7ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE

Tema: A paisagem urbana

Objeto do conhecimento: Elementos da linguagem, materialistas, processos de criação e contextos e práticas

Unidade Temática: Artes visuais

Ano: 7º                                                     Período:03/11 a 13/11/2020                          Aulas: 02

HABILIDADES

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. Materialidades

 (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICAS

  1.  Pesquisar, conhecer, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros – especialmente aquelas manifestadas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações;
  2. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, manipular diferentes tecnologias e recursos digitais compreendendo de forma critica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade;
  3. Através da música, analisar e apreciar criticamente usos, funções, contextos, produção e circulação;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

3.Valorizar e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

1º Momento: Informações para os alunos

 

- Boas-vindas;

 -Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whatsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

- Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.);

- Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

                                                               1ª Aula

1ª Etapa: Esse momento busca apresentar situações que instiguem os estudantes a compreenderem a importância de se comemorar o dia nacional da Consciência Negra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a participação da raça negra na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

                                                    

 

 

                                           https://www.google.com.br/urlconsciencia-negra-cdu-relembra-importantes-discussoes-sobre-o-racismo-e-o-direito-a-cidade

O professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=o_MTBTxPEnE, acessado em 24/10/2020, em seguida faça os seguintes levantamentos prévios:

 > Vocês conhecem o Dia da Consciência Negra?

> Em qual data esse evento é comemorado?

> Você sabe o motivo pelo qual foi decretado o dia da Consciência Negra?

> O que significa o termo Consciência negra?

> Vocês já viram alguma manifestação ocorrida nesse dia? Qual era o motivo da manifestação/

 

 

2ª Etapa: Professor apresente aos alunos o texto a seguir:

 

                                                         CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

 

Por que dia 20 de novembro?

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

 

Zumbi dos Palmares

figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.

O que o Dia da Consciência Negra representa?

Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.

O Dia da Consciência Negra é importante para relembramos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. É disso que se trata o Dia da Consciência Negra.

                                                                                     https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/

                                                        Atividade

 

 

1- De acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos o que é celebrado no dia da consciência negra?

 

2-Quem foi Zumbi dos Palmares? Qual sua importância para a sociedade?

 

3-Porque o dia 20 de novembro, foi escolhido para celebração da consciência negra?

 

4- Além das questões que envolvem o Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa porque?

 

5-Considerandoque a formação cultural e artística do Brasil teve influência da cultura africana/negra como o samba, afoxé, maracatu e capoeira, os instrumentos como tambor, atabaque e cuíca, responda:  Para você qual a importância dessa data?

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                            2ª Aula

 

1ª Etapa: A proposta desse capitulo: A paisagem urbana é esclarecer aos alunos sobre a importância da cidade em nossa vida e chamar a atenção deles para a compreensão e percepção do espaço urbano, formas de ocupação do espaço público e a necessidade de se desenvolver um pensamento crítico em relação a vida na cidade. Faça os seguintes levantamentos prévios:

 

> Como você descreveria o lugar em que você vive?

> Você costuma andar pela cidade prestando atenção na paisagem, e nas pessoas que passam por ali?

> Você conhece outras cidades? Como são elas?

 

Para explicitar melhor o conteúdo apresente o vídeo https://www.archdaily.com.br/br/805047/video-como-o-crescimento-urbano-pode-mudar-a-paisagem-de-uma-cidade, acessado em 26/10/2020

 

2ª Etapa: Começando por você p: 22.

Apresentar os slides A paisagem urbana (segue em anexo) e fazer a leitura da página 22, seguido de atividade de compreensão:

                                                        Atividade

1-O mundo da arte é infinitamente vasto, a arte sempre esteve presente em nosso cotidiano, sendo assim, analise as imagens apresentadas e responda o que se pede?

                                   

              Manifestação popular em São Paulo 2013                                                                                         Os fuzilantes 13 de maio1808 Francisco Goya

 

a- Qual imagem é uma pintura e qual é uma fotografia?

b- Escreva duas semelhanças e duas diferenças entre as imagens apresentadas.

 

2- Analise a imagem a seguir e julgue os itens com V para verdadeiro e F para falso;

 

                                  

                                                  https://www.google.com.br/url?faixas-de-pedestre-divertidas-e-muito-criativas.

 

a- (  ) Trata-se apenas de um grafite sobre uma superfície plana sem qualquer preocupação artística.

b- (  ) Recorre ao uso de formas estilizadas com intuito de não chamar a atenção.

c- (  ) É correto chamar a imagem como parte de uma intervenção urbana, já que de alguma maneira altera a paisagem original.

d- (  ) As linhas criam imagem de uma pegada, chamando a atenção para a faixa de pedestre

                                            

 

 

3- Observe a imagem da nossa cidade e responda as questões a seguir:

 

 

 

                                                                                                                   https://www.google.com.br.pinterest

a- Quais cores você vê nessa paisagem?

 

b- Que formas você percebe?                                

 

c- Quais elementos mais chamaram sua atenção?

 

d- Você mudaria algo nessa paisagem? O que?

 

e- Além da paisagem aqui representada, qual a paisagem em sua cidade  que você mais gosta?

 

f- Descreva a paisagem do bairro onde você mora, cite o maior número de elementos que você observa no lugar e quais mudanças na paisagem urbana você faria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS:( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; () Vídeo; () Computador;

(  ) Jogos; () Textos Informativos;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 

( ) Seminários; () Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo;  (  ) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário