Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade,
timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e
plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musicais. (EF69AR23) Explorar
e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre
outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou
eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais
de maneira individual, coletiva e colaborativa. |
Desenvolvimento: 1º Momento:
Realizar a atividade prática das páginas 112,113 do livro didático Superação 2 ºMomento:
Realizar uma breve apresentação em sala 3ºMomento:
Realizar a correção da atividade avaliando o conhecimento adquirido pelo
aluno 4ºMomento:
Registrar os conhecimentos adquiridos durante as aulas |
Anexos
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário