SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ARTE |
|
Tema: A Cidade e a Arte Pública
|
Unidade Temática: Artes Visuais |
Objetos
de Conhecimento: Contextos e Práticas |
|
Ano:
7º Período: 03
a 14/08 Nº
de Aulas: 04 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR02)
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo
e no espaço. (EF69AR05)
Experimenta e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho,pintura,colagem,quadrinhos, Dobradura,escultura,modelagem,instalação,vídeo,fotografia,performance
etc.). Processos de criação (EF69AR16)
Explorar e analisar,criticamente,diferentes meios e equipamentos culturais de
circulação da música e Do conhecimento
musical. (EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,política,histórica,eco- nômica,estética e
culturais. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Pesquisar e conhece distintas matrizes estéticas e
culturais, especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade
brasileira,sua tradição e manifestações contemporâneas,ree- laborando-as nas criações da Arte. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial,com suas histó- rias e diferentes visões de mundo. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 .Boas Vindas. 1ª Etapa: . Apresentar um vídeo
sobre A Cidade e a Arte Pública https://www.youtube.com/watch?v=MwllWkipae8 . Em seguida explore
com os alunos A Arte e sua relação com a cidade, chame atenção deles para a
arte que acontece no espaço público da cidade.( página 60) .OBS: Resposta pessoal
que poderão ser registradas no caderno pelos alunos) Questione-os: .As manifestações
artísticas são freqüentes na cidade onde você mora? .Você já parou para
ver algum acontecimento artístico em uma praça? 2ª Etapa: .Observe a imagem da
página 60 nos mostra o músico Pedro Carneiro,ele desenvolve projetos em
parceria com artistas de várias partes do mundo. Essa performance é um convite para que as
pessoas parem por um momento e mergulhem em outro universo mesmo estando em
um espaço público. .Você já ouviu
alguma música em uma praça? .Se sentiu em outro
universo ao ouvi-la? .A experiência
foi boa? AULA
02 3ª Etapa: .APRENDER
COM OS SENTIDOS .Nesta
atividade você vai se concentrar para perceber os sons que os o cercam, basta
segui as orientações da página 61 4ª Etapa:. .Assim que forem construídos os
cones, peça aos alunos que coloquem um cone em cada orelha. .Explique que esses cones servirão
para mantê-los atentos à audição .Depois peça a todos que fechem os
olhos,façam silêncio e escutem com atenção:(As perguntas. respostas deverá
ser registradas no caderno pelos
alunos) .Que sons estão ouvindo? .De onde eles vêm? .Da rua?
.Da sala? .Que tipo de sons
são estes? .Peça então que cada aluno escolha
um som e imagine como seria imitá-lo. .Para finalizar, avise que a um
sinal seu,todos deverão imitar os sons que escolheram. Reforce que devem
fazer os sons juntos, ao mesmo tempo,e que não é preciso gritar. . Ao final converse com a turma e
estimule uma discussão sobre o que perceberam durante a experiência. da
questão proposta para o aluno, você pode perguntar também: .Os sons ouvidos eram da cidade? .De seres vivos ou de máquinas? .Como ficou o som coletivo? AULA
03 5ª Etapa: .Começando por você: . Verifique se os alunos frequentam espaços públicos e se
participam de ações lúdicas ou artísticas na cidade em que vivem. O importante neste momento, é que eles comecem a pensar
em como os espaços públicos são ocupados pelos cidadãos e pela arte. Peça aos
alunos que observem as fotos e façam a leitura das páginas 62 a 66 e em
seguida responda as questões da página 62 e essas que estão disponíveis aqui: .Qual o nome do artista sueco que fez a escultura Caixa de
Fósforo em Barcelona? .Que objeto você recriaria em grandes dimensões e
instalaria perto de sua casa? .Que efeito acredita que ele poderia causar? .Fale um pouco sobre a escultura da artista japonesa Tomie
Ohtake. .Que nome você daria a essa obra? .A obra da página 66 foi criada por quatro artistas,cite
os nomes dos artistas.
AULA
04 6ª Etapa: .Para Ampliar o Conhecimento ouça a música (A Cidade). https://infograficos.estadao.com.br/especiais/20-anos-manguebeat/para-entender-o-manguebeat.html Acessado:30/07/2020 .Qual a cidade que a música
descreve? .O que mais te chamou a atenção na
música? .Qual o nome do movimento musical
que Chico Science e Nação Zumbi pertencia? .O que a música retrata? Livro
do 7º ano online acessado em 30/07/2020 https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2596095?fbclid=IwAR3kU1Jj8_F9XBC_MAc9y79t6FzGAjSFJLYrCkc0Ee-ngOa9MzjSdqNMXoI |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: Papel ofício(X ) |
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (60 a 66) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário