10ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
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Tema: Itamaraju
em Foco-História da Música (Banda
Show Cant) Temas Contemporâneos/ Integradores: Ciência e
Tecnologia, Cidadania e Civismo |
Objeto do
conhecimento: Elementos da Linguagem,Processos
de Criação,Contextos e Práticas, Cidade,
Cultura e Práticas Culturais |
Unidade Temática: Música
e Artes Integradas Ano:
6º Período: 04/10 a 30/10/2021
Aulas:8 |
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HABILIDADES |
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(EF15AR13)
Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão
musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos
contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos
constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.),
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musical. (EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som
que influenciam as dimensões emocionais e espirituais. (EF15AR17) Experimentar improvisações,
composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons
corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de
modo individual, coletivo e colaborativo, percebendo-se em espaço e tempo
musical e corporal (EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as
diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das
produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura
local e das produções dos educandos dentro e fora da escola. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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Experimentar a ludicidade, a percepção,
a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola de fora
dela no âmbito da Arte. ·
Mobilizar
recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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Alguns cuidados
que devemos ter na aula: Boas-vindas. -Informações sobre a
forma das aulas presenciais e hibrida - Uso obrigatório de mascaras - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas. - Socialização entre professores e alunos -Todas as Atividades deverão
ser registradas no caderno pelos alunos PROJETO QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA O professor após os levantamentos prévios deverá apresentar aos
alunos o mini projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno
gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo,
desde que não faça apologia à droga, sexo e violência. O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá
as seguintes etapas:
I.
Todos os alunos e alunas do Ensino
Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar; II.
Cada ano/série competirá somente
entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto,
alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante; III.
A classificação dar-se-á da seguinte
forma: ü A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de
uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as
melhores indicadas pelos professores do componente curricular; ü A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de
cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares. IV.
O desafio consiste em o (a) aluno (a)
gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode,
forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc) V.
O vídeo deverá ser gravado em casa e
não em locais públicos; VI.
Iniciar o vídeo apresentando o nome
do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence; VII.
O aluno deverá aparecer no vídeo com
a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação; VIII.
O período para a realização da etapa
escolar será 09/10 a 23/10/2021 IX.
O aluno (a) poderá ser
desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento; X.
Os professores de Arte deverão
encaminhar em 24/10/2021 à Articulação de área os vídeos que foram
selecionados; XI Os vídeos e fotos dos
campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes
sociais. XII No dia 30/10/2021 será
para a etapa final onde os alunos deverão se apresentar a comissão julgadora
e em seguida será divulgado os vencedores. 1ª AULA: Professor apresente a turma o objeto de conhecimento: MUSICOTERAPIA Musicoterapia: O que é, para que serve, como funciona e os benefícios. O que é musicoterapia? Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e
serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca
facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes. Pode ser utilizado em qualquer área que
haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de
prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Além disso, existe a musicoterapia
comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o
engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham
plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de
Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e
restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma
melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor
qualidade de vida”. Como a música age no cérebro? Um estudo publicado em 2014 analisou como o
cérebro funciona quando sob influência de música. Nesse estudo, os pesquisadores colocaram
músicos de jazz para tocar seus instrumentos enquanto faziam uma ressonância
magnética do cérebro. Essa prática serviu para averiguar quais partes do
cérebro se acendiam quando os músicos estavam tocando. Além de se constatar que todas aquelas
regiões foram de fato ativadas, os pesquisadores pediram que os músicos
improvisassem em conjunto. Isso possibilitou a constatação de que o cérebro,
quando estamos improvisando uma música em conjunto, funciona de uma maneira
muito similar a quando estamos conversando oralmente com outra pessoa. Essa descoberta serve de respaldo para
musicoterapia e seus benefícios para processos comunicativos, visto que as
mesmas áreas de comunicação se acendem tanto quando estamos conversando como
quando estamos tocando algum instrumento com outra pessoa. Além disso, a música ativa diversas regiões
do cérebro responsáveis pela memória, como o hipocampo. Isso faz com que ela
possa ser utilizada de forma terapêutica em pacientes que sofrem com doenças
neurodegenerativas, como o Alzheimer. Como funciona a musicoterapia? É bastante difícil descrever o que acontece
em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de
tratamento. Ele pode ser realizado com o paciente
passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja,
participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis
para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de
autoexpressão. Também é possível que a musicoterapia seja
utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em
conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso,
as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias
emoções com mais facilidade.
Atividade 1ª sugestão: Uma
sugestão de atividade é uma brincadeira clássica envolvendo música e
movimento. Se chama “Stop”. Então vamos lá; Vamos
envolver a casa toda, família e cuidadores! O condutor da brincadeira prepara
o ambiente, deixando-o mais livre possível, sem risco de acidentes, e coloca
uma música para tocar. Os
participantes dançam e se movimentam livremente. Quando o condutor pausar a
música, todos devem “congelar”, “paralisar”. Assim que a música voltar, todos
seguem na dança. Uma variação pode ser a do “Vivo ou Morto”.
A depender das condições da pessoa, ela deita quando a música parar, e se
levanta quando a música voltar. Use
o vídeo abaixo como sugestão para fazer o desafio da “Gata”. Acesse: https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet 2ª sugestão:
Estátua
- Xuxa | FitDance Kids (Coreografía Oficial
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen Peça os alunos para fazer o vídeo
realizando a atividade e em seguida enviar o vídeo para o professor. 2ª AULA: A música é um dos elementos mais importantes das artes, visto que sua
origem nos leva aos tempos mais antigos da humanidade. As primeiras
civilizações já usavam a música em suas festas, em seus eventos religiosos e
culturais. A música é considerada a sucessão de sons e silêncio em um
determinado período de tempo. Hoje, a manifestação artística através da
música possui uma extrema importância na vida do homem. Ela está presente ao
nosso redor e sempre vamos identificá-la em nossas vidas: toques de
celulares, sons do computador, propagandas de TV, teatros, dentre outros.
ATIVIDADE 1-
Qual o
significado da palavra música? 2-
Para
você, por que a música é importante para a humanidade? 3-
A
música está presente em nossas vidas. Como podemos identificá-la? 4 - Ouvir, cantar e desenhar; Ouça sua música
preferida. Faça desenhos enquanto as ouve ou crie imagens para descrever as sensações
que elas lhe provocam. 3ª AULA: História da Música (1ª parte) https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1Acessado;
28/09/2021 ATIVIDADE 2- Como o homem da pré-história começou a fazer música? 3- Defina como era a música em: ·
Roma – ·
Egito – ·
África – 4 – No Brasil a influência musical
veio de: a) ( ) Itamaraju b) (
) Roma c) ( ) Portugal d) Porto Seguro 4ª AULA: História da Música
( 2ª parte) Idade Média Na Idade das Trevas ou Idade Média a Igreja
tinha forte influência sobre os costumes e culturas dos povos em toda a
Europa. Muitas restrições eram impostas e, por essa razão, observamos o
predomínio do canto gregoriano ou cantochão, porém houve um grande desenvolvimento
da música mesmo com o direcionamento da igreja nas produções culturais e
nessa fase a música popular também merece destaque com o surgimento dos
trovadores e menestreis. É importante citar, na Idade Média, Guido d'Arezzo,
um monge católico que "criou a pauta de cinco linhas, na qual definiu as
alturas das notas e o nome de cada uma (...). Nasciam, assim, os nomes das
notas musicais que conhecemos: dó,ré, mi, fá, sol, lá e si." (LDP,
p.264). Renascimento Nesse período, na Europa, cresce o interesse
pela música profana (que não era religiosa). A música também é trabalhada em
várias melodias, porém ainda as melhores composições musicais dessa época
foram feitas para as igrejas. Barroco A música barroca foi assim designada para
delimitar o período da história da música que vai do aparecimento da ópera e
do oratório até a morte do compositor, maestro e instrumentista Johann
Sebastian Bach. A música barroca foi muito fértil contendo elaborações,
brilhantismo e imponência não vistos anteriormente na história da música,
fato esse, talvez, devido à oposição aos modos gregorianos até então
vigentes. A criação aflorou no período barroco e diversos gêneros musicais
foram criados. Classicismo Nesse período, a música instrumental passa
a ter maior destaque, adquirindo "porte", elegância e sofisticação.
São sons suaves e equilibrados. Nesse período criou-se, ainda, a sonata, e os
espetáculos de ópera passam a ter um brilho maior, bem como as orquestras se
desenham e passam a ter grande relevância. Música no século XX Podemos dizer que, esse período, para a
música, foi uma verdadeira REVOLUÇÃO. O entusiasmo foi grande, inovações,
criações, novidades, tendências, gêneros musicais apareceram. Foi um período
rico para a música, impulsionado pela rádio, e pelo surgimento de tecnologias
para gravar, reproduzir e distribuir essa arte. No início do século XX, o interesse por
novos sons fez os compositores incorporarem uma grande quantidade de
instrumentos e objetos sonoros à música. Compositores como Leroy Andersen, que
compôs uma obra para máquina de escrever e orquestra, Hermeto Pascoal que
criou músicas com sons produzidos por garrafas, ferramentas, conversas e
grunhidos de porcos e Ottorino Respighi, que escreveu uma obra para orquestra
e rouxinou intitulada "Pinheiros de Roma". Todos os sons podem ser aproveitados em
música, pois oferecem muitas possibilidades de enriquecer uma composição.
Atividade
1. Quem foi Guido d’Arezzo? O que ele criou? 2. Na Antiguidade quem foi o
responsável em descobrir as notas musicais? 3. Como foi o período do século XX para a
música? 4. Cite as fases que a música passou ao
longo da história. 5ª AULA: Trabalhando com a música – Shimbalaiê Professor – apresente a música Shimbalaiê
https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA Vamos ouvir e
analisar a música 1- Leia um trecho da
letra de música a seguir. Shimbalaiê
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez
que ele vai repousar (2 x) Natureza, deusa do
viver A beleza pura do nascer Uma flor brilhando à
luz do sol Pescador entre o mar
e o anzol Pensamento tão livre
quanto o céu Imagino um barco de
papel Indo embora pra não
mais voltar Tendo como guia
Iemanjá Shimbalaiê, quando
vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez
que ele vai repousar (2 x) Quanto tempo leva pra
aprender Que uma flor tem vida
ao nascer Essa flor brilhando à
luz do sol Pescador entre o mar
e o anzol Shimbalaiê, quando
vejo o sol beijando o mar Shimbalaiê, toda vez
que ele vai repousar
(2 x) MARIA
GADÚ. Shimbalaiê. Intérprete: Maria Gadú. In: ______. Maria Gadú. Rio de
Janeiro: Som Livre Edições Musicais, 2009. 1 CD. Faixa 4 Foi isso que Maria
Gadú fez quando tinha 10 anos de idade. Um dia, ao olhar para o mar no
momento do pôr do sol, ela brincou de criar palavras. “Shimbalaiê” é uma
palavra que, segundo Maria Gadú, não tem um significado descrito em
dicionários. Há até palavras parecidas, mas não têm ligações com essa criada
pela artista.. Vamos analisar e
responder- a-“Shimbalaiê”... que
palavra será essa? b-Você já a viu em
algum dicionário? c-Será uma palavra da
língua portuguesa ou de outro idioma? d-Será que é nome de
objetos, de elementos da natureza, de gente? Ou será o nome de um som? e-Tudo na arte
precisa de uma explicação ou tem arte que é pura invenção? f-Que som o som das
coisas tem? g-Os sons das músicas podem nos provocar sensações? 6ª AULA: Criar,
combinar e integrar expressões sonoras SOM Você já observou os sons à sua volta? Eles
são fortes ou fracos? São agudos ou graves? São agradáveis? O som é um fenômeno
acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer,
transmitida por meio (gasoso, sólido ou líquido) de propagação de frequências
regulares ou não. Que são captadas
pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro. Os sons são
produzidos por vibrações. Quando agitamos ou
tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando
ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é
semelhante as ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena
pedra. Você percebe os sons
característicos de certos ambientes? Existem vários tipos de sons. Podemos percebê-los
e registrá-los. Faça uma experiência auditiva. Preste atenção, por
alguns instantes, nos sons do ambiente onde você está e procure
distingui-los. 1. Há sons muito
longos? 2. Outros sons são mais curtos? 3. Quais sons se
repetem? 4. Você percebe sons graves, agudos, fortes,
fracos, de timbres diferentes? Os sons podem ser classificados
com base no estudo de características das fontes sonoras. Durante nossa vida,
temos experiências com inúmeras sonoridades diferentes. Com o tempo, criamos uma
espécie de memória sonora É por essa razão que
aprendemos a reconhecer os sons, seja a voz de uma pessoa ou o ruído de um carro ou de um lugar.
Assim, aprendemos a perceber parâmetros sonoros que são classificados, de
modo geral, em: timbre, intensidade, altura e duração. A música é formada
por três elementos: ritmo, harmonia e melodia. As notas formam a melodia, o
ritmo é que ordenará essa melodia no compasso, o compositor harmonizará todos
esses elementos e pensará nos instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve
combinar e fazer sentido ao ouvido. Na música, até as pausas são importantes,
pois elas contribuem para a composição musical. Responda 1- O que é o som? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2- Como são produzidos os sons? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3- Quantos são os elementos
formadores do som? E quais são eles? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Veja a tabela abaixo que mostra os
elementos de uma música: 7ª AULA: Continuando
– Timbre – Pode-se dizer que o
Timbre é a “cor “do som. Aquilo que distingue a qualidade do som ou a voz de um
instrumento ou cantor. Por exemplo, diferenciar o som da flauta ao do clarinete ou a voz de um soprano
à de um tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é soprano à de um
tenor Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada
pessoa possui um timbre próprio de voz , tão individual quanto as impressões
digitais. Intensidade-
é a propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se ele
é fraco (baixa intensidade)
ou se é forte( alta intensidade), Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem
energias que se espalham em todas as regiões, Quanto maior é a energia que a
onda transporta, maior é a intensidade do som que nosso ouvido percebe. E
semelhante ao que habitualmente chamamos de volume. Altura - é por meio da altura que podemos
distinguir um som agudo(fininho), de um som grave( grosso).A
altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas
produzem sons agudos e as vibrações lentas produzem os sons graves. As
vibrações que definem cada uma das notas musicais são: Dó - ré- mi- fá
– sol – lá – si Duração –
a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos,
istoé, se o som é curto (rápido)
ou longo (demorado). É a característica que revela o tempo de emissão de um
som, depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. Alguns
sons possuem ressonância curta, istoé, continuam soando por um breve período
de tempo , como o
som dos tambores, e outros que permanecem soando por um período de tempo
maior. maior ou
menor número de sons simultâneos (que são produzidos ao mesmo
tempo). Quando ouvimos um grande conjunto de timbres
simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma
grande densidade sonora. Se
possível assista aos vídeos propriedades do som : https://youtu.be/fLMnXXUGcac https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q CONCLUSÃO Portanto, a música
é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da mente humana,
promovendo o equilíbrio, proporcionando bem-estar, ajudando na concentração e
no desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas
para o pensamento. Fontes: www.infoescola.com
/ www.arte.seed.pr.gov.br/ www.significados.com.br
/ www.sabra.org.br (Texto adaptado
por Tudo Sala de Aula ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU 1. Observe
as figuras de acordo com a intensidade isso é, do som mais fraco para o mais
forte. a)Quais
são as imagens que apresentam o som mais fraco – b)Quais são as
imagens que apresentam o som mais forte - 2.
Recorte
de revista ou desenhe três imagens. Descreva as propriedades do som que essa
imagem produz. O som é alto ou baixo. É curto ou longo. É grave ou agudo? Alguns exemplos:
apito, leão, flauta, violino, contrabaixo, trovão, sirene da ambulância,
telefone tocando.
8ª AULA - Artista
da nossa Cidade José
Aparecido Moreira Chaves - ( Zezinho da banda show cant) Brasileiro,casado
, pai de três filhas, nascido em Comercinho,interior de Minas Gerais,o
músico Zezinho veio para Itamaraju há mais ou menos 40 anos,começou a música
com um grupo de pagode , depois com
uma banda de forró e por fim surgiu a famosa banda show cant. O surgimento da banda show Cant foi há 35
anos atrás, Zezinho tem 40 anos de carreira, a banda show cant é uma banda
eclética ,pois toca de tudo um pouco. Zezinho, além da banda show Cant possui um
trio elétrico , sobrevive da música , possui duas formações :administração e
contabilidade , más não quis exercer nem uma das duas profissões as quais se
formou. A banda Show Cant é uma banda muito
participativa no verão , Zezinho
também tem um grupo de forró chamado chinelo de couro, tem a música como sua
vida, pois trabalha se divertindo e se diverte trabalhando. Atividade 1-Onde nasceu e qual o nome
completo do músico Zezinho? 2-Qual o estilo de música da
banda show cant? 3-O que é a música para
zezinho? 4- Quando surgiu a banda
show cant? 5-Além da banda show cant,
qual o nome do grupo de forró de Zezinho.? Entrevista
feita pela professora: Sirléia Brito
(29/09/2021) Fontes:Acessados
em 28/09/2021 https://youtu.be/fLMnXXUGcac https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q https://www.portalescolar.net/2014/01/atividades-de-arte-6-ano-exercicios.html?m=1 https://www.youtube.com/watch?v=PZxUd4XYGkc&ab_channel=MariaGad%C3%BA https://www.instagram.com/reel/CS7LWnkHsQY/?utm_medium=share_sheet https://www.youtube.com/watch?v=6KIWBkAikGs&ab_channel=FitDanceKids%26Teen |
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RECURSOS:(x ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; ( ) Jogos; (x) Textos Informativos; (x
) Outros: |
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AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (
) Seminários; (x) Apresentação oral; x() Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( x ) Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros: |
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