SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 04/10 A 30/10/2021

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: Itamaraju em Foco-História da Música

(Banda Show Cant)

Temas Contemporâneos/ Integradores:

Ciência e Tecnologia, Cidadania e Civismo

Objeto do conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos de Criação,Contextos e Práticas, Cidade, Cultura e Práticas Culturais  

Unidade Temática: Música e Artes Integradas     Ano:     Período: 04/10  a 30/10/2021   Aulas:8                              

HABILIDADES

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som que influenciam as dimensões emocionais e espirituais.

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo, percebendo-se em espaço e tempo musical e corporal

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

·         Experimentar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora dela no âmbito da Arte.

·         Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Alguns cuidados que devemos ter na aula:

Boas-vindas.

 -Informações sobre a forma das aulas presenciais e hibrida

- Uso obrigatório de mascaras  

- Duração (36 minutos cada aula)

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas.

- Socialização entre professores e alunos

-Todas as Atividades deverão ser registradas no caderno pelos alunos

 

                             

 

PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA

O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

        I.            Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

      II.            Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

   III.            A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

   IV.            O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

     V.            O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

   VI.            Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.            O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.            O período para a realização da etapa escolar será 09/10 a 23/10/2021

   IX.            O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

     X.            Os professores de Arte deverão encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

XI      Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII    No dia 30/10/2021 será para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora e em seguida será divulgado os vencedores.

 

 1ª AULA:

 

Professor apresente a turma o objeto de conhecimento: MUSICOTERAPIA

 

 

 

 

Musicoterapia: O que é, para que serve, como funciona e os benefícios.

 

O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

 

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

 

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade.

 

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

 

Como a música age no cérebro?

 

Um estudo publicado em 2014 analisou como o cérebro funciona quando sob influência de música.

 

Nesse estudo, os pesquisadores colocaram músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando.

 

Além de se constatar que todas aquelas regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro, quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa.

 

Essa descoberta serve de respaldo para musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa.

 

Além disso, a música ativa diversas regiões do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

 

Como funciona a musicoterapia?

 

É bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de tratamento.

 

Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta.

 

Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.

 

Também é possível que a musicoterapia seja utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso, as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias emoções com mais facilidade.

 

                                                                       Atividade 

 1ª sugestão:

 

 Uma sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e movimento. Se chama “Stop”.

Então vamos lá;

 Vamos envolver a casa toda, família e cuidadores! O condutor da brincadeira prepara o ambiente, deixando-o mais livre possível, sem risco de acidentes, e coloca uma música para tocar.

 Os participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos seguem na dança.

Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”. A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se levanta quando a música voltar.

 

 Use o vídeo abaixo como sugestão para fazer o desafio da “Gata”.

Acesse:

https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet

 

2ª sugestão: Estátua - Xuxa | FitDance Kids (Coreografía Oficial

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen

 

Peça os alunos para fazer o vídeo realizando a atividade e em seguida enviar o vídeo para o professor.

 

 

2ª AULA:

 

 

A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.

                                                                 ATIVIDADE

1-           Qual o significado da palavra música?

 

2-           Para você, por que a música é importante para a humanidade?

 

3-           A música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la?

 

4 -       Ouvir, cantar e desenhar;

Ouça sua música preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as

sensações que elas lhe provocam.

 

 

 

 

3ª AULA: História da Música (1ª parte)

                         

https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1Acessado; 28/09/2021

 

                                                                       ATIVIDADE

 

2- Como o homem da pré-história começou a fazer música?

3- Defina como era a música em:

 

·         Roma –

·         Egito –

·         África –

 

4 – No Brasil a influência musical  veio de:

a) (    ) Itamaraju   b) (    ) Roma  c) (   ) Portugal   d) Porto Seguro

 

 

4ª AULA:  História da Música ( 2ª parte)

 

Idade Média

Na Idade das Trevas ou Idade Média a Igreja tinha forte influência sobre os costumes e culturas dos povos em toda a Europa. Muitas restrições eram impostas e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão, porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da igreja nas produções culturais e nessa fase a música popular também merece destaque com o surgimento dos trovadores e menestreis. É importante citar, na Idade Média, Guido d'Arezzo, um monge católico que "criou a pauta de cinco linhas, na qual definiu as alturas das notas e o nome de cada uma (...). Nasciam, assim, os nomes das notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol, lá e si." (LDP, p.264).

 

Renascimento

Nesse período, na Europa, cresce o interesse pela música profana (que não era religiosa). A música também é trabalhada em várias melodias, porém ainda as melhores composições musicais dessa época foram feitas para as igrejas.

 

Barroco

A música barroca foi assim designada para delimitar o período da história da música que vai do aparecimento da ópera e do oratório até a morte do compositor, maestro e instrumentista Johann Sebastian Bach. A música barroca foi muito fértil contendo elaborações, brilhantismo e imponência não vistos anteriormente na história da música, fato esse, talvez, devido à oposição aos modos gregorianos até então vigentes. A criação aflorou no período barroco e diversos gêneros musicais foram criados.

 

Classicismo

Nesse período, a música instrumental passa a ter maior destaque, adquirindo "porte", elegância e sofisticação. São sons suaves e equilibrados. Nesse período criou-se, ainda, a sonata, e os espetáculos de ópera passam a ter um brilho maior, bem como as orquestras se desenham e passam a ter grande relevância.

 

Música no século XX

Podemos dizer que, esse período, para a música, foi uma verdadeira REVOLUÇÃO. O entusiasmo foi grande, inovações, criações, novidades, tendências, gêneros musicais apareceram. Foi um período rico para a música, impulsionado pela rádio, e pelo surgimento de tecnologias para gravar, reproduzir e distribuir essa arte.

No início do século XX, o interesse por novos sons fez os compositores incorporarem uma grande quantidade de instrumentos e objetos sonoros à música. Compositores como Leroy Andersen, que compôs uma obra para máquina de escrever e orquestra, Hermeto Pascoal que criou músicas com sons produzidos por garrafas, ferramentas, conversas e grunhidos de porcos e Ottorino Respighi, que escreveu uma obra para orquestra e rouxinou intitulada "Pinheiros de Roma".

Todos os sons podem ser aproveitados em música, pois oferecem muitas possibilidades de enriquecer uma composição.

 

                                                                          Atividade

      1. Quem foi Guido d’Arezzo? O que ele criou?

      2. Na Antiguidade quem foi o responsável em descobrir as notas musicais?

 3. Como foi o período do século XX para a música?

  4. Cite as fases que a música passou ao longo da história.

 

5ª AULA:  Trabalhando com a música – Shimbalaiê

                                                         

Professor – apresente a música   Shimbalaiê

 https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA

Vamos ouvir e analisar a música

 

1- Leia um trecho da letra de música a seguir.

Shimbalaiê Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar

Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar (2 x)

Natureza, deusa do viver

A beleza pura do nascer

Uma flor brilhando à luz do sol

Pescador entre o mar e o anzol

Pensamento tão livre quanto o céu

Imagino um barco de papel

Indo embora pra não mais voltar

Tendo como guia Iemanjá

Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o

mar

Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar

(2 x)

 

Quanto tempo leva pra aprender

Que uma flor tem vida ao nascer

Essa flor brilhando à luz do sol

Pescador entre o mar e o anzol

Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o

mar

Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar                     

(2 x)

 

MARIA GADÚ. Shimbalaiê. Intérprete: Maria Gadú. In: ______. Maria Gadú. Rio de Janeiro: Som Livre Edições Musicais, 2009. 1 CD. Faixa 4

 

Foi isso que Maria Gadú fez quando tinha 10 anos de idade. Um dia, ao olhar para o mar no momento do pôr do sol, ela brincou de criar palavras. “Shimbalaiê” é uma palavra que, segundo Maria Gadú, não tem um significado descrito em dicionários. Há até palavras parecidas, mas não têm ligações com essa criada pela artista..

 

Vamos analisar e responder-

 

a-“Shimbalaiê”... que palavra será essa?

 

b-Você já a viu em algum dicionário?

 

c-Será uma palavra da língua portuguesa ou de outro idioma?

 

d-Será que é nome de objetos, de elementos da natureza, de gente? Ou será o nome de um som?

 

e-Tudo na arte precisa de uma explicação ou tem arte que é pura invenção?

 

f-Que som o som das coisas tem?

 

g-Os sons das músicas podem nos provocar sensações?

 

6ª AULA:  Criar, combinar e integrar expressões sonoras

 

 

 

 

 

                                            SOM

Você já observou os sons à sua volta? Eles são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis?

O som é um fenômeno acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências regulares ou não.

Que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são produzidos por vibrações.

Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas

se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

Essa propagação é semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando

jogamos uma pequena pedra.

Você percebe os sons característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los e registrá-los.

 

Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por alguns instantes, nos sons do ambiente onde

você está e procure distingui-los.

1. Há sons muito longos?

2. Outros sons são

mais curtos?

3. Quais sons se repetem?

 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes, fracos, de timbres

diferentes?

Os sons podem ser classificados com base no estudo de características das fontes sonoras.

Durante nossa vida, temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma espécie de memória sonora

É por essa razão que aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído

de um carro ou de um lugar. Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração.

A música é formada por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes, pois elas contribuem para a composição musical. 

 

 

Responda

1- O que é o som?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

2- Como são produzidos os sons?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

3- Quantos são os elementos formadores do som? E quais são eles?

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 Veja a tabela abaixo que mostra os elementos de uma música:

 

 

                        

7ª AULA:  Continuando –

 

 

 

 

 

 

 

 

Timbre – Pode-se dizer que o Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som

ou a voz de um instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete

ou a voz de um soprano à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano à de um tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as impressões digitais.

 

Intensidade- é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele é fraco (baixa

intensidade) ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe.

E semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.

 

Altura -  é por meio da altura que podemos distinguir um som agudo(fininho), de um som grave(

grosso).A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves.

 

As vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá – sol – lá – si

 

Duração – a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, istoé, se o som é curto

(rápido) ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

Alguns sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período de tempo

, como o som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo maior.

 

 

Densidade-A densidade sonora é a qualidade que estabelece um

maior ou menor número de sons simultâneos (que são produzidos

ao mesmo tempo). Quando ouvimos um grande conjunto de

timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem

uma grande densidade sonora.

 

Se possível assista aos vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac

https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

 

 

CONCLUSÃO

 

Portanto, a música é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando bem-estar, ajudando na concentração e no desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

 

Fontes:

www.infoescola.com / www.arte.seed.pr.gov.br/ 

www.significados.com.br / www.sabra.org.br 

(Texto adaptado por Tudo Sala de Aula

 

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Observe as figuras de acordo com a intensidade isso é, do som mais fraco para o mais forte.

a)Quais são as imagens que apresentam o som mais fraco –

b)Quais são as imagens que apresentam o som mais forte -

2. Recorte de revista ou desenhe três imagens. Descreva as propriedades do som que essa imagem produz. O som é alto ou baixo. É curto ou longo. É grave ou agudo?

Alguns exemplos: apito, leão, flauta, violino, contrabaixo, trovão, sirene da ambulância, telefone tocando.

Imagens ou desenhos

descrição dos sons

 

Agudo/ baixo

 

 

 

 

 

 

 

8ª AULA -  Artista da nossa Cidade

                                     

                      José Aparecido Moreira Chaves - ( Zezinho da banda show cant)

Brasileiro,casado , pai de três filhas,  nascido em  Comercinho,interior de Minas Gerais,o músico Zezinho veio para Itamaraju há mais ou menos 40 anos,começou a música com um grupo de pagode ,  depois com uma banda de forró e por fim surgiu a famosa banda show cant.

  O surgimento da banda show Cant foi há 35 anos atrás, Zezinho tem 40 anos de carreira, a banda show cant é uma banda eclética ,pois toca de tudo um pouco.

  Zezinho, além da banda show Cant possui um trio elétrico , sobrevive da música , possui duas formações :administração e contabilidade , más não quis exercer nem uma das duas profissões as quais se formou.

  A banda Show Cant é uma banda muito participativa  no verão , Zezinho também tem um grupo de forró chamado chinelo de couro, tem a música como sua vida, pois trabalha se divertindo e se diverte trabalhando.

                        Atividade

1-Onde nasceu e qual o nome completo do músico Zezinho?

2-Qual o estilo de música da banda show cant?

3-O que é a música para zezinho?

4- Quando surgiu  a banda  show cant?

5-Além da banda show cant, qual o nome do grupo de forró de Zezinho.?

Entrevista feita  pela professora: Sirléia Brito (29/09/2021)

Fontes:Acessados em 28/09/2021

https://youtu.be/fLMnXXUGcac

https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

 

https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1

 

https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA

https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet

https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  ( ) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;     ( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário