SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º – ARTE |
|
Tema: Prevenção à COVID 19 (O Ser Humano e a Paisagem Natural) Tema Contemporâneo Integrador: Cidadania
e Civismo/ Saúde na Escola / Ciência e Tecnologia |
Objeto do
conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos
de Criação, Matrizes Estéticas e Culturais, Arte e Tecnologia. |
Unidade Temática: Artes Visuais/Artes
Integradas Ano: 8º Período: 19/07 a 31/07/2021
Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar,
apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes, estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artísticos visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. (EF69AR02)
Pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no
espaço. (EF69AR04)
Analisar
os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção,
cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. (EF69AR05)
Experimentar
e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, performance etc. (EF69AR06)
Desenvolver
processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses
artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de
materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR07)
Dialogar
com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e
processos de criação nas suas produções visuais. (EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e
ética. (EF69AR33) Analisar aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e
as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). (EF69AR35) Identificar e
manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético
e responsável. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos.
1ª AULA
Estaremos estudando sobre a Prevenção à COVID 19,
relacionando o ser humano e a paisagem natural.
1ª Etapa: Após
a leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno: ESCOLA
MUNICIPAL: ___________________________________ PROFESSORA:
___________________________________ COMPONENTE
CURRICULAR ARTE 8º
ANO Pandemia, arte e
paisagem Como todos sabemos e temos
experimentado cotidianamente, vivemos, em razão da pandemia mundial de
Covid-19, um tempo de intensa crise sanitária, social, econômica e política.
Precisamos, mais que nunca, cuidar de nós mesmos e cuidar daqueles que estão
ao nosso redor, procurando seguir, na medida do possível, as instruções de
isolamento social sugeridas por cientistas e autoridades da área da saúde com
o objetivo de passarmos o mais rapidamente possível por este momento. A pandemia tem afetado
profundamente o dia a dia e a rotina de pessoas ao redor de todo o mundo e,
inclusive, de nossa própria vida, da geografia dos mais diferentes lugares da
Terra. De maneira brusca, todos estamos tendo que lidar com algo que nunca
lidamos até então e que definitivamente está sendo difícil para todos. Entretanto, o momento é também
de possibilidades pois enquanto sociedade, estamos sendo desafiados a
refletir sobre um outro modelo de sociedade, em que exista menos
desigualdades, menos violência, menos pobreza, e mais justiça social,
respeito, paz, empatia, solidariedade, altruísmo. Nesse momento em que
estamos em casa, precisamos procurar ocupar nossa mente na medida do
possível, lendo, assistindo histórias e programas que nos façam bem,
escutando músicas positivas e que nos deem força, conversando por telefone ou
internet com amigos queridos, etc. Dentre essas atividades, uma possibilidade
é a observação das paisagens que estão ao redor de nossas casas. Responda: 1.
Como está a rua que passa em frente onde moro? 2.
E o movimento das pessoas? Mudou muito? Mudou pouco?
O que mudou? 3.
Como está o espaço, o lugar, o bairro onde moramos? 4.
Como a pandemia modificou minha paisagem cotidiana e
meu espaço de vivência? 2ª AULA Agora,
observe a imagem a seguir: Vamos
fazer as leituras dos textos das páginas: 22, 23, 24, 25, 26 e 27, em seguida
copiem e respondam as questões a seguir: Atividade 1 - De qual maneira o homem
vem modificando a natureza? 2 - Quais foram os artistas
que por meio das artes refletiram sobre a relação do ser humano com outras
espécies de seres vivos e com o planeta terra de modo geral? 3 - Qual é o nome do artista
impressionista que cultiva plantas de espécies variadas no jardim de sua casa
na região de Givery, no interior da França? 4 - Pesquise sobre o pintor
Claude Monet, em relação as suas pinturas. 5 - Qual é o nome do pintor
da floresta que nasceu no Acre e passou muitos anos vivendo e trabalhando em
um Seringal? 6 - Pesquise sobre Hélio
Melo em relação a suas pinturas. 7 - O que é residência
artística? 8 - Para que servem as birutas? 9 - Observe uma fotografia
do artista Rodrigo Braga (2011), leia o texto da página 27 e responda:
3ª AULA Vamos fazer a dos textos das páginas 29,
31, 32 e 33, copiar e responder as atividades no caderno. Observe na página 29 esta obra da artista Beatriz
Milhazes e responda: O que fez a artista para criar a “Obra Suculentas e
Berinjelas”? 1) O que é Litografia? 2) Fale sobre a missão artística francesa? 3) O que é paisagem? 4) Você conhece as espécies botânicas da região
em que você vive? 5) Se conhece, como é a vegetação? 6) Pesquise em livros, revistas, jornais e
sites que falam sobre as espécies botânicas. 7) O que é paisagista? Livro Mosaico Arte – 8º Ano, editora Scipione, 2ª edição,
São Paulo, 2018 – Acessado em 14/07/2021
4ª AULA Faça a leitura do texto abaixo e responda as
questões atentamente
O que é coronavírus? (COVID19) Coronavírus
é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do
coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China.
Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID- 19). Os primeiros coronavírus
humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que
o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na
microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais
propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais
comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta
coronavírus OC43, HKU1. A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria
das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não
precisarão ser hospitalizadas. Sintomas mais
comuns: Febre, tosse seca, cansaço Sintomas menos
comuns: Dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia,
conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos
das mãos ou dos pés Sintomas graves: Dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou
pressão no peito, perda de fala ou movimento Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre
ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais. Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar
seus sintomas em casa. Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser
infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias. ATIVIDADE 1-
No texto “O que é coronavírus? (COVID19)”, você aprendeu um pouco sobre
esse novo vírus que está se espalhando pelo nosso planeta e quais as
principais atitudes para se prevenir da doença. Quando não nos cuidamos,
podemos nos infectar com vírus e apresentar alguns sintomas, descreva: ·
Sintomas mais comuns - ·
Sintomas menos comuns - ·
Sintomas mais graves - 2-
Depois de ter vivido durante um ano em quarentena, quais os efeitos de
ter vivido esse isolamento? Quais as mudanças foram observadas em seu dia a
dia? 3-
Com base no folheto, elabore uma campanha publicitária (cartaz, banner,
folheto, panfleto) sobre o tema, suas causas e consequências para a escola
e/ou comunidade, entregue juntamente com o Caderno de Atividades EXEMPLO: 2ª Etapa: Após
a leitura dos textos das Páginas 34,35 e 36, responda as questões a seguir: 1 -
Observe a imagem da página 34 com atenção, e explique quando foi feita? E
quem a pintou? 2 - Observe
a imagem abaixo e responda: O que é Morfologia? 3–
Atualmente, como você costuma desenhar a natureza? 4–
Sabendo das terríveis consequências causadas pelas ações do ser humano na
natureza, como é o seu olhar para ela? 5 –
Após a leitura da página 36, responda o que você entendeu sobre: a) Corante:__________________________________________________________________
b) Aglutinante:
_______________________________________________________________ c) Aguada:__________________________________________________________________
6–
Fale sobre as tintas: a) A
Aquarela: _______________________________________________________________ b) O
Guache:_________________________________________________________________ c) O Nanquim:________________________________________________________________ A
tinta Acrílica:___________________________________________________________________ O Ser Humano e a Paisagem Natural Livro Mosaico Arte – 8º Ano, editora Scipione, 2ª edição,
São Paulo, 2018 – Acessado em 14/07/2021 |
RECURSOS:(x
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador; (
) Jogos; (x) Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução
de Exercícios /Livro páginas: (X
) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Referências: https://www.claudio.mg.gov.br/portal/download/arquivos/sCPAx/ acessado em
14/07/2021 QUINTANILHA,
Bruno. Material de apoio para o registro foto-geográfico,2020.acessado em
14/07/2021 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário