SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: A paisagem urbana |
Objeto do
conhecimento: Elementos da linguagem, materialistas, processos de criação e contextos
e práticas |
Unidade Temática: Artes visuais Ano: 7º Período:03/11 a 13/11/2020 Aulas: 02 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes
visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos
etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.),
cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR04)
Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma,
direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de
diferentes produções artísticas. Materialidades (EF69AR05) Experimentar e analisar
diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia,
performance etc.). (EF69AR16)
Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da
música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR17) Explorar e analisar,
criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da
música e do conhecimento musical. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
|
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
3.Valorizar
e fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
1º
Momento: Informações para os alunos - Boas-vindas; -Informações sobre a forma das aulas
online/remotas; - O formato das aulas (app, whatsap, zoom,
outros), desligar o microfone, falar um por vez etc.; - Duração (1 hora cada aula); - Procedimentos necessários para acompanhar
as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais,
irmãos, animais etc.); - Socialização entre professores e alunos
(momentos de tirar dúvidas sobre a aula); - Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos
alunos.
1ª Aula 1ª Etapa: Esse momento busca apresentar situações que instiguem os estudantes a
compreenderem a importância de se comemorar o dia nacional da Consciência
Negra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação,
descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção
de conhecimentos significativos sobre a participação da raça negra na
formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. https://www.google.com.br/urlconsciencia-negra-cdu-relembra-importantes-discussoes-sobre-o-racismo-e-o-direito-a-cidade O
professor deverá juntamente com os alunos acessar o link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=o_MTBTxPEnE, acessado em 24/10/2020, em seguida faça os seguintes levantamentos prévios: > Vocês
conhecem o Dia da Consciência Negra? > Em qual data esse evento é comemorado? > Você sabe o motivo pelo qual foi
decretado o dia da Consciência Negra? > O que significa o termo Consciência
negra? > Vocês já viram alguma manifestação
ocorrida nesse dia? Qual era o motivo da manifestação/ 2ª
Etapa: Professor apresente aos alunos o texto a seguir:
CONSCIÊNCIA NEGRA O Dia
Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20
de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10
de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi,
o então líder do Quilombo dos Palmares. Por que dia 20 de
novembro? A data de sua morte, descoberta por
historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento
Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado
em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo
da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam. Com
isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar
a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Zumbi dos Palmares A figura de Zumbi dos
Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como
símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia da
Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi,
inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como
exemplo da luta dos negros no Brasil. O que o Dia da
Consciência Negra representa? Além das questões que envolvem Zumbi
e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data
significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade
brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no
passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar
a nossa sociedade mais justa. O Dia da
Consciência Negra é importante para relembramos que a nossa sociedade foi
construída por meio da escravidão. Por mais
que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para
a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas
de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um
longo caminho a ser trilhado. É disso
que se trata o Dia da Consciência Negra. https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/
Atividade 1- De
acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos o que é celebrado no dia
da consciência negra? 2-Quem foi
Zumbi dos Palmares? Qual sua importância para a sociedade? 3-Porque o
dia 20 de novembro, foi escolhido para celebração da consciência negra? 4- Além das
questões que envolvem o Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência
Negra é uma data significativa porque? 5-Considerandoque
a formação cultural e artística do Brasil teve influência da cultura
africana/negra como o samba, afoxé, maracatu e capoeira, os instrumentos como
tambor, atabaque e cuíca, responda: Para
você qual a importância dessa data? 2ª Aula 1ª
Etapa: A
proposta desse capitulo: A paisagem urbana é esclarecer aos alunos sobre a
importância da cidade em nossa vida e chamar a atenção deles para a
compreensão e percepção do espaço urbano, formas de ocupação do espaço
público e a necessidade de se desenvolver um pensamento crítico em relação a
vida na cidade. Faça os seguintes levantamentos prévios: > Como
você descreveria o lugar em que você vive? > Você costuma andar pela cidade prestando
atenção na paisagem, e nas pessoas que passam por ali? > Você conhece outras cidades? Como são
elas? Para explicitar melhor o conteúdo apresente o
vídeo https://www.archdaily.com.br/br/805047/video-como-o-crescimento-urbano-pode-mudar-a-paisagem-de-uma-cidade, acessado em 26/10/2020 2ª
Etapa: Começando por você p: 22. Apresentar
os slides A paisagem urbana (segue em anexo) e fazer a leitura da página 22, seguido
de atividade de compreensão:
Atividade 1-O mundo da arte é infinitamente vasto, a arte
sempre esteve presente em nosso cotidiano, sendo assim, analise as imagens
apresentadas e responda o que se pede? Manifestação popular em São
Paulo 2013
Os
fuzilantes 13 de maio1808 Francisco Goya a- Qual imagem é uma pintura
e qual é uma fotografia? b- Escreva duas semelhanças e duas diferenças
entre as imagens apresentadas. 2-
Analise a imagem a seguir e julgue os itens com V para verdadeiro e F para
falso;
https://www.google.com.br/url?faixas-de-pedestre-divertidas-e-muito-criativas. a- (
) Trata-se apenas de um grafite sobre uma superfície plana sem
qualquer preocupação artística. b- ( )
Recorre ao uso de formas estilizadas com intuito de não chamar a atenção. c- ( ) É
correto chamar a imagem como parte de uma intervenção urbana, já que de
alguma maneira altera a paisagem original. d- ( ) As
linhas criam imagem de uma pegada, chamando a atenção para a faixa de
pedestre 3-
Observe a imagem da nossa cidade e responda as questões a seguir:
https://www.google.com.br.pinterest a- Quais cores você vê nessa paisagem? b- Que formas você percebe? c- Quais elementos mais chamaram sua atenção? d- Você mudaria algo nessa paisagem? O que? e- Além da paisagem aqui representada, qual a
paisagem em sua cidade que você mais
gosta? f- Descreva a paisagem do bairro onde você mora,
cite o maior número de elementos que você observa no lugar e quais mudanças
na paisagem urbana você faria. |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; () Computador; (
) Jogos; () Textos Informativos;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; () Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; () Apresentação oral;
() Observação do desempenho do grupo; ( )
Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário