Sequência Didática 8ºano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º – ARTE

Tema: Prevenção à COVID 19

 (O Ser Humano e a Paisagem Natural)

Tema Contemporâneo Integrador: Cidadania e Civismo/ Saúde na Escola / Ciência e Tecnologia

Objeto do conhecimento:  Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem, Materialidades, Processos de Criação, Matrizes Estéticas e Culturais, Arte e Tecnologia.

Unidade Temática: Artes Visuais/Artes Integradas    Ano: 8º     Período: 19/07 a 31/07/2021       Aulas: 04

HABILIDADES

 

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes, estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artísticos visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

 

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

 

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.

 

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

 

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,

política, histórica, econômica, estética e ética.

 

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística,

problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,

artesanato, folclore, design etc.).

 

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,

apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,

ético e responsável.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1. Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

 

                                                                     1ª AULA

Estaremos estudando sobre a Prevenção à COVID 19, relacionando o ser humano e a paisagem natural.

 

1ª Etapa: Após a leitura do texto, copie e responda as atividades, no caderno:

 

ESCOLA MUNICIPAL: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________

PROFESSORA: ___________________________________

COMPONENTE CURRICULAR ARTE

8º ANO

 

Pandemia, arte e paisagem

 

              Como todos sabemos e temos experimentado cotidianamente, vivemos, em razão da pandemia mundial de Covid-19, um tempo de intensa crise sanitária, social, econômica e política. Precisamos, mais que nunca, cuidar de nós mesmos e cuidar daqueles que estão ao nosso redor, procurando seguir, na medida do possível, as instruções de isolamento social sugeridas por cientistas e autoridades da área da saúde com o objetivo de passarmos o mais rapidamente possível por este momento.

              A pandemia tem afetado profundamente o dia a dia e a rotina de pessoas ao redor de todo o mundo e, inclusive, de nossa própria vida, da geografia dos mais diferentes lugares da Terra. De maneira brusca, todos estamos tendo que lidar com algo que nunca lidamos até então e que definitivamente está sendo difícil para todos.

              Entretanto, o momento é também de possibilidades pois enquanto sociedade, estamos sendo desafiados a refletir sobre um outro modelo de sociedade, em que exista menos desigualdades, menos violência, menos pobreza, e mais justiça social, respeito, paz, empatia, solidariedade, altruísmo. Nesse momento em que estamos em casa, precisamos procurar ocupar nossa mente na medida do possível, lendo, assistindo histórias e programas que nos façam bem, escutando músicas positivas e que nos deem força, conversando por telefone ou internet com amigos queridos, etc. Dentre essas atividades, uma possibilidade é a observação das paisagens que estão ao redor de nossas casas.

 

Responda:

1.      Como está a rua que passa em frente onde moro?

2.      E o movimento das pessoas? Mudou muito? Mudou pouco? O que mudou?

3.      Como está o espaço, o lugar, o bairro onde moramos?

4.      Como a pandemia modificou minha paisagem cotidiana e meu espaço de vivência?

 

                                                                  2ª AULA

Agora, observe a imagem a seguir:

 

Vamos fazer as leituras dos textos das páginas: 22, 23, 24, 25, 26 e 27, em seguida copiem e respondam as questões a seguir:

Atividade

1 - De qual maneira o homem vem modificando a natureza?

2 - Quais foram os artistas que por meio das artes refletiram sobre a relação do ser humano com outras espécies de seres vivos e com o planeta terra de modo geral?

3 - Qual é o nome do artista impressionista que cultiva plantas de espécies variadas no jardim de sua casa na região de Givery, no interior da França?

4 - Pesquise sobre o pintor Claude Monet, em relação as suas pinturas.

5 - Qual é o nome do pintor da floresta que nasceu no Acre e passou muitos anos vivendo e trabalhando em um Seringal?

6 - Pesquise sobre Hélio Melo em relação a suas pinturas.

7 - O que é residência artística?

8 - Para que servem as birutas?

9 - Observe uma fotografia do artista Rodrigo Braga (2011), leia o texto da página 27 e responda:

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                  3ª AULA

Vamos fazer a dos textos das páginas 29, 31, 32 e 33, copiar e responder as atividades no caderno.

Observe na página 29 esta obra da artista Beatriz Milhazes e responda: O que fez a artista para criar a “Obra Suculentas e Berinjelas”?

 

 

 

1)  O que é Litografia?

2)  Fale sobre a missão artística francesa?

3)  O que é paisagem?

4)  Você conhece as espécies botânicas da região em que você vive?

5)  Se conhece, como é a vegetação?

6)  Pesquise em livros, revistas, jornais e sites que falam sobre as espécies botânicas.

7)  O que é paisagista?

 

 

Livro Mosaico Arte – 8º Ano, editora Scipione, 2ª edição, São Paulo, 2018 – Acessado em 14/07/2021  

 

 

 

 

                                                                   4ª AULA

 

Faça a leitura do texto abaixo e responda as questões atentamente

                                                       

O que é coronavírus? (COVID19)

            Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID- 19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.


Sintomas mais comuns:

Febre, tosse seca, cansaço

 

Sintomas menos comuns:

Dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato

Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

 

Sintomas graves:

Dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento

 

Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

 

ATIVIDADE

1-      No texto “O que é coronavírus? (COVID19)”, você aprendeu um pouco sobre esse novo vírus que está se espalhando pelo nosso planeta e quais as principais atitudes para se prevenir da doença. Quando não nos cuidamos, podemos nos infectar com vírus e apresentar alguns sintomas, descreva:

·         Sintomas mais comuns -

·         Sintomas menos comuns -

·         Sintomas mais graves -

2-      Depois de ter vivido durante um ano em quarentena, quais os efeitos de ter vivido esse isolamento? Quais as mudanças foram observadas em seu dia a dia?

3-      Com base no folheto, elabore uma campanha publicitária (cartaz, banner, folheto, panfleto) sobre o tema, suas causas e consequências para a escola e/ou comunidade, entregue juntamente com o Caderno de Atividades

 

EXEMPLO:

 

 

2ª Etapa: Após a leitura dos textos das Páginas 34,35 e 36, responda as questões a seguir:

 

1 - Observe a imagem da página 34 com atenção, e explique quando foi feita? E quem a pintou?

 

 

 

 

 

2     - Observe a imagem abaixo e responda: O que é Morfologia?

 

3– Atualmente, como você costuma desenhar a natureza?

 

4– Sabendo das terríveis consequências causadas pelas ações do ser humano na natureza, como é o seu olhar para ela?

 

5 – Após a leitura da página 36, responda o que você entendeu sobre:

a)    Corante:__________________________________________________________________

b)    Aglutinante: _______________________________________________________________

c)    Aguada:__________________________________________________________________

6– Fale sobre as tintas:

a)    A Aquarela: _______________________________________________________________

b)    O Guache:_________________________________________________________________

c)    O Nanquim:________________________________________________________________

A tinta Acrílica:___________________________________________________________________

 

 

O Ser Humano e a Paisagem Natural

 

Livro Mosaico Arte – 8º Ano, editora Scipione, 2ª edição, São Paulo, 2018 – Acessado em 14/07/2021

 

RECURSOS:(x ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; (x) Computador;

(  ) Jogos; (x) Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios /Livro páginas: (X  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;    ( x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros:

 

Referências:

https://www.claudio.mg.gov.br/portal/download/arquivos/sCPAx/ acessado em 14/07/2021

QUINTANILHA, Bruno. Material de apoio para o registro foto-geográfico,2020.acessado em 14/07/2021

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário