6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTE 6ºANO

 

                                         6ªSEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema Intercurricular: Consumidor consciente empreendedor eficiente (Corpo e Movimento)

Tema Contemporâneo Integrador:

Diversidade cultural

Unidade Temática: Artes visuais              Ano:        Período: 31/07 a 21/08/2024           Aulas: 06

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

Aula 1: Corpo e movimento

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas/ Vida familiar e social

Metodologia:

Aprendizagem cooperativa (é uma estratégia em que estudantes organizados em equipes buscam alcançar objetivos comuns. Os integrantes da equipe dependem uns dos outros, desse modo se um falhar todos falham.)

Habilidade:

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como

elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Desenvolvimento:

1º Momento: Apresentar o tema corpo em movimento iniciando com a fala, O corpo humano foi concebido e projetado para se movimentar, do início de sua existência até o fim da vida. Músculos, tendões, ligamentos, ossos e cartilagens formam um complexo sistema onde o objetivo final – o movimento – seja realizado da maneira mais precisa possível, na arte podemos observar o movimento do corpo em diversas manifestações.

2º Momento: Assistir ao vídeo corpo e movimento

3ª Momento: Realizar a atividade prática das páginas 102, 103 do livro didático Superação.

 

Aula 2: Explorando o corpo humano

Objeto de conhecimento

Contextos e práticas

Metodologia:

Tarefa de assimilação de conteúdo (Essa metodologia visa promover a assimilação e a compreensão dos conteúdos de forma eficiente e eficaz, levando em consideração as características individuais dos estudantes e os objetivos educacionais estabelecidos)

Habilidade:

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como

elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus

contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida

social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na

improvisação teatral e no jogo cênico.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,

histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Realizar a leitura da página 104 do livro didático Superação

2ºMomento: Realizar a atividade 1, 2, 3, 4 das páginas 104, 105 do livro didático Superação

3ºMomento:Realizar a correção da atividade fazendo as ressalvas necessárias e avaliando o conhecimento adquirido pelo estudante

 

Aula 3:  Leonardo da Vinci e o corpo humano

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Leitura de aprofundamento (páginas 106 e 109 livro didático)

Habilidade:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,

em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e

culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar

a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,

histórica, econômica, estética e ética.

Desenvolvimento:

1ºMomento: O professor organiza a sala de modo a iniciar a leitura coletiva do conteúdo nas páginas106,107 do livro didático Superação

2ºMomento: Realizar a atividade 5 da página107 do livro didático

3ºMomento: Com base na obra “O homem vitruviano” reproduzir a obra utilizando a criatividade e um molde em papel sulfite (arquivo em anexo)

 

 

Aula 4: Homem como centro do universo

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Leitura de aprofundamento (páginas 108 e 109 do livro didático).

Habilidade:

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),

cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom,

escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,

quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como

fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Realizar a leitura 108, 109 do livro didático (Superação)

2ºMomento: Realizar a atividade da página 109 utilizando o esqueleto para dá movimento

3ºMomento: Socializar com a turma a atividade escolhida pela dupla

 

Aula 5: O corpo humano como instrumento musical

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Leitura de aprofundamento (páginas 110 e 111 do livro didático).

Habilidade:

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Desenvolvimento:

1ºMomento: Realizar a leitura das páginas 110,111do livro didático

2ºMomento: Realizar a atividade 1, 2, 3, da página 111 do livro didático

3ºMomento: Realizar a correção da atividade avaliando o conhecimento adquirido pelo estudante

 

Aula 6: Voz e corpo como instrumento sonoro

Objeto de conhecimento:

Contextos e práticas

Metodologia:

Aula prática

Habilidade:

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Desenvolvimento:

1º Momento: Realizar a atividade prática das páginas 112,113 do livro didático Superação

2 ºMomento: Realizar uma breve apresentação em sala

3ºMomento: Realizar a correção da atividade avaliando o conhecimento adquirido pelo aluno

4ºMomento: Registrar os conhecimentos adquiridos durante as aulas

 

Anexos

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário