PLANO ANUAL DE ARTE 6ºANO 2023

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

Professores (as) de Arte: Ana Lúcia Dias Leite, Beatriz Santana Alves, Claúdia Alves dos Reis, Danilo Ribeiro Cunha, Jocinéia Braz de Araújo Mello, Marcela Nascimento da Gama, Marizete da Silva Santos, Niciara Soares Mota, Nildo Celio Almeida da Conceição, Renata de Souza Silva, Sirléia Costa de Brito, Solúvia de Oliveira Cézar dos Santos, Susana Lúcia Ferreira Britto.

 

Articuladora: Valdirene Soares de Almeida Pires

 ÁREA DE CONHECIMENTO:   Linguagens        COMPONENTE CURRICULAR: Arte

PROFESSOR(A):                                                                      

TURNO:

O Componente Curricular de Arte contribui, para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, propicia a troca entre culturas, favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, o respeito, o diálogo intercultural, importantes para o exercício da cidadania. De acordo a (BNCC) este componente está centrado em cinco Unidades Temáticas: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas. Essas linguagens articulam saberem referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento (criação, crítica, estesia, expressão, fruição, reflexão, que de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística). Tais dimensões perpassam os conhecimentos em todas as unidades temáticas. Não existe nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico. A referência a essas dimensões busca facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Arte, integrando os conhecimentos do componente curricular. Assim, é importante que o componente curricular Arte leve em conta o diálogo entre essas linguagens, o diálogo com a literatura, além de possibilitar o contato e a reflexão acerca das formas estéticas híbridas, tais como as artes circenses, o cinema e a performance. Atividades que facilitem um trânsito criativo, fluido e desfragmentado entre as linguagens artísticas construindo uma rede de interlocução, inclusive, com a literatura e com outros componentes curriculares. Em síntese, o componente Arte no Ensino Fundamental articula manifestações culturais de tempos e espaços diversos, incluindo o entorno artístico dos alunos e as produções artísticas e culturais que lhes são contemporâneas. No que diz respeito ao currículo local, foram realizadas discussões com todos os profissionais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino para complementação e adequação dos objetos de conhecimento de acordo a realidade do município, conforme tabela abaixo. O Componente Curricular de Arte, está constituído por quatro linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Sendo trabalhadas de forma interdisciplinar, levando em consideração as especificidades dos grupos em seus diversos contextos, tempos e territorialidades, abordados por uma unidade do conhecimento denominada Artes Integradas. Vejamos sobre as linguagens: As Artes Visuais são consideradas como um conjunto de manifestações, produzidas nos diversos tempos históricos e contextos sociais tendo a expressão visual como fonte principal de comunicação.

O trabalho com Artes Visuais possibilita aos estudantes explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. (BAHIA, 2019, p. 245). Vale salientar, que a área das Artes Visuais consta um repertório gigantesco, que vai desde a pintura e escultura, até vídeo, animações, colagens, arte urbana, instalações artísticas, performances, arte corporal, apresentações de rua, histórias em quadrinhos, artes decorativas, arte multimídia, design gráfico, de produtor e de moda, entre outros “[...] que gere a necessidade de saber ver e perceber”. (BRASIL 1998, p. 63). A Dança é vista como uma expressão corporal que faz parte de toda a atividade humana, sendo ela essencial para o desenvolvimento integral e integrado, ao movimentar-se a criança e o jovem constrói sua autonomia. A Dança constitui-se como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética. (BAHIA, 2019, p. 245). É pertinente frisar, que a dança propicia o entendimento de como o corpo funciona, como se movimenta, trabalha a motricidade, cognição e a afetividade, estabelecendo a interação e o fortalecimento das relações sociais. Assim “ [...] a dança é forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação e a capacidade de comunicação [...]. ” (BRASIL, 1998, p. 74). 379 A Música faz parte de toda forma de expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham formas, sentidos e significados no âmbito da sensibilidade subjetiva das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos, estabelecidos no domínio de cada cultura. Neste contexto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a Música proporciona: A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciara música interrelacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade. (BRASIL, 2017, p. 196). É notório que a Música contribui para o desenvolvimento crítico dos educandos, vivenciar a música, o sentir, expressar e pensar a realidade sonora, as constantes mudanças levam os jovens a identificar as diversas linguagens e sonoridades expressas, contribuindo para o desenvolvimento das competências artísticas. Nisto, “[...] o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano”. (BRASIL, 1998, p. 80). O Teatro é a área da linguagem que possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos, amplia a capacidade de dialogar, de compartilhar ideias, atitudes e sentimentos, estabelecendo a relação coletiva dos indivíduos. Nesse contexto: O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizadas pela interação entre atuantes e espectadores. (BAHIA, 2019, p. 246). Em síntese, o componente Arte no Ensino Fundamental articula manifestações culturais de tempos e espaços diversos, incluindo o entorno artístico dos alunos e as produções artísticas e culturais que lhes são contemporâneas. Do ponto de vista histórico, social e político, propicia a eles o entendimento dos costumes e dos valores constituintes das culturas, manifestados em seus processos e produtos artísticos, o que contribui para sua formação integral

O planejamento anual foi elaborado sob as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento Curricular Referencial da Bahia(DCRB) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organizou o Componente Curricular de Arte, em uma área denominada Área das Linguagens. Foi estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de todo o Ensino Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas para cada Ano/Série.                                      

 

 

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Arte no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão. Proporcionando o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética caracterizando um modo próprio de ordenar a dar sentido a experiência humana, desenvolvendo com o educando, a sensibilidade, a percepção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, necessário para compreender a Arte como meio de humanização da realidade.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR  ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o desenvolvimento de algumas competências específicas:

1-Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

2. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

                                                                          METODOLOGIAS

·          Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou atividades práticas;

·         Apresentação de aulas com ferramentas digitais ( projetor, televisão, celular, etc...)

·         Vídeo aula

·         Filmes

·         Leitura e interpretação de textos;

·         Leituras compartilhadas

·          Conversa informal;

·         Aula expositiva utilizando o livro didático;

·         Atividades de desenho, pintura, recorte e colagem

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

·         Visitas a espaços culturais.

·         Atividades de pesquisa e construção;

·         Utilizar desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar ideias e a realizar descobertas.

 As metodologias também devem vir acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos professores de arte deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, tv, data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica educativa, chamando atenção do aluno para o tema.

 Ao planejar a aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, painel, revistas, slides e o material confeccionado para despertar no estudante o desejo de construir na aula prática, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento.

                                                                                       6º ANO

                                                                                    I TRIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais/Artes Integradas

 

TEMA INTER CURRICULAR

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”

01/03 a 07/04/2023

 

Ø  Saúde na Escola

Ø   Educação em Direitos Humanos

 

 

 

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação (Quais emoções as cores me despertam nas obras de Luciano Martins)

Contextos e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação. (As Primeiras Expressões Artísticas) 

 

                                                                                   HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

(EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

 

 

 

(EF1505AR06) consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF1504AR02) - Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.)

(EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

 

UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais/ Teatro

 

TEMA INTER CURRICULAR

 

         TEMAS CONTEMPORÂNEOS/       INTEGRADORES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”(10/04 a 26/05/2023).                     

 

Ø  Ciência e Tecnologia

Ø  Cidadania e Civismo

Ø  Meio Ambiente

Ø  Educação Ambiental

 

Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação e Contextos e Práticas.  (A Roupa e a Arte)

 

 

Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação. (A Poesia do Corpo)

 

Contextos e Práticas, Sistema de Linguagem, Matrizes Estéticas e Cultural, Processos de Criação. (A Arte da Fotografia/ História do Cinema)

 

                                                                                   HABILIDADES

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, a partir de seu contexto artístico cultural e suas manifestações local, regional e nacional, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,quadrinho,dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance etc).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

(EF1505AR06) consiste em: Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF1504AR02) - Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

.(EF69AR024)  Reconhecer e apreciar artitas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes epócas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR025) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. 

 

(EF69AR031) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões de vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR035) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

(EF15AR87BA) Perceber e construir as materialidades que exigem fazer escolhas, de investigação e manipulação de matéria (materiais: tinta, argila, sucata, cola, materiais naturais, etc e meios, tela, papel, tecido, madeira, aço, etc.)

(EF15AR06BA) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

 

                                                                                     II TRIMESTE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):  Dança, Artes Visuais

 

TEMAS INTER CURRICULARES

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

As diversas facetas do Consumo

 (12/06 a 04/08/2023).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura, escrita (  07/08 a 01/09/2023).    

Educação Financeira para o Consumo

Ø  Educação Fiscal

Educação em Direitos Humanos

Ø  Ciência e Tecnologia

* Contextos e Praticas, Elementos da Linguagem ( Ponto, linha, curva, pontilhismo, mosaico)

* Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Processos de criação( Corpo, Espaço e Tempo) “Viver e dançar”

*Elementos da linguagem, Processos de criação. (Ações Corporais e Cinesfera)

Dança Coral( Maria Duschenes (1922-2014)

*Contextos e práticas; Elementos da linguagem; Processos de criação

(Steve Paxton)

*Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Processos de Criação, Matrizes Culturais e Estéticas

 (História da Dança-Região Norte)

Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos.

 

                                                                                      HABILIDADES

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

 (EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos

(EF15AR08)Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética..

(EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

(EF15AR50BA) Conscientizar-se da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação pessoal e cultural, promovendo o autoconhecimento.

(EF15AR64BA) Vivenciar, contextualizar e executar a ginga e os golpes de defesa e ataque da capoeira a partir de dinâmicas em grupos, reconhecendo a capoeira como um processo artístico de dança, e não de violência.

(EF15AR72BA) Vivenciar práticas de dança e atividades rítmicas expressivas na escola, na comunidade e em espaços culturais.

(EF15AR73BA) Apreciar, analisar e relatar as apresentações de dança e de atividades rítmico-expressivas ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais.

 

 III TRIMESTRE

UNIDADE (S) TEMÁTICA(S): Música, Artes Visuais, Artes Integrada, Teatro    

 

 

TEMAS INTER CURRICULARES

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

 

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023.

Ø  Educação na Escola

Ø  Cidadania e Civismo

Ø  Ciência e Tecnologia

Contextos e práticas,Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de

criação

História da música

Linguagem musical/gênero musical

Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack

e outras drogas.

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

Ø  Economia (Educação Fiscal)

Ø  Ciência e Tecnologia

Ø  Saúde na Escola

Ø  Cidadania e Civismo

 

Contextos e Práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Arte e Tecnologia, Cidade, Cultura e Práticas Culturais

(Itamaraju Ontem e Hoje)

Contextos e Práticas; Materialidades; Processos de Criação; Sistemas da Linguagem; Elementos da Linguagem; Notação e Registro Musical; Matrizes Estéticas e Culturais; Patrimônio Cultural. “Arte e juventude

Outubro Rosa

( 27/11 a 08/12/2023).                

Ø  Educação para as Relações Étnico-raciais

Ø  Educação para a Diversidade

Contextos e Práticas, Processos de Criação, Patrimônio Cultural, Arte e Tecnologia. (Arte Conectando Povos )

Contexto e Práticas

Processo de Criação

Matrizes Estéticas e Culturais

(Consciência Negra -Bonecas Abayomi)

 

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capa- cidade de simbolizar e o repertòrio imagético.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como ele- mentos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana

(EF15AR14)  Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

(EF15AR109BA) Explorar as propriedades do som que influenciam as dimensões emocionais e espirituais.

(EF15AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF69AR06IT) Conhecer, valorizar e apreciar o patrimônio, as diversas expressões artísticas culturais, promovendo a exposição das produções artísticas, feira cultural, favorecendo o reconhecimento da cultura local e das produções dos educandos dentro e fora da escola.

(EF69AR31)  Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

 (EF69AR07IT) Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos socioculturais identitários, o negro e suas diversidades e expressões artísticas, valorizando a cultura Afro, a Consciência Negra, produzir espaços para apreciação das produções artísticas no ambiente escolar.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR33) ) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

 

OBJETIVOS, FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS 

 

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante.

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem permeia todo o caminho pedagógico de apreensão dos novos conhecimentos, tomando como referência a prática social do estudante, devendo ser compreendida em três dimensões: avaliação inicial, avaliação processual e avaliação de resultado.

Avaliação Inicial

A avaliação inicial fornece informações aos professores sobre o desempenho dos estudantes que com base nesse diagnóstico, terão subsídios suficientes para intervir e tomar decisões no que se refere ao planejamento pedagógico, pois, segundo Luckesi (2003), o ato de avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir.

Avaliação Processual

A avaliação processual é formativa, possibilita ao/à professor/a acompanhamento dos avanços e das dificuldades dos estudantes ao longo do processo. Nessa dimensão, a avaliação permite que as intervenções pedagógicas sejam promovidas no tempo em que as dificuldades ocorrem e, por isso, evita resultados indesejados.

· Avaliação de Resultado

Finalmente, o/a professor/a realiza sua avaliação a partir do trabalho desenvolvido com os estudantes e estes avaliarão em que medida o objeto do conhecimento teórico se transformará em ação após ser trabalhado. Este é o momento da prática social final, ou seja, é o momento da avaliação na prática, em consonância com a síntese do método didático. Nesse sentido, a prática social final se efetiva quando há mudança de comportamento do estudante, ou seja, quando o mesmo se posiciona diante das problemáticas cotidianas, intervindo positivamente na solução destas (GASPARIN, 2007).

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, propostos para cada área de conhecimento, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes de cada componente curricular.

Nessa premissa, definir critérios significa ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

 

A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisa, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo especifico a aquisição de determinado   conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:

•Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos, expressão oral, expressão escrita e domínio do conhecimento explicita da língua.

•Auto avaliação.

•Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalhos (individuais e em grupo).

•Comportamento – (participação, assiduidade, reponsabilidade, organização, etc.).

 

 

 

Exemplos de Auto avaliação:

                                                                 AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR

1. Procuro dar assistência individual aos alunos, atendendo às suas dificuldades? Como?

2. Quais os aspectos atitudinais trabalhados nesse período? Como o grupo se encontra quanto a esses objetivos?

3. Quais assuntos foram objetos de conhecimento nesse período? Como o grupo se encontra frente a eles?

4. O que deve ser melhorado no componente curricular?

5. Quais aspectos avalio como dificuldades da minha ação pedagógica?

6. De que maneira conduzo a aula na educação online?

7. Delego atribuições aos meus alunos para que busquem o conhecimento por si interações em minhas aulas? São dominadas por poucos? Minhas aulas são realmente interativas?

8. Sinto-me à vontade quando meus alunos discordam do meu ponto de vista? Como próprios? É rotina incorporar tarefa                                         s e exercícios colaborativos em minhas aulas?

9. Como me sentiria se um aluno sugerisse algo que ele descobriu em seu processo de aprendizagem?

10. Qual é a minha definição de aprendizagem? Que resultados espero de uma aula online?

                                                                       AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO

1. Minhas contribuições foram significativas?

2. Compartilhei com os colegas e professor o que aprendi?

3. Senti-me à vontade para expressar abertamente os meus problemas e minhas preocupações no grupo?

 4. Fiz comentários substanciais sobre o trabalho de outros participantes?

5. O trabalho em grupo contribuiu para os meus objetivos de aprendizagem e para os do componente curricular?

6. O que foi mais útil e menos útil para mim no processo de aprendizagem?

7. Alcancei meus objetivos de aprendizagem no estudo? Se não os alcancei, quais foram os obstáculos?

8. O que aprendi sobre meu processo de aprendizagem com este objeto de conhecimento/conteúdo?

9. O que aprendi nesta aula terá aplicação em outras áreas da minha vida? Onde aplicarei este conhecimento?

10. Como foi minha participação na aula? Estou satisfeito com o nível e com a qualidade de minha participação?

 

Adaptado e retirado de: Ferramentas de Avaliação na Educação Online Luís Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas - Brasil lpmercado@oi.com.br

 

Referências:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidades em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: Edição do Autor, 2008

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

GIL, José. O movimento total: corpo e dança. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2001.

file:///C:/Users/User/Downloads/SE%20LIGA%20NA%20ARTE%206%C2%B0%20ANO.pdf (Editora Moderna- Se Liga na Arte)6ºano

Editora Moderna –https:mod.lk/7rMuw(Su

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